Textos sobre a Juventude
Na juventude, achamos que somos imortais, que sabemos tudo, somos os super-heróis da certeza. Mas aí vem a vida e nos mostra que a chuva molha, que o sol queima, que a tempestade devasta. Aí vem o arco-íris e nos faz compreender que não estamos sozinhos nesse mundo. Que temos um Deus que nos lembra que circunstâncias não alteram as Suas promessas reservadas pra nós. ;)
Amor é passar juntos os dias de alegria e tristeza, de prazer e de dor, é viver a juventude e a velhice, a força e a fraqueza, tirando de cada um destes momentos a certeza e, como já dizia Pessoa, "tudo vale a pena quando a alma não é pequena" e quando esta sabe verdadeiramente amar e se entregar.
Um país sem graça, de uma juventude em massa que se acha a Melhor. Vestida de orgulho, maquiada no Furdunço, menosprezam o barulho do menino de rua pedindo refugio. Preferem se inibir da garra para não mudar, se lambuzam nas farsas e se limpam com facas, fazendo profundas cicatrizes em quem não tem culpa de toda essa desgraça. Tire a máscara quando de mudança for falar, talvez ela atrapalhe você enxergar, o seu próximo que só quer algo para se alimentar.
Vá filho! Use sua juventude pra mostrar ao mundo do que você é capaz! Mostra a ele que você não será só mais um na imensidão, faça isso quando jovem, enquanto pode! Pois... se não o fizer agora... viverá o resto de sua vida frustrado, culpando a tudo e a todos daquilo que você deveria ter feito/alcançado e não conseguiu por negligência própria. O tempo passa e ele não espera por ninguém. Daqui a pouco é segunda-feira, logo mais é sexta, dezembro se aproxima... nasce um novo ano e já se passaram 10... 20... 30 anos!... é valido o questionamento: E o que você fez? Busque! Pois ainda há tempo.
A essa juventude que acha que nós, em sua opinião, mais velhos, somos gagás, é bom lembrar que o legado que vão deixar é o mesmo que será julgado por seus filhos e que cada geração cria nova geração de gagás, vocês serão os próximos. A única coisa que não muda é a verdade, portanto, menos apodo e mais cortesia.
A juventude é revolucionária, palavras de Nelson Werneck Sodré. O intelectual é aquele que busca fundamentos sólidos de seus pontos de vista no arcabouço cultural do pensamento social em toda a história da humanidade, intervém no mundo através de todos os meios possíveis e é realista, sabe como pode e quando intervir na realidade. Um intelectual é prático e não fantasioso.
Fala a loucura: “Se, portanto, concordais em que não há nada mais precioso do que a juventude e mais detestável do que a velhice, posso concluir que reconheceis a dívida que tendes para comigo, sim, para comigo, pois que, para vos tornar felizes, sei prolongar tamanho bem e retardar um mal tão grande”. (Elogio da Loucura)
Chega uma hora que você percebe que a juventude está avançando em você, dando lugar a maturidade, adquirida principalmente com as rasteiras que a vida não cansa de dar. Então começamos a mudar. Seja fechar o coração ou dar valor a novas coisas, seja persistir ou aprender com os errros, o que importa nesse momento é se transformar na melhor versão se si mesma, até que depois de algumas primaveras você retorne a sua praia para reconstruir o seu castelo.
A paixão um sentimento bonito e maravilhoso na juventude ou na adolescência ou pré adolescência. O amor é um sentimento mais forte é uma coisa mais intensa, uma coisa que não é passageiro e por amor os ambos vence a qualquer dificuldade sem pensar duas vezes pois o amor que uni jamais será esquecido ou acabado.
Na vida da mulher, a juventude não é a única estação de flores. Por mais que tenha uma juventude florida, essa felicidade é ainda superficial e não há garantia de que irá perdurar para sempre. Na verdade, quem cultiva um firme caráter na juventude florescerá cada vez mais a si mesma com o passar dos anos.
A juventude trava um duelo constante com a maturidade, com toda soberba ela fala que é cobiçada até por quem já chegou à maturidade. Só que ela esquece que os maiores sonhos são realizados no momento de maturidade, pois quando jovens as pessoas normalmente fazem o mau uso dos seus talentos e às vezes o seu próprio corpo paga caro por isso. Portanto, esteja atento com a empolgação da sua juventude e reflita mais com a compreensão da maturidade.
A jovialidade e a coragem da vida, características da juventude, devem-se em parte ao fato de estarmos a subir a colina, sem ver a morte situada no sopé do outro lado. Porém, ao transpormos o cume, avistamos de fato a morte, até então conhecida só de ouvir dizer. Ora, como ao mesmo tempo a força vital começa a diminuir, a coragem também decresce, de modo que, nesse momento, uma seriedade sombria reprime a audácia juvenil e estampa-se no nosso rosto. Enquanto somos jovens, digam o que quiserem, consideramos a vida como sem fim e usamos o nosso tempo com prodigalidade. Contudo, quanto mais velhos ficamos, mais o economizamos. Na velhice, cada dia vivido desperta uma sensação semelhante à do delinquente ao dirigir-se ao julgamento.
"Quero viajar. Sonhei essa noite com minha juventude, como se ela estivesse encantada numa terra distante entre verdes montanhas. Parecia-me também que uma bela mulher, há muito conhecida, tocava num piano de violetas o Noturno em mi bemol de Chopin, essa melodia que só os que sofrem de nostalgia compreendem verdadeiramente, com seus compassos delicados, espiritualizados por um sofrimento misterioso. Tomei meu violino esquecido e mudo e evoquei a meiga e tímida melodia, baixinho, e minha juventude perdida brotou do velho instrumento, cantando comigo."
Nos tempos da minha juventude em que tinha todo tempo do mundo para fazer o que quisesse agarrava-me a coisas que se calhar não devia, mas não me arrependo de nada, a não ser o facto dos meus ouvidos estarem mais frágeis...pois consumia muita música e ainda consumo apesar de achar que já não estou ligado a ela
Não deixe o vigor da juventude te convencer que você não é passível de tempos difíceis ou de situações irremediáveis. Use-o para estimular a inteligência e compreender que é exatamente no tempo mais vigoroso da vida que nossas iniciativas de prevenção serão mais valiosas. E isso não tem a ver só com saúde física: tem também a ver com a saúde psíquica, mental, emocional, energética e espiritual.
De tanto forçar o corpo a seguir um padrão de vaidade intenso na juventude, a geração que teme envelhecer, acaba por envelhecer mais rápido. Quando o tônus vital é estimulado demais a ‘preservar a aparência sempre jovem’, momento chega em que ele se esvai, e deste ponto em diante, todo tratamento estético so causará decepção.
Capitu deve ter sido morena, formosa na sua juventude, gostava de ser vista e admirada, pra isso, se insinuava com gestos e olhares dissimulados, mas insegura, precisava retribuir, pra confirmar que era observada. Quando a beleza resplandece naturalmente, não precisa ser acompanhada de gestos e movimentos, nem troca de olhares, só não pode deixar de ser notada, como um perfume que se inala, ainda que se desvie o olhar noutra direção ou mantenha os olhos cerrados.
"Na vida aprendi lições valiosas; aprendi que a beleza e juventude são vaidades passageiras; aprendi que dinheiro compra quase tudo; aprendi que família é algo extremamente complicado; aprendi que amigo de verdade é raro e pra vida toda...aprendi que temos que amar hoje, viver hoje, sorrir hoje, lutar hoje pois o ontem se foi e o amanhã ainda não existe, aprendi que nem toda boca que se diz amar, ama de verdade; aprendi o que é amor na mais bela história não ilustrada, que amar é mais que palavra falada, ou mais que canções entoadas...aprendi que palavras são como folhas ao vento e como facas que cortam, que podem te fazer sorrir, chorar ou se irritar...aprendi no entanto que por mais poderosas que sejam as palavras, FALAR, ATÉ PAPAGAIO FALA!!!🦜🦜🦜
Talvez você diga a si mesmo, olha em que ponto chegou? Agora, foi embora minha juventude , não me dei conta mais se findou minha vida financeira , acabou meu relacionamento, não tem mais a alegria do casamento , pra onde vou agora se foi minha dignidade, não tenho mais felicidade, eu fui desprezado(a) por muitos, não dá mais pra mim... , Eiii calma nem tudo está perdido !, o arrependimento é um dos gatilhos antiinferno, uma vida certa e centrada não há custos!, é por isso que é parte de uma escolha!, escolha viver!, escolha realizar seus sonhos , você ainda tem tempo!, acredita, Jesus Cristo nos ensinou que os que choram seram consolados!, o consolo vem dele !, a alegria vem dele !, não deve tentar procurar em outro lugar venha pra Cristo e seja feliz de verdade...
Os anseios da juventude não são compatíveis com a dinâmica empreendida pelos Governos, por isso, a melhor forma de reduzirmos a ansiedade dos jovens face ao seu desejo de afirmação, enquanto seres socialmente úteis para a Nação, é dar-lhes condições sociais possíveis, para que se sintam valorizados.
