Textos sobre a Consciência

Cerca de 1811 textos sobre a Consciência

Se existe consciência fora do corpo, sem qualquer atividade cerebral concomitante – e está cada vez mais difícil negar que existe –, e se, por outro lado, há inumeráveis estados de consciência que são inconcebíveis sem corpo e cérebro, então é forçoso concluir que o cérebro não cria a possibilidade da consciência mas limita, enquadra e determina o seu exercício dentro das condições do espaço-tempo terrestre. TER um corpo é uma modalidade de consciência.

Inserida por LEandRO_ALissON

A força de um Time não é a simples soma do trabalho individual. É a consciência coletiva do objetivo comum, é a união para construir o novo, o inédito; criar histórias para serem contadas, onde cada pequena contribuição conta, cada detalhe faz uma grande diferença, onde aspectos financeiros outrora importantes passam a ser um simples detalhe.

Inserida por Yoshimiti

A consciência ao inverso do que dizem muitos pensadores, é um estado mental do qual não somos atuantes... É na subconsciência onde trafegamos por um desejo de poder... Criamos uma civilização baseada em sonhos, e a consciência desprezada tem sido uma condenação eterna à perdição; em nós mesmos.

Inserida por apabranches

Eu não vou mudar o mundo, mas quero apenas ter a consciência tranquila de que quando ele decida mudar, a minha contribuição está ali, pode que não se veja, mas está ali. Meu objetivo pode não ser cumprido, minha mensagem pode não chegar como eu quero expressar, mas, minha consciência estará sempre tranquila e preparada para sempre poder lutar. Sua paixão, seu amor e sua fé dirão onde você será capaz de chegar, ao final no único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

Inserida por Gabriel86

Com o tempo as experiências de vida e a consciência adquirida vão nos tornar alertas. É verdade. Na adolescência, nada é impossível. Após isso a gente aprende que não precisa de certas coisas na vida, porque outras tantas vão valer mais que apenas alguns momentos. E aí a gente começa a pensar nisso quando vai permitir que alguém entre nas nossas vidas. Parece que vai ser a melhor coisa do mundo. Mas, de forma impulsiva, o melhor momento pode durar alguns segundos e em seguida tudo poderá ser uma tragédia. A paixão é uma é uma alegria temporária. Ou seja, o que fica depois será o que devemos aprender a administrar. Gerenciar conflitos, diga-se de passagem. Respeite a si mesmo, antes de tudo, e assim não irá se ofender com os erros alheios. Se ame, essa é melhor forma pra ser feliz. E não se preocupe, ser feliz não é uma obrigação. São momentos. E isso, cabe a cada um fazer do seu jeito. Sem mais.

Inserida por valmirmizio

Ainda que minha consciência seja aniquilada e meu cosmo seja extirpado para além das profundezas da escuridão, os resquícios de minha reles aura ainda assim sorrirão ao lembrar de sua linda e desanuviada presença. Encantado, eu passearei alegremente pelos bosques floridos, pintando seu semblante nas paredes eternas do meu coração e desenhando seus belos olhos na cripta sagrada do amanhã, sonhando que um dia inexplicavelmente sua alma me venerará, amará e reverenciará.

Inserida por PablodePaulaBravin

Como diz a física: “toda ação traz junto uma reação”, o mesmo acontece com a nossa consciência. Nossas escolhas no presente a de haver consequência em nosso futuro, muitos jovens estão “aproveitando” de mais a vida e algumas vezes acaba trocando as escolas por casas de shows; o papel e a caneta por drogas e isqueiros, a honestidade pela bandidagem e não tem a consciência do que isso vai trazer futuramente para suas vidas ou pelo menos fingem não saber. Aquele que traça seu caminho em direção ao mundo melhor, não precisa se preocupar se terá uma vida boa, pois esses estão caminhando com a cabeça erguida e o olhar mas a frente, os que escolhem o caminho da incerteza estão seguindo uma estrada escura com um palito de fósforo que logo se apagara e vera que está perdido em sua própria escolha.

Inserida por GuilhermeJose

⁠A mim, à minha consciência, interessa saber apenas isto: se fiz o melhor que pude. E sim, dentro de minhas possibilidades, capacidades e limitações, fiz o meu melhor, dei o melhor de mim. O que outros possam pensar não me interessa. De minha verdade, daquilo que vivi, só eu sei, só eu posso falar.

Inserida por jose_carlos_fineis

⁠Quero me embriagar até perder a consciência dos meus atos, e então te procurar para dizer o que sinto. Desejo uma desculpa para fugir das consequências das minhas escolhas, especialmente se a resposta for um não. Me aterroriza enfrentar o futuro sem você, por isso não falo e prefiro te amar em segredo, pois assim me resta ao menos a ilusão. Sou um covarde.

Inserida por ArthurWerner22

⁠consciência o'que nos difere de animais para humanos, sabemos diferenciar o certo do errado o'que nos torna uma sociedade, algo que nos fez evoluir tanto ao ponto de sair de pessoas que jogavam mulheres na fogueira por achar que eram bruxas, a pessoas que hoje por conta de tanta tecnologia conseguem perceber o quão terrível foi esse ato da antiga humanidade, mas como algo tão benéfico para nós humanos a consciência também pode ser uma de nossas maiores inimigas, simples o fato de pensarmos, e pensarmos muito, pensar que vai dar errado, pensar demais no futuro, ou relembrar do passado. Isso nos torna incapazes de viver o presente pois estamos sempre perdidos em nossos pensamentos.

Inserida por pedrojesus

Felicidade é o fato de estar favorecido pela sorte, estado de uma consciência plenamente satisfeita, como um bem-estar um contentamento. Acredito que não existe este estado de deleite completo, e sim pequenos momentos que nunca se devem deixar escapar, para mim felicidade se faz aos poucos, nos mínimos detalhes que observamos no nosso cotidiano, nos atos mais singelos. No gesto de carinho e que nos sentimos tão amados, um bom dia de um estranho ou de um ente querido, o sorriso de uma criança, saber que acordamos e temos mais uma chance, ao rever os velhos amigos e trocar um papo tão esperado, a desejar bem a alguém, aquele pequeno elogio que se espera tanto, a cantar parabéns, o orvalho de manhã, o cheiro de mato, as ondas batendo os pés descalços, a melodia dos pássaros, ver o fruto plantado surgir, o sol e seus raios grandiosos que nos iluminam, a chuva que faz brotar a natureza, olhar e saber que posso ver mesmo que seja somente um pouco, afagar minha mãe, ter a benção do meu pai, dar à luz a um filho (isso é grande), que aquela calça desbotada e surrada entrou finalmente, enfim num pequeno lance a um relance, puro vislumbre ou sem motivo efetivo. Aprenda a olhar o que se tem de bom para ser feliz e não se tornar só amargor. Isso nos enaltece e faz crescer como pessoas e nos proporciona sermos melhores, faz sorrir, e como é bom revelar este prazer, mesmo que seja por alguns instantes.

Inserida por cassia_guimaraes

Meditar, é mergulhar no nosso subconsciente para podermos fazer um exame de consciência nas coisas que erramos e acertamos. Temos que nos concentrar também nas decisões políticas, para não sermos taxados de povinho, e sim, de pessoas politizadas de uma grande nação. Nossa terra é boa e não podemos nos deixar ser ridicularizados por políticos vigaristas e corruptos.

Inserida por EliasTorres

⁠Tenho plena consciência que palavras sobre sentimentos, amor qualquer um escreve, na maioria até copia, essa necessidade de transcrever o que ando sentindo vem de cedo e não consigo parar, é verdadeiro, só Deus sabe o que ocupa meu coração quando transformo em palavras o que transborda por você. Anseio o dia em que meus pobres pensamentos possa ser transformados em ações, lhe apresentar minha maior qualidade que as vezes ao mesmo tempo também é um defeito.

Inserida por rodrigo_sehnem

⁠⁠⁠Acredito sim, que viver é ter consciência da realidade, vivenciamos cada dia da nossa história, a morte acontece quando perdemos a consciência da nossa existência. Por isso não perca tempo com o que não acrescenta, viva a vida em sua plenitude nem que seja por um momento porque o amanhã pode ser tarde demais.

Inserida por herculesmota57

"Viver desde o coração é viver desde o centro da consciência, naquele 'fundo insubornável' de que falava Ortega y Gasset. Só isso pode assegurar que, na barbárie que nos cerca, o espírito não desaparecerá de todo e a civilização não se tornará a mera lembrança de um passado perdido e irrecuperável."

Inserida por LEandRO_ALissON

"Se, como dizia Husserl, não há consciência 'em si', consciência vazia, mas toda consciência é consciência de alguma coisa, estão é absurdo dizer que a consciência está 'no' sujeito cognoscente: ela está numa relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto, a qual não pode estar inteiramente neste nem naquele, mas simultaneamente nos dois."

Inserida por LEandRO_ALissON

"A consciência cresce na medida em que se reconhece, e não pode reconhecer-se senão abrindo-se permanentemente a conhecimentos que transcendem o seu patrimônio anterior. A abertura para a transcendência – para aquilo que está para além do horizonte atual de experiência – é portanto um dado permanente da estrutura da consciência."

Inserida por LEandRO_ALissON

A consciência responsável é a verdadeira situação do ser humano no mundo. Observa-se isto nas interações mais simples, onde aquele que fala sempre espera que o outro o compreenda: não apenas que apreenda o sentido de uma frase, mas que adivinhe uma intenção e por trás dela capte a presença de um eu consciente semelhante ao seu.

Inserida por LEandRO_ALissON

⁠Redescobrir o valor de cada dia, o auto cuidado e a empatia. Ter a consciência de que a nosso melhor reflete no Todo e que por isso, desistir não é opção. Percebendo os altos e baixos do dia a dia, podemos ter certeza de que o Universo sempre está certo, e é somente através do caminho e das experiências que conseguimos exercitar ao máximo nossas capacidades e buscar superar a nós mesmos.

Inserida por magicamistura

⁠"Cada ser humano deveria ser responsável. Humildade, consciência da própria existência e temor a Deus devem lhe impulsionar a tomar as rédeas do destino, guiar suas escolhas, sem permitir que os medíocres e, àqueles que nada sabem do chão que você pisa, decidam por você, e lhe aprisionem na rede de suas vaidades, delírios e fracassos." (F.C Cunha)

Inserida por Fccunha