Textos Reflexivos sobre Inclusão

Cerca de 10261 textos Reflexivos sobre Inclusão

O medo.

Sinto o medo se aproximando de mim a cada vez em que vejo o meu reflexo no espelho...
Sinto medo pois vejo que o tempo está passando tão depressa,que me apressa a conquistar coisas que não irei levar quando partir.
Vejo em minhas mãos bagagens,algumas que para nada servem além de causar peso e desconforto,nesta viagem da vida real,
E por sentir dentro de mim o medo de seguir rumo às conquistas,sem saber se elas realmente aconteceram ou não.
Me provo dentro de mim,com o medo e a solidão.

REFLEXÃO
Já pensou na crueldade a que somos submetidos?
Não podemos optar sobre rir ou chorar, sobre vencer ou perder... somos induzidos ao erro quando somos levados a crer que não desistir é o mesmo que ganhar...
E se você pudesse escolher entre ir ou ficar?
E se visse mais do que os olhos podem mostrar?
E se pudesse escolher um lugar pra alma morar?
E se pudéssemos trocar de corpo cada vez que o sol completa uma volta ao redor da terra e a gente finge que zerando o calendário tudo vai mudar?
E se pudéssemos o que não encaixa dentro de nós?
E se disséssemos sim mais alto com os olhos do que os nãos que os lábios falam?
E se conseguíssemos à risca aquela frase que repetimos ironicamente: "não sou obrigada a nada"!
Ignorando o fato se sermos obrigados a tudo, as vezes, por banalidades que nos são tão úteis...
E se o coração calasse a boca?
E se você pudesse estar onde teu pensamento vive?

Ray Sousa

REFLEXÃO!

Se a vida for curta, a proveite,
Se ela for longa, valorize
Se seu momento for um dos piores, tenha fé,
Se suas barreiras forem as maiores, ame !
Se você aproveitar a vida no tempo curto, aproveite com o maior amor e seja feliz.
Se valorizar sua caminhada será sempre lembrado por onde passou pra chegar até onde chegou.
Tenha fé e acredite no impossível por que tudo Deus fará.
No mais difíceis do seus obstáculos lute sempre com amor,o resultado virá logo!
......................................................

Perto

Risco o teu nome na areia
Ao silêncio dos reflexos
Sais-me dos dedos
Mas é na boca que me deixas
O sabor a rosas que há em ti

Sei de caminhos e ruas
Sei de tempestades
Sei de corpos e cidades
Mas a ti amor
Só te adivinho

Contigo
As ausências
São a pausa desejada
Tu é que trazes
Estrelas e luar
À minha noite fechada

Amanhã quando vieres
A este pedaço de céu
Que iluminas
Estarei do outro lado
Da circunstância
Ao alcance do olhar

Reflexão seria algo vasto e frio para este momento de cansaço e solidão. Esta paz que se foi quando um dia eu ousei em teimar com meu coração. Prefiro não pensar nisso, mesmo sabendo que a certeza mais pura de minha vida se deixou levar pelo mais puro e simples medo de ser feliz. Quando me sinto só, não vejo outra forma de não pensar mais e mais em você.

Tive em meus braços a certeza, a luz.. conduzi em meu pranto a mais perfeita companhia que alguém poderia sonhar, compartilhei a felicidade em todas as oportunidades que tivemos... mesmo assim não fui sábio em perceber que você era sem dúvida a certeza mais certa que meu coração poderia encontrar.

Quando olho para trás eu vejo aquele sorriso fácil correndo pelas ladeiras, sinto a mais cristalina e sincera carismas que alguém poderia sonhar em ter.

Estava ao meu lado todo este tempo a razão e a clareza de uma vida alegre e mesmo assim, digo, infelizmente, não fui capaz de dizer não ao medo que um dia assombrou o meu caminho. A solução dos nossos problemas encontrava-se todo este tempo em minhas mãos e por ironia do destino suportei minha indecisão em troca de seu aprendizado.

Gostaria de ser o senhor dos tempos neste momento para voltar a algum lugar do passado e resgatar nossos momentos e levar a seu coração a certeza que o sonho tornou-se realidade, que a verdade que existia em nossos corações seria transparecida de forma gradual a magia que aproximava dois corações.... seu nome ao meu.... por toda nossa vida, até o dia que nossas almas quisessem ir ao encontro do papai do céu...tudo isso seria possível através do amor, aquele que permanece em meu coração.

Todas as noites, todas as manhãs... sempre! Perdi aquilo que todos procuramos, algo que preenchia meu coração de forma integral, como um gás invadindo uma sala em frações de segundo; ao meu ver, creio que a derrota não é apenas um prato que se come frio, sua ausência impacta em minha vida e em meus desejos. Se pude-se voltar ao dia 05 de janeiro de 2008, com certeza estaria confortável em saber que eu teria essa chance de trazer tudo que um dia você sonhou ao seu presente.

Teu corpo junto ao meu comprovava as leis da física.. a química que nos envolvia, nossos momentos.... eram fantasias regadas a prazer carnal e claro sentimental... mesmo não tendo nada assumido, era possível perceber que a amizade era algo importante, mas por detrás deste, existia o calor do coração incendiando ao nosso redor o caminho que talvez poderia nos unir...

Mesmo tendo em meu âmago a certeza da felicidade, mesmo tendo em meu coração a certeza de estar sorrindo, mesmo.... lhe perdi... lhe perdi para a mais justa e certa declaração que eu poderia sofrer... a declaração de quem foi mais sábio em entender que você era única e como tal, deveria ser atacada o mais breve possível pela flecha de um amor correspondido.. te perdi... não para sicrano ou beltrano... te perdi para mim mesmo...

A derrota me ensinou a dar valor aos bens intangíveis, no caso, amor, alegria, tristeza, enfim, me deu clareza em entender que um de nós está bem... mesmo com um discurso lindo e motivacional como esse, choro... choro por ter deixado escapar a certeza de um amor sincero, sem interesses concretos... choro por ter perdido a melhora amiga que eu poderia sonhar em ter...a pessoa que me acompanhava a todos os lugares.... uma pessoa que nunca reclamou em dar a mão para mim, mesmo eu estando errado... uma pessoa que sempre me ligou para falar qualquer coisa, pelo puro e simples desejo de contar algo de seu dia....

Estou chorando não por que você foi embora, mas por minha inocência em não acreditar em uma pessoa tão maravilhosa como você, poderia se encantar por mim....

Gostaria de deixar uma mensagem a todos os navegantes que estão no mar a ver navios, a espera de um amor:
- Ser feliz não é ter o carro do ano, ser rico ou coisa do gênero... ser feliz é você acordar todas as manhãs e agradecer a Deus por ter colocado em seu caminho a pessoa mais certa que você poderia encontrar... ser feliz é você sorrir para alguém sem cobrar algo em troca... ser feliz não é estar na multidão e ser ovacionado por que não lhe conhece... ser feliz é você olhar para o momento e saber que hoje, ontem e sempre, você sempre será a pessoa mais importante para esta independente do que aconteça...

Eu vou te esperar.... sempre (B.Magnoli 21/09/2009)

Os Heróis Lusitanos

A reflexão seguinte baseia-se nos conhecimentos de Renato Alexandre dos Santos Freitas.
É de notar que certas repetições de palavras foram propositadas para transmitir à reflexão mais ênfase e que é verdade a seguinte expressão: "Sou o meu país".

Em "os Lusíadas" no canto III "os heróis" são muito glorificados pelos portugueses devido aos seus grandes feitos.
O que é certo, é que não se sabe ao certo qual é o maior herói lusitano.
Por certo, e para a maioria das pessoas D. Afonso Henriques foi muito importante no que toca em reivindicar para si um país tão nobre e com tanto futuro. Cognomeado "o conquistador",para muitos, de um futuro.
Mas no entanto , não nos podemos esquecer de todos os outros heróis como D. Nuno Álvares Pereira, D. João II, D. Manuel I entre outros. Mas, contudo, heróis lusitanos não são heróis espanhóis por isso, há que se sublinhar o facto de os portugueses terem sido aqueles que tomaram as rédeas do mundo durante o século XV e posteriores.
Por que os portugueses são grandiosos em feitos, em artes e em experiências há que notar que somos um grande povo devido ao facto de sermos um país com tanta cultura e quem sabe? Talvez sabedoria... Nem todos os países se puderam ou podem dar-se ao luxo de serem tão evoluídos na literatura, na música e em humanidades quiçá em aventuras e em magnificências..
Exemplificando, D. Afonso Henriques conseguiu vencer a mãe, conseguiu aclamar-se como Rei, contra todas as expectativas adversárias, e hoje somos quem somos (um grande povo). Por outro lado, D. Nuno Álvares Pereira lutou contra o seus irmão pelo ideal que pensava ser aquele que preenchia a sua vida, talvez "Honrar e Conquistar" seja uma boa expressão. Pode-se dizer, ainda, que Portugal inspirou e inspira portugueses, brasileiros, africanos, indianos, e outros povos de todo o mundo a ousar descobrir, guiar um mundo sempre em mudança , e com confiança encontra-se segurança por que pensar é um acto que se faz a toda a hora, por exemplo, como poderei ajudar a criar um mundo melhor? Devemos ser ousados para sermos vencedores neste mundo em mudança constante.
Finalizando a reflexão sobre os heróis lusitanos, verificamos que Portugal foi marcado por vários acontecimentos, várias etapas ganhas, que fizeram com hoje nascêssemos num mundo diferente, cheio de vida, promissor e evoluído.
Devemos pensar que Portugal reivindica para si um passado, um presente e um futuro porque só assim conseguiremos sair do escuro e ir ao encontro da luz ao fundo do túnel que nos "dá a ver o futuro".

__________FIM_DA_REFLEXÃO___________

Para mim ser português é uma honra, por que descendo de heróis lusitanos, e eu quiçá tornar-me-ei num herói como os meus antepassados?? Para mim estão guardados no meu código genético e quiçá na inspiração que tenho e vontade em querer mudar a nossa Nação e o mundo.

sol reflete direto no seu sorriso
e isso não é certo, isso não é bom
o reflexo bate em mim
fico assim, quase cega
de te procurar, ver você radiar
e você quase vira uma estrela
em plena manhã de sexta-feira
no meu quarto escuro
risos e absurdos
você que brilha,
você que me faz brilhar

isso não é certo,
você sair pelas ruas
andando sem pressa alguma
enquanto fico na loucura
de tanta gente te fitar
você que é tão bonito de olhar
essa multidão que te cerca
mas você é a coisa mais certa
aonde quero chegar
você que apaixona,
você que me faz apaixonar

Nao me fale de sombras porque ja me fui
A hora do adeus ja chegou tarde
Ontem havia seu reflexo em meus olhar
Hoje apenas o vazio do nada que voce me trouxe
Nao me fale de manhas porque ja esta escuro
Sinto calafrios de voce e quero te expelir
Olho a minha volta e vejo teu fantasma
E dentro de mim flores semi mortas...

VISÃO do amor REAL...



Eu ví o amor ... e como ele era lindo !
Seu reflexo nas almas se estendia,
deixando rastros de alegria infinda
em todo coração que o sentia.

Em ondas resplandecentes ...
Ocupava com sua luz,todos os espaços,
e em atitude terna e complacente ,
oferecia seus formosos braços.

Ao passar ele enfeitava o mundo ,
banindo a solidão,trazendo flores,
e nun cantico triunfal,grave e profundo,
em gotas destilava seus odores
espalhando a união, reais AMORES...

Reflexão
--------------------------------------------------------------------------------

O Deus do Impossível

Após um naufrágio, o único sobrevivente
agradeceu a Deus por estar vivo.

E por ter conseguido se agarrar
à parte dos destroços para poder ficar boiando.

Este único sobrevivente
foi parar em uma pequena ilha desabitada
fora de qualquer rota de navegação.

E ele agradeceu novamente.

Com muita dificuldade e restos dos destroços,
ele conseguiu montar um pequeno abrigo
para que pudesse se proteger do sol, da chuva,
de animais e, também, para guardar seus poucos pertences.

E como sempre agradeceu.

Nos dias seguintes,
a cada alimento que conseguia caçar ou colher,
ele agradecia.

No entanto um dia quando voltava da busca por alimentos,
ele encontrou o seu abrigo em chamas,
envolto em altas nuvens de fumaça.

Terrivelmente desesperado ele se revoltou,
gritando chorando:
" O pior aconteceu!
Perdi tudo!
Deus, por que fizeste isso comigo?"

Chorou tanto,
que adormeceu profundamente cansado.

No dia seguinte bem cedo,
foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.

"Viemos resgatá-lo", disseram.

"Como souberam que eu estava aqui?"

Perguntou ele.

"Nós vimos o seu sinal de fumaça!"

Moral da História:

É comum sentirmo-nos desencorajados
e até mesmo desesperados,
quando as coisas vão mal.

Mas, O Criador age em nosso benefício,
mesmo nos momentos de dor e sofrimento.

Lembrem-se:

Se algum dia o seu único abrigo estiver em chamas,
esse pode ser o sinal de fumaça
que fará chegar até você a Graça Divina.

Para cada pensamento negativo nosso,
Deus tem uma resposta positiva.

Quando não um sinal que deve ser visto
e entendido apenas pela pessoa certa.

E no momento em que de fato mais precisarmos.
Portanto, se você conhece alguém
que pode estar precisando também deste sinal não o esqueça.

Sim, alguém pode estar precisando
que você sinalize algo especial para ele.

E nunca é demais acreditar que existe,
acima de tudo e de todos nós,
um ser divino chamado DEUS.

Verde olhar
fixo obtuso a fitar
o mar que em espelho
ao reflexo deste olhar
verde está...
o pensamento em marasma
neste apartamento
a marisia a consumir
a alma em metal
com gosto de guarda-chuva
Oh! Verde mar...
destes olhos a fitar
a cumplicidade da vida
e arrastar pensamentos...
te arrancar deste apartamento e
te levar para prencher o mar
de verde do teu olhar

PENUMBRA

Contemplo
o breu incompleto,
da luz seduzindo teto,
sombras.

Movimentos reflexos
completos,
da luz acesa no teto,
sombras

Luz em riscos de giz
desenhando certo,
no teto,
sombras.

Luz incompleta no teto.
Sombras em movimento.
Penumbra
Eu, meus pensamentos e meus complexos.

Alma



Um reflexo dos sentidos
Guardiã de sentimentos
Doutrina de pensamentos.
Alma
Tudo do real,
Razão da busca
Mistério da vida.
Alma
Algo que se possa sentir
É única
Imortal...
Pertence a Deus
Mas somos nós que administramos
Seus caminhos...
Alma
Segredo de uma personalidade
Um porque sem respostas,
Um mundo misterioso,
Um saber desconhecido.
Alma,
Alma Gêmea
Duas partes formando uma aliança de amor
Alma de um Anjo
Um coração tomado por ternura...
Alma
Simplesmente a luz da vida
Base do mundo
Conteúdo dos sonhos
Luz de Um Corpo...

Folhas ao vento!
É o que penso, ao ver meu reflexo, neste exato momento;
Necessário seria ter seu acalento,
Uma palavra que demonstrasse um pouco de sentimento.
Mas não, só sinto o vento, me sinto o vento,
Queria um dia poder saber, quem esse que me sopra e
me diz pra onde ir.
Ele tem o sopro, eu sou o vento.
Eu sou o vento, ele tem o sopro.

REFLEXÃO

Se a vida é movimento constante
Com sorte, o ângulo irá encontrar.

Considere a pureza do semblante
Desvende com ardor, ao olhar.

Observe com atenção penetrante
O sentido que se faz, ao enquadrar.

E se reconhecer transformação instigante
Talvez seja evolução, a considerar.

Reflexões de uma sexta à noite
É tão interessante como as coisas acontecem, como o tempo passa rápido demais, como a gente diz coisas que na hora fazem muito sentido e depois de alguns anos já não valem de nada, como conhecemos pessoas e nos afastamos de pessoas, como sentimos coisas e esquecemos coisas. É tão interessante olhar as fotos e pensar em quanto tempo já se passou desde aquela foto, comparar uma foto com a outra e ver como você mesmo mudou e não percebeu. É tão esquisito ver as coisas que passaram e que tanto significaram e significam até hoje, ou simplesmente significaram muito e hoje não significa mais nada.
As vezes pensamos em coisas que podem acontecer, em coisas que queremos que aconteçam, mas somos seres muito irracionais para sabermos que tudo o que estamos planejando não vai sair desta forma tão planejada e desejada, que tudo que queremos vai nos chegar da forma diferente como imaginamos. Então o que fazer? Então o que pensar? Simplesmente não pensar seria a resposta, mas que ser que não pensa? Então fazer seria a resposta mais adequada; fazer tudo aquilo que tiver vontade e não se preocupar com o que os outros vão dizer, ou fazer aquilo que se tem vontade preocupando-se com sua imagem, porque isso depende dos princípios de cada um e, sem absolutamente nenhuma crítica, pensando no que vão dizer ou não, fazer o aquilo que te torna feliz, da maneira que se é feliz, com certeza, é a resposta mais adequada.
Mas falar de respostas adequadas não é fácil para uma pessoa de 17 anos, que é metade menina e metade mulher, dependendo de qual metade escolhem ver. Não é fácil por, simplesmente, ainda não ter achado as respostas de que precisava, simplesmente pelo fato de minhas posições na sociedade entrarem em confronto com as minhas vontades e anseios. E são esses confrontos que me trazem perguntas sem respostas, das quais não citarei, mas que me deixam muito confusa em meio ao mundo que vivo. Então porque cometer a hipocrisia de falar sobre respostas adequadas a vida, quando eu mesma não sei quais são, quando eu mesma já fiz o que não quis, já quis o que não fiz. Eis então uma suposta resposta a esta indagação: somos todos, pessoas hipócritas, umas mais intensas que as outras, claro, mas no meu mundo de opiniões e sugestões formadas ou não formadas somos todos hipócritas, nem que seja em 1% do que somos.
Falar do que somos e pensamos também é complicado. O que realmente pensamos e fazemos dentro de nós mesmos e para nós mesmos nos dizem quem somos, mas não dizem aonde iremos. Com certeza porque opiniões são mudadas todos os dias. Então se o que realmente eu sou me faz feliz, estarei bem comigo mesma, porém, isso não quer dizer que o que eu sou é comum para a sociedade, não quer dizer, também, que o que eu sou é um ser humano correto, também não quer dizer que o que eu sou é um exemplo, porque o que sou corresponde a uma menina (ou mulher, como quiser chamar) que ora sabe se portar, ora não sabe nem o que é comportamento, ora é romântica, ora é traiçoeira, ora pensa no que está dizendo, ora é superficial, ora pensa como humanista, ora pensa como capitão, corresponde a apenas mais uma pessoa no mundo, que não faz a diferença nesse grandioso globo, que cismam em chamar de pequeno, mas que talvez um dia faça, ou não. O que sou corresponde, na verdade, a uma pequena partícula de uma grande coisa chamada sociedade, coisa tal que nunca entenderemos, simplesmente pelo fato de sociedade não ser uma e sim, milhares de pessoas e, pessoas são diferentes, completamente, o que não nos permite entender uma sociedade como um todo, mas sim, um a um.
Então falar de dúvidas, com certeza, é uma grande complicação para tal insignificância do meu ser já que, muitas vezes, me sinto como se eu mesma fosse a incerteza. A incerteza, ou a dúvida, é algo que nos confunde por inteiro, pelo simples fato de não sabermos do nosso amanhã, somos pequenos seres que fazem suposições do que vai ou não acontecer após abrirmos os olhos pela manhã e, as vezes, nossas suposições são tão óbvias pelas nossas rotinas, mas sempre há algo em um dia que não houve no outro, sempre há uma nova escolha a ser tomada, e isso não podemos planejar, seja esse algo simples ou não. Então porque planejar? Responder isso não seria provável, já que não faço idéia de como funciona esses seres que chamam de pessoas.
Falar de rotinas seria a coisa mais hipócrita que eu faria. O que eu poderia dizer além dos clichês, que todos já conhecem, como “rotina é um algo chato” ou, também, “ninguém gosta de rotinas”. Apesar de clichês, são verdades. Porém, quem é que não segue uma rotina para sua própria sobrevivência? Até diria que muita gente gosta sim de suas rotinas, mas por esses clichês, e um denominado senso comum, muitas dessas pessoas fazem que não gostam.
Falar de escolhas talvez seja mais comum do que nos parece, mas são elas que nos dizem onde chegaremos, escolhas erradas talvez nos levem a lugares errados, mas existe um talvez. O talvez de no fim tudo dar certo. Talvez escolhas não possam se denominar entre certas e erradas, já que um dia a escolha errada e um caminho errado, possam nos trazer coisas que nos digam verdades e certezas, caminhos errados podem levar aos certos e com isso podem levar a mais um grau de experiência em uma jornada grande, mas que passa sem que haja a nossa percepção. Escolhas fazem, constantemente, parte de nossas vidas, erradas ou não, elas vão nos levar exatamente onde deveríamos ir.
Então, talvez eu tenha escrito só mais um texto com sentido ou não, porque, na verdade eu não sei se eu mesma faço algum sentido. Enfim, talvez seja apenas mais um texto de uma adolescente ou talvez seja superior a isso, apesar de achar que os graus de superioridade e de inferioridade não fazem parte desse mundo em que vivemos.

"Reflexão de um conto indiano"
Somos todos "Cântaros lascados," humanos imperfeitos, homens que tem brechas e defeitos, que chegará o dia que você começará a se julgar, mas porque se julgar? Se somos imperfeitos? As vezes é preciso aceitar os defeitos como uma qualidade, porque nem tudo na vida tem que ser levado à um lado ruim, tudo tem seu lado bom, até mesmo as imperfeições.

O medo de não sermos aceitos pela sociedade nós torna tristes e frios, apenas porque temos medos de sermos julgados, mas como quere que a sociedade nos aceite, se nós mesmos não nos aceitamos, pois são as decepções, as derrotas, os defeitos até mesmo o desânimo, que vão nos mostrar um caminho de um bom julgamento.

Sabemos que todos nós temos brechas, feridas encuraveis, porém não vão ser julgamentos "Bobos" que nós farão a baixar a cabeça, certo que somos feitos de lágrimas e defeitos, porém somos também àqueles que ver o lado bom em tudo, que sabe, que toda ação haverá uma recompensa linda, que te fará ver que somos o ser mas lindo do mundo, aquele que pensa, que perdoa, que tem motivação, mas também aquele que se arrepende de ações que vão te fazer ver que erra e humano, pois a simplicidade é o último degrau da sabedoria.

Esses dias tenho feito uma reflexão e gostaria de dividir com vcs.
Acostumamos apontar defeitos nas pessoas, muitas vezes sem conhecer. Acostumamos a dá valor aos produtos importatados e não percebemos que bem pertinho de nós tem uma fonte rica de coisas boas. Acostumamos a dizer que as pessoas ao nosso redor tem esse e aquele defeito e muitas vezes esquecemos que somos tal como. Isso pq somos gente, humanos e falhos.

Com isso quero dizer que na dinâmica da convivência selecionamos os nossos naturalmente e por várias formas, mas não é válido apenas apontar os erros pq em meio a tantos erros também acertamos pra caramba. O que muitas vezes fica implícito e difícil de reconhecer.

Precisamos desacostumar e permitir a pluralidade em todos os sentidos.

E que a diferencas possam nos unir ainda mais.

Reflexão diária 01/12/2016

Muitas coisas fui obtendo respostas com o tempo para cada vez mais manter minha qualidade de vida, uma delas é que questionava muito o que me era sugerido, e hoje entendo o porquê de tal regrinha. Quando não se cumpre o sugerido é o mesmo que saltar de um avião e esperar o limite máximo para abrir seu paraquedas, ou seja, corre um grande risco de se esborrachar no chão, sendo que há várias maneiras de seguir o sugerido, uma delas é não saltar de um avião.

Reflexão diária 06/01/2017

Costumo muito ouvir duas palavrinhas: eu sei ou eu já fiz, assim como perguntar por que, ao invés de perguntar como fazer, hoje eu sou feliz por não ter todas as respostas para tudo, enquanto algumas pessoas persistem em agir por seus instintos perdendo seu precioso tempo e não resolvendo o problema, pelo simples fato de não saber ouvir. Seja humilde aprenda a ouvir e perguntar como fazer.