Textos Reflexivos sobre Crianças
"Ah, quer saber se Deus está perto ou longe de você? Aproxime-se das crianças e as observe!
Estão alegres, felizes, sorridentes? Deus está perto de você!
Estão tristes, infelizes, chorosas? Deus está longe de você!
Pois, se há prova maior da presença Dele que o sorriso de uma criança, preciso conhecer!"
Primeira Infância
Toda criança carece de aleitamento materno!
Porque faz bem a sua saúde e ao seu esquelético.
Também deve ser prioridade seu choro e sua alimentação,
e por ser um ser ainda frágil, exige da mãe total dedicação!
Toda criança tem direito a ser feliz na vida!
Deve ter proteção integral da família e de todo mundo!
Ser tratada com respeito e atenção e ser bem assistida!
Não pode ser maltratada e tampouco excluída!
Toda criança deve ser bem cuidada na primeira infância!
Precisa ter um desenvolvimento sadio em seu lar.
Não pode sofrer abusos de quaisquer significâncias,
deve ter seus pais presentes e nunca a distância!
Toda criança necessita de um amor incondicional!
Ser disciplinada e bem educada aos olhares dos pais.
Crescer num ambiente limpo também é fundamental!
Pois coopera para o desenvolvimento cognitivo e emocional.
Toda criança deve gozar do seu direito constitucional!
Ter acesso às políticas públicas com bom atendimento.
Viver sua liberdade na rua, com dignidade e moral...
Jamais sofrer constrangimento por preconceito social.
Rama Amaral
Do livro/ebook, O Rio e a Criança, disponível nas melhores livrarias.
Desde criança eu me esforçava para ser a MELHOR aluna, a MELHOR filha e a MELHOR amiga. O tempo passou e continuei me esforçando para ser a MELHOR profissional, a MELHOR esposa, mãe, dona de casa, mulher... Um belo dia a ficha caiu e percebi quenunca serei MELHOR que ninguém. Posso sim me destacar de alguma forma em algumas situações,mas... MELHOR, jamais! Primeiro; porque ninguémé bom em absolutamente tudo. Sempre haverá algo que não conseguiremos fazer perfeitamente bem. E segundo;
que embora com características diferentes, Deus nos fez IGUALMENTE a sua imagem e semelhança. Quando entendi isso continuei me esforçando, não para SER melhor, mas para FAZER o melhor... Porque sei que mesmo que eu venha a falhar em qualquer coisa,ainda assim, Ele sempre me amará da mesma forma!
sem pre com pôs
a criança morre sempre
que sempre morre o adolescente
também no sempre a morte do jovem
jazz o velho? não...
amálgama da existência
esta, a persistência
não vêem Dio
mas não entenderás
aquele que sempre dura
é o que mais sofrerá
é um arrepio
sensação de isolado no é terno
para o sempre sempre sempre
compor a fala do que ficará
trabalho árduo do Roteirista
aqueles que jovens irão
maltratam seus velhos
e fazem questão
a bobagem é achar que bobagem é
poesia não tapa buraco
coloca nele os que teimam
em morrer matando seus anciãos
piu
Quem ainda se lembra destas brincadeiras de criança?
As crianças de hoje nem desconfiam do que seja isso,
pois essas brincadeiras não existem no google...:))
Bate uma baita saudade desses tempos de felicidade...
BRINCADEIRAS DE CRIANÇA
Marcial Salaverry
Brincadeiras de criança,
algo que minh'alma balança...
Não se brinca mais de pular sela,
de uma na mula, brincar de rodar pião,
tudo isso faz bem ao coração,
futebol, voleibol, melhora o físico,
não deixa ficar tísico...
Ver o rabinho do vagalume piscando,
enquanto estamos brincando,
e idéias vão surgindo,
e as nuvens vão a lua encobrindo...
Vai ficando escurinho... Cadê lua?
Tá brincando de dono da rua...
Vem menininha,
vamos pular amarelinha...
Pego minha peteca,
e você sua boneca...
E quando a gente se cansar,
vamos por aqui parar,
e começar a brincar de namorar...
Deixeu na tua mãozinha pegar...
Agora não se vê nada disso infelizmente,
só querem saber de celular atualmente...
"Imaginando oceano,
as crianças brincam na poça d'água."
Carlos Novais
**********
PARA O DIA DA CRIANÇA
Marcial Salaverry
Criança, em sua inocencia,
procure ensinar aos adultos
como se vive sem preconceito,
e sem procurar em todos um defeito...
Mostre que todos somos iguais,
e que se pode viver em harmonia,
com a pureza da alma infantil,
vivendo feliz cada dia...
Para melhor a vida viver,
pense mais nas brincadeiras,
e do celular procure se esquecer,
para não pensar em tantas besteiras...
Para uma infancia feliz, gostosa e calma,
mantenha sempre na alma
essa gostosa alegria de viver,
não deixando esse tempo se perder...
Marcial Salaverry
Criança...
No coração de uma criança tem várias coisas para enraizar. Se ela sentiu a essência do carinho ela terá meiguice dentro de si para transferi-lo para algo ou alguém. Se ela sentiu a canção do amor, ela terá letras suficiente para distribuí-lo em versos por onde passar. Se ela viu o olhar do respeito, ela terá reverência suficiente para doa-la em sua volta. Se ela sentiu o gesto do afago, ela terá humildade e conseguirá desbravar qualquer caminho para chegar e abraçar seus sonhos. Se ela viveu de mãos dadas com esses sentimentos; jamais se frustrará com a cara do desprezo, a voz da arrogância, e o furor do ódio. Porque na vida de criança ela se encontrou com: o carinho, o amor, a confiança e o respeito. E com sensatez saberá, amar, da carinho, transmitir confiança, e respeitar. Porque, felicidade está na qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação daquilo que completa, contentamento daquilo que se teve, e bem-estar no que possui. E de certo, em todas as razões que ela se propuser está, distribuíra gratuitamente a sua volta, tudo que sentiu, viu, ouviu, e a fez sorrir.
Crianças
Anjos que iluminam,
pureza que acalma.
Tanta inocência, fragilidade, energia e bondade,
transbordam emoções.
Precisam de amor, carinho, proteção, cuidado e respeito.
Merecem desfrutar da infantilidade.
Que o poder da magia,
que existe no mundo imaginário,
seja a realidade.
E ao crescerem,
que em suas almas,
continue esse privilégio de serem crianças.
(Edileine Priscila Hypoliti)
(Página: Edí escritora)
(PARA TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO)
O TESOURO ESCONDIDO
Em um tempo não muito distante, o mundo estava um pouco agitado demais. Então, um rei muito bom, a quem eles chamavam de O Grande Chefe, resolveu dar um tempo naquela agitação toda, e recolheu todas as pessoas em um castelo até que tudo se aquietasse.
Mas, o que iriam fazer com as crianças? O Grande Chefe mandou guardá-las em um baú de cristal, porque diziam sempre:
_ São pedras preciosas! E assim, os pais guardaram suas joias para que nenhuma delas se perdesse.
Os mestres do castelo, sopravam todos os dias palavras de conhecimento, para que os pais transmitissem ao seu tesouro particular, a fim de que eles mantivessem a esperança.
Haviam muitas em estado bruto, outras já começando a tomar forma, mas cada uma tinha um valor inestimável.
Passou-se o tempo, as coisas aquietaram-se, e o Grande Chefe deu ordens para que abrissem definitivamente os portões do castelo. Pouco a pouco as pessoas foram saindo para um mundo não muito diferente, mas novo.
O Grande Chefe tinha apreço especial pelas pedras preciosas que foram guardadas no lindo e frágil baú de cristal. Mas enfim, chegou o grande dia de abri-lo. Os mestres estavam ansiosos esperando pelo momento de ver como seu aprendiz iria sair dali.
Porém, ao perceber o brilho reluzente de cada joia que se aproximava, todas as outras coisas perderam a importância, Agora, queriam apenas festejar o precioso tesouro que lhes fora confiado pelo Grande e Poderoso Chefe.
Criança nosso futuro
Nosso futuro é as crianças
Criança é alegria
Criança é amor
Criança é uma flor.
Que por ser sensível
Precisa de cuidados
Pra crescer e aprender
Esse é nosso dever.
Ensinar nossas crianças
O caminho da esperança
Deixar elas colorir
E brincar com a felicidade.
Deixa a criança brincar
Deixa a criança sorrir
Deixa a criança falar
Deixa a criança ser feliz.
Meire Perola Santos
SER CRIANÇA É: Brincar e não ter hora de parar.
SER CRIANÇA É: Achar graça de algo que não tem graça.
SER CRIANÇA É: Brincar com seu amigo imaginário.
SER CRIANÇA É: Ser um super herói quando crescer.
SER CRIANÇA É: Quando você é adulto e continua com aquele espírito de criança alegre, sorridente e cheio de energia.
Para uma criança ser feliz,
basta deixá-la SER CRIANÇA, simplesmente...
E principalmente, usando o celular apenas
para coisas sérias, e não para bobagens...
SEJA UMA CRIANÇA FELIZ
Marcial Salaverry
Crianças felizes,
alegres petizes...
eram as crianças de antigamente,
que pensavam simplesmente,
em estudar e brincar...
eram outros tempos...
sem maiores contratempos...
são doces lembranças agora...
A infância perdida sempre se chora...
Deixemos que as crianças,
sejam apenas... crianças...
Menos responsabilidade,
mais felicidade...
Deixemos que sejam crianças,
sem todas essas ânsias...
Há que se dar o tempo,
para que cresçam sem contratempo...
Tempo para estudar...
Tempo para brincar...
Tempo para viver...
Viver sem o celular,
só pensando em estudar e brincar...
Marcial Salaverry
Feliz Dia das Crianças!!!!!
E é por causa dessa minha "eterna criança" interior que, mesmo em meio a um turbilhão de problemas, eu ainda consigo sorrir, entre um choro aqui e outro lá..... Que eu ainda brinco, pulo, danço e sapateio nas poças de chuva, dessa tempestade que faz de tudo para me tirar do rumo..... Que eu não desisto nunca, simplesmente porque sei que lá na frente, vou achar um pote de guloseimas e outro de brinquedos, para me deliciar e me divertir com meus amigos..... É por causa dessa criança que, apesar de todos os pesares, eu ainda encontro uma forma de seguir tirando alegria de pequenos momentos, aprendizado de grandes e esperança, muita esperança, dessa coisa louca que se chama vida!!!! Porque ser criança é isso!!!!!
É ter mil mundos para compreender, mais mil para descobrir e um infinito deles para poder sonhar.....
CRIANÇAS DO ESPAÇO
Eram seres
De um planeta distante.
Únicos no universo,
Todos se chamavam crianças.
Falavam um dialeto estranho,
Que só eles entendiam.
Alegres,
Alimentavam-se de picolé,
Bombons e pirulitos,
E comiam algo chamado pipoca.
Esses visitantes
Não queriam nos dominar.
Brincavam todo o tempo,
Possuíam armas de raio laser,
Que não feriam nem machucavam,
Eram feitas de plástico colorido,
E atiravam água,
Ao invés de fogo e chamas.
Felizes,
Trouxeram-nos presentes:
Peões, pipas, bonecas e bolas,
Objetos chamados de brinquedos.
Depois de uns dias, partiram
Em suas naves espaciais.
Percebemos que vieram da Terra,
Um planeta onde há outros seres
Chamados adultos,
Esses, sim, mais perigosos,
E poderiam nos invadir.
Foi muita sorte a nossa,
Pois não fomos encontrados
Por cosmonautas ou astronautas,
Mas, sim, por doces criaturas,
Pequenos seres do espaço,
Que os chamados de criançanautas.
Ser criança é ter que aproveitar a infância, não deixar de ser criança. Ser criança é sonhar, não se preocupar, ser criança é ter amigos para brincar e sempre assobiar , ser criança é fazer uma trança e não parar com a comilança, ser criança é ter carrinho e muito carinho .
uma fala dela de seu texto: Eu não sabia que eu sabia rimar tão bem kkkkkkk
Crianças não tem cor, classe, credo ou religião;
Não tem malícia ou maldade;é transparente quando vê, ouve,fala, sente e pensa;
É mestre em criatividade, externaliza sentimentos sem qualquer pudor, é livre assim, não se define nem se limita, cria e crê é docemente apavorante;
Resgata os avós enquanto tira os pais do trilho, carentes ou livres, quietas ou sapecas, tão vazias de maldade e tão cheias de amor..
Tudo sempre sabem e dão nó, excelentes especialistas em manipulação, como quem não quer nada, chega de mansinho e roubam o coração. <3
🌼🌷 Vocêmoldou os meus sonhos de criança.
Moldou cada forma, cada número, cada palavra, com carinho e paciência até que eu conseguisse também.
Ensinas baseado na ciência, no cálculo e na razão.
Porém, seu jeito mais nobre de ensinar, baseia-se no coração. ♥️
Feliz dia dos professores!
O que eu desejo para o Dia das Crianças é que cada vez mais nossas meninas se empoderem:
Que elas sejam "princesinhas" somente se quiserem;
Que elas tenham educação sexual pra aprenderem desde cedo que são donas de seus corpos e ninguém tem o direito de toca-las sem consentimento;
Que elas aprendam que existem momentos que é normal sentir raiva. Isso não é histeria, não é mimimi, não é frescura;
Que elas aprendam reivindicar seus direitos;
Que as meninas pretas alisem o cabelo somente se gostarem e estiverem a fim, e não porque o racismo fala que cabelo bonito é só o liso;
Que as meninas TRANS tenham apoio, orientação e respeito.
Feliz dia das crianças!
🌺😍🌺
Quando criança queríamos ser adulto, depois de adulto queremos ser criança, então desperte a criança que há em você, no brincar, no amar, no perdoar. Mas haja como adulto, nas responsabilidades, porque a vida é um sopro quando menos se espera já passou e só resta a saudade para aqueles que ficarem... Qual será a lembrança que deixarás? Boas ou ruins?...Reflita um pouco...
🌺😍🌺
Bom dia
🌺😍🌺
HSO de Oliveira 🌹
O amor chega até nós como um presente. Como um brinquedo que uma criança queria tanto. No começo a criança não se cansa de brincar, fica tão feliz que quer mostrar pra todo mundo o brinquedo novo. Depois de um certo tempo o interesse diminui, já não brinca mais como antes. Passado mais algum tempo o brinquedo fica de lado... Embora não brinque mais, ainda gosta do brinquedo e tem ciúmes dele. De vez em quando repara nele largado num canto, ainda gosta dele, no entanto não é mais a mesma coisa.
Poderia doar pra outra criança, que de repente ficaria feliz em ganhar o brinquedo mesmo usado, mas não consegue desapegar, então embora não brinque mais, mantém o brinquedo guardado quando poderia deixá-lo para outra criança que certamente o adoraria.
Assim pode ser o amor de algumas pessoas, não é mais como antes, não se interessa mais, não é mais importante,mas ao invés de deixar o outro ir, o mantém preso ao seu egoísmo.
- Relacionados
- Textos de Escritores Famosos
- Mensagens para o Dia das Crianças: textos que inspiram sorrisos
- Poemas sobre crianças que celebram a pureza infantil
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- Pensamentos para Crianças
- 75 frases sobre crianças que celebram a magia da infância
