Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino

Aprendi nesse dezessete anos a sofrer, aprender a me calar e a me perdoar. Me perdoar por ter dado o perdão a quem não merecia, aprendi me perdoar por muitas vezes ter colocado tudo a perder e vou me perdoar até o necessário pelas vezes que amei e ele nunca pode me corresponder. Mas também, desde pequena aprendi a lidar com a perda, mas não sabia que ia doer tanto a ausência de longos anos, hoje me emociono muito a escrever esse texto, porque eu pensei que ia ter algumas pessoas comigo e foi ao contrário, elas se foram para o infinito e eu tenho a consciência que eles nunca mais vão me ligar e dizer que me ama e que me espera para a próxima férias, aprendi a conviver com o luto a cada dia, com dois pedaços de mim, que eram lindos por sinal, mortos. Mas não há que a arrepender nesse tempo. Eu amei sem freios, sem limites, sofri também, sem freios e sem limites.

Você aprende que não vale a pena sofrer, e que a felicidade é apenas uma opção...só é feliz quem opta por ser... Que beijo na boca não compra amor, e que amor não compra o resto do mundo...e nem precisa, porque o resto do mundo é resto, quando se fala de amor... Você aprende que mentira é uma coisa feia e que dói muito mais que a verdade... Aprende que seus pais são seu melhor refúgio, e que você só os procura quando quer achar alguma saída... Aprende que tem que ter paciência para que alguém se interesse por você, verdadeiramente!!! Aprende que não é preciso correr atrás de ninguém, porque o que tem de ser, sempre acontece!!! As coisas nascem naturalmente, e acontecem diferentemente, mas da melhor maneira!!! A vida é sua dona, mas é você quem dá as ordens...Raciocine!!!

Há momentos em nossas vidas que devemos aprender a viver sem algumas pessoas que aprendemos a gostar e admirar, mesmo que elas tenham lhe ajudado a chegar até aqui...Tem horas que você deve deixá-las ir ou viverá se magoando por longos anos! As pessoas não mudam com o tempo, elas tomam liberdade para lhe mostrar quem de fato são!

Tem Algumas coisas que só aprendemos vivendo, é como uma impressão digital, diferente em cada pessoa. Existe um sentimento que ouvimos falar desde criança, quando nossa mãe nos fala, quando ganhamos o primeiro cachorro, mais tarde nós o sentimos na adolescência .....nossa, nesta época achamos que é o maior que pode existir, achamos que ninguém no mundo já sentiu daquela forma, mais com o passar dos anos e com o passar de pessoas na nossa vida aprendemos que esse sentimento é muito mais, em todos os momentos é o mesmo, porém manifestado de forma diferente ......vai muito além do querer estar junto, querer estar perto, do ter ciúmes, significa querer o bem, ter o prazer de ver alguém feliz, sorrindo, independentemente da circunstancia, independentemente de onde ou quando, independentemente da distancia, é um sentimento tão sublime que passe o tempo que for, aconteça o que acontecer permanece no coração, é um sentimento o qual quem o distribui e o sente de fato, tem muito mais prazer do que quem o recebe, é o abraço apertado, o beijo na testa, a piscadinha de tchau, o "pito" da mãe ao filho, é o olhar de admiração, a saudade antes da partida, a espera da mensagem no celular, o frio na barriga e a lagrima escorrida só porque aquela música esta tocando é a vontade de pegar aquele cachorrinho abandonado na rua e levar pra casa, é a sensação de trabalho completo.........o AMOR é um direto de todos, não o procure.....ele te encontra, não tente entende-lo........simplesmente sinta e não tenha medo........ele só vem acompanhado do bem!

"Eu pedi força a Deus,para poder alcançar o que queria.Ele me fez fraco,para que eu aprendesse a obedecer... Eu pedi saúde para pode realizar grandes coisar.Recebi doença para que eu pudesse fazer coisas melhores... Eu pedi riquezas para poder ser feliz Recebi pobreza,para que eu pudesse ser sábio... Eu podi poder para receber elogios dos homens.Recebi fraqueza,para que pudesse sentir a necessidade de Deus... Eu pedi tudo,para poder desfrutar a vida.Recebi vida,para que pudesse desfrutar tudo. Não recebi nada do que pedi mas recebi tudo o que esperava.Apesar de ser como sou,Minhas orações foram respondidas. Sou,dentre todas as pessoas a mais ricamente abençoada!!

Ele nunca quis aprender a voar, sempre preferiu o mar por admirar sua imensidão. Nunca foi de mendigar e se não for 100% ele nem dá atenção. Desde cedo aprendeu a se adaptar, cair é sobre aprender a levantar e se ralar é parte da lição. "Vida louca, vida, vida breve. Já que eu não posso te levar, quero que você me leve". Crescer é sobre si aprender, aprender sobre você e com você, como viver.

No momento em que nos desprendemos desse roteiro que nos ensinaram começa nosso caminho em direção à realização. Sem ter a quem seguir, a quem consultar, nos vemos obrigados a decidir e a nos definir. Nossa felicidade deixa de depender dos outros para ser responsabilidade nossa. E isso é ótimo. Deixamos de ser crianças, discípulos e nos separamos dos que nos conduziram até aqui. Já não somos mais um prolongamento de ideias alheias, conquistamos nossa liberdade.

Aprendemos que devemos necessitar de alguém ao nosso lado para sentirmos, de alguma forma, completos e felizes. Que seja, então, uma pessoa completa à busca de outra pessoa completa e que se unam somente pelo desejo de querer estar juntos e, nada por expectativa de encontrar felicidade no outro. A expectativa frustra a maioria das vezes. Nada da história das metades de laranjas que se completam; metades são apenas metades. Antes da solidão, a solitude, ou seja, o pleno contato com nós mesmos. Isso quer dizer que não há a necessidade de estar sempre em companhia de outras pessoas e não há solidão por isso, pois solidão é ausência de nós mesmos. Solitude é a presença, estar em contato permanente com nossa essência, é gostar e cuidar de nós antes de tudo. Só assim conseguimos ser completos, pois há amor o suficiente para amar alguém. A felicidade não nos pode ser dada por ninguém, nós a encontramos apenas dentro dos nossos corações e mentes.

Meu coração aprendeu que colocando os sonhos bons nas mãos de Deus, todos eles um dia serão realizados, pois quem dorme cheio de esperanças, acorda cheio de certezas, quem dorme cheio de orações, acorda cheio de bênçãos, quem dorme cheio de amor e fé, acorda sempre cheio de vontade de viver!

Um dia a gente aprende a viver sem as pessoas que fizeram parte atuante do cenário da nossa felicidade, dos momentos mais bonitos, dos insanos pensamentos lúcidos, dos sonhos pueris, dos porres sem culpa, das risadas espontâneas. Aprende a seguir sem elas e, sobretudo a ser feliz sem elas. E isso não acontece por que lapidamos nosso egoísmo, muito pelo contrário, ocorre por que descobrimos que o melhor lugar pra guardar a memória dessas pessoas tão especiais é um coração feliz, com todas as janelas abertas para o infinito.

Talvez você também já tenha ouvido falar muito de Jesus e até sabe o que ele ensinou, mas mesmo assim tudo isso parece não ter vida. Para Jesus nos curar da cegueira espiritual, das tristezas e decepções e nos dar uma nova vida, é preciso convidá-lo para efetivamente fazer parte da nossa vida. Jesus quer transformar a nossa vida, mas espera o nosso convite. Elias Torres

Amigo é aquele que nos ensina a respeitar , mostra o lado bom de estar vivo , está do nosso lado quando mais precisamos mas você meu caro , não e essa pessoa você é aquela que não se compara a nada pois se lugar em meu coração é grande como o céu estrelado amigo é pouco mais que um irmão é como um guardião e conselheiro real .

⁠O tempo passa e a gente vai deixando de se importar com certas coisas. A maturidade chega e aprendemos a valorizar mais aquilo que é real, que toca o nosso coração e nos faz crescer. Passamos a ser mais seletivos nos relacionamentos e não fazemos questão de aparecer. Tudo o que mais queremos é estar em paz com Deus e consigo mesmo!

⁠A religião gosta de guardar e preservar o que Deus recusa; Marcos 7.7-9: E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Negligenciando o mandamento de Deus, GUARDAIS a tradição dos homens. E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para GUARDARDES a vossa própria tradição.

Se quisermos ser discípulos segundo o Evangelho ensinado por Jesus, devemos saber fazer distinção entre “deus” e Deus, entre instituição e Igreja, entre crença e fé, entre fé nas doutrinas e fé Palavra, entre "milagres" das campanhas e Milagres sem barganhas, entre profissionais da fé e vocacionados e entre ter é ser.⁠

⁠Hj percebi que seguir seus passos não era pra mim, pois vc me ensinou a seguir com minhas próprias pernas e fazer minhas escolhas e seguir de cabeça erguida para o que der e vier, mesmo que machuque os outros, pois se lá na frente der frutos o resto poderá ser resolvido com o tempo e com sinceridade.

O voluntariado ensina-te a não esqueceres que és humano e a lembrar que dinheiro, superfluidades e futilidades são componentes também dispensáveis; posto isto, aprendes a noção de tempo em prol do tempo de outro ser humano. Contribuindo com um imensurável ato de amor, minimizando a solidão urbana e maximizando a verdadeira essência da tua existência.

Minha homenagem ao Dia das Mães vai para essas três pessoas que me ensinaram o que é ter e ser uma mãe de verdade! Minha avó, que sempre esteve do meu lado, me ensinou tudo, me amou acima de qualquer outra coisa. Minha mãe que fez o que pôde e ainda faz, que também sempre esteve ao meu lado em todos os momentos, que sempre mostrou que eu podia contar com ela, pra sempre. E minha filha que me deu uma força absurda pra que eu mudasse a minha vida e me enxergasse uma pessoa especial. Depois que ela nasceu, eu soube o que era amor verdadeiro! Eu soube quem era eu! Sou uma pessoa melhor e abençoada por tê-la na minha vida! Amanhã, será o primeiro dia das mães sem minha avó, vou seguir o exemplo dela e fazer deste dia, um dia mais que especial ao lado de todas as pessoas que amo!

Só sei que cresci. Talvez rápido demais, talvez sem aprender o bastante. Cresci e comecei a não ver mais graça naquelas coisinhas bobas da vida, aquelas que fazem o teu dia valer a pena. A vida veio e me tacou no chão, me obrigou a ser for e a superar tudo sozinho, então eu aprendi. Aprendi a ser frio, grosso, idiota, estupido, a ser egoísta e não dividir nada que é meu. Aprendi a me fechar. Construí um castelo em volta do meu coração só pra ter certeza que ninguém chegaria ate o meu ponto mais fraco. Aquela minha partezinha criança, frágil, boba, que ri atoa. Aquela parte que só poucos podem ver, que poucos sabem que ainda existe. Me escondi pra guardar o meu verdadeiro eu da vida que acaba com os sorrisos bobos de qualquer criança.

Todos sabemos que viver bem e felizes precisamos ser lapidados, preparados para aprendermos a importância de cada queda. Queremos que os jovens aprendam o português, mas não a falar de seus medos. Queremos que aprendam matemática, mas não a somar valores humanos, subtrair frustrações, dividir conquistas e a multiplicar a fé em tempos difíceis. Queremos que aprendam a orar, mas não a buscar e confiar em Deus. Queremos que aprendam a ter respeito, mas não somos exemplos. Queremos que saibam ser amigos, mas não temos tempo para mostrar que os melhores amigos estão dentro de casa. Queremos que saibam fazer escolhas, não bebam, não fumem, tenham responsabilidades e ficamos no querer, informamos, e não formamos! Queremos que nos amem e demonstrem, mas não nos abrimos para eles, não contamos nossas derrotas, não mostramos quem mora atrás dos papeis de Pai e Mãe, assim não ensinamos o valor e o salgado sabor de uma lágrima.