Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino

PASSADO = O QUE APRENDEMOS e FIZEMOS;
PRESENTE = CONSEQUÊNCIAS do passado mais O QUE ESTAMOS APRENDENDO e FAZENDO;
FUTURO = CONSEQUÊNCIAS!
Não nos prendamos ao PASSADO ele cumpriu seu papel e deve ficar lá para ser CONSULTADO ou LEMBRADO, NUNCA (RE)VIVENCIADO!
O maior EQUÍVOCO que podemos cometer na vida é deixarmos de viver o PRESENTE e comprometermos nosso FUTURO por um PASSADO que NÃO VOLTARÁ!

Inserida por SidTrombini

Dás a cana, ensinas a pescar, mas não dês o peixe, deixa que aprendam experienciando, para que cresçam em sabedoria!
Não te importes que a rejeitem ou a aceitem para serem simpáticos e a seguir a deitem fora, o teu trabalho está feito e será reconhecido por Deus.
Não faças nada esperando reconhecimento, nem desanimes com o desinteresse dos outros... lembra-te que estás a servir unicamente a Deus e Ele é justo num caso e noutro! Cada um colhe o que vai semeando.

Inserida por MariliaMasgalos

O SOFRIMENTO e a DECEPÇÃO nos ensinam a esperarmos menos das pessoas, diminuirmos nossas EXPECTATIVAS e com isto DECEPCIONARMOS menos!
O AMADURECIMENTO não está associado à QUANTIDADE de vida que vivemos, mas à INTENSIDADE de vida! Alguns períodos de nossas vidas acumulamos experiência equivalente a 50 anos em espaço de 05 anos, no caso inverso vemos pessoas passarem toda sua vida e adquirirem POUQUÍSSIMA experiência, comumente são pessoas que viveram ENGAIOLADAS, fugindo ao embate do COTIDIANO que machuca, mas AMADURECE!

Inserida por SidTrombini

Mais importante do que reclamar, seria aprendermos a votar. Pois pra eles é muito bom que o povo se mantenha leigo, e alienado a partidos políticos.
E quem não olha direito o caminho por onde veio, pode acabar quebrando a cara na volta dele.
Quando eles descem à rua da sua casa, eles não olham o caminho. E é por isso que eles não voltam pra quebrar a cara. E quem quebra a cara na volta é o povo, que confia que eles irão voltar.

Inserida por DEPAULAPARAENSE

É SÓ COMEÇAR!

Assim como a gente aprendeu a ver para ler e escrever, nessa ordem, é assim também com a nossa dança com as letras, a nossa intimidade com as palavras, surgindo o nosso amor pela poesia. A gente aprende a decifrar para entender o que sente.
Todos nós somos poetas, de um jeito ou de outro... Todos nós somos seres de sentimentos. Basta querer se desnudar para aliviar, para emagrecer sua alma de gorduras desnecessárias!
Para escrever, basta começar... Depois, se você quiser, pode bailar entre rimas e versos e enfeitar!
É isso, co-me-çar a rabiscar o que sente e o que pretende, iniciar com a exposição crua para as letras!

Inserida por SoninhaBB

JESHUA
Que Homem é esse que ensinou à todos que tem "olhos de ver e ouvidos de ouvir" que céu e inferno estão dentro de nós e a decisão de habitar um ou outro, está em nossas mãos e que nos dando provas irrefutáveis da reencarnação, afirmava ser o decapitado João, o mesmo Elias que decapitava seus inimigos sem dó nem piedade ! Quem é esse moço que anda sobre as águas e transforma água em vinho e que andando com todo tipo da escória humana, não se contamina?
Ele é O cara, que a mais de dois mil anos já era mestre em física quântica, e afirmava "Ser Aquele que é!"

Inserida por odairflores

Tempo, tempo, desgasta-me com tuas idas e vindas. Astuto, ensina; prudente, espera; rigoroso, não há escapatória. Fazei de mim maduro, fazei de mim seguro, fazei de mim humano. Ao passo que me dá, me tira, ó tempo que ainda tenho. Incertezas da vida, afinal qual mesmo o final dela? Tempo, rogo sua brandura e lisura ao forjar-me, fazei-me-ei maleável a fim de moldar-me a sua vontade de morfismo. Réplica do irmão maior é o que queres de mim? Réplica do irmão maior quero ser. Fazer a cada dia, um novo tempo.
Ó tempo, ensina-me a aproveita-lo, afasta de mim o que afasta-me de ti, fazei com que o tempo que ainda me falta, seja ao menos digno de tê-lo vivido. Porque no fundo de meu cerne desejo que no momento derradeiro vislumbre seu fim e o júbilo sublime da morte me leve a realidade, onde o terei pleno, verdadeiro, e infinito.

Inserida por juniorruivo

Aqui temos duas lições para aprendermos com os gestos de Tomé:

Que a dúvida nos diferencia da brutalidade que advém da pretensiosa atitude de se achar o dono da verdade. Onde existe brutalidade não pode haver paz. O saber sempre vem da humilde dúvida. A fé que não duvida e não questiona torna-se imatura e fanática.

Porém quando nos afogamos no mar das dúvidas não permitimos que o barco chegue ao porto seguro. O vento sopra a favor de quem sabe aonde quer chegar. A dúvida deve ser motivação para avançar em águas profundas. Assim descobriremos através das dúvidas que a vida é feita muito mais de escolhas do que certezas. Para conhecer a verdade é importante permitir a dúvida. Somos ser pensante e o questionamento nos afasta da superficialidade.

Inserida por gilbertobegiato

Ao sofrer com decepções sejam elas quais forem , com passar do
aprende-se a dar valor a si próprio.Pois do que sentido teria a vida
se não consegue ao menos amar quem realmente deveria se importar com você. Tudo na vida passa porém ela e uma somente então tens uma vida, e inúmeras oportunidades para recomeçar e ser uma nova pessoa defendendo seus ideias e se valorizando acima de tudo.

Inserida por kellens2

Aprender com as pessoas todo o sofrimento que elas passam!
Não podemos fazer nada por elas, a não ser Orar por Elas, falar uma palavra de conforto. A vida de quem sofre é tão triste, não é preciso você passar pelo sofrimento delas para saber o que se passa na mente delas. Aprenda, que um sofrimento machuca o coração, penetra a alma, e se a pessoa não for forte para superar, será mais uma vida perdida.
Uma sinceridade eu falo, sofro também ao ver tantas perdas, tantas coisas triste do nosso dia-a-dia entrando sobre todos nós. Então para você que hoje sofre, Levante a cabeça, faça uma Oração, pois podem todos te abandonarem, mas Deus nunca esqueceu de você, a cada sofrimento é uma provação, e depois da provação, se prepare, que a Vitória vem... EU Creio, e Verei todos que tem Fé em Deus comemorando a Sua Vitória!

Inserida por tarcisio29custodio

Na minha época qnd o brinquedo de uma criança quebrava ele era ensinado a consertar. Hj em dia se o brinquedo de uma criança quebra, estes são levados para as lojas para escolher um melhor.
E hj em dia ainda existem aqueles que se perguntam pq os relacionamentos não duram, e ai se encontra a realidade, seus filhos não sabem consertar, só sabem trocar por algo melhor. E disso, tende a piorar cada vez mais, me pergunto até onde chega a educação da sociedade, ou se tudo aquilo do passado se perdera no esquecimento. O que tinha valor ontem, hoje não tem mais. As amizades verdadeiras são raridade, valorize quem sabe consertar seus erros, que nunca te trocara por algo mais interessante.

Inserida por MaryBrandao

Como OCIDENTAIS, nossa referência religiosa é JESUS e ELE não ACUMULAVA BENS para ensinar os Conceitos Divinos, não VESTIA ROUPAS CARAS, não MORAVA EM MANSÕES, não ANDAVA NOS MELHORES E MAIS CAROS MEIOS DE TRANSPORTE da época!
"AMA A TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO!", este foi Seu PRINCIPAL ENSINAMENTO!
Simples assim!

Inserida por SidTrombini

ETERNIDADE - Um dos mais brilhantes ensinamentos de Jesus foi que "quando nos fazemos PEQUENOS/serviçais, além de DOMINARMOS nosso ego, nossa vaidade, nossa pseudo grandeza/superioridade, passamos a SER VISTOS, por poucos é verdade, como GRANDES”.
A consequência é que, em nossa ausência, aqueles a quem servimos sentem nossa falta, porque fomos úteis, porque fomos solidários, porque os servimos desinteressadamente...
Uma no cravo e outra na ferradura, além de nos melhorarmos, nos ETERNIZAMOS nos pensamentos e no coração de nossos semelhantes ao cumprirmos os desígnios do Criador!
Tô tentando!

Inserida por SidTrombini

VALORES - Precisamos REAPRENDER a ver o mundo com os olhos de uma criança, aprendermos a CONCILIAR as responsabilidades da fase adulta com a pureza, a simplicidade de uma criança. O “espírito de criança” precisa CONTINUAR VIVO dentro de nós, deixar de ser criança geralmente é uma “morte precoce”, é deixar de valorizar o que realmente tem valor, até que um dia percebamos que tudo de mais importante foi deixado para trás porque NÃO QUERÍAMOS MAIS SER CRIANÇAS!

“Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos Céus é para aqueles QUE SE LHES ASSEMELHAM”.
Jesus

“...Menino sonha com coisas
Que a gente cresce e não vê jamais...”
Todo menino é um rei – Roberto Ribeiro

Inserida por SidTrombini

TEU CORAÇÃO ESTÁ INQUIETO?
As nossas inquietações nascem em nosso coração porque ainda não aprendemos a descansar, confiar e esperar totalmente em Deus.

DESCANSA, CONFIA, ESPERA:
Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR (Jeremias 17:7).
Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, SENHOR, não desamparas os que te buscam (Salmos 9:10).

Busque ao Senhor, pois Ele te ouvirá e o teu coração terá paz. Descanse, confie e espere Nele, pois fará sempre o melhor na tua vida.

Inserida por LucianoSobral

O EGOÍSMO e o ORGULHO, contrários aos ensinamentos de Jesus, são características de seres humanos EM EVOLUÇÃO, são frutos de NOSSAS IMPERFEIÇÕES e são as maiores causas de NOSSOS SOFRIMENTOS, quem mais os têm, mais SOFRE nesta vida e no porvir, pois aqueles que estão cheios dos dois, costumam estar vazio das coisas importantes da vida EM ESPÍRITO, da VIDA ETERNA!
NÃO HÁ ERRO ou PECADO em possuirmos ou usarmos "COISAS MUNDANAS ou DO MUNDO" o erro está em ACUMULARMOS EXAGERADAMENTE, nos VICIARMOS e DEPENDERMOS!
O erro também está em nos supormos SUPERIORES aos nossos semelhantes ou ao próprio CRIADOR por termos posses materiais, formas físicas bonitas, inteligência...
Queridos irmãos na criação, neste mundo estamos de PASSAGEM, APRENDENDO e praticando o aprendizado, SERVINDO e sendo SERVIDOS, tudo é uma TROCA, sempre com o CONSENTIMENTO DO DONO DE TUDO – DEUS!
A qualquer momento podemos ser CONVIDADOS a deixar esta vida, como ficaremos na VIDA EM ESPÍRITO se continuarmos presos às COISAS DO MUNDO MATERIAL?
Lembremos do ensinamento que “VOCÊ ESTARÁ ONDE TEU CORAÇÃO ESTIVER” e verifiquemos se já não PASSOU DA HORA de começarmos a praticar o DESAPEGO?
A olharmos mais adiante, no PÓS VIDA MATERIAL?
Afinal, TODOS NÓS seguiremos este mesmo caminho, INEXORAVELMENTE!

Inserida por SidTrombini

SOMOS DESAFIADOS A APRENDER
Profª Lourdes Duarte
A cada hora somos desafiados a aprender nova lição, para expandir a consciência da conquista da paz e do amor a DEUS e ao próximo.
Quando a descrença povoar seu coração e você vacilar, sofrer e chorar, lembre-se que a cada dia Deus nos presenteia com novas oportunidades, a vida renasce e neste renascer há um ponto de luz em seu interior que pode desfazer todas as sombras e dúvidas.
Tenha fé, Deus é maior que tudo!

Inserida por lourdesduarte

"A gente tem de aprender a respeitar o outro.... e entender que não existe certo e errado... existe o jeito de cada um."

Ontem alguém me disse essa frase aí...

Respeitar o outro!!! Claro, evidentemente, sempre, 100% do tempo... 100% de toda a gente. E não só respeitar a gente... mas tudo o que há deve receber nosso respeito... e, se assim o fosse, o mundo estaria bem melhor, obrigada. "Ae irmão... respeito é pra quem tem", diz Sabotage.... e acho eu aqui humildemente que é pra quem não tem também. Todo mundo e todo o mundo merecem respeito ;)

"Não existe certo ou errado... existe o jeito de cada um".... genten, desculpa aí quem pensa diferenten... mas se o que existe é o jeito de cada um, valha-me Deus.... que confusão... mas respeito quem pensa assim... quem sou eu pra não respeitar o jeito de cada um pensar.

"Não existe certo ou errado
Existe o bom a se fazer e ao que você quiser".... diz Vivendo do Ócio.... veja bem, irmão...

Aí vem aquela pessoa e mata, e rouba, e engana, é supersacana - mas não existe errado... só o jeito de a pessoa ser... e ela segue impune porque nada nos une... cada um tem seu jeito único de ser... que no fim das contas é o certo porque é o jeito de cada um ser...

Então, existe o certo!!!! Não é!?

Só não existe mesmo é o errado... Que pecado!!

Inserida por RosangelaCalza

As pessoas ficam muito na dependência de líderes espirituais para aprenderem. Pastores, padres, mentores, seja lá quem for... falam o que querem (e fazem o que querem) e as pessoas não sabem nem questionar, são fantoches nas mãos de líderes manipuladores. As pessoas precisam fazer perguntas e aprender a buscar as respostas por conta própria, sem aceitar de imediato as filosofias e doutrinas que homens querem pregar. Deus nos deixou a bíblia para isso!
Líder que não aceita ser questionado não serve para liderança. Jesus era questionado e provado a todo tempo! E ele jamais se esquivou de responder a um questionamento.
Infelizmente são poucos (bem poucos) os líderes espirituais que nos incentiva a pensar, a questionar, a ser independentes e livres no sentido de aprendizado. O medo de perder dizimistas é maior do que o medo de perder sua alma. Por isso a grande maioria dos líderes religiosos se "confundem" entre "ganhar almas para Cristo" e "ganhar fiéis para o dízimo". E nessa o ensinamento não é passado a diante, não é feito com verdade e amor, com a gratuidade que Jesus ensinou aos apóstolos.
O que era pra ser Graça, ainda é Lei. O que era pra ser Jesus, ainda é Moisés (e em muitos casos é mamon). O que era pra ser socorro e refúgio ainda é business, clube, teatro, coisas do tipo.
E por isso o mundo está como está... A humanidade não entendeu nada!
Eu não entendo muito e nunca vou entender tudo, mas uma coisa eu já entendi: não preciso de ninguém e de lugar nenhum para entender! Se eu tenho uma bíblia, tenho a teoria. Se tenho oportunidades para amar, tenho a prática. Tendo Jesus, tenho tudo!

Inserida por ketantonio

“Apenas Sou...”

"Sou a que erra uma vez, e acerta duas, pois aprendeu com o erro anterior...
A que não tem pressa, mas também não fica de braços cruzados, esperando acontecer...
Sou aquilo que aprendo a cada dia, e também o que ensino.
Sou o exemplo de meus irmãos: boa e ruim, nada Igual...
Sou a que passa doze horas meditando, e o resto do dia colocando em prática.
A que planeja mim, e realiza mim e um!
Aquela que apesar de tudo, mantém sua fé na ativa. e quase sempre recompensada por nisto crer...
Não só acredito, como faço acontecer! Sou o que poucos são e talvez, jamais serão!
Sou silencio em meia multidão...
Sou puro coração!
Sou grito, dentre os que se calam na hora errada...
A que anda armada de força, fé e sorrisos, tentando derrocar aos que vem com intenções opostas!

Inserida por Suellenojones

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp