Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino

⁠MINHA MOCIDADE
Dizem que suave é o coração de um jovem,
Pois ainda não aprendeu a se ferir,
Não foi corrompido pelo dia a dia imóvel
E nem viu os sonhos se despedaçarem.
Ser jovem é cativar a inocência;
É ter, nos olhos, esperanças.
A juventude é a idade das utopias,
É o tempo de se saber invencível,
Imortal.
Depois que ela passa,
Passamos o resto da vida
Procurando respostas,
Sem sabermos, ao menos,
Que apenas isto nos basta:
Ser jovem,
Mesmo que de pele enrugada.

NINGUÉM ME ENSINOU!

Leonildo Alves de Sousa

Ninguém ensinou como eu deveria ser
Aí você me falou e comecei a aprender
E, realmente, ficou bem o meu viver...
Foi com você que aprendi a ter prazer!

Eu era ingênuo, não sabia nada da vida
Alguém do interior, tímido, sem talento
Que não sabia o que era afeto e guarida
Vazio, sem emoção e frio de sentimento!

Não era nada, absolutamente ninguém
Vivia por viver, vendo o tempo passar
Sem maldade, o pensamento no além
Mas, você me ensinou e aprendi a amar!

Aí, começou a alegria do meu pleno ser
A maior satisfação que consciente já tive
Aprendi que amar é emoção, é ter prazer
E é felicidade tá com quem se convive!

Amar é tudo de bom, é show de bola
É a coisa que dar toda paz e alegria...
A qualquer tempo e, ou, a qualquer hora
Amar é se soltar, é festa, dança e poesia!

Amar é o homem se tornar criança
Puro, alegre, transparente e sorridente
Amar é não perder a fé e a esperança
E se sentir leve e ficar sempre contente!

Aprendi isto contigo e agora sou feliz
Você cuidou de mim e me ensinou a ficar
A minha vida tomou o rumo que você quis
Agora com você sei o que é amar e amar!

Inserida por leandro_alves_7

Aos mestres, os PROFESSORES, eles com missão não de ensinar TUDO, porque esse tal de tudo, é genérico; mas com ideal de nós passar as POSSIBILIDADES, essas que fazem de nós alunos também aprendizes de mestres feito eles.
Uma Gratidão impagável e as nossas,
Muitas Gracias!
Pois somos eternos alunos.

Inserida por dalainilton

IMPETUOSO

Ensina-me a não estar afoito
Diante da tua beleza
Pois quando te percebo me sinto trêmulo
Como a bandeira que tremula ao vento
Presa ao próprio pêndulo
De um único fio do teu cabelo

Eu sou teu artífice e vértice
Tu a hélice que impulsa além da bússola
Que me prende e norteia ao curso
Íntimo que em mim navega

Carrega-me e me refaça
Doma meu ímpeto a conter-se
Ou desnuda se embriaga comigo
Do mesmo beijo voraz do vinho
Vertido da mesma taça

Inserida por psrosseto

A menina que você conheceu cresceu, hoje é uma mulher cheia de sonhos e objetivos. Aprendeu com os erros a se levantar quando cair, aprendeu que não é preciso perder para valorizar, que sempre pode recomeçar do zero, a reconhecer seus erros e pedir perdão.
Aquela menina aprendeu com o tempo a superar a dor, que nem sempre teremos dias felizes, mas que o amanhã sempre será um novo recomeço, aprendeu a falar "eu errei, me perdoe", como a dizer um "te amo". Pois é, a menina virou mulher, uma mulher que hoje sabe o que quer e que não vai deixar ninguém dizer que ela não é capaz de chegar onde quer.

Inserida por ana_rios

A Bahia tem uma magia que é só dela!
Ela ensina, cura e recupera.
São processos mágicos, lentos que te fazem perceber o gosto e a importância do vento.
É banho de mar de dia, banho de mar a noite, tira seus medos como uma mãe que te apresenta o escudo e a foice!
Por aqui também existe banho de sol e lua, dança na rua, que cativa os nativos, os visitantes e toma tua alma nua.
Eu, humana falha, aceito todo o poder, toda a sabedoria que ela vem me ensinando a cada dia, e é por isso que eu lhe digo, SOU LOUCA POR TI BAHIA!

Inserida por klarawingler

A verdadeira liberdade é um ato puramente interior, como a verdadeira solidão: devemos aprender a sentir-nos livres até num cárcere, e a estar sozinhos até no meio da multidão.⠀
Estando entre muitos, vivendo com poucos, pensando como ninguém.
Devemos saber diferenciar certas coisas, à males que vem para o bem.
Estar sozinho nunca foi ruim, diferente de estar mal acompanhado, entenda sobre a verdadeira solitude, e nunca mais se sentirá sozinho.⠀

Inserida por allanbelotti

Todas as notas erradas

Bom e reto é o Senhor; portanto, Ele ensina os pecadores no caminho. -
Salmos 25: 8

Escritura de hoje : Salmo 25: 6-9

Ansel Adams, o conhecido fotógrafo de paisagens e conservacionista, contou uma história sobre si mesma da qual gosto desde que a ouvi. Antes de se tornar famoso como fotógrafo, estudou piano e mostrou algum talento. Em um de seus primeiros recitais, ele tocou Nocturne de Chopin em Fá Maior . “De uma maneira estranha”, ele disse, “minha mão direita começou em afiado maior, enquanto minha mão esquerda se comportou bem em Fá maior. Eu não poderia reuni-los. Passei a noite inteira com as mãos separadas por meio passo.

No dia seguinte, alguém foi até ele e comentou brincando: "Você nunca perdeu uma nota errada!"

Talvez você se sinta assim sobre o seu desempenho como cristão. Você quer viver para Deus e agradá-Lo, mas em alguns dias parece que “nunca perde uma nota errada”. Você se sente como um fracasso. “Como Deus pode se importar com um pecador como eu?”, Você pergunta.

No entanto, você pode ter certeza de que Deus o ama e o ajudará se você chegar a ele. O salmista declarou que o Senhor “ensina os pecadores no caminho. O humilde guia em justiça e o humilde ensina o seu caminho ”(Salmo 25: 8-9).

Portanto, não desista de si mesmo - Deus não! Confesse seus pecados e humildemente busque a ajuda Dele hoje. —DHR

Refletir e orar
Jesus morreu na cruz por todos os seus pecados - não apenas por alguns deles. David H. Roper

Inserida por 2019paodiario

A oração de escuta

Ensina-me o teu caminho, ó Senhor; Eu andarei na tua verdade. -
Salmos 86:11

Escritura de hoje : Salmos 86: 1-12

Como você se sente quando fala com alguém que não está ouvindo você? Isso pode acontecer com um amigo que tem seus próprios planos para o andamento de uma conversa. Ou pode acontecer quando a outra pessoa simplesmente não quer ouvir o que você tem a dizer.

Agora pense sobre isso em relação à sua vida de oração. Será que a maneira como conversamos com Deus é uma conversa unilateral dominada por nós? Observe a observação de William Barclay no Livro de orações do homem comum : “A oração não é uma maneira de fazer uso de Deus; a oração é uma maneira de nos oferecermos a Deus para que Ele possa fazer uso de nós. Pode ser que uma das nossas grandes falhas na oração seja que falamos demais e escutamos muito pouco. Quando a oração está no auge, esperamos em silêncio a voz de Deus para nós. ”

Podemos chamar isso de “oração de escuta” e é uma prática que precisamos desenvolver. Precisamos encontrar uma maneira de ficar a sós com Deus em silêncio, para falar com Ele sinceramente, tendo tempo para ouvir as urgências do Espírito e as instruções de Sua Palavra. Devemos dizer: “Ensina-me o teu caminho, ó Senhor; Andarei na tua verdade ”(Salmo 86:11).

Estamos falando tanto que não ouvimos o que Deus diz? Nesse caso, precisamos aprender a arte da oração de escuta. —JDB

Refletir e orar
Precisamos reservar um tempo
para ler a Palavra de Deus e orar,
e ouvir a voz do Espírito
para nos guiar em Seu caminho. —Sper

Deus fala através de Sua Palavra - reserve um tempo para ouvir. Dave Branon

Inserida por 2019paodiario

Quando procuramos aprender com as dificuldades do presente, conquistamos pouco a pouco a resistência necessária para as dificuldades que poderão surgir no futuro.

Maturidade não se ganha de "mãos beijadas". É necessário querer aprender de vários modos e situações, para que assim, a conquistemos pouco a pouco.

A maturidade não é relativo a idade da pessoa, e sim a forma que ela é conquistada, pois se fosse relacionado a idade, não iríamos ver tantas pessoas com mais de 30 anos fazendo besteiras.

A maturidade pode ser conquistada em níveis diferentes, desde a juventude até a velhice.

Inserida por daniel3808

Algo que aprendemos tão facilmente, é julgar o outro. Julgamos a todo momento baseado em nossos achismos. E como temos sido mal juízes...
Julgamos o vestir, o falar, o andar, o estado ser...
Julgamos a beleza ou até mesmo a falta dela.
Julgamos a vida do outro que aparentemente é maravilhosa e as vezes julgamos porque a vida do outro poderia ser maravilhosa...mas qual o propósito desses nossos julgamos? Onde nós levará?
Mas já parou para pensar onde esses julgamentos podem levar aquele que por nós são julgados?
Talvez a um tribunal, sem direito a defesa para que seja condenado.

Inserida por Liz36

Bom dia
O verdadeiro previlegiado é aquele que aprendeu a conhecer a si mesmo e também compreendeu o que é ter verdadeira intimidade com Deus sem religiosidade. Todos os outros tipos de aparentes previlegios, sejam cargos, diplomas, bens, são meras ilusões de ego e orgulho e falsa base de poder.

Inserida por valdirventuri

Mestre? É assim que posso te chamar pois você me ensinou tantas coisas , talvez você ache que fez apenas o essencial para que eu pudesse dar meus passos firmes .
Você me ensinou que cada pergunta pode ter mais de uma resposta... Penso que esta é a oportunidade perfeita para agradecer por tudo aquilo que o senhor faz, por tudo que ensina em aula e também por tudo de bom que a sua postura seria sugere a min e todos meu colegas...❤️


Dedicado ao meu professor Luís Carlos zungalo

Inserida por barbara_alves_2

Brasão e Kamon

No vasto campo onde tudo se estende,
Observa a natureza que tudo se aprende!
Estiliza as coisas, faz na alma abertura,
Desta forma o Suzuki ou o Nishimura!

No Japão já disposto no esquema
No simbolismo a fazer sobrenome
Da origem a representação, o nome;
Os clãs em forma de um emblema!

Neste ritmo pensei aqui no Brasil
Os sobrenomes sob o céu azul anil
Tem emblema no berço de origem?

Todo fazer é imaginário da modelagem
Onde a diferença está no criar, na teima
Se brasão ou kamon, não tem problema!

Inserida por marialu_t_snishimura

É isso o catecismo aprender a amar respeitar ser fraterno e digno e digo-vos confessar-se e saber os vícios que se tem e saber o grau de prazer que se sente,o Diabo fez e faz sua obra aqui acredito que a humanidade essa hora esta toda com cara de Diabo é assim que lançou a maldição em Adão e Eva e é assim que o pecado esta instalado na humanidade em vícios,luxurias,avareza,cobiça,ira etc.
Ninguém é totalmente desinteressado o abençoado de fortuna mais uma vez é assolado e desola.

Inserida por GilmardaSilvaPaiva

Aprendendo a consolar

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de todo conforto. - 2 Coríntios 1: 3

Escritura de hoje : 2 Coríntios 1: 3-11

Quando soube que o bebê de sua melhor amiga morreu, Andra não sabia o que fazer. Ela deveria ligar para a amiga imediatamente ou esperar alguns dias? O que ela deveria dizer? Ela pediu conselhos à mãe, Mary Farr, capelã de hospital infantil. "Ligue para ela agora", disse a mãe. "Diga a ela que você a ama e que você ligará mais tarde." Andra seguiu esse conselho, e isso significou muito para sua amiga.

Como devemos responder quando aqueles com quem nos preocupamos sofrem uma perda? Segundo Coríntios 1: 4 nos diz que Deus "nos conforta em todas as nossas tribulações, para que possamos consolar aqueles que estão com problemas, com o conforto com que nós mesmos somos consolados por Deus". Está na escola de conforto de Deus que aprendemos a entender melhor as necessidades daqueles que machucam.

Mary Farr escreve: “Vivemos em um mundo frágil e imperfeito, tingido de quebrantamento e encoberto por perguntas sem resposta. Algumas coisas realmente não são justas. Isso é difícil. ”Ela encoraja as pessoas a resistir à tentação de preencher o silêncio com a conversa. Em vez disso, precisamos nos sentir à vontade em dizer "não sei" e não tentar fornecer respostas fáceis. E quando não há nada a dizer, apenas sente-se juntos.

Quando os amigos precisarem de consolo, peça ao “Pai das misericórdias” (v.3) para lhe ensinar o que dizer e fazer. - David McCasland

Refletir e orar
O conforto que Deus nos deu
Ele quer que agora compartilhemos
com outras pessoas que estão sofrendo
E presas no desespero da vida. —Sper

Deus nos conforta para nos tornar edredons. David C. McCasland

Inserida por 2019paodiario

Devemos aprender a sentir felicidade nas coisas que conquistamos, por menores que elas aparentam ser. E nos desviarmos daquilo que, no momento, está fora de nosso alcance.
Perdemos nossa identidade e felicidade ao fazermos exatamente do contrário. Ao passarmos a dar mais valor àquilo que está ao nosso alcance, como parar e até se isolar, às vezes para ouvirmos um bom som, ou assistirmos um bom filme, isto aos poucos vai nos dando uma dimensão diferente daquilo que procuramos em vão e com tantas contrariedades conseguidas.
Aos finais de semana ou feriados, juntando-se um som de fundo, bebericando de forma moderada com bons amigos, e trocando ideias sobre esporte ou outro assunto que nos faça sorrir muito, não tem preço. A felicidade é domesticável, podemos alcançá-la construindo-a da maneira mais conveniente para nós.

Inserida por ivan_teorilang

DICAS PARA APRENDER LÍNGUAS.

Foi o que eu disse no grupo de poliglotas e vou dizer aqui a base de um bom conhecimento de línguas e estudar o vocabulário e utilizar-se dele seja na pratica oral seja na leitura ou escrita vai ficar mais solidamente gravado as palavras que você faz mais uso para línguas que se utilizam de outros alfabetos memorize-os cada letra uma a uma cada situação que você for fazer suas situações rotineiras coisas que você mais gosta de falar use-os assim não sera um enfado para você aprende-las.

Inserida por GilmardaSilvaPaiva

Humildade

Preciso aprender a ser mais humilde.
Dar a minha humilde contribuição.
Carregar o humilde grão que florescerá, um dia, na colheita grandiosa.
Colheita que trará à luz a grandeza oculta na humildade.
Pois dele nasce tudo o que, um dia, germinará,
mostrando-se à Terra como nobre e valoroso.
Se não porto o grão que me cabe,
caindo na inércia, em meu delírio de vaidade,
quem transportará o grão ?
Quem fecundará o ventre da Terra, para que a colheita surja, radiante ?
Haverá, por acaso, maior grandeza no fruto do que na semente ?
A Lei Universal da Necessidade, que os irmana, dirá que não.
Apenas os separa uma ilusão, nossa enganosa ilusão do tempo.
Que mérito haverá, se cabe a mim o grão,
querer que outros vejam em mim o fruto que não tenho,
pois o tempo de frutificar não é o meu tempo,
nem é minha a doçura e a plenitude realizada do fruto,
mas apenas a simplicidade e a promessa do grão ?
A grandeza do grão é a que me cabe.
A potência discreta e calada, insuspeitada até, de uma colheita generosa.
A paciência e a resistência à adversidade, guardando o segredo e a magia da vida.
Aos Deuses e aos Mestres, peço que semeiem
nessa terra fértil, que é meu coração,
o poder da humildade, que constitui, precisamente,
a grandeza do grão.

Inserida por luciahga

Tudo que vai,tem que voltar…
Tudo tem seu fim…
tudo tem seu adeus…

Devemos aprender isso, as coisas não são para sempre. Tudo tem que acabar um dia, mesmo que a gente dê o nosso melhor para que o fim nunca chegue…”ele” de uma forma ou de outra irá vir… Por isso devemos cuidar, amar e aproveitar até o último suspiro…Para que quando a história acabar, possamos ver que a introdução valeu a pena…
Durante esses suspiros “infinitos”, devemos ver que tudo vai ficar bem…
Temos uma vida cheia de guerras, lutas, discussões, saídas, partidas…Mas mesmo assim insistimos em acreditar que algo melhor irá vir…
Que um novo “porque” irá mudar a nossa vida,nossa rotina e nossa caminhada…
Serão partidas, saídas, despedidas que nos machucaram e que nos fará chorar…Mas isso nos fará bem, e nos dará sabedoria para viver momentos mais difíceis…
Simplesmente continue… continue

Inserida por JuniaKoala