Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
Nem todas as perdas são dores.
Há aquelas que servem de ensinamentos.
E cada perda que tive na vida, trago no peito, como sinal de que posso superar, posso ir além.
Nenhuma perda me deixará prostrada ao chão.
Nenhuma perda me fará sentir menos do que sou.
Porque sei que mereço o melhor.
E se o melhor é deixar para trás certas coisas, e seguir, é para lá que vou.
Jô Bessa
Escuridão...
Quando aprendemos a caminhar sem medo, nenhuma escuridão impedirá nossa visão e andaremos pela noite com a certeza e a firmeza de alguém que conhece o caminho porque os olhos que direcionam, são os olhos que aprenderam a enxergar, mesmo quando o sol se põe.
by/erotildes vittória
Quantos exemplos a natureza nos dá ensinando através das estações que sem ciclos não existe renovação. É necessária a seleção natural do inverno para que surja resplandecente a primavera. Assim somos nós, precisamos aprender esquecer e aceitar o que não realizamos para que possamos nos renovar. Quando permitimos que algemas invisíveis cerceiem novos sonhos, prendendo-nos no passado, morremos lentamente. Plante um canteiro em seu coração e regue as sementes com amor para que novas flores brotem e preencham de beleza sua vida.
Luiz Machado
Com o tempo a gente aprende.
Aprende a não depender de prestígio de qualquer pessoa pra então iniciar um projeto e seguir em frente.
Aprende a sobreviver as contrariedades se dando o direito de raciocinar por si só e fazer suas escolhas, assim como todos, decidir pelo que te faz bem.
Aprende a não se viciar em afetos pois um dia vc poderá ficar sem eles daí não saberá como sobreviver.
Aprende que você tem valor e capacidade de contribuir para o bem de outros e portanto se imuniza contra os que tentam te convencer do contrário.
Aprende que não é tão importante justificar-se para os outros tão pouco explicar o que não querem entender.
Aprende que aqueles que te deixam, deixam porque não quiseram fazer parte da sua vida então deixo-os ir, é deles esse direito e o benefício é nosso.
Aprende que nos relacionamos com todos os outros mas a intimidade é para poucos, que a porta deve ser guardada para que não entre aqueles que só pretendem bagunçar e sair.
Aprende a se calar ignorando as pequenas distrações que vem desviar do foco e a falar quando preciso.
Aprende a amar o outro com suas limitações, retribuindo o afeto e considerando que somos imperfeitos mas necessitamos de amor.
Aprende a aprender com todos o que de melhor eles tem a ensinar, contudo observa os sensatos pois eles conhecem melhor o caminho.
Enfim, a gente aprende. Aprende tanta coisa que a vida passa a ser instigante ao ponto que já ansiamos pelo que ainda há para aprender pois a vida é um escola e ensinar é o propósito dela.
Nada aprendo de nobre com quem diz não ter nada mais para aprender com os outros, com os mais simples, por mais sábio que digam que esse seja.
A AUTOSSUFICIÊNCIA FAZ DOS MAIS SÁBIOS OS MAIS NÉSCIOS!!!
Por isso vejo muitos que se desviam do caminho, do ciclo da sabedoria, se desligam da fonte, carregando só o que tem na bagagem... ARROGANTES E PRESUNÇOSOS... Os mais difíceis de se disciplinar.
Eles se fortalecem com a certeza da admiração de muitos, muitos que não têm "a sabedoria dele". É como o mais forte que domina o mais fraco, se alimentam das suas vibrações para ainda se sentirem sábios, e quanto aos que não o admiram, eles os fazem de alvo para elevarem seu ego.
18- Ensino x Educação
(No ano de 2008 escrevi alguns textos sob o nome de Esqueçam o Autor)
Dizem que a realização do ser humano só se dá quando ele planta uma árvore, põe um filho no mundo e escreve um livro. Eu já plantei uma árvore, que depois fui obrigado a cortar, coloquei dois filhos maravilhosos neste mundo e ainda não escrevi um livro, mas o que estou escrevendo daria sim para transformar em livro, só que ficaria inacessível para um grande número de pessoas devido ao preço das publicações aqui no Brasil, opto então por colocar minhas “divagações” neste instrumento cada dia mais barato e democrático que é a internet. Deveria estar realizado, segundo a concepção daqueles que defendem esta ideia... NÃO ESTOU! Todos os dias procuro fazer o melhor que posso para melhorar a vida daqueles que estão ao meu alcance, e todos os dias percebo que ainda há muito mais por fazer, sinto-me feliz com a felicidade dos outros e frustrado por perceber que sou somente MAIS um colibri apagando o fogo da floresta com as gotículas d’água em meu bico. Tenho plena consciência que a solução dos problemas passam sempre pelas ações daqueles que efetivamente vivem os problemas, mas sempre também os que vivem os problemas precisam ser esclarecidos para que possam solucionar seus problemas (casos há em que as pessoas vivem os problemas, sabem a solução mas insistem em não resolvê-los, aí é uma questão de livre arbítrio, devemos respeitar), se queremos ajudar precisamos envolvermo-nos, conhecer o problema na sua totalidade, identificar os recursos disponíveis (sejam eles financeiros, intelectuais, religiosos, culturais, etc) das pessoas envolvidas e ACONSELHAR, a partir daí afastarmo-nos e aguardar que a semente germine, em caso desta primeira semente não vingar e formos chamados a semear outra vez, devemos recomeçar todo o processo, e de novo, e de novo, tal qual o agricultor no campo.
Observaram que tudo depende sempre do ENSINAMENTO/CONHECIMENTO? A máxima “Conheceis de tudo e guardeis o que for bom (verdade)” está aqui contida, o conhecimento ou a verdade liberta. Quando somos EDUCADOS, somos ensinados também, mas a educação tem muito mais a ver com procedimentos culturais, familiares, grande parte das vezes a educação é regional. O ensino/conhecimento é UNIVERSAL, a maioria de nós nunca esteve na China, mas sabemos que lá atualmente o ar está irrespirável (literalmente), devido ao grande canteiro de obras que a China se tornou (em função das olimpíadas, todas ou quase todas as obras deveriam ser suspensas no final do mês de junho para melhorar a qualidade do ar), estão vendo, isto é ensino/conhecimento. EDUCAÇÃO é o destino que damos ao ensino/conhecimento, podemos ser BEM OU MAL EDUCADOS, como educação podemos citar os hábitos (raríssimos nos dias de hoje) de pedir licença, agradecer, dar lugar para um idoso ou portador de necessidades especiais; fomos (éramos) ensinados a nos comportar assim, e até quando a sociedade humana não havia enlouquecido/cedido de vez ao CONSUMISMO, tínhamos uma grande influência da família - célula básica e fundamental de uma sociedade, influência do templo religioso, influência da escola, etc. Em função do forte apelo do consumismo (consumismo EXAGERADO), as pessoas perderam o rumo, houve um crescente impulso pessoal e coletivo pelo novo (tecnologia, facilidades, conforto), precisavam consumir para experimentar, usufruir, mas infelizmente ninguém inventou até hoje um botão liga/desliga para este processo. Sofremos hoje de uma doença chamada CONSUMISMO, que ainda não foi diagnosticada pela medicina oficial, mas esta doença consome as famílias, os templos religiosos, as escolas, as almas. Pensem comigo e digam-me se estou errado, à frente das famílias, dos templos religiosos, das escolas, temos ou não temos seres humanos ansiosos por consumir? Vemos ou não pais de famílias, representantes religiosos, diretores e professores das escolas sofrendo silenciosamente porque não conseguem consumir o que gostariam? Para mim, a base de quase todas as doenças do século passado, deste século e dos séculos vindouros (até que o ser humano consiga bloquear estes impulsos que são pessoais, mas que já se tornaram coletivos e como tal a cada dia mais vem crescendo e se realimentando) é a insatisfação do NÃO PODER CONSUMIR, a maioria das vezes nem importa o simples NÃO TER, mas incomoda muito o NÃO PODER TER (o objeto de consumo nem precisa ter utilidade para nós, mas precisamos dele para mostrar para todos, algumas vezes para nós, que o temos). Vivemos num mundo em que as aparências (que cada vez mais enganam) falam mais que os conteúdos, não é incomum depararmo-nos com pessoas aparentemente bem sucedidas na sociedade, com uma imensa matilha de lobos sedentos farejando seu patrimônio, pois que há por trás daquela aparente posição social um enorme descontrole financeiro provocado exatamente pela necessidade de mostrar à sociedade que é bem sucedido. Ou interrompemos este processo ou jamais conseguiremos sair deste que é o verdadeiro inferno, pois que já aprisionou e faz sofrer milhões, bilhões de almas pelo planeta afora. Algumas pessoas entenderão o que estou falando, a grande maioria interpretará como sendo o desabafo de quem não tem para consumir, despeitado. Faz-me lembrar a história do viajante que ao se deparar com uma mangueira à beira da estrada, envidou todos os esforços para derrubar uma única e linda fruta que postava-se num dos pontos mais altos da árvore, várias tentativas foram feitas para derrubar o fruto e nada, vendo que não conseguiria, o viajante recompôs-se e para não se sentir desacreditado, murmurou para si: “Também aquela manga estava podre!”.
Todos estão convidados a colher a manga (durante o processo de colheita podem e devem atirar pedras, paus), mas se não conseguirem, por favor, não cortem a árvore, interrompam imediatamente o arremesso dos paus e pedras. Deixem a manga lá, ela servirá certamente para alimentar os pássaros, que também são filhos de Deus e só querem alimentar-se das frutas, beber as águas dos rios, abrigar-se nas árvores, voar nos céus límpidos, felizes com a simplicidade da natureza que tudo lhes dá de necessário para viverem, procriarem, combaterem através de sua alimentação a procriação excessiva de animais como grilos que tornam-se pragas para os campos, ocupando assim sua função no cenário Divino que a todos provê do necessário para serem felizes como Deus quer.
A propósito, nunca vi um pássaro sofrendo por não poder consumir um escargot francês, ou não ter uma pluma européia para formar seu ninho!
Que a paz (esta sim pode ser consumida em excesso, quanto mais tivermos mais teremos para dar) de Deus esteja conosco!
07 Julho 2008
“eu abrirei minha asas e aprenderei voar.
eu farei o que for necessário até tocar o céu.”
Sairei da escuridão e do meu comodismo,
comodismo que não me deixa ser feliz.
irei bem alto onde jamais fui, onde meus
pensamentos sempre quis que eu estivesse.
darei as mãos ao que me faz bem e colherei
frutos daquilo que um dia plantei.
As vezes posso não saber como vencer, mas Deus sempre me ensina a superar, o tempo DEle é diferente do meu, e no momento certo eu vencerei essas lutas , só preciso ter paciência e Esperar!
Esperar em Deus é a melhor solução, descanse seu Espírito, pois as lutas são grandes, e Espírito fraco, nada vence, mas Espírito fortalecido pelo poder de Deus, é capaz de vencer Tudo!
Nós sequer percebemos, mas somos "ensinados" a não pensar LIVREMENTE, sempre há "alguém" nos influenciando, nos conduzindo ao "PENSAMENTO COLETIVO", ao "COMPORTAMENTO PADRÃO" e nós acabamos por adotar tal postura, a ponto que, quando nos surge um "outro alguém" pensando diferente, nós o ROTULAMOS de "anormal", "revolucionário" ou "louco"...
Esta corrente é tão intensa, tão oculta e tão silenciosa que sugerir beleza em uma lagarta é QUASE UMA INSANIDADE!
Você não pode ensinar nada a um homem, você pode apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo!
Galileu Galilei
Galileu viveu em uma época perigosa, foi obrigado a declarar publicamente “que não acreditava na terra em movimento e no sol parado”, desmentindo seus estudos que a Terra não era o centro do universo e que esta girava em torno do sol.
Aqui, se refere às IMPOSIÇÕES, sabia ele que qualquer ENSINAMENTO precisa passar antes pelo CRIVO DA RAZÃO para ser PROCESSADO E ACEITO pela MENTE HUMANA!
Enganam-se aqueles que acreditam poder dominar eternamente seus semelhantes pela MENTIRA na forma de HISTÓRIAS FANTASIOSAS que afrontam a RAZÃO HUMANA, chega uma hora em que os “aprisionados” acumulam CONHECIMENTO E DISCERNIMENTO suficientes e começam a contestar estas “VERDADES MENTIROSAS”!
PASSADO = O QUE APRENDEMOS e FIZEMOS;
PRESENTE = CONSEQUÊNCIAS do passado mais O QUE ESTAMOS APRENDENDO e FAZENDO;
FUTURO = CONSEQUÊNCIAS!
Não nos prendamos ao PASSADO ele cumpriu seu papel e deve ficar lá para ser CONSULTADO ou LEMBRADO, NUNCA (RE)VIVENCIADO!
O maior EQUÍVOCO que podemos cometer na vida é deixarmos de viver o PRESENTE e comprometermos nosso FUTURO por um PASSADO que NÃO VOLTARÁ!
O SOFRIMENTO e a DECEPÇÃO nos ensinam a esperarmos menos das pessoas, diminuirmos nossas EXPECTATIVAS e com isto DECEPCIONARMOS menos!
O AMADURECIMENTO não está associado à QUANTIDADE de vida que vivemos, mas à INTENSIDADE de vida! Alguns períodos de nossas vidas acumulamos experiência equivalente a 50 anos em espaço de 05 anos, no caso inverso vemos pessoas passarem toda sua vida e adquirirem POUQUÍSSIMA experiência, comumente são pessoas que viveram ENGAIOLADAS, fugindo ao embate do COTIDIANO que machuca, mas AMADURECE!
Mais importante do que reclamar, seria aprendermos a votar. Pois pra eles é muito bom que o povo se mantenha leigo, e alienado a partidos políticos.
E quem não olha direito o caminho por onde veio, pode acabar quebrando a cara na volta dele.
Quando eles descem à rua da sua casa, eles não olham o caminho. E é por isso que eles não voltam pra quebrar a cara. E quem quebra a cara na volta é o povo, que confia que eles irão voltar.
Leia Atos 20.24
Eu agradeço ao meu Senhor e, Salvador que desceu e repousou; Aquele que me ensinou a transformar meus sofrimentos em pérolas com "o guardar das minhas sementes."
Hoje graças ao Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo na minha árvore da vida florescem os frutos de Cristo e, trazem as novidades melhores. Nem sempre foi assim (antes que eu admirasse a doutrina) - eu tive uma cegueira espiritual que precisou de muita saliva e, muita sede que somente a água da vida pôde saciar... Com essa água pude me lavar e me tornar uma nova criatura! Graças a tal experiência, hoje, a cada dia mais, a cada segundo eu almejo a grandeza da salvação e, o meu agradecimento vai além de palavras pois tenho agora a responsabilidade diante dos demais de testemunhar o valor que cada alma possue para o Salvador.
Ele pediu
Um beijo
Ela aceitou
Ela não
Sabia beijar
Ele ensinou
Ela não
Sabia amar
Ele ensinou
Ela não
Sabia sonhar
Ele ensinou
Ela não
Sabia viver
Ele ensinou
Ela não
Sabia sorrir
Ele ensinou
Ela não
Sabia beber
Ele ensinou
Ela não
Sabia dançar
Ele ensinou
Ela não
Sabia mais
Ele mudou
Ele sabia
A mulher
Que tinha
Pois ela
Mostrou
Ele sabia
Que ela
Era única
Pois ele
Avisou
Ele sabia
O seu valor
Então ele casou..
"Essa teoria da causa determinante dos nossos atos ressalta com evidência de todo o ensino que os Espíritos hão dado. Não só é sublime de moralidade, mas também, acrescentaremos, eleva o homem aos seus próprios olhos. Mostra-o livre de subtrair-se a um jugo obsessor, como livre é de fechar sua casa aos importunos. Ele deixa de ser simples máquina, atuando por efeito de uma impulsão independente da sua vontade, para ser um ente racional, que ouve, julga e escolhe livremente de dois conselhos um. Aditemos que, apesar disto, o homem não se acha privado de iniciativa, não deixa de agir por impulso próprio, pois que, em definitivo, ele é apenas um Espírito encarnado que conserva, sob o envoltório corporal, as qualidades e os defeitos que tinha como Espírito."
(livro dos Espíritos - questão 872)
No mural havia uma escrita milenar, começava a aprender a tradução de símbolos que haviam sido perdidos no tempo, e agora recém descobertos nessas pequenas frações de papiro.
Em uma escrita cuneiforme e um tanto fora do uso popular, fez-se ganhar conhecimento para descobrir seus enigmas.
Seus traços levaram a mapas, onde tesouros inteiros permaneciam intocáveis.
No mais alto dos tesouros haviam chaves que ligavam a dois mundos distintos, um trazia a força da antiguidade, o outro, o futuro.
A versão mais antiga vinha a partir do descobrimento, traçando os primeiros passos e deixando seu papel na história. A outra mais ousada, pensava um tanto mais na frente, fazendo dessa alvorada um trilhão de oportunidades.
Mal Poeta
Fez poeta bom de rima
Fez poeta bem se ensina
Fez dos versos sua sina
Fantasias que imagina
Emociona, contagia
Faz chorar ou alegria
Não poeta, poesia
Pois poeta é quem cria
E o que cria se copia
Se transforma, se corrompe
Como a poética democracia
Que fez mais poetas presos
Do que poetas poesias
Mais poetas censurados
Do que poetas deu ouvidos
Poetas mortos, poetas vivos
Não eleitos ou eletivos
Não faz poeta presidente
Não faz poeta o vice
Roubam do poeta presidente
Do poeta roubam o vice
Jamais a liberdade
Democrática poesia
Sem poeta, sem presidente
Não carece nem de vice
Liberdade vem do verso
Do universo a poesia.
É PRECISO...
As vezes é preciso aprender a perder algo,
para ganhar muito mais importante...
È preciso sentir o gosto das lágrimas,
para saber saborear o sorriso de alegria.
È preciso errar, para nos estimular e ensinar a acertar...
È preciso chorar, para entender o que é sorrir,
Não é preciso " odiar",para aprender a amar,
mas é preciso aprender a perdoar.
È preciso alguns momentos de solidão, para aprendermos a viver socialmente,
Felicidade sem momentos de tristeza nunca existirá,
uma vida sem amor não resistiria...
esperança sem fé é uma utopia,
uma vida sem sonhos, você nunca acordaria...
portanto é preciso precisar.
È preciso amar, amar e amar.
Gilberto Braga
Pela família brasileira
Em nome de Deus
Forjaram a história
De um Povo sem ensino
Grandes templos e portas
Torres altas, soam sinos
Chamando ao culto do divino
Do cultuar da miséria
Como dádiva do destino
Acolhedoras rezas
Bênçãos, cantos e hinos
A direita te confessas
A esquerda paga o dízimo
De milagres concebidos
Da miséria e seus batismos
Batizado da fé
Conformado apelido
Na história Deus escreve
Certo por linhas tortas
Em nome dele
Homem descreve
Pelas linhas da tortura
- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
