Textos para Mãe Morta
Rosita e mae
Corajiosamente e com sacrificio da sua vida,
ela aceita por mim; ser uma grande herroina.
amorosamente, ela conservou a minha vida,
durante os tiros de (91), e tudo que a vida lhe encina.
Com ciridade ela sacrifica-se, ela me cuida
goteijando de sal por trabalhar,ela e maquina
fabrica pao e sumo, para frutos da sua vida.
soridente, ela brilha... E uma estrela pequena.
Rosita, flor pequena que brilha no jardim.
anja infante, coracao prefeito, ela e querobim.
Mama canto, para sempre no meu coracao.
Rosita e mae do mundo, eu ti amo mae.
Ndakhuta na kukomantima kwano mae
digo obrigado mae; por seu santo coracao!
Quem tiver sua mãezinha
Cuide dela e trate o bem.
Mãe é só uma no mundo
Quem perde outra igual não tem
Tenho saudade da minha
Que partiu para o além.
Só é feliz neste mundo,
Quem sua mãezinha tem.
Doce coração de mãe,
Que nos da tanta alegria.
Criatura abençoada
Joia de maior valia.
Quem tem sua mãe, tem tudo.
Ter a minha eu queria.
Só me resta uma esperança,
De no céu ver ela um dia.
Mãe
O seu dia chegou...
hoje me sinto feliz,embora não esteja mais entre a gente,
me sinto feliz em poder expressar-lhe meus puros sentimentos, e minha simples homenagem,
sei que aonde você está, juntinho de Deus,
ficara contente.
Porém, quando a saudade vem,
Ela não quer saber se estou alegre
Ou se estou triste, apenas me devora.
Quero, gritar não consigo.
Quero correr, mas sinto meus pés amarrados.
Olho pro infinito, porem nada vejo
Sinto apenas, saudade e mais saudades
Que me viram do avesso.
Lágrimas rolam, não de tristeza mas sim de alegria
Por saber mãe, que lhe encontrarei um dia.
Se fosse pra expressar em palávras,
Apenas me calaria,
Pois jamais,irá existir no mundo mãe...
Algo, que meu sentimento por ti defina.(Vieira)
Primeiramente gostaria de falar como este Filme parece comigo. Minha mãe é uma peça:
Gostaria de descrever a narrativa deste Filme... É algo que toda Família sadia tem, seria hipocrisia de minha parte MENCIONAR que não existem esse tipo de coisa, indiferente o Status Social, Credo, Raça ou Etnia. O que realmente vale, são as visões de vida, não como elas vão ser aplicada no dia-a-dia! O respeito é algo que todos nós devemos ter, mas dando continuidade no que eu estava pautando..., Aí já viu, não consigo terminar o meu raciocínio!
Bom, então vamos lá. Como estava falando, este filme tem tudo haver comigo, por quê?
Porque são coisas que ocorrem a todo tempo, tentei conversar, dialogar, mesmo assim não obtive êxito, se eu tivesse como eu escolher, certamente não escolheria ser... Porém, é algo que não podemos escolher, são raízes de um nascimento para o resto da vida! Digo que sou “feliz parcialmente”, por ainda não ter minha própria liberdade, mas estão sendo planejadas, até porque “RESPONSABILIZES” como, por exemplo: Contas, entre outras, isso eu tenho! Eu nesta semana ouvir falar, vai viver sua vida, aí eu te pergunto, como? Que eu saiba o Filme retrata EXATAMENTE isso, “SEGUNDO GRAU”, Nível Superior ou qualquer tipo de formação, a vida não é brincadeira não, acha fácil sair de casa, por simplesmente não aguentar ou não gostar de ouvir alguns tons pejorativos, pare e pense, acho valido uma boa Reflexão antes de tomar qualquer atitude vulnerável ao tempo. Eu sou de um conceito que tenho meus Pés no chão. Agora eu me pergunto, e aonde você quer chegar, e o que fará de sua vida, se hoje eu tenho 25 anos de idade e você nos seus..., o que me diz de acordar para á vida, ela é justo com todos nós, não venha Pré-julga-la dizendo que não teve Oportunidades, que tudo esta dando errado, e por ai vai, sabemos que não bem assim, até porque você se submeteu as condições que deixaram a perder o controle de todo o modo... Errar é Humano, mas se todo mundo aceitar e se condicionar a um Templo de perdas... Jamais poderíamos chegar... Serei bastante sucinto, o ser humano esta desacreditado, não sei definir Exatamente até que fruto, mas está faltando Amor de amigo! Antigamente tínhamos uma seleção de PESSOAS que estiveram sempre em seus laços afetivos, o que aconteceu? É um assunto muito delicado, venho conversando à (Um Mês e duas semanas indagando o Larroque sobre isto), mas foram como ele mesmo falou Warley, as pessoas não querem saber de amizade mais, a não ser que seja para ter algum tipo de espécie de lucro material, fora isso, você acaba valendo pelo simples contexto de um Pano, POR Exemplo, uma cueca da CAVALEIRA, TOMMY e por aí vai! Se eu uso esse tipo de Roupa não para mostrar a ninguém que eu tenho, mas pelo seguinte motivo, eu gosto e me cai bem, é como se fosse um Sentimento, não é verdade? Depois de ver e rever puder ter certeza de algo... Por mais que sejam as diferenças, mãe é sempre mãe! Isso não pode esquecer, não acredito que alguém venha ler tudo isso, também não me importo.
Laura Minha Rainha, Mainha.
Pra minha mãe sempre fui um filho distante, um filho montanha, um filho gigante, um filho longe de seus afagos e abraços. Ela sempre imbuída de afeto e solidão. Sempre incumbida dos mais naturais cuidados zelos, preocupações pentelhas – Não suba no muro, não caia daí!.
Fui crescendo cheio de mimos por aquelas mãozinhas surradas pela labuta, labor afã.
Por aquelas palavras esbugalhadas de medo, sofrimento e dor.
Hoje crescido, minha mãe velha de pele marcada pela falta de amor e carinho. Me vejo cada vez mais distante dela porém ela ainda mais colada a mim. Debilita, limitada fisicamente, percebo que mais debilitado e limitado é o meu amor ou falta dele para com ela, um amor retroativo sabe? Eu totalmente vassalo a ela, "um grão de areia uma gota d'água", sempre fui desde da barriga, lugar aonde morrei, comi e bebi através dela. Ela que me permitiu viver junto das suas entranhas vísceras, aonde por 9 meses fui um órgão dependente de sua respiração. Onírico ao seus sonhos. "Deixar de ser óvulo, indefinição, projeto, embrião. Pra ser bebê, criança homem, varão". Enfim assim, de lágrimas no rosto e na alma, de pedra na garganta e na consciência. Reverencio você minha terna e eterna Rainha, minha mãe madre Mainha Laura. Seus feliz dia das mães.
Queridos Amigos..
Em face ao desencarne da minha mãe Maria Sallete, ocorrido no sábado último, só me resta agradecer muito à "Deus", pois sabíamos da gravidade da moléstia que instalou-se em seu corpo físico desde os meados de Junho deste ano, tolhendo-a gradativamente das suas funções físicas e motoras trazendo-lhe inúmeras dores e sofrimento físico, não obstante do amparo dos Benfeitores Espirituais acompanhamos a trajetória e a evolução desta "doença" que certamente atingiu não somente minha querida mãe, mais também colocou à prova a todos os que dela cercavam-se e que participavam da sua abençoada existência, somando exemplos, como do amor e carinho recebido do meu pai Pedro que dela nunca se afastou nem por um único dia nestes abençoados 61 anos entre namoro e casamento, tomo a liberdade de transcrever abaixo um diálogo que com certeza representa o Amor de Deus em nossas vidas, esclarecendo antes de mais nada que seu "Pedro" é ateu convicto:
-Pai, fica tranquilo que bem sei que Deus na sua infinita misericórdia esta a receber a Mãe com todo seu amor... - disse a ele.
-Ah ...Amauri você sabe que para mim..Deus não existe !
-Com certeza, mais me conta uma coisa vocês completaram 58 anos de casados mais 3 anos de namoro que completam 61 anos, então vamos aos números foram 61 presentes de aniversário, 61 presentes do dia dos namorados, 61 natais e 58 aniversários de casamento, nascimento de 3 filhos, 6 netos dentre outras tantas datas e comemorações ao todo nada menos de 241 presentes diretos, além destes últimos seis meses de dedicação quase que exclusiva onde a acompanhou por todas as tardes sem faltar um dia sequer, me diga então porque de tudo isso, feito com tanta alegria e felicidade?
-Ah ..mais isso é Amor, sabe eu a amo de todo meu coração e te digo que fiz e faria tudo de novo sem tirar nem pôr!
Pois é, assim para mim tornou-se muito claro que Deus, de acordo com suas crenças e convicções pode ter muitos nomes mais sempre será representado por aquele sentimento único que não tem nome ou exclusividade
...mais eu prefiro chama de Amor.
Agradeço a todos os amigos que de alguma forma puderam nos confortar nesta separação, momentânea mais dolorosa, que todos fiquem com a certeza que o maior consolo sempre será além da certeza do reencontro, o "encontro" com tantos corações amigos que em momentos assim, formam as "luzes" que iluminam nossos passos no caminho da vida...
Senhor
Faz de mim uma penitente..
Uma mãe de família, uma mulher
Uma simples escrava da minha alma
Uma obediente e humilde serva
Aumenta-me a fé que foge-me entre os dedos
A esperança, as dúvidas, as sombras ..
Eu sei Senhor, que contigo estou em paz
Aumentai a minha fé que encontra-se perdida
Eu quero que ela volte sem ela não sou nada
Apenas um pedaço de carne apodrecida...!
Olhos Cor do Céu
CAPÍTULO 5:
Cheguei em casa. Minha mãe estava indo dormir. Eu disse à ela que também ia. Dei boa-noite à ela, entrei no quarto e fechei a porta. Um tanto alegre com a noite de hoje, guardei a mochila, troquei de roupa e liguei o laptop. Na internet, contei as novidades à Andi... Ela ainda não estava online, então resolvi esperar.
Enquanto esperava, fui à janela do quarto. A janela da sala do apê dele ficava bem em frente à do meu quarto. Eu sabia que era a janela da sala porque eu já estive nesse apê antes dele morar ali.
Mas então, quando abri minha janela, levei um susto. Ele me observava da janela da sala. Franzi a testa e abri a janela. A dele já estava aberta. A gente ficou se encarando alguns segundos, então ele disse:
- Então essa é a janela do seu quarto?
- Aham.
- Legal. Essa aqui é da minha sala.
- Eu sei.
- Sabe?
- Aham. Eu já entrei aí nessa apartamento. Antes de ficar pronto, claro.
- Hum, legal.
- É... Então, você costuma dormir que horas?
- Depende. Mas costuma ser tarde.
- E o que você faz na madrugada?
- Eu fico na internet, ou lendo livros, ou fazendo tarefas, ou ouvindo música e...
Ele parou de falar. Não sei por quê. Nem sei de devia perguntar, mas perguntei.
- E...?
- Bom, acho que devo dizer, “escrevendo”.
- Escrevendo?
- É, escrevendo coisas. Mas não quero falar sobre isso.
- Ah, claro, tudo bem. Bom, então acho que vou dormir. Boa-noite.
- Boa-noite.
Fechei a janela. Ele também.
Mulher:
Dadiva de Deus, mulher avó, mulher mãe, mulher filha.
Mulher:
Dadiva de Deus, mulher maltratada, mulher amada, mulher fria.
Mulher:
Dadiva de Deus, mulher guerreira, mulher caseira, mulher vazia.
Mulher:
De todas as características, personalidades e índoles;
Mulher!
Um ser com diferenças, mas mesmo assim mulher.
DADIVA DE DEUS!
VALORIZEM SEUS PAIS ENQUANTO É TEMPO
Pai, Mãe vocês me disseram que me criou para o mundo. Mas meu mundo são vocês.
Não espere perder para dar valor. Der valor enquanto tiver vivo. Pois as nossas primeiras e verdadeiras amizades começam em casa com nosso pai e nossa mãe. O nosso mundo sem eles é um vazio que não se preenche nunca mais... Ame-os mais do que amam a si mesmos, pois eles fazem isso o tempo todo por nós.
Nunca deixem de dizer: - Pai, Mãe... Eu amo Vocês
Valorizem seus pais enquanto é tempo.
Pai, mãe, vocês me disseram que me criou para o mundo. Mas meu mundo são vocês.
Não esperem perdê-los para darem valor. Deem valor enquanto estiverem vivos. Pois as nossas primeiras e verdadeiras amizades começam em casa com os nossos pais. O nosso mundo sem eles é um vazio que não se preenche nunca mais. Ame-os mais do que amam a si, pois eles fazem isso o tempo todo por nós.
Pai, mãe... Eu nunca vou esquecer tudo que fizeram e ainda fazem por mim. O presente mais valioso que Deus me deu foram vocês. Tudo que sou e tudo que sei foram pelos esforços de vocês. Tudo que sinto vou lhes dizer agora em poucas palavras: eu amo vocês.
eis a morte
ela eu aceito
nâo é injusta
é a mais castigada de todas as leis
feitas pela mãe, natureza
o que eu em singela fala não compreendo
é apreciarmos o mesmo céu,
usufruirmos da mesma água,
estarmos presos na mesma esfera
e termos que nos separar
por conta de consciências passadas
todos estamos presos.
então porque não nos algemamos?
e não seremos aprisionados em outra condição:
pior que o ciclo, a solidão.
vamos nos aprisionar na nossa prisão
porque viver sozinho
é viver em vão.
Hey mãe, aonde será que o mundo nos leva?
Nos mostras, coisas, fantasias, será um dilema?
Hey mãe, acho que eu nunca escrevi pra você,
Tudo aquilo que você tanto merece ler,
Hey mãe, que viveu parte da sua vida pra me criar,
Por mais que eu longe que eu vá, no meu coração você sempre estará,
Hey mãe, nunca se esqueça, existem galhos, folhas e ramos,
Mas acima do vasto céu infinito, bem acima, minha voz ecoará alto...
Dizendo... EU TE AMO! —
Para minha mãe
O que se foi não volta mais.
Momentos que passam pela vida, se não os aproveitarmos, irão e não voltarão mais.
A voz de seu filho chamando para um carinho, ou para dormir a seu lado, ou para comer em seu prato.
Seu amigo pedindo uma ajuda ou seu vizinho querendo conversar, sobre a notícia do momento.
Sua mãe lhe pedindo um abraço, esperando sua visita, querendo ouvir sua voz.
Ah! Mamãe!
Se eu soubesse que doía tanto, teria ido a seu encontro na porta de braços abertos, lhe daria o abraço desejado, beijaria mais sua face encanecida.
Massagearia mais seus pés doloridos, ouviria mais suas histórias repetidas, lhe daria mais de meu tempo.
Não sei se o que lhe dei foi o suficiente. Tentei pelo menos.
Mas gostaria que estivesse aqui.
cega
afastar aproximar
da mãe
das regras
das merdas com pedras
tapadas
aberta
sangrando de amar
sem cor mudou
nem sabia que era assim
enfim
lagrimas comprimidas
de familia largada
abandonada
desesperada
uma mÔæãe a chorar
sem querer viver
deitada travada
por um filho maldito
que cega a felicidade
com espirito
e maltrata a própria mãe
enganada
que os liberou grana
na estrada da vida
empreitada
nem sei a dor
O PASSARINHO TONTO
Lá vem o passarinho tonto
Parece que se perdeu da mãe
-voa pra cá, voa pra lá,
-para onde irá o passarinho tonto?
O menino corre atrás do passarinho tonto...
...O passarinho tonto
Tonteia, tonteia e cai.
-Mãe, fás uma gaiola pra ele?
-Não filho, os passarinhos nasceram
para voar.
O menino corre, corre, corre! Cansa.
Mãe, assa o passarinho pra eu comer!
Santa Maria
Mãe de Deus -
Em dia de festa louvamos de forma muito especial o Nome Daquela que foi e é uma das Mulheres mais importantes da história da humanidade - Nossa Senhora!
Os nossos olhos estão postos na humildade que foi a entrega de Maria ao Projecto de Deus. Ser Mãe de Jesus, esposa eleita, Mãe das Mães, Mãe de todos os Homens.
São Bernardo chamou-lhe piissima Virgem que nunca abandonou quem a Ela recorreu. Santa Isabel, sua prima, invocou-a naquela ternurenta visita como a Cheia de Graça que está cheia de Deus, a própria Igreja Católica elegeu-a "Santa Maria Mãe de Deus!" E tantos, que, pelos tempos fora, a invocaram e à Sua protecção recorreram sendo alvos de tantas bênçãos.
Com Maria , os Homens deixaram de ser Órfãos, passaram a ter um regaço onde se agasalhar ... todos passámos a ter uma Mãe! Maria tornou-se Mãe Universal!
Vamos assim reconsagrar as nossas vidas ao Imaculado Coração de Maria de forma plena e inteira e de coração aberto, para que, à semelhança de Nossa Senhora saibamos, também nós, pormo-nos nas Mãos do Senhor neste momento tão dificil para a história da humanidade, tão amedrontada que está com a "peste" que a assola ...
Saibamos entregar ao Senhor os nossos corações aceitando o que Deus queira, como Deus queira, quando Deus queira.
Porque Deus é a nossa Casa!
Que o Senhor por intermédio de Maria nos proteja e guarde de todo o mal, hoje e sempre, amem!
(Texto escrito aquando do Covid-19)
Não deixes Mãe que me fechem os olhos -
Por trás de cada espelho há um olhar
Por trás de cada corpo há uma Alma
Por trás de cada ilusão há um sonho ...
Olha Mãe, quando a morte vier e
virá cedo,
não deixes fecharem-me os olhos
nem porem-me as mãos em cruz
sobre o peito.
Não pode a vida negar-se a quem a
Viveu - obscura - dia-após-dia ...
Quero ir de olhos abertos para a terra
com as mãos livres para os versos ...
Eu sei que hei-de morrer como quem vive!
Não deixes Mãe que me fechem os olhos!
Só levo uma saudade – é dessas sombras
Que eu sentia velar nas noites minhas...
De ti, ó minha mãe, pobre coitada,
Que por minha tristeza te definhas!
(...)
Se uma lágrima as pálpebras me inunda,
Se um suspiro nos seios treme ainda
É pela virgem que sonhei... que nunca
Aos lábios me encostou a face linda!
AMAZÔNIA MÃE
Amazônia Mãe que acalanta e protege teus filhos
Grande berçario da Vida, faz resplandecer teu brilho em nosso olhar...
Minha terra Deusa Mãe sempre vamos te amar
Amazônia ouro verde, que devemos preserva
Meu coração pulsa mais forte por você
É tão lindo ouvir o Cantar dos passaros,
E o vento que balança o galho das magníficas castanheiras
No rugir da onça pintada, que ecoa na mata
O grasnar do gavião, as revoadas das araras vermelhas no grande alvorecer das manhãs...
Boto rosa e tucuxi saltam na danças das águas
O por do sol que encardeia o encontro das águas
Da pele morena da bela india guerreira...
Meu rio minha Amazônia
Regi a vida com fervor
De cheia vasante faz a vida renascer
Das grutas e rios, lagos e igarapés
Mananciais que sustentam teus filhos
Es há nossa grandeza de esperança
Sagrada verde um amor verdejante
Es há nossa Amazonia Mãe
Canta a canção da vida
Amazônia nossa terra nosso lar
Minha fauna e flora vamos te amar
Canta a canção da vida,
invade a alma
vamos te preservar
Sou Amazônia
Guerreira desse chão
Faço parte desse solo sagrado
Onde deixo meu legado
Fonte de inspiração
Sou o indio
Sou o branco
Sou o negro
Sou Amazônia
Por você irei ate o fim.
