Textos Engraçados sobre a Vida

Cerca de 58222 textos Engraçados sobre a Vida

Me Transformo No Necessário
Emiliano Lima de Araújo

Vou me tornar luz, pra no momento em que você piscar
Eu possa passear por todo o mundo
E quando seus olhos abrirem eu tenha palavras, baseadas
Em tudo que há pra rimar, e fazer seu rosto brilhar.

Vou me tornar som, e antes de te ouvir falar
Vou ressoar em harmonia com seu coração.
Vou vibrar e me afinar, pra quando sua voz me alcançar,
Na acústica do meu coração eu a possa isolar.

Eu vou me tornar semente, me plantar.
Serei a sua sombra fresca, nosso amor vou frutificar
Minhas estações serão baseadas em você.
Minha primavera é seu sorriso. e só.

Vou me tornar humano, pra errar tentando acertar.
Te acalmar após um sonho ruim.
Pra chorar quando não puder te tocar.
E te amar, realmente, te amar.

Inserida por EmilianoAraujo

Olha Pro Céu e Me Diz


Você diz que as vezes eu te magôo,
E magoado eu fico quando faço
Entenda que perto de você alço voos
Que só pouso de volta em seus braços

Por favor, não entenda como maldade
Ainda sou um bobo à lutar contra moinhos
E você minha abelhinha, que me ferroa com a verdade.
Derrama em mim uma chuva de carinhos

Que faz da realidade motivo pra sonhar
Sou criança de meia idade
Sou montanha pra se escalar
E no topo a paisagem: toda a vida, possibilidade.

E com você meu amor
Não há literatura pra comparar
Mesmo eu sendo o maior leitor
É só em você que posso me equilibrar

Olha pro céu e me diz
Quais estrelas não são iguais?
Você sorri só pra me trazer paz?
Ou sou eu que te amo a cada momento um pouco mais.

Inserida por EmilianoAraujo

O Tempo Brinca Em Nos Separar
Emiliano Lima de Araújo

E se o tempo brinca em nos separar,
E se o vento insiste em nos guiar
Sem hora pra te devolver
Nem ares pra te perder.

No seu sorriso eu paro
E na sua voz, me acalmo
No seu olhar encontro amparo
Faço de suas lembranças elmo.

Essa paz que você me traz.
Meus motivos pra não deixar de sorrir
Meus versos tocados em cítaras.
Minha vida cantada, botões a florir.

Se penso em você meu coração palpita,
Vêm a mente mil clichês
Fale baixo, você é minha kriptonita
Vou te copiar em papel machê.

Minha aventura começa em você,
Meus caminhos são trilhados a seu contorno.
Esse seu perfume doce
Me entrega de volta pro que é eterno.

Inserida por EmilianoAraujo

Outra Despedida


Essa lágrima eu vou carregar
Sem esconder, mas sem deixá-la escorrer
Essa lágrima eu vou guardar
Pra no seu ombro deixar morrer.

Saudade é sombra que projeta
E faz doer, é egoísmo a crescer
É te recriar em mente, pra não sofrer
É me doar, amor, nos aquecer.

Sei de devemos amar a pessoa,
Eu mais que você. amor,
Meu coração está perdido a te procurar.
“se o achar, segure-o!” – te amando.

Inserida por EmilianoAraujo

Desliga na cara da saudade


Se faltar telefonema,
Desliga na cara da saudade
Pega papel e me escreva.
Manda lá pra casa
Um verso da nossa história.
Já ta na hora.
Ta na hora de a gente se amar
De agente rir e brincar
Correr e se pegar,
Se abraçar
Ta na hora de agente se amar.

Inserida por EmilianoAraujo

Umas palavras raras
Emiliano Lima de Araujo
Eu tenho que encontrar
Um desses livros caros
Umas palavras raras
Umas poucas certezas
Uns dois ou três amigos,
Um sorriso sincero.
Eu tenho que alcançar
Mais algumas metas
Outros tantos pontos
E eu tenho pressa,
Quero logo tudo
Quero descansar
Um dia eu vou ser
(Pra alguém.)
Um desses livros raros,
Um amigo certo
Um sorriso sincero
Alguma maluca meta
Eu tenho que encontrar
Tudo que preciso alcançar
E eu tenho pressa,
Eu quero descansar.

Inserida por EmilianoAraujo

A Relativa Loucura
Emiliano Lima de Araujo

A Anatomia Humana não me parece assim tão válida
Se ao “Perder” a cabeça me sinto ainda tão vivo
Talvez eu deixe de ser humano ao perder a razão
Ou o humano seja o animal por não priorizar o coração.

Sou louco por rir sozinho,
Por ser Feliz sem nem tentar,
Sou louco por ser um espinho
Em uma sociedade que não “suporta” errar.

Não me importo com o que vestir,
Nem se temos dinheiro pra gastar.
Entenda, você não precisa me intoxicar,
Pois eu sei, que você erra mas tentando acertar.

Por fim, vivo em um mundo engraçado
Pois sou o “Maluco Beleza”,
Condenado por não me encaixar
Nessa lucidez de tristeza.

Inserida por EmilianoAraujo

Poemas inacabados - 1
Emiliano Lima de Araujo

Resumo:
Poemas que em outro momento da minha vida desejo terminar.



Nesses dias nublados em que o coração acorda atordoado,
Onde o medo toma conta e o futuro nos desespera,
Nesses dias eu rezo e peço pra que aja da forma correta.
De forma a concretizar nossos planos, nossos sonhos.
Quero refletir nos sorrisos o bem que você me faz.
Conquistar nos desafios as metas que nos aproxime sempre mais
Meu mundo pode ser do formato que for, desde que você, meu amor
Não esteja mais distante, à não sentir seu calor.
Nossas vidas se uniram, criamos raízes e florescemos.
Somos parte de um mesmo inteiro, frutos do mesmo sonho.
Meu amor quero erguer à sua volta uma realidade digna,
Pra deixar pasmos os mais loucos sonhadores.
Ah meu amor, só você me faz tão bem

Inserida por EmilianoAraujo

Pranto para o homem que não sabia chorar

Havia quitandas naquele tempo. Vendiam verduras, legumes, ovos, algumas chegavam a vender galinhas em pé, quer dizer, vivas, mas eram poucas, pois todas as casas tinham quintal e todos os quintais tinham galinhas. Ia esquecendo: as quitandas mais sortidas tinham à porta, bem visíveis aos passantes, um feixe de varas de marmelo.
Para que serviam? Fica difícil explicar, mas serviam para os pais comprarem uma delas e a guardarem em casa, num lugar à mão e bem visível aos filhos. Quem nunca tomou uma surra de vara de marmelo não pode saber o que é a vida, de que ela é feita, de suas ciladas e enigmas. Há aquela frase: "Quem nunca passou pela rua tal às cinco da tarde não sabe o que é a vida". A frase não é bem essa, mas o sentido é esse.

Uma surra de vara de marmelo era o recurso mais eficaz para colocar a prole em bom estado de moralidade e bom comportamento. Acima dela, só havia o recurso capital de ameaçar o filho com um colégio interno da época: Caraça! Ir para o Caraça, a possibilidade de ir para o Caraça era uma pena de morte, uma condenação ao inferno, um atestado de que o guri não tinha jeito nem futuro.
Houve a tarde em que o irmão mais velho fez uma lambança com umas tintas que o pai comprara para pintar a casa de Segredo, o cachorro, que era solto à noite para evitar que os amigos do alheio pulassem para o quintal e roubassem as galinhas -repito, todas as casas tinham galinhas.

E "amigos do alheio" era uma expressão, uma metáfora civilizada que os jornais usavam para se referirem aos ladrões de qualquer coisa, inclusive de galinhas.

Pois o irmão foi surrado com vara de marmelo e chorou. O pai então proferiu a sentença que ele jamais esqueceria:
Homem não chora!

Em surras seguintes e sucessivas, com a mesma vara de marmelo (ela nunca se quebrava, por mais violenta que tivesse sido a surra anterior), o irmão tinha o direito de gritar, de urrar, de grunhir como um leitão na hora em que entra na faca, mas não de chorar.
Por isso, mesmo sem nunca ter tomado uma surra daquelas, ele sabia que um homem não pode chorar, nem mesmo quando açoitado por vara de marmelo. O vizinho do Lins, que tinha um filho considerado perdido, percebendo que a vara de marmelo era ineficaz como um remédio com data de validade vencida, adotou uma tira de borracha que servira de pneu a um velocípede desativado. Tal como a vara de marmelo, era maleável mas inquebrável, deixava lanhos nas pernas do filho -que mais tarde chegaria a ser capitão-do-mar-e-guerra, medalhado não em guerra nem em mar, mas por tempo de serviço.
Homem não chora e, por isso, ele decidiu que seria um homem e jamais choraria. O irmão, sim, era um bezerro desmamado, chorava à toa, nem precisava de vara de marmelo. Chorou no dia em que Segredo morreu envenenado -um amigo do alheio, antes de pular no quintal, jogou-lhe um pedaço de carne com arsênico.

Chorou mais tarde, quase homem feito. Esquecido de que homem não chora, ele chorou quando o Brasil perdeu para o Uruguai no final da Copa do Mundo de 1950. Não era homem. Atrás do gol, viu quando Gighia chutou e o estádio emudeceu e logo depois chorava, seguramente o maior pranto coletivo da história da humanidade, 200 mil pessoas que não eram homens, chorando sem vergonha de não serem homens.

Ele não podia ou não sabia chorar? Essa era a questão. Volta e meia forçava a barra, lembrava as coisas tristes que lhe aconteceram, o dia em que o pai o colocou de castigo, atribuindo-lhe a quebra de uma moringa. A perda da medalhinha de Nossa Senhora de Lourdes que a madrinha lhe dera, uma medalhinha de ouro que, segundo a madrinha, o livraria de todo o mal, amém. Não chorou nem mesmo quando, naquela primeira noite após a morte de sua mãe, ele se sentiu sozinho na vida e perdido no mundo.
Daí lhe veio a certeza. Poder chorar até que podia. O diabo é que ele não sabia mesmo chorar. Chorar é como o samba que não se aprende na escola: ou se nasce sabendo, ou nunca se sabe. Bem verdade que ele desconfiou de que os outros chorassem errado, misturando motivos. Por exemplo: o irmão, que era um Phd na matéria, quando chorava, fazia um embrulho de coisas e desditas, um mix de quebrações de cara e obtinha um pranto copioso, sincero, lágrima puxando lágrima, soluço puxando soluço.
Quando perdeu uma bolada num cassino de Montevidéu, foi para o quarto do hotel, bebeu meia garrafa de uísque e, tarde da noite, telefonou dizendo que, passados 40 e tantos anos, ainda estava chorando pela morte de Segredo.

Tivera ele essa virtude, aquilo que os ascetas chamam de "dom das lágrimas"! José, vendido por seus irmãos ao faraó do Egito, tornou-se poderoso e um dia recebeu os irmãos que o procuraram para matar a fome. Os irmãos não o reconheceram. José perguntou-lhes sobre o pai e retirou-se a um canto para chorar. Depois, sim, deu-se a conhecer e matou a fome dos irmãos que o venderam.

Jesus chorou quando soube da morte de Lázaro e o ressuscitou. A lágrima é um dom, e ele não mereceu esse dom nem mesmo quando Débora foi embora de seus sonhos e, como nos tangos, nunca mais voltou.

Inserida por mathiasportugues

Apreciar a beleza da vida, poderá ser um dos caminhos que levará a felicidade. A única pergunta é se esse caminho tem coração? Se tiver, o caminho é bom. Se não, não tem utilidade. Olhe dentro de você e descubra , pouco a pouco, que és parte desta grande celebração que é a vida, a tua vida!
( Profª Lourdes Duarte)

Inserida por lourdesduarte

Visão do Pobre Viver

Quanto vale viver?
Como contamos o tempo?
Mês a mês conta o pobre,
Vendo o seu pagamento,
Fruto do trabalho nobre,
Que dura só um momento.
Que reza tomara que sobre,
dinheiro e não sentimento.
Nascendo envelhece a cada dia,
Mas pobre de grana aumenta a agonia,
Dos pais que falam, gostaria!
De ter grana, ser rico um dia.
A família cresce assim mesmo,
Por datas se mede o tempo,
Às vezes com vencimento,
Chega logo, meu pagamento!
Não sabe ele que vive,
Que mais velho fica e perto da morte,
Enquanto pensa em dinheiro e sorte,
Não curte o bom de ser livre.
Quanto vale deixar de viver?
Quanto custa pensar em morrer,
De fome ou doença algum dia,
Enquanto aumenta a agonia,
Aumenta o valor a perder.
Talvez a riqueza da vida,
Não esteja nesta comida,
Mas na fome de ver, um novo amanhecer.

Marcelo ULisses

Inserida por marceloulisses

Faz um tempo que perdi o brilho. Literalmente. Aquele que meus pais diziam que morava nos meus olhos e que também irradiava
quando abria um longo e espontâneo sorriso.
Não sei explicar o que aconteceu. E nem falar o que me roubou de mim. Mas sinto que de alguma forma e por algum motivo, muita coisa mudou.
Não consigo levantar durante as manhãs e fingir que todos os sentimentos existentes aqui dentro estão em equilíbrio. Não
consigo contentar com um pensamento ilusório de que o amor basta para vivermos. Não consigo contentar com pessoas que
dizem amigos e que nunca estão lá quando a necessidade bate forte.Não consigo apertar o botão de ligar da televisão e consequentemente ver as mais diversas tragédias e ter que acreditar que isso virou rotina. Não consigo colocar o fone de ouvido e ouvir a música que traz memória de alguém que já se foi. Não consigo ter que planejar o futuro para me "dar bem na vida", se não conheço nem o chão que piso no presente. Não consigo abrir minha janela e sentir a brisa bater, se pelo vidro consigo ver cidadãos passando fome e sem lugar para viver.
Nós vivemos em constantes interações, o que torna difícil melhorar, pois conseguiria facilmente, se cada um e sua individualidade fosse suficiente para mudar.

Inserida por AngelicaArantes

A vida perfeita...... imperfeita.....
Sai de casa...perdi-me na escada..
O elevador está avariado....
No....momento...
Senti o teu rosto que acariciava-me....
Os cabelos.....
E tocava-me com os teus olhos.....
De um beijo que me davas.....
E o meu maior desejo realizava-se
O teu olhar é igual a uma noite com luar
Que arde de paixão.....
Morreria ao teu lado feliz.....
Para o nosso amor ser sempre lembrado....
Vida perfeita ....imperfeita de um amor.!!!!

Inserida por IsabelMoraisRibeiro

Em dia bem nublado,
não consigo nem ver o branco,
sempre acordando tão cansado,
com meu primeiro passo manco,
mas não desanimo não,
já que nasci nomeado guerreiro,
se a meta do dia é um pão,
vou em frente,
pois ainda tô de pé e inteiro.

Minha origem é pobre,
minha riqueza é minha conquista,
Origem nobre,
Batalhador pra se tornar um artista,
se a vida tortura,
é pra gente aprender a apanhar,
pra que tanta postura?
se nessa caminhada eu só tenho a ganhar

Inserida por ThazSobral

nas adversidades da vida,sabemos que tem momentos que da vontade de desistir de tudo,ah!!! estacionar no tempo e até mesmo desintegrar nas lamúrias da vida.
mas quando lembro que meu jesus e salvador da minha vida ,ja passou tantas e tantas coisas em meu lugar , e vindo dar o teu sangue por mim ae vejo que posso renascer a cada segundo , cada instante e ainda que seja no meio das cinzas e dessas lamurias da vida, eu ,vc nós enfim temos a certeza que o nosso redentor vive.

Inserida por nilsonmotta

Sinto-me uma espécie de bolsa a rebentar de palavras e opiniões intercaladas. Ao mesmo tempo sinto-me várias pessoas que coordenam e organizam essas palavras num formato desigual. Não me imagino a estancar essas palavras numa parte qualquer do meu pensamento e abandona-las por lá. Sinto os meus valiosíssimos neurónios a agitarem-se em movimentos compulsivos e destrambelhados uns contra os outros.
Definitivamente têm toda a razão quando dizem que mais pareço uma cisterna de emoções. Não sei disfarçar o que sinto. Não sei mesmo, em nenhuma situação. Dizem que eu tenho o coração muito perto da boca. Dizem e dizem bem. Penso e quando dou por mim os meus pensamentos já ganharam vida (...)

Inserida por MARISAM

A VIDA
(Jelres Freitas - Julho/2012)

O que é a vida,
Se não há solução?
De que valem as batidas,
Se parar vai meu coração?

Seria uma corrida?
Quando se dá a partida?
Será que para se dar por vencida,
Tem mesmo que ser com uma despedida?

Oh vida, que és tu?
Por que prolongas o meu labor?
Não ouves em meu lábio rumor?
Estás a acabar com meu vigor!

Minha temeridade,
Vem pela felicidade,
De por uma eternidade
Possuir um amor.

Inserida por Jelres

O que a vida me reserva?

Antigamente a vida era mais fácil, pois bastava acreditar em soluções divinas para que as coisas realmente acontecessem. Quando ainda era jovem, a vida não apresentava tanto obstáculo, tanta dificuldade, como a vida atual.

Com a mudança de vida de mero jovem, para um senhor casado, pai de filhos e netos, aquele frescor de outrora se resumiu em contas a pagar, boletos, escola, aluguel de casa, problemas familiar, saúde, medo, solidão ou insegurança do amanhã.

Sartre em seu tratado do existencialismo aponta claramente que o homem é responsável pelos seus atos, por sua existência. E nesse ponto, pela Filosofia Existencialista podemos atenuar essa suposta tristeza que nos traz a vida adulta. Ora todos nós temos problemas, todos nós temos famílias e com elas seus dilemas, porque eu iria desejar ser exclusivo e isento desses dissabores?
Vieram à minha cabeça vários questionamentos como: o que esperar da vida? O que desejo da vida? As soluções da existência de tais obstáculos e dificuldades cairão do céu? Ou será que eu mesmo é que terei que buscá-las?

Essas divagações me fizeram perceber que eu cresci mais um pouco como homem, um ser em desenvolvimento. Aí me dei conta de que a vida é repleta de frustrações, mas cabe a mim usá-las como experiência e tratar de acrescentar sabedoria aos erros, aos medos, aos anseios e as decepções.

Assim nada que me ocorrer será meio para me parar ou destruir, mas tornar-se-á uma escada em busca da sabedoria, do conhecimento de Deus, para que eu possa ser um homem mais completo.

Eu espero da vida mais oportunidade de crescimento de maneira global, total e que tenha sim muitos momentos felizes e eu tenho consciência que para tê-los eu terei que fazê-los.

Inserida por danielbezerra

AS PÁGINAS DA VIDA
Autora: Profª Lourdes Duarte

As páginas da vida são cheias de surpresas
Momentos alegres e momentos tristes
Escrevendo capítulos por capítulos no arrebol da vida
Extrapolo sonhos! Vivencio as mágoas, amores e paixões.

Mantive-me em pé, mesmo ferida
Varri a alma, aliviando as angústias,
Desbravei mistérios e fantasias,
suportei sofrimentos e decepções.

Mantenho viva a chamada da esperanças e os pés no chão
Escrevo a minha história, ora alegre, ora sofrida
Convivendo com fortes e com fracos,do meu jeito,
Aprendi viver com os falsos e os sem coração.

Nos capítulos da vida encontro maravilhas
Pessoas que amo e me fazem feliz
As flores nos campos, o ar que respiro,
O sorriso de criança e Deus que me estende a mão.

Tento reflorescer a minha vida, amando-a e sendo feliz
Felicidade eterna não existe o que existe são momentos felizes.
E nunca se esqueça do principal:
No livro terrestre da vida, o Ator é Você!

Inserida por lourdesduarte

Mês de maio
Houve um tempo que este mês simbolizava para muitas mulheres o sonho de casar, acho que era um bom tempo esse, pois sonhos e expectativa giravam em torno do casamento, mas o tempo passou e a modernidade tomou conta dessas histórias, e por fim hoje as pessoas casam-se, não generalizando, mas já não mais pensando na vida a dois o famoso “pra sempre” tomou conta da individualidade, o amor existe mas agora com uma praticidade incrível de dissolução. Eu ouço e vejo pessoas falando de seus relacionamentos, vejo as religiões doutrinando casais, mas o que será que Deus vê nos relacionamentos atuais? Muitos se amam verdadeiramente e colocam Deus em tudo, mas existem alguns que resolveram fazer o tal de relacionamento aberto, eu em minha opinião chamo isso de desvio de caráter, mas cada cabeça uma sentença. E onde há DEUS sempre haverá amor e nada que vem de fora ou modernismos exóticos irão atrapalhar aquele que foi e ainda é o sonho de muitos, resgatando a cumplicidade, a carinho, a ternura e amor de um casal que se amam. Também neste mês tem o dia das mães, para muitos uma data puramente comercial, onde se tem uma espécie de natal em maio, que alavanca e muito o comércio, mas o que é pior, alguns lembram que tem mãe somente nestas datas, e o resto do ano? Bom quem sou eu para julgar, eu já não tenho mais a minha, mas sinto falta de poder ter alguém para chamar de mãe, pedir conselhos e tudo mais, e sabemos que ninguém neste mundo fica em solidão se tiver sua mãe, mesmo não sendo um bom filho, ela estará lá para te aconselhar, dar um “pito” se precisar, ou fazer aquele cafezinho que só ela sabe fazer.... Feliz você que esta lendo e pode dizer para sua mãe: “Eu amo você”, pois ali esta alguém que tem um amor incondicional por você, ela quer o seu melhor, e se caso você não tenha conseguido um diploma ou ter ficado rico, pra ela você sempre será um príncipe... Valorize quem te ama... Mário Quintana foi feliz quando fez um pequeno poema sobre mãe que diz assim: São três letras apenas, as desse nome bendito: três letrinhas,nada mais... E nelas cabe o infinito é palavra tão pequena confessam mesmo os ateus: És do tamanho do céu e apenas menor do que Deus! Bom mês de maio para todos.

Inserida por valdirventuri

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp