Textos de reflexões

Cerca de 8662 textos reflexoes Textos de reflexões

Reflexões de um coração solitário!

Em pequenos e momentâneos momentos de solidão,
me pego a refletir no que deixei de viver, sentir, sorrir, chorar, amar...
Sou uma mera sombra na janela muitas vezes vendo minha vida passar...
Luto, corro contra o tempo mais me sinto um passo atrás...
Quero mais, quero viver, quero um sorriso de paz...
Quero sonhos possíveis
Quero ser amada, amar...
Ver refletido no espelho o brilho da alegria nos meus olhos...
Dançar sozinha pela sala como se estivesse em um palco...
Me olhar como mulher...
Me reservar ao direito de querer e desejar tudo que me faz feliz...
Sonhar...
Caminhar descalça na praia ao entardecer...
Sentir o vento no rosto até o lagrimejar dos meus olhos...
Preciso sentir paz na minha solidão...
Estar sozinha comigo mesmo...
Mesmo assim, não vou desistir de ser feliz...
Nas minhas reflexões, meu coração solitário aprendeu que não
posso ter tudo, mas ainda posso sonhar com você!

Inserida por AdrianaMallet

CHEGANDO
Nas ondas dos sentimentos
Dúvidas abissais profundas reflexões
Na paz do oceano dos pensamentos
Cardumes de opções
À flor da pele muitas emoções
Na alva areia da praia dos sonhos
Batidas fortes dos corações
Sob o sol radiante de mais um outono
A brisa marinha canta
Breve outra estação
Novas sensações
Depois, inverno e primavera.
Vocês,
Verão.
(© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)

Inserida por Superjujar

POESIA : A NOITE EM LAMENTO

A última noite se inclinou perante
suas reflexões, seus olhos atingiam
o horizonte, com lágrimas escondidas
no frio espaço entre nossos abraços.

Em vão o silêncio escutava o desejo de
nossas carícias, a noite ficou entregue
ao fluxo do sentimento que subia em
aroma de desejos.

Então, a dor maior se fez na madrugada,
Onde a noite inclinada sobre suas reflexões,
Lhe trouxe ao longe um suave som da nossa
Música preferida, e o frio espaço entre nós lamentou...

Poeta : Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Boa noite
Belas reflexões de uma alma infinita e repleta de potenciais que tens dentro do teu ser🙏

O espelho de cada alma reflete o que vai no coração e determina a vontade, que cada um tem, de conquistar a sua própria imagem: não na semelhança dos outros, mas uma imagem verdadeira e real que reforça os seus valores, as suas virtudes e os seus objetivos: de um ser que quer se libertar e achar o seu caminho e o seu progresso.
Fica na paz 🙏

Inserida por PeregrinoCorrea

A Influência da Intercessão

Vez por outra, em minhas reflexões, me questiono se alguém está orando por mim. Às vezes, sinto isso ao acordar pensando em uma canção sem qualquer motivo aparente. Em outros momentos, percebo a presença e a bondade de Deus inesperadamente surgindo em minha vida.

Em tais momentos surpreendo-me por eles desconcertarem os meus sentimentos. Em parte sinto-me grato por pensar que alguém intercede por mim. Por outro lado, posso sentir-me desanimado. Se outra pessoa pode influenciar os meus mais profundos pensamentos apelando aos céus em meu favor, eu me questiono, o quanto de mim está sendo moldado pela oração dos outros?

A inquietação escondida em minha pergunta lembra-me como somos propensos a esquecer a interação existente entre as nossas próprias escolhas e as intercessões de outros por nós. De acordo com a Bíblia…

Nosso crescimento e saúde espiritual não dependem somente de nós. O apóstolo Paulo afirmou isto ao dizer aos seguidores de Cristo que ele estava orando para que o Senhor abrisse os olhos dos seus corações, possibilitando-os crescer em seu conhecimento de Deus e a perceber o quanto ele os amava (Efésios 3:14-21; Colossenses 1:9-11).

Paulo acreditava — como confirmam as Escrituras, que o nosso crescimento espiritual pode ocorrer através das orações de outros em nosso favor.

Nosso crescimento e saúde espiritual também dependem da maneira como reagimos quando Deus responde às orações que outros fizeram por nós. Apesar do mistério de como Deus responde a estas orações nos fazer questionar sobre quem está controlando as nossas vidas, não precisamos nos preocupar com isso, mesmo que a nossa percepção seja alterada pelo resultado da intercessão de outros — ainda temos o direito de escolher.

Isto quer dizer que aceito pacificamente a oração intercessória? Gostaria de dizer que sim. No entanto, se a oração intercessória é tão importante, nem quero lembrar quantas vezes deixei de cumprir minhas promessas de orar pelos outros. E quando orei continuamente por aqueles que realmente amo — sem resultados visíveis — me questiono o porquê de minhas orações serem incapazes de tocar o coração de Deus.

Se as nossas orações pelos outros parecem não fazer diferença em suas vidas — significa que estamos desperdiçando nosso tempo? Veja as respostas que encontrei.

De acordo com a Bíblia, intercessão é…

Uma oportunidade para demonstrarmos nossa fé. Quando percebemos que Deus não está respondendo as nossas orações pelos outros, enfrentamos uma escolha importante: desistir de Deus ou usar a ausência de uma resposta visível para testar nossa confiança naquele que nos incita a orar continuamente uns pelos outros.

Deus considera nossa fé mais preciosa do que o ouro (1 Pedro 1:7). Sua decisão de não conceder tudo que lhe pedimos imediatamente, nos dá uma oportunidade importante e imensurável para confiarmos nele.

Uma prioridade de amor. A nossa preocupação pelos outros algumas vezes faz-nos sentir o desamparo. Lamentamos que podemos somente orar. No entanto, ao considerarmos a intercessão como último recurso, podemos estar desvalorizando uma das maneiras mais importantes de demonstrar o verdadeiro amor.

Se aceitarmos a visão neotestamentária de que a oração é uma maneira de demonstrar nosso amor (Colossenses 4:12-13), então interceder uns pelos outros é uma das ações mais urgentes que podemos praticar.

Um compromisso de nossa interdependência. Quando oramos uns pelos outros seguimos o exemplo do apóstolo Paulo. Ele pediu que os leitores de suas cartas orassem por ele (Romanos 15:30-32), da mesma forma que pediu ao Pai Celestial para abrir os olhos espirituais daquele por quem ele estava orando (Efésios 3:14-21).

O exercício da paciência. Orar uns pelos outros sem resultados visíveis pode causar desânimo e provocar a desistência. Quando não vemos as respostas vindas de Deus, somos propensos a concluir que se Ele fosse responder nossas orações, a estas alturas já as teria respondido. Porém, a paciência é uma das dimensões mais importantes da oração intercessória. Ao orarmos diligentemente para que Deus dê graça àqueles que amamos para esperarem nele, compartilhamos da mesma paciência que alicerça e enriquece profundamente o coração daqueles que têm fé (Romanos 5:3-4; Hebreus 11:1-2,13-16).

Ajudamos uns aos outros a preservar a sua confiança em Deus através da prática constante da intercessão. Ao exercitarmos a paciência através da oração, nos posicionamos ao lado dos incontáveis que esperam no Senhor já descobriram, “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30:5).

Um compartilhar da esperança. Se já experimentamos a bondade e a sabedoria divina, a intercessão pode ser uma maneira de ajudarmos uns aos outros a voarmos juntos nas asas da esperança.

Poucas coisas são mais importantes do que experimentar, em meio aos problemas e no decorrer dos tempos, a confiante expectativa de que Deus mostrará que Ele merece nossa confiança.

Por ser esta esperança um dos itens centrais da Bíblia, o apóstolo Paulo poderia escrever “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Romanos 15:4). Com a mesma importância, Paulo prosseguiu demonstrando que o Deus a quem oramos é a fonte da nossa esperança. Dessa maneira ele escreveu em forma de oração: “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo” (Romanos 15:13).

Pai Celestial, pela Tua Palavra reconhecemos que o Teu Filho e Espírito já estão intercedendo em nosso favor (Romanos 8:26; Hebreus 7:24-25). Neste momento pedimos Tua ajuda para juntarmo-nos a Eles na prática daquilo que o Senhor nos convidou a fazer (1 Timóteo 2:1). Por favor, eleva as expectativas de nossos corações pela Tua capacidade em ajudar aqueles que nos são queridos… quando ajoelharmos uns pelos outros. Mart DeHaan

Inserida por pao_diario

A paciência do poeta, permitiu esperar o trem em todas as estações,
mas suas doces reflexões,
poderia chegar a primavera,
quem sabe o verão,
pra aquecer o seu coração,
mas, ainda poderá esperar o outono,
um sentimento mais humano,
e por fim o inverno, àquele frio que vai obrigar ele a se recolher!...

Inserida por ostra

Li e reli
Tuas eruditas reflexões,
Teu cardápio é sempre muito farto
Não existem paredes
Para o som nítido e tão alto
Que tuas palavras invadem os meus ouvidos, tento não escutar
Mas, isto seria deixar de te amar,
E meu coração já te elegeu,
Embora teu,
Não se preocupe em devolver amor,
Este sentimento é gratuito, infinito!...

Inserida por ostra

REFLEXÕES SOBRE O VAOR, PODER E ESPERANÇA DO HOMEM

A suprema felicidade da vida é ter a convicção de que somos amados, por isso o que pra ti não merece, pode ser melhor pra os outros.
-Sublinhe que o ser humano é o animal mais temido, não devido a força que- o reveste mas sim pela forma que usa a mesma.
- Seja sempre grato! Não sínta-se estigmatizado com coisas pequenas porqus a vida poderia ser pior.
- Tenha esperança e seja forte porque o melhor ainda está por vir o o pior está a lhe seguindo.
- Para de se preocupar com o que dá errado,e anime-se com o que dá certo! Porque existe pessoas que não foram nascidas pra ti assim sendo você pode fazer tudo mas equiparar-se-á a nada.
-Tudo o que você decidir fazer, certifique-se que isso te faz feliz salvo ao contrário repitirá mil vezes, a palavra se eu soubesse.
- Se quer saber a verdade lembre-se que a Lealdade é difícil de encontrar, confiança é fácil de perder, e as ações falam mais alto que palavras.
- Concentre-se naquilo que você precisa para tornar sua vida melhor.
- Não permita que o imprescindível ( indispensável) seja ofuscado pelo brilho do acessório, desta feita estará sempre disponível para pugnar todos malícias que advirão para lhe desnortear.
-Contudo,você é valioso porque você existe. Não por causa do que você faz ou o que você fez mas simplesmente porque você é.
SUCESSOS

Inserida por ArnaldoChinemero

As reflexões, considerações e desdobramentos, surgem a partir de um sujeito que anseia por ressignificação interior.
É preciso insistir, ter o comprometimento com a qualidade e o conteúdo absorvido, ser seletivo do que será internalizado ou descartado.
Se aquilo faz sentido ou não para sua vida!
Você faz parte de um todo e contribui para o todo, positivamente ou negativamente..
Vigiai e orai, pelo bom senso e de suas práticas diárias.

Inserida por cocota10

REFLEXÕES SOBRE A PAQUERA
Marcial Salaverry

Paqueramos quando
começamos a amar,
ou quando nisso
estamos a pensar,
e a paquera começando,
é porque em amor vamos pensando...
Assim, se amar é viver,
vamos viver para paquerar, amar
ou amar para poder viver...
Amamos a vida...
Vivemos quando amamos,
ou quando apenas paqueramos...
Amamos enquanto vivemos,
pois, perder a capacidade de amar,
perder o desejo de paquerar, namorar,
será perder a razão de viver...
Amamos quando perdemos a razão...
Amamos pelo coração...
A razão diz não...
Mas diz sim o coração...
Amemos, então...

Marcial Salaverry

Inserida por Marcial1Salaverry

Reflexões de tigela

As coisas que são impossíveis para os homens são possíveis para Deus. - Lucas 18:27

Inúmeras vezes me ouvi dizer: "Vou fazer um bolo". Então, um dia, percebi que nunca fiz um bolo na minha vida - apenas meu forno pode fazer isso. Simplesmente misturo os ingredientes certos e deixo o forno fazer sua parte. Através dessa divisão do trabalho, tenho a alegria de ver os outros provar e saborear deliciosos bolos.

Deus usou minhas reflexões na tigela para esclarecer um dilema que eu já tive depois de iniciar um estudo bíblico da vizinhança. Uma coisa era reunir meus vizinhos para estudar a Bíblia, mas vê-los acreditar e seguir a Cristo era outra. Eu me senti impotente. De repente, vi o óbvio. Como assar bolos, fazer cristãos era impossível para mim, mas não para Deus. Misturei os ingredientes certos - um lar aberto, amizade, amor. Agora eu tinha que confiar no Espírito Santo, através de Sua Palavra, para fazer Sua obra. Quando cooperei com essa divisão do trabalho, tive a alegria de ver os outros provar a bondade de Deus.

Em Lucas 18: 18-27, Jesus descreveu com tanta clareza alguns obstáculos à fé salvadora que Seus ouvintes começaram a se perguntar se alguém poderia ser salvo. Você se sente assim por alguém? Seja encorajado pelo forte lembrete do Senhor de que existem algumas coisas que somente Deus pode fazer. Salvar pessoas é um deles.

O Senhor é o único que pode
transformar o coração de uma pessoa;
Mas quando compartilhamos a verdade salvadora de Deus,
desempenhamos um papel crucial. —Sesper

Semeamos a semente, mas Deus traz a colheita. Joanie Yoder

Inserida por 2019paodiario

Herança

A única herança que podemos deixar, são nossas reflexões.
Se serão avaliadas como certo ou errado, na verdade não importa.
São somente reflexões de uma vida vivida.
Haverão aqueles que se verão no reflexo da roda gigante da repetição, como haverá aqueles que irão além.
Assim, nos proporcionaram as falas de nossos ancestrais, que pudemos viver.
Como as expressões artísticas, em todos os campos.
Assim também, aprendemos com as figuras deixadas nas "cavernas" do tempo.
Ivan Madeira

Inserida por marciacristtiane

Seja Sol, seja Luz, seja Você!

Reflexões sobre "A alegoria da caverna" - Platão, 380 a.C.
(A partir da leitura do livro "A aurora de uma criança", REZENDE, Lenilson Moraes. Goiânia-GO, 2019)

Estaria eu falando não por mim, mas pelo ser humano - e daí, também, por mim, obviamente! - , inspirada nos ensinamentos de Sócrates? 🤷🏻‍♀

Quando estou habituado, condicionado, a ver as coisas de determinada forma, tenho dificuldade de ver o novo, de ver sob uma nova perspectiva.

O que vejo pode ser uma ilusão, mas não consigo (ou até consigo mas não quero) ver de outro modo. Nas diversas voltas da vida, é-me dada a oportunidade de enxergar: posso aproveitá-la ou não. Posso me libertar das minhas correntes, das minhas prisões, posso me curar da minha "desrazão". A escolha cabe unicamente a mim.

Ver algo novo pode ser difícil, pode incomodar, pode doer. Serei a todo o tempo tentado a ficar ou retornar para a minha zona de (des)conforto. Mas se eu persistir, lá na frente verei que terá valido a pena.

Preciso me permitir o novo. Preciso me esforçar nesse novo caminho. E então verei o sol, tal como ele é.

Ao ver o novo, ao ver a luz do sol, desejo que os demais a veja.

Tentarei falar sobre o que vi, sobre ver novas possibilidades. Estarei atento sobre a melhor forma de fazer isso, pois estarei focado em atingir o meu objetivo. Alguns, inspirarei. Por outros, serei ignorado ou até mesmo hostilizado.

Mas não posso desistir! Mais vale suportar qualquer provação do que voltar àquela caverna.

Preciso aprender a assimilar o mundo pela vista de quem está na caverna e não consegue (ou não quer) ver senão o que está acostumado a ver.

Preciso aprender a assimilar que minha essência - sol - está o tempo todo disponível para iluminar a minha prisão, basta eu querer quebrar as minhas correntes, basta eu querer enxergar, basta eu olhar para o meu verdadeiro caminho e segui-lo. Todos, sem exceção, somos sóis. Só precisamos decidir acessar a luz que pulsa dentro de cada um de nós.

Seguindo firme o meu caminho, subo e contemplo o que há no alto: minha alma ascende aos últimos limites do mundo inteligível, onde está a "Ideia do Bem". Percebo-a com dificuldade. Somente a vejo quando compreendo que ela é a causa de tudo o que há de reto e belo.

Se quer se comportar com Sabedoria, seja na vida privada ou na vida pública, você precisa ver a "Ideia do Bem". E "é preciso que se habitue, para que possa ver as coisas do alto", disse Sócrates.

Que possamos escolher ser luz e nos esforçar nesse sentido. E que possamos irradiar essa luz à nossa volta. Assim, contribuiremos para um "eu" melhor, para um "outro" melhor, para um lar melhor, para uma família melhor, para um trabalho melhor, para uma comunidade melhor, para uma sociedade melhor, para um país melhor, para um mundo melhor.

Reflexões de Ano Novo

Hoje, ao passar ao lado da minha cesta cheia de frutas,
Notei uma laranja podre em meio às outras.
Apanhei-a e joguei no lixo.
Depois, limpei as que estavam próximas a ela.
Fiz uma breve reflexão da minha vida e pedi
Senhor, que nesse ano que se aproxima,
Retire da cesta da minha vida toda “fruta” que
Estiver deteriorada.
Que eu consiga enxergar quais pessoas representam
Na minha vida tais frutas.
E que eu consiga me purificar e me livrar de todo
O mal que por desventura, me deixei impregnar por elas.
Que eu não permita, Senhor, nenhum ser nocivo à minha volta
Que jamais se apropriem de mim e da minha vida.
Que não me atinjam e não causem nenhum transtorno
Quer seja para minha alma ou para a minha mente.
E estenda esse favor aos meus amigos.
Amém.

Inserida por elenimariana

Reflexões de um domingo nublado...
Como passar uma vida inteira ao lado de alguém que não tem as mesmas ideologias que as nossas? Que não tem os mesmos objetivos e planos? Que não tem os mesmos gostos, anseios, desejos?
Como passar uma vida inteira com alguém que não se importa com nossa opinião? Que nos critica de forma destrutiva? Que não dá a menor importância àquilo que consideramos importante para nós?
E como conviver com o fato de continuarmos gostando de alguém assim tão egoísta? Que idealiza uma relação e quer que nos enquadremos nela, que ajamos de acordo com suas vontades, que não nos ouve, que não se importa que nos anulemos...
E o pior, como podemos continuar insistindo em relações assim?
Quem gosta de nós de verdade nos aceita do jeito que somos. As pessoas não combinam 100%, na maioria das vezes, porém o afeto, o carinho e o amor, ajudam muito nas adaptações que temos de fazer para conviver com quem realmente é importante para nós...

Inserida por erikarpinheiro

Querida Compulsão,

Escrevo-te neste momento, após muitas reflexões misturadas pelo escorrer de minhas lágrimas, para manifestar meu desejo de romper com o nosso relacionamento. Durante boa parte da minha vida me fizestes muito bem, adormeceu minhas dores mais profundas, acalmou os fantasmas do meu passado, deixou guardado no meu inconsciente memórias que eu não suportava e rejeitava no consciente, acalentou-me na solidão escura e sombria. Não obstante, as dores adormecidas estão despertando, os fantasmas do meu passado estão retornando, as memórias estão se tornando vivas e conscientes, e a solidão cada vez maior e mais assustadora.

Querida, me ajudastes a fugir de todas essas tormentas, no entanto, estou cansada de fugir, de temer, de me esconder. Quero começar minha caminhada de encontro a felicidade plena, aprender a lidar com minha dor e sofrimento que juntas nos esforçamos tanto para escondê-las. Agora quero recebê-las de bom grado, deixar que percorram por todo meu corpo, fortes e latentes, parar de resistir, finalmente me render. Por fim, preciso fazer isto sem ti. Agradeço-te de coração por todos os nossos momentos juntas, mas agora irei navegar por águas desconhecidas, me aventurar em um novo relacionamento, eu e minha dor.

Obrigada, querida.

Adeus.

Inserida por RuthCraveiro

Reflexões
quer fazer seu jogo então joga mais sabe que dois podem jogar o mesmo jogo pois o tabuleiro e bem grande ,
Um jogador não perder por não ter cartas mais ganha pelo método que joga ... . ...
Quem começa hoje e iniciante quem pratica sempre se aperfeiçoa a arte e moda mais ser bom nela e oque faz diferença , Bom jogador não ussa truqueis mais os ussa como se fosse normal
pra refletir na vida

Inserida por johnatasDsm

Reflexões da maturidade

Hoje compreendo o mor de uma forma mais universal. Coisa estranha, mas é assim. Aliás, eu ando com um conceito de amor muito particular.
Não me sinto obrigada a amar mais a alguém pelo simples laço sanguineo, ou compromissos civis. O meu amor é entre iguais. Entre pessoas que se respeitam, mesmo com todas as diferenças.
Não me prendo mais em preocupacões maternais (passou a fase da leoa), mesmo porque mãe preocupada, é uma coisa e mãe amorosa é outra bem diferente! Nem tenho mais o hábito de ficar medindo a quantidade e a qualidade do amor que eu recebo dos outros. Cada um doa aquilo que tem dentro de si. O amor não poderá jamais ser medido em quantidade ou volume.
Aprendi com o passar dos anos que, o amor é um sentimento que cura e que doá-lo a quem está necessitado é um ato que nos fortalece muito interiormente. Tolerância e compreensão na dose certa e uma pitada de afetuosidade, podem fazer grandes transformacões em nossas vidas. E o principal: nunca espere que te amem tanto o quanto você ama, nem tão pouco que dure para sempre. Apenas, ame hoje!

Inserida por anasoares_

Talvez os ditos "sábios" contribuam pouco no sentido de promoverem reflexões e transformações importantes no homem, pois tendem a serem mais omissos, se resguardando em sua sabedoria para que num específico momento possam se destacar e repassar seu suposto conhecimento.
Talvez os "ignorantes" contribuam consideravelmente no sentido de promoverem reflexões e transformações efetivas no homem, pois tendem a se expor em qualquer circunstância e a sua suposta falta de conhecimento e tato, que muitas vezes chocam ou vão na contramão das posições sábias, fazem com que as pessoas revejam sua atitudes, opiniões e posicionamentos sobre alguma questão ou valores justamente por considerarem absurda, provocativa ou exagerada a sabedoria do ignorante, e assim se respaldarem com o melhor de si.

Inserida por Gracaleal

Reflexões para velhos de amanhã...

Quem serei velho?
Quem estarei velho?
Quando serei velho?
Quando estarei velho?
Como serei velho?
Como estarei velho?
Onde serei velho?
Onde estarei velho?
Quem serei nesse lugar?
Quem estarei nesse lugar?
Quando serei nesse lugar?
Quando estarei nesse lugar?
Onde serei nesse lugar?
Onde estarei nesse lugar?
Terei lugar nesse lugar?
Terei nome nesse lugar?
Nenhum tipo de onde, como, quando, quem e ter deveria preocupar ninguém,
Nem o recém-nascido,
Nem a criança,
Nem o adolescente,
Nem o jovem adulto,
Nem para o adulto velho?
Será sofrido para os velhos enquanto os escondermos e deles nos esquecermos...

Inserida por pauloafonsobarros57