Textos de Reflexão
Fé é não saber, e mesmo assim crer. Crer na imprevisibilidade da vida, que tece um ponto aqui e arremata lá na frente; Crer no encontro, na inexplicável certeza de que alguns caminhos tinham que se cruzar - para o bem ou para nosso crescimento; Crer mesmo não enxergando... confiar e acreditar na estrada mesmo quando a neblina encobre todo o caminho. Crer que o fato de estar no lugar certo na hora exata pode ser chamado "sorte", mas não deixa de ser providência; Acreditar que coincidências podem ser eventos aleatórios que te conduzem a um propósito...
Devemos sempre saber aproveitar as experiências que tivermos em nossa vida,
sabendo retificar erros, e ratificar acertos, tomando o cuidado para não fazer o contrário...
Ósculos e amplexos,
Marcial
APROVEITANDO AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS
Marcial Salaverry
Os anos vão passando, e assim, a vida vai correndo, e enquanto a juventude vai ficando para trás, vamos acumulando a experiência que a vida nos traz, desde que saibamos analisar as experiências vividas, sabendo separar o que fizemos de certo ou de errado. Algo que desde criança sempre ouvi os mais velhos falarem: "Gostaria de voltar aos meus 20 anos, mas com a experiência de vida que tenho hoje..." Sem dúvida alguma, juntar-se ao vigor da juventude, a experiência que vida traz em sua vivência, seria o ideal. Pena ser essa uma conjunção impossível, e assim, precisamos ir aprendendo com os erros cometidos, formando a nossa bagagem de experiência, que poderá nos permitir ter algo a passar para os jovens. A experiência de vida nos traz uma grande vantagem. Se soubermos olhar para trás, percebendo quais foram os erros cometidos, não mais os repetiremos, desde que saibamos analisá-los. Por vezes reincide-se no mesmo erro. Fazer o que, se nem sempre aproveitamos as lições que a vida nos dá.
Se soubermos transmitir essa experiência aos jovens que se disponham a aceitá-la, podemos mesmo aplainar um pouco seu caminho. Não podemos, e nem devemos evitar que eles errem, o que podemos é simplesmente tentar indicar-lhes um caminho. Mostrar as opções que eles vão encontrar pela frente, a fim de que eles decidam o que é melhor para eles, pois como nós tivemos a oportunidade de usar nosso livre arbítrio, claro que eles tem o direito de fazê-lo, e de cometer seus próprios erros, forjar sua própria existência. Se eles se limitarem a ouvir a "voz da experiência", sem usar seu discernimento, serão criaturas amorfas, incapazes de conduzir o próprio destino. Não podemos "viver a vida por eles". Devemos deixá-los viver. Mostrar o que existe, procurando amenizar as dificuldades, é uma coisa, contudo o mais importante é deixar que eles pensem e cheguem às suas próprias conclusões. Eles saberão que estamos prontos a ajudá-los sempre que eles precisarem e peçam um socorro.
A respeito, encontrei um pensamento muito bacana feito por um pensador que usou muito bem. o cérebro e uma caneta. Chamava-se Victor Hugo e, entre muitas outras jóias, legou-nos esta:
"O fogo vê-se nos olhos dos moços, mas nos olhos dos velhos vê-se a luz".
Vejam, o grande sentido que ele colocou na frase: "nos olhos dos velhos vê-se a luz." Luz que pode permitir que os experientes iluminem o caminho para os mais jovens. Luz que pode permitir que os pais mostrem mais claramente o caminho para os filhos, mas não que determine o caminho a ser seguido. Iluminar para que eles escolham melhor. Luz que sabiamente usada permitirá que os mais jovens errem menos. Mas devem errar, sim. Se nós errando, chegamos até aqui, porque tirar-lhes esse direito?
Pois se quisermos fazer o caminho em seu lugar, se quisermos determinar o caminho que eles devem seguir, apagaremos "o fogo de seus olhos". Esse fogo tão necessário para que eles lutem, procurem vencer e atinjam seus objetivos. Aceitem as decisões dos jovens, mas com discernimento. Vendo que eles estão errados, o mais certo é apontar-lhes o erro e até mesmo ensiná-los a corrigir esse erro, se esta for sua vontade.
Bem, como sou muito jovem ainda (pelo menos a alma...), se estiver errado, corrijam-me. Mas permitam-me o direito de errar. Ainda tenho muito tempo para aprender, e uma coisa que aprendi muito bem com a vida, é que devemos sempre procurar fazer de cada dia de nossa vida, sempre UM LINDO DIA, podendo repeti-lo, enquanto soubermos viver a vida como ela deve e merece ser vivida...
É tão estranho saber que, na vida, tudo vai passar.
As pessoas com quem eu interajo atualmente, muito provavelmente não estarão comigo daqui a alguns anos ou meses. Bem como meus amigos do jardim de infância, do ensino fundamental, do ensino médio, dos cursos e do trabalho, muitos já saíram da minha vida, alguns irão voltar, mas nenhum deles vai durar.
Nada foi feito para permanecer, a mudança é a única constante do universo, nada permanece inalterado por muito tempo.
Apesar de sermos apenas o bater de um coração cósmico que se renova à cada novo sopro de vida e apaga tudo para ser reconstruído, nos acostumamos a ideia de acomodar, de não querer a mudança, de ir pela sombra, de usar o elevador, de escolher o mais fácil e confortável.
Por mais que saibamos, desde que nascemos, que nada é pra durar, tudo é pra mudar.
Isso me assusta, não sou tão diferente de ninguém, então me acostumei com a ideia de querer estar sempre com as mesmas pessoas, de tentar o caminho mais acomodado, de pensar e repensar em momentos que são apenas memórias comuns à poucas mentes, de sentir saudades que não trarão nada de volta.
Por mais que eu saiba que mudamos, não posso deixar de sentir falta das velhas conversas sobre a vida e o universo, as loucuras compartilhadas inocentemente, o jeito que já encontrei pessoas que compreendiam-me plenamente - até parecendo fazer parte de mim.
Sinto falta, de tudo que passou, e sofro amargamente pelo que irá vir, pois sei que logo vai se desfazer em minha frente, como uma rocha virando areia pela ação irreverente do tempo.
Nada volta, nada fica, tudo vem e vai, de novo e de novo, não importa se amamos ou odiamos, se somos introvertidos ou inibidos, se aproveitamos a vida ou apenas a deixamos passar. No fim, tudo vai embora, de acordo com o que podemos provar seremos inevitavelmente esquecidos.
Mesmo com tudo isso, não posso deixar de imaginar, como anda você agora? Quem é você agora? Será que eu ainda deveria saber?
Procurei você em tantas pessoas
Passei a vida atrás de você mesmo sem saber quem você era
Sem ao menos saber o tempo que iria te encontrar
Quantos sonhos com alguém assim como você é hoje
Quantos desejos guardados para realizar com você quanto te encontrasse
Hoje posso dizer que sou feliz, que todos os meus sonhos estão sendo realizados
Apenas porque tenho você
Você é a metade que eu sempre quis ter
Você é o melhor momento que já vivi
Você me dá o prazer que mesmo desejando não imaginaria viver
Você só você.
quer saber? quer saber mesmo? então vamos lá...
estou cansado desta vida em preto e branco, onde nada acontece, nada de emocionante. estou perdido sem saber para onde ir. por onde recomeçar. o que devo fazer, e como fazer... na maior parte do tempo sinto vontade de ir para um lugar no meio no nada, onde ninguem podesse me escutar nem me ver. para poder gritar bem alto, até perder a minha voz. tenho vontade de chorar quase todo momento. de desabafar aos quatro ventos. sinto medo a todo momento. me sinto inútil, fraco, um completo covarde. vejo nos olhos das pessoas tudo de negativo quando olham pra mim. olha de pena é o pior deles. só queria acabar com tudo isso, e pelo menos uma vez sentir paz e tranquilidade. poder sorrir de verdde, sem me preocupar com mais nada. sou um cara na faixa dos 30 e que voltou a morar com a mãe, porque não soube lidar com os problemas da vida. e que se sente preso e endividado (não só financeiramente, mas emocionalmente). tudo o que quero é paz!!!
autor? um cara que está perdido dentro da propria mente, dentro de um mundo cinzento.
Me queixo da minha vida, sem saber quanto ei de viver, escrevi no passado que queria deixar legados e não sei se legados eu deixei.
Continuo sendo uma poeira no universo, é sabido que a terra quando é aquecida vira vidro, será que nessa multidão de poeira eu virei vidro e pelo menos um reflexo de luz, pelos menos um dia eu brilhei pra você pai.
Será que aprendi o que me ensinaram, será que hoje ensino o certo e não o errado, será que está bom pra você ?
Escrevi sobre a vida, escrevi sobre a morte, mas será que estou vivendo, será que sou feliz como você quer que eu seja, o que é felicidade se quando você criou eu não estava lá, só sei que ando nessa trilha perdido e orientado, lúcido e embriagado, como dizia Sócrates, - só sei que nada sei.
Tudo na vida, inclusive ela mesma, pode ter mais de uma versão.
Saber qual a verdade verdadeira, é algo muito subjetivo,
que depende do ponto de vista, ou de interesses envolvidos...
Esta é que é a verdade... Ou não...
Atualmente pergunta-se "FATO OU FAKE?"
Osculos e amplexos,
Marcial
SERÁ FATO OU FAKE?
Marcial Salaverry
De tudo aquilo que se lê, ou que se ouve, sempre fica a dúvida se houve uma mentira, ou se pode ser verdade. SERÁ FATO OU FAKE?
Mesmo que sempre sobre a mentira, sobre mentira, pode-se dizer que existem diversas maneiras de se considerar a mentira. Assim, analisando-a à luz da verdade, é exatamente quando ela falta. A verdade, claro. Por vezes, a tendencia é acreditar no fake, e o fato não é considerado...
Mas, considerando que não existe verdade absoluta, o que é verdade para uns, será mentira para outros, e vice versa. Tudo depende de "a quem interessar possa..."
Fala-se que pescadores, vendedores, caçadores, são mentirosos, isso depende de como se for analisar o que eles dizem. O tamanho do peixe pode não ter sido exatamente aquele, mas é como seu desejo o viu. Então, o que será uma mentira para todos, para sua imaginação é verdade, pois ele realmente “viu” aquela manjuba, do tamanho de uma meca, e assim, não se pode considerá-lo um mentiroso, bem, pelo menos sob seu ponto de vista.
Numa discussão sobre um acidente de trânsito. Quem será o mentiroso? Talvez aquele que estiver com a realidade dos fatos, mas não tiver testemunhas... Então como se definir a mentira?
Tudo na vida tem diversas interpretações.
O juiz de futebol é um ladrão na opinião de um torcedor, ou um gênio na opinião de outro.
Quem será o mentiroso, o promotor que insiste na condenação do réu, apontando-o veementemente como culpado, ou o advogado de defesa que insiste em sua inocência? Com certeza um dos dois arrazoados está eivado de mentiras, e para o Júri, fica a dúvida sobre em quem acreditar... Ambos apresentam “provas irrefutáveis” de seus pontos de vista. Quem estará mentindo? E muitas vezes a vida ou o futuro de uma pessoa depende de quem souber “provar” melhor a sua verdade, e que nem sempre será a real verdade. Quantas vezes vemos criminosos sendo libertados, apenas porque a verdade não conseguiu aparecer, e passou a ser a “mentira” no caso.
Na verdade, a mentira é a ausência da verdade, ou sua omissão pura e simples...
Mas, o subalterno é considerado mentiroso, enquanto que o chefe, apenas interpreta os fatos de outra maneira, e nesse caso, o que é mentira, passa a ser encarado como “outra interpretação”, dependendo de quem a diz. Isso sim é mentira...
Se formos analisar, todos os grandes problemas, todas as guerras, sempre começaram por causa de uma mentira, que foi apresentada como verdade, e que seria verdade, mas não passava de uma mentira, sempre dependendo de que lado se está.
Donde se pode deduzir então, é que a GRANDE MENTIRA da vida, na verdade, é a verdade, desde que não possa ser provada devidamente. E assim ficamos querendo saber o que se pode dizer que é mentira, ou verdade.
Se alguém me disser que durante um dia inteiro não fala nenhuma mentira, vou dizer que é um grande mentiroso. E acabou de dizer mais uma...
A grande verdade do caso, é que a mentira só poderá ser considerada mentira, quando ficar comprovado que a verdade é outra. E não estou mentindo. Provem-me o contrário... Provem, ou aprovem...
Pode-se dizer que os políticos são eméritos mentirosos. Talvez seja verdade, mas eles dirão que é mentira, porque eles não mentem, apenas apresentam versões diferentes da realidade, que sempre lhes será favorável. Como também os advogados de defesa, que sempre refutam a verdade apresentada pela acusaçao. E o que dizer de Juízes que simplesmente mandam soltar aqueles que deveriam permanecer atrás das grades...
Sempre ficou patenteada a dubiedade dos fatos. Todas as verdades e todas as mentiras, apresentam e sempre apresentarão uma segunda versão dos fatos. E estará certa aquele que conseguir uma melhor comprovação da “sua” verdade.
Como julgar quem estará mentindo, aquele que diz ter sido atacado, ou aquele que afirma que jamais atacou? Tudo dependerá de uma eventual comprovação de fatos, que poderão ser distorcidos por quem souber faze-lo.
A única coisa real e verdadeira, é meu desejo de UM LINDO DIA PARA TODOS... Ou será que não é?
*É preciso saber viver*
Não leve a vida tão a sério. Nada acontece por acaso.
Aproveite cada minuto de sua vida com muito amor.
Recomece sempre que for necessário.
Viver é a única coisa que não dá para deixar pra depois.
Viva o hoje, faça tudo que tiver vontade sem medo de se machucar, porque, bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão perder com classe e vencer com ousadia porque o mundo pertence a quem se atreve.
E o ontem não volta mais.
Amanhã não se sabe o que pode acontecer,
Hoje é uma dádiva por isso o chamam de presente..
Sonhar é fazer planos.
Viver é ter coragem para realizá-los.
Não arriscar nada, é arriscar tudo.
Mas cuidado com os sete pecados capitais..
gula, soberba, luxuria, avareza, maledicência. inveja, orgulho,,,
eles são os causadores das doenças cardiovasculares...
Um dia maravilhoso para tds ...
(Miguel Silva)
É reconfortante saber que o mesmo Deus que está no controle dos bons momentos da vida também está no controle dos momentos difíceis da vida. Nossas dificuldades não são uma surpresa para ele. Deus não vai permitir uma tempestade a menos que Ele tenha um propósito divino. Romanos 8: 28 nos promete: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”.
Deus vai dirigir os ventos da tempestade para fundi-lo onde Ele quer que você vá. Nós vemos as tempestades como algo negativo, mas Deus usa a tempestade para nos mover do ponto A para o ponto B. Os ventos podem ser fortes, a situação pode ser dificil, mas esses ventos levarão você a um novo nível de vida.
A vida é assim mesmo cheia de surpresas,umas boas outras ruins,mas cabe a nós mesmos saber oque fazer com elas.
As boas guardar no coração e agradecer,as ruins tirar delas todo aprendizado possível e descartar o restante,só assim conseguiremos sempre nos reorganizarmos.
Pois quanto mais o tempo passa mais aprendemos,se estivermos abertos a isso,se não estivermos as coisas com certeza passarão por ti desapercebidas e você nada vai aprender,então preste mais atenção nos sinais que a vida lhe oferece,pois eles são preciosos é com eles que você descobrirá oque fazer num momento dificil.
Observe que as pessoas a sua volta são sempre as mesmas,podem até camuflar no correr dos anos mas sua essência será sempre a mesma,isto vai te ajudar a não se enganar,este é um dos sinais.
O que desejo…
O que mais desejo da vida é não entendê-la. Não quero saber o por que do beijo, quero só beijar. Não quero entender o sorriso, quero sorrir…nunca desejei saber porque mas adorei te abraçar, não desejo entender a razão, mas teu perfume me dá saudades, não quero entender a saudade, apenas sentir a vontade de rever…nunca desejei escravizar um amor, apenas ter a sensação de que sem esperar, pousará no meu coração simplesmente porque o pouso é bom e esperado…
Enquanto isso eu continuo sonhando
Sem saber o que me espera, ou se ainda vem
Enquanto isso a vida vai passando
Cada minuto que o tempo me consome, diminuem as chances de encontrar aquele alguém
Enquanto isso eu vou deixando
De me importar com tantas coisas, e dar valor a quem me faz bem
Enquanto isso o sol continua brilhando
Pra quem sonha acima das nuvens, ele sempre vem
No percurso da vida já encontrei muitos, eram únicos.
Eram melhores, talvez piores, não quis saber.
Caminhei com eles.
Aliás, era o mesmo caminho
Era o mesmo destino,
Não acho motivos para comparações.
Nem exigência
Nem comparação
Todos estão com os pés no chão
E não nos céus.
Frase:
“O bom da vida é saber que haverá dias ruins — e que, mesmo assim, eu vou atravessá-los.”
Reflexão:
A vida não é feita apenas de alegrias, e aceitar isso é libertador. Saber que os dias ruins virão não é pessimismo — é maturidade. O sofrimento não escolhe hora, mas a forma como o enfrentamos diz muito sobre quem somos.
No cotidiano, os problemas surgem no trânsito, nas contas, nas relações... mas cada obstáculo vencido reforça uma verdade simples: ainda estamos aqui. E estar aqui, apesar de tudo, é sinal de força.
A beleza da vida não está em evitar as quedas, mas em continuar andando com as marcas delas. Quem entende isso aprende a viver com mais leveza, mesmo quando o peso aperta.
Quer saber quem é verdadeiro com você ?
1° Deixe a vida de festas
e bebidas de lado!
2° Comece um negócio próprio!
3° Seja ''VOCÊ''
sem brechas para influências...
Com o tempo você perceberá as pessoas
indo embora da sua vida
sem mais nem menos
como se vocês já não fossem
compativéis suficiente para manter a amizade
Talvez você se sinta só e pense
que o erro está em você
quando na verdade o erro está em quem
não é capaz de ficar feliz pelas suas conquistas
E então perceberá que restaram
apenas aqueles que torciam
por você desde o início
E se não restar ninguém, não importa
O que importa é ser feliz
e isso podemos fazer sozinhos
Sempre há uma chance de recomeçar.
A vida é feita de oportunidades, e precisamos saber aproveitá-las, porque elas não batem à nossa porta uma terceira vez.
Não é porque você decepcionou alguém, fez coisas sem alegria ou errou sem perceber que deve jogar seus sonhos ao vento. Permita-se uma segunda chance.
Não é porque você caiu que precisa permanecer no chão. Ainda existem pessoas que confiam em você, que se importam, que acreditam no seu potencial.
Levante-se. Recomece. Acredite: você ainda pode conquistar tudo aquilo que sempre sonhou.
Ele me chamava de rainha, mesmo sem saber reinar os próprios sentimentos
“Te amo, minha vida…
Espero sempre ser teu porto seguro, tua razão e teu templo de paz.”
Ele me dizia isso entre silêncios e confissões.
Confessava que não era tão carinhoso,
que tinha dias em que nem ele se entendia.
Mas no meio das falhas, tinha uma certeza:
Ele me amava.
Me chamava de rainha.
Queria ser abrigo, queria ser presença.
Mesmo sem jeito. Mesmo com feridas.
E prometia o que, no fundo, ele acreditava:
“Você nunca mais vai estar sozinha.”
Talvez ele não tenha conseguido cumprir tudo.
Mas sei que ele tentou.
E às vezes, tentar já é amar mais do que parece.
Ele me chamava de rainha. E mesmo confuso… me amava como sabia.
Ei? Fique tranquilo, é normal não saber o que você quer pra sua vida.... pense, nem ao menos sabemos o SENTIDO da vida! É normal entrar em um emprego empolgado e no mesmo mês já se sentir entediado! Afinal, nada te alegra, nada te satisfaz... Já ter experimentado várias faculdades diferentes e não gostar de nenhuma... pense bem, se você estiver satisfeito, você não está vivendo, porque a vida é uma constante insatisfação! NADA satisfaz o Homo Sapiens! Nossa raça é caracterizada por querer, e querer, e querer, mais e mais SEMPRE, e nunca estar satisfeito, somos movidos pela insatisfação, uma prova de tal afirmação: já temos nosso planeta terra e estamos buscando colonizar outros planetas, pois, esse aqui já não nos satisfaz! Creio que o homem que estiver 100% satisfeito com a vida, ele está passando apenas por uma fase!
Mas lhe digo novamente, não ligue se você não sabe o que quer, talvez no mundo não existe o que você quer, talvez você seja sim, de fato, bom demais para esse mundo, talvez não exista nada nessa existência que vai te fazer parar e se satisfazer... Volto a dizer, não sabemos nem ao menos o sentido da vida, quanto mais o que queremos na vida ou para a vida!!! Ei?! Você mesmo, que está lendo... fique tranquilo, fique bem tranquilo, pois, talvez você vai morrer e não vai encontrar o que buscava... Isso é apenas ser "ser humano"!
Desabafo, ou poesia
Depois de uma perda grande em minha vida, saber lidar com a ausência, o adeus que queria dar no dia obrigatório do "adeus", da maior dor até então, aprendi a continuar...
As coisas, os sentimentos, momentos "pequenos", até mesmo os grandes, que causou algum desalento, aprendi a superar.
Não tenho medo das tempestades, porque aprendi na chuva dançar!
Reconhecer que sou forte, grandiosa, amada, é o suficiente pra não deixar me abalar.
Eu vivo, simplesmente vivo, porque a vida vai passar, mas hoje sei que não quero deixar a vida se esvaziar...
Talvez há pessoas lendo e pensando que coisa nada ver, porque sim, o ser humano julga assim...
Mas também tem os que sabem que um desabafo se torna uma poesia, bonita para a nossa alma, e o nosso coração!
E para aqueles que julgam superem, pois de vez enquanto expressarei mais amor e gratidão. 🌻
A morte.
Uma vida que nasce.
Uma vida que se vive.
Uma vida que se vai sem saber pra onde está indo.
A morte...
Muitas pessoas sofrem..
E como sofrem...
O vento.
Um sopro único.
Uma alma plantada.
Uma vida nova que chega ao mundo.
Entre a união carnal.
Uma razão..
Ou um erro...
Ate mais que um acerto...
A gravidez...
Noticias aos familiares e amigos.
Uma vida inocente que está chegando a nossa frente.
Felicidades..
Entre pai e mãe.
E os parentes.
Eu..
Autor desse dolorido texto..
Vou aqui...
Obtendo uma visão.
Que não sei de onde vem.
Nascemos sem saber que nascemos.
Crescemos sem saber que crescemos..
Envelhecemos sem saber que envelhecemos...
E morremos sem saber que morremos.
E de fato...
Todos nós um dia morreremos.
Na fase do espírito e alma.
Somos carne.
Somos líquido.
Somos sólido
Somos gases.
Somos perecíveis ao tempo.
Era uma vez...
Uma ilusão.
Mas o que prevalece.
É a razão.
O que aqui foi feito de bom.
O que importa é a obra que fizemos e aqui ficará para os que vão depois.
Para aquele que nos deu esse dom.
A vida..
Mas...!
Alguém aí...?
Que queiram me responder...!
Nessa terra...
Existe algo que não seja perecível...?
Ao tempo...?
Ao fogo...?
E a água...?
Ficarei por aqui sentado.
Ou deitado.
Quem sabe até domindo.
Esperando uma resposta.
Ah.
Não sei até quando viverei.
Para ouvir a resposta.
Se é que tem.
Dizem para outras que ficarão.
Caso aqui.
Eu não mais existir.
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
- Relacionados
- Textos de Charles Chaplin
- Textos de William Shakespeare
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
