Textos de Reflexão

Cerca de 75347 textos reflexao Textos de Reflexão

⁠⁠⁠Não estou certo se irei te satisfazer, pois semelhante a ti, sou imperfeito, mas não irei desistir, serei persistente para comprovarte-te que és a mulher que quero por perto e pra isso, irei além do meu agir, usarei também a arte dos meus versos para eternizar o apreço que sinto por ti.

Sou ricamente avivado quando estás presente, és uma bênção para mim como se eu estivesse na presença de uma aurora linda, resplandecente, encantadora de um jeito despretensioso, portanto, és simplesmente avivadora e o teu existir é nitidamente valioso.

Que eu possa corresponder o bem que me fazes e que Deus nos ajude pra que juntos possamos sonhar de olhos abertos sem abrirmos mão da racionalidade, um sendo luz na vida do outro, amor e integridade, um laço respeitoso da soma de nossas felicidades.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠⁠⁠Durante a sua infância rara, a sua essencialidade era bela e resplandecente como uma linda estrela na terra conectada com o mar,
cujo amor por si mesma era vivo e inocente e estava sempre a brilhar.

Sendo feliz, não se cobrava excessivamente, nem se importava em disfarçar a sua essência, assim, sua postura era espontânea, sossegada e sua presença era tão amável e reluzente que superava constantemente as suas falhas.

Com o passar do tempo, foi se perdendo do que lhe era essencial, seu brilho já não era mais o mesmo, pois de tanto se decepcionar, tinha ficado insegura, não se amava mais como antes, mas graças a Deus ainda tinha uma fagulha de esperança, perceber a sua tamanha importância.

Graças ao Senhor, a partir do momento que lhe veio esta percepção, sua vida passou por uma linda metamorfose, a qual fez valer tudo o que enfrentou, logo, seu amor próprio ganhou asas e seu essencialismo foi renovado, dessarte, uma bela borboleta avivada.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Hoje uma amiga me disse assim:
Sabe o que eu acho lindo em você?!
é que mesmo com tantos problemas, tantas tragédias, você tem conseguido se superar todos os dias.
E todos os dias você acorda e coloca um sorriso, mesmo que você não queira.

Todo dia você acorda e nos apresenta a
beleza da vida, mesmo quando a própria vida te apresentou tantas mortes.

e mesmo que, você, em algum dia não sorria e fique quietinha no seu canto.

você não esmorece, você não é amiga Rivotril, você é a amiga do motivacional,

Aquela que chorando diz: tô ferrada,mas logo em seguida, dá uma bela gargalhada!

Inserida por Brunawotkosky

⁠Coração do oceano, um amor profundo de uma alma intensa que está verdadeiramente amando, dessarte, poucos merecem alcançar esta profundeza por ser uma conquista e tanto, por inibir a tristeza com sua natureza viva que está continuamente animando.

Cada batimento lhe é relevante,
perder seu tempo não é conveniente,
deste jeito, para adentrar as águas de sua confiança e assim ter um banho de avivamento, amá-la precisa ser uma constância, uma prova de zelo, já que ela sabe que sua relevância é tão preciosa que não tem preço.

Traz a profundez nos seus olhos, às vezes, com um ar de mistério, outras, um brilho gracioso, mas sempre sinceros, uma verdade rica que vem de dentro, quem não respeitar seus limites, não poderá mergulhar na sua vida, ficará no máximo na superfície.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Por um minuto de distração se perde uma oportunidade, mas também por um minuto de atenção se faz uma oportunidade, se faz a diferença.
O que você está esperando para mudar aquilo que está te incomodando faz tempo?! Toda hora é hora de dar um passo à favor daquilo que almejamos, seja uma mudança de comportamento, seja uma atitude a ser tomada, seja uma palavra a ser dita, seja o mais simples dos gestos ou a menor das ações. Comece! Faça diferente, nem que seja por "um minuto". Nunca é tarde para mudar! "Um minuto" de iniciativa. Faz deste minuto um passo de progresso.

Inserida por Psiariciarocha

⁠Antigamente a humanidade indagava tudo, o porquê disso e o porquê daquilo... hoje não há necessidade de questionarmos o que a vida nos proporciona que sejam elas: desafios, desilusões, perdas e ganhos. Se esses três exemplos não fizessem parte da nossa existência, a própria vida jamais faria sentido.
(Josi JL)

Inserida por JosiJL

⁠Como somos afetados por pequenas coisas.

A vida e suas artimanhas muitas vezes nos levam a sermos aquilo que não queremos e muito menos desejamos. Por diversas circunstancias, muitas vezes aleatórias e que não esperamos, modifica todo nosso ser, nossos pensamentos, nossa forma de agir.

Como somos afetados por pequenas coisas, seja por palavras, atos, sentimentos, tudo está inserido em nossa forma de viver, sofremos a consequência imediata te tais situações.

Situações corriqueiras e sem nem mesmo esperar são capazes de alterar nossa paz, nosso controle, nossa tranquilidade. Somos todos suscetíveis a alteração em um ambiente de trabalho, de nossa casa, de nosso cotidiano em geral.

Segurança na verdade não temos nenhuma, nem física e muito menos em nossos sentimentos, pensamentos e ações que tomamos. Muito se fala em ser sempre decidido, capaz, consciente, mas dependo do que ocorre somos desmontados de toda esta certeza e capacidade.

Acredito que nesta fragilidade esteja um grande segredo que é nossa capacidade de reverter e passar por tudo que nos atinge tão forte. Diversos fatores contribuem muitas vezes para nos tirar do centro, mas como sempre, Deus nos capacita a passar por tudo isto que nos atinge.

Dizem que a vida é uma caixinha de surpresa, pode até ser, mas de surpresas vivemos a cada dia de nossa vida, na verdade não temos controle e nem direção de nada sobre diversas situações por que passamos diariamente. Tudo é dado e tirado com a maior facilidade dentro do nascer do sol ao seu alvorecer, somos testados todo tempo, somos colocados a prova a cada segundo de nossa vida.

Talvez nestas situações por que passamos, esteja o real significado de uma vida. Somos expostos aos mais diversos problemas da vida e temos de aprender a solucionar, entender e tirar o melhor de cada problema que se apresente a nossa frente.

A consciência de nossa existência passa pelas adversidades. Na dor, no sofrimento, nas algures da vida encontramos a real oportunidade de sabe entender o que é a essência da vida e porque temos de lutar para o real significado de estar vivo e por consequência sermos felizes.

Inserida por marcelo-martins

⁠Quando estamos passando por um processo boa parte das vezes estamos só, e esse é o momento que o Senhor nos chama pra perto.
Suportar sozinho é doído, cansativo e muitas vezes acabamos não percorrendo o caminho por inteiro, mas quando aceitamos a ajuda do Senhor isso nos leva a suportar, respeitar e por fim chegar onde desejamos.

Inserida por SilvaMariana

Quando vc precisar haverá ambiguidade quando a aceita essa ajuda , por mais caridoso q seja vai haver um exato momento pra visar isso , seja ele positivo ou negativo!
As vezes é preciso entender que por mais que queira estar ali , ainda nao chegou o tempo de olhar pro ser humano e enchegar certeza e verdade , por mais que acredito que a humanidade pode mudar e evoluir , muitos de nos soma status com isso , pelo amor que tenho e fé , acredito que quem nasceu pra vencer o caminho realmente nao é flores , mais no momento que puder sorrir , sorria compartilhe alegria compartilhe o pao , esqueca seu ego e quem ta olhando , quando um ser te diz que voce causa a situacao que ele mesmo criou...

Na maioria das vezes usa rodeios para unir essa jaula de pretenção , e sabe são tão tolos esses propósito , não entendo porque não vivencia os momentos da vida com luz e graça e verdade. Está se afundando por mais q o canto seja lindo , nao recuse sua intuicao e tbm nao é preciso desabar para mostrar q senti. Se nem msm viu oq vc tava sentindo , acredite o perveso nao se sente perveso , ate pq te oferece sua propria agua seu proprio pao , para vc confiar e quando vc descansar vai la colher oq acha q lhe pertence , sabe a vida por muitas vezes é cova raza mais no fim dela , a cova é profunda e se um dia se nutrio dessa mesma terra hoje vc terá q nutri-la para q nao seque , tem preços q sao altos de mais.

Inserida por Leticia17

⁠Ela era um mundo em um só coração...
Amava o mar...o sol, a música... Amava Ivete ...
Amava tanto o amor, que não teve coragem de deixa -lo partir quando era tempo ...

E não deixando esse amor partir, se partiu seu coração...

E viveu na imensidão sem novamente encher seu coração...

Inserida por Brunawotkosky

⁠Modo de vida sem sentido e fraco.

Vivemos hoje em um mundo de falsas verdades e verdades ocultas. Vivemos de sorrisos falsos e maliciosos, de fotos e vidas montadas para uma rede social que se tornou a referência. Vivemos de lampejos de felicidade e plena de felicidades irreais, onde o descartável se tornou referência e o certo passou a ser o duvidoso. Verdades impostas de acordo com vários interesses e objetivos e que devem ser seguidas e assumidas por todos.

Sentimentos verdadeiros banalizados e muitas vezes ignorados em prol de sensações rápidas e fugazes que se tornaram o principal motivo de muitas vidas. O simples hoje é ignorado, a pureza de sentimentos e a sensibilidade são ultrapassadas. O ridículo se tornou a bola da vez, quanto mais feio e banal é o modelo a ser seguido.

Modo de vida sem sentido e fraco de conteúdo e responsabilidade, a empatia ficou de lado, o ego inflado e o orgulho se fazem presente a cada dia mais numa sociedade doente e carente de bons exemplos. A via de regra hoje em dia é ser antenado, ligado, curtido, likes e aplausos para tantas idiotices e coisas sem sentido.

Somos e estamos sendo a cada dia mais carentes de valores de vida reais, de gente forte e batalhadora, de pessoas com objetivos claros, corretos e principalmente verdadeiros. Perdemos em algum ponto nossa identidade de consciência do que é certo, correto e honesto. Questionável isto que falei?

Com certeza que sim. Cada um com sua maneira de ver e viver sua verdade e seus valores, mas venhamos e convenhamos, sempre existiu uma base de entendimento do que era certo e errado, do que era normal ou não. Não estou julgando o que é normal ou não para alguém, cada um faz sua avaliação, mas que perdemos importantes referências isto ninguém pode falar que não.

Nossa sociedade se banalizou, erotizou a ponto de perdermos a identidade de quem somos, de costumes cada vez mais profanos e voltados não ao engrandecimento, mas sim a pobreza de espíritos, pobreza de atitudes e ações que em nada ajudam, mas que caminha mais para um abismo moral e de difícil definição. Liberdade demais, regras de menos, valores perdidos ou substituídos por coisas sem valor. Falta de amor, valorização de corpos e não de um ser de Deus feito em carne, espirito e alma para a construção de uma vida eterna após este mundo.

Inserida por marcelo-martins

Hoje acordei com vontade de escrever.
A vida não é nada romântica.
Isso não importa, o ramance está no ser que nos permite ser.
A vida nos permite vida, mas os sonhos e o amor nos entrega sobrevida.
Nos permite rir do que passou e reviver as melhores coisas.
Por isso senti muita vontade de escrever,
Só pra dizer que,
Sonhei com você.

Inserida por TYMonteiro

⁠Existência

Qual o verdadeiro sentido da vida?
ter um olhar diferente para o mundo
significa buscar respostas para
perguntas não perguntadas

Somos como uma formiga para
o restante do universo quem
sabe o que a nele e seu tamanho
afinal a humanidade vai ter seu fim
e quando esse dia chegar será
o fim de tudo?

E se em outros universos
existir semelhantes a nós,
talvez um dia iremos questionar
nossa própria existência de fato
e buscar uma resposta para isso.

Inserida por Ian_Menezes

⁠Deixar sempre uma porta aberta e livre.

Em nossa vida, muitas vezes nos deparamos com situações e pessoas que em função de alguma coisa ou motivos nunca colocam seus pensamentos acima de uma determinada atitude, sempre agindo por impulso e inadvertidamente sem medir riscos e reações.

Todos nós passamos por diversos momentos e situações que nos fogem ao controle e que nada podermos fazer, ou seja, momentos de grande aflição e muito delicados, sem que, justamente nestes momentos que mais se precisa de calma, razão, procurar não perder o foco e ter o entendimento de não se precipitar, seja em atitudes e muito menos em palavras.

Muitas vezes por falta de maturidade, vivencia, nos precipitamos, agimos a revelia, e o que colhemos depois é muito amargo. Com certeza vem o arrependimento posterior e o sentimento de culpa por não ter raciocinado com calma e procurado a melhor opção.

Atitudes afoitas, sem discernimento e até ao ponto de serem agressivas, e principalmente imponderadas, levam qualquer um de nós a sermos imprudentes e irresponsáveis e agir de muitas formas erradas e sem qualquer razão logica sobre o ocorrido. O impensado cobra um preço alto muitas vezes por atitudes e palavras que são proferidas.

Se faz necessário, seja em qualquer situação, algumas que exija uma atitude rápida a ser tomada, devemos procurar agir sempre com a razão. Uma coisa importante é saber avaliar os prós e os contras, ver todas as opções, procurar ver a decisão de várias formas dessa ou de outra maneira para que aja uma solução possível.

O importante e deixar sempre uma porta aberta e livre para que a intuição certa venha do Alto para tomarmos a decisão certa e que seja a melhor para a solução do problema.

Inserida por marcelo-martins

⁠Dia refletido

Digo bons dias
No despertar do dia
Sorrisos aos vizinhos
Palavras
Gestos aos amigos
Caminhada delineada
Um destino a percorrer
Um segundo sem perder
Nesta escalada da vida
O sol a querer espreitar
A começar o vai e vem
Não há quem
Pare a viagem
O dilema catapulta
Do dia para noite
É como me sentir vivo
Respiro e inspiro
A maresia pureza divina
Na madrugada medonha
Á noite a escrever
Eu a aninhar
A desejar boas noites
No estrelar do escurecer
Despedida
Saudações após o dia
Palavras e gestos
E abraços aos amigos
Destino percorrido
Sem me ter perdido
Encontrando o abrigo
Na escalada da vida
A lua cintila
No seu luar
Uma tênue brisa
Que dá um sabor
Ao quentinho
Dá gosto de lembrar
Do sentido do:
Lazer
De viver para aprender
Aquilo que sacode cada instante para o palco da plateia.
No sopro da vida vejo a pureza que transcende dentro do eu de cada ser e nele resplandece, o seu ser mais puro, verdadeiro e refinado. O ser que quer fazer e quer ser
Neste percurso de onde me deleito, pairam momentos de alegria e de sofrimento e momentos de desejo, de vontades, como de tédio e monotonia, de muito afecto, estima e apreço e controvérsias que estão paralelas, mas que vivem todas interligadas e interagem entre si.
Viver nesta comunhão com o meu todo é aceitar-me, não me conheço sei um pouco de mim e até onde consigo ir, sei que posso ir sempre mais um pouco mais do que a minha capacidade.
Para me aperfeiçoar vou repetindo várias vezes até melhorar, corrigindo os erros, subindo minhas montanhas, atravessando meus desertos, procurando pouso e no outro lado da face vejo a minha metade oculta, perdida, tenebrosa, nebulosa, torva e outro lado saliente,cintilante, radiante,, luz que reluz no escuridão, Nas tempestades o melhor remédio é o amor e nele está o dar de nós aos outros o nosso bocado melhor.A busca de perseverança, firmeza, disciplina, tenacidade, está na acção, que vem pelo pensamento e frutifica pelo acto, que é as forças e energia que aplicamos em relação a determinado factor, que gera a resistência.
O recomeço demonstra a resiliência, que é adaptar a novos meios.
Partindo do princípio que com resistência, é que se ganha força, vencendo a enercia, transformação que se dá pelo treino continuo e é uma força que um corpo exerce sobre outro.
Sem acção nada fortifica , nem frutifica.

Por: Emanuel Bruno Mota Veiga Andrade

Inserida por EmanuelBrunoAndrade

⁠O jardim da vida, está repleto de boas sementes.
E a natureza das leis divinas, nos proporciona a oportunidade de semearmos e colhermos as sementes do bem e do mal.
E ao amarmos a nós mesmo, amamos os outros. E ao amarmos os outros, amamos a nós mesmo.
Basta entendermos, que somos a "imagem e semelhança de Deus."

Inserida por Filosofiadealma

⁠As estações do ano são uma metáfora poderosa para refletir sobre a natureza da vida e sobre como nos relacionamos com as mudanças que ocorrem ao nosso redor. Assim como as estações se sucedem em um ciclo constante, nossa vida também passa por fases distintas, cada uma com suas próprias características e desafios.
Na primavera, vemos o renascimento da natureza, com as flores desabrochando e os animais se reproduzindo. É uma época de renovação e de novos começos, em que devemos buscar o crescimento e a expansão de nossas vidas.
No verão, o calor e a luz do sol nos energizam, e temos a oportunidade de colher os frutos do trabalho realizado na primavera. É uma época de plenitude e de celebração, em que devemos aproveitar os bons momentos e buscar o prazer e a felicidade.
No outono, as folhas começam a cair e a natureza se prepara para o inverno. É uma época de reflexão e de introspecção, em que devemos avaliar nossas conquistas e nos preparar para os desafios que virão.
No inverno, a natureza se recolhe e o frio nos faz buscar abrigo. É uma época de quietude e de introspecção, em que devemos refletir sobre nossas vidas e nos preparar para os novos começos que virão na primavera.
Assim como as estações se sucedem em um ciclo constante, nossa vida também passa por fases distintas. Devemos aprender a nos adaptar às mudanças e a aproveitar cada fase da vida da melhor maneira possível. Se soubermos lidar com as estações da vida de forma equilibrada e consciente, poderemos colher os frutos de uma existência plena e significativa.

Inserida por KarinaPigeard

A vida é um mistério,
Uma teia de sentimentos que nos permeia,
No meio ambiente da existência,
O amor e a saudade são o que nos norteia.

A falta às vezes é inevitável,
Mas a natureza é sempre presente,
Com seus ciclos e renovações,
Ela nos ensina que tudo é transitório, apenas uma corrente.

A vida é um enigma,
E a natureza é a nossa escola,
Aprendemos com suas lições,
Que somos apenas uma parte dessa roda.

Então amemos a vida, a natureza,
E honremos a nossa existência,
Com gratidão e respeito,
Por tudo o que nos é dado em vivência.

Inserida por romeufelix

⁠O meio ambiente nos cerca, nos abraça, nos acolhe. É a nossa casa, o nosso lar. E como todo lar, precisa ser cuidado, amado, respeitado. A natureza é a mãe que nos dá tudo o que precisamos para viver: ar, água, alimentos. E como filhos, devemos cuidar dela como ela cuida de nós.

A vida é um presente, um sopro divino que nos foi dado para desfrutarmos da beleza do mundo e de tudo o que ele tem a oferecer. O amor é a energia que move o universo, é o que nos faz sentir vivos e nos conecta uns aos outros e à natureza. É como uma corrente invisível que une todas as coisas.

Mas com o amor vem também a saudade e a falta. Saudade daquilo que já foi vivido, daqueles que amamos e que partiram, da natureza que já não é mais como era antes. E a falta, aquela sensação de vazio que nos faz perceber o quão preciosos são os momentos vividos e as pessoas que amamos.

Por isso, devemos valorizar cada instante da nossa vida e amar com toda a nossa força e intensidade, para que quando a saudade bater e a falta apertar, possamos olhar para trás e sentir que vivemos plenamente. E que, apesar dos desafios, cuidamos do nosso lar, da natureza que nos cerca e que ela também cuidou de nós.

Inserida por romeufelix

⁠Sempre tem alguém cuidando.

Sempre me foi dito que dependendo do que é dito a carapuça sempre serve em alguém.
Uma coisa muito comum neste mundo desde que existe é à vontade nem sempre nobre de algumas pessoas sempre que possível interferirem em outras vidas que nada lhes compete. Na esteira disto, resolvi colocar algumas palavras aqui. Quem já não passou por isto não é mesmo...?

Quer me julgar por alguma coisa que talvez tenha feito e não agradou ...?
Pois é, julgue do modo que quiser, afinal, não sou perfeito, e nem você é também.
Quer falar de mim...?
Fale, fale muito, fale até cansar. Quer inventar coisas...?
Invente, crie estórias mirabolantes e compreenda somente uma única coisa a respeito disto tudo, que para fazer isto em minha vida ou de alguém, talvez o faça para cobrir sua falta de caráter, sua incompetência em viver sua própria vida.

Quer meu mal...?
Queira muito, deseje, e se possível faça. Por que o que plantou você colherá com toda certeza. Mais um lembrete bem simples, o verdadeiro veneno está em você e não em quem denegri.

Quer tomar conta da minha vida...?
Tome, aposse-se dela para você, por que isto só prova sua incapacidade de viver a sua própria. Com isto demonstra sua falta de coragem e sua ineficiência em gerir sua própria vida.

Quer se intrometer na minha vida de verdade...?
Primeiro te aviso para conhecer minhas dores, meus machucados, meus ferimentos, não do corpo, mas da minha alma, meus sonhos perdidos, meus medos (tenho muitos viu), só pra saber. Viva minha solidão, viva todos meus problemas. Viva...! Crie coragem e entre de cabeça.

Se ainda não bastar, procure no baú dos meus segredos e veja tudo que passei e suportei por tantas vezes que fui humilhado, envergonhado, esquecido e tratado como se eu fosse um ninguém.

Faça essa experiência em meus segredos, talvez, e com certeza descubra coisas de que não me orgulho nada, mas tudo aconteceu por uma simples questão.

Meus erros, meus problemas, meus defeitos, ou seja, A VIDA É MINHA E DE MAIS NINGUÉM.

Cuide da sua, por que é dela que vai prestar contas meu amigo(a).

Inserida por marcelo-martins

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp