Textos de Mar

Cerca de 4581 textos de Mar

DESCOBRI NO TEU OLHAR

Descobri no teu olhar
O paraíso único:
Uma ilha bela
No meu mar de tristeza.

Descobri no teu olhar
O sol intenso,
Que luziu os meus caminhos
Pelos vales das trevas.

Descobri no teu olhar
Uma constelação,
Que fez de noites
Preliminares de desejos ardentes.

Descobri no teu olhar
Contudo o céu,
Nele vejo pássaros
Cantando e voando,
Vejo nuvens de algodão
Que estancam minhas feridas.
Até com lágrimas de chuva é lindo!
Rega o meu jardim de amor.

Inserida por JSANTANA

Era só mais uma tarde de verão qualquer, antes do crepúsculo, as ondas do mar iam e viam calmamente sem restrições, um som tão delicioso de se ouvir, fazia carícias maravilhosas em ouvidos apurados. Tudo calmo e tranquilo, robustas gaivotas sobrevoavam pela praia, faziam um espetáculo solene, tão bonito de se ver, giravam em círculos, iam ao alto e desciam, era assim toda tarde, depois iam para bem longe e sumiam no horizonte. Perto da praia calma havia um parque tão lindo cheio de árvores gigantescas e velhas, algumas tinham o tronco grosso, largo, raízes e folhas veludosas estupidamente lindas, tantos tipos diferentes, árvores magras, gordas, pequenas, grandes, uma variedade. Existia uma que era bem mais especial, ficava no centro do parque, era a mais alta e fazia uma gigantesca sombra, ótima para passar a tarde toda sentada debaixo dela e lendo algum livro, em volta havia uma ciranda de orquídeas, lilases, amarelas, rosas, tudo tão maravilhoso que se enchia os olhos de encantamento só de ver, bem perto da árvore magnífica estava um pequeno banco do parque, todo de ferro com formatos florais no canto. Desceu da gigantesca árvore, um curioso animalzinho de patas pequenas e pele cinza amarronzada, um adorável esquilo em busca de alimento, parou em frente ao banco onde estava sentada uma garota.

Tão bela, era majestosa, olhos claros, pele pálida e alva, cheia de doces sardas nas bochechas, vestia um belo vestido de verão laranja, largo e leve. Engasgava-se em risos enquanto lia um livro de capa dura, aparentando ser antigo. Gostava dessas relíquias, cada verbo no pretérito mais que perfeito sempre amou, toda semana ia pela menos uma vez na biblioteca e pegava o livro mais velho, o cheiro de mofo a deixava entusiasmada, aproveitava cada frase, ora sorria com a história, ora deixava o riso correr solto, ria com graça com jeito majestoso que poucos têm. Vivia no passado embebedando-se de histórias antigas, ao mesmo tempo fugia dele, queria esquecer teu pretérito amargoso, cheio de renúncias, em que teu orgulho falava mais alto.

Pedro, Pedro, esse nome ecoava em sua cabeça, passava milhares de vezes todos os dias, por mais que tentasse esquecer, sair de órbita e entrar nos livros, começava a imaginar como seria se fosse diferente, se a escolha que pensasse ser a certa fosse à errada, tudo desmoronaria em cima de sua cabeça, lia um parágrafo inteiro e relia cinco vezes, tua concentração abria caminho para Pedro.

Voltava ao livro e esquecera-se do mundo, Pedro tão valente, a vinte metros do banco atrás da árvore, observava Ana cheia de vigor lendo. Garota tão ingênua, notou teu amado e soltou altos suspiros, não se sentia pronta para o temido encontro, não estava, por mais que entendesse, não queria aceitar, muito menos para voltar atrás. Teu orgulho gritava, vendo Pedro achegar-se a ti, cada vez mais perto. “Corra, depressa, fuja sem olhar para trás, tampe os ouvidos e secrete-se em algum lugar”, dizia a si mesmo, sem sombra de remorsos e traumas. Correu até as pernas não aguentarem mais, os pés queimavam e as coxas doíam, gotas de suor desciam pela nuca, chegou à praia e jogou-se na areia macia até seus nervos esfriarem.

Amava o modo de como a luz do sol perpetuava em sua pele, o jeito que o vento soprava, e a música feita pelas ondas, por um momento quase se esquecera o motivo que a fez chegar aqui. Sabia que estava errada, mas não queria, dizia em prantos para sim mesma: “NÃO, não posso fazer isso, estou errada, mas não me entenderia, não saberia lidar, eu tão cinza jamais poderei compreender o rosa, tal cor que me lembra de amor, afeto, sensibilidade.” “Desculpa, não consigo.” Abaixou a cabeça e os cabelos aninharam-se sob seu rosto, ressentida por ser tão dura consigo mesma, sentia-se incapaz e cruel com teu bem querer, amava Pedro secretamente, mas não queria revelar.

Afagos no cabelo a consolou, teu amado foi atrás de teu bem querer, cansada de resistir, se entregou de vez, esqueceu esse teu orgulho concentrado, dedos entrelaçados, corações em um só palpitar e lábios unidos. Pronto estava feito, de tanto ler histórias antigas de amores, teve coragem de fazer a sua própria, destemida, sim, ela é, e hoje em vez de pegar outras histórias na biblioteca começou a fazer a sua que iniciou com um nobre ato de coragem e terminou em um final feliz, que amor, que felicidade.

Inserida por layarasarti

Quero a calma do lago
e a força do mar

Quero a paz do silêncio
e a vibração da música.

Quero a profundidade do azul
e o calor do vermelho

Quero a inocência da criança
e a sabedoria do idoso

Quero viver o instante
e sonhar com o futuro.

Quero a recordação do que foi
e a surpresa do que será.

Quero tudo, não espero nada
Corro atrás, quero mais!

Inserida por eliane.stahl

Eu não vou naufragar nesse mar de ilusões e não vou perecer nessa terra de espinhos, mas vou vencer com as experiências adquiridas com as provações;
Não vou mais chorar pelo que eu perdi, não vou mais errar com juras negligentes ou promessas não cumpridas;
Com imagens não tão certas que me fizeram cair, sei que devo me render pelo sentimento bondoso que me acalenta dando-me o refrigero em minha alma.

Inserida por JULIOAUKAY

Eu vivo numa Terra que tem cheiro de mar, de rio e de lago!
Eu moro no canto, perto do mato fechado ao lado do Shopping Norte.
Eu me deito numa rede no final de tarde para pensar.
Eu voou de bicicleta regozijada do outro lado da rua na casa de mainha, pra comer beiju quentinho e te dá um beijo na testa, na hora de voltar.
Na saída encontro Clarinha, minha sobrinha linda da idade de ninar...no colo de seu pai, meu irmão sanguíneo.
Hoje eu cantei o amor te mandei uma flor que não tem cheiro pra teu coração alegrar... Me arrumei fiquei perfumada e fui deitar.

Inserida por Arilmayhvh40

A noite à lua se deita no mar...
Se cobre com águas por causa do frio.
Em sono profundo começa a sonhar...
A lua e o mar navegando em um navio.

Quando se acorda,sente-se sozinha...
Pois percebeu que não estava com o mar.
Expulsa a alegria e chama a tristeza...
Derrama suas lagrimas e começa a chorar...

Na chegada da noite a lua se alegra...
Quando olha para baixo avista o mar.
Corre,abraça e se deita com ele...
Dizendo que com ele para sempre quer ficar.

Inserida por WilsonB

Fuga em azul menor



O meu rosto de terra

ficará aqui mesmo

no mar ou no horizonte.

Ficará defronte

à casa onde morei.

Mas o meu rosto azul,

O meu rosto de viagem,

esse, irá pra onde irei.



Todo o mundo físico

que gorjeia lá fora

não me procure agora.

Embarquei numa nuvem

por um vão de janela

dos meus cinco sentidos.

E que adianta a alegria

dizer que estou presente

com o meu rosto de terra

se não estou em casa?



Inútil insistência.

Cortei em mim a cauda

das formas e das cores.

(A abstração é uma forma

de se inventar a ausência)

e estou longe de mim

nesta viagem abstrata

sem horizonte e fim.



Um dia voltarei

qual pássaro marítimo,

numa tarde bem mansa

à hora do sol posto.

Então, loura criança,

Ouvirás o meu ritmo

e me perguntarás:

quem és tu, pobre ser?

Mas, eu vim de tão longe

e tão azul de rosto

que não me podes ver.



A graça de quem mora

no país da ausência

certo consiste nisto:

ficar azul de rosto

pra não poder ser visto.

Inserida por derly58

Eu e o mar


O mar é vivo
Como eu
Tem a tudo
E nada é seu
Assim eu sou
Tenho a tudo
Não tenho amor

O amor é vivo eu também sou
Ele tem pulso
Eu tenho dor
Ele não tem coração
Eu não tenho amor

O mar é vivo
Não tem amor
Nem compaixão
Mas tem mistério
Eu sou sério
Sou abundante,inconstante,inseguro
Não tenho mistério
Tenho compaixão
Não tenho amor
Apenas... vivo.

Inserida por mmdesousa

Além Mar

Mudam-se os tempos, muda-se o viver
Mas meu amor por ti nunca vai morrer
E assim caminhamos em nossa jornada

Navegando nessa jornada além mar
Onde nosso amor não cansa de cantar
Onde os mais belos ventos não cessam de soprar
Para longe e longe para o mais belo mar.


Onde será nosso lar de paz
Onde posso dizer que será meu cais
Enfim meu coração estará ancorado
Nesse porto seguro que é o seu amor.

Inserida por maxfiregeneration

“Simples assim"

Sonho de mar.
Sonho de mar.
Foi de tanto sonhar.
Que te banhei neste mar.
Foi de tanto desejar…
… que nunca deixei de te amar.
Sonho de mar.
E sonho no mar.
Este desejo…
… este sonho.
Este desejo.
Dentro deste mar.
Amar.
Amar.
Amar.

Amar este sonho.
Mergulhar neste mar.
Sonho.
Desejo.
Encanto.
Desejo do mar.
Um belo desejo de ser.
Um belo sonho.
Um sonho de amar.

Admilson
27/06/2018

Inserida por Admilsondossantos

RIOS E FONTES

Os rios correm
depressa ou devagar
em direção ao mar...

As águas que desfilam
são sonhos e cansaços
prestes a desaguar!...

Três mil rios passarão,
condenados a ser mar...
Três mil fontes nascerão,
sem sair do seu lugar!

Os rios morrem
depressa ou devagar
quando os vemos passar...

Mas as fontes,
que não saem do lugar,
inundam a sequidão
e não param de jorrar!...

Três mil rios passarão,
condenados a ser mar...
Três mil fontes nascerão,
sem sair do seu lugar!

*************
03/07/2015
*************

📜© Pedro Abreu Simões ✍
facebook.com/pedro.abreu.simoes

Inserida por Pedro_Abreu_Simoes

Théo, O Peixinho Azul
Théo é um peixinho azul, que vive no mar.
Ele está sempre sozinho, pois acha que no fundo do mar não pode ter amiguinhos. Sempre a cantar, ele brinca entre os corais, na beleza das estrelas do mar, cavalos marinhos, polvos e todas as curiosidades que existem na imensidão dos mares. Tudo é tão lindo e colorido!
Navegando entre as profundezas ele vê vários peixinhos laranja de longe a brincar, de repente Lucas um peixinho palhaço o vê, Théo assustado esconde atrás de uma pedra, e uma de suas nadadeiras agarra entre os corais, Lucas aproxima e vendo o desespero do peixinho azul, chama os seus amiguinhos laranjas;
- Ei pessoal venham me ajudar!
Os peixinhos palhaços que brincavam distraídos ouviram o chamado de Lucas e logo vieram ajudar. Num trabalho coletivo conseguiram soltar as nadadeiras de Théo o Peixinho Azul.
Théo ficou imensamente feliz e agradecido!
- Olá, eu sou o Lucas! Disse o Peixinho laranja, qual o seu nome?
Théo, timidamente apresenta- se aos novos amiguinhos e agradece a todos pelo resgate.
Lucas animado pergunta a Théo:
- Vamos brincar?
Théo sentia-se tão feliz com o convite que saiu com os novos amiguinhos a cantarolar.

Inserida por Valesca5

Eu ei de te amar

Deixe o tempo de existir
Neste mar de sentimentos
Que se vive num momento...
Só eu e minha pequena.

E na ilha desse amor,
Que nos cerque as ondas da paixão
Levados no balanço destas águas
Que nos banham os corações.

E se o tempo insistir em nos flertar,
Saberá ele, ligeiro ou lentamente
Que por toda a minha vida
Eu ei de te amar...

Edney Valentim Araújo

Inserida por edney_valentim_araujo

MAR DE EMOÇÕES – O medo

Tire as sandálias dos pés, ponha-os na areia e caminhe lentamente em direção as águas, atentando ao leve vento que toca tua pele e acaricia teus cabelos.
Respire o cheio do mar... o mar!
Sabe, o mar nunca vem só, ele é um conjunto de coisas!

O mar é a única coisa no mundo que reflete com exatidão o sorriso do céu e colhe com amplitude as lágrimas das nuvens.
O mar é o espelho de Deus! Mar é poesia!

... não te atenhas, segue andando...

Logo estarás à beira da praia e as ondas saudar-te-ão.
Então molharás teus pés... e o frescor da água do mar já não te será estranho.

... enfim...

Logo estarás nele envolvida, mergulhando, abraçando-o incansavelmente ... sereis um só!

Porque o mar é um conjunto de coisas...
E ele jamais será mar, se uma dessas coisas, não for VOCÊ!

Inserida por DGSG

a felicidade é uma onda
leva as conchas para superfície
e as carrega de volta ao mar

no mar eu gosta da onda
a ondA que me faz respir_ar
a onda me traz as conchas
e me carrega junto para lá

pra lá de onde vem as conchas
e é lá que eu quero ficar

ficar escondida
no fundo do mar

ficar bem guardada
pra eu mesma me encontar.

Inserida por maria_monica_o_diniz

Quando o mar se zanga, e vem forte sobre a praia, diz-se que ele está ressaca...
Mas não foi por causa da bebida, mas sim, por causa da lua...
Osculos e amplexos,
Marcial
TEXTO PUBLICADO EM 15/01/2012, mas de vez em quando o mar abusa, e fica de ressaca...
Já faz um tempinho que não acontece, mas é algo "lembrável"... "Recordar é viver..."

QUANDO O MAR SE ZANGA
Marcial Salaverry

Quando o mar se zanga, acontece o fenomeno que é uma demonstração especial da força da natureza, quando somos brindados pelo espetáculo da ressaca marinha, e isso não quer dizer que o mar andou abusando da bebida, mas que a ressaca é algo impressionante, é mesmo, e isso em certas épocas acontece em Santos, como qualquer outra cidade litoranea.

Para quem não conhece Santos, esclareço que nossa praia tem uma largura superior a 100 mts (calculando-se entre o calçadão e a "linha" do mar quando em maré normal), e quando acontece a ressaca, o mar "varre" toda essa extensão, chegando a avançar até a avenida da praia (considerando-se que o "calçadão" dos jardins tem uma largura de 20 mts aproximadamente), proporcionando-nos um espetáculo de rara beleza.

O choque das ondas furiosas contra o paredão dos canais, contra as pedras de proteção do Emissário Submarino (também conhecido como bostoduto...) é algo para encher os olhos dos observadores privilegiados. Quando as ondas começam a se reunir ainda ao largo, já dá para antever até onde chegará o mar. E os mais prudentes procuram os locais mais seguros para apreciar o show, longe da fúria das ondas, pois elas, quando chegam, "varrem" tudo. Qualquer coisa que estiver no caminho, será implacavelmente arrastado.

E por vezes, a coisa é feia mesmo. Não é incoerência. Se a beleza do espetáculo da fúria das ondas em choque contra os obstáculos é maravilhoso de se ver, temos que convir que existe o reverso da medalha, considerando-se os estragos que essa beleza provoca. Digamos que é o mesmo estrago que uma amante linda e cara provoca na conta bancária de seu "coronel", ocasionando um prejuizo por vezes incalculável para muita gente.

As muretas de proteção dos canais de escoamento de águas pluviais (para quem conhece Santos, são os canais de 1 a 7) quando a ressaca é muito forte, são arrancadas pelo mar, que traz muita areia para a avenida da praia, tanta, que acaba até provocando a interrupção do transito, obrigando o uso de escavadeiras para que se possa remover a areia deixada pelo mar.

Contudo, é um espetáculo belíssimo... As ondas já começam a se formar em alto mar, que está super agitado. E elas vão chegando, e as primeiras já vão "varrendo" tudo, chegando até o calçadão. Quando principia o refluxo, outras já vem chegando... O choque das forças contrárias já é um show à parte, com a água espirrando bem alto. Para os olhos, é algo muito lindo.

As ondas que vão chegando, parecem estar com força redobrada pela luta anterior, e chegam ainda mais longe. Quando voltam, parece uma calmaria. Acabou tudo, o mar está lá embaixo. Mas novas ondas se formam, e recomeça o espetáculo...
Quando a maré alta atinge seu ponto máximo não há quem resista. Alguns mais afoitos chegam um pouco mais perto, e tomam um lindo banho quando as ondas chegam.

Esse fenômeno acontece esporadicamente aqui em Santos. Moro aqui já há 51 anos, e ainda não me cansei de assistir ao show que nos é proporcionado pela sábia Mãe-Natureza. A cada ressaca, sempre corremos para a praia para apreciar este belo show gratuito, que realmente vale a pena. Por mais que tente, jamais conseguirei descrever a grandiosidade do espetáculo. Só quem já viu é que me entende.

Não resisti... tive que comentar com meus amigos e amigas sobre isso. Sou o maior admirador que existe das belezas da Natureza. E este sempre vale a pena.
Quando a maré atinge seu "pico" máximo, a quantidade de areia trazida pelas águas é enorme. Os jardins da praia ficam cobertos com a areia e o sal deixado pela água do mar, o que dá uma sensação de pena pelo trabalho das "margaridas" no dia seguinte.
Como se não bastasse o fato do transbordamento dos canais causar inúmeros transtornos para a cidade, ainda temos que pensar que a maré alta vai chegar novamente durante a noite, atingindo seu "pico" por volta de meia noite, 1 hora, e é aí que mora o perigo. Geralmente a maré noturna é mais forte, e não adianta jogar comprimidos de Engov no mar para tentar aliviar a ressaca, que não resolve.

Realmente a ressaca marinha é um dos grandes shows da Natureza, pena é que ao lado da beleza, vem os transtornos que ela causa, com o alagamento das ruas, garagens subterreneas são inundadas, e outros problemas.

Mas, faz parte da vida, e são coisas da Natureza, que não impedem que se possa ter UM LINDO DIA.

Lembrando que esta cronica foi escrita em 01/2012, lembrando a ressaca acontecida naquela ocasião. Mas ùltimamente o mar não tem bebido tanto...

Inserida por Marcial1Salaverry

O mar e o amar

Sentei de frente para o mar.
E sem nada pensar, acendi um cigarro.
Mas, logo me veio você!
Pensei no seu corpo, e o imaginei ali, lindo, junto ao meu sob os raios do sol.
Pensei no seu lábios, fechei os olhos e mordi os meus.
Olhei pra minha pele branca e me lembrei de como sua pele branca me faz queimar mesmo em dias sem sol.
Pensei na paz que você me dá e a comprarei com a paz que o marulho traz.
Pensei em você e senti sua mão em forma de brisa tocando meu rosto e meus cabelos.
Pensei no amor que sinto por você e o comparei com a imensidão daquele mar.
Minha mente atravessou todo aquele imenso mar, e meus lábios sentiram que a saudade compara-se a ele, por seu tamanho, estado físico e sabor...

E o cigarro?
Ah! Foi "fumado" pelo vento!

Inserida por rosealexia

ANDA, AMIGO!

Anda, amigo! Não te deixes
afundar em mar vazio!...
Anda, amigo! Não te queixes
das marés de vento frio!...

Anda, amigo! Anda, amigo!
Não te deixes afundar!...
Anda, amigo! Anda, amigo!
Já te espera um novo mar!

Anda, amigo! Não desistas
do teu barco sonhador!...
Anda, amigo! Não persistas
nesse cais de pedra e dor!...

Anda, amigo! Anda, amigo!
Não te deixes afundar!...
Anda, amigo! Anda, amigo!
Já te espera um novo mar!

Anda, amigo! Segue em frente
nessa vaga que te espera!...
Anda, amigo! Só é gente
quem renova a primavera!

Anda, amigo! Anda, amigo!
Não te deixes afundar!...
Anda, amigo! Anda, amigo!
Já te espera um novo mar!

28/09/2016
📜© Pedro Abreu Simões ✍
facebook.com/pedro.abreu.simoes

Inserida por Pedro_Abreu_Simoes

A ilha da Magia

Não sei se conquistei o mar, porquanto me mostrou lindas ondas, ou se por ele fui conquistado. Em todo caso prefiro o depositar de fé na segunda opção.

Nunca vi cães tão contentes; gordos e felizes. E seus donos mais gordos e felizes ainda. Aqui a educação é dada apenas ao se ver, não é necessário confronto.

A espuma da praia, tão sinuosa, é a barba branca do sábio de todos os tempos. Rega de presentes quem sabe amar.

E as gaivotas, verdadeiras piratas do mar, estavam caladas. Era de ser percebido que quando um garoto simples, singelo sonhador, com seus pés tocasse o mar pela primeira vez, justa regra, de que com a inspiração do mar e do amar... haveria magia.

Inserida por Dfelipesousa

A noite vai esplêndida...
...ao longe a vista céu de estrelas...
Praia... Mar. nada se vê...
Apenas o cheiro de chuva brisa de jasmim...
Há dessa imagem... o silêncio de mim...somente o
marulhar das ondas..
Qual voz que faz estremecer e que apaixona...,
Absorta e saudosa na minha varanda...

Pergunto-me: "Por que sofres? O que é essa dor desconhecida?"
E eu melancolicamente suspiro!

Queria que pensasses em mim...No júbilo selvagem
De uma noite assim...ardente...
Gostaria de ter naquele momento teu sorriso
Embriagado de amor e desvairado....a falar-me palavras de amor...
Na madrugada...

Inserida por celinavasques