Textos de Luto
A dor, o luto e a tragédia de todas as ordens são escolas muito duras, ninguém está imune a elas.
Acolher estes acontecimentos com coragem e respeito é dever individual e coletivo.
E sobretudo, é dever aprender com elas e da maneira que for possível cada qual da sua maneira ser o ombro amigo e a palavra amigo ou até mesmo o silêncio oportuno para quem precisa.
Ideal seria se conseguíssemos desafiar o cotidiano e estar acima das influências contemporâneas e incorporar como ato de vida formar uma rede de apoio social dentro do nosso espaço existencial.
POR QUE É NECESSÁRIO MUDAR?
Dias desses encontrei uma pessoa que me disse: - Há muitos anos luto para mudar e não consigo. Quero mudar de casa, de emprego, de cidade e talvez até de País. Porém, tenho a impressão de que tem algo que me segura aqui.
Encontrei outra que disse em um discurso o seguinte: - Há quanto tempo esperei por este momento. Lutei e almejei tanto por esta mudança que ela aconteceu. Estou muito feliz por isso. E eu também fiquei feliz em ouvir isso dela.
É nestas horas que vemos que nada nos segura. Que não existe lei alguma que nos impede de mudar; seja de emprego, de casa, de cidade e até mesmo de Estado ou País. O que nos impede de mudar é o medo, a insegurança e muitas vezes a comodidade. Não queremos passar trabalho e isto faz com que não mudemos.
Viemos de famílias tradicionais, com costumes e credos cujo objetivo era crescer, casar, ter filhos, constituir uma família e pronto. Nada mais importava, há não ser este futuro que era programado por eles. Não importava se queríamos aquele futuro ou não. O que importava era o conforto e a segurança financeira.
Por que é necessário mudar? É necessário mudar para que possamos experimentar outras fases da vida, porque os ciclos se fecham e outros se aproximam para que entendamos que a vida é metamorfose constante. Se ficarmos parados e não acompanharmos toda essa evolução, não entenderemos o significado da nossa existência. Precisamos entender que mudar é uma necessidade para a nossa sobrevivência.
Feliz daquele que tem a coragem de mudar. Feliz daquele que tem a persistência para fazer com que a mudança aconteça em sua vida. Feliz daquele que vê que mudar é preciso. Que mudar faz parte da nossa vida. Que mudar nos transforma, eleva o nosso espírito e deixa nossa alma vibrando.
Que quando mudamos nos sentimos livres. Que quando estamos determinados a mudar e a mudança acontece, percebemos o quanto fora necessário toda aquela transformação. Vivemos numa era em que crescer e evoluir é necessário.
Quando falamos em mudanças, estamos falando de libertação, de vida espiritual. Estamos falando de sair da casca e voar. De deixar os restos para trás e atingir o infinito mundo das ilimitações. Voar e ver o mundo de uma nova forma, sob outra perspectiva. Que toda mudança é válida, desde que, entendamos que mudar apenas de casa ou de cidade não é mudança e sim uma fuga.
Que a mudança começa de dentro para fora. Que mudar é transformar o mundo interior. Quando isto acontecer, estamos prontos para a mudança exterior.
Há dias que tudo é luto.
Passando o dia á procurar por um sentimento ou
mesmo um pensamento
Que nos faça seguir em frente...
Não resta nada além do meu coração esmagado
e torturado por palavras tão doentias e desumanas...
Como pôde deixar que esse veneno se espalhe e te cegue...
Enquanto havia tanto amor te esperando...
Passa se os anos, os momentos, a alegria...
E o Amor se desgasta, borra e simplesmente morre.
Eu luto contra a minha própria alma
Para fugir de uma noite sem lembranças
Esperar para ficar calma
A colocar a vida em raras esperanças
Derramo lágrimas perdidas em momentos
E insisto na saudade de um amor que passou
Porém a luta a caba em lamentos
De um coração que nem mesmo de verdade amou
E por fim se incendeia o meu espírito
E assim se expira a vida...
26/07/2011
Eu vivo mil vezes em apenas uma vida,
luto por causas perdidas
e sempre saio vencedora,
estou sempre antes do ontem e depois do amanhã,
desconheço a palavra 'recompensa', apesar de todo os meus atos.
Sei identificar um sorriso triste
e uma lágrima falsa,
sou enganada e sempre dou mais uma chance,
caio no fundo do poço e emerjo sem ajuda.
Choro calada as dores do mundo,
e em apenas um segundo já estou sorrindo.
Eu choro de alegria e muitas vezes sorrio com tristeza,
cancelei meus sonhos em prol de terceiros,
acredito que minha vez ainda vai chegar,
nessa vida tudo é aprendizado e conhecimento,
busca da paz interior.
Há um caminho que nós temos que seguir,
Alguém importante o designou. Faça o seu melhor *-*
Viver de luto, por quem está vivo?
Fala serio, das duas uma ou eu mato ele e depois faço
uma festa, ou ele morre ao ver o meu desprezo e a minha
alegria... Mas das duas eu ainda fico com a segunda,
mesmo sendo réu primaria no Brasil, eu morreria
logo atras dele, então não iria dar muito pra curtir!
Quando o luto chega à porta
A gente nem espera e ele aparece, desestrutura a gente, ficam os porquês. Sei que da morte ninguém escapa, vou eu, vai você, mas assim sem avisar, na rapidez, sem chances para despedidas calorosas e amáveis. Vontade de ir primeiro, ir na frente, ficar no lugar do outro, ir junto. Estou sem forças, quero morrer junto, qual é o sentido viver sem meu esposo, meu amor, meu marido, meu companheiro, meu filho, minha vida? Força? Onde eu compro? Quem vai substituí-lo? Quem vai me ouvir, me fazer rir ser meu companheiro de viagem? Quem vai abrir a porta do carro, namorar e falar com delicadeza e respeito sempre desde que nos conhecemos. Quem será o inteligente que acompanhará meus raciocínios políticos, profissionais e intelectuais? Para todas essas pergunta a resposta grita em meus ouvidos. NINGUÉM, ninguém substitui um ser insubstituível, ninguém substitui os momentos de amor, de alegria, de união, de uma vida maravilhosa. Eu tirei a sorte grande e não busco substitutos, o que busco é a vontade de tê-lo ao meu lado para sempre, sempre com amor, amor que nunca acabará.
Não sou servo de ninguém nem luto por coração que não me dar valor, fazendo me enxergar a deslealdade no reconhecer de uma plena traição;
Meu coração é terra que não ofereço como premio do perdão desejado pelo amor impostor;
Com toda honra, mas sem existir verdade e também ainda existindo mentiras sinceras que confunda o coração;
Com descaso em com toda falta de bom senso que fui banido dos pensamentos mais puro;
Nunca me rendi, portanto não me entregarei com a força do meu coração o amor me erguera;
LUTO DE UM COMETA
Ontem foi cometa e hoje é uma estrela!
Se olhares hoje a noite para o céu e vê uma nova estrela lá...
É Bibia que estás a brilhar!
Um cometa lindo passou em nossas vidas
e nos marcou com a sua força e doçura!
E deixou um lindo e longo rastro de amor
por onde passou! Hoje é uma linda estrela ao lado de papai do céu!
Estrelinha linda, te amamos muito. A saudade aperta mais um dia a dor vai passar!
Brilha, brilha estrelinha Bibi!
Homenagem a:
Ana Beatriz Jácome Soares
08.04.2009 - 26.11.2011
Se tu morresse, quem choraria? Quem estaria de luto?
Se fosse eu que morresse, quem choraria? Quem estaria de luto?
A unica pessoa que deve realmente estar de luto é o fornecedor dele....
Causa nojo as pessoas postarem luto a todo momento pela morte de um cara que sustentava o crime organizado...
Confesso que tinha letras de musicas boas, mas acredito que se em algum momento compramos um CD, DVD ou comparecemos a um show, já foi o suficiente para prestigiar o trabalho dele...
Toda essa homenagem hipócrita a alguém que fazia parte do sistema do crime organizado, me anoja, me entoja, me repugna...
Valorizem os bons, ou as coisas boas que as pessoas fazem, mas não fechem os olhos para os atos repugnantes que podem prejudicar a todos nos....
Um viciado a menos para sustentar um dos sistemas que nos matam...
É necessário morrer mais de 240 pessoas em um espaço fechado para o Brasil ficar de luto.
As mortes que acontecem todos os dias e que são ligadas a violência, drogas, corrupção, fome, falta de vagas em hospitais, omissão da sociedade, não são suficientes para uma reflexão?
Um cidadão que só "reflete" sobre as tragédias do seu país quando todos estão refletindo, não reflete. Apenas segue a moda!
As tragedias acontecem todos os dias, em todos os lugares, até que ponto isso é luto e até que ponto é hipocrisia?
O Novo de Novo
A ideia de fim nos instiga a continuar, vivendo o luto de tudo que foi bom para saudar aquilo que ilusoriamente temos como "novo". E este novo, se tornar a esperança nas possíveis oportunidade datadas em uma nova edição de um roteiro habitual, o calendário.
Pois bem, se o caminho é por esta ordem, nela estima-se as súplica de um clichê, do querer "tudo novo de novo".
Que as promessas de cada virada não confundam-se com os objetivos de vida e de viver na mutação humana a dádiva de ser mutável a cada ano em busca da evolução como ser.
Paradoxalmente o ano não acaba, ele continua nas consequências que cada um viverá de seus passos errantes ou acertos daquele que antecede o novo.
E na busca incessantes por algo melhor, os seres que aqui vivem, possamos realmente concretizar não apenas os sonhos pessoais, mas inteiramente pensar no coletivo que nos rodeia, para que heróis não se tornem vilões, amigos os novos inimigos, os pares os novos ex, os sonhos as novas frustrações e acima de tudo, que as promessas não seja apenas promessas de novo na festa de ano novo.
Luto para não perder a graça do nosso escuro que tanto nos emocionam com tantos desejos que voam entre nós;
E o que for para ser e acontecer será, pois sou teu e você é minha sem te prender e sem autoritarismo que atinja nossa autoestima;
Mas se minha flor cantasse os sentimentos que guardo em meu interior nosso escuro seria luz para enxergarmos a plenitude que há entre nossos corpos que se encostam;
Dificil não é lutar por aquilo que se quer.....
Mas sim por aquilo que ama eu não luto porque eu quero mas sim porque eu amo eu não desisto daquilo que eu amo e sim daquilo de quero não sofro porque eu quero mas sim porque eu amo não quebro a cara porque eu quero mas sim porque eu amo não porque eu quero eu porque eu amo e não desisto porque eu quero mas sim porque amo eu amo porque amo amar eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar é sim porque eu amo verdadeiramente amar você.
Luto de mim
Agora que morri sem treino
jaz meu corpo na lápide...
Não sei se triste,
mas se cumpriste meu destino!
Na cova lá preparada
meu assento eterno...
Talvez terno, cálido e sereno,
ou talvez uma nova jornada...
no recomeço de tudo!
- Olá Deus! Eu direi.
Entrarei pela porta do céu com certeza!
O inferno nada me serve,
se viva não procurei nada além de mim
e nesta busca compreendi o que se deve.
Então vivi devidamente:
- Fui decente;
- Fui tudo o que pude ser
se algo não fui, não era pra mim!
Amei e fui amada.
Às vezes, tentei compreender;
Às vezes fui compreendida
nem mais nem menos...na medida!
Tentei ser espetacular
mas, nunca quis aplausos
platéia e causos,
mas causei quando tive que causar,
neste ponto um tanto irreverente
até certo ponto meu orgulho...
Não vou dizer que fui tola,
pois não fui,
embora quisessem que eu fosse...
Ah! Se tivesse sido,
haveriam arrancado tudo de mim!
Por certo que a matéria eu juntei:
- Casas;
- Carro.
- Vestidos lindos...
- Sapatos e sandálias lindas;
- Jóias e tantos casacos...
- Calças e blusas...enfim: roupas...
Ficaram tudo aí...
Este aqui escolheram para mim.
Eu nem sei como jaz meu corpo aqui...
Como será que pentearam os meus cabelos?
Eles estão brancos e crescem depressa,
então será que retocaram a raíz?
Será que fizeram a minha unha?
Deram - me um banho?
E o perfume, o batom, o brinco?
Escovaram os meus dentes?
Então, não mais escolherei nada...
nem verei mais nada,
nem caminharei mais...
Estancou...
Acabou...
Sou agora a lembrança
de quem se lembrar de mim!
sentimos o luto
em todas as coisas não ditas
que uma boa mulher não deveria confessar,
talvez divididas apenas
com quem é possível compartilhar
meio século, a nostalgia, as verdades
cruéis e duras de se articular
as jovens irão descobrir,
e torcer que não venha o dia em que verão
o mundo desconfigurado pela perda
os pais irmãos o genro
desaparecerem, a possibilidade de futuro
mais curta, as ausências acumuladas,
e um outro silêncio
não o do entendimento
a dispensar palavras
quando se tem uma boa amiga
Se não lutamos pelo futuro que queremos, devemos aceitar com resignação o que vier.
Eu lutei e luto sempre, sou feliz, sou realizada, e que venham novas lutas. Hoje estou muito feliz, algumas sabem porque..... Vivendo desde ontem o dia que gostaria de viver todos os dias e pra sempre. Que todos tenham coragem de lutar e conseguir seus objetivos e sonhos, e neles se realizar.
Boa tarde Amigos, Amigas, Irmãs, irmãos. Contatinhos que dormem de calça Jeans também.
Dize que o Luto ocorre em cinco etapas: Primeiro a Negação... Seguida pela raiva, depois vem a barganha... O quarto estágio chamam de Depressão.
Para a grande parte das pessoas o Luto só acaba quando chega a quinta etapa a Aceitação. Mas para mim o Luto é uma prisão perpétua que nos faz viver um círculo vicioso de apenas quatro estágios, uma sentença sem clemência, e não ocorre apenas na perda de entes queridos, o Luto vai muito além e engloba sentimentos que ofuscamos, oportunidades que matamos, palavras que guardamos em nossas mentes; tudo isso contribui para uma morte silenciosa e serena, fazendo com que vivamos a profunda dor. Em minha vida o Luto tem sua veemência, faz parte de mim, não como arrependimento e sim por confiar nas pessoas erradas que mataram todas as esperanças que tinha. Fazendo com que Aceitar seja uma tarefa tão difícil quanto perdoar.
O LUTO DE UM ENTE QUERIDO
Muitas vezes não damos valor a quem está sempre ao nosso lado, e quando percebemos como tão grande ela foi, vemos que já é tarde, e nos restou só as lembranças. Não perca seu tempo com ressentimento.
Pois o depauperamento de um ente querido é como subir a escada para o seu quarto no escuro, e achar que tem mais um degrau…quando não tem. O seu pé afunda no ar, e acontece um grande momento de grande susto.
Mas perante as perdas, devemos nos fortalecer na vida que está querendo que continuemos a tributo de quem partiu.
Em uma grafia Agostinho de Hipona nos conforta da seguinte maneira:
“A morte não é nada.
somente passei
para o outro lado do Caminho.
Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.
Me dêem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.
Vocês continuam vivendo
no mundo das criaturas,
eu estou vivendo
no mundo do Criador.
Não utilizem um tom solene
ou triste, continuem a rir
daquilo que nos fazia rir juntos.
Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.
Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi,
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.
A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora
de suas vistas?
Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho...
Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi."
Luto precoce
A vida é injusta
E curta
E a gente só percebe isso no dia que a luta...
Vira luto
A gente fica puto
E eu não encontro sentido em cada falha explicação que eu escuto
É simplesmente um absurdo
Que não dá pra consertar, pois nada nesse universo pode me trazer de novo o tudo
O vazio, a lacuna é tão grande
Que eu esqueço a minha força de vontade na estante
Eu tento aprender alguma lição positiva
Mas tudo parece em vão quando o preço da lição é a vida...
De uma criança
Que só sabia pisar cada passo com esperança
Com a certeza de que o amanhã sempre existiria
Sem saber que os amanhãs estavam contados por uma máquina que todas as funções do corpo dela... fazia
Minha existência parece vazia
E sem sentido
Eu quero continuar mas me sinto reprimido
Eu posso até tentar esquecer
Mas parece errado
Não querer ter lembranças de uma doce menininha que via crescer ao meu lado
Eu nunca vou saber o que você poderia ser
Sua existência é irrecuperável e isso me assusta
Poderia ser eu
As vezes eu queria que tivesse sido
Eu sei que é errado comigo
Mas nessa semana sofrer virou estado de espírito
Luto dos astros *icarus
O Sol apontou mais alto que tudo
grandioso, acompanhado por uma halo dourada
brilhou o dia todo
e saiu sem dizer nada
A Lua passou a noite encabulada
escondeu-se sob as nuvens
afastou-se das estrelas e do mar
e a penumbra não teve luar
Ouviu-se do galo o canto
o Sol vem chorando
e o dia foi de pranto
A Lua desaba no chão
o Sol desbota em tons de cinza
e a Terra arrependida grita pedindo perdão, perdão!
- Relacionados
- Frases de luto que expressam a dor da saudade e do adeus
- Frases de saudades de quem morreu para manter viva a sua memória
- Mensagens de Luto
- Frases de luto por um amigo que expressam a falta que ele faz
- 57 mensagens de falecimento para confortar uma perda
- Mensagem de Falecimento
- Perda de um Ente Querido
