Textos de Lição de Moral
Está cada dia mais complicado agir de acordo com a lei, a moral e a ética, dada a insistência na intencionalidade e direcionalidade de alguns seres ao impedir o desenvolvimento sadio do trabalho alheio. Contudo (entretanto e entre tantos), embora difícil, eu opto pelo que é do bem e por quem é de bem. Lutar pelo justo nunca foi fácil - e talvez nunca seja, mas é o que me faz respirar fundo e continuar.
Alguém me pergunta como faço para lutar pelo Brasil? Respondo: sou ética, tenho moral, não mato, não furto, não aceito injustiça, não me calo diante de fatos errados, não concordo com frases feitas em bocas sujas, não faço propaganda para políticos corruptos, não defendo vagabundos, não compactuo com nenhum crime, seja ele qual for, não me vendo por nada, não compro brigas políticas que possa prejudicar o oponente, logo se cada um fizer a sua parte, isso se faz mentalizar positivamente para o bem, no mais a democracia é para todos, cada um pensa como quer e é de graça! cada um fala o que quer e paga as consequências.
O sofrimento, a dor física-moral-finenceira, tudo aquilo que não vem se justificar por atos da vivência atual, é algo gerado em vida anterior. Geremos pois, no agora, o Bem sincero, para a nossa Bem Aventurança no amanha; não ocorrendo ainda nesta encarnação, certamente ocorrerá em vida futura em âmbito físico ou espiritual.
Na moral? Nós queremos sinceridade, e quando as pessoas são sinceras com a gente, isso machuca. Por mais que você fale que não, dependendo do tipo de coisa machuca e muito. Sabe aquela frase, que sinceridade demais dói? É verdade. Ontem eu descobri isso. Dou valor em pessoas assim, que independente de tudo são sinceras sempre. É estranho no comecinho, mais depois a gente vai se acostumando com certas situações. Tantas pessoas por ai, que dizem ser sinceras e na hora de serem e mostrarem que são, sempre dão um jeito de omitir e ser falsas com quem está querendo saber sobre algo! Não tem jeito, nós estamos sujeitos a passar por essas coisas a vida toda, e nem por isso parar de acreditar que um dia poderá dar certo. Tudo que vem fácil, vai fácil. Então uma dica “Duvide do que vem fácil. E não desista do que é difícil. ” Se tá sendo difícil é porque no final valerá a pena.
A arte está ligada à moral, diria eu. Uma das maneiras como se dá essa ligação é que a arte pode proporcionar um prazer moral; mas o prazer moral próprio da arte não é o prazer de aprovar ou desaprovar tal ou qual ação. O prazer moral na arte, bem como o serviço moral que a arte realiza, consiste na gratificação inteligente da consciência.
Mas e o peso na consciência, toda atividade moral é dolorosa e naturalmente que não é fácil,Sócrates dizia que a moral tem muito haver com o parto e ele uma certa vez pensou :" não se interessou pela filosofia da natureza, ou da physis, mas seu ponto de partida foi o próprio ser humano. Para Sócrates todas as pessoas traziam dentro de si o conhecimento, assim como para o seu pai, a obra de arte já estava dentro do bloco de pedra, apenas lapidava para tirar de dentro o objeto e , como sua mãe, que não fazia o parto, apenas auxiliava as mulheres a darem a luz, o conhecimento era colocado para fora através das perguntas e questionamentos, portanto, não podia ser ensinado" ,afinal de contas escolher a própria vida não é fácil e pressupõe identificar uma vida de carne e osso a ser vivida em detrimento de tantas outras preteridas , a moral é exatamente isso, a moral não é só escolher a vida que você vai viver, a moral também é definir as vidas que você não viverá e, isso as vezes é chato ,afinal de contas quem nos garante que a vida é eleita, quem nos garante que aquela escolha que fizemos é de fato a melhor? As vezes olhamos para as vidas não vividas, as vezes olhamos para as vidas que jogamos no lixo das reuniões de pautas de nossa existência, as vezes olhamos para vidas não apenas cogitadas por nós, mas que não mereceram em nós o estatuto de vida de carne e osso e muito nos lamentamos e aprece o ,arrependimento. Arrependimento, é atribuição de um valor tardio a uma vida não vivida como superior a uma vida escolhida para viver. Fazer moral não é nada fácil, a dor acompanha todo trabalho da moralidade e a angustia é inseparável de toda escolha, sobretudo, porque deixar de viver é necessariamente perder de uma certa forma.
"O atraso e a nossa delinquência moral dos que habitamos este mundo nos impede de conhecer a verdadeira essência de Deus, o que só conseguiremos pelo menos vislumbrar tenuamente, depois de varados muitos milênios no ir e vir constante entre este planeta e o Mundo dos Espíritos nos livrando das nossas imperfeições morais."
O porque não usufruo do trabalho de outras pessoas, não me dá o direito de desrespeitar a moral de seu ofício, se usufruo do seu trabalho com aproveito, físico, espiritual, entretenimento, eventual, autônimo, temporário, diário, avulso, voluntario, privado, coletivo, conhecendo ou desconhecendo sua forma de executar, um trabalho realizado para própria sobrevivência, sendo útil ou inútil, apenas uma decoração, estarei menosprezando e desvalorizando a criação tornando-me uma pessoa desprezível, insensato, irracional, não admitindo opiniões de ideologias ocupacionais atribuídas no direito de escolha.
A sociedade brasileira não tem moral pra ditar regras, são sujos, atolados até os colarinhos de falcatruas e mesmo assim insistem em ser um dos países mais preconceituosos do mundo. Ao invés de serem tão preconceituosos deviam primeiro aprender a serem honestos pra depois criticarem qualquer coisa.
"Os jovens deixados livres, espontaneamente, estabelecem regras e criam uma "moral" (de outra forma a natureza humana tenderia para a degenerescência o que, biologicamente, contraria os princípios da evolução). Não se ensina "moral": criam-se condições para ela surgir."
"Quando fizer do coração a sua bússola, e cada expressão da sua conduta um espelho moral da sua fé..., em si, no outro, e na lealdade aos seus ideais. Então terá encontrado o segredo de mesmo em meio aos espinhos se ater tão somente a fragrância das rosas que perfumam seu caminho, e o nome disso é PAZ."
Em um mundo onde a falta de ética moral é prevalente, não guardo rancor, mas exijo crescimento. É fácil manter-se na versão desatualizada de si mesmo. No entanto, o verdadeiro progresso ocorre quando aprendemos e evoluímos, deixando para trás as imperfeições morais. Não sou fã da falta de ética, mas sou um defensor do aprimoramento contínuo, pois é o caminho para nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos. Portanto, cresça e apareça!
"Sem tradições não há moral possível e o poder político despoja-se da noção de autoridade natural e tende à tirania maquiavélica como a seu fim próximo. Em breves palavras, sociedades sem bússolas de nenhum tipo, sacudidas de maneira contínua pelas novidades do dia, geram hordas de pessoas suscetíveis, propensas a perder facilmente o sentido da vida".
A violência física e moral é o instrumento dos fracos desprovidos de argumentos e oratória e que não sabem usar a retórica e que optam por atos covardes principalmente quando investidos em importantes cargos públicos, ou riquezas e abusam do poder usando a violência ou judicializando para calar seus críticos e tudo tem consequências e colhemos o que plantamos.
Em 2015, nós brasileiros fomos pegos de "surpresa" por uma crise moral, ética e financeira. Tal crise, anunciada, fez com que passássemos a tirar da gaveta o vocábulo ECONOMIA; tendo-o na ponta da língua. ECONOMIZAMOS no gás, ECONOMIZAMOS na energia, ECONOMIZAMOS na água e até sentimos a necessidade de pôr mais água no feijão para ECONOMIZAR.
Eu estou com minha bússola moral em perfeito estado, e a balança da moralidade também. O mundo sempre foi assim com uma minoria a fazer o máximo de estúpidos e idiotas, pois sabem que são esses que seguem líderes fantoches, que sem saberem trabalham para eles de alguma forma também, divulgam o que sem noção, não tem coragem de questionar para saber se são mentiras ou verdades. Não dá para entender é essa necessidade de ficarem pensando desse jeito. É coisa de animal mesmo igual os que usam para arrebanhar e fazerem outros iguais e procriarem.
Significado da palavra "moral": preceitos e regras que governam as ações dos indivíduos, segundo a justiça e a equidade natural; as leis da honestidade e do pudor; a moralidade. É a parte da filosofia que trata dos costumes, dos deveres e do modo de proceder dos homens nas relações com seus semelhantes.
Uma crítica ao ateísmo é que a moral ateísta é relativa, isso vindo de pessoas que mudam de igrejas como mudam de rouba e justificam atrocidades do velho testamentos como “naqueles tempos era diferente”, que os ateus podem distorcer a moral deles para fazer atrocidades, e justificar qualquer coisa.
Avaliar a moral humana com base no próprio homem é como medir a escuridão com sombras. O resultado parecerá aceitável. Mas quando usamos Deus como referência — santo, puro e perfeito — toda nossa pretensa bondade se desfaz. Diante Dele, somos revelados como pecadores indignos da Sua glória.
Um mundo pútrido, pusilânime, pervertido pela relativização moral, afogado no hedonismo e hipocrisias "modernas" jamais entenderá causas superiores, mistérios que só podem ser recebidos e entendidos por um espírito elevado nas virtudes e iluminado pela prudência, propósito e providência divina
