Coleção pessoal de bernardo_dias

Encontrados 9 pensamentos na coleção de bernardo_dias

⁠"Os povos primitivos, conta Harold Rugg, costumavam enfaixar as cabeças das crianças para lhes dar as formas cônicas ou chatas, que os costumes prescreviram. Essa deformação fisica é bem mais inocente que a deformação mental a que ainda hoje nós, civilizados, submetemos os pequeninos cérebros infantis." (Teixeira,2007, p.62)

Anísio Teixeira

⁠"A aprendizagem resultante do processo educativo não tem outro fim, senão o de habilitar a viver melhor, senão o de melhor ajustar o homem as condições do meio." (Teixeira,2007, p.65)

Anísio Teixeira

⁠"Fins inexplicáveis não são fins, mas sim fantasias. Os fins são realmente fins quando os conhecemos de tal modo que deles desprendem os meios de sua realização. Os meios são 'frações de fins'(Dewey)" (Teixeira, 2007, p.36)

Anísio Teixeira

⁠"É tempo de se parar de falar somente de conteúdos... para se começar a falar em vida nas escolas."

Lauro de Oliveira Lima

⁠"Os jovens deixados livres, espontaneamente, estabelecem regras e criam uma "moral" (de outra forma a natureza humana tenderia para a degenerescência o que, biologicamente, contraria os princípios da evolução). Não se ensina "moral": criam-se condições para ela surgir."

Lauro de Oliveira Lima

⁠"Toda educação moderna deve girar em torno de problemas. Não de aulas. Você cria problemas. Quem dá aula sem ser com problemas, está no século XVII , medieval, antes da Revolução Francesa. Há muita gente arcaica circulando..." (LIMA, 1998, p. 9)

Lauro de Oliveira Lima
Tags: pedagogia piaget

⁠“Educar já não é prever as necessidades sociais, mas preparar os jovens para o imprevisível”

Lauro de Oliveira Lima
Tags: pedagogia piaget

⁠“A expressão escola de comunidade procura significar o desenquistamento isolacionista da escola tradicional. Escola, no futuro, será um centro comunitário. A escola não se reduzirá a um lugar fixo murado”. (Lauro de Oliveira Lima)

Lauro de Oliveira Lima

⁠"[...] o ingresso das mulheres, no sistema, nos
postos de decisão, nos postos técnico-científicos, dá conotação muito boa à condução das coisas humanas. A mulher tem uma série de qualidades humanas que transmite ao sistema do qual ela participa. De certa forma, ela humaniza a vida." (LAURO DE OLIVEIRA LIMA, 1989)

Lauro de Oliveira Lima