Textos de Filhos para os Pais

Cerca de 3666 textos de Filhos para os Pais

⁠UM IRMÃO- UM AMIGO- UM PASTOR

... E lá se vão os dias.
Alguns causticantes, tristezas e agonias.
Outros cheios de sabores, com dores e alegrias.
Todos findam com uma noite, escura, ou até com a lua, mas é sempre fria.
E o fato de estar vivo, já se é lucro.
Ainda que em algum lugar, caia-se o projeto, mude-se o fulcro.
O que importa é o renascer, não sucumbir ao sepulcro.
Não, não agora.
Não é hora.
Nem de ir nem de ficar.
É de viver, acertar e errar.
Avançar e perdoar.
E vós, que não deixastes de ser uma referência.
Encarem o caminho novo, erguem a cabeça, encarem com paciência.
Quem se rir, meneia a cabeça e critica sem ciência.
É, eu já passei por esta enorme rua.
Não é fácil, alcançar de novo, alma violentada, exposta, nua.
Porém, o novo horizonte,
pouco a pouco fica aparente.
A gente vai se escorando na parede, se erguendo novamente.
Porque quem nos criou sabe de tudo, nunca abandona a gente.
Um irmão, um amigo, um pastor. É o que sou.
Nós versos desta poesia, transmito um apoio que nunca mudou.
Não, eu não.
Eu vim de lá e conheço muito bem.
Eu estou aqui é como suporte.
Para você, paz e Bem.

Sérgio Júnior

Inserida por SergioJunior79

⁠Nem os Santos ou Quebrantos. (Poeta Brasileiro Sidarta Martins)

Nossos feitos foram tantos
Que nem santos ou quebrantos
Tirarão nossa alegria
Nossa vida lapidada
Construída dia a dia
Nossas buscas, nossos sonhos
As correntes e a alforria
Os embates, os combates
Ombro a ombro, na batalha
Lado a lado, confiantes
Sempre juntos, pais e filhos
Uma crença, uma esperança
As visões e as lembranças
As canções e as poesias
Retratando o novo dia
Novo dia, nova vida
Novos rumos, novos feitos
Novos pais e novos filhos
Outros feitos serão tantos
Que nem santos ou quebrantos
Tirarão nossa alegria.

Inserida por sidartamartins

⁠Quem amou, soube de verdade o que é amar.

Quem acarinhou, soube de verdade o que é gostar.

Quem orou, soube de verdade o que é ter esperança.

Quem acreditou, soube de verdade o que é ter fé.

Quem desejou o bem, soube de verdade o que é ser abençoado.

Quem praticou o bem e a justiça, encontrou o paraíso nos céus.

De facto, o maior bem é ser acarinhado, amado e respeitado pelos filhos de Deus

Inserida por RenatoFreitas

⁠Não da pra ficar lutando contra o tempo...
Ele simplesmente passa, e aqui ficamos!

Ame o máximo que puder, não pelo outro, é por você mesmo!

Tudo são consequências, inclusive a felicidade, então ame, sorria, brinque, perdoe, pule com seus filhos, role até na lama com eles, não deixe nada pra depois...
A experiência mostra que o tempo nem sempre deixa vir o depois!😢

Inserida por AmiltonAmaro

⁠Lucas, vinte e dois anos, Helena, vinte o são,
Como pai, meu amor é incondicional, sem não.
Lembro dos lugares que chamamos de lar,
De Cachoeira na Bahia a Belo Horizonte a brilhar.

Sei das lutas e dos sacrifícios que enfrentaram,
O quanto de sonhos e desejos renunciaram.
Lamento pelos momentos de peso que causei,
Pelas tempestades que em suas vidas deixei.

Conviver comigo, não foi tarefa fácil, eu sei,
Impulsivo e estourado, erros cometi, chorei.
Busquei dar o meu melhor, com força e devoção,
Hoje sinto falta, em meu coração, de sua conexão.

Orgulho sinto pelo que vocês se tornaram,
Lucas e Helena, a quem tanto amo e admiro, aclamam.

Inserida por adolfino_ramos_aquino

⁠MINHA MÃE

Procurei no dicionário
Qual sinônimo usar
Pra falar da minha mãe
E a homenagear
Dedicada, protetora
Amorosa, defensora
Expressão do verbo amar

Certa vezes é durona
Para o filho a respeitar
Outras vezes é um doce
Sabe bem suavizar
Todo dia é seu dia
É a fonte de alegria
De todo o meu caminhar

Obrigado, minha mãe
Por esse grande carinho
Com você nunca estou
Esquecido e sozinho
Sou um pássaro a voar
Posso até longe chegar
Mas eu volto pro seu ninho

Inserida por RomuloBourbon

⁠O Brilho nos Olhos das Crianças: Uma História de Superação e Adversidades.
Houve um tempo em minha vida, na qual a escuridão parecia reinar, onde a infância, que deveria ser um tempo de alegria e inocência, se transformou em um pesadelo. Fui uma criança que enfrentou fome, maus-tratos e solidão. No entanto, o destino reservou para mim uma virada surpreendente: a adoção por uma família amorosa.
A jornada da infância à idade adulta foi repleta de desafios, traumas e fantasmas. O que poderia ter me afundado na amargura e no desespero, serviu como um impulso para a resiliência. Como diz as palavras sábias de um poeta: "as crianças são mensageiras de amor e simplicidade". Essas palavras ecoam em minha mente desde quando eu busquei transformar minha vida.
Ao olhar nos olhos de uma criança, é como se víssemos um reflexo da pureza do universo. Elas nos lembram da importância do amor e da simplicidade em nossas vidas, lições que muitos de nós esquecemos à medida que crescemos.
E foi com esse pensamento em mente que decidi trilhar o caminho da superação. Cada desafio, cada obstáculo, eu enfrentei com a determinação de que a pureza e a autenticidade presente nos olhos de uma criança que merece ser protegida e nutrida. Minha jornada me levou a me tornar um adulto de sucesso, um exemplo de como é possível transformar a escuridão em luz.
Hoje, sou um API (Aprendiz, Provedor e Inspirador) para as crianças, pois acredito que elas merecem respeito, cuidado e proteção. Minha história é um testemunho de que, não importa o quão sombrio seja o começo, a força da determinação e o amor podem iluminar o caminho.
Assim, convido a todos a lembrar que, no brilho dos olhos de uma criança, está a chama da esperança, a lembrança de que a simplicidade e o amor são as bases da nossa existência. Vamos garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de brilhar e prosperar, para que alegria e inocência prevaleçam.
Que o Dia das Crianças seja um lembrete constante de que devemos nutrir e proteger o brilho nos olhos das crianças, pois é lá que encontramos a verdadeira riqueza da humanidade.

Inserida por leonardo_lyra

Só uma mãe pode reclamar do filho que deixa o prato sujo na pia, a toalha molhada sobre a cama ou o pé sujo sobre o sofá. Vai outra pessoa falar mal do filho dela para ver se ela não vira uma fera. Só uma mãe vira a noite em casa, preocupada, enquanto o filho vira na balada.

Ser mãe é uma parada tão louca que a mulher já sabe que vai amar o filho antes mesmo de engravidar.

Talvez o amor materno seja um pequeno spoiler do amor divino. Porque se Deus é amor, então faz muito mais sentido chamá-lo de Mãe do que de Pai.
Deus não fez as mães criaturas eternas, mas com certeza pôs um pedaço de si em cada uma delas.

Sempre que saio pela porta de casa minha mãe me diz: "Tenha cuidado meu filho. Vai com Deus!"
Eu ouço aquilo e penso: "Não se preocupe mãe, eu moro com uma pequena parte dele."

Inserida por PandiniJr

¸¸.•*•→FILH♡S

Há momentos em que me pergunto…
“o que mais de mim posso lhes dar?” 🤲🏼
Em outros momentos me questiono…
“quanto será suficiente me doar?” 🙏🏽

A razão pede equilíbrio, a emoção quer descompensar... 🧠x🫀

Porém AMOR nunca lhes faltará!! ♥️

Elane Azevedo ✍🏼🌺🍃

Inserida por ElaneAzevedo

Saudade. Muita!
Do seu beijo voluntário,
do seu acordar precoce na manhã,
saudade de você me seguir,
e de chorar quando não podia ir,
de ter sua presença até no banheiro,
dos banhos de mangueira,
dos banhos de chuva,
de saber que minha luta era recompensada com um simples carinho,
do seu olhar profundo,
da pequena cadeirinha da bicicleta,
que rodava nas ruas em busca de itens para o almoço,
do seu abraço gostoso,
da saudade que você tinha,
de suas pequenas palavras ingênuas que me confortava,
e da real certeza de nossa unidade...

Inserida por Castrodrums

Pai e Mãe, Desejo e Sina - Nada Romântico!

Enquanto houver a visão distorcida com a real situação das responsabilidades dos filhos, não só financeira, haverá mães sobrecarregadas e pais curtindo a vida sem qualquer dificuldade ou remorso!
A quem cabe a correção dessa prática?
Se não for possível a igualdade das responsabilidades pelos pais, que seja então aplicado ao omisso a obrigação financeira para dar a outra parte condições para a criação do filho.
É necessário que "a mãe" entenda que ela não fez o filho sozinha, e parar de romantizar toda a problemática.
O pai criando filhos sozinhos é 'pai herói e lindo', já a mãe é nada mais que obrigação.

Inserida por rosa_brasil

Eu, tu, Deus e nossos piás.
No rancho mateando e proseando,
Fortalecendo o nosso amar.
No galpão o cusco e o baio
estão a nos esperar,
Querem juntos pelo campo andar
E a nossa companhia poder desfrutar.
Pois sabem eles que amor e união assim tão sincera
No mundo hoje é difícil de se encontrar.

Inserida por carloseduardoback

⁠ROSA, ESPINHO E RAIZ

Rosa, teu nome é um verso antigo que o tempo não soube decifrar. Teu corpo, um mapa de cansaços dobrados em silêncio. Cada ruga, um caminho que não escolheste. Os dias te escorrem pelos dedos como areia grossa, e ainda assim, seguras o peso do mundo nas costas curvadas. Erraste como quem planta em terra seca, mas regaste com lágrimas o que a vida insistiu em queimar. Nada muda, mãe. Os anos passam e te deixam a mesma dor, só que mais quieta, mais funda, como um copo quebrado colado com saliva...

Os teus filhos - esses estranhos de teu próprio sangue - não veem que o desprezo é uma faca sem cabo: fere as mãos de quem a segura. Eles não sabem, Rosa, que um dia a solidão baterá à porta deles também, e trará o mesmo sabor amargo que tu engoles há décadas. Choras às escondidas, esfregando no avental manchado as lágrimas que ninguém merece ver. O espelho já não te devolve o rosto que um dia foi jardim; agora só mostra os espinhos que cresceram por dentro, enquanto teu sorriso murcha devagar, como flor esquecida no vaso...

Mas oh, mãe ferida, tua raiz ainda segura a terra. Mesmo quando o vento sopra forte e os frutos caem podres aos teus pés. Há uma luz trêmula em ti que nenhum abandono apagou. Talvez porque o amor, quando é de mãe, seja o único fogo que queima sem consumir. Rosa, eu te vejo. Se os outros não olham, eu escrevo teu nome na parede escura desta história. Não serás apenas a que sofreu. Serás a que resiste, mesmo quando o mundo te diz que já não há razão. E no teu peito partido, lateja um verso que ninguém ouviu: Eu era forte, e ninguém perguntou...

Inserida por risomarsilva

⁠PRETO, SOMBRA E SEMENTE

Irmão, teu apelido é uma cor que carregas como cicatriz e estigma. Teus passos, arrastados no asfalto quente de promessas quebradas, desenham um caminho de fuga. Os entorpecentes são teus únicos abrigos. Esquece essas casas de papelão que o vento leva e reconstrói um novo lar, mesmo que com mãos trêmulas. Erras como quem cai no mesmo buraco e não tenta mudar. Os anos passam, mas tu permaneces parado no mesmo cruzamento, vendendo tempo em troca de minutos de esquecimento. Teus filhos e parentes, esses fantasmas de teu sangue, ainda te esperam na soleira da memória, com olhos que não aprenderam a odiar. Eles são espelhos quebrados onde teu rosto se reflete em fragmentos e ainda assim sorriem (escondendo a dor profunda) quando te veem...

Enganas os outros como enganas a fome, com migalhas de histórias requentadas. Os de sangue próximo já não choram por ti; apenas observam de longe, como se assistissem a um incêndio lento. Não vês que te transformaste em tua própria lápide ambulante? O chão que te acolhe é frio e fedido, mas é o único que não te pede explicações. A chuva te lava e tu a bebes como se fosse redenção, mas nunca tenta saciar tua sede de paz. Irmão, ouves os gritos da tua própria carne? Ela clama por um último gesto de dignidade, por um instante em que não sintas vergonha de existir. A ajuda está lá, à tua frente, mas exige que estendes a mão. E tu, acostumado com tão pouco, esqueceste como se pede socorro...

Eu ainda insisto em acreditar em ti, irmão. Não por ingenuidade, mas porque conheço o brilho que há por trás desses olhos embaçados. Deus, ou seja lá o que nomeamos como esperança, não desistiu de ti. Ele está no pão que comes quando há, no teto que não tens, nos de sangue que clamam por ti. Volta não como herói, mas como sobrevivente. Para de trocar tua vida por êxtases momentâneos. O chão que pisas pode ser o mesmo, mas tu podes ser diferente. Irmão, tu és semente sob o concreto. Não deixes que te definam pela podridão que te cerca. Germina. Todos ainda acreditam em ti. Tenta voltar, percorrer um novo caminho...

Inserida por risomarsilva

ALÉM DA CONTA

Lindo desejo um dia surgiu
Lançado no espaço transformou o vazio
O que era esperança virou emoção
Caminhos distintos navegando no mundo
Mergulho profundo tesouro no mar
Oh quão bom encontrar sentido na vida
Família unida lastreada no amor
É grande o fervor, energia imensa
A gente nem pensa e virou realidade
Fraterna amizade - fermento divino
Menina menino - Marttina e Afonso
Que vem e não passam causando alvoroço
É a mãe é o pai - embalando seus sonhos
Regando as sementes prum mundo melhor
Entre passo e tropeço o importante é andar
O caminho é eterno e não tem mais fim
Dignidade e respeito valores maiores
Batem forte no peito empurrando o destino
Amor e Justiça sejam o norte
Não importa o mais forte e sim a essência
Valores forjados que o dinheiro não compra
Família feliz é o mais lindo que conta!

Inserida por alfredo_bochi_brum

Tome a beleza da rosa vermelha e junte a seguir: o perfume de todas as flores, o gosto do mel, a cor do sapoti, a ternura de um afago, a pureza do amor fraterno, a envolvência da neblina, o frescor da brisa, a fidelidade do cão, a inocência da criança, a aderência do visgo, a humildade da violeta, e adicione depois:

O calor do sol, o veneno da cascavel, a violência de um coice, a astúcia de uma raposa, a traição de Judas, a instabilidade do tempo, a indolência da preguiça, a intranquilidade de um peixe, a atração de um ímã e o choro da carpideira.

Misture bem, acrescente futilidade a seu gosto pulverizando amor e carinho e deixe a massa em repouso durante vinte anos. Passado o tempo, use em pequenas doses, com muita, muita cautela: é a ex-mulher.

Inserida por AlessandroLoBianco

⁠"Hoje, sonhei com nós três.
Sob um céu estrelado, éramos só você, eu e a nudez.
Acordei com seu gosto na boca, de corpo suado, e nas mãos, ainda era capaz de sentir o seu arrepio ao toque e o aveludar, da sua tez.
Esse sonho, certeza que hei de superar; isso, se já, não o superei.
Não sou capaz, de superar o sonho de outrora, onde novamente, éramos três.
Você, eu e em seus braços, o nosso filho, com pouco menos de um mês.
A imagem de ti, de lágrimas nos olhos, com minha vida em seus braços e o choro inocente, retumbam em minh'alma e acordo em prantos, já não me pertenço, o que você fez?
O pior pesadelo de um homem, são os sonhos que ele não é capaz de realizar, a pior parte é saber, que tais sonhos, vieram e virão na noite, uma, outra e mais uma vez.
Sonhar sonhos impossíveis, é a prova cabal; tenho pouco ou nada, de sensatez.
Hoje, sonhei que realizava, aquele nosso sonho, de nós três..." - EDSON, Wikney - Memórias de Um Pescador, Sonhos Impossíveis

Inserida por wikney

O fio invisível


⁠Toda pipa tem um cordão umbilical—
um elo fino entre a vertigem e o colo.
O chão assiste, em silêncio, aos pulos
de quem ensaia voo nos desníveis da rua.

Há um acordo secreto entre o solo e o vento:
o menino brinca de ser nuvem,
enquanto a terra o segura pelas solas,
num pacto de sopro e equilíbrio.

Benditas mãos que seguram o barbante do sonho,
essas que sabem do vento antes da pipa
e sustentam o menino enquanto ele inventa altura.

Quando os sonhos desafiam a gravidade,
há sempre um olhar antigo que nos ancora,
um fio invisível que nos sustenta
no encanto de viver como passarinho
entre o voo e o solo.

Inserida por Epifaniasurbanas

Seja feliz!
A maior luz que se pode ter numa casa é a energia de uma Mãe feliz, pois é ela que equilibra a harmonia.
O maior erro que se pode cometer é querer dar tudo o que não se teve para os filhos. A mãe que acaba fazendo isto, não se sentirá mais feliz e sim mais cansada e frustada.
Dê ao seu filho aquilo que ele precisa e não o que você não teve; e só ajude-o se ele
pedir, não invada seu campo de energia querendo parecer legal, apenas seja.
Então, quer que seus filhos sejam felizes? Comece por você, esbanje felicidade e ensine-os por exemplos e amor.
Coloque uma música que goste e dance, cante, ria tire um final de semana de folga e vá viajar sem culpa, deixe de ser egoísta e permita que seu filho fique com a tia, a vó, a madrinha que os ama e vivem convidando-o para ficar com elas e você não permite porque quer superproteger.
Não estou falando de abandonar, de deixar por deixar, de sair para se divertir e deixar seus filhos mal. Digo que apenas seja feliz aqui, lá ou ali!
Mãe triste fica exausta, irritada, mal humorada, dá broncas sem necessidade, perde a razão, e se torna chata demais.
Seja feliz, recarregue suas baterias, seja lá como for: se para isto você precisa ir para academia, correr, ler um livro, dormir, dançar, participar de um chá com as amigas, ir ao cinema, vá sem culpa, pois sei que se estiver feliz terá energia de sobra para distribuir; para curtir os finais de semanas, jogar bola, tomar um sol, jogar videogame e certamente amar demais seus filhos.
Então, por favor: Seja feliz, pois assim será uma Mãe em equilíbrio, e consequentemente terá filhos felizes.
Convido-a a Ser feliz, seus filhos irão amar ainda mais você!
Giovana Barbosa

Inserida por giovanabarbosac

⁠Quem disse que perfeição não existe, estava enganado e eu posso provar.
A perfeição tem nome, sobrenome e vive pulando no meu sofá. Tem um sorriso travesso e um olhar fácil de enganar, quando ele sorri faz meu mundo clarear.
Me chama de mami e pede sempre para “la mano pasar”.
A perfeição tem cheirinho de bebê e bochechas fáceis de apertar.
Quem disse que perfeição não existe, estava enganado e eu posso provar.
Essa danada perfeição não me deixa comer nem dormir e com um piscar de olhos faz meu mundo parar. Corre pela casa, bagunça meu cabelo, precisa de ajuda para amarrar os sapatos e vez ou outra, ainda me pede ajuda para se limpar.
A perfeição ainda não sabe se controlar, começa a brincar e termina a chorar.
A perfeição me está mostrando o mundo e eu estou aprendendo a caminhar, compartilhamos a vida e nada no mundo melhor não há.

Inserida por DaiseAzevedo