Textos de Esperança

Cerca de 5709 textos de Esperança

Sintomas

Ando meio chateada com tudo e com todos
Não acho meu lugar
Me sinto numa selva do lute pelo seu

Queria caminhar, queria sorrir, queria ser leve
Mas eu me sinto triste, perdida e sem rumo

Ouço músicas e sinto dor
Vejo pessoas e quero fugir
O cheiro de perfumes me faz ir pra longe

Eu busco o sabor das primaveras
As flores da manhã
O calor do café
A delícia do sorrir
E eu nada encontro

Fica um vazio em mim
Me sinto ausente de mim mesma
Não sei onde me achar
Não sei onde me procurar

Queria poder voar
Me permitir viajar no meu mundo
Queria tirar essa dor que me acomete
Essa angústia lasciva que me degenera
Essa prisão que me orbita

Eu crio meus demônios
Eles impedem minhas percepções
Eu projeto uma realidade inventada
Eu não sei mais o que é real
Eu estou sempre nos meus sonhos
E meu pião nunca para de rodar

Tudo que eu vejo é fantasia
Não há amor
Não há sabor
Não há euforia

Qual o sentido de existir?
Por que eu não consigo mais sorrir?
Vou continuar a ser um faquir?

Eu vejo o tempo na cara das pessoas
E como o tic-tac dos relógios
Ele persiste em fazer tudo agonizar
Ele sempre me cobra
E eu só consigo reparar

Me sinto agora, como uma neptunia plena ao anoitecer
Fico esperando cada manhã
Cada gota de orvalho secar
Cada sol nascer
Buscando incessantemente, algum calor que lubrifique

Inserida por ivyivy

A melhor herança familiar

Os pais gostam de deixar alguma herança para seus filhos. Geralmente a herança é financeira. Temos porém outras, muito preciosas que enriquecem as pessoas no seu humanismo, herança de valores. Vejamos algumas heranças humanitárias que enriquecem o ser:

1. O sentimento de amor pela vida dos seres humanos. Vivemos para ajudar outros a viver. O respeito pela vida e dignidade da pessoa humana é a melhor herança que podemos deixar. Sentir satisfação pelo bem dos outros é a suprema emoção. O propósito de não prejudicar e fazer aos outros o que queremos que nos façam, é amor pela vida do outro. Tais sentimentos nos enchem de simpatia e consideração pelo próximo e nos cumulam de paz interior. Atos de altruísmo, de voluntariado e de gratuidade são valores de alto quilate. Quem se preocupa menos consigo, sofre menos. É a herança do amor fraterno.

2. A consciência de viver o que foi ensinado. Praticar os mandamentos, interiorizar e viver os princípios éticos, dar testemunho de vida é uma herança inestimável. Que possam dizer de nós: era uma pessoa que fazia o que dizia, passou fazendo o bem. Uma vida pautada pela coerência e transparência é cativante e irradiante. O mundo aprecia mais as testemunhas que os mestres. Os gestos falam mais que palavras. Em nossos filhos fica marcado o jeito de viver de seus pais. Eis a herança do bom exemplo.

3. Não repetir os erros cometidos. Aprender com os erros, não repeti-los, não justificá-los, não mistificá-los, é uma sabedoria que nos faz amadurecer. Crer que podemos ser melhores e ir além de nossos limites, é manifestar a esperança que nos habita. Enfim isso tudo significa humildade. Nossos erros podem ser nossa escola, nosso pedagogo, nossa chance de melhorar e de mudar. A coragem de assumir os erros e corrigir-nos nos eleva e dignifica. É a herança da sabedoria.

4. A capacidade de escolher novos rumos. É belo saber recomeçar, não desistir, procurar soluções, corrigir rotas. Para quem não tem rumo todos os caminhos são errados. Ter ideais, metas e objetivos é ser pessoa motivada. Os motivados fazem mais que os inteligentes. Refazer e reorganizar a vida, os rumos, os horizontes é próprio de quem tem razões para viver, e sabe dar sentido e significado para a vida. Vencemos os sentimentos de inutilidade, de vazio existencial, de conformismo e nos equipamos com a “vontade de sentido”, transformando tragédias em triunfos, espadas em arados, lixo em luxo. É a herança da esperança e do otimismo.

5. Ter interioridade. Significa ter bondade de coração, retidão de consciência, escala de valores, capacidade de renuncia, apreciação pelo bem estar dos outros. Sucesso é passar de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo, isso também é interioridade. Silêncio, meditação, opção de vida, oração e ação, manifestam a interioridade das pessoas. São capazes de passar por injurias e humilhações sem perder a serenidade. Encontram sentido para o sofrimento. Quanto mais trituradas mais doçura emitem. É a herança dos valores.

6. O respeito pelo indispensável: pão, saúde, trabalho. Eis o zelo pela justiça, pelas condições básicas de vida, pela dignidade humana, são os pilares da paz. Lutar pelo bem comum, pela solidariedade onde justiça e liberdade, verdade e amor se abraçam, é crer na construção da sociedade justa e fraterna. Altruísmo, voluntariado e gratuidade são as melhores heranças que os pais deixam para seus filhos e para a nova sociedade.

Dom Orlando Brandes – Arcebispo de Londrina

Inserida por EmOutrasPalavras

Avançar em esperanças recobrando o fôlego para não tombar. Estender as lembranças, segurar a implicância e apenas sorrir sem questionar. Sou eu assim tão cruel em tempos medianos, sem qualquer esforço pra esconder o olhar em direção ao céu.
Espero cair algumas gotas e então pensar no sol. Dias longos de verão nem sempre são mais intensos que o inverno rigoroso e envolto em mistérios, música suave massageando o cérebro que cansou em pensar em solução absurda intrigado pela simplicidade da resolução.
Gloriosos dias, sensações de alegria estampadas num rosto suado de dançar ao vento, cabelos emaranhados seguindo o relento e sorrindo sem hora para acabar.
Pela ignorância não se é quem gostaria de ser, autenticidade é o brado do livre arbítrio ecoando nas veias, fazendo aventurar por caminhos desconhecidos e entregando sempre duas escolhas nas mãos... incertezas na mente e dúvida no coração.
A ultima peça desse infindável quebra cabeça poderia ter sido a primeira a se encaixar, tudo depende da forma em que se enxerga o que realmente se quer conquistar.
Aos tantos dolorosos prantos desaguam pela casa por qualquer canto, intenso, insano, buscando apenas um conforto instantâneo daqueles que sabe onde bem achar.
É quando tudo faz sentido e mesmo traçando o destino não descarta a hipótese de tudo simplesmente mudar.

Inserida por MessiasJr

Tenho uma vontade de lagarta encasulada
Tenho uma saudade de foto antiga na parede
Tenho um suspiro de partida na estação
Tenho uma dor com cara de choro de criança
Tenho a esperança de uma mala pronta para viagem
Tenho a coragem de bebe engatinhando
Tenho um coração que mesmo doendo vai sempre me avisando
Não desista, tem sempre alguem caminhando na mesma estrada...

Inserida por alamtombini

Pode até ser que exista outra saída, tipo alguma coisa mal resolvida, uma história mal compreendida, uma paixão não correspondida. Pode ser que ainda flua o algo a mais, onde tudo se refaz, sem tirar o tempo que por sua vez pareceu parado.
Pode ser que não seja a hora, parecer que o tempo demora, enfim a dor, não resiste e vai embora. Mas nessa meia confusão, onde tudo parece solidão, ou meramente uma saída para as magoas da ilusão, tudo pode acontecer, a saída aparecer, tudo se resolver e o amor florescer, na calma tudo se faz, até mesmo a mais perfeitas obras que só Deus faz

Inserida por leobarreto

Eu sei que tu sabes de tudo. Queria que fizesse algo ao nosso favor,e queria que você não aceitasse deixar as coisas como estão. Assim de qualquer jeito, sabe? Tipo tanto faz. Você sabe que por mais que eu tenha me esforçado eu não soube aceitar a atribuição de certas maneiras na minha vida. Tente entender meu bem, certos pensamentos não mudam de um dia pro outro, e uma vida inteira não pode ser esquecida em uma noite. Você sabe que a garota que sou não e mais só sorrisos e abraços como antigamente. Mesmo assim você aceita,e não faz nada para mudar. Acho que as vezes os culpados deveriam tentar se desculpar. Mas não e assim, afinal eu só acho, como todas as vezes, pensando alto mais uma vez. Você sabe que minha inocência perdeu-se no meio da penumbra de seu olhar repleto de malicia. Mesmo que você negue, você também tem ideia sim do quanto que isso me afetou quando eu tentei esquecer de tudo, esse imenso tempo que passou. Eu queria que você enxergasse tudo isso sabe? Mais acho que seja difícil para você enxergar essas coisas porque na verdade você não saiba do meu sentimento, e ainda mais não possa sentir o mesmo que eu. Queria que segurasse na minha mão como sempre fazia. Me ajudasse a parecer mais forte. So parecer, nem te peço muito. Quem sabe assim eu poderia tentar novamente me recompor e tentar reunir os pedaços do nosso quebra cabeça. Eu só queria que você também mudasse. Que você se transformasse assim como eu me transformei. Não que eu esteja reclamando ou que eu queira mudar seu jeito de ser de uma vez por todas por que, não seria justo contigo. Mas a verdade e que eu não consigo me acostumar. Quero sim que você mude, porque definitivamente e o que me parece mais justo quando se trata de mudar por quem mudou por você. Se você se lembrasse disso com certeza você se tornaria independentemente melhor, sem que eu precisasse te dizer o que fazer. Sem que você precisasse se mudar por inteiro, e principalmente sem que a sua parte boa se perdesse no vão confuso da parte ruim, sem que o que eu dissesse te levasse ainda para mais longe de mim.............. Só isso, não e nada de mais. Eu apenas queria. Se nada mudar de verdade não se preocupe eu já tenho meus modos de fazer com que tudo se tone mais fácil. De acordo com a necessidade descobrimos força dentro de nos, que antes não existiam. Ou ate mesmo nesses momento de fraqueza nos permitimos ver certas forças que antes não acreditávamos que existiam,ate precisarmos delas. Com o tempo eu pude encontrar centenas de maneiras para me adaptar as mudanças das pessoas. Então porque agora que você não mudou, eu não poderia achar formas aflitas como maneiras capazes de me consolar perante minha desilusão por você? Como agora que ninguém mudou eu não seria capaz de me deparar com a realidade de uma não mudança sem me arrepender pela desistência por ti?
Afinal ninguém mudou, e eu tenho que achar essas maneiras o mais rápido possível, o mais depressa para que eu não me arrependa de ter me incapacitado de tentar muda-lo como queria e de não te-lo feito voltar a ser o alguém que não existe mais dentro de ti.

Ludmilla Maia

Inserida por Ludmilla-Maia

O mundo das crianças não tem dor

O sorriso singelo o olhar a brilhar,
envolvidos em braços que amparam
Crescendo como uma sementinha,
e faz da sua infância uma magia
Imaginar que é piloto de avião,
e flutuar no céu com seu coração
Brincar de mocinho usando o estilingue,
e prender todos os bandoleiros
Se os brinquedos quebram em pedacinhos,
nunca, jamais perdem a esperança.
Pezinhos no chão chutando as pedrinhas,
brincando na chuva saltando nas poças
Enquanto a chuva molha seu o rosto,
respira fundo a água é gelada
sentindo o cheiro da terra molhada
Nos pequenas detalhes , nos pequenos gestos,
Encontra o amor nas coisas tão simples,
Sua maior riqueza ser uma criança,
Seu maior tesouro sua inocência,
Por isso, feliz o dia em que nasce uma criança.

Inserida por MariaVitaPereira

" "Se você pegasse um coração, colocasse dentro de uma cúpula de vidro, poderia entender que as feridas se fecham, cicatrizam-se, mas as marcas ...
Elas sempre envolveram aquele velho coração enquanto o mesmo pulsa descompassadamente.
Entre dores e lamentos, esperança!
Entre lágrimas e risos, silêncio! O dor se torna companheira dos que aprendem com ela."

Inserida por LeirianeSantiago

Que Jesus em tua vida, seja a verdade;
Que em tua mente, seja a justiça;
Que Jesus em teu coração, seja o amor;
Que em tuas mãos, seja a caridade;
Que Jesus em teus pés, seja a direção;
Que em teus olhos, seja a esperança;
Que Jesus em tua boca, seja a gratidão;
Que em teu lar, seja a luz;
Que Jesus em tua família, seja a união;
E que em teu destino, seja a estrada, cujo caminho leva à felicidade eterna.

Inserida por leobarreto

eu sinceramente não sabia a quem ou com quem falar oque sinto...
desde pequeno eu sempre tive sonhos, como qualquer criança, inocentemente sonhava em crescer,encontrar a pessoa certa, casar, ter filhos e etc... assim como eu via nos filmes da "sessão da tarde" eu sentava em frente a tv e imaginava... apenas imaginava. ao mesmo tempo vinha em minha mente " eu também quero um futuro assim" e sempre dizia a mim mesmo, eu não vou ser como todas as pessoas que sempre desistem dos seus sonhos ! até que um dia eu percebo que 10 anos se passaram e até hoje, até agora eu não fiz nada de diferente, eu não fui nada oque sempre planejei ser, fui tolo, bobo e previsível demais. hoje eu me pergunto - onde ? - onde foi parar aquela criança que sonhava em ser diferente, que acreditava no "feliz para sempre?" será que minhas dores e perdas ao longo desses 10 anos me fizeram desistir da minha caminhada ? será que foi a perda do (M)EU (A)mor (E)terno que morreu diante dos meus olhos será que foi o abandono do meu pai que sempre esteve ausente ? será que foi as inúmeras decepções amorosas ? porque fui tão tolo? tolo por ter deixado de lado quem realmente me amava ? muitas perguntas sem total resposta, que talvez eu leve para o resto da minha vida... e hoje assim como ontem, assim como anteontem... Eu jurei pra mim mesmo amanhã tudo será diferente.

Inserida por umsonhador

Tomará que a estrelas cheguem iluminado sua vida.
Tomara que a noite chegue para trazer descanso e paz.
Tomará que esse final do dia seja para comemorar boas lembranças.
Tomará que o sono chegue devagar.
Tomará que esteja em boa companhia.
Tomará que Deus te faça uma visita.
Tomará que a semana seja leve.
Tomará que seus sonhos se realizem.
Tomará que tenha alguém para abraçar.
Tomará que a vida seja doce.
Tomará que sejamos sempre amigos!
Sergio Fornasari

Inserida por sergiofornasari

Ser Jovem é:
Seguir em frente e sonhar,
que, tudo pode melhorar.
Acreditar que um dia as coisas irão mudar.

Jamais aceitar o que lhe imposto é,
sem antes lutar.
Navegar, sem receios de afundar.
E se afundar? Sabemos nadar!

Marcharemos firmes na direção que o vento soprar,
Ventos, que, de tempos em tempos podem mudar,
Estamos atentos às mudanças,
E jamais perderemos a esperança.

De viver uma sociedade Livre, igualitária e Fraternal,
Dessa forma lhes desejamos um Feliz Natal,
E um ano novo sem igual

Inserida por TiagoantoniodeSousa

"Acredita sempre e preciso, assim podemos usar a verdadeira magia que existe dentro de nos".
"A magia só existe por meio da fé, quanto mais se crer... mais forte e força ela tem, e isso foi nos dados a muito tempo".
"Mais aquele que tem a força e não a usa e semelhante aquele que não tem". A decisão e sua!

Inserida por PensamentosdoDia

Vivemos num mundo com prazo de validade. Somos os detentores desta fugaz ampulheta, e somente nossas mãos são capazes de arredar ou não as areias do tempo. Devemos não apenas incorporar uma mentalidade esperançosa de futuro, com preservação e desenvolvimento ambiental, mas também passar o aprendizado adiante, estimulando esta sensibilidade às novas gerações.

O verde é a cor da esperança, o caminho para o futuro.

Inserida por gustavomatheus

No peito um desconhecido fervor
Mostrando-me que não estou só
Num sussurro ou brado de louvor
Em Seu nome a garganta dá um nó

Mesmo nome que a pele arrepia
Me implanta um brilho no olhar
Esses olhos que espero um dia
Tua glória poder contemplar

Tua volta a minha esperança
Um desejo que arde em mim
Pois em Ti quem falece descansa
O início do paraíso sem fim

Não é religião, crendices ou doutrina
Vai além do conhecimento
Algo que o ímpio nem imagina
Fruto do Seu sofrimento

Tão grande Graça que me sustenta
De graça, mas não sem valor
Valor imenso se apresenta
Revelado por tão grande amor

Sacrifício de amor numa Cruz
Pelo perdão à Salvação nos conduz
Nosso caminho traçado com luz
Um Amor chamado Jesus.

Inserida por chrystiancr

Tudo na vida tem um sentido,as vezes você se acostuma a andar sempre em um cavalo branco, cavalgando despreocupado com alto segurança , mas há um dia que você não esta bem e acaba caindo do cavalo, bom as quedas são normais, é pra te mostrar que nada e perfeito e não existe vitória sem luta, para que você perceba que nada é perfeito e tudo, como todos, tem os seus defeitos. Caia na real !
A vida não é um mar de rosas, ela é voltada pra hipocrisia, as vezes as pessoa deixam de viver a realidade para fingir ser o que não é, e vivem de aparências, sem se importa com o que realmente importa, O amor e a chance que Deus nós dá todos os dias de sermos uma pessoa melhor, por isso não seja hipócrita erga a cabeça e encare a realidade!.

"!Bom dia!"

Inserida por PensamentosdoDia

A Vida é Tão Rara...
Eu sei, a Vida Não Para...
Música para a Alma, para o Coração e para Quem tem Sensibilidade.
Será que Temos Esse Tempo para Perder...
Ame, Perdoe ame Novamente, Diga Obrigado, por Favor e Desculpas...
Seja Feliz na mais Completa Simplicidade e na mais Bela Sinceridade.
Tenha Medo Chore, Sorria, seja Cordial, Porque a Gente Espera do Mundo e o Mundo Espera de nós...
Eu sei...
A Vida não para é para Quem quer Saber, a Vida é Tão Rara.....

Inserida por PensamentosdoDia

O livro mais triste que conheço sobre o amor se chama O legado de Eszter, do húngaro Sándor Márai. Quando o li, tive a sensação de que minha vida, como a da personagem, seria destruída pela esperança de um romance irrecuperável. Eszter espera pela visita do grande amor do passado, que a salvará de uma existência de solidão e vergonha. Eu esperava pelo retorno de uma mulher que nunca voltou.

Lembro o livro, o período e a dor como partes de um mesmo corpo. A prosa límpida e hipnótica de Márai ligava a vida da mulher no início do século XX à minha, que se desenrolava às vésperas do século XXI. As personagens e as palavras dele deram àquele momento as cores de uma profunda melancolia, mas a tingiram, ao mesmo tempo, de uma estranha lucidez. Lembro-me de pensar, de forma um pouco dramática, que afundava de olhos abertos.

Inserida por EmOutrasPalavras

BANHEIRO FÉTIDO

O coração está tão machucado,
Saio correndo sem olhar para trás,
Paro nas esquinas com as putas,
Bebo cerveja quente e dou risadas,
Urino no muro escuro com michês,
Ratos saem dos esgotos escuros,
Como esmago as baratas sob meus pés.
Ando pela cidade sob a chuva de verão,
Sofro calado querendo apenas chorar,
Travestis malucas mexendo com todos,
Drogados balançando o braço ao leu,
Adolescentes bêbados caindo à toa,
Eu apenas ando sob a chuva molhado.
Apesar do verão sinto o frio aqui,
Estou sofrendo e o mundo é fétido,
Dou gargalhada no meu intimo,
Pois me sinto podre,
Mas o mundo é pior.
O mundo é banheiro fétido,
Paro na frente da igreja molhado,
E para me vingar da vida num ato de loucura,
Agradeço a Deus e faço uma oração
Dou um sorriso,
Afago um vira-lata
Volto para casa,
Hoje já é o amanhã.
Vou novamente tentar sorrir.

André Zanarella 01-02-2013
http://www.recantodasletras.com.br/poesias/4654333

Inserida por AndreZanarella

Amor herói

O amor poderia se um super herói;
Que envolvesse as pessoas que amamos e as protegessem,
Que fosse capaz de tirar todas as magoas e sentimentos que nos destrói,
E que fizesse-nos acreditarmos na não existência do mal e apenas no bem!

O amor poderia ser um super herói;
Aprova de balas, doenças, negligências e tudo que nos dói,
Poderia ser a cura para tudo que há de ruim no mundo,
Mas, o amor não pode evitar a morte e perder quem amo e o meu medo mais profundo!

O amor poderia ser um super herói;
Deveria ser de igual para todos nós,
Um dom que já nascêssemos com ele despertado,
Porque no decorrer da vida, amar ao próximo parece não ser nada fácil!

O amor poderia ser um super herói;
É um dom que carregamos livre de apegos emocionais,
Por onde passamos cultivamos o sentimento de amor,
É assim que a verdadeira amizade se constrói...

Por: Igor Barros

Inserida por IgorBarros36