Textos sobre Dor
Mesmo diante da dor, a vida me convida a seguir em frente, a buscar um novo refúgio, um novo espaço, uma nova forma de encontrar paz e conforto.
Eu sei que a vida é um ciclo, uma dança incessante entre a luz e a sombra. E, mesmo em meio à escuridão, a esperança pode nos guiar, nos dar força para seguir em frente.
Eu sei que um dia, eu vou encontrar um novo refúgio, um novo lugar onde eu possa me sentir segura, tranquila, feliz.
E, quem sabe, esse novo refúgio possa me ajudar a superar a dor do passado, a curar as feridas que ficaram abertas, a encontrar a paz que eu tanto desejo.
Fica comigo
Fica comigo até o dia amanhecer
Esquece o sono
A fome
A dor no corpo
E fica
Não pensa em nada
Mergulha em mim
Eu estou pronta para ser
A sua última alvorada
O seu irrevogável anoitecer
A sua derradeira viagem
E o seu primeiro
Grande
Verdadeiro
Único
Amor.
Meire Moreira
O Pêndulo da Vida
No balançar da vida, o pêndulo ensina,
Entre a luz da alegria e a dor que se inclina.
Não há fraqueza em sentir a oscilação,
Mas sabedoria em buscar a contemplação.
A vida, dançarina de extremos tão vastos,
Nos convida ao centro, entre tempos nefastos.
Quem teme a tristeza, a alegria não vê,
Pois cada emoção traz lições para o ser.
O ponto de repouso, tão calmo e discreto,
É o segredo da paz, no balanço completo.
Nos altos, nos baixos, há força e verdade,
E o meio-termo revela a liberdade.
As dores são lembretes de êxtases passados,
E todo júbilo carrega tons calados.
No movimento eterno, há uma dança escondida,
Que ecoa na alma, pulsando a vida.
Se o pêndulo cessa, a vida adormece,
Mas quem aprende o balanço, jamais perece.
Olhe o pêndulo, ouça sua melodia,
E descubra no balanço a eterna harmonia.
A dor gera obediência (Hb 5.8); A dor gera arrependimento (2° Co 7.10); A dor gera paciência (Rm 5.3); A dor gera esperança (Rm 5.4); A dor gera experiência (Rm 5.4).
Onde você enxerga dor, Deus enxerga processo. E o processo gera amadurecimento, e o amadurecimento é requisito para recebermos a herança de Deus (Gl 4.1-2).
Suprema Aspiração” Mensagem
Nos braços teu eterno pai...
Em horas de tristeza e dor...
A descansar, minha alma vai.
Confiando em ti meu redentor.
Doce e calma minha alma vai...
No terno abraço do teu constante amor.
Nas tentações e no amargor...
Que o mundo a mim vem dar.
Tu és meu Deus, meu protetor...
Em ti me vou refugiar.
Das minhas dores e meus terrores...
Sua presença me vem livrar
A sua sombra correrei, e aos seus pés repousarei.
Por Ti serão guardados.
Medo angustia dor e tristeza, não mais terão vigor.
Quando o mundo o mundo em fim passar...
Aos pés do trono irei cantar.
Agradecendo a TI o amor que deu...
A mim.
"meu poema"
Quando a saudade chegar...
Quando sentir sua dor...
Lembre-se que estarei...
Sentindo o mesmo.
Quando pensar em mim...
Num momento de solidão...
Lembre-se de que de você...
Não esqueço um segundo.
Quando sentir frio...
Ou medo da tempestade...
Lembre-se de que você...
E minha unica segurança...
Mesmo estando distante.
Quando olhar triste para o mar...
Que reflete o sol...
A se esconder no horizonte.
Lembre-se de que você...
É minha unica lembrança.
Quando sentir falta...
Dos meus carinhos...
Quando sentir falta...
Do meu abraço...
Quando precisar do...
Meu amor...
Lembre-se de que preciso de você...
Lembre-se de que TE AMO.
“Foi timidez”
Às vezes, uma dor me desespera...
Nestas ânsias e dúvidas em que ando.
Cismo e padeço, neste outono, quando calculo o que perdi na primavera.
Em meus tristes versos sufoquei o amor que sentia.
Um grande amor eu sufoquei dentro do meu coração.
Numa explosão sincera eu te perdia.
Mesmo que houvesse mais cem vidas para viver...
Nunca amarei como amei você.
Sinto o que desperdicei por calar meu coração...
Deixando uma grande paixão sufocar minha alma.
Não sei se fui...
Mártir da hipocrisia ou da virtude.
O amor que não tive por tolice...
Por timidez.
O que sofre por amor não pode condenar um grande amor.
E por pudor os versos que não disse!
Ao Coração que...
Sofre e morre por amor.
Ao coração que sofre, separado...
Do teu, no exílio em que a chorar me vejo...
Não basta o afeto simples e sagrado...
Com que das desventuras me protejo.
Não me basta saber que sou amada...
Nem só desejo o teu amor.
Desejo ter nos braços teu corpo delicado...
Ter na boca a doçura de teu beijo.
E as justas ambições que me consomem.
Não me envergonham...
Dizer que amei...
Nem pela a terra pelo céu seu amor eu trocarei.
E mais elevei o coração num gesto simples de amar.
Ser para o ser amado sempre a maior pureza
Ficar na terra e humanamente amar.
“Foi timidez” Poema
Às vezes, uma dor me desespera...
Nestas ânsias e dúvidas em que ando.
Cismo e padeço, neste outono, quando calculo o que perdi na primavera.
Em meus tristes versos sufoquei o amor que sentia.
Um grande amor eu sufoquei dentro do meu coração.
Numa explosão sincera eu te perdia.
Mesmo que houvesse mais cem vidas para viver...
Nunca amarei como amei você.
Sinto o que desperdicei por calar meu coração...
Deixando uma grande paixão sufocar minha alma.
Não sei se fui...
Mártir da hipocrisia ou da virtude.
O amor que não tive por tolice...
Por timidez.
O que sofre por amor não pode condenar um grande amor.
E por pudor os versos que não disse!
Ao Coração que...
Sofre e morre por amor.
Ao coração que sofre, separado...
Do teu, no exílio em que a chorar me vejo...
Não basta o afeto simples e sagrado...
Com que das desventuras me protejo.
Não me basta saber que sou amada...
Nem só desejo o teu amor.
Desejo ter nos braços teu corpo delicado...
Ter na boca a doçura de teu beijo.
E as justas ambições que me consomem.
Não me envergonham...
Dizer que amei...
Nem pela a terra pelo céu seu amor eu trocarei.
E mais elevei o coração num gesto simples de amar.
Ser para o ser amado sempre a maior pureza
Ficar na terra e humanamente amar.
EM VOCÊ
Em você encontrei abrigo,
Meu porto seguro.
Alento para a dor antes infinda,
Meu sonho bom.
Rosas em meio ao deserto,
Um sorriso largo e perfeito.
Abraço apertado,
Meu aconchego!
Você é o pensamento que invade,
Amor que consome
Certeza que penetra,
Meu lugar, Minha alma gêmea!
A Poesia.
A poesia revela amor
Também revela a dor
Na poesia, se tem ousadia
Em poesia, vive-se o dia a dia
Na grande verdade,
A poesia não tem idade
Ela nasce do sentimento
Ela acalma qualquer lamento
Em versos brancos,
Sonetos, ou outros tantos
A poesia traz um encanto
Que tem o som de um belo canto
Quem é a saudade?
A saudade aperta o peito, comprime a alma.
É a dor que nos oprime, até nos faz perder a calma.
Para esta, não há definição e nem explicação.
Resumida está em emoção.
Ela chega mansamente.
Não se percebe, não se explica, somente sente.
Até acredito que nunca foi embora,
Fica escondida esperando alguma hora...
Mas me pergunto, que horas ela vem?
Pois acredito, que um relógio ela não tem.
Chega de noite ou chega de dia,
Não interessa se está presente a tristeza ou a alegria.
É expressada em sorriso, ou com lagrimas de emoção.
A grande verdade, é que ela nunca sai do coração.
Em momentos de dor nunca encontro palavras para exprimir o que trago no peito. Parece que o espírito fica preso, tornando incapaz o riso e o choro. Costumo desenhar sonhos, brincar com letras, sorrir para o horizonte e plantar flores, plantar árvores, mas as vezes me distraio e vôo com as borboletas, as vezes me distraio e sou arrastada por temporais e tempestades, tendo lápis e papéis levados nas correntezas, e vejo minhas palavras molhadas, sendo diluídas.
Mas como fui feita da terra, de flores, ar, cores e sentimentos, então me reúno a cada manhã, me misturo, me refaço, tiro o que está fora do contexto e recomeço. Dia a dia, uma noite por vez, para brilhar com o raiar do sol. Faltam palavras, faltam poesias, mas meus sentimentos riscam traços na linha infinita da vida!
G.M.
Hoje, vive com intensidade!
Se algo te causa dor, não faças dela um motivo para desistir!
Usa o sofrimento como uma arma que Deus te dá para te fazer mais forte, e capaz de derrubar cada um dos obstáculos no caminho. Não desistas!
Luta, mas luta para vencer como um atleta de Deus. Não te importes com as dificuldades!
Deus prometeu estar a teu lado em todas elas. Luta de mão dada com Jesus, levanta o teu olhar, sorri, confia, pratica a tua Fé! Fortalece-te nela!
Deixa-te contagiar pela serenidade de Deus. Mergulha na Sua paz. Não te deixes perturbar pelo que te parece difícil de realizar, sente a presença de Deus!
Não lamentes, recorda sempre que para cada desafio, tens Alguém a teu lado para te dar a força que precisas. Luta pelo teu sonho, luta pelo teu ideal, luta por teres Deus sempre em primeiro lugar no teu coração, e luta pelo teu amor, mas nunca esqueças que não andas só!
Não desesperes no campo de batalha da vida, porque a força que Deus tem para te dar, dia a dia, passo a passo, é Real, é Divina!
É tua! Tu és Dele!
Não é só um cão na rua,
É a dor que ninguém vê.
É a fome disfarçada
Na espera por um porquê.
Não é só um latido solto,
É um pedido contido no ar.
É o grito de quem um dia teve dono
E hoje só tem o caminhar.
Não é sobre raça, nem porte,
É sobre omissão e descaso.
É sobre quem fecha os olhos
Enquanto outro limpa o estrago.
Se alimenta, cuida. Se cuida, assume.
Não é bondade largar depois.
A rua não ensina carinho,
Só ensina a fugir dos “heróis”.
Ter um animal é promessa
De presença, cuidado e ação.
Se não for pra ser abrigo,
Não alimente a ilusão.
O Silêncio Música
Uma dor muda,
Num som sem volume,
O vazio estilhaçado no voo
À janela fechada.
Às vezes no silêncio da vida
Mora a nostalgia da alma.
Ficamos sem voz
Com o nó das palavras
Amarradas na garganta,
Numa estreita passagem de indignação.
E noutro dia,
O sol dá passagem
E, de tanta luz,
O Silêcio torna-se música.
(Suzete Brainer)
Nos Teus Braços
Hoje,
senti aquela dor...
(uma saudade intransponível)
uma busca em teu nome;
colhendo um carinho em pensamento.
Deixa-me ficar
nos teus braços, Mãe!
me ausenta do mundo...
(Suzete Brainer do Livro: Trago folhas por dentro do silêncio que me acende)
A dor me arrasta para o abismo por ter perdido você para o tempo em que eu não existia, para a vida que me ignorava. Hoje, cada lembrança que carrego é uma punhalada, cada suspiro, um lamento sufocado. Aprendi tarde demais o valor do que se foi, e a consciência da perda me corrói até os ossos.
Os defeitos que um dia tolerei se foram, e com eles, a última chance de reparar o que perdi. A decisão que partiu para sempre minha esperança tornou-se uma sentença de desolação. Só me resta chorar pelo que não soube proteger, pelo amor que deixei escapar por entre meus próprios dedos.
O mundo perdeu suas cores, e o tempo se arrasta como um carrasco, lembrando-me que nada mais pode ser salvo. Cada lembrança revive a ferida, cada silêncio ecoa minha impotência. Estou só com o arrependimento, a dor e o vazio que gritam dentro de mim, esperando que o ciclo da vida se encerre, e que, finalmente, o suspiro final traga algum alívio para este tormento infinito.
CLAREANA
Um dia toda a tristeza vai cair como a chuva,
E toda a dor chorada vai sumir no esgoto,
E a solidão chegará como alívio
Abrindo portas e vidraças
Clareando e esclarecendo que esse mundo é teu...
Esses medos, um dia serão só segredos de um passado remoto,
Teus olhos brilharão mais que Vênus...
Mais que a rua quando passas na manhã ensolarada de verão,
Então o desejo guardado em teus lábios,
Beijará por paixão e amor
E o que foi dor será esquecimento...
E o pardal vai virar beija-flor...
AMORES E PAIXÕES
Tenho visto tanta dor em seus olhos...
Essas divas que semeiam os campos,
Que passeiam nas praias,
Que enfeitam jardins,
Que paqueram vitrines,
Que colorem as tardes...
As Mulheres são divas vindas do espaços,
Dalguma estrela de diamantes...
Donde herdaram tanta luz,
Seres divinos de algum paraíso, enviadas por Deus
Para fazer-nos felizes
Tenho visto tanta dor em seus olhos...
Enteadas da solidão, nas cozinhas da vida,
Nas varandas dos sonhos,
Dos desejos de amantes e de esposas, de filhas e de mães...
Tenho visto tanta dor em seus olhos
E esses olhares perdidos nos horizontes,
Num crepúsculo, no vazio de suas introspecções,
Preocupações e angústias por filhos e filhas,
Por maridos, namorados, pelos seus homens,
tenho visto tanta dor em seus olhos,
por amores e paixões...
Meu amor, quando o amor não for teu;
e só o teu amor...
como se a dor do mundo nos teus ombros,
como se os escombros da paixão
farpassem teu coração na dor imensa da desilusão;
o amor não caminha com ansiedade;
amor é uma cidade tão tranquila;
gente bonita na janela,
um milharal, um cajueiro
e a poesia a se banhar num lago cristalino;
o amor é um menino com todo tempo do mundo,
o amor é dono dos horizontes
e do tempo e se não for assim,
é qualquer sentimento, menos amor
