Textos sobre Dor
Existe um sim para todo não.
Existe um amor para toda dor.
Existe um beijo para todo lábio.
Existe um trato para todo distrato.
Existe um preço para todo apreço.
Existe um braço para todo abraço.
Existe um recomeço para todo término.
Existe um descanso para todo cansaço.
Existe um presença para toda ausência.
Existe uma escolha para toda renúncia.
Existe uma paixão para todo coração.
Existe uma tampa para toda panela.
Existe um colher para todo plantar.
Existe um fruto para toda árvore.
Existe um você para todo eu.
As portas que a dor me deu
Trago no peito um chaveiro antigo,
onde penduro as dores que ousei sentir.
Não as neguei, nem as adormeci —
dei-lhes nome, corpo e tempo.
E por cada uma, uma porta se abriu.
Oh, quantas vezes desejei não saber de mim!
Mas bastava que uma lágrima caísse inteira,
sem vergonha, sem pressa,
e o som de uma fechadura cedia —
como quem rende o coração a um amor impossível.
Há portas que me levaram a desertos,
onde o vento me arrancou as certezas;
outras, me devolveram o riso antigo
que eu pensava morto.
Nenhuma delas seria minha
se eu tivesse virado o rosto à dor.
Porque é no instante em que ela me atravessa,
que eu a torno caminho,
e o sangue, mapa.
Sim... cada dor que me rasgou,
destrancou um tempo, uma face, um lugar.
E hoje sou feita disso:
de cem portas escancaradas
por onde caminham os dias melhores
que antes,
eu apenas ousei sonhar.
Soneto sobre Resiliência e Angústia
Resiliência não é ser imbatível,
Blindado contra a dor ou a traição;
Não há um coração tão invencível
Que nunca sinta o peso da emoção.
Na angústia mora a chave do caminho,
E aquele que a encara, sem fugir,
Descobre, mesmo em meio ao desalinho,
A força que o ensina a prosseguir.
Não é na fuga que se encontra a paz,
Mas no enfrentar sereno e consciente;
Quem sofre e luta, aos poucos se refaz.
E aprende que o sofrer é inerente,
Pois, como Kierkegaard bem nos traz,
É da angústia que se faz o resiliente.
Edson Luiz ELO
São Paulo, 23 de janeiro de 2025
Soneto da Vida Que Prossegue
De súbito, me vi sem forma ou chão,
Soltei o corpo, e a dor ficou pra trás.
Na paz sem voz, brilhou revelação:
Sou mais que a carne — sou essência e paz.
O tempo se desfez num só instante,
E vi a vida inteira, em luz, pulsar.
Os medos se calaram, tão distantes,
E o que era vão deixou de importar.
Mas voltei. E a vida me chamou.
Com nova fé, caminho o que é terreno,
Pois cada luta mostra o que sou,
E o amor que guia tudo é sempre pleno.
A vida segue — e sigo com firmeza:
Sou chama eterna em veste de beleza.
Luz e escuridão
Dor e cura
Choro e riso
Você é o medo e eu quero sentir
Medo de te perder
De não te ter
Medo de não ser suficiente pra você
Derramaria sangue por você
E entregaria o coração em uma bandeja de quem deseja
O meu se encontra em suas mãos
O único que eu quero tocar
O único que eu quero estar
Por você, faria cabeças rolarem se assim te ameaçarem
Sorriu quando só queria chorar
E derramou lágrimas por uma pessoa vazia e rasa
Foi ler um livro que só tinha capa
E mais uma vez se feriu em um campo minado
E agora que só te resta cinzas
Quer se curar sozinho, do incêndio que cometeram em teu coração
Desprezando quem só quer cuidar de seus sentimentos
Nenhuma tristeza é tão grande
Quando você ver quem ama conquistar o que sempre quis
Nenhuma dor é tão forte
Quanto você ver que o seu amor foi correspondido
Nenhum conto será tão bem contado
Quanto a história que escrevi pra você
E mesmo sentindo tudo isso
Não sou suficiente pra você
E por outras ter partido seu coração
Se fechou pra nunca mais existe qualquer resquícios de sentimentos
Interessante como as coisas mais preciosas a natureza produz na pressão no atrito ou na dor...E são formadas por dentro, no oculto, Por exemplo, em uma ostra aspérolassó se formam quando detritos entram dentro da concha, como por exemplo grãos de areia, e para que esse fragmento não machuque o pequeno molusco que mora dentro das conchas ele envolve o grãos com uma substancia denominada "nácar" formando assim aspérolas. Os diamantes são formados sob enorme pressão e temperatura, aproximadamente a 160 km da superfície. Igualmente é forma como Deus aperfeiçoa o nosso carácter!
"A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração."
Eclesiastes 7:3
As vezes a dor sufoca e nem dá para gritar, as vezes ela queima por dentro e transborda em lágrimas que escorre quentes e nem dá para segurar. As vezes a dor angustia tanto que nem dá para suportar. Sempre que a dor te paralisar você a Deus Clamar. Em silêncio, em lágrimas, sem conseguir se levantar, Cristo ouve o grito abafado, entende suas lágrimas caídas e te levanta para te amparar junto ao seu colo e faz toda dor passar.
Como um Pai que consola seu filho até o choro parar.
**Cicatrizes de Alma**
Nossas almas são como pergaminhos,
Escritos com histórias de dor e desafio.
As feridas abertas, profundas e cruas,
Nos lembram que somos humanos, afinal.
Erguemos nossas cabeças, enfrentando o vento,
Com lágrimas secas e corações resistentes.
A força reside em nós, como um fogo ardente,
Para curar a nós mesmos, sem hesitar.
Somos os curadores de nossas próprias feridas,
Carregando o bálsamo da compreensão e empatia.
Não brandimos espadas, mas sim palavras de perdão,
Transformando cicatrizes em histórias de superação.
Às vezes, a jornada é solitária e escura,
Mas encontramos luz nas estrelas que perduram.
A cada passo, aprendemos a perdoar,
A nos libertar do peso que não precisamos carregar.
Erguemos nossas cabeças, enfrentando o vento,
Com lágrimas secas e corações resistentes.
A força reside em nós, como um fogo ardente,
Para curar a nós mesmos, sem hesitar.
Somos os curadores de nossas próprias feridas,
Carregando o bálsamo da compreensão e empatia.
Não brandimos espadas, mas sim palavras de perdão,
Transformando cicatrizes em histórias de superação.
E quando a noite se torna insuportável,
Lembramos que a vulnerabilidade é inabalável.
A força não está em esconder nossas marcas,
Mas em abraçá-las como parte de quem somos.
Somos os curadores de nossas próprias feridas,
Carregando o bálsamo da compreensão e empatia.
Não brandimos espadas, mas sim palavras de perdão,
Transformando cicatrizes em histórias de superação.
Assim, seguimos adiante, com coragem e graça,
Com as mãos cheias de bálsamo, prontos para abraçar.
Nossas feridas são testemunhas silenciosas,
De que somos mais fortes do que jamais imaginamos.
Minha alma é escura e estranha, minha voz é calma, mas repleta de dor, minhas palavras são como um fio de navalha cortando a realidade que cerca ao meu redor.
Onde estou? Não sei dizer.
Sou uma alma em constante sofrer. Caminho sem saber para onde, em busca de mim mesmo, em um mundo que parece feito para a confusão.
Sou prisioneiro do meu próprio ser, enclausurado em uma cela invisível, mas minha mente inquieta não para de correr, como um cavalo selvagem, indomável e imprevisível. Em um mundo que parece sempre me negar o prazer.
A escrita? Minha única companhia, minha vingança, minha forma de expressar a dor que sinto a cada novo dia. O desabafo da esperança de encontrar um dia a paz que tanto anseio, a redenção da minha mente.
Confesso que já senti o peso da dor, que já chorei ao me olhar no espelho, que já perdi a fé em mim e no amor, eque já pensei em jogar tudo pelo caminho.
Confesso que já bebi até cair e dormir, que já gritei palavras sem pensar, eque já magoei pessoas que amei.
Confesso que já senti a solidão, que já me senti um estranho no mundo, que já quis desaparecer sem deixar rastro, e que já senti que a vida era um fardo.
Mas hoje, confesso que vejo além, que aprendi com as quedas e levantei, que encontrei amor no meu coração, e que sou grato por tudo que aprendi com o que passei.
Confesso que hoje sou mais forte, que sou mais capaz de enfrentar a vida, que encontrei paz na minha própria sorte, eque a felicidade é uma escolha minha.
DOR E SORRISO
Quando digo que na dor também ha poesia é por que foi na dor de alguém que eu nasci um dia.
Esta dor virou sorriso, quando minha mãe meu choro escutou e no riso a alegria por um homem que chegou.
É por isso que vivo sorrindo.
E se alguém me pergunta, está sentindo dor?
Respondo um sim, sorrindo, é sinal que vivo estou.
Autor: Cícero Marcos
O CAMINHO DA VIDA.
Não quero só risos e aplausos no caminho da vida.
Pois na dor e na ferida, também a beleza escondida neste caminho da vida.
Como eu saberia o valor de está em pé, se nunca tivesse caído?
Então, me levanto sorrindo e no aprendizado da queda,sorrindo prossigo.
Cicero Marcos
UMA VIDA ALÉM DA VIDA.
Esta dor que a gente sente, que remédio nenhum cura,
leva metade da gente e nos põe em desventura.
Ninguém vê, nem compreende, e nos colocamos a pensar.
Mas o mestre da vida, que para a vida nos gerou,
diante da morte de Lázaro, sendo ele a própria vida, sentindo a mesma ferida...
Jesus também chorou.
Que esta lágrima sentida, que Cristo derramou, cure esta ferida, mostrando-nos, além desta vida, a vida que Ele nos aquinhoou.
Cicero Marcos
O tempo passou e Continuo Pensando No dia em que nos conhecemos, a separação me traz dor e sofrimento, ainda continuo ouvindo a sua voz. As noites em que saímos para conversar, comer pizza e tomar açaí as aventuras em que vivemos, sol, chuva não nos importava com a condição do tempo, o carro bateu em outro carro e fiquei feliz, afinal neste dia ficamos mais tempo um do outro, amei conhecer você, sou louco, desorientado mas valeu a pena, o que importava era estarmos juntos para viver cada minuto de nossas vidas. Hoje estamos separados, adoeci e quase morri, mas continuo vivo, lutando para te encontrar novamente e viver tudo de novo. Ao seu lado não tenho medo, luto e busco viver intensamente todos os momentos passados . Afinal você é tudo para mim, tudo que eu sonhei foi ao seu lado, nunca pensei em ter outra pessoa que não seja você...Não consigo segurar as lagrimas, estou chorando, 06 de outubro "Deus não esta morto" gritamos e falamos um para outro: Deus não esta morto, pelo contrario nós estávamos vivendo a mesma essência, os mesmos sonhos, se falássemos ao contrario estaríamos mentido, mas não era isso que os nossos corações queria, o que buscamos foi um completar o outro e conseguimos viver intensamente aquilo que a vida nos proporcionou, mas o tempo colocou o fim naquilo que poderia ser para sempre, o nosso amor!
AULOS CARVALHO
A onde você esta?
A distância te levou
para longe do meu
olhar e trouxe a dor
da saudade.
A onde você esta?
Tento te encontrar
todos os dias.
A onde você esta?
A noite me assombra
e os sonhos viram
pesadelos.
A onde você esta?
Te encontrei dentro
de mim e não consigo
te trazer para a minha
realidade.
A onde você esta?
dentro dos meus
pensamentos
ouvindo o choro
da minha alma,
Então... a vida vai seguindo devagar, tomando seu rumo
A gente vai sobrevivendo mesmo com dor e dificuldade
Um dia chagamos lá e realizamos o sonho mais absurdo!
Um dia encontramos lá amor, saúde, respeito e felicidade.
Por isso devemos fazer hoje o nosso melhor
Por isso não devemos deixar as pendencias para amanha
Por isso nunca devemos pensar somente no pior
Por isso devemos ter um novo sorriso a cada manha.
Se sabemos que plantamos hoje e amanha virão os frutos
É burrice de nossa parte semear ódio, raiva e inveja
Tudo crescerá como árvore e nós sofreremos juntos.
Não podemos viver mais desta maneira: semeando omal
Devemos cultivar os bons frutos, boas ações e boas atitudes
Para ter uma nova esperança "Tudo será perfeito no final"...
O maior erro das pessoas é sair de um relacionamento fracassado e tentar curar a sua dor com outros amores
Tome cuidado! Você pode sair mais ferido ainda
Não gaste suas energias com quem não merece
Cuide de você, se valorize, se ame, viva essa nova fase
Então quando tiveres curado, aí sim de uma nova chance só amor
Vejo sorrisos largos e olhares tristes, a dor no olhar nos mostra tudo, pessoas estão cada vez mais longe, procuram a felicidade geralmente em lugares errados, se esforçam tanto para alcancá-la, mas no fundo, ela está nas pequenas coisas, nos pequenos gestos do dia-a-dia, e as pessoas não conseguem ver isso porque acham que a felicidade está nos grandes feitos, nos status
A felicidade está nas coisas mais simples do mundo.
No amor, na amizade verdadeira
Num abraço, num carinho
Num simples Te amo
No olhar a natureza e ver o quanto ela é bela, nas estrelas no céu
Num raiar do sol ou num dia chuvoso, A felicidade está na gratidão pelo que você tem, aqui o "ter" não são os bens materiais e sim a saúde, o fôlego de vida
A felicidade está dentro de você é somente você a despertar
Esse novo ano faça diferente
Viva o que te faz feliz independente do que os outros esperam de você
Viva para você
(SILENCIAR-DOR)
Passei a conviver...
Com uma xícara de café na mão esquerda
E um cigarro entre meus dedos na mão direita
Na minha cabeça, guardo centenas de frases que eu ainda escrevo sobre você.
A saudade existente,
Não foram suficientes para nos reaproximar um do outro,
Nem o amor suficiente para nos manter juntos.
E é por isso que me mantenho em silêncio,
Para silenciar minhas dores.
Vida é tudo que sei!
Imagina a dor que é para uma mãe perder três de seus filhotes, num segundo estavam todos ali e num minuto depois sua ninhada já não era mais a mesma! Ela grita, cacareja, esbraveja, mas nada de som, saio para tentar espantar seu algoz um gavião grande que pousou na grande árvore, ele voa, talvez não tenha conseguido também o alimento para os seus filhotes, a galinha continua gritando, muito! Faço uma patrulha, procuro por penas, e até mesmo um pintinho perdido, mas não encontro. Vou até a grande árvore e nada! Volto triste, não posso dizer que isto não mexe comigo, poxa são vidas! Queria que eles se alimentasse de frutas, mas não é assim! Porém, observando a galinha ao longe ... conto e reconto, falta três, hoje mesmo pela manhã havia seis! Paro , decidi fazer um rapé, mentalizo ajuda para ela, rogo a São Francisco que amo tanto para ajudar na sua dor. Do nada ela sai correndo do seu esconderijo e os filhotes vivos vão atrás, e para minha surpresa, mas não para a Dona Galinha, vem um pintinho da grande árvore em direção a ela. Ela o recebe e os cacarejos cessam, ela não estava chorando sua dor, ela cacarejava para que o filhotinho soubesse que era para ficar calmo, e ele ficou tão quietinho que mesmo na minha patrulha eu não o encontrei! Ufa! Que bom, ao menos um voltou vivo para casa! Quanto ao Gavião... ah este eu não sei! Honro todos os seres! Ahooow
