Textos sobre Dor
O poeta...
Quando o poeta fica triste, vai embora, levando na alma, a dor que o fez chorar, mas gravadas em seu coração, ficam as poesias mais bonitas que costuma escrever para ele mesmo, falando dos seus medos, suas dúvidas, seu amor.
Com o tempo, volta a rabiscar aqui e ali até encontrar o sorriso que estava perdido entre suas lágrimas, mofando suas emoções e limitando sua criatividade.
by/erotildes vittoria
A dor da minha época é sofrer demais por nós mesmos, sofremos por pensar de menos e sentir que pensamos de mais, tendemos a observar tudo que é negativo e não nos permitimos recordar do que é simples.
Pensamos que por possuir a informação em nossas mãos sabemos de tudo, mas ao menor confronto com nosso ego desmoronarmos.
A procura da felicidade em nossos bens materiais, status sociais e em padrões da moda, deixa-nos frustrados, o pote de ouro não tem o valor que pensávamos que teria, nossa ansiedade por algo que nos preenche não é suprida, novamente entramos em conflito com nossos próprios demônios.
O câncer de almas da minha geração é não valorizar as coisas simples, não agradecer pelo muito que possuímos, ainda depois de séculos de evolução acreditamos que o mundo gira a nosso redor, não trabalhamos nossa frustração, não aprendemos o poder da valorização, não nos permitimos curtir o momento. As fotografias guardam apenas sorrisos forçados de um instante. Viver para as redes sociais está causando muitos efeitos colaterais, somos a primeira geração a sofrer com isso, somos os pioneiros e ninguém nos entende, somos diferentes, possuímos problemas diferentes. Acabamos esquecendo que um abraço apertado vale milhares de vezes mais que dar caps lock em um "TE AMO" com um emoji. As relações esfriaram, a regra é ter as emoções blindadas, não demonstrar interesse, ser o dono de qualquer relação.
Ainda não encontramos a cura para nosso mal, ainda estamos procurando a felicidade em outras pessoas, em festas, em bebidas e outras substâncias... Apenas imaginamos o que tem que ser feito para melhorar nossas vidas, mas o medo do desconhecido e dos olhares não nos permite fazer o diferente.
E quando ela chegar eu saberei valorizar a cada momento, sei como é difícil a espera, a dor, a solidão! Tudo esta tao acinzentado eu só queria um pouco de cor! Sentir o cabelo, a pele, a boca, o cheiro! E quando aquela coisa de ficar bobo por alguém voltar, vai ser tão bom, afinal terei esquecido e encontrei outro amor para chamar de meu.
Não esta fácil, parece que ela nem existe, e se existe onde esta? Que venha logo, pois a espera esta me transformando em algo que nem mesmo eu gosto!
O poeta
O poeta é um grande ator,
ele finge não sentir dor.
Mas ele expressa sua dor,
com poemas de amor.
O poeta brinca com palavras.
E como em uma mágica,
as transforma em um poema.
Um poema mágico.
O poeta quando vai criar seus poemas,
viaja pelo mundo das palavras.
E lá ele encontra as mais belas palavras.
E cria os mais belos poemas.
Ando com insônia
Vagando pela
madrugada .
Não sei
se é dor
se é peso
se é frio
se é nada ...
A inquietude do meu pensamento
sempre insiste em bater na porta
mesmo estando aqui...
Desarmada !
Hora sorrio de verdade
Hora sou rio de tempestade
Hora choro de saudade
Hora esqueço essa vontade .
Não sei
se penso
se choro
se canto
se silencio ...
Ou se grito esse instante
abafado .
Solidão me liberta
Me deixa aqui quieta ...
Já é tarde!
"A angústia tortura meu coração...
Quem me dera calar essa dor!
Silenciar meus pensamentos,
Escondendo meus sentimentos.
Ah! Não quero essa dor angustiante,
Que congela o coração,
Dilacerando a alma...
Mas uma voz ecoa em mim,
Dizendo que apagar a dor é mesmo
que não existir."
-Roseane Rodrigues
Ansiedade.
Meu peito está gritando
Ansioso! Pelo que?
Não sabemos.
Dor,
Angústia,
Coração acelerado
Por te que acorda cedo.
Pela faculdade
Não saber o que quer
Não sei o que fazer.
Tenho uma crise toda vez que penso no futuro,
E não quero que aja futuro
Que ironia não é mesmo.
O fim desse poema ta fazendo meu peito arde
Pela ansiedade do futuro!
Já vivi tempos de ira, de dor, de tragédias... Hoje vivo a paz ... Olhar para trás já nada significa, não há lágrimas a derramar,
nem temor com o que virá. Há a serena certeza de que os dias são bons, de que a vida vale a pena e de que posso mudar tudo ao meu redor...basta apenas que eu queira e que eu acredite na minha capacidade de construir algo melhor. Cika Parolin
Entendo que estou chegando ao fim
Quando a cada dia nasce um pouco de morte em mim
A dor deixa de ser um estado
E passa a ser um agente incrustado
Para isso não há descoberta de cura
E enquanto a vida perdura
Afugenta o medo destemida
Ordenando que seja esquecida
Deseja a célere solução
Contrariando sua natureza então.
"Quando é amor você esquece as decepções passadas...
Esquece aquela dor que tanto lhe feriu, e que você chegou a achar que nunca iria esquecer.
Se for amor o coração bate de uma forma diferente, e você acaba fazendo coisas que jurou nunca fazer.
É que quando é amor a sua vida se transforma, seu coração pulsa com entusiasmo, seu corpo vibra a um simples toque de mãos, basta um beijo pra incendiar a chama do desejo, e o tempo parece parar no momento que seus corpos estão se amando.
Você prefere fazer qualquer sacrifício do que sofrer a tortura de ficar longe de quem se ama. É que quando é amor tudo muda, tudo fica melhor. Seu mundo passa ser a pessoa que você quer ao seu lado.
Quando é amor você sorri só pelo fato de saber que a outra pessoa existe, e ela se torna tudo pra você, e o coração não consegue imaginar a ausência dela."
-Roseane Rodrigues
Meu mundo é assim
Tem dor
Tem pranto
Tem saudades
Tem lágrimas
Tem espinhos
Tem tempestade...
Mas também
Tem risos
Tem encanto
Tem calmaria
Tem pássaros
Tem flores
Tem vontade...
Eu vivo de acordo com o tempo
e onde me caibo no espaço .
Aprendi com meus próprios erros
a me recompor
e a sobreviver em meio a
descompasso .
Tem dias que sou nó
Em outros levemente me desfaço
Sou tudo que quero ser .
E hoje acordei assim:
Querendo ser meu próprio amor
e me vestindo de laço!
Dizem por aqui, que tu me causa dor
já que tudo me mudou.
Meus versos melancolicos,
me salvam e te ferem,
como as pontas de minhas canetas no papel,
como essa cidade, você se perdeu,
e tudo mudou.
Saiba que me perdi mil vezes,
antes de estar aqui,
então entenda que não quero mais voar só,
só quero morrer, talvez de saudade ou de amor,
se souber que você virá me ressuscitar.
Sei lá, só que
LÁGRIMAS
"Lágrimas que caem silenciosas... São lágrimas ardentes de dor,
transbordando saudades pelos olhos.
Tento esquecê-lo, mas sua imagem não
tenho como arrancar do coração
que chora inconsolado...
Lágrimas deslizam pelo meu rosto,
São lembranças antigas que trazem
você de volta... Não sei como parar de chorar!
Perdida dentro dessa imensa solidão,
Sinto uma saudade de você,
Queria tanto te encontrar...
Lágrimas... São tantas lágrimas derramadas,
Tenho os olhos lacrimejando de saudades de você!
Um vazio imenso apodera de mim.
Hoje só tenho lágrimas."
-Roseane Rodrigues
Ainda não consigo acreditar que você foi embora...
Nunca na minha vida vivenciei uma dor tão profunda!
Você deixou um rombo que Deus vem preenchendo a cada dia que eu acordo e me dou conta de que você não está mais aqui.
Uma mistura de sentimentos, às vezes de desespero, tristeza, agonia, às vezes de conformidade e esperança...
Quando as pessoas perguntam como é que estou, pela primeira vez na minha vida fico sem saber o que responder... Não sei como estou... Não sei... Acho que não estou... Não estou nada.
Só sei de uma coisa sobre mim: estou com medo. Medo de não conseguir suportar, de ser incapaz de superar, de morrer estando viva ou viver pela metade... Porque eu sempre soube que quando eu te perdesse, metade de mim seria perdido. Que quando você fosse embora, metade de mim iria junto.
Os últimos anos foram intrigantes e eu suspeitava... Sentia que algo muito sério estava acontecendo e me dava medo... Minhas crises de choro "do nada" não foram a toa... Hoje eu sei... Deus é maravilhoso! Jamais me revoltaria e hoje tudo faz sentido pra mim. Deus vinha me preparando, porque Ele sabia, Ele sabe de todas as coisas!
Você agora está bem! Seu sofrimento acabou. E eu prefiro sofrer de saudade pro resto da minha vida do que ficar vendo seu sofrimento e não poder fazer nada. Pois o que você mais precisava, eu não podia te dar... Se fosse possível, eu tirava de mim pra te dar, assim como eu sei que se precisasse você faria por nós.
Você sempre viveu para os outros, uma baita filha, irmã, tia, esposa, mãe, avó, amiga, ser humano! Por onde passava, marcava, amava e era amada.
Peço a Deus que Ele preencha esse rombo, que me transborde do seu Espírito Santo, para que eu possa seguir em frente. Para que um dia eu me recorde desse momento sem essa dor, e se me perguntarem como estou, eu consiga dizer: estou bem, GRAÇAS A DEUS... Pois sem Deus eu não consigo!
A dor nunca acaba, talvez a gente apenas se acostuma com ela...
Você, como sempre tão marcante e intensa, foi "escolher" o dia do aniversário do pai, o amor da sua vida, para nos deixar e fazer dessa data duplamente inesquecível...
Obrigada por tudo MÃE!
Te amo eternamente.
Até um dia...
(05/12/1946 - 24/05/2017)
Ninguém nota a sua dor, mas Deus tem visto tudo o que você tem enfrentado. Quando você chora o Senhor entende perfeitamente o motivo, sabe exatamente do que você precisa.
As dores físicas conseguimos curar com medicamentos, mas a dor da alma só o bálsamo de Deus consegue sarar. Não esmoreça diante dessa tempestade, ela vai passar. Não tema esse vendaval, ele vai ter fim. Não se curve diante desse gigante, ele vai cair. Não desista diante do bravo mar, Deus vai fazer ele se abrir. E todos aqueles que te ofenderam, zombaram de você, feriram o seu coração, vão ter a rica oportunidade de assistir a sua vitória. Descanse!!! Deus está trabalhando na sua vida. Ele é contigo!
A dor está em meu peito.
Está em meus olhos vejo no espelho.
Eu sem você me perco.
É duro pensar em seus beijos.
O caminho de casa é mais longo nos últimos tempos.
E tudo que vejo, eu te vejo.
Quero te ter no futuro o presente está duro e o passado eu destruo.
Sem você eu sucumbo eu definho e nada mais tem sentido, mas em um dado momento eu desperto e percebo que você se foi e levou tudo que menosprezo.
"No mar da solidão mergulho
em uma fria escuridão,
Afogando meu coração
sufocado pela dor.
Mergulhei em silêncio,
Apenas tristeza nesse momento...
Agarrei toda minha dor,
E entreguei-me ao desespero.
Não sei o que fazer,
Preciso de um cais pra
atracar a minha alma tão
triste e solitária."
-Roseane Rodrigues
Quem sou eu de verdade?
Apenas uma emoção?
Ou sou eu uma dor, que aumenta a cada dia mais.
Quem sou eu?
Uma mulher ou menina?
Talvez seja uma menina que tenta convencer a mulher que a vida não acabou.
Quem sou eu?
Me pergunto todos os dias em meio a minha dor.
Só queria saber, apenas saber porque talvez só assim eu consiga amenizar a minha dor.
►A Dor de Camila
Parte meu coração ver Camila
Está caminhando sem vida
Com aquele rapaz ela esbanjava alegria
Mas hoje ela se sente um grãozinho de areia,
Sendo arrastada para a depressão que a espreita.
Não consigo entender por que isto fora acontecer a ela
Tão bela, responsável, divertida e singela
Não seria isto o suficiente para ela ter felicidade eterna?
O que diabos um homem poderia exigir?
Eles são apenas crianças comparado a elas
Sortudo se conseguimos um sorriso para diverti-las
Abençoado se nos aceitam aos seus lados
Por que então, me Deus, o coração dela fora despedaçado?
Camila era uma garota tão espirituosa
Agora parece estar com uma tonelada em suas costas
Não sei o que fazer, ela está se destruindo
Suas lágrimas molham as plantas pelo caminho
Seu coração hoje bate sozinho
"-Camila, por onde anda seus amigos?
-Não os tenho, sou apenas conhecida dos dele."
Ela não merecia tal pilantragem
Quando eu soube, indaguei "Como ele teve a coragem?"
Camila era uma das pessoas mais animadas da cidade,
Agora mal sabe por onde anda
Seu lindo sorriso foi-se feito uma pequena onda
Pudera eu ser capaz de fazê-la algo
Mas, presumo que com sua família ela estará a salvo
Pobre Camila, hoje a pego tristonha na esquina.
Diante da dor, que parece insuportável, muitos perguntam como irão prosseguir?
E o Pai responde que a fé é a luz que irá cicatrizar todas as feridas e nos mostrar um novo caminho.
Diante do desafio que destrói muitos sonhos, muitos perguntam como resistir à tentação de abandonar a jornada?
E o Pai responde que a prece é o remédio que sempre renova nossas forças nos momentos de maior provação.
Diante da tristeza, muito perguntam como reencontrar o prazer de viver?
E o Pai responde que a alegria é uma semente que está dentro de cada um de nós e só quando cuidarmos do nosso terreno íntimo, ela poderá germinar.
Diante da queda, muitos perguntam como irão se reerguer e continuar?
E o Pai responde que a perseverança e a confiança são as ferramentas que nos ajudarão a atravessar qualquer tempestade.
Diante dos espinhos, muitos perguntam como suportar o sofrimento?
E o Pai responde que o mesmo espinho que hoje nos fere, amanhã será a flor a perfumar nossa vida.
Diante do erro, muitos perguntam como não se entregar ao desespero?
E o Pai responde que somos Espíritos eternos, em constante evolução e que a cada dia progredimos rumo ao Alto e com fé, lá chegaremos, independente dos desatinos já cometidos.
Diante da perda, muitos perguntam como não temer a morte?
E o Pai responde que a morte é apenas a porta para um novo caminho, que o fim não existe e sim a chance de um novo recomeço.
Por isso, sigamos nosso caminho, vencendo nossos melindres, perseverantes em nossa reforma íntima, acreditando em nós e na Providência Divina e continuando a perguntar, porque o Pai jamais nos deixará sem resposta...
💡 Mudanças reais começam com uma boa ideia — repetida com consistência.
No canal do Pensador no WhatsApp, você recebe diariamente um lembrete de que é possível evoluir, um hábito por vez.
Quero receber