Textos de Chico Chavier sobre o Amor
Verdade que o mundo dá muitas voltas... Ainda é certo que, por estarmos sobre ele, a circunvolução também faz parte dos nossos dias. E, inconteste: O amanhã, se chegar, será um fato; todavia, hoje ele é somente uma projeção abstrata de vontades sob as quais o domínio absoluto dança, ou trança, inviável.
Gosto daquelas pessoas que conversam sobre qualquer assunto, que se saem bem em qualquer situação, que sabem a hora de falar e a hora de calar. Gosto daquelas pessoas que se transparecem num sorriso e demonstram amor no olhar. Gosto daquelas pessoas que protegem com abraços e educam com palavras. Gosto daquelas pessoas que são ligadas por detalhes e sabem escutar. Gosto daquelas pessoas que sabem transformas coisas simples em coisas extraordinárias, tristezas em paz e saudade em presença. Gosto daquelas pessoas que ainda são romanticas, que sabem o que significa a esperança e lutam por um mundo onde o amor seja sempre mais... Essas sim, são o tipo de pessoas que valem a pena.
Hoje refleti sobre um pedaço de fita cor de rosa que segurava sobre as mãos, e brincando comecei a dar voltas. Em alguns movimentos a transformei em nós, em outros um simples laço. Inicialmente enrosquei em minhas mãos, e no vira e desvira, enrola e embola, passa e repassa transformei a fita num laço. E assim também pensei, laço é abraço, coração com coração, laço e abraço cercado por fitas e mãos. Mas onde colocar um laço? Lembrei que pode ser no presente (aquele que ganhei outrora), no cabelo comprido da moça bonita, no boque de flores que recebi de presente. O laço eu coloco onde quero enfeitar! E se eu puxar uma ponta? Aos poucos desmonto o laço, que devagar escorrega em meio aos meus dedos, se desmancha e se desfaz! Então percebo que assim é o amor. Feito de laço, que se desfaz a qualquer momento. E como diria Quintana, amor não prende, não sufoca, não escraviza e nem aperta. Porque quando vira nó, simplesmente deixou de ser laço!
Com relação à proposta de enquete sobre novos símbolos para identificar um idoso, veiculada pelo site Facebook, do jeito como o desrespeito vai, pelos jovens aos mais velhos, vejo, com muito temor, essa proposta como uma forma de estigmatizar a parcela da humanidade com mais de 60 anos. Isto está mais para confirmar uma deterioração da identidade social, do que uma proposta para beneficiar alguém. Todos os símbolos apresentados nesta proposta, representam imagens de pessoas, que, ao contrário da realidade de hoje, caminham, sem opção, para um final. Velho é um sapato que não se usa mais; aquela meia furada que jaz no fundo da gaveta; um fogão que já não arde como na aurora de sua vida. Significado de idoso, segundo Dicionário Aurélio: adj. Que tem muitos anos; velho. Não tenho 60 anos mas sou contra qualquer forma de rotular uma condição, seja pela cor da pele, credo, descendências em geral ou até por qualquer opção de vida e relacionamento. Dignidade tem mais a ver com respeito, do que com estereótipos! Não gostei!!!
Eu te olhei como quem decora detalhes. Acho que você falava algo sobre estudar, prova essas coisas da sua vida que gosto de escutar. Mas dessa vez não deu: eu só te decorava. Eu olhava as suas expressões e as combinava com o meu sorriso. Prestava atenção no seu sorriso e me perguntava o que preciso fazer para sempre morar nele. Outro lar além de ti não me satisfaz. Me conta, porque eu arrisco. Me ensina, porque eu aprendo. Sei bem como são seus olhos, mas hoje olhei melhor e melhor e ainda um pouco melhor para eles. Quis nunca esquecer seu olhar de criança que ora esconde o medo de crescer, ora só quer ser gente grande. E você, em toda a confusão de quem fala e sorri sem saber bem o que é, vira o me retrato preferido. Vira a atração principal do meu dia. Se eu fosse um jogo de futebol, você seria o gol. Se eu fosse um circo, você seria o mágico. Como eu sou apenas eu, você é o meu riso mais desprendido, mais fundo, mais leve. O meu jeito mais apaixonado. Ontem eu te decorei como um cantor decora uma música: cada linha tem seu tom. Eu te decorei como um poema que Drummond guardou para si tamanho ciúmes da própria obra. Eu te decorei com quem tem medo de cair da escada e perder a memória. Porque eu queria, eu quero, te reconhecer em todas as minhas vidas, no meio do deserto ou no banco de um ônibus: eu quero que nunca pare de ser você. E que o destino seja sempre eu. Está escrito nos detalhes do nosso livro, é assim que deve ser.
Vejo que existem pessoas, escrevendo sobre suposta causa que defendem, mas que não representa sua verdade inerente, vez que escrevem uma coisa aparentemente demonstrando que se interessam e que defendem, mas que não passa de um pouco de tinta visual num monitor onde acabaram de escrever por meio de um teclado e usualmente escolhido editor de texto.
E ao questionar-me sobre o porque escrevo, inquieto-me pela falta de respostas. E tal fenecimento não é nem ao menos ruim, sendo algo assim, ainda poderia-se dizer que sirvo pra alguma coisa, mesmo que não seja bom. Corro toda noite pra ver a madrugada, corro de mim mesmo, do sono que me adormece enquanto há Sol no céu. O tornar-se claro jamais espera, o escuro é calmo, é paralítico, cego, mudo, a noite é uma criança prematura que o Olimpo aborta do alto antes que amadureça, e de cima despenca pros olhos que contam estrelas, ali morre a noite. O anoitecer é uma morte lenta, venenosa, daquelas em que se aproveitam os últimos suspiros, em que se tecem as últimas palavras, daquelas que nos dá tempo de pedir perdão a Deus ou a qualquer outro bastardo. Amanhecer, não. Amanhecer é bala perdida, é carne cortada, massacre, sangue, é faca certeira no coração. O nascer do Sol mata o tempo, toda gente vive rápido na morte do dia, pra morrer com calma na vida da noite. E é no madrugar que eu morro, faleço em questões memorizadas, me liberto de tudo o que eu deveria ter dito, do calar que me comeu, escrevo! Porque se eu não fizesse isso, não faria mais nada.
Eis me aqui, jogado entrelaçado com o abraço da saudade. Invertido sobre o chão da miséria e deixado de lado pelos olhos atentos de uma coruja. Eis me aqui, ligando um rádio para ouvir a nossa música. Ligar o celular para vê a sua foto. Olhar pras estrelas e lembrar que você faz parte da minha constelação. Eis me aqui, fazendo um pedido de socorro aos que pouco falam, aqueles que roubam palavras de outras palavras, aqueles que ligam sentidos com sentimentos. Eis me aqui, sendo roubado novamente pela alma. Lá se foi tudo aquilo que um dia eu mais precisei.
Hoje me perguntaram sobre você. Acho que eles esperavam uma reação triste ou alguma resposta cheia de detalhes e lembranças que me levariam à um mar de lágrimas. Me surpreendi comigo mesma, me limitei a dizer somente que te conhecia, apesar de muitos momentos terem passado pela minha memória. E também fiz questão de dizer que te " conhecia " assim no passado, por que é assim que deve ser. Mas a verdade é que nunca admiti o quando você era importante para mim, e também não queria. Não ia deixar que o passado trouxesse aqueles velhos sentimentos para o presente,não depois de tanto esforço para joga-lós fora. Entretanto estaria mentindo se dissesse que não senti nenhum pouco se saudade. Senti e admito. Mais isso não quer dizer que eu queria você de volta; Só senti falta, por que foram momentos bons e fazem parte da minha história, é inevitável não lembrar. E é só isso, estou bem assim, sozinha e livre. Foi ai que me pegaram desprevenida, me perguntaram o que você era pra mim. Não sabia a resposta para essa pergunta. Por que honestamente você é um desconhecido pra mim nesse momento. E foi isso que eu respondi, respirei fundo e fui bem direta: " AGORA ? UM MERO DESCONHECIDO "
Um dia voce me pediu para escrever sobre você . Ousado. Inesperado. Pedi inspiração á quem me concede esse dom, ele nao me forneceu. Disse que eu não ia escrever sobre você , mas sim sobre nós. Então, eu indaguei : Onde está nós ? Ele me respondeu : Eu estou desenhando, traçando planos . O destino é como um laço e pertence á mim. A historia de vocês, eu escrevo nas estrelas, no sol, no mar, em tudo que for belo. Diga á ele para sentar-se á admirar a lua, enquanto a aurora não chega, pois os anjos estão cantando pra voces dos céus .
Então me sentei sobre o céu estrelado e senti uma vontade louca de chorar olhando a cidade adormecida.Havia tantos casais a minha volta e só eu ali,tremendo na noite gelada sem ter ninguém para abraçar, me sentindo abandonada,perdida e oca,vazia,querendo amar mais do que tudo,querendo sentir de novo as borboletas bagunçando meu estômago,a adrenalina,a tontura…Pois apaixonar-se não é algo prático como matemática,só resolver ax + b e pronto,é mais como um terremoto,porque você nunca sabe quando vai acontecer e nem como e não entende a intensidade até o chão começar a tremer.
Eu já te fiz todos os discursos que eu poderia ter te feito sobre como eu sou a pessoa ideal pra você. Muitas vezes nem eram discursos falados. Muitas vezes você até reconhecia. Mas, pra você eu não passei de uma aventura certo? Como cruzar a porta do guarda-roupas e ir parar em Nárnia. Então, vou logo avisando que esse é meu último discurso sobre como eu sou a pessoa ideal pra você, sabe porque? Por que não tem mais força aqui dentro sabe. Eu sei que sou uma amante das causas perdidas e tua amante. Mas cansa. Cansei. Este é meu último discurso sobre como sou a pessoa ideal pra você, admitindo o fato de que a ‘pessoa ideal’ não existe e que você vai ler e logo esquecer.
Antes de reclamar sobre alguma coisa com Deus, se lembre de que, Ele não te criou para sofrer; não te daria caminhos onde você não se encaixaria, e não te daria batalhas pelas quais você não suportaria passar. Entenda que, Deus nos conhece melhor do que nós mesmos e por isso, sempre saberá o que é melhor para cada um de nós, tudo de acordo com o nosso coração e nossa personalidade. E se, por acaso, Ele te tirar algo que te parecia muito importante, Ele não te castigou como dizem por aí; Ele te livrou.
Coloque o seu foco sobre os seus sonhos. Pare de olhar pra trás! Você já sabe onde esteve, precisa agora saber onde vai. Não é porque alguém te passou pra trás que você vai passar isso pra frente, não é mesmo? Nunca houve uma noite, ou um problema que pudesse derrotar o nascer do sol ou a esperança.
Escreva sempre; escreva sobre tudo, depois guarde esses escritos numa gaveta e deixe que amadureçam, no futuro quando você for ler essas memórias sentirá algo estranho e surpreendente como se outra pessoa tivesse escrito. Isso é a mágica do tempo, a metamorfose de suas convicções. A intenção mais nobre é apenas não reprimir - deixar a alma adejar pelo infinito criando sombras no papel.
Não tente negociar com Deus, e não o questione sobre os Seus planos; a sua fé Nele deve ser maior do que qualquer dúvida que o mundo tente colocar na sua mente; é através das dúvidas que o inimigo age na missão de te colocar contra o Pai. Você pode não entender os planos Dele hoje, porém, tudo se encaixará no tempo certo.
Eu pensei que podia te afastar de mim, deu certo por um tempo. Mais ver suas lagrimas sobre seu rosto me deixava culpada por algo que eu mesmo fiz. Eu não deixei te amar, eu sempre amei. Queria te afastar de mim por medo das consequências. Fui medrosa e fraca por não aguentar isso tudo por você. Eu errei mais apesar dos riscos eu estaria ao teu lado.
"Sabe, às vezes eu fico pensando sobre a vida. Nós começamos a vivê-la agora e, talvez não saibamos como agir com algumas batalhas. Mas, eu sempre mantenho minha fé e peço a Deus pra Ele me ensinar como lidar com acontecimentos que, pra mim, são doloridos e difíceis de vencer. Isso é muito complicado, porque há algumas horas em que tudo pesa sobre os nossos pensamentos e nos sufocam, não nos deixando ver o quão lindo o amor de Deus é e, o quanto esse amor nos renova, nos vivifica. Há um tempo pra tudo acontecer e se o que você quer não está acontecendo agora é porque tem um tempo em que tudo vai acontecer maravilhosamente no seu lugar. Às vezes penso também em como lidar com doenças. Na última semana eu passei a tomar três remédios, devido a alguns problemas e, um desses problemas causado até pela tristeza que andei passando. Estava no terceiro ano do ensino médio no ano passado e a ansiedade me deixava triste. Porém, estou aprendendo com o que observo. Me lembrei daquelas pessoas que lutam contra um câncer mas, não perdem sua alegria na vida; me lembrei daquelas que fazem hemodiálise durante três vezes na semana, ou aquelas que fazem diálise até. Enfim, poderia citar várias outras coisas. O que estou aprendendo é que: A vida é um aprendizado e uma guerra onde, nós deixamos o nosso legado. Não desista quando algo vier pra te derrubar. Renove suas forças no Senhor e peça pra que Ele te dê sabedoria pra vencer isso."
Escrever sobre o tal "sofrimento" é uma das coisas mais fáceis de se fazer, pois todos no mundo sofrem um dia, mas sentir .. ah, isso não é fácil, mas como tudo na vida, essa dor é passageira. As escolhas foram sua não foram? Então relaxa pois as consequências também serão. Menina, acorda! A vida é bem mais que sofrimento.
As pessoas não sabem o valor das pessoas e todas as pessoas têm tanto o que aprender sobre as outras pessoas que se acham tanto como pessoas e acaba virando uma bagunça tão grande que ficamos sem entender as pessoas. Penso eu que pessoas deveriam valorizar mais pessoas, porque as pessoas vêm e vão o tempo todo na vida de outras pessoas e maior parte das vezes por ignorância, burrice ou até mesmo incompreensão de outras pessoas.
