Textos de Aprendizado
Já dei risada quando não deveria, já chorei em silencio quando tinha que gritar, outra hora por muitas vezes já fui sério e justo, também já amei quem não devia e nem merecia, já ajudei e fui taxado e mal falado, mas nisso tudo, eu pude sentir e percebi que estava vivo e vivi esses momentos. Ah... Eu tenho lembranças para sorrir e rir de alguns causos pois independente de ter acertado ou errado, eu tenho algumas histórias para contar, mas enfim, assim é a vida para aqueles que não tem medo das conquistas e das derrotas e mesmo assim abrem as portas dadas por Deus, mesmo que seja somente para mais um aprendizado... Quem sabe um dia a gente acerte, ou não... O que vale é o hoje!
Fio que um dia há de me tirar pra dançar... até lá, sigo em passos lentos, observando a vida, me redescobrindo, me recriando, ensaiando os passos da mais bela dança... e no passar do tempo, aos poucos, me descortinarei sem pressa ou sobressaltos, pois aprendi que esperar não cansa, só dói um pouquinho, quase nada! Porque no tempo da espera, nos permitimos ensaiar, nos preparar... ganharmos confiança! Mas, se acaso a dança não acontecer, saberei que não fui eu quem ficou estagnada no outono de minha vida... a olhar os ponteiros do relógio, repetindo as mesmas horas...
Aprendendo com heróis... Houve dia que meus heróis eram como eu e você! Acordavam e iam à luta, construir o que sonhavam e, movidos de coragem e um ideal, optavam seguir sempre em frente... cedo, deixavam o ninho e, com efeito, fazendo o que era preciso ser feito. Meus heróis me foram quase anjos, não desses alados, calados, imortais! Mas daqueles que diziam bobagens, faziam traquinagens, cantavam, atuavam seus mil e muitos personagens. Alçavam voo mundo afora, faziam poses pra fotos, davam autógrafos, se davam ao direito de sorrir. Iam onde queriam e onde deveriam... para minha alegria ou para além da de alguém! Meus heróis eram lindos e frágeis em si e desconheciam o valor de erguerem as próprias guardas. Se entregavam sãos à própria desconstrução... moucos para uma palavra amiga... e, mesmo feridos, se reerguiam e num instante do passante tempo, se deram conta que de si, se restaram ilhados, sem amigos, ante aos malefícios do uso criminoso dos proscritos. Já não se importavam pelo que se tornaram. Mesmo assim, adormecia em suas almas, cada um de meus heróis, carregados de dor pela loucura das opções desnecessárias! Se apagaram inocentes, no auge da fama alcançada. Deixaram marcas e obras e levaram consigo o melhor do próprio legado!
O ser humano atribuiu a si a superioridade em relação às outras raças. A natureza não sabe disto muito menos Deus. Mais um episódio de arrogância e mentira desta espécie. Aprender com a natureza e com animais e plantas. A evolução completa somente acontece somente quando se atinge a simplicidade. Os ocidentais vão evoluir tanto que chegarão á conclusão de quem estavam certos eram os os "índios" e seu modo de vida.
Hoje o dia dentro de mim amanheceu em paz. Não por algum motivo especial, não por não ter nenhum problema, não por não estar sofrendo... Hoje, eu amanheci resiliente, amanheci sabendo que os problemas são passageiros e que independentemente do quão ruim possam parecer, tem um aprendizado ali, que eu só verei no futuro, então, amanheci em paz. Acalmei o coração e alimentei a paciência, para que esse aprendizado não seja encoberto pela dor.
Uma coisa tenho aprendido no dia a dia. A vida é cheira de imprevistos, uns bons outros nem tanto, tira você dos seus planos, com grandes sustos. Ai cabe a você ver o que vai fazer, ficar lamentado e remoendo o que não "deu certo" ou gerar novas situações que possa gerar satisfação e seguir sempre em frente...
Eu descobri que a vida é como o mar. Nós somos os surfistas. Os desafios na nossa vida são como ondas que vão e vêm. As vezes você cai da onda, outras vezes você pega o jeito e surfa bem. Tudo depende de paciência e prática para dar certo no surfe da sua vida. Aprendi que é necessário cair das ondas algumas vezes, porque isso nos motiva a superar o desafio da próxima onda... e que superar desafios é o que nos faz dar sentido à nossa vida! E quando você cai da onda, fortalece o seu aprendizado de que "nem tudo sai como a gente quer..." E outra... Por mais forte q você seja, sempre haverá algumas fragilidades a serem superadas, e isso é normal pra mim, pra você e pra todo mundo. Aprendi que nem tudo o que reluz é o brilho da Pérola que se encontra numa Ostra, pode ser simplesmente uma Água-viva q mesmo sem querer pode te queimar e te fazer sentir dor, e que sentir dor é necessário algumas vezes no processo de nossa evolução como indivíduos... E que até mesmo a Ostra só produz Pérola quando é incomodada por um grão de areia que entra dentro dela... Aprendi que viver é lindamente um Oceano de Emoções! E que nós temos que aprender com todas as ondas das praias que escolhemos seguir! Seja grato por poder ser o surfista da sua própria vida e JAMAIS deixe alguém querer dominar suas ondas por você! Seja como um fiel Capitão de seu próprio navio, tenha sempre o comando das direções em suas mãos! Que teus dias de ondas sejam mágicos e que você surfe bem muitas ondas que essa maré da tua vida ainda tem a te oferecer!
A grande batalha de nossas vidas se trava em nossa própria alma, pois se há uma fera ela está dentro de nós mesmos. Correr dela é inútil, lutar contra ela é tolice pois ela é mais forte. Nossa única opção é aprender a domesticá-la e trazê-la para junto de nós. Assim firmaremos harmonia com nosso ego e juntos continuaremos a estrada da vida certos de estarmos na direção correta.
Todas as manhãs ao abrir os olhos, agradeça por mais um dia que está nascendo, com novas oportunidades para encontrarmos a verdadeira felicidade. É momento para renovarmos nossa Fé, levantarmos a cabeça e construirmos um novo futuro. Sempre acreditando que a mão de Deus está em nosso amparo. Você encontrará em sua caminhada percalços, é fato. Mas tais obstáculos servirão de degrau para sua evolução. Também encontrará belas flores, mas não se engane, há as que estão no caminho para torná-lo mais agradável, porém há também aquelas que servem de armadilhas buscando distraí-lo e desviá-lo do caminho. Aconteça o que acontecer, encontrando o que for pela estrada, seja forte, sábio e determinado, pois Deus não criaria nada para o fracasso. Sendo assim, como criatura de Deus, tu estás predestinado à vitória, e tudo é uma questão de tempo, cabendo a ti fazer o teu tempo. Agradeça e creia neste dia pois não é por acaso que o chamamos de PRESENTE.
Idealmente, para ir de um ponto a outro, o caminho reto é o mais curto, mas na trajetória de vida das pessoas costuma ser muito difícil evoluir em linha reta. É comum surgirem imprevistos que alteram nossa trajetória e que, aparentemente, nos fazem perder tempo. Ainda assim, saber enfrentar essas circunstâncias imprevistas, essas complicações, nos permite crescer como seres humanos. Sofrer um acidente parece não trazer nada de bom, mas, se formos capazes de extrair algum aprendizado da situação, sairemos fortalecidos. Aprendemos mais tendo de avançar contra o vento do que com o vento a nosso favor. Nas curvas que nos desviam de nossa estrada podemos encontrar muito mais lições. Tudo o que nos acontece nos convém.
Quando a tristeza, maus pensamentos, depressão te assolar, lembre-se: No mundo de alguém, você é a pessoa mais importante. Em algum lugar em todas as noites, antes de fechar os olhos alguém pensa em você. Em algum pensamento você é a primeira pessoa a ser lembrada. Em algum lugar, alguém esboça um sorriso nos labios por lembrar de você. Em algum pensamento ha a torcida pra que você seja feliz, pra que você se de bem. Nesses momentos de tristeza, não se preocupe com as pessoas que entraram na sua vida, pra trazer magoa, dor, sofrimento, cansaço desilusão. Elas só entraram na sua vida pra você aprender algo. Perdoe. ignore. Releve. Aprendizado. E a vida, o tempo vai colocar cada um no seu lugar, quem feriu será ferido. Tudo que acontece tem uma finalidade. Se afaste, não se deixe machucar. Se afaste de quem sente inveja. Se dedique, cuide, ame as pessoas que amam você. Se algo não saiu bem, tente outra vez, a vida vai te sorrir com uma segunda chnace. Se alguém te odeia, te menospreza, é só porque quer ser igual a você, ... A vida é tão curta pra vivermos com sentimentos ruins, mau humor, sem sonhos. Pra conseguir nosso lugar na vida, só temos que nos esforçar, aprender com nossos erros e nos melhorar. Ser feliz é aproveitar cada momento, e com humildade tirar aprendizado de tudo...
Ás vezes a gente é jogado para um lado e para o outro, e fica nesse vai e volta, onde parece que nenhum dos lugares nos firma, que o amor parece duvidoso, o futuro parece incerto, as pessoas inseguras, as coisas tão vagas, e o hoje, tão vazio. Nesse vai e vem que parece tão confuso, a gente meio que desequilibra, perde o controle e as vezes perde a noção também, e acabamos por nos perder. Depois, descobrir-se é o maior desafio, em meio a esse vendaval chega aquele dia onde finalmente descobrimos que é o movimento do vento que nos dará alguma direção. É a direção do vento a determinante do nosso futuro. E todo o vai e vem, o vendaval, é para que aprendemos a ter equilibrio e força. Ai, quando finalmente aprendemos, descobrimos que toda a confusão foi na verdade um desafio, e no final, nós precisamos vencer. Vencer a si mesmo e a tudo.
Mantenha quantas amizades puder ao longo da vida. Um dia você vai perceber que não foram as amizades que te fizeram melhor e mais feliz, mas sim o que você aprendeu enquanto fazia de tudo para não perdê-las. No final, os que não renderam esforço algum para ficar, foram os verdadeiros amigos. Os que foram embora, eram, apenas, mero aprendizado.
Às vezes é necessário chegarmos ao fundo do poço no qual caímos, entramos ou fomos jogados para entender que toda água deste poço era envenenada. Então com sorte e ajuda Divina conseguimos vomitar toda esta água. Vomitar é difícil e nos deixa mal, contudo é neste vômito que iremos encher o poço para boiarmos e enfim sair dele.
O ato de fazer o bem exige de nós uma postura baseada num amor piedoso e disposto à compreensão de que, todos nós estamos em constante aprendizado na vida, e que, estamos passando por essa experiência de vida para aprendermos alguma coisa que seja útil ao crescimento e aperfeiçoamento do nosso espírito.
Já faz um tempo que venho notando as mudanças, tanto em mim quando nas pessoas em que convivo. Presenciei momentos maravilhosos em minha vida que jamais vou esquecer. Mais de uma hora pra outra tudo vira ao avesso , as pessoas mudam, nossa maneira de ver a vida muda, nossas perceptivas e esperanças sofre transformações que acaba nos afetando psicologicamente, nos fazendo sofrer e ao mesmo tempo faz com que aprendemos cada vez mais, fazendo perceber que quanto mais agente vive mais agente aprende, e quanto mais sabemos sobre a vida , vamos ter mais pontos de vista para recria-la. Juntamos tudo e reescrevemos nosso presente, que por si continua num ciclo de infinitas possibilidades para o futuro, com o qual ainda não sabemos lidar , e o que nos faz pensar que temos muito que aprender.E o futuro nos aguarda com mais supresas , desilusões e aprendizado.
O tempo rege todo o esquecimento. O que se torna bastante conveniente quando se trata de esquecer amores fracassados, palavras inapropriadas e atitudes vergonhosas. Mas é também indescritivelmente doloroso quando te rouba a melhor lembrança da risada de alguém, todos os momentos que foram felizes juntos e toda certeza de seus planos. Sendo assim, o esquecimento rege todo o tempo. O tempo todo. E manter viva qualquer memória, se apegar a qualquer passado, exige muito mais do que querer; é preciso coragem pra não fechar antigas cicatrizes com novas histórias.
" Que mundo é esse em que vivemos atualmente que eu não consigo entender? São poucos os que valorizam uma vida, muitas pessoas precisam parar um minuto e raciocinar por um instante, deveriam aprender que a paz necessita apenas de uma única chance, que o amor definitivamente neutraliza uma revanche só e que o perdão é quem extermina uma guerra e se a guerra persiste é sempre do lado mais fraco que a corda se quebra "...
A vida é feita de momentos. Alguns bons, alguns ruins, e alguns, surpreendentes. Ainda não descobri o segredo da felicidade, se é que existe um, mas estou me esforçando para fazer cada segundo de paz valer a pena, e cada momento de tristeza tornar-se um aprendizado. Ao fim, nada mais sou do que uma criança aprendendo a ser marinheiro em mares incompreensíveis e desconhecidos. Mas esse mar não me amedronta, por quê eu o respeito. Ao fim, se eu encontrar o porto seguro ou não, não importa. Já cheguei em um momento de minha vida em que reconheço que a jornada em si é mais importante do que o destino final.
O medo faz parte da vida, nascemos com ele, na verdade é um mecanismo de defesa que todos seres vivos possuem, ainda bem que o temos. Mas nada pode ser em excesso, deixar que ele nos mobilize. Temos que encarar o medo, enfrentá-lo. Se não consegue enfrentá-lo precisa recorrer à alguém ou pedir ajuda a um profissional. Mas não fuja, não negue essa falha em sua formação humana, você precisa aprender o que lhe falta para lidar adequadamente com esse medo, para ele desaparecer. Força e coragem.
