Textos de Angústia
" Não se preocupe, essa angústia que você está sentindo vai passar, a saudade vai acabar. Eu sei que agora parece que o mundo conspira contra você, mas ele gira e em um giro desses tudo pode mudar. Então não desista, sorria. Você é mais forte do que pensa e será mais feliz do que imagina."
"Liberdade na vida é ter um amor pra se prender. A gente reclama muito da dependência, mas como é maravilhosa a dependência! Confiar no outro. Confiar no outro a ponto de não somente repartir a memória, mas repartir as fantasias. Confiar no outro a ponto de esquecer quem se foi, sem que o outro esteja junto. É talvez chegar em casa e contar seu dia e só sentir que teve um dia quando a gente conta como foi. É como se o ouvido da outra pessoa fosse nossos olhos. Amar é uma confissão. Amar é justamente quando o sussurro funciona muito melhor do que um grito...”
Conversa franca.
Deus:
O que desejas tu, filho meu, o que te amargura a alma e te angustia o coração, é a falta de um amor ou será que foste vitima da paixão? Responda, filho meu, não te quero triste assim, senta-te ao meu lado e conta os motivos de tua tristeza sem fim. O que te falta, amigos, dinheiro, o que é então? Sei que andas cabisbaixo, nem comigo quer falar, ergue a cabeça, por acaso não sabes que te amo, que dei meu filho nos braços da morte por amor de ti, levanta-te, olha as maravilhas que eu fiz para que gozasses a plenitude dos teus anos; os pássaros, os rios e mares não são mais belos ou grandiosos que o amor que tenho nutrido por ti.
Levanta-te, filho meu, abandona o teu pranto e veja que o dia já vem nascendo, e tal como uma pintura fi-lo para teu deleite, sorria, filho meu, e viva tua juventude. Ou pensas que ficarás para sempre neste mundo? Quando a velhice pesar sobre ti, oriunda dos tempos idos murmurarás tu dos prazeres não vividos e as tuas cãs te lembrarão que pouco tempo te resta nesta terra, então viva! Levanta-te do pó da terra, saia e veja que lindo nascer do sol preparei para ti hoje.
O que houve, filho meu, pois, tal como aquele que está prestes a descer à mansão dos mortos, colocas-te com o rosto a mirar o vazio, conta-me, abre teu coração para mim que te amo, duvidas que eu possa te compreender ou te acalentar, por acaso não fiz eu a ti? Não te via ainda no ventre de tua mãe, e já não te chamava eu por teu nome? Venha cá, criança, coloca tua cabeça em meu colo, deixa-me acariciar teus cabelos e assoprar canções celestiais em teus ouvidos, acalma teu espírito, sou teu pai, venha e veja quão belo é o mundo que fiz para ti. O que é que se passa contigo filho meu, conta-me não me escondas as tuas preocupações.
Filho:
Pai; sei que tu me amas, mas andando pelas ruas vejo templos erguidos em seu nome e pessoas por eles a passear, vejo morte e vejo fome, mentiras e vejo também muita dor, será que tu estás ocupado ou esse povo que sofre não é merecedor de seu amor? Todos dizem ter a verdade e cada qual faz do seu jeito, como servir a um único Deus de tantas formas diferentes? É isso que não entendo, uns dizem "faça de tal forma", outros "faça de uma nova maneira", todos agem como cegos em um quarto buscando uma porta que não está lá.
Que queres tu que eu faça, como te agradar, como me achegar até a ti que não vejo e não ouço e que tantos dizem conhecer tão bem, mas que eu apenas ouço falar, temo ir a um templo onde tu não estás, diga-me seu endereço, faça-me conhecer os teus desígnios, mostra-me o caminho correto, porque todos têm se mostrado falsos.
Perguntou-me o porquê de estar assim triste, então, com vossa permissão, eu responderei, prepara-te pois para as palavras que te irei dizer, posto que podem soar ásperas e descrentes, contudo peço que não me tome por descrente ou herege, sou teu filho e como disseste, tu me conheces.
Há tempos que tenho em mim esta dor, que como um câncer vem crescendo, penso nisso todo o tempo e me martirizo por dentro, pois que de tudo que há para se saber a única questão que me incomoda, não é saber o dia do meu último suspiro e tampouco o dia do regresso do filho, não me importa se com fogo ou com água darás cabo a esta criação, ou mesmo se de fato existe o tal dragão, não desejo conhecer o futuro, nem sequer penso no inferno, ou no céu com anjinhos cor de rosa de bumbum de fora, harpas e saltério não me são perturbadores, o que me angustia, e é o motivo de minhas dores é ver tantas igrejas e tantos diferentes louvores a um mesmo Deus que todos dizem conhecer e louvar mas que ninguém sabe de verdade quem é.
Diz-me pai, fala de uma vez e não me poupes os ouvidos, que queres tu de mim, conta teus desígnios, se é que seja feliz, por que não o sou, se é sofrimento então por que me criaste? Fala e sê direto, sem rodeios, conta-me a verdade por mais dolorosa que ela seja. Por que me fizeste assim tão louco, tão questionador, se não me responde os anseios por que me criaste?
Deus:
Criei-te perfeito, louco e questionador, não foste feito para seguir padrões de homens mas para ser um pensador, tua tarefa é árdua e tua missão é difícil, não aceitar os padrões dos homens esse é o meu motivo. Fiz a ti para caminhar entre a crença e a descrença, sei que tu me amas mas aos homens não, segue assim questionando e testando, é a tua sina, é assim que te quero, um dia saberás o porquê de trilhar pelo caminho difícil onde os santos não ousam por o pé, saiba que teu espírito se fortifica, não abandones, portanto a tua fé, terás uma vida difícil. O inimigo te odeia, mas em meio à escuridão eu sou tua candeia, sê forte e não temas, sou teu Deus e não te tenho por anátema, não te tenho sido porto seguro nas tempestades, ou refúgio nas tuas angustias? Tão somente permanece firme e te mostrarei o que buscas, de certo que dou as batalhas mais difíceis aos meus melhores guerreiros, sê como os 300 do rei Leônidas, que foram valentes até o fim, sê como meu servo Davi, que não obstante a enormidade de Golias manteve-se firme e fiel. Confio em ti meu filho, sei que és capaz de vencer, pois teu caminho foi escolhido por mim e tenho grandes planos para ti.
Filho:
Pai diz-me a verdade, onde está a verdade?
Deus:
Filho amado, menina dos meus olhos, a verdade que buscas com tanto anseio e paixão, esta verdade sublime que move o teus dias e te faz tão aguerrido e questionador, está no amor que sinto por ti e na proteção que te tenho dado, esta verdade é imutável e está no teu coração.
Rainha Do Mar!
Iemanjá,rainha do mar é a voz que orienta o filho da angustia em direção ao porto seguro
As mãos que protege dos perigos as embarcações no balanço do mar
A dama das águas que desafoga as dores dos seus filhos nas profundezas de um mar revolto e inquieto
O amor que ela nutre por seus filhos é que os direciona com cuidado e zelo para que eles retornem ao seus lares.
__Eliani Borges.
Não sei nem como começar a escrever... porque de verdade estou tomada pela angustia de ficar esperando ele ligar... construímos uma história de 2 anos e meio e eu não sei exatamente qual foi a hora em que eu comecei a levar esse amor á sério demais, só oque sei é oque hoje estou tomada por esse amor, tomada por inteira e isso me dói demais, pois só sei pensar nele, e isso me machuca, até um tempo atrás era saudavél pensar nele, mas hoje me sinto sufocada e sem respostas, porque até então eu não sei mais oque exatamente ele sente por mim, ainda no começo, até ontem... eu sabia que CLARO ele me amava, porque eu sentia isso, ainda sinto, mas não tanto... pois ele hoje fala com outra garota no meu lugar, talvez a relação pode ser diferente da qual nós tínhamos. Mas oque acontece que já não nos falamos todos os dias e isso me faz muita falta, será que ele não sente falta também? Tudo mostra que não, porque aqui estou a 3 dias esperando um telefonema dele. E sim ele tem outra ‘’amiga’’, eu não me importo mais se ele esta falando com outras garotas, por que nossa história já aconteceu e o meu amor por ele, o deixo livre para fazer oque ele bem entender. Oque realmente me machuca agora é eu ter amado tanto um garoto assim... pois ele parece viver muito bem sem mim, e eu? NÃO, eu não VIVO bem sem ele, pelo menos nesses últimos 2 anos, não sei se é pelo FATO do nosso amor ser ‘’vírtual’’ ou se realmente é um AMOR VERDADEIRO oque sei é que eu não consigo esquece-lo, não sei o porque disso, de verdade eu não sei, se fosse da minha vontade eu tinha esquecido ele a anos.. se soubesse que seria tão doloroso assim pro meu coração, das noites que me pego ouvindo ‘’nossas músicas’’ eu choro, choro muito, tento chorar talvez tentando tirar esse amor de mim, mas é claro SUA BURRA lágrimas não tiram nada de sentimentos, talvez só pioram, porque você percebe o quanto essa pessoa significa pra você, que te faz chorar.
Sempre peço para que Deus tire esse amor de mim, e ele ainda não tirou... talvez a hora não chegou ainda. Mas tá difícil, muito difícil, ao mesmo tempo que ele me faz um bem danado, ele me faz um mal danado também, essa ausência... esses dias que me deixa ‘’sozinha’’ sem a tua voz são horríveis, deveria é culpá-lo por ter me acostumado mal, por ter feito eu me acostumar com nossas ligações extremamente longas, pelas nossas conversas idiotas que resultavam em tantas risadas, sorrisos que eram verdadeiros, tudo que há de verdadeiro em mim, são dele.
Eu sou dele nem que eu não queira, e nem que ele não queira, mas eu sou dele, da cabeça aos pés, de alma e coração... porque isso? Por que esse amor foi ser tão forte, só dentro de mim? O pior de tudo é que ele tem MILHARES de defeitos, milhares de coisas que ele nunca me contou a verdade e mesmo assim eu o amo, como pode ser tão forte, se é a distancia? Mas o amor que sinto por ele, é como se ele estivesse aqui do meu lado, não me vendo escrever, pois se escrevo tudo isso, é porque eu não tenho ele aqui, e se tivesse com certeza estaríamos fazendo amor. Eu só queria ter um POR QUE ter uma RAZÃO disso tudo... lembro que dizíamos que uma hora íamos nos enjoar, e era aquilo, ele dizia que eu enjoaria primeiro e eu teimava dizendo que seria ele, e viu foi você, eu nunca me enjoei nem um segundo se quer de nós dois, aliás eu sempre amei a idéia desse ‘’nós dois’’ hoje eu vejo que quem foi a exagerada fui eu, não devemos acreditar na frase ‘’ame intensamente’’ porque muitas vezes esse ’’ intensamente’’ pode te machucar e muito, o certo foi ele em não ter se aprofundado muito, por que eu acho que eu me joguei de cabeça, alías eu fui com os pés primeiro, eu me doei de coração primeiro, e o certo é você ir pela cabeça depois pelos pés, aí sim quem sabe envolver o coração e eu fiz extremamente ao contrário. Mas tem muitos outros fatores nessa longa, louca e linda história, pois com ele eu aprendi o que é o amor verdadeiro, o que é sentir todas as sensações sem a pessoa estar ali com você, eu senti a essência pura do amor, tem coisa mais gratificante que isso? Tive experiências lindas com ele, promessas, e lindas declarações de amor, eu fui muito feliz com ele um dia, eu fui muito completa com ele um dia, era tanto defeito da minha parte e da parte dele, que nós nos encaixávamos perfeitamente, era como se ele tivesse nascido pra mim e eu pra ele, eu conseguia sentir quando ele sorria do outro lado da linha, eu conseguia saber se ele estava mal pelo tom da voz dele, eu sabia quando ele estava chorando e tentava disfarçar... sim eu conhecia ele em tudo. Mas acabou, oque eu posso guardar dessa história é que o amor é lindo e muito sentido e o efeito que ele causa em nós pode nos machucar muito, nunca ame demais, pois amar demais te estraga por dentro, ame conforme os dias, conforme os anos, conforme como o amor vai crescendo com o tempo, nunca exagere, porque aqui estou escrevendo sobre o lado em que o amor te fere, te rasga por dentro, e o amor ele não te faz mal ele te faz é MUITO BEM, mas nem sempre todas as histórias vão ser de um amor feliz. Essas são minhas palavras sufocantes desse amor, que me fez bem, e hoje me faz mal.
Circunstâncias da Vida!
Por mais que tenhamos de passar dificuldades, momentos de angústia e situações que muitas vezes nos fazem sentir sem chão. Existe um sentimento verdadeiro no coração de cada um de nós que se chama amizade. Em nome desta amizade e companheirismo que nutrimos uns pelos outros, que nos fortalecemos para seguirmos em frente, rendo aqui minha homenagem a todos vocês meus queridos amigos e afirmo com convicção: Nunca devemos nos abater em quaisquer que sejam as "circunstâncias da vida! Amo Vocês! Wallace Barbosa - O Poeta do Povo!
Alma de Poeta
Fez-se a angústia na alma do poeta...
Quando provou a ácida dor do existir ingrato.
Em silêncio foram-se os sonhos.
Súbito viu-se soterrado sob uma avalanche de
melancolia.
Sozinho, solitário, singular, solto...
Perdeu-se em insanos e tolos questionamentos.
Em silêncio cerrou o embornal de rimas.
Desceu sem pena todas as cortinas.
No vazio do palco abraçou o nada...
Uma vez mais solitário, encarou a curta
estrada.
Fez-se a angústia na alma do poeta...
Ana Stoppa
Nos meus momentos de angústia, de solidão, de sofrimento e de
FELICIDADE me encontro com DEUS. Aqui dentro de mim mesma, em
um cantinho silencioso da minha alma. É aqui nesse compartimento
que Deus fala comigo, é aqui que nos encontramos, é aqui que Ele
me põe no colo e é também aqui que eu o agradeço por todas
as bençãos que recebo. Aqui... na minha intimidade!
Origens
O universo na angustia do vazio,
aprendeu a conversar com si mesmo.
E conversando descobriu o que é o amor
e com esse amor, aprendeu o que é ódio
E com o ódio, aprendeu o que é guerra
e com a guerra, descobriu o que é paz
Com a paz, aprendeu o que é o silencio
e o silencio, o levou a loucura
com a loucura, aprendeu o que é a lucidez
mas percebeu que a lucidez o limitava
E sendo limitado, começou a medir tudo que podia
e medindo tudo, começou a fragmenta-se
Fragmentado, aprendeu o que é a união
e unindo-se, aprendeu regressar a si mesmo
Mas para regressar a si mesmo
foi preciso criar seu oposto
O seu oposto nunca será bem aceito
pois todos pensam que ele é o fim
mas é apenas o retorno as origens.
Salsidc Rockker
Esperança.
Toda – ou parte – busca humana resume-se na angústia da espera. Sonhos, paixões, lutas e conquistas alavancadas pela coragem: a nossa principal ferramenta do lapidar da vida, compartilham os espaços onde se dá a labuta do homem à procura do inusitado. Os caminhos se entrelaçam, surgem novos dados e subsídios para a história e o viver vai se formando em torno do que há por vir. O sentimento da expectativa chega a despontar em todos os aspectos: a vinda de um salvador, o filho que vai nascer, um novo trabalho, um novo amor, uma nova viagem e, porque não um novo recomeço? Afinal, quem não espera a chegada do novo emoldurando a esperança de tudo melhorar?
Último poema
E uma súbita e inexplicável angústia me invade.
Tão cedo. Tão sem avisar.
Eu até sabia que um dia a poesia perderia a graça.
Torci tanto que não fosse já.
Morrem com vida meus versos, talvez a pior das mortes.
Antes estar sendo devorado por corvos
E provocando no ar um cheiro de carniça
A ficar “morfinando” a falta de inspiração.
Acreditei no sonho que talvez só eu sonhasse
Sem que o talento soubesse.
Dei-me por completo ao poema.
Dei-me em todas as letras do alfabeto.
Pensei cobrir-me de tudo,
Mas fiquei completamente descoberto,
Esquecido, escondido, cego, surdo, mudo e quieto.
Permita-me Deus, ao menos,
Escrever o epitáfio para meu último teto.
“Pensou saber, mas morreu analfabeto”
SINTOMAS DE MIM MESMO
Sentindo-me
no vazio do meu ser
angustia e agonia
por na verdade sobreviver
entre as paredes deste sofrer
tentar e não conseguir esconder
o descontentamento explícito
em minha face ao esmorecer
odiosamente a meu ver
os dias passam-se sem esquecer
nem um momento dos lamentos
jogados ao vento
um alivio por um tempo...
Eloquência na decadência
como um refugio
a minha existência.
Poema da angústia
Eu estava de olhos abertos
Mais eu não estava lá
Eu me sentia vivo
O silêncio veio me acordar
Eu amava
Eu gritava mais ela não pode ouvir
Eu sussurrava a minha dor
Minhas preces não chegavam
Nem mesmo como o sol se pôr
Datas são marcantes
Mais que marca mesmo...
É a dor
A distância aumenta a minha angústia
E o vento sopra a minha
A dor.
AQUELA GAROTA
Um sentimento de angústia
A vida parecia não ter sentido
Era apenas "eu", o vazio e o silêncio
Quisera poder ter desaparecido
Foi uma ferida cruel
Como pude eu machucar aquela garota?
Logo ela que me olhava com ternura
Enquanto eu insistia na loucura
Na beira de um abismo
Sem saber o que fazer
Minha cabeça girava
Era morrer ou viver
O tempo passava
Eu continuava parada
Mas decidi mudar
Resolvi voltar
Voltei a infância
Resgatei aquela criança
Que me recebeu com um sorriso
E me levou ao paraíso
Eu amo aquela garota
Ela me levou a verdadeira loucura
A loucura de saber viver
Aquela garota sou Eu em 'Ser'.
[Sâmara Santana Câmara]
(19/12/2013)
Sextilha de número 1
(da série: Uma Sextilha por noite)
Uma angústia quando vem na madrugada
Dilacera qualquer coração dormido
A reflexão que o silêncio presenteia
Faz com que sobressaia o envolvido
Pode ser saudade ou arrependimento
Seja o que for, estou aqui sentindo
(Jefferson Moraes)
18/09/2014 - 3h50
Olinda, Pernambuco
A imagino ensinando-lhe os primeiros passos, as primeiras palavras, sua angústia a cada joelho ralado, os abraços apertados antes de dormir...
O imagino na fase dos "porquês", dizendo "mamãe!", a admiração a cada nova coisa aprendida, ao tocar a carpintaria pela primeira vez...
A imagino vendo-o cair sem poder ajudar-lhe nesses passos, tão ferido que não fala, joelhos em carne viva, sem poder abraçar-lhe...
O imagino vendo sua mãe e já aceitando todos os "porquês", sem poder falar "mamãe!", tão certo da missão que a admiração foi-se ficando no caminho, tocando a carpintaria pela última vez...
A imagino Mãe...
O imagino Filho...
"Ele me invocará, e Eu lhe responderei, na sua angústia Eu estarei com ele, livra-lo-Ei e o glorificarei" (Salmo 91.15)
A resposta à oração nem sempre é a concessão das coisas que pedimos. Paulo pediu uma cura, mas recebeu algo melhor: uma aproximação do Senhor pela Sua graça.(2Cor 12.7-10). É impossível acontecer qualquer mal àquele que pertence ao Senhor. As mais esmagadoras calamidades nada mais fazem do que encurtar a peregrinação do crente e aproximá-lo do seu galardão.
- As dificuldades são bênçãos numa forma oculta;
- As perdas o enriquecem;
- A doença lhe é um remédio;
- O desprezo do mundo é a sua glória;
- A morte lhe é a porta do céu.
Deus concede a mais perfeita paz e alegria justamente quando Seu servo está cercado de perigos (Sl 92.11)
A palmeira é bela, poderosa, frutífera e útil. A palmeira fica firme nos lugares mais difíceis, onde há mais mister dela. O cedro cresce nos picos perigosos das montanhas, desafiando as tempestades.
Por isso... você que serve a Deus, convença-se de que não se deve buscar a vida fácil, pois os atalhos na sua grande maioria nos permite se perder.
Angustia
Por um breve momento, tive meu passado em meu presente, obtive poder e escolha, optei pela renuncia, desta vez não por covardia, mas porque percebi que o bem e o mal pertencem a um só ser, e é sobre o que as escolhas refletem. Durante muito tempo estive cansada e doente por uma obsessão que me cegou e bloqueou-me no passado, embora meu corpo envelhecesse minha mente e meu coração estava em direção a um único proposito, a verdade.
A verdade, a que me concedida em pequenos enigmas, que com o tempo não decifrei, uma mente doente e cansada se perturba e despercebe os acontecimentos ao seu redor, tive medo da intensidade que carregava então a bani junto com todos os meus anseios, sim, eu desisti, mas bastou um nome, um momento, e meu demônio me dominou e pude perceber que sou covarde, e uso rotas de fuga para projetar meus desejos em pequenas ilusões.
O que me tornaria um ser de remorso medo e angustia em um futuro não distante, o sofrimento esteve presente, porém não me cabia interferir, não enquanto não aceitava minha dádiva, e tudo isso, todos os pesares e sentimentos distorcidos e criados mostraram-me que só havia um jeito para descobrir o enigma da minha busca, a verdade. Embora houvesse alguns detalhes, o predador era mais forte que a presa, o medo maior que a coragem e a ausência de álcool, e então foi o estopim para renunciar minha obsessão novamente, me tornei ser de continua dor e miséria, vivendo na sombra e nos fatos de outros.
Realmente não tinha o direito, e meu amor próprio se extinguira ,busquei forças em possíveis mentiras que não somente não convenciam a minha alma, mas não eram suficientes pra ninguém, cometi tolices, errei, como se erram os apaixonados ao dizerem que estarão para sempre juntos, e que nada os impedirá, porém assim como eu, não sabiam do que era feito o futuro, mas agora o resto que sobrou do meu ser antigo e ingênuo sabe do que é feito o futuro, escolhas!
Angústia e Solidão
No canto escuro do meu quarto
Me abraça a Solidão
Junto com a tristeza
Me destrói o coração
As vezes rio por rir
Mais no fundo eu choro
Por detrás de um sorriso sofro
Em lágrimas me afogo
Minha vida é viver
Sorrindo e fingindo
Vivo a sofrer
Com vocês sou Feliz
Aos Amigos e Família sou grato
A Deus digo Obrigado.
Lágrimas que escorrem..
Angústia desproporcionada...
Tristeza acompanhada.....
Dúvidas confortam-te...
Pedindo demais neste instante..
Lágrimas pela sua ausência...
Saudade emocional....
Lágrimas para alguns..
Sinal da distância....
Domingos chuvosos....
Pedem companhia,...
Comigo nos cobertores....
Faz frio, bom para namorarmos....
Lágrimas no meu rosto.....
Revelam o que posso ter agora...
A doce companhia "a tua" .!
Oração Fúnebre
Esse vazio é tão grande que escuto o ecoar de minha tristeza
A angústia quase insana faz com que não veja mais belezas
Esse luto que vivencio tenta afrontar minha coragem
De lembranças tão bonitas se desenha minha saudade
Nessa soturna melodia, nesse deserto em que me encontro
Vejo que a sensação de eternidade foi quem embriagou a sanidade
Doei tudo o que tinha nas chamas da afeição mais sincera
Fiquei tão frágil, fui vitima fácil e encontro-me perdido na miséria!
A morte está sempre presente assim como o renascimento
Mortes de pessoas que seguem vivas, realidades mortas...
Não sou dono de nada! O controle é ilusório!
Render-se ao destino e aceitar a certidão de óbito!
Espero dinamismo dessa vida..
Ó Tristeza tão longa... Ó efêmera Felicidade...
Dessa ferida tão dolorida espero uma cicatriz de maturidade!
