Fernando de Albuquerque

Encontrados 18 pensamentos de Fernando de Albuquerque

Os homens não deixam de fabricar um guarda-sol que os abriga, por baixo do qual traçam um firmamento e escrevem suas convenções, suas opiniões, mas o poeta, o artista abre uma fenda no guarda-sol, rasga até o firmamento, para fazer passar um pouco do caos livre e tempestuoso e enquadrar, numa luz brusca, uma visão que aparece através da fenda. Então, segue a massa dos imitadores, que remendam o guarda-sol, com uma peça que parece vagamente com à visão. Será preciso sempre outros artistas para fazer outras fendas, operar as necessárias destruições, talvez cada vez maiores, e restitui assim, a seus predecessores, a incomunicável novidade que não mais se podia ver.

Inserida por FernandoAlbuquerque

Jesus te chamou para ser Sal e Luz no mundo certo? Mas porque o servo quer "ser" o "docinho" do mundo? Autenticidade, austeride, valores, ética devem estar incorporados no "ser" sal e "ser" luz.

Inserida por FernandoAlbuquerque

"Ele me invocará, e Eu lhe responderei, na sua angústia Eu estarei com ele, livra-lo-Ei e o glorificarei" (Salmo 91.15)
A resposta à oração nem sempre é a concessão das coisas que pedimos. Paulo pediu uma cura, mas recebeu algo melhor: uma aproximação do Senhor pela Sua graça.(2Cor 12.7-10). É impossível acontecer qualquer mal àquele que pertence ao Senhor. As mais esmagadoras calamidades nada mais fazem do que encurtar a peregrinação do crente e aproximá-lo do seu galardão.
- As dificuldades são bênçãos numa forma oculta;
- As perdas o enriquecem;
- A doença lhe é um remédio;
- O desprezo do mundo é a sua glória;
- A morte lhe é a porta do céu.
Deus concede a mais perfeita paz e alegria justamente quando Seu servo está cercado de perigos (Sl 92.11)
A palmeira é bela, poderosa, frutífera e útil. A palmeira fica firme nos lugares mais difíceis, onde há mais mister dela. O cedro cresce nos picos perigosos das montanhas, desafiando as tempestades.
Por isso... você que serve a Deus, convença-se de que não se deve buscar a vida fácil, pois os atalhos na sua grande maioria nos permite se perder.

Inserida por FernandoAlbuquerque

O PROCESSO DO CRESCER...

Outro dia alguém me perguntou: "... é fácil distinguir uma pessoa e seu caráter?" Disse: "Não deixe de ser decente, honesto e bondoso porque alguém lhe desapontou, porque alguém lhe decepcionou e lhe feriu. Cresça e evolua com as suas experiências, não regrida, não se torne um ser humano bruto, frio e cruel. Toda a dor passada e todo o sofrimento vivido só valerão a pena se deles advierem sabedoria, paciência e força, se, enfim, você conseguir se tornar uma pessoa melhor, mais esperta, mais justa e, principalmente, mais calma." Ele me indagou:“Calma? Mas calma para que?” Respondi: "Calma para não colocar a carroça na frente dos bois, calma para não ceder aos estímulos do coração sem antes pensar bem, calma para enfrentar a si mesmo e as suas dificuldades com mais serenidade.
Calma para superar a dor e transformando-la em sabedoria, calma para pensar (sempre) antes de agir e, ao menos, tentar cometer menos erros, ou, se possível, não os mesmos de outrora.
Aprenda com suas experiências tristes a usar a maturidade a seu favor, não faça com quem suas lágrimas tenham sido em vão. Aprenda a confiar, mas não a perder a razão por bem querer a alguém, aprenda a dar, sem nunca se esquecer de si mesmo. Cresça, evolua e, com as benesses que a dor lhe trouxe, comece a ver com mais nitidez quem merece o seu prezar, quem merece a sua admiração e quem não merece sequer o seu sorriso, seja como um bom ourives: aprenda a olhar e distinguir jóias de bijuterias."

Inserida por FernandoAlbuquerque

O tempo pode apagar lembranças de um rosto, um corpo, mas jamais apagará lembranças de Pessoas que souberam fazer de pequenos instantes, grandes momentos.
Quem conhece a felicidade não consegue mais aceitar humildemente a tristeza.

Inserida por FernandoAlbuquerque

Muitos dos meus sonhos foram abortados. Em um monólogo pessoal, indagaria a Deus por aquilo que deu ou dá errado? Quem na verdade sou eu? Sou filho adotivo de Deus por Sua misericórdia! Conclui que não sou nada, não sou merecedor de nada mas ainda sim, quando estou em oração o Senhor tem me visitado em sonhos, nas minhas reflexões sobre a existência mesmo quando sou acusado, perseguido, esquecido, questionado ou deprimido... mas entra em ação mais uma vez a misericórdia de Deus que tem me dado lugares de refúgio e é nestas horas é que me sinto no colo dEle dizendo-me para me aquietar...queria que esse momento não me levasse a ser desperto, queria continuar no colo ou que encontrasse anjos ou humanos que compreendessem o que é ser humano; que demonstrasse algum grau de importância ou quando alguém (quase nunca acontece, mas o contrário sim: ligam, batem à porta, interpelam nas ruas e pedem orações.) me ligasse e me chamasse para orarmos juntos, para falar das escrituras, partilhar conquistas alcançadas pelo poder do Espírito Santo de Deus para o Reino de Deus! Ás vezes me esqueço que fazemos parte de uma geração narcisista, egocêntrica e que somos filhos da indiferença interpessoal. Que ninguém não está nem ai prá nada...Sinto-me como Jó que foi abandonado e acusado pelos seus amigos por conta da ausente relação dele com o Senhor, quando por trás das cortinas no mundo espiritual havia uma batalha entre Deus e Satanás e que Jó foi provado por muitos problemas que excedem a força humana ,mas que mesmo chegando ao fundo do poço ou no final do túnel sua fidelidade se manteve ao Senhor, não blasfemando, mas agradecendo. Em nenhum momento ele se rebela contra o seu Deus. É então lembrando de momentos marcantes em minha vida, é que vejo "anjos" e pessoas que descobriram o que é "ser humano", quem realmente se importa com você e que lhe ama de verdade. Mas é o amor de Deus que me leva a acreditar mesmo não vendo de forma abstrata mas pela fé que Deus sempre trabalha de forma didática, cuida de mim, e que em Seus planos estou eu inserido.

Mais do que ensinar e ser partícipe na construção de uma sociedade que para a grande maioria é uma utopia. Acredito no ser humano, acredito numa educação de qualidade, acredito que a gentileza gera uma sociedade saudável que começa em nossos lares.

Inserida por FernandoAlbuquerque

Quando você fica ao lado de uma pessoa bonita, você não se torna mais bonita por isso. Quando você fica ao lado de uma pessoa rica, você não fica mais rica por isso. Agora, quando você fica do lado de uma pessoa feliz, isso é contagiante. A felicidade contagia nosso coração.

O que mais eu ouço é que as pessoas não estão "bem". Mas o que é estar bem de verdade? Há várias pessoas que vivem se proibindo, se anulando e reclamam por não ter tido um dia a coragem de se arriscar. A vida tem como Kit o risco e se assim não o fosse a vida seria uma grande chatice. Depressão? Há pessoas que incrivelmente escolhem, decidem "estar" deprimidas só para chamar a atenção, para querer dengo, cuidado... por isso, sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida
e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades
para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E
esperança suficiente para fazê-la feliz.

Inserida por FernandoAlbuquerque

Há muitas pessoas que sofrem porque "precisam" ser fortes....mas estão quebradas, amarguradas, ressentidas porque buscam ser o que jamais serão. Seja autêntico e honesto com você mesmo. No fim quem ganha é você!

Inserida por FernandoAlbuquerque

1 pessimista puxa para baixo 5 otimistas, porém, 5 otimistas não conseguem levantar 1 pessimista

Inserida por FernandoAlbuquerque

Sei que há momentos que poderíamos dizer ser "impossível" sorrir quando somos alcançados por tristezas profundas... mas lembre-se... Deus tem cuidado de você mesmo que não perceba...ele colhe em seu odre cada lágrima...

Inserida por FernandoAlbuquerque

Outro dia fiquei pensando sobre o esperar. Afinal esperamos demais porquê? Esperamos demais para enunciar as orações que estão esperando para atravessar nossos lábios, para executar as tarefas que estão esperando para serem cumpridas, para demonstrar o amor, que talvez não seja mais necessário amanhã.
Esperamos demais nos bastidores, quando a vida tem um papel para desempenharmos no palco.Emocione-se com os fenômenos da natureza, a chuva, o vento , as nuvens, os trovões, os primeiros raios de sol que estão começando a colorir o céu ...

Inserida por FernandoAlbuquerque

Vencidas as pequenas dificuldades, podem ser adquiridas forças e conhecimentos que depois permitem vencer dificuldades maiores.

Inserida por FernandoAlbuquerque

Uma classificação das realidades pode incluir estas três divisões: essencial, importante e acidental. Talvez exista desacordo no que incluir em cada item. Pensar antes de discutir se aquilo é essencial ou importante ou acidental, em muito reduziria as discussões. Usar a inteligência para identificar exatamente onde se pretende chegar, também é uma forma de diminuir os problemas. Seja na via direta, não "criando" problemas, seja indiretamente, pela compreensão das realidades limitadas.

"Humildade não faz mal" - esta máxima popular, ajuda a retratar mais uma vez a dificuldade que temos de enxergar o mundo real. Por um lado, temos esta deficiência, e por outro temos a teimosia de justificar os atos errados. Se o diálogo amigo nos faz ver o erro, nada melhor que reconhecer. A humildade é a verdade... e a humildade não faz mal!

Inserida por FernandoAlbuquerque

Compreender, querer, perdoar. Esta tríade resume bem o relacionamento humano ideal. Da cultura popular somos capazes de lembrar: "Deus perdoa sempre, os homens de vez em quando, a natureza nunca" ou "Errar é humano, perdoar é divino". O perdão absoluto é divino. Nós podemos ter o ideal de perdoar, mas nem sempre conseguimos, como na terrível fórmula: "Perdoar, eu perdôo; mas esquecer, não esqueço...".

O erro das pessoas leva às vezes a conseqüências sérias para um perdão imediato. A reação pessoal ou social contra aquele que errou, pode ser irasciva, vingativa, punitiva. Mas o que se quer mesmo, é que aquele que errou, e com isto de certa forma agrediu, reconheça e mude. Talvez precise sofrer as conseqüências do seu ato para merecer o perdão. Não reconhecer o próprio erro ou de certa forma encobri-lo já consiste em parte da pena, por não se adequar com a verdade. Perdoar antes porém, abre uma porta honrosa para o agressor, que não precisa gastar tempo se justificando. Aqui vale mais uma definição do ser humano: aquele que é capaz de se desculpar e justificar em todos os seus atos, mas que ficaria envergonhado de manifestar esta desculpa ou justificativa em voz alta para outros. Sim, as desculpas que damos a nós mesmos para fazer coisas erradas, não convencem...

Inserida por FernandoAlbuquerque

Nossas limitações são patentes. Não somos o que queremos, não fazemos tudo que sonhamos, não temos o dom de estar onde desejamos. Dentro destes limites é que nos movemos. Conhecer os limites pessoais e os dos outros - pois somos seres que não se repetem - é uma tarefa que dura toda a vida. O limite também não é algo estático, as pessoas mudam. Logo, o sistema de comunicação entre as pessoas é algo dinâmico e tem suas "leis" próprias, que cabe a cada um descobrir em cada momento. Em vez de gastar tempo reclamando que não existe comunicação, poderemos empregá-lo, verificando como estabelecer esta relação.

Por outro lado, quando as pessoas se aproximam, uma tem em relação a outra uma expectativa. Na prática existe também um pré-conceito, mas por ora, vale a pena refletir sobre a expectativa.

As pessoas só irão pisar em você, se permanecer no chão. Por isso, não deixe que as pessoas decidam por você. Perdoar é inicialmente uma demonstração de quem realmente você é. Perdoar não é esquecer... é não ficar lembrando.

Inserida por FernandoAlbuquerque