Textos
Reflexão....
Imagine uma folha de papel em branco, amasse-a, agora abra-a e veja, ela ficou toda marcada e senhada. Por mais que você estique, use o ferro, as marcas não saem. Assim como a folha de papel amassada nao volta nunca mais a ser a mesma, somos nos seres humanos depois de magoados e feridos. Antes de proferir palavras ou tomar atitudes impensadas, pense e reflita, porque um coração depois de magoado, nunca mais tornará a ser o mesmo. Priscilla Rodighiero
Momento de reflexão.
Não me preocupo se o mundo vai acabar.
Curiosamente o final previsto foi pouco antes do Natal, momento em que estamos mais sensíveis e reflexivos.
Bem, transformações ocorrerem na vida, querendo ou não.
Ouvi várias vezes dizer que se não fizermos nada para mudar a vida, a vida faz muito para nos mudar.
Passamos por situações em que não temos qualquer poder de determinar, gerenciar e alcançar os resultados que desejamos. Momentos em que precisamos ter a simples noção do tamanho que somos.
Nem pequenos, nem grandes, apenas no tamanho que Deus achou suficiente para sermos e realizarmos o propósito para nossa vida.
Fazer parte do Universo mesmo do tamanho de um grão de areia é uma honra. Cumprir com a parte que nos toca é gratificante.
Sentir que toda vida no nosso planeta é importante, sabendo que não há vida menor ou maior.
Sentir amor pela criação de Deus e ter a valiosa oportunidade de cuidar, ainda que por instantes, de outros seres é estar em Deus. Isso é bem mais do que ser de Deus.
Desejo a todos os meus amigos que estejam em Deus independente da dimensão em que se encontrem no momento, refletindo sobre as transformações que necessitam ocorrer, com a certeza de que podemos mudar a sintonia do plano em que vivemos para melhor. É tempo de esperança.
Entramos num tempo de regeneração. Basta acreditar que é possível um mundo melhor.
Reflexão diária
Enganar a si próprio
Quando você omite uma situação, tenta ludibriar seu novo modo de vida, não está enganando a ninguém a não ser a você mesmo, quando você manipula uma pessoa e acha, me dei bem, essa foi mole, também não está prejudicando ninguém a não ser a você mesmo, na verdade o pior disso tudo é você estar pensando estar passando batido por Deus, pois ele é o único que pode ver verdadeiramente seu coração, e então você começa a jogar fora toda a sanidade que já lhe foi devolvida e pior, brinca com Deus. Seja justo com você mesmo, sim sim não não, ou então não estou afim de
fazer, não quero mudar de vida, quero viver do jeito que vivo, porém esteja bem atento as decisões que vai tomar, pois as consequências mais a frente serão dolorosas.
Reflexão diária
Fazer parte novamente do Mundo
Quando olho para o céu e vejo a quantidades de estrelas, que o complementa, penso apesar de ser uma minúscula molécula nesse imenso mundo, consegui voltar a fazer parte dele, e isso vem me fazendo bem demais. Venho me ressocializando, e a cada dia que se passa me sentindo útil novamente, portanto por menor que seja sua contribuição em fazer parte disso lembre-se que você faz para que tudo se movimente, já vi potentes aviões não decolarem por falta de um simples parafuso, como já vi um pequenino pedaço de arame fazer um veículo cheio de tecnologia voltar a funcionar, portanto sempre dê valor ao que você faz no mundo, não tente ser igual, maior nem menor que ninguém seja só você, pois se Deus te colocou seja lá como uma minúscula peça nesse imenso universo, ou como a maior de todas elas, isso não faz diferença alguma, a diferença está em que sem você alguma coisa não estaria funcionando corretamente, portanto faça a parte que lhe foi designada, para que tudo continue girando bem ao seu redor e de tudo que te cerca.
Reflexão:
POBRE, é aquele que não consegue ser feliz na simplicidade.
DEFICIENTE, é quem não consegue dá um passo em direção ao seu próximo.
CEGO, é quem só consegue ver na aparência.
Sábio, é quem ensina e aprende com simplicidade.
VENCEDOR, é aquele que nunca desiste, mesmo fracassando.
SOLIDARIEDADE, é um sentimento e não uma opção.
POETA, escreve o amor em forma de poesia.
ESCRITOR, conta histórias de amor.
CARÁTER, reserva moral individual que poucos tem.
PALAVRAS, as palavras dos homens podem serem desgastadas pelo tempo.
AMOR, vitamina que fortalece o corpo e a alma.
FÉ, maior força do universo.
MEDROSO, é aquele que não dorme com medo de sonhar.
Reflexão Diária
Quebra Cabeças
Quem de nós um dia não montou um quebra cabeças? Pois então viver com qualidade de vida penso eu que seja assim, ser paciente dar um passo de cada vez, para não colocar as peças nos locais errados, se elas não se encaixam temos o trabalho dobrado de faze-lo novamente pra mim também se aplica essa regra para ter uma vida nova cheia de qualidade. Portanto pense bem onde estão encaixando as suas peças, para que não tenha que viver o resto de seus dias nessa luta de tentar encaixar um elefante dentro de uma garrafa. Vá com calma adapte suas vontades as vontades de Deus. Caso contrário só terá fracassos e frustrações.
Reflexão diária
Atitude
Hoje resolvi fazer uma coisa diferente, ao contrário de colocar minhas reflexões, vou deixar que cada um faça o seu próprio exame de consciência, seu inventário diário. Eu era um escravo, porém Deus me deu minha carta de alforria, e acima de qualquer coisa vou usar o que ele escreveu nela para manter minha liberdade e não voltar a ser um escravo.
Reflexão noturna
O que faz um lugar importante, não é a imponência de suas instalações, mas as pessoas que lá estão. Os lugares passam, e junto às pessoas, aproveite os bons momentos e suporte os maus, pois a vida é um sopro que logo deixa saudade, e logo após é esquecido. Viva cada dia o seu mal, buscando sempre o bem, da mesma forma não guarde rancor e mágoas, pois costumam fazer mal apenas aos que as retém.
Apenas uma reflexão...
Quando o barulho das ondas do mar silenciarem nos meus ouvidos.
Quando no meu coração nas existirem mas sentimentos.
Quando não for mas possível ouvirem a minha voz e as minhas lágrimas secarem.
Quando não for mas possível se tirar sorrisos dos meus lábios e as minhas forças chegarem ao fim, estarei longe, muito longe, dentro do barco da saudade.
Levarei comigo as boas lembranças, momentos felizes que passei ao lado dos amigos e familiares.
Não sei se deixarei saudades, mas estou construindo um legado para isso.
É amigos, a vida passa e um dia sem esperarmos a morte chega.
Aproveitem para estar ao lado das pessoas que te amam enquanto é tempo.
Fale para elas todos os dias o quanto são importantes para você.
Palavras carinhosas são sempre bem vindas aos ouvidos de que os ouvem.
Não troque o carinho de quem te ama por uma mera ilusão passageira.
Lembre-se: o rosto bonito envelhece, o sorriso encantador não existirá para sempre, todas as belezas terrenas acabará, mas quem te ama continuará encontrando algum tipo de belezas em você.
Quando tudo isso acontecerá?
Não sabemos, a única certeza que temos é da morte.
Mas ainda temos muito tempo para dizer a todos que amamos que eles são muito importantes para nós.
Nossos pais, nossos filhos, esposa, esposo e amigos queridos, todos merecem ouvir um eu te amo todos os dias, porque depois que partirem não dar mas tempo para nada.
Pense nisso.
Bom dia!
Domingo é um dia perfeito para reflexão e descanso, permitindo-nos recarregar as energias para a semana que se inicia.
Que tal reservar um momento hoje para refletir sobre suas conquistas e desafios da semana passada, e visualizar suas metas para a semana que está por vir?
Como exercício prático, sugiro a técnica de respiração profunda por alguns minutos.
Sente-se confortavelmente, feche os olhos e concentre-se em inspirar profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões de ar, e depois expire lentamente pela boca, liberando todas as tensões.
Começe o dia com serenidade, fé, amizade e respeito.
Reflexão sincera de um tempo de silêncio. Escrevi pra mim, mas talvez seja pra alguém aí também
Se as raízes forem fortes e bem adubadas, elas não vão morrer facilmente, podem até ter sido cortadas, queimadas, pisadas, mas em solo fértil tudo cresce outra vez... mas tudo que nos fere, nos faz recuar. Ah, se hoje fosse o último dia, posso dizer que tive o privilégio de viver a vida na sua maior dimensão celestial. O hoje não resume a vida de um ser. Todos os passos dados projetam quem somos. O sentir, o ser... O resto é só uma capa que nem sempre nos vesti e se quer nos aquece...
UM MINUTO DE REFLEXÃO
Assumir os próprios erros e buscar corrigi-los é uma atitude que muitas vezes se mostra difícil para pessoas que não têm caráter e integridade. No entanto, achar que os outros são obrigados a perdoá-lo apenas por laços familiares ou por você precisar manter o emprego é algo absurdo.
Antes de, de forma consciente e voluntária, cometer atitudes erradas e arriscadas, é preciso refletir sobre os princípios divinos e os valores fundamentais que, certamente, seus pais lhe ensinaram. Pensar que tudo vai dar certo, mesmo quando se atua de forma irresponsável, é se iludir.
Assuma as consequências dos seus atos — o seu chamado “B.O.” — sem tentar culpar os outros por sua ignorância, arrogância e egocentrismo.
Em primeiro lugar, aprenda a valorizar a si mesmo de forma autêntica, sem esperar que as pessoas sejam obrigadas a mostrar piedade ou compaixão. O respeito e a consideração devem vir de atitudes éticas e conscientes, e não de simples exigências baseadas em interesses pessoais.
Além disso, se aqueles que poderiam corrigi-lo de forma justa e objetiva optam por não fazê-lo — seja por compaixão ou conveniência — você acaba recebendo uma reprovação equivalente à sua própria falta. Quem realmente se importa repreende e não incentiva o erro. Dizer “Ah, mas se eu fizer isso, ele vai se prejudicar” é um engano, pois o problema já começou quando se escolheu agir errado em vez do certo. Toda ação gera uma reação; e quem sabe o que planta, não teme a colheita.
Portanto, é fundamental entender que o processo de autocrítica e de corrigir os próprios erros não só está de acordo com os princípios da ética e da responsabilidade, mas também é indispensável para o verdadeiro aprimoramento pessoal e social.
H.A.A
DEUS no comando sempre!
REFLEXÃO
Já pensou na crueldade a que somos submetidos?
Não podemos optar sobre rir ou chorar, sobre vencer ou perder... somos induzidos ao erro quando somos levados a crer que não desistir é o mesmo que ganhar...
E se você pudesse escolher entre ir ou ficar?
E se visse mais do que os olhos podem mostrar?
E se pudesse escolher um lugar pra alma morar?
E se pudéssemos trocar de corpo cada vez que o sol completa uma volta ao redor da terra e a gente finge que zerando o calendário tudo vai mudar?
E se pudéssemos o que não encaixa dentro de nós?
E se disséssemos sim mais alto com os olhos do que os nãos que os lábios falam?
E se conseguíssemos à risca aquela frase que repetimos ironicamente: "não sou obrigada a nada"!
Ignorando o fato se sermos obrigados a tudo, as vezes, por banalidades que nos são tão úteis...
E se o coração calasse a boca?
E se você pudesse estar onde teu pensamento vive?
Ray Sousa
Reflexão
Deitado sobre uma cama quente em uma noite quente meus pensamentos ligados a sua imagem que não sai de minha mente , seu doce e lindo sorriso que transmite paz e uma energia densa de pureza e união , me faz querer estar ao seu lado para poder desfrutar do seu amor incondicional querendo viver a mais linda e verdadeira história de amor , querendo seu beijos e seus abraços a todo instante e não pensando em mais nada a não ser em você querendo esse seu carinho e querendo fazer parte da sua vida , transformando a minha junto a sua podendo estar por perto e ouvir as batidas do seu coração e suspirar de sua respiração , querendo estar cada dia mais perto de você me faz pensar o que eu fiz para te perde se descartado como fui sem motivos e nem mesmo ter um sopro de esperança para uma vida a dois. Fico pensando onde foi que errei se ao menos o simples fato que somente a amei quis poder ,fazer feliz a todo instante sendo fiel ao seu ao carinho que tinha por mim onde foi que eu errei não entendo o porquê de me deixar ou fazer partir sem ao menos me despedir , quis ser o cara perfeito onde me enganei e cometi alguns erros a perfeição para o ser humano não existe acabei de entender e eu aqui comigo pensando a quem me agride , não sei o que fazer pois não consigo te esquecer fui um tolo por gostar tanto de alguém ao ponto de amar como eu a amo juro não queria , pois tive um engano onde fiz aposta em carta errada ou jogada errada , como gostaria de poder estar ao seu lado mais o que me resta somente as lembranças do passado sua imagem na memória e sua voz outrora pensei que conseguiria tornar isso diferente , em um final feliz de um amor de um para sempre infelizmente a vida me mostrou que nada disso para mim será possível que eu não nasci para ter no rosto um sorriso que sempre me veste de lágrimas que se escorre por toda minha face onde sinto seu gosto salgado que onde amarga minha alma pois seria simples , se conseguisse ser esperto o bastante fazer com que não me entregasse a diante fui um menino ingênuo onde sempre sonhou com final feliz onde em minha vida somente se planta dores e cicatriz . Quem diria pensei que nunca mais iria cair nessa armadilha que se chama amor e olha onde estou sofrendo com o coração dilacerado por uma grande dor que se chama saudade onde que se torna imensa que é incapaz do olho humano enxergar a dor que corrói meu peito somente posso sentir a tristeza , que se encontra sobre a face por saber que está longe e que nunca mais voltará ficará marcada pois jamais irei me entregar a outra mulher pois o medo de que poderia ocorrer tudo de novo me assombra , a nuvem negra que rodeia o sentimento do amor me faz temer outra dor o sofrimento e claro por sua falta mais quem diria eu pois já não mais terei a sua volta e ficarei aqui assim sozinho como algum tempo fiquei e já mais quero outro alguém creio infinitamente que a felicidade não foi feita para mim e seria essa a turbulência que se passar para que o dia do descanso final chegar e tudo isso sim acabar um ponto alto e lógico só assim para me descansar.
Escrever: é bom escrever mesmo que sejam bobagens ; trata_se
de reflexão daquilo que você absorve e te absorve ; mesmo
que escreva errado ainda sim trata_se disso ,e um dia terás
aprendido a escrever e com assinatura própria e noutro
momento quem sabe com sabedoria ,mas ao aprender
nunca saberás , por que a vida não se expira ela é uma
Constante ,assim como o é a escrita e a sabedoria ,
portanto aconselho a escrever .
Reflexão do texto
1 Educação? Educações: aprender com o índio.
Principais questões para reflexão.
A Educação é um processo de formação do indivíduo para suas vivencias em determinada cultura, os índios perceberam que a divergência da educação pode variar de acordo com a sua aplicação, dependendo da necessidade pratica para cada cultura, educação sem ação pratica é conhecimento acumulado, mas nada colabora com o meio que está situado se não possuir ação pratica.
A educação brasileira, assim como de qualquer outra nação possui fragmentos de uma construção cultural, assim divergem em sua educação, pois o processo de educação também é aprendido em “comunidade”, isso consequentemente influencia no processo de educação para a dominação de uma sociedade, sendo fator importantíssimo a educação principalmente de uma linguagem, o domínio cultural exerce um poder de influenciar o processo educativo, assim tendo controle do capital cultural de formação humana, determinando fiz práticos uteis e limitados a interesse do “dominante”.
Temos então a figura da escola como agente colaborativo no processo da formação e construção da educação, sendo grande maioria das vezes as escolas o principal canal de formação educacional, a escolarização é um método muitas vezes manipulados por agentes “dominadores” afim de impor a uma determinada sociedade seus ideais, camuflando através da transformação da educação em um processo gradativo, hora construtivo hora destrutivo, como uma lâmina de dois gumes.
Infelizmente vemos a educação no Brasil sofrendo com diversas trocas de poder na briga pelo “domínio” a busca do troféu, triste que percebo a formação escolar sendo muitas vezes utilizadas apenas para manipulação e controle de um grupo circunscritos de interesses particulares, perdendo muitas vezes a essência de sua finalidade que é construir no aluno a habilidade de selecionar a informação de maneira responsável e a habilidade de buscar informação que não lhe foi solicitada.
Então temos a escola como participante, uma ferramenta educativa, como saber então nosso papel de cidadão se opondo a influencias de poderes que muitas vezes são mais destrutivos que construtivos? Claro que a resposta é o pensamento crítico, os alunos precisam aprender que haverá horas que terão que pagar o preço de buscar a verdade a solução e as respostas por conta própria.
Tive a infeliz experiência em minha vida de ter por alguns anos passados por escolas públicas que além de extremamente precárias são verdadeiros “BIG BROTHERS MALIGNOS”, onde apenas uma parte do grupo docente estava interessada de levar a educação de forma concisa, muitas vezes tendo deparado com professores seguindo normas de uma AUTARQUIA chamada MEC, que infelizmente dita completamente as regras do material de estudo para formação de base, que visa atender apenas a necessidade individual do próprio estado, sendo então alvo de manipulação e interesse, então temos um veículo de comunicação escolar extremamente obsoleto, um sistema prussiano de disputa, favoritismo, afim de atender uma demanda mínima para atender processos industriais, desenvolvendo a educação dentro de uma estrutura limitada.
Devido a essa terrível experiencia, venho dedicando-me a uma série de estudos, autodidata, sobre a educação e a formação de profissionais, ao longo de quase oito anos acompanhando o partir de um observador de um líder, há uma grande necessidade das pessoas de um “aconselhador” pois em toda sua vida tiveram pessoas lhe dando o que deveria fazer, estudar e pensar, e em um determinado momento encontram-se sem rumo para sua vida, sem respostas, não conseguem construir um senso crítico e desenvolver suas próprias vidas a partir de um pensamento genuíno, então o curso de licenciatura em filosofia é parte de uma missão em ajudar dentro do processo educacional e escolarização para formação de futuros membros de uma sociedade crítica, capaz de avaliar e tomar decisões a partir de observação, primeiramente do próprio comportamento, e em seguida do ambiente de sociedade que vive, como participante de um cultura ser capaz de avaliar, decidir, buscar e selecionar informações corretas, opondo-se a falsas falácias e entrando em ação na busca de um aprendizado verdadeiro.
Então tenho como missão de educador por hora informal, a missão de retirar este cidadão de um ambiente de conforto e aceitação, levando-o a caminhar em suas próprias ideias a partir de um olhar crítico, investigativo e conclusivo. Sendo assim a construção de um homem em sua essência moral, ontológico e individual, e um homem, social, ético, responsável, que busca a aprimoração de suas ações e o aperfeiçoamento de sua sociedade.
PERDAS E GANHOS
REFLEXÃO
A cada momento perdemos alguma coisa; e ganhamos outras. É a lei natural da compensação; que nos acompanha. Até não termos mais, nada para ganhar, ou perder.
Em muitos casos não sabemos nem o ‘quê’, perdemos ou ganhamos; muito menos quantificar o valor real (ais) de tal (ais) perda (as) ou ganho (os). Às vezes, nem é bom saber.
Nem sempre uma coisa compensa a outra; e continuamos a andar, achando ter lucros ou perdas naquilo que veio a nós ou, se foi de nós. Enganados ou não, alegres ou aborrecidos, a caminhada tem que seguir.
Há casos, que um ganho, compensa uma perda; e uma perda é melhor do que certos ganhos.
Em algum momento, iremos perder algo precioso para nós, em partes apenas; e a gente vai dizer: “Do saco, salvei o cordão”; em outros instantes, perderemos por completo o que não achávamos justo perdermos...
E dizemos: “Mais têm Deus para nos dar, do que o Diabo para levar.” Quando a situação econômica de uma pessoa não é boa, tudo faz falta para ela. Ainda mais se viver na rabeira da carência.
As perdas precisam ser trabalhadas; principalmente as maiores, pois elas mechem com os nossos sentimentos; com as nossas estruturas emocionais. Já fragilizadas pelas nossas necessidades básicas... Mas nada que não possa ser superado; com um pouco de boa vontade, fé e crença.
"É necessário perder para depois ganhar". E o ganho depois da perda é a água que amolece a dureza de um coração ressentido. Um ganho não quer dizer que seja necessariamente material: pode ser um diálogo, o bom senso, um abraço, um aperto de mão, um sorriso sincero... Uma compreensão.
Outrora, perdemos e ganhamos sem merecimento; achando ruim ou bom, era assim que havia de ser. Quando a inveja aflora achamos que somente nós merecemos ganhar. E ficamos aborrecidos com o nosso irmão ou até com Deus.
O bom é suar ou pagar o preço para conseguirmos nossos bens materiais e outros bens. Nem sempre o proprietário de um bem pagou um justo preço por ele; pois, a fraude tornou-se o caminho mais curto rumo à vantagem e a posse.
Para muitos de nós, nem sempre esse perde e ganha, que as circunstâncias oferecem-nos, há perfeito equilíbrio entre vantagens e desvantagens. Essa disparidade tem uma razão de ser, que desconhecemos.
Até que nos tornarmos mais humanos em nossas maneiras de pensar e agir. Sendo mais solidários ao próximo, e a nós mesmos, na nossa missão de perder e ganhar.
(26.03.18)
Boa noite, que esta noite seja reflexão do amanhã, que logo chega.
Que possa corrigir os erros trazendo verdades, novos caminhos e aprendizado para os dias que virão.
E que se esqueça os problemas dando solução.
Bom descanso e boa semana pra você e pra todos da família. A PAZ... Viva em paz.
Shirlei Miriam de Souza.
Esse tempo cinzento me causou uma estranha reflexão,olhando pela janela em busca de uma elucidação só tenho o revido de ouvir suas gotas caindo sobre meu chão
O sol se embuçou entre entre as núvens , não poderia mais contempla lo , sera que ele foi só? Ou se conduziu com uma parte doce de meu elemento?
Saudades do passado , quando dias cinzentos eram alegres como o sol , quando eu matutava o cinza apenas à uma cor trivial ,quando eu encarava a chuva apenas à um fenomeno habitual , e não era esta garota melancólica vivendo presa insanamente em sua própia alma
Reflexão
"NÃO HÁ DISTÂNCIA QUE ENFRAQUEÇA O AMOR ENTRE DOIS"
...Sinceramente, esta frase só é bonita na Poesia e nas Redes Sociais!
...Porque na vida Real, a probabilidade desta frase ser uma verdade é de 0,1%.
No entanto, seria tão bom se os Antibióticos pudessem curar a dor da Saudade!
Que Allaah tenha misericórdia de nós, e aproxime até Nós, as pessoas que tanto amamos!
...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade