Texto sobre Voce Mesmo

Cerca de 85879 frases e pensamentos: Texto sobre Voce Mesmo

⁠Comparações
não ajudarão
a Amazônia,
o Chaco
e a Chiquitanía
do incêndio,...
e nem mesmo
o Arco Minero;

é momento
de trégua
e união para
salvar a vida.

Estas tais
de vendas
nos olhos,
espadas,
balanças
e plumas
pesadas
espalhando
desgraças,

a história
não as fará
perdoadas,

prenderam
injustamente
heróis que
poderiam ajudar
a salvar
as nossas matas;

a justiça divina
não perdoa
quem imola
os patriotas;

A força da vida
deu a amostra:
a Colômbia
teve sacudida
a costa,
não duvide
que não seja
reação colateral.

Debaixo do pomar
de letras laranjas
pedindo pela
libertação de
tanta gente,
da campesina
dos 9 comuneros
e do General,
vou contando
o quê se passa
na América Latina.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Nada será como antes,
mesmo tendo liberado
a juíza e os estudantes.

Não há nenhum motim,
e sim há uma
grande resistência
de heróis da paciência.

Há médicos reunidos
com o povo em oração
com rosário na mão
em prol da liberação
dos presos políticos.

Do General que foi
preso inocente
e está desaparecido
não se ouve um pio,
E dele só paro de
falar quando o meu
clamor for atendido.

Se não fosse com
a intenção de libertar
desde o primeiro
dia nenhum poema
haveria escrito,
Viver a Independência,
é buscar reconciliação,
mística e libertação,
E sobretudo ter pelo
povo amor no coração.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Hoje não teve
desfile militar,
Um dia triste
como este
não há como
não lamentar.

Mesmo assim
poesia não
poderia faltar,
E doa a quem doer,
Não vou parar
de querer
saber como
está o General.

Não vou parar
de perguntar:
para onde é
que levaram
o General?
O grito do teu
silêncio infame
a mim soa
rude e gutural.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠A unidade para mim
é sermos indivisíveis
mesmo diante
das tempestades.

A luta para mim
é sermos inabaláveis
mesmo diante
dos desencontros.

A batalha para mim
é sermos incansáveis
mesmo diante
dos obstáculos.

Se somos muchos:
como permitiram
o Major atentar contra
a própria vida
pela segunda vez?

A vitória para mim é
sermos seres cheios
de amor onde
reina a crueldade.

Se somos muchos:
onde estão a lealdade,
diálogo e paz?
Perguntar não é ofensa,
Do General não vi mais
uma única imagem,
E há quanto tempo faz!

Inserida por anna_flavia_schmitt

A diáfana existência
de cada abelha
que se esforça mesmo
com todo o veneno
que neste mundo há,
ela traz a mensagem
do mundo para o mundo
que deveria buscar
como cada uma delas
cooperar, resistir
e sempre lutar para evoluir.

O coração que para
uns muitas vezes
se mantém calado,
por pura autopreservação
para não ser envenenado
por gente que vive
sem eira nem beira,
com o espírito esvaziado
e faz da bondade alheia
um campo para plantar
a marca da transgressão.

Cada abelha por todos
os lugares e rumo
à savana montanhosa
para produzir o mel
de acordo com o quê
lhe é proporcionado,
traz o signo daquilo
que entre nós já
deveria estar pacificado,
e por senso comum
deveria ser preservado.

O coração busca ser
deste jeito para
se resguardar de gente
que se perdeu, perdeu
ou deixou perder o quê
há de mais belo que
é a pureza da crença
no amor simples e original,
que é aquele que vê
sempre no luar a beleza
que encanta sem igual.

Inserida por anna_flavia_schmitt

O luar ultrapassa
o tundra alpino
que mesmo
em degelo ainda
oculta solene
o multicolorido:
floral enamorado.

E sem conseguir
fingir o quê
estou sentindo
venho confessar
apesar deste
mundo esquisito:
que de nós não
ando desistindo.

Com devoção ando
buscando sinais
que me levem
todo o dia ao mais
terno dos abraços,
e quem sabe ser
só lábios grudados
nem que seja
por um instante
ou por sutil acidente.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠No alvorecer
deste mundo
por onde uns
se vão com
vida mesmo
sem se despedir,
Sou o silêncio
que ensina a viver.

Atitudes sempre
nos mostram que
novos caminhos
hão de existir
sob todas as luas,
fortalezas e ruas,
Sou a leitura
decidida a elucidar.

Das minudências
para quem as lê
com tranquilidade
cedo ou tarde,
todas elas surgem;
e jamais devem
ser ignoradas,
Sou a opção que
fez todas apreciadas.

Para não perder
o elã com a vida
por causa de quem
diz que buscar
o refinamento da alma,
e não vale sequer
uma vogal balbuciada.

Se não for para ser amada,
sigo sob a luz do ditado:
"melhor sozinha do que mal acompanhada".

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não sei mesmo
nem quais
são as canções
que embalam
as tuas emoções,
e sem dominar
a mim mesma
vejo querendo
tudo com você.

Sem nada saber
os teus olhos
são meu único
o refúgio do mundo
onde deixaram
o sonho se perder.

Como rito interior
de paixão e amor
ouço músicas que
me tragam perto
do teu Universo,
e imagino qual é
o destino certo
que leve até você.

Nem mesmo o céu
fechado ou quando
o Sol tem se posto
me impedem de ir
rumo ao teu encontro
do lado de dentro.

A nossa distância
tem sido oceânica,
para quem nasceu
Lua de porcelana
em plena noite fria
nesta torre erguida
por minhas mãos.

Venho sendo a poeta
da carinhosa janela
onde se enamoram
pelos romances
que vivo inventando
sempre a tua espera.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠I

Saudades não será
mais uma tragédia
esquecida na Pátria
onde no mesmo dia
o riso foi arrancado.

A dor dos nossos
não comove nem
mesmo os nossos,
o meu coração
continua doendo.

Insone porque falta
o oxigênio essencial,
sobra provocação
a todo o instante
e urge todo cuidado.

O nosso drama não
comove ninguém
por todos os lados,
o meu coração
está aos pedaços.

Nesta América Latina
onde nos pisoteiam
o tempo inteiro e vidas
escapam como um
furacão entre os nossos dedos,
como as que perdidas
nos campos do Império.

As mortes banalizadas
em todos os instantes,
e tem gente que acha
que há como viver como antes.

II

Não sei mais o quê
falar onde possíveis
falsas notícias dizem
que presos políticos
civis foram levados
aos cárceres comuns.

Não sei mais o quê
falar onde possíveis
falsas notícias dizem
que presos políticos
militares foram levados
para Ramo Verde.

Perguntar até onde
foi parar o General
que está preso inocente
é falar com as paredes,
mas mesmo sem
sucesso ainda peço
confirmação ao Universo.

Nesta América Latina
viciada em indiferenças
e traições como
as sofridas por El Salvador
que brincam nas estações
com cada um dos nervos
e fazem perder paradeiros
como os de jovens na Colômbia,
e seguimos fingindo que
nada disso está acontecendo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠I

Micropoema à 30 de novembro...

Mesmo que ninguém me veja,
porque se trata de só mais um poema,
misturado no ar e entre a tropa,
(na boca do povo com toda a certeza),...
quero saber se soltaram
o General que preso não
deveria nenhum minuto estar;
não tenho nenhuma notícia
quando a Justiça vai o libertar.

II

Micropoema à 1 de dezembro...

Outros mais de duzentos já
(deveriam para casa voltar),
apenas só soltaram vinte e seis;
com um pouco mais de boa vontade
não é difícil fazer cumprir as leis,
como se encontra o General:
Socraticamente só sei que nada sei.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Deixaram entrar alguns
itens de sobrevivência
e dignidade ali entrar,
Correto seria mesmo
de uma vez por todas
é deixar o General sair,
Porque ali nem deveriam
ter permitido ele ficar.

[Liberdade! Liberdade!
Liberdade doce liberdade
Onde é que você está?]

O General é inocente,
e ninguém mais o viu
de fato pessoalmente;
Ninguém faz sequer idéia
há mais de sete meses
como na verdade ele está.

[Liberdade! Liberdade!
Liberdade doce liberdade
Onde é que você está?]

Difícil situação para
quem tem o dever
de zelar pela vida
do General e da tropa
onde faltam muitas
coisas além da compreensão,
e sobra falta de muita justiça.

[Liberdade! Liberdade!
Liberdade doce liberdade
viver sem o direito de ter não dá!]

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠És o meu hipnótico
secreto que me põe
em delírio de amor
certo mesmo sem
nenhum diagnóstico,
e assim te carrego.

Há dança dos astros
nos nossos quadris,
no olhar os sinais
que só os apaixonados
fazem por merecer,
a viração das horas
hão de nos pertencer.

És o meu único ilustre
cidadão do meu peito,
Galáxia do Cata-Vento,
te amo além do tempo
que nos coloca todo
o dia à prova e rebento.

Os arquitetados beijos
em reserva especial
permanecem do jeito
como devem estar,
para plenos serem
quando você chegar
numa linda noite de luar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Da vida nova e do Ano Novo
ninguém que escapa,
nem mesmo por intriga
ou mau tempo que os adie;
Porque o quê é do Homem
nem mesmo o bicho come.

Nos sinais do Universo
ainda busco caminhos
como nômade que
faz a sua tapeçaria
com a luz das estrelas
e te deseja sem retórica.

Por aqui tem esperança
porque ainda há muita
poesia viva em abundância
e ainda amo a minha Pátria,
e escuto bastante música
romântica sem me importar
com o quê de mim pensem.

Da Centaurus A puxo o fio
da meada e do prelúdio
que iremos nos encontrar
numa bonita noite de luar,
não sei se é por pressentimento
ou mesmo até válvula de escape,
o apelo da imigração continua vivo.

E neste corpo bonito fico imaginando
o mapa de todas as minhas rotas...

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O mundo não
aprende com
os seus erros,
e mesmo
conhecendo
a história
do Holocausto
que começou
com discursos
de ódio persiste
neles sem receio.

Gerando todos os
dias um holocausto
novo um atrás
do outro e sem pudor,
ensinando a apatia
como nobre andor.

Podem permanecer
a conta de mais
de duas centenas
de desaparecidos,
muito reagem alheios,
as dezenas de mortos
não os comovem,
porque eles não
foram os atingidos.

Flexibilizando erros
e deixando barragens
à revelia assim vamos
nos matando todo dia
sempre mais um pouco,
e até mesmo com ironia.

Cantam que o Carnaval
está proibido enquanto
choro pelos meus filhos,
e escrevo poemas sobre
e entre os escombros.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Quero ouvir
As canções
Da Pátria por
Cada lugar
Da nossa terra,
Mesmo que
Seja na hora
Do trabalho.

Não digo que
Foi, é ou tenha
Sido fácil,
Mas não aceito
Nada raso;
É por isso que
A tirania como
Modo de vida
Eu combato.

Porque vivo
De sentimento
Patriótico farto,
Como voto que
Se incorpora
Mesmo sem pedir
Todos os dias
A ser renovado.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Vesti-me dos pés
a cabeça no bom
estilo repleto
de Vyshyvankas,
Mesmo que ainda
vejo tudo indo
pelos ares junto
com os sapatos
das nossas crianças.

Insistindo em pedir
esperança para quem
sabe a manter onde
a mão não alcança,
E a nossa gente vive
sendo ilegalmente
pelo invasor presa,
julgada e torturada.

Nesta guerra que
tende vir a ser
prolongada e esta
tragédia por razões
óbvias anunciada
e que muitos fingiram
e outros tantos mais
escolheram não acreditar:

(de quem defende
o invasor prefiro para
sempre seguir afastada).

Não posso por instante
deixar o desespero
continuar me tomar
e tenho que aprender
o caminho de tranquilizar
mesmo em Zaporizhia
com mísseis instalados
em central nuclear,
A Guerra que começou
na Criméia é ali
que a paz há de se pactuar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Lajeado Grande


Com o mesmo encanto
dos primeiros moradores
pelas tuas matas verdejantes
te reverencio nesta manhã
e em todas que estão porvir,
tudo em ti norteia a certeza
única de contigo prosseguir.

Bravos brasileiros gaúchos
que te escolheram erguer
o futuro na terra ainda
são inspiração para o coração,
porque da terra ergueram
esta gentil cidade com muito
amor e uma incrível paixão.

Bravos brasileiros gaúchos
que superaram unidos
os desafios do Grande Oeste
ergueram escolas e capelas,
e gratos nunca esqueceram
das Irmãs Catequistas Franciscanas
e do Frei Bruno que todos
sabe que para o nosso povo é santo.

Lajeado grande adorada,
tu me dá sempre os melhores
motivos para sorrir porque
o quê encontro aqui
não há comparável por aí,
Nada fará com que eu saia
daqui porque o teu amor
me captura diariamente,
e o meu amor por ti é crescente.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O velho tupamaro recebeu
a medida substitutiva,
Da liberdade gostaria
mesmo é ter notícia
porque ela é merecida.

Da liberdade da tropa
e do General entra
dia e sai dia não
veio até agora
nenhuma notícia.

A diplomacia da Guiana
em fuga de realidade
em nota segue
contando a sua ímpar
fantasia esequibana.

O Deus da Guerra não
vai dançar aqui entre
a vizinhança porque
a História do Esequibo
eu conheço de berço.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Rodeio Grandiosa

Minha Rodeio é pequena
que cabe na palma da mão
e ao mesmo tempo tão
grandiosa que traz o mundo
para dentro do coração.

Minha Rodeio grandiosa
sempre por ti sou
eternamente e agradecida,
refúgio poético
da nossa Santa Catarina.

Minha Rodeio é pequena
e tem a alma feita de poema
onde o Sol sempre beija
com toda a preferência
no Médio Vale do Itajaí.

Minha Rodeio grandiosa,
é nessa sua paz que
"deito e sempre me levanto",
e é por isso que eu
te amo todos os dias tanto.

Minha Rodeio é pequena
repleta de belezas,
graças a Mãe Natureza
e plena de gentileza
da nossa gente que
é a nossa maior riqueza.

Inserida por anna_flavia_schmitt

É Natal! Porém, algumas coisas precisam ser ditas, mesmo ciente que a minha voz não pode mudar absolutamente a marcha da Humanidade.

Não há como não falar que é preciso evoluir e deixar de buscar o vício em conflitos desnecessários no cotidiano.

Não há como não clamar pelas orações e pela influência de todas as religiões para que a paz chegue na Terra Santa.

Não há como não recordar que pelo mundo afora muitos dos presentes são oriundos dos campos de concentração chineses e até agora as autoridades mundiais não fizeram absolutamente nada.

Não há como não lamentar a guerra provocada pela Rússia na Ucrânia e todas as outras guerras que não fazemos ideias que existem porque não estão recebendo cobertura da grande imprensa.

Não há como não recordar que por toda a América Latina e especial no nosso continente há um oceano de presos políticos que estão presos como Jesus foi preso por pensar diferente, sem acesso ao devido processo legal e sem saber quando as suas penas injustas irão terminar.

Não há como não recordar que se temos pouco tem sempre que tem ainda menos aqui no nosso país, na América Latina e no mundo.

Não há como deixar de falar que devemos ser tolerantes com aqueles que não gostamos, ser crescentemente mais amáveis e mais amigos um dos outros independentemente das circunstâncias que nos encontramos e como se encontra o ambiente sócio-político ao nosso redor.

Devemos ser gratos pelos aprendizados e nossos êxitos, e por ter um país lindo que nos brinda diariamente com tantas belezas naturais.

Existe um versículo bíblico que gosto muito e para mim resume o objetivo de comemorar o Natal:

"Glória a Deus nas alturas, e paz
na terra aos homens aos quais
ele concede o seu favor". Lucas 2:14

Inserida por anna_flavia_schmitt