Texto sobre Voce Mesmo
Medo de Mim mesmo???
(Um micro-conto surrealista.)
Estranha sensação de estar andando por horas a fio, sem perceber paisagem alguma. Não havia nada. Não há nada para ser visto?
Que estranho!!!
E repentinamente o tudo se faz.
O ar é pesado, o céu num misto surreal de cinza e laranja, e a frente um sem fim por caminho. Andando, andando, andan...
Uma pedra? É sim, é a minha pedra. Corro em sua direção, quero descansar na pedra. Aquela que fica no meio do caminho....
Sentei, agora estou seguro, protegido. Mas do que mesmo? Também não sei. Ah deixa pra lá, OK?
De repente a pedra se agiganta, monte, montanha. Agora estreita-se, e ergue-se tal qual um obelisco e sobe aos céus tal qual a Torre de Babel (Babel= Rebelião). Eu aqui de cima vejo tudo, vejo abismos colossais. Não, não são abismos, não passam de rachaduras no solo, meras ranhuras no solo árido. Rios, é isso são rios, olhe os corpos em curso. Corpos de que mesmo? Tanto faz, são só invólucros, apenas casulos de algo maior. Ou será que não? Hum?
O que? Eu falando? Ah sim, as estrelas, são realmente belas. Quais? As do mar? Ou as do firmamento? Que diferença faz? Se Eu quiser alcançar as do mar, lanço-me ao profundo mergulho. Se for as do firmamento lanço-me ao destemido vôo. De qualquer forma será uma bela experiência.
Este céu, este céu me amedronta, me oprime, mas também me conforta, me acolhe, gosto de estar sozinho, perdi o medo e o vento quente é gostoso.
Eu não estou bem, acho que estou alucinando!
Surgem três luzes piscantes, inicialmente muito tênues, mas logo se firmam, e começam a se movimentarem freneticamente no céu alaranjado.
O medo voltou, quero correr, mas para onde, minha pedra me traiu se Eu me mexer caio em queda sem fim...
As luzes! Elas pararam, agora rolam sobre si transformando-se, de círculos pequenos em linhas horizontais e paralelas, duas em cima lado a lado e uma logo abaixo.
Três riscos no céu, que se abrem e rasgam o firmamento. Os dois de cima assumem formas de olhos, gigantescos olhos. O de baixo assume a forma de uma boca que acompanha a proporção dos olhos, não ouso me mover, não consigo nem respirar, não tenho noção de mais nada, nem sei se estou vivo. Que horror!!!
Encarando esses olhos que me encaravam, Dês’javu. Sim Eu os conheço, são os meus olhos, meu olhar. Minha cabeça gira, estou tão confuso, onde estou mesmo?
- O que teme tanto homenzinho tolo?
A bocarra falou, e falou num coro de três vozes em uníssono. Uma grave e profunda, gutural, uma suave e aveludada, a última seca, metálica e gelada. Três vozes em uma só voz que saia de uma boca que percebi ser a minha boca. E repetiu a pergunta, tirando-me dos devaneios e me assustando novamente.
- O que teme tanto homenzinho tolo?
- Você, eu temo você, não sei o que é e me assusta.
- A sua ignorância o faz temer a si mesmo.
- Como posso temer a mim mesmo?
- Pois ainda não percebeu que sou você?
Quero acordar, me tirem daqui, estou ficando louco. E ainda não dá para fugir. Sumiu? A pedra sumiu, caindo,caindo, cain...
Minha feição voltara a ser riscos, que voltaram a ser círculos luminosos, que acompanhavam minha vertiginosa queda, em um espiral de luzes e Eu em seu centro.
Senti um impacto, mas não doeu, acho que nem senti, apenas percebi.
Levanto-me e procuro-me, as luzes sumiram. Sem roupas? Que vergonha! Estou nu! As luzes voltaram, surgem a minha frente, do nada, uma bem a minha frente, uma a minha direita e uma a minha esquerda. Tomam formas humanas, e atrás deles tronos formam-se a partir do solo.
Sentam-se, e de cabeças baixas permanecem. Eles vestem apenas uma túnica negra que lhes cobrem por inteiro.
Não conseguia ver seus rostos, nem seus gestos, pois não se moviam.
Toda essa situação continuava a ser assustadora, não havia nada entre nós a não ser o vazio, não saberia dizer se Eu estava de cabeça para cima ou para baixo, e essa situação causava-me caos. Por quê? Por que causa confusão e angústia viver uma situação onde não conseguimos nos situarmos nem ter certeza de nossa posição!
- Ouça-nos.
E mais uma vez sou tirado de meus devaneios com susto. A voz que havia falado era diferente, era uma única, era a mais grave e profunda, nesse momento quase soou paternalmente.
- Ouça-nos e guarde-nos.
A voz pertencia ao ser que estava a minha frente, sim, era a minha voz que eu ouvia, sim era a minha voz mesmo, mas bem diferente.
- Ouça-nos e guarde-nos, você precisa entender que....
- Acorda!!! Guto!!! Acorda!!!
- Hã, o que foi, o que aconteceu???
- Você desmaiou e ficou um tempão desacordado.
- Mas, mas e agora!!! Como vou saber o que Ele ia-me dizer?
- Ele? Ele quem? Será que você bateu a cabeça ao cair?
- Quer saber??? Deixa para lá você não entenderia nem acreditaria!!!
Quando juntos, nossa força é maior.
Uma força que se estende até mesmo àqueles que nada esperam,
operando em seus corações uma mudança sutil,
onde a semente é introduzida em meio a pedras e solos áridos,
e nem por isso deixará de crescer...Deixará de ser e atuar...
Quando juntos, nossa confiança dá sentido a cada passo,
pois somente quando acreditamos e somos fieis a nós e a nossa evolução interior
é que alcançamos o que parecia estar tão distante...
Quando juntos, não existe tempo para o desânimo
pois sabemos que só o ego pode ser desanimado,
e também sabemos que só o espírito reconhece e celebra a verdade...
Quando juntos, a alegria é maior
porque vejo a tua junto da minha e sendo assim,
meu coração contenta e cresce feliz...
Quando juntos, a vontade em transcender os obstáculos é mais precisa
porque encontramos em nossa semelhança a nossa beleza, a nossa luz...
Somos espelhos a refletir o que vivemos.
Então, vamos viver o melhor, para que o melhor nos fortaleça e a tantos outros também.
Vamos viver a liberdade que nos é de direito para que esta mesma liberdade possa nos libertar de tudo que ainda se enrosca nas teias emaranhadas da ilusão...
Vamos olhar com os olhos do coração e falar com as palavras da intuição...
Vamos juntos, eu e tu e seremos também todos os outros, juntos,
indo numa mesma direção...
A direção do conhecimento, da graça e da quietude.
A direção da luz, do amor e da bênção silenciosa do Criador...
Tenho medo. Medo de não ser capaz de atingir os meus objectivos. Medo de fracassar mesmo antes de conseguir dar um passo sozinha. Medo que a saudade venha e que fique de tal forma ligada à vida que tinha.
Aproxima-se o momento em que um ciclo fechará. É difícil admitir que não podemos permanecer sempre bem. A ideia de ter que aceitar novos desafios na minha vida assusta-me demasiado. Não sei se conseguirei fazê-lo sozinha.
Cada pessoa a quem me amparei até agora seguirá o seu caminho e eu...eu fico sem os meus pilares. Certamente que terei de construir outros mas...tenho tanto medo de ainda não estar preparada para esta mudança necessária.
Falsidade, e Verdadeira Amizade
É ser falso mesmo, não adianta gostar de uma pessoa, ou se diz gostar, na frente dela é uma coisa, mas quando vira as costas fala mal desta pessoa, e isso é que demonstra a tal falsidade.
Uma pessoa verdadeira sem falsidades mesmo distante ou sem conhecer dar seu voto de confiança e fala bem da pessoa, faz o outro crescer.
Já uma pessoa falsa te observa o tempo todo e logo mais para falar uma versão mentirosa, versão destrutiva, que te dar baixo astral, faz render histórias falsas contra ti. E o verdadeiro amigo , te orienta, te observa e te dar o Ombro Amigo.
O verdadeiro amigo é sem falsidades, te admira,mesmo distante, sabe reconhecer seu talento, te ajuda crescer, mesmo com pequenas coisas te faz ser um ser e não te faz o mal, só te deseja o bem. Te diz palavras de entusiasmos, ainda bem que no nosso Brasil ainda existem gente, pessoas de bem, pessoas construtivas, conheci muitas, reconheço a verdadeira amizade, é uma pessoa linda por dentro, pessoa maravilhosa.
Já os que falam mal de você, te derrota, te põe para baixo, "você não precisa de inimigo já tem um", e esses são aqueles que te invejam, te coloca derruba, fala palavras desconfortáveis, coloca defeito em tudo que você tem e logo está portando a mesma coisa ou usando, te copia o tempo todo, vai só olhar o que você tem e copia, não é original, copia sua vida, não tem espírito de bondade, em todos os sentido é completamente perverso em falsidade, ainda bem que tenho só amigos construtivos e até hoje ouso falar dos falsos e perversos, mas tenho só agradecer a Deus pelos lindos e amigos maravilhosos que tenho, mesmo distantes são amigos de corações puros!
"As vezes menina,as vezes mulher,as vezes nem sei quem sou.
Sou eu,mas au mesmo tempo não sei quem sou.Procuro felicidade no vento,amor no pensamento,mas só sinto dor.
Raiva,angustia,é tudo que sinto dentro de mim,as vezes quero gritar pro mundo,não sou feliz como queria ser,mas sou tudo aqiuilo que não queria ser.
Tenho a mesma rotina de sempre,não sei mais se sou gente,mas quero viver em um mundo melhor."
Subi ao Céu quando meu lábio ao seu veio a se encontrar
Desci ao mesmo instante porque a um segundo veio a acabar
Era os poucos segundos que tínhamos, são momentos raros
Que sem ele não posso ficar, tenho desejos, fervor, encantos e realizações, momentos raros de desejos para compartilhar e ao seu lado quero sempre estar, para que esses instantes seja encontros de pequenos segundos mais de grande prazer e que assim venhamos nos encontrar e querer sempre mais, e lhe digo que sem esses segundos não mais posso ficar.
Vida de amor e paz
Nada sai como planejamos, às vezes melhor, pior e às vezes nem mesmo saem... Um pensamento um tanto quanto complexo, porque, a vida é feita de planos e projetos e sonhos e que por alguma razão muitas vezes não dão certo. São os rumores da vida que destrói alguns pequenos detalhes que acabam desencadeando em uma grande ilusão da mesma.
Não, sonhar não é proibido e muito menos fantasiar, proibido mesmo é se iludir com coisas fúteis que a vida proporciona e se alimentar delas a cada vez que sentimos, tocamos, ouvimos, vemos enfim, sonhar as vezes se torna mais prazeroso do que viver de ilusões oriundas e abstratas.
São ilusões como essas que, muitas vezes nos cegam para as coisas lindas que a própria vida nos trás, o amor, por exemplo, tão belo, tão puro, complexo e inexplicável, que quando o enxergamos e o sentimos tudo fica “perfeitinho” na mais completa beleza e paz. Contudo, amar talvez seja a melhor das opções para se distrair desse mundo cego e ilusório, para viver na beleza infinita que é a vida de amor e paz.
Conto os dias
Esperando a noite chegar
Mesmo tendo somente a Lua
Para iluminar teu corpo
De olhos fechados sinto
Teu calor
E entrelaço meus pés aos seus
Meu todo se aquece
Esqueço de todo o resto
Respiro o ar que expiras
Experimento o sentimento através de suas narinas
Então encosto meu rosto no seu coração
E ouço as batidas compassadas junto ao meu
Vivo o sonho de te ter
E adormeço...
Tudo acontecendo ao mesmo tempo, confusa de mais para entender a falta que sinto!
Difícil definir se a "saudade" é realmente simples saudade..Ou se algo maior está por traz.
Não era para ser assim..Mas e agora o que é que se faz??
Não dá mais para voltar atrás e desfazer ou mudar tudo o que aconteceu..
Laços foram rompidos para sempre..E o que restou, não é o bastante para continuar o que se tinha antes.
Não é o suficiente viver na calmaria da rotina, o pouco já não me satisfaz mais.
Sinto agora uma sede insaciável de novidades..
De levantar da cama e não ter um dia planejado, mesmo sem eu planejar.
De um novo brilho no olhar..
Uma vida nova para se viver...Com surpresas que me façam sorrir verdadeiramente.
Nada que seja grandioso, mas que venha simples e com emoções reais.
É MESMO ASSIM
Quando tentamos entender a vida
Arriscamos-nos ao precipício de uma estrela cadente
Que perde o seu rumo
E caminha no escuro
Perdida a luz das outras.
Quem ao deslembrar saber de si
Indica a persuasão do alheio
Da vida de outros, quem?
Mergulhado em seu mar longo
Encontra o sentido que os outros navegam?
Sabemos ainda de nós, mas não sabemos do nada
E é ausência o que somos
Quando convictos disto
Conseguimos avistar uma fresta
Ainda incapaz de caber nossa visão
Somos esses passageiros sem rumo
Ciganos do cosmos estrelas desgarradas
Ora estamos em nosso perfeito sentido
Quando nos julgamos errantes
Momentos depois dentro da vida
Convencemos-nos que ela engana.
__________________
Naeno*com reservas
COMPANHIA
Tudo chega ao mesmo tempo
À mesma hora.
Lembranças repetidas
Nas suas ordens de chegada.
Quando me quieto,
Depois do ritual de preparar-me
Para deitar.
Quando ponho a cabeça
E aqueço os panos por entre o corpo
Tudo chega,
Lembranças tuas, lembranças.
Que vêm como pássaros buscando ninho
Aquecer os filhotes
Que ao dia receberam visitas rápidas,
De borboletas, restos de insetos,
Que só receberam ao bico,
Mas nenhum beijo.
E tudo chega e todos se deitam.
A cama é estreita,
Faltam lençóis pra nós.
E eu vou pegar.
Se pelo menos eles dormissem
E me deixassem solto em sonhos
Ou pesadelos de os machucar,
Rolar por cima,
E sob o meu peso,
Deles quebrarem-se
De desistirem e não mais voltarem.
E eles vem, instintivamente rindo,
Em todas as noites,
Quando da minha investida
De deitar sem ti.
De contar-me só
Num espaço hostil.
__________________
naeno*comreservas
PERTO DISTANTE AMOR
Nada fica tão longe de mim
Que não alcance em meu sonho
Mesmo que além da montanha
Mesmo que além do fim.
Teu riso dissipa tristeza
Que naquela estrela brilha
Teu riso refaz a trilha
Na qual reluz a beleza.
Como se o azul do mar
Lembrasse o branco da praia
Mordesse a manhã que raia
Quando assassina o luar.
Meu Deus que alumbramento
Essa distância sem igual
Que se impõe feito umbral
Do nosso vão acalento.
Pois a distância que tem
O bem da noite do dia
É a mesma que irradia
O teu querer no meu bem.
Naeno*
Creio em possíveis reações, desde espanto à surpresa quando se prega algo a si mesmo. E me vejo em situações que nem meu ser compreende.
Não dou minha cara a tapa por nada, não me jogo na frente de um caminhão para salvar o próximo, pois a minha vida vale mais que a dele e disso tenha certeza, amar ao próximo não significa se entregar para inúmeras situações livrando-o delas.
Tenho carinho de sobra, afeto pelas pessoas que amo, mas não deixo a entender que morreria por elas, sou boa e sorrio sempre, quando quero chorar eu rio e sem ter do que rir... E digo: "A vida é má? Olhe para a ponta do seu pé. O que vê? Não é um dedo".
Como que a alegria será alegria?
Como que eu estarei bem?
Se nós estamos tão distantes, mesmo tão perto.
Se nós somos estranhos que sabem tudo um do outro,
Como que eu sorrirei se não será você que fará?
Como que eu acharei graça se não será você que contará?
Como que eu poderei ouvir se não será você que falará?
Como que eu poderei falar se não será você que ouvirá?
Se nós somos estranhos com intimidade,
Como que eu poderei ter futuro se eu tinha certeza que seria ao seu lado?
Eu não existo, não mais...
Ou melhor ainda existo nos seus sorrisos, só nos seus sorrisos.
Você me fez gostar das coisas que você gosta
Sem nunhum esforço, apenas por que eu também gosto.
Como pode acontecer essas coisas?
Como podemos querer dizer e não poder?
Como posso ficar triste se a culpa é minha?
Como posso pedir ajuda se eu não me ajudo?
Como posso ainda esperar? Se está mais do que claro que você não virá.
Como poderia não ter sido pessimista?
Como poderia sonhar? Se eu não durmo mais.
Como posso querer respostas se elas estão nas minhas perguntas?
Como que eu posso estar vivo se eu não vivo sem você? E sem você eu estou.
Como posso não estar destruido? Se meus sentimentos não foram capaz de fazer você ficar.
Como poderia ficar triste? se você está feliz.
Por que é assim e não pode ser assim?
Como posso pedir por razão? Se não existe mais historia.
Como poderia não chorar? Se eu preciso de você.
Simples porém impossivel.
RECHEIO
O vazio ocupa o homem
Mais que a si mesmo.
Ele é a presença do nada
Por não ser que em si o tudo cabe
Por não ser que em si cabe o tudo.
O tudo completo, em forma de vida e vazio
A falta que é da própria vida.
Do homem que cabe e acolhe o invisível,
A alma se satisfaz disso...
Do homem, do que há nele e não existe
De recheio e do nada.
No entanto o homem não é o todo um nada
Que ocupa a vida, uma essência
E a falta, outra hóspede que o habita.
A descoberta da, mundo e do abandonado.
O homem é completo de vida, nada, vazio,
Vivíveis, fáceis convivas
E quando dorme, o homem e ocupa dos seus sonhos,
Sonhos que permeiam a vida, o vazio, o nada.
E se comunica, causando o caos, a tristeza,
O homem alegra-se com a vida, acordado.
Com o vazio entronizando,
Com o nada acostumado,
Com a vida que lhe deixa atormentado
_________________
naeno*comreservas
PROCISSÃO
Empurro o tempo com a barriga,
E será mesmo assim,
Que se conduz o andor tão delicado?
Não os paus nem a mão da fortaleza
Mas a imagem frágil da Santinha.
E aonde é que vai dar
A procissão comigo à frente,
Se daqui pra trás é que minha alma tende.
E deixo dia frouxo pra correr,
De mim que bulo em nada,
Nem sou incriminado por um exagero.
Santo leve que aos paus se engancha,
Se a correnteza for, como não espero,
Medonha.
Ligo os meus pensares numa linha tênue
Que faz que me liga
Mas à ponta pende,
Meu corpo monstruoso, indelicado espera,
Não me preparei pra morrer na véspera.
E sigo e toco e vou apartando o povo,
Procurando à frente, o que deixei atrás.
A na discórdia dos corpos do espaço,
Perco o meu provento,
Me perco do tempo,
Que já empurra com sua frente larga,
Do meu pé não deixa,
Minha vida não larga.
O Amor é uma vontade imensa de fazer-te feliz, talvez porque isto faça-me feliz, mesmo que soe egoísta, eu até diria que tratando-se de amor, soa mais como sinceridade...talvez porque só importo-me mesmo contigo, provavelmente um pouco dos dois...
Que confuso é o Amor, já me perco entre estas poucas possibilidades, e na dúvida, apenas te amo!
O POETA
Como não! Ser hoje mesmo
Me agarro nesta caneta
Para um poema dançar
É porque há muitos anos
Você levantava os olhos
Olhou com força pra mim
Depois levantou os braços
Me abraçou tão carinhosa.
Como não... se nem um dia
Pude esquecer-te quimera
Se a função sair batuta
Deveremos a você.
Se assente aqui, faz favor
Neste luar destinado
Às pessoas de destaque
No lugar de honra mesmo.
PEDIDO
Uma coisa peço a Deus, e peço incessantemente,
Ser na minha velhice o mesmo moço que sou
Não com o mesmo viço, os olhos no mesmo brilho,
Não com a desenvoltura física,
Com as mãos pesadas de agora,
Com os mesmos cabelos na mesma cor,
Não com a mesma voz altiva,
O andar desenvolto, com os mesmos anos que conto,
Tampouco que o tempo pare para que eu permaneça só,
Com o mesmo olhar malicioso,
Com as ambições que alimento,
Não quero ser o velho renitente contra os feitos da vida,
Não ser jovem ardente, de sonhos imediatos, meus,
Nem desejar que o mundo me veja como um prodígio,
Alguém que rompeu as leis e permanece,
Incólume às intempéries do tempo.
O que peço a Deus e já faço inconscientemente,
É ser capaz das mesmas boas ações,
Dos sonhos, do bem querer, da alegria
Que sinto com a alegria dos outros,
É ser este mesmo moço formoso,
Preparado pra declinar.
A vida e a morte
Que bom é viver!!!
Brincamos, amamos,
As vezes choramos,
Mesmo assim o bom é viver.
Sei que um dia vamos morrer,
Queria entender o por que,
Por qual motivo existe a morte??
Será que no fim,
Existe um amor, muito mais forte??
Será que morrendo...
teremos mais sorte??
Sei não viu!!!
Prefiro viver...
Vai que morrer não presta,
Se viver é uma dança,
Meu desejo...
É que nunca acabe esta festa.
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
