Texto sobre Sol
Nasce um Novo Dia
Surge o sol em brasa dourada,
pintando de luz a manhã silenciosa.
É um recomeço, uma nova jornada,
é a esperança brotando, formosa.
No peito, um sopro de fé renasce,
os medos se rendem ao sonho que cresce.
O tempo é ponte, é vento, é laço,
é vida chamando pra frente, sem passo no retrocesso.
Então vamos:
de alma aberta e olhar brilhante,
porque a vida é instante,
e amar é constante.
Nos teus olhos brilha a luz do sol,
Teu sorriso é a chama que me faz sentir o farol.
Com seu jeito sapeca, você me envolve,
Cada instante ao seu lado é um amor que se resolve.
Teus encantos são danças que embalam meu ser,
A cada risada, eu me perco em você.
Tua beleza é um verso que nunca se apaga,
E o calor do teu abraço é o que mais me embriaga.
Ah, minha Sapekinha, como você é especial!
Teu jeito espontâneo transforma tudo em carnaval.
Nosso amor é uma festa que nunca tem fim,
Com você, cada dia é um novo sonho em mim.
Quero explorar o mundo ao teu lado,
Viver aventuras e ser sempre seu aliado.
Prometo te amar com toda intensidade,
E juntos escreveremos nossa eternidade.
A Caminhada
Por: Gilvann Olliveira
Até quando chorar,
Se o amanhã vai chegar,
Se o sol vai nascer,
E a dor vai cessar?
Até quando sofrer,
Se não há mais porque,
Se a dor que eu sentia,
Se tornou em prazer?
Houve um dia de choro,
Houve um dia de pranto,
Houve um dia que morro,
Hoje é dia de canto.
Um cantar de alegria,
Um cantar do meu SER,
Um cantar de vitória,
Um cantar de viver.
De viver plenamente,
De viver como quero,
De ser independente,
De ser sempre sincero.
Uma porta se abre,
O horizonte se expande,
Surgem novos caminhos,
Onde quer que eu ande.
E assim sigo em frente,
Sob a força do tempo,
Com a certeza que a vida,
Dura so um momento.
Mas durante o percurso,
O que é mais importante,
É ter fé no sagrado,
Mesmo que a caminhada
Seja perto ou distante.
Canções ao vento do tempo
Escrevi canções com o coração sangrando,
num tempo em que ele era sol nos meus dias.
Agora leio versos que o tempo desfez,
e me pergunto por que a estrada virou bruma.
Ficaram as notas, os ecos, os refrões,
mas ele...
foi embora como poeira no horizonte.
Talvez nem saiba que vive em cada estrofe.
Choro sozinho, como a chuva na varanda,
mas lembro do riso, do jeito de amar o mundo.
Ele era lindo —
não só no rosto, mas na alma que dançava.
Essa canção é confissão e altar,
é onda do mar que quebrou em mim.
Homem feito de céu e sal,
de estrela-do-mar e alvorada.
Ele era arte sem moldura,
jazz tocado por deuses errantes,
riqueza rara colhida em jardins de sonho.
E eu?
Fiquei com a beleza que restou:
a lembrança, o verso,
e o dom de ter amado alguém assim.
*Para uma garota especial*
Seu olhar é um raio de sol,
Que aquece meu coração e me faz sentir vivo.
Seu sorriso é uma obra de arte,
Que ilumina meu dia e me faz sentir completo.
Você é a minha inspiração,
A minha musa, a minha razão de viver.
Eu amo cada momento com você,
Cada sorriso, cada olhar, cada gesto.
Seu toque é como um abraço,
Que me faz sentir seguro e amado.
Seu beijo é como um sussurro,
Que me faz sentir vivo e apaixonado.
Você é a minha estrela,
A minha lua, a minha razão de viver.
Eu amo cada momento com você,
Cada sorriso, cada olhar, cada gesto.
O que já passou...
Quando eu era criança,
Via o mundo como um caleidoscópio,
O sol refletia alegria,
tinha um olhar de esperança.
Com o passar dos anos,
tudo se tornou uma memória borrada,
via apenas os danos,
virei uma alma condenada.
Como queria voltar a ser criança,
que não tinha uma memória criada,
nem uma mente arranhada,
apenas vivia de alegria e graça.
Há um bater de asas
O sol nasce devagarinho
Seus raios lentamente aparecem por detrás do montes...
Uma brisa suave traz até mim o perfume inebriante de flores...
Mais um dia começa...
Longa será a jornada.
Eu aqui parada... estagnada.
Não tenho forças pra começar o dia...
A noite foi de completa agonia.
Partiste...
Me deixaste tão triste.
Pergunto-me: de que adianta estar pelo mundo se não estás do meu lado?
Meu coração está desconsolado.
A cortina levemente balança com a brisa que entra...
Um pássaro pousa no peitoril da minha janela...
Fica alguns segundos a me olhar com se me dissesse: ‘há tanta vida lá fora’.
Minha alma no peito chora...
Há um bater de asas...
Um bater de asas que me move... meu coração se comove...
Há vida... me decido... vou vivê-la...
Meu coração tão padecido... apertado no peito...
Minha razão: ‘levanta-te... pra toda dor sempre há um jeito’.
No silêncio do fim do dia
Silenciosamente o sol desaparece numa fenda no horizonte
Tento...não consigo... não consigo meu amor confessar
parece que só o silêncio torna possível,
possível exprimir....
só o silêncio consegue esse amor traduzir.
É tão difícil...
Vencer o silêncio?
Não... não é um silêncio pra ser vencido...
O silêncio entre nós é audível,
é todo o nosso dizível....
é visível e todo colorido.
É tão silencioso....
Entre nós tudo,
tudo é tão intensamente silencioso.
Sabe o que é tão difícil?
... a tristeza que o fim do silêncio pode causar,
estou achando mais fácil
suportar um silêncio que não para de falar...
um silêncio que não cala
porque tem medo de ouvir e não suportar.
só pra me alegrar....
Quem sabe?! No silêncio do fim do dia ouço você me dizer que pra sempre irá me amar?
... e todo meu medo dessa escuridão apagar?
Paranóia x Rotina
Quando o despertador toca a rotina acorda,
O sol aqueceu novamente pela manhã e o café também,
As buzinas cantam, o coração acelera e tudo se repete,
A tarde não passa e a feijoada de toda quarta feira desce mais uma vez,
O cansaço e a noite tem almas gêmeas e o tempo é um sopro entre o abrir e fechar os olhos do anoitecer curto,
Acordei sem acreditar que dormi, então, hoje parece ontem e o amanhã parecerá com o hoje.
Oi Pequena, bom dia!
Seu sorriso brilha e ilumina 10X mais que o Sol.
Seus olhos brilham 10Xmais que as estrelas !
Você é 10X mais cheirosa que o melhor dos perfumes.
Pequena, você é 10/10,... é meu fechamento!
Em uma era em que o amor se torna cada vez mais raro, escasso, difícil, raso em que falar sobre relações líquidas já virou até clichê, ter encontrado ou melhor reencontrado um sentimento verdadeiro em você é algo que mudou a minha vida e trouxe de volta as esperanças de que é possível sentir de verdade e ver que é possível ter esperança ainda em um relacionamento (assim espero).
Saiba que admiro você demais minha monstrinha, e quero estar sempre à altura para fazer você muito feliz ! (mesmo vc achando que não).
Sunshine eu me apaixonei por você a partir do momento em que me vi lembrando de cada detalhe do seu sorriso. Todas as vezes em que eu me lembrava de como os seus olhos são lindos, meu coração pulsava e meu corpo era dominado por inúmeras emoções.(visto que até hoje você minha pressão)
Hoje posso dizer que é amor, e melhor ainda: hoje posso olhar para você e dizer que você é meu amor.
Só queria e dizer isso !
Tenha um ótimo dia, minha Deusa.
S2 ......... Sempreeparasempre
Nos teus olhos, vejo o sol nascer,
Um brilho que me faz viver e sonhar.
Teu sorriso é a luz que ilumina meu ser,
Com você, meu amor, tudo pode brilhar.
Teu jeito sapeca, cheio de encanto,
Cada momento ao teu lado é pura alegria.
Nosso amor é como um doce canto,
Uma melodia que embala o dia.
Quando estou contigo, o tempo voa,
Cada risada é um tesouro guardado.
Teus abraços são a melhor boa-nova,
Um lar onde encontro meu coração amado.
Prometo te amar em cada amanhecer,
Ser teu apoio em cada jornada.
Com você, minha vida é um lindo viver,
Uma história de amor que nunca será apagada.
Então venha comigo, vamos juntos dançar,
Na dança da vida, entre risos e sonhos.
Sapekinha querida, você é meu lar,
Meu amor por você é infinito e risonho.
Quando o sol desaparece!
Quando o sol desaparece
A lua resplandece
As nuvens escurecem
As estrelas enaltecem
Quando o sol desaparece
Os oceanos se enfurecem
As ondas se estremecem
Os peixes se divertem
Quando o sol desaparece
As plantas enriquecem
As flores florescem
Os animais adormecem
Quando o sol desaparece
As pessoas se divertem
As ruas embelecem
O amor reaparece
Ecos da desolação
em um vale de sombras onde o sol não brilha caminhos perdidos a dor é minha filha as árvores murmuram segredos antigos sussurros de alma que não tem abrigo ecos da desolação gritos no vento a vida se arrasta eu sinto o tormento cada lágrima caída
é um peso a mais na estrada sombria não a paz
o tempo se arrasta como espectro sombrio memórias amargas em um sonho frio à noite eterna
o céu é de chumbo e cada passo dado sinto o profundo
a vida se arrasta eu sinto tormento cada lágrima caída é um peso a mais na estrada sombria não é uma paz e quando a tempestade vier me abraçar sem querer sua força me consumir devagar no abismo da mente a esperança
Se esvai
na escuridão eterna sou só apenas um cais então aceito a dor como minha amiga fiel na melodia triste que ecoa no céu enquanto a última chama se apaga em meu ser nos ecos da desolação vão renascer.
[Intro]
[Verse]
Praia iluminada pelo pôr do sol,
cores vibrantes no céu, refletindo o mar.
Passos ecoando na areia macia,
pessoas caminhando, tranquilas e calmas.
[Verse]
Um casal abraça sob o guarda-chuva,
olhando para o horizonte, sonhando com o amanhã.
O vento leva risadas e vozes,
uma melodia natural da noite, sem parar.
[Chorus]
Nessa noite na praia, sonhos se fazem realidade,
com o sol se pondo, o amor se intensifica.
E o mar brilha, refletindo nossas esperanças,
nessa noite mágica, tudo se torna possível.
[Chorus]
Pérolas de orvalho na areia,
reflexos dourados no mar, como se fossem diamantes.
A noite canta, a música do coração,
nessa noite especial, tudo se torna mais bonito.
[Bridge]
A lua cresce, iluminando o céu,
o amor brilha, como estrelas no firmamento.
Cada passo, cada risada,
nossa história, escrita nessa noite.
[Verse]
O sol se põe, mas o amor continua,
sob o guarda-chuva, promessas são feitas.
A praia é testemunha, da nossa paixão,
nessa noite eterna, o amor nunca morre.
[Chorus]
Nessa noite na praia, sonhos se fazem realidade,
com o sol se pondo, o amor se intensifica.
E o mar brilha, refletindo nossas esperanças,
nessa noite mágica, tudo se torna possível.
[Chorus]
Pérolas de orvalho na areia,
reflexos dourados no mar, como se fossem diamantes.
A noite canta, a música do coração,
nessa noite especial, tudo se torna mais bonito.
[Outro]
Trabalho manual
Poderia falar da chuva, do vento, do orvalho, do cheiro, do sol, das estrelas.
Poderia falar do meu corpo, da minha mente que sente.
Ainda assim falaria pouco.
Não sou só o meu corpo.
Assim como não sou só as minhas ideias.
Sou algo mais, como sinto, como sinto as coisas.
Sempre estive aqui, no olhar dos rostos vermelhos e no clarão amarelo dos círculos.
Nas mãos pintadas de um líquido de breu, estas mesmas mãos que fazem algo que é feito
do mesmo material, com as mesmas características, com o mesmo tempo, a mesma
intenção, ainda assim diferente.
"POEMA: AINDA HÁ TEMPO DE MUDAR
E o dia em que o sol não nascer?
Que o mar se enfurecer,
E tudo que tinha vida morrer?
E quando o azul do céu desaparecer?
O solo apodrecer,
E tudo adoecer?
Dias terríveis virão,
Pois a natureza está virando extinção,
Tudo por causa do homem ladrão.
Respiramos esse ar
Que está um podridão
São animais mortos
Espalhados pelo chão.
As folhas estão secando
Estão caindo em nossas mãos
Fumaças de cigarros
Destruindo seu pulmão.
As nossas matas desmatadas
As nossas florestas devastadas
Nossos animais pedem preservação
Nosso medo é da poluição.
A natureza está a chorar,
Gritando bem alto
Pra todo mundo acordar!"
( Giovanna Maldonado Da Silva 9ºC 14/07/2020 12:23 )
Vivo no meu tempo
É claro que o abraço cura
É claro que há outros caminhos
É claro que o sol vem voltando
Mas que fique claro, que o fruto vem no tempo
É claro que todo mundo quer companhia
É claro que o amor é mágico
É claro que a primavera traz cores
Mas que fique claro, que para estar pronta tenho que ser feliz sozinha
É claro que a palavra acolhe
É claro que o olhar entende
É claro que o sorriso liberta
Mas que fique claro, que não estou me perdendo
É claro que viver rodeada de pessoas é bom
É claro que aproveitar é preciso
É claro que tudo tem consequências
Mas acontece que eu estou evoluindo...
Poema autoria de #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservados 05/09/2022 às 21:00 hrs
Manter créditos de autoria original _ Andrea Domingues
Sou matutu cesci na agricultura Trabalhando no sol de alugado,
A caneta queu tinha era o machado.
A mistura era ovo e tanajura
Sobremesa era agua e rapadura,
Minha unha eu cortava de facão
Meu café foi pisado no pilão,
A batata eu plantava o aceiro.
Sou poeta matuto e sou vaqueiro,
E a história que conto é do sertão .
Tem Dias
Tem dias que...
O sol não brilha
Para iluminar caminhos que a gente trilha
Tem dias que...
A noite não tem luar
As estrelas não brilham
Os céus se esvaziam
E o tempo, só lhe apetece pular
Pensamentos voam
Parecem remoinhos
Cada dia nasce seus espinhos
Somos peregrinos sem rumo
Por isso tem dias que percorremos
Caminhos incertos
Nossa alma fica boquiaberto
Chegando a pensar que morremos
Tem dias que...
O papel e a caneta chegam
Sendo coisas patéticas
As veias deixam de ser poéticas
E a poesia se torna feia
Perdendo deste jeito sua estética.
SAUDADE
Saudade, suspiro queixado na mente
O sol poente duma situação passada
Aquela melancolia no tempo gravada
O perdido dantes encaixado na gente
Uma poética opaca que a poesia sente
Vazio insistente, motim, a alma calada
Migalha nostálgica em uma dor selada
E, no peito a alta solidão, inteiramente
Sofrente sensação que a noite sustenta
Que espinha, apimenta e tanto inquieta
Uma angústia que embala e apoquenta
Exala um sentimento de ligação direta
Ao sofrimento, o ocaso que desorienta
Um tal regular versejar de todo poeta!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
12, setembro, 2022, 17’00” - Araguari, MG
