Texto sobre Sol
Metro Quadrado
Entre poeira desceu o sol
o chão que as rodas amassavam mudou de aspecto
as árvores viraram pasto e o rio tornou-se pedra,
fazendo a sede assolar a comunidade
em pouco tempo, a comida escasseou,
os animais dos produtores das cercanias morreram
e as máquinas agrícolas derrubaram o que restava
Na cidade, todos assistiam à televisão falar que
o agro é pop e que aquilo era progresso brasileiro
mas só sabia a verdade quem era morto pelos madeireiros
Sem firmamento dado pela vegetação, a terra cedeu
e muita gente morreu no deslizamento
muitos se chocaram, a prefeitura disse que contratou engenheiros
e tudo estava nos “conformes”, mas isso não diminuiu a força da natureza
e o estrago feito em tantas famílias pelas perdas
Não bastaram os milhares de hectares, os homens queriam mais
eram garimpeiros, eram grileiros
até os indígenas foram embora
tiraram as onças, os tamanduás e por fim, as pessoas
Debaixo da massa de poeira que entrava pelas narinas
sufocando toda aquela quantidade de gado,
lá sobraram os culpados procurando mais algum metro quadrado.
todos os dias de manhã, quando o sol quiser raiar, estarei lá para te encontrar, celebrando a beleza simples de compartilhar a vida ao seu lado.
mas, é madrugada e o sol ainda não raiou. e eu já estou aqui, esperando por você. todos os dias, quando o dia começa, estou aqui para te encontrar, para celebrar a beleza simples de compartilhar a vida ao seu lado.
no silêncio da aurora, o mundo parece parar. é como se o universo conspirasse a nosso favor, unindo-nos em um instante mágico e intocável.
é nesse momento, entre o despertar da natureza e a expectativa do dia que se inicia, que nossos caminhos se entrelaçam. ali, na quietude que precede a agitação do mundo lá fora, encontramos o refúgio um no outro.
não importa quais desafios ou obstáculos o dia possa trazer, saber que estaremos ali, nesse encontro diário, traz uma paz incomparável.
o sol, testemunha silenciosa de nossa conexão, desperta a cada manhã como cúmplice dessa história que se renova a cada amanhecer. e eu estarei lá, inabalável na promessa feita, pronto para dividir sorrisos, sonhos e a eternidade de um momento que se tornará infinito na singela grandiosidade de estarmos juntos.
@26Dez023
PATRÍCIA POETA (acróstico)
Rio, 25/07/2009.
Pela manhã o sol no campo escorre,
A relva orvalhada reluz cor de ouro,
Todas as árvores se curvam à brisa;
Rendo-me observando este tesouro,
Isto mareja os olhos e a lágrima corre...
Cada pássaro retinindo festeja a vida,
Inda as vozes das águas ouço ao fundo:
A cachoeira que canta e encanta,
Pondo pra bailar as gotas que levanta.
O vate observa este tão belo mundo
E tem seu olhar voltado nesta meta;
Traz ao peito pra suave te dizer:
A poesia tu és e eu simples poeta...
SEDNAN MOURA
És Tú, sempre serás Tú
Quando nasce o dia pela manhã, você é o Sol no céu a me Encantar.
E quando a Lua de noite vem, teus olhos refletem as estrelas a Brilhar.
Quando a brisa da madrugada chega com seu frescor, ouço a tua voz no vento a Sussurrar.
Minha musa sempre serás tú, paixão eterna a se Revelar.
Teu sorriso, oh meu amor, é raio de luz a me Guiar,
Em teus braços é onde eu encontro o meu Lugar.
Caminhamos juntos, o destino a Desvendar.
No compasso do amor, a nossa música sempre a Dançar.
Minha Bela és tú, flor que desabrocha com Doçura.
No jardim da vida, és minha fonte de paz, minha fonte de Ternura.
Entre risos e sonhos, nossas vidas uma eterna Aventura.
Pois contigo a felicidade é mais intensa e a alegria é mais Pura.
Em cada verso, oh meu amor, és a minha fonte de Inspiração.
Meu Bem, és a melodia dos céus, do meu coração és a Canção.
No poema da minha vida, o autor fez com tudo Perfeição.
O meu amor é para ti e para Deus minha Gratidão.
Quando nasce o dia pela manhã, você é o Sol no céu a me Encantar.
E quando a Lua de noite vem, teus olhos refletem as estrelas a Brilhar.
Quando a brisa da madrugada chega com seu frescor, ouço a tua voz no vento a Sussurrar.
Minha musa sempre serás tú, paixão eterna a se Revelar.
- Trecho de "És Tú, sempre serás Tú".
o sol estava irradiando lá fora quando entrei e abrir a porta do apartamento de repente me deparo com alguns vizinhos de mudança para a casa ao lado , me cumprimentar e foram a diante .
Meu instinto era continuar meus afazer mais sabe quando seu cérebro lhe prega uma peça pela curiosidade simplesmente de ser educada é oferecer ajuda caso necessário a política da boa velha vizinhança .
Estava distraída lavando a louça quando diferente alguém encosta na janela , vizinha me arruma um pouco de sal meu coração gelou em segundos voltou ao seu velho a hábito pulsando por cada víscera do meu corpo o rapaz tinha um porte médio com cabelo preto de semblante alegre.
Diga apenas - Olá ,lhe entrego o punhado de sal ele volta para seu lá.
Dias depois já passamos de vizinhos a amigo de porta, limites estão cedo ultrapassar logo eu que quero passar o ar de discreta , está sentado do outro lado da mesa tomando café da manhã comigo terminamos vestiu sua roupa de trabalho me abraçou é saiu .
Meio dia antes de sair para o almoço meu celular vibra no bolso de traz da calça jeans era mensagem de Taylor .
"Odiária dizer que estou com saudades,a noite faço um jantar para você." Um leve sorriso abre no meu rosto .
“Pouco importa os entraves da vida
Se nela tenho você
A cada nascer do sol
Meu amor se renova como
O vento que sopra
Diferente do sol que vai e volta num
Ciclo sem fim
Luto para que meu amor
Na ausência do sol
Seja forte para amar-te
Como a lua é forte iluminando as noites
Mais escuras da minha solidão
As marés seguem o ciclo lunar
As chuvas sofrem alterações
Constantes
Mas meu desejo será genuíno
E seguirá perpétuo como o ciclo sem fim do sol
Amarei você com a mesma intensidade da
Estrela central do sistema solar
E com a delicadeza da lua
Perpassarei minhas mãos
No teu corpo nu”
Amor não correspondido
Numa busca incansável do amor …
No horizonte que dorme o sol …
Um homem busca , desbrada o desconhecido …
Sem saber a quem a busca …
Se realmente é correspondido …
Sua esperança, renasce a cada pôr do sol …
Que dorme com espectativa ,
De esse amor não correspondido…
De um dia desbrotar …
Pra que no resto de nossas vidas …
Havemos desfrutar…
Hoje já não é mais dia
Mas o sol jaz no teu olhar
A sombra do temor
Deu lugar a brisa
Ao canto que soou
Que celebrou por ti
Os laços que quebrou
Então corre para o teu mar
Contempla sua vastidão
Não há porque temer
As ondas e vendavais
Creia nos teus remos
Na proeza de teus rios
Que nada jamais
Te impedirá!
Memórias da vida passada.
Fortaleza, Ceará, cidade do pôr do sol
Me recordo brincando nas ruas, uma flor de girassol
Me afoguei na tempestade que o teu amor criou
Não lembro de mais nada, só do tempo que esfriou
De repente estava nublado, sem festança ou alegria
De repente estava sozinha, triste sem harmonia
O cheiro de perfume barato invadiu o que eu sentia
Aqueles olhos encantados, era tudo que queria
Abriu-se uma cratera, que foi até o fundo do mar
Me vi no meio das estrelas, o universo a me observar
Uma paz descomunal me disse que tudo acaba
Nasci em outra vida, com os teu olhos de jabuticaba
E aí eu escrevo, é libertador.
O amarelo nos lembra o sol, seu esplendor
O verde a beleza das matas , a natureza e a vida.
O azul o céu e o mar , tudo cabe em suas mãos a grandeza de Deus é tremenda.
O branco trás consigo uma paz tamanha,
e aí vem o preto com a finalização de ciclos, mas trazendo consigo um novo início desconhecido.
O vermelho nos remete a pensar no amor,
nas paixões e alegrias.
Assim como as cores é a poesia
Cada palavra é uma cor ,
uma esperança que chega ao coração do leitor.
Escolho ser luz com a minha escrita .
Escolho as cores da vida!
Escolho a gentileza e a generosidade.
Escolho a bondade e fazer o bem.
A vida é uma escolha constante
Respire o melhor que você tem.
Caso seu respirar esteja difícil,
que tal praticar o bem?
Exercícios constantes treinam o seu cérebro.
Pratique o sorrir, até virar um hábito
Depois pratique o perdão,
não se esqueça da gratidão.
Equilibre suas energias, exercitando a sua fé.
As cores representam a vida
A palavra libertação.
Em meio a tantas escritas, você chega a conclusão
Viver as cores da vida é uma grande evolução.
Poesia de Islene Souza
Quem me dera poder sentir
O pôr do sol minha pele aquecer
Ouvir tua voz o momento enaltecer
Deixar a paz do instante fluir
Separados! estamos assim
O crepúsculo que outrora nos uniu
Sol da meia-noite se tornou e nos baniu
Como a rosa vermelha carmesim
Efêmero, brevemente, fugaz
Sentimento lindo que se vai
No infinito do ápice levou a paz
Cá estamos seres viventes de luz
Um é noite, calmaria e solidão
Outro é sol, radiante que reluz
IMAGEM
Sol, sal, calor..... Mar, amor, cor....
Palavras antigas que o coração pronunciava Nos seus vinte anos....
E a alma escutava.....
Prudente, solitária, desconfiada.....
Atenta,... mas.... curiosa e impaciente Temendo aquele encontro tanto esperado....
Hoje vaga recordação do passado....
Frágil, opaca, imperceptível,...... desbotada....
Tão distante....., mas nunca esquecida......
Rotina
Põe-se o sol ao cair da tarde.
Surgem as estrelas no céu...
Vem a chuva depois da chegada de grossas nuvens...
Caem as folhas dos plátanos...
O dia segue a noite.
A noite se encerra com o amanhecer.
Sempre tudo igual...
Vem a primavera depois do intenso inverno.
Antes de montar algo se lê o Manual.
Flores se abrem.
Frutos amadurecem.
Sol que tudo aquece.
Coisas de rotina.
E, às vezes, você nem atina.
'FRAGRÂNCIA DE AVELÃ'
Você é o raio de sol
Em minha vida a brilhar
És a flor mais preciosa
Que me fez sorrir e amar
Minha vida já não é escuridão
Ao descobrir em ti o amor
Que em minha vida chegou
Mandando embora a solidão
O tempo não espera pela vida
Porque então esperar o amanhã ?
Tenho sede em tê-lo ao meu lado
Na doce suave fragrância de avelã !
Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a
lei - 9.610/98
Mergulhador
Mergulhar bem fundo e ver a luz do sol no fundo do oceano me observando. Apenas olho, sem tocar, para que sua luz não se desmanche.
Mergulhar bem fundo e sentir a luz em mim, as águas cobrindo meu corpo, a luz refletindo no meu olhar, o silêncio abraçando o alto-mar.
Mergulhar bem fundo e adormecer, despertar nos meus sonhos e nunca mais precisar voltar para encarar a realidade.
Aqui mora a paz que nunca se acaba.
Aqui mora o amor que envolve todos os corações.
Paz que acalma, amor que transborda, preenchendo tudo por dentro.
As águas são brancas, cristalinas. Não quero acordar para ver a realidade; só quero permanecer aqui, nos meus sonhos de fantasia.
Caminho
No sol quente ou na chuva forte.
Pegando ônibus para ir e voltar, andando 1,6 km até chegar.
Um caminho sem muitas movimentações de pessoas, ali só carros.
Rezando todos os dias, na esperança que talvez aquilo mudasse.
Aceitei caronas de estranhos sem nem pensar; e confesso que disso eu não me arrependo.
No lugar que ia, alguns dizia que era o "melhor local do mundo para estar". Só eu sabia o que enfrentei por estar lá; conheci pessoas incríveis outras nem tanto, momentos "únicos" confesso.
Já cheguei todo molhado por causa da chuva e todo suado por causa do sol.
Quando chegava em casa, chorava, porque tudo aquilo me destruía cada vez mais.
Comentários negativos, xingamentos ofensivos, que escutava, pessoas que não se puseram em meu lugar para me criticar.
A vontade de desistir estava estampada na cara.
A esperança morrendo aos poucos.
Não era fácil...
Mas venci, aquele caminho marcado em mim, agora é só lembrança. Faz parte de uma vasta experiência que agora levo na bagagem por outros caminhos...
A minha fé
Estou com saudades dos dias de sol...
Estou com saudades do agora que trazia um depois com gosto de mel...
Estou com saudades do seu jeito contente...
Estou com saudades de respirar sem medo do ar que iria sorver...
Estou com saudades de andar por aí e tranquilamente pelo mundo me perder.
Estou com saudades da intensidade da vida.
Estou com saudades de não sentir ansiedade.
Estou com saudades daquele tempo das laranjeiras.
Estou com saudades do cheiro do café.
Estou com saudades do tempo em que o que mais me movia e me mantinha em pé era a minha fé.
Estou com saudades dos tempos em que não sentia saudades...
Estava tudo no lugar certo.
Estávamos todos tão pertos.
O amanhã sempre parecia tão certo.
Estranho que o milagre aconteça, os sinais se apresentem no céu, no sol, na natureza e no interior do ser?
Não!
Estranho seria acreditar num Deus vivo, presente, perfeito, compassivo e amoroso e não ver milagres atestáveis, comoventes e convincentes brotar a todo instante e em todo lugar.
Eu creio em Deus. Você crê? Então, verá milagres.
༺༻
Devagar, bem devagarinho a primavera vai dando sua cara linda e cheia de sol, mas o calor… ahhh o calor ela nem se preocupa pois sabe que é você que aquece cada vez estação com o calor de seu coração.
Então, não deixe nunca de se amar!!
#ÓtimoFimDeSemana e que seu dia seja repleto de #Paz #Harmonia & #Amor.
༺༻
Tc.15032025/039
