Texto sobre Saudade Amor
A uma professora que partistes
Professora tão cedo partistes
Deixando a saudade entre nós
E em todos os seus
Foste tão guerreira em sua luta
Mas, agora estás aí com Deus
Em vida fostes a criança em colo
Foste a adolescente de sonhos
Foste a mulher que amou
Foste a mãe que destes consolo
E também a professora que ensinou
Não nos conformamos com sua ida
Mas, descanse em paz amiga querida
Descanse na eternidade com Deus
A todos nós ficará a saudade imensa
E rezaremos por ti e pelos seus
Você estará sempre em nossa lembrança!
Maria Lu T. S. Nishimura
VOU DEIXAR PARA AMANHÃ
Vou deixar para amanhã. Está saudade
Hoje vou viver a poética, seja qual for
De dor, choro ou o verso pela metade
Vou lamentar amanhã, hoje quero flor
Agora é viver o sentimento de verdade
Ter vontade, ir em frente, ter o melhor
Amador e amante, com toda qualidade
Sem censura, uma aventura sem pudor
Hoje é liberdade. Agora é o que soma
Sem hora, lugar. Aquele afável aroma
Talvez me encontre e o amor imprimir
E, assim, então, sentir a sensação luzidia
A poesia encantada de encanto e magia
Vou deixar para amanhã, hoje vou sorrir!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
13/11/2021, 19'11" – Araguari, MG
Poema para Vivi
Vinte dois dias se passou…
Tanta coisa mudou…
A saudade aumentou…
O peito apertou…
O sorriso estampou…
Ah! Tu que tanto me ensinou…
Aqui estou,
Porque a distância aflorou…
A vontade de te escrever…
O que me leva a crer…
Que temos muito o que viver…
Amadurecer…
Agradecer!!!
Brasília já não é mais a mesma!
A cidade que te receba…
Os novos amigos, te enalteça…
Que você cresça…
E receba tudo o que almeja!
Novos capítulos escritos…
Nem todos encaixam nos requisitos…
Sem saber que internamente há gritos…
Como meteoritos…
Mas um dia alguém entenderá este gabarito…
Somos nós…
A sós…
Com vários nós…
Pensando no após…
Escutando nossa voz…
Lembrando sempre,
Que o hoje é o maior presente…
E o tempo passa inexoravelmente!
Sei bem que tu és resiliente…
Uma sobrevivente!
Te admiro incondicionalmente!
12 de Setembro de 2021.
Saudade ontem de mim
Atrás de poesia caminho segredando confissões retraídas,
silenciosas e enclausuradas.
Juntando, palavras soltas, soletrando silabas,
rimas em gestos e canções.
Remendando sentimentos nos silêncios das madrugadas,
ataviados, rebuscados, confidentes.
Em tempos de chuvas e estios, lua cheia e ventanias,
conversas soltas no sereno das calçadas.
Carrego pipocas, sacos de algodão-doce, mimos açucarados,
enviesados, embrulhados, entesourados de sonhos.
Costuro retalhos, pedaços de vidas e vendavais,
afetos, pessoas e estradas.
Intervalando pensamentos acanhados, renitentes,
queixosos, solitários, e insistentes.
Nas lembranças do de repente, escrevo memórias,
impregnadas de gente, vidas e solidão.
'ILUSÃO'
Quando menos esperei
Vi o sorriso se apagando aos poucos
A saudade que invadia o peito
Enquanto as lágrimas escorriam pelo rosto.
Enquanto dentro de mim explodia de tristeza o coração por um amor que foi e
Nunca mais voltou
É como se minha vida tivesse
indo no vento forte da tempestade, no furacão que passou
Ainda bem que existe a esperança , uma ilusão que nos acalma
Enquanto a alma grita no silêncio de dor .
Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a lei - Federal 9.610/98
Estrada da lembrança
Pelas estradas o aroma dos teus beijos despertou em mim a saudade, junto à perfeita missão do tempo que é incansável me deixou mais uma vez sem respostas, de alguém que mora dentro de mim. Já não acredito em esperar por entender que tudo passa, e ter a infeliz lembrança que a estrada nos distancia e leva nesse caminho o gostoso cheiro teu. Imaginação cruel despertar a saudade de você, que não me avisa dos teus iguais pensamentos, certo que ficou algo de mim em te, porém sei que isso não se trata de sofre porque só vivemos as alegrias e cego fomos a tudo que nos impedia de viver o que é só amor e nada mais.
É uma saudade que aperta, o pensamento que não pára na busca incessante de ver e ter você.
Sentir seu toque, beber do seu beijo, encostar no seu corpo inteiro, ter e te dar prazer.
Você é a paz que me alimenta , o combustível que me ativa, a pureza e a simpatia regados de paixão
O olhar que me desnuda, o sorriso que me desconcerta, a espera mais que certa do que é fogo e coração.
Homem forte, homem leal, humano e de uma bondade sem igual. Me conquistou de um jeito profundo me fazendo querer viver com urgência esse nosso novo mundo
Ao seu lado a noite é dia, o tempo pára e da lugar às fantasias,
Travessuras? Ilusões?
Sim, porém ao lado de quem se ama elas só serão doces e verdadeiras e não intensas e passageiras, porque nada é por acaso e você estará pra sempre no meu colo, mente e abraço.
Eu amo você. ❤
Sorrio quando a dor da saudade te tortura, te atormenta
Sorrio ao ver teus dias cinzentos, tristonhos e vazios me pedindo
Para voltar
.
Sorrio quando te vejo no canto do quarto sozinho implorando pela quentura do meu corpo que você não tem mais
Sorrio quando passo em frente a janela do seu quarto e você me vê plena e bela ao lado de quem me dá carinho respeito e amor.
.
Só te peço uma coisa; não me ligue e nem me procure mais.
Sorrio por viver feliz
Maria Ferreira Dutra
você é minha saudade.
você é a saudade que me
leva a beber.
beber cachaça nunca bebi,
vodica também somente já
experimentei, e não gostei.
mas precisei dá um jeito
de afogar minha sólidão.
minha saudade me propõe
uma viagem sem destino,
sem lenço, sem documento
somente de bagagem vazia.
ao chegar em uma determinada
cidade que desconheço,
hospedande-me em um hotel,
pedi uma dose de uísque e
o garçom logo me serviu.
eu bebi... bebi e depois de beber pedi outra dose. o garçom trouxe varias no mesmo copo, para eu tomar, pois ele percebeu que uma só nao ia fazer efeito.
então ingeri mais uma vez, uma grande quantidade de uísque.
mais eu fiquei um pouco lúcida.
mas eu bebi tanto, tanto uísque, que embriagada eu fiquei, até parecia que eu não ia mais viver, e que eu ia ser uma defunta. mas vivi... pois os goles que eu dei não foi para morrer, mas para aliviar os maltratos
ainda sinto saudade daquele seu olhar apaixonado, daquele seu abraço que sempre me passava um conforto inexplicável.
saudade das ligações de madrugada, de nossas saídas as escondidas.
sinto falta de só ao me ver abrir aquele sorriso, o meu preferido, falta de nossos beijos longos e apaixonados, daquelas conversas curtas e locas.
mas dentre todas as coisas, ainda me pego pensando que não vou ter mais a sua mão na minha.
Eu queria voltar uns tempos atrás.
Não é por quê eu fiz coisas boas e tenho saudade.
É porque eu queria ter feito as coisas com mais calma e não ter me doado tanto assim. As pessoas gostam do que não tem.
Quem sabe poderia ter me valorizado mais e ter me amado? eu devia ter feito tanta coisa e não fiz..
SENSAÇÃO
Sagaz e singular, a saudade é sombria
e, senhora sanha, sufocante. Saboreia
ser saudosista, uma sovina que serpeia
a satisfação. Serelepe. Ao ser surrupia!
Sempre súdita e sorumbática, semeia
sobretudo severidade, no sofrer sangria
sangra ao sentir, sente o que não sentia
sacode a sabedoria e ao saber saqueia
Sopro sucinta sopra o súbito que suspira
sacode solenemente a solidão suprema
sinistramente, numa sinistra segregação
Sobre o semblante, sombra, susto e sátira
suplica a soluçar no sentimental sistema
socando o surreal na sabatinada sensação...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
06 dezembro, 2021, 11’14” – Araguari, MG
Parafrase José Rodrigues Pinagé
DESENCANTO
Pois é...
O encanto que virou desencanto
As leituras feitas
Que não deixam saudade
A sua maldade que virou pena
De quem vive em desalento
De tanto tormento
Neste mundo de quem vive
Caindo no desencanto
Pobre coitado
Não passa de um amaldiçoado
Sem o seu próprio encanto
Não lhe desejo mal
Pois tem o coração remendado
Desencanto existe, eu desencantei-me
Pela mera arrogância disfarçada
De tanta maldade em forma de pessoa e papel.
Guardo Em Mim
Guardo em mim
Uma saudade perfeita
Todo tempo ela bate e eu apanho da vida
Hoje e sempre, sempre mais forte
Os caminhos longos me cansam...
Lentamente eu prosigo
Esse caminho árduo e longo
As pernas fraquejadas sustentadas à fio
Os passos lentos vejo ao longe o doce e lindo horizonte...
Saudade
Saudade é viajar para algum lugar no passado...
De um tempo que ficou e parece nunca ter ido
Um lugar que gostaríamos de nunca ter voltado
Que guarda pedaços de um coração partido.
Saudade é a vida que grita para seguir em frente
Numa estação do tempo em que a ficamos paralisados
E o trem que passa com destinos diferentes
É rápido demais e sempre muito apressado...
Saudade é buscar nos caminhos que cruzamos
O marco que eterniza, o elo perdido...
O momento inexplicado que um amor foi rompido
Estava eu em alto mar quando a saudade bateu à porta do meu coração...
Quis ter asas e voar.
Vieram da mata as cinza das borboletas a me ajudar
tão mínimas, tão frágeis, mas cheias de compaixão,
atravessaram o mar comigo e me levaram a ponte das visões...
Então vi você, saindo do nevoeiro da solidão.
Meu coração então adormeceu naquela noite sem estrelas
E em meus sonhos te amei sem saudade e sem dor
Abraços
Recebo muitos abraços
Alguns braços abertos
Outros de saudade
E aqueles de reciprocidade.
A vida tem me mostrado
Que dá sinais
Deixa recados
Porém as vezes não são notados.
Os detalhes passam desapercebidos
Quando não fazemos a observância
E não temos o sentido
Que eles são o que fazem a diferença.
Recebi abraços
Que me acolheram e
Me restauraram.
A mão estendida
Onde antes havia dedo indicando
Acusando.
Vim sem nada para a vida
Sigo apenas caminhando
Colhendo abraços
Sorrisos
Chegadas e
Partidas.
(Gilmar Arion)
Saudade, doce e amarga, que invade o peito,
Um eco silencioso de momentos já desfeitos,
Nostalgia que transcende o tempo e o espaço,
Um laço invisível que mantém vivo o abraço.
No pulsar do coração, a saudade se entrelaça,
Um suspiro que ecoa, trazendo memórias à tona,
Em cada ausência, um sopro de melancolia,
Um vazio preenchido pela saudade que arrepia.
É na saudade que o passado se faz presente,
A eterna dança entre o que foi e o que está ausente,
É o elo que une o que já foi e o que será,
Na saudade, encontramos a essência do amar.
Um sentimento que transcende a própria existência,
Na saudade, revivemos momentos com persistência,
É a ponte entre o que se foi e o que ainda está por vir,
Um elo eterno que nos faz sorrir e também sentir.
Acho que nunca fui bom em esquecer,
Acho que sempre soube que sou mais amigo da saudade. Às vezes, inconscientemente, eu gosto quando ela acontece .
Nesse período de tentar te esquecer,
eu fiquei um tanto confuso.
Falo isso antes de aceitar que você não sairia de forma alguma.
No teu aniversário pensei em mandar algo.. queria que soubesse, através de uma mensagem boba, ou numa tentativa de fazer você sorrir..
que eu ainda me importava,
que eu ainda não havia esquecido, que eu ainda existia, e que você ainda existia nas lembranças que carrego. Cheguei a digitar uma ou duas palavras, mas aí eu lembrei e hesitei, por achar que você não quisesse se lembrar,
que queria esse tempo,
e eu me convenci de que havia mesmo exagerado, nas coisas que disse e até mesmo nas que não disse, mas deixei no ar.
Lembro de ter visto dias antes do teu aniversário,
uma frase no Instagram que dizia "Tem gente que custa pra caber no peito"
E eu lembro de ter pensado e respondido lá nos comentários " ..Que nada, tem gente que custa mesmo é pra sair"
Depois desse tempo não esperei mais, não sabia se poderia esperar também, e tive um lapso de realidade, passei a imaginar que foi o suficiente, e sempre seria o suficiente..
É como a sensação de querer que "Anne com E" tivesse uma continuação, mas depois perceber que foi até bom ter parado ali, já transmitiu tanta coisa boa.. Depois a gente percebe que parece já ter sido suficiente..
Mas, ainda que em silêncio, com uma leve e suave esperança de que uma nova temporada não faria mal nenhum :)
Eu quero ainda deixar claro uma coisa... eu não esqueci você nem um só dia, até nos dias mais agitados..
É como na carta da Adélia..
eu caí num ciclo esquisito de quando te conheci e quando deixei de saber como foi o seu dia.
Às vezes eu me pegava pensando "no que a Isabela tá pensando?", "será que ela tá bem?" (mesmo sabendo que nunca foi tão simples responder essa pergunta)..
imaginava "será que ela ainda janta sorvete e tropeça em locais públicos? Rs"
..."será que ainda lembra de mim quando ouve alguma canção específica, ou quando pensa em algo engraçado?" ( tipo como pesquisar no wikihow se pombos já nascem adultos kk)
...
E quando eu via..
já havia passado uma semana,
já havia se passado um mês,
já havia se passado um ano
E eu tinha você bem
firme na lembrança.
passei a agradecer por essas lembranças nunca terem ido embora.
Talvez a lembrança fosse mais recorrente, porque no fundo eu sabia que por mais que eu conhecesse outras garotas em toda minha longa vida, e construísse uma boa amizade...
nenhuma delas seria a isabela que eu conheci,
nenhuma delas seria você..
Lembro de andar por aí, olhar às pessoas e pensar "Será que todo mundo tem uma isabela dentro de si?", "Será que todo mundo tem alguém, que quando vem na mente, lembra com carinho?"
Ninguém vai dizer, não é? eu também não direi..
A verdade é que já aceitei que você sempre vai viver aqui, entre as linhas e os espaços de saudade e esperança.
...Ahh, eu realmente sou amigo da saudade..
Até isso aprendi a
enxergar de uma forma boa.
Sabe, não quero que se sinta, indiretamente, na obrigação de fazer algo,
quero que se sinta livre para tomar suas decisões,
como sempre fez,
assim, mesmo que acredite que possa me machucar,
isso nunca vai ser verdade, tá bom?
Não que eu não me importe com essa amizade que construímos...
...Eu quero que fique se quiser ficar, e vá também a hora
que quiser ir..
e tá tudo bem, Bela :)
é justamente por isso, é porque eu me importo,
estando perto ou não,
você estando aqui ou em outra cidade (sabe, pra ter mais oportunidades)
...A outra verdade é que eu sempre vou estar aqui, pra quando quiser conversar um monte de horas por ligação, um infinito de coisas que só a gente conversa (percebi que o tempo nunca vai mudar isso)
...
Eu prometo que vai
ficar tudo bem :')
Você sempre vai estar nas minhas recordações favoritas, vou sempre lembrar como foi bom ter sido um bobão com você ...:)
...Ah,
E isso nem é uma despedida..
pode chegar a ser, talvez,
um novo começo ..
Obrigado por estar aqui,
de novo :)
Saudade
Saudade que fala mesmo no silêncio,
Saudade que esta presente em meio a multidão de gente,
Saudade que vem e só vai com um reencontro,
Saudade de ter mais contos e aumentar pontos,
Saudade que em poesia parece bonita, mas que sem maquiagem ninguém acredita
Saudade do sorriso, do abraço e do carinho,
Saudade da conversa, da risada e do beijinho,
Saudade de não ter que viver, mesmo que apenas um dia sem ao meu lado te ter.
Saudade!
