Texto sobre Saudade Amor
Saudade da tua risada das longas conversas na madrugada das horas infindas ao teu lado.
Saudade desaguada em meu peito fazendo-se refúgio nesse leito, aquecendo os meus dias longe da tua companhia.
Saudade que me mantém acordado esperando um sinal da tua presença, do teu interesse, um chamado num texto ligeiro.
Saudade desvelada em meus pensamentos, parando o tempo insistindo em não querer passar, separando meu breu do tua alvorada
Saudade já és minha morada num murmúrio embriagado ressoando o teu sorriso me faço de abrigo esperando a tua chegada.
Peço Perdão ...
Amigão te peço perdão, por todas as vezes que me constaste sobre a saudade da sua amada que partiu, retornando à pátria espiritual, e só consegui te assegurar que ela vivia agora a verdadeira vida, e que o reencontro de vocês está escrito nas estrelas, portanto real e inevitável.
Mãezinha, pai e filhos peço perdão a vocês, por todas as vezes que me procuraram para falar da saudade do ente querido e só consegui falar à vocês sobre a eternidade da vida, acolhimento fraterno e a certeza do reencontro na brevidade do tempo, nas esferas espirituais.
Peço perdão, por não conseguir estancar às suas feridas, sei bem que nada que possamos dizer poderá um dia "sarar" está enorme ferida que sangra o íntimo da alma.
Peço perdão, por não saber o que dizer da cama vazia, da cadeira predileta, do berço vazio, do café na mesa e da agradável companhia, dos abraços e do brilho dos olhares que com certeza completavam vossas vidas.
Se conseguirem me perdoar, agora posso dizer, que está é uma batalha do eterno combate de cada um, é uma prova que só vocês pode viver, é um combate sem vitórias, mas com certeza o mestre Jesus e os Benfeitores amigos os recompensarão com aprendizado e elevação, em sua dita verdade "Meu reino não é deste mundo".
Enquanto sofres, ergue a cabeça, lute e compreenda, nunca e jamais será uma guerra de um homem só, e sua vitória não será só sua, toda relação tem dois lados e quando nos comprometemos com as verdades eternas em resignação e sabedoria, um dia...um dia, colheremos os louros da vitória num reencontro que de tão eterno nos trará alegria e felicidade nunca vista ou imaginada, regada aos eternos cânticos celestiais nas mais belas paragens deste mundo.
SAUDADE
Saudade, suspiro queixado na mente
O sol poente duma situação passada
Aquela melancolia no tempo gravada
O perdido dantes encaixado na gente
Uma poética opaca que a poesia sente
Vazio insistente, motim, a alma calada
Migalha nostálgica em uma dor selada
E, no peito a alta solidão, inteiramente
Sofrente sensação que a noite sustenta
Que espinha, apimenta e tanto inquieta
Uma angústia que embala e apoquenta
Exala um sentimento de ligação direta
Ao sofrimento, o ocaso que desorienta
Um tal regular versejar de todo poeta!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
12, setembro, 2022, 17’00” - Araguari, MG
Nevoeiro dos Sentidos -
Os mortos dos meus mortos
trago nos sentidos,
num berço de saudade
os trago adormecidos.
Ai,saudade efemera sem paz
que vive em mim
pobre mortal de Deus nascido!
Minh'Alma sepultada
neste espesso nevoeiro
adormece os mortos
no frio dos meus sentidos,
mas se acordado
os sinto adormecidos,
despertam depois quando adormeço.
E em cada noite que me deito
liberto-me da matéria,
abraço-os, recordo-os...
Esvai-se o nevoeiro espesso
e numa imensidão aerea
sonho, acordo e adormeço.
"quasi madrugada"
Sinto-me um TODO enquanto Alma singular quando atinjo o além-forma. É o extase total desta minha Humana existência...
‘’Infância, doce infância’’
Hoje, a lua espreita, me motiva a recordar.
Ah! A saudade em mim se deita
E a infância vem-me abraçar.
-
Saudade, dos cantinhos, que fui deixando pra trás
Revivo agora, aqueles lugares, que me trazem tanta paz
Tantas aventuras, no rio, na campina…
Tantas travessuras de quando eu era menina
-
Lindas canções!
Que por horas seguidas, ouvia papai assobiar.
Reabrem-se emoções, e a nostalgia, faz-me chorar.
Tenho guardado, no intacto baú da memória
A minha infância tão bela, parte da minha história.
-
As deliciosas comidas, no fogão a lenha, que mamãe fazia,
Com tanto amor e capricho, tão bem que sabia.
Aquele leite quentinho com açúcar, farinha de milho e canela
Recém ordenhado no curral, era especial, memória tão bela.
-
Saudade de correr no pomar do quintal, daquele antigo casarão,
Que escondia tantas histórias, inclusive de assombração.
Saudade das amizades da escola, onde se preparava o futuro
Dos meninos a jogar à bola, do sorriso puro.
Onde um professor lecionava do pré à quarta série,
Onde brincávamos felizes debaixo d´uma intempérie.
-
Amigos eram tantos, não sei onde estão.
São estes os encantos, dos tempos que já la vão.
Saudades do vovô, da vovó, dos meus tios e primos
Do sentir que não estamos sós, dos abraços e mimos.
-
Doces tempos, que não voltam mais.
Sonhos desfeitos, caminhos perdidos.
Tantos, que já se foram, mas jamais serão esquecidos.
-
Oh! Meu Deus, agradeço-te a Ti
Por me permitires guardar na memória
Toda a minha história, tudo o que eu vivi.
.
Rosely Meirelles
SAUDADES
A primeira das saudades
Que eu de ti me permiti
Foi saudade dos teus ossos
Que eu nunca mais senti
A segunda das saudades
Foi aquela dos teus braços
Do calor que eu repito
Só encontrei nos teus abraços
A terceira das saudades
Foi aquela do aconchego
Da quentura da tua boca
De um mal dado e pobre beijo
Mas a quarta das saudades
Foi aquela mais comprida
Que durou mais do que o tempo
Que ainda tenho de vida
Foram tantas as saudades
Que eu de ti me permiti
Mas aquela dos teus ossos
Foi a maior que eu senti!
Lígia Maria Scarello
Quinta do Malhão -
Saudade, triste saudade,
me ficou no coração
daqueles campos sem vaidade
da Quinta do Malhão ...
Nogueiras, altas Nogueiras,
se erguiam naquelas terras
campos longos de laranjeiras
povoados de tristes pedras!
Ai saudade, triste saudade,
do cheiro a terra lavrada,
da sua infinita bondade
ficou minh'Alma marcada.
Recordo ainda aquela Nora
e seu triste Coração,
os alcatruzes eram fora
chorava a Quinta do Malhão ...
Tanta sombra, tanta Paz,
tantos sonhos e fantasias ...
Quando eu era rapaz
tinha a Alma cheia de Poesias!
E na terra macia
adormecia no chão,
voa, voa Poesia,
sonha, sonha Coração,
era assim que eu vivia
na Quinta do Malhão!
E os primeiros Amores
que minh'Alma encerra
nasceram como as flores
na memória daquela terra ...
Cada canto mos recorda,
cada tronco, a minha infância,
mas sinto ainda uma corda:
apesar já da distância,
passa sempre e morre um beijo
nesta memória em cadência ...
E das Nogueiras, folhas secas,
folhas secas, folhas mortas ...
No chão caidas, que m'importa
se secas estão as folhas mortas!
Nogueiras, altas Nogueiras,
Laranjeiras e Figueiras
que em criança me vistes,
já não podes agitar as altas franças,
guardai então os sonhos tristes
desta triste criança ...
Senhor, estas rosas que vos trago
são 'inda espasmos de quimera!
Saudade tão profunda,
feita de fria espera,
intima cera ...
Derretei-a Senhor, derretei-a!
Queimai-a neste altar!
Sequem-se as rosas,
rosas nascidas do meu penar ...
São Rosas, Senhor,
simples rosas, bem o sei!
Vermelhas, escarnecidas
ensanguentadas ...
Rosas que vos trago,
'inda presas-entre-silvas,
por tristes caules,
à brancura do luar!
Colhei-as Senhor!
Colhei-as ao passar!
Mas cuidai,
cuidai que são pejadas
de picos-d'ilusão!
Minha fria-e-funda ilusão ...
E mais do que minh'Alma vos diz,
só o que vós sentis
em meu peito sem chama.
Porem,
já ardem em mim as rosas, Senhor,
ardem, ardem mas não queimam
meu intimo chorar ...
Guardai Senhor, eternamente,
a prece das rosas que vos trago, a sangrar,
junto aos pés da Cruz do Vosso Altar!
(Prece ao Senhor Jesus dos Passos da Igreja da Graça em Lisboa onde deixei um molho de Rosas encarnadas sobre o Altar ...)
Oh noite companheira inseparável
Dos escravos da insônia e da saudade
Teu silêncio inspirador é a verdade
Que o mundo ilusório é deplorável
Nos ensina esta paz tão imutável
Faz-nos ver as estrelas da Esperança
E ser brisa tão suave que alcança
O mais íntimo sofrer do coração
É a noite a Senhora da razão
És oh noite fonte infinda da bonança.
VERDADEIRA REALIDADE
A gente desperta um dia
Viaja lá no passado
Vem aquela saudade
De algo bem guardado
Achava que tava esquecido
Toma um susto danado.
X
São tantas lembranças boas
De repente aquele espanto
Sem entender a razão
A gente cai no pranto
Revive cada momento
Vivido naquele canto.
X
Algumas só de tristezas
As lágrimas brotando
Mas chegam as alegrias
O sorriso se alegrando
E assim as recordações
Na vida vai se adequando.
X
Tudo na vida faz parte
Se guarda na memória
Tudo que se alcança
É uma grande vitória
E se segue rabiscando
Um dia se escreve a história.
X
Autoria Irá Rodrigues
CANTANDO EM VERSO A SAUDADE
Este vazio de uma poesia sem um feito
Essa lembrança poetando com espinho
É igual a uma aflição pinicando o peito
O que era a dois, depois, virou sozinho
E, os versos ardentes jazem no passado
Escrevendo a tal dor de uma despedida
A poética indigente... o poema cansado
E em cada ênfase uma emoção partida
É aperto em cada canto rimando a sina
Em compasso aflitivo que não termina
Sussurrante a uma ausência que brade
É uma linguagem suspirada da solidão
Da nostalgia, fria, do pesar do coração
Carecido, cantando em verso a saudade...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
07 outubro, 2022, 17’57” – Araguari, MG
APENAS SOMENTE
Que, apenas somente, eu tenha pedaços
De versos na saudade, hoje tão perverso
E rima perdida na quimera e no disperso
Ainda assim, são prosas de dantes, laços
Que eu tenha no ritmo, até agora, você
Sentido que, no universo, eu perseguia
A tal pureza, ter, que do sonho recendia
Ainda assim, a minha emoção, disso crê
Mas, nada é como se quer, sim, a sorte
O alento do fado, o momento, o aporte
Desenhando rumos, os ensejos, valeria
Que poete, então, histórias e admiração
Com o olhar, o gesto, amor na inspiração
E, apenas somente, poéticas na poesia...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
08 outubro, 2022, 04’55” – Araguari, MG
Tem um saudade perdida,
É minha,
Pode ser sua,
Pode ser de todos,
É a felicidade,
Pode ser maldade quando faz falta,
Na esperança que o mundo da volta,
E a mudança transforma a revolta,
E o amor fica por cima e as maguas interradas,
E a felicidade ferver os corações na presença e ações,
E a saudade e felicidade fazerem as pazes do amor.ALI.H.H
Constantemente a saudade volta e a mente independente do coração ao mundo da muita volta.
Na esperança que você volta.
Até porque até a água da nascente vai até o mar evapora vira chuva e para nascente volta.
Você pode dar volta ao mundo e aos meus braços volta.
O sol da volta ao mundo todos os dias e ilumina seus dia todos os dias e sempre volta.
A esperança e a volta são irmãs, uma é e a outra sempre utiliza a outra, para me fazer sofrer na volta da saudade.
Revolta não é de ser contra, é de volta outra vez em saudade, mil vezes lembra você, amor pedindo que volta constantemente.ALI.H.H
Estou com saudade de um olhar que tem a dimensão do mar.
Estou com uma vontade de ver o mar de beleza morrendo em uma saudade.
Estou com uma tristeza de águas profundas, e no fundo uma saudade agonizando.
Estou na corda bamba, dançando samba, sob efeito de álcool pela primeira vez.
Estou com o coração partido, entre a saudade e a tristeza, entre o bom gosto e a beleza, entre a ilusão e a razão, e tudo isso somado igual saudade. ALI.H.H
Tenho saudade da felicidade.
Ser feliz antes que acaba a idade, antes que acabe a sensatez e lucidez, antes que o fim tenha o amanhecer e a noite seja a morte.
Tenho saudade do seu inverso que é a felicidade, ao mesmo tempo seu desejo morrer em um encontro dos opostos a saudade é felicidade.
A saudade morrendo e a felicidade se realizando, somente eu tendo você felicidade. ALI.H.H
A saudade já tem idade do aisberg congelado, exposto ao sol 182 dias por ano e continua em pedra uma saudade.
A saudade já tem primaveras outonos, invernos e muitos verões, e tem muito a ver as dores e o condor.
A saudade é mais sentida que o sal e açúcar e os dois são sinônimos de carinho, os dois podem ser prazer e dor.
A saudade está madura, é de amor eterno, eternamente dura.
A saudade já tem idade, e na idade vem a experiência, e a experiência da saudade é dor prazer na morte.ALI.H.H
Saudade sal da de pitadinha não aumenta a pressão.
Saudade pouca não preciona os olhos, as lágrimas e não faz pressão no coração.
Saudade sal da de colher sobe a pressão emocional, aperta o coração, salga na emoção e os olhos choram lágrimas de sangue branco que vem do coração.ALI.H.H
Saudade nuvens, desanimo, obscuro, cara fechada, coração apertado, olhos carregados para chover lágrimas e resistindo até o relâmpago de um olhar de saudade faz chorar.
Saudade perfume, o seu perfume divino ao ser lembrado em qualquer momento se torna saudade e dor.
Saudade estrada, a cada caminhada dada pelos caminhos que lembram você se tornaram saudade.ALI.H.H
Hoje me peguei pensando em você
A saudade dói demais
A distância nos faz entender o quanto amamos, o quanto queremos estar perto
Dói demais querer abraçar e não poder, querer apenas te olhar nos olhos
Dói demais a falta que você faz, dói demais
Quando estamos juntos o tempo acelera, as horas se tornam minutos
E na esperança de voltar a te ver
Minhas noites se tornam longas
A tristeza toma conta em meio a escuridão da noite
E quando o sol nasce
Apenas a certeza que sera um dia a menos para te encontrar e dizer o quanto você faz falta, e o quanto eu te amo.....
