Texto sobre Saudade Amor
SONETO SONHADO
Sonhei que saudade de ti sonhava
Aqui pelas bandas do meu cerrado
Foi tão bom, uma pena ter acabado
Pois nele, sonho, contigo eu estava
Que pena... era um sonho sonhado
De lembranças em que a alma lava
Onde a tua falta na minha ali ficava
Em um silêncio d'um afeto amado
Sonhei hoje contigo, nem imaginava
Ter-ti tão manifesto ali ao meu lado
Num sonho, que nostalgia passava
Queria de ti, não estar desamparado
E sonhar-ti, onde só amor anunciava
Eterno sonho, eternamente no fado...
Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Janeiro, 2017
Cerrado goiano
CERNE (soneto)
Do ventre do cerrado ergui meu gemido
Estrugido duma saudade que me eivava
Furtando o fôlego duma dor que escava
O coração já aturado e um tanto dividido
Da solidão a tramontana reviu-se escrava
No cerne da sofrença no peito desfalecido
Que és de tudo escárnio no fado contido
Grito! Que ao contentamento então trava
Que labareda tal me arde no esquecido
Me remanescendo qual tétrica cadava
E me prostrando na réstia do suprimido?
E, se toda sorte aqui me falhe, és clava
A esperança, dum regresso ainda vivido
Factível, sem os que a quimera forjava...
Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Janeiro, 2017
Cerrado goiano
“Dor não... não mais”
Saudade… dor!
Em que esquina você quer me pegar?
Na esquina do coração?
Onde você se estaciona e machuca?
Não!
Por favor… não!
Eu não quero sentir mais isso.
Por tanto eu declaro.
Dor!
Eu não te pertenço mais!
Pois eu carrego dentro de mim… um infinito e…
… grandioso amor.
Aquele amor que apaga qualquer outro sentimento.
Amor!
Somente amor.
Aquele que aprendi a sentir por quem aprendi a amar.
Aquele que me ensina… o caminho que devo trilhar.
Dor!
Eu aprendi a renunciar você...
...por conta desse amor.
E sabe o que eu quero pra hoje e para sempre?
Tudo!
Tudo o que tiver amor.
Aquele belo e maravilhoso amor…
...que me fez te esquecer.
Oh dura e cruel... dor!
Admilson
Hoje me deu uma saudade de escrever...
Senti sua falta no momento em que assisti um certo vídeo... Esse vídeo me fez pensar, pensar se estamos certos em ficar longe um do outro... Sei lá naquele momento me pareceu uma grande bobagem o que estamos fazendo... Mas como sempre minhas perguntas nunca terão respostas.
LACUNA (soneto)
Solidão, de insistir-te, não és esquecida
A saudade anda exagerada em te trazer
Nem sequer és o pretexto do meu viver
Pois se a sorte é triste, alegre é a vida!
Nada neste exagero é de fato pra crer
Se há ganhos e perdas, vinda e partida
Ter desvario é querer chuchar a ferida
O vital é mistério, bom é se surpreender
Pois a mesma estória tantas vezes lida
Traz história enlouquecida ao escrever
Tudo passa, não é só subida e descida
Ai, pode voar o tempo, tempo morrer
Tudo tem princípio e o fim, na medida
E nesta metamorfose, vai o nosso ser...
Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Cerrado goiano
2017, início de janeiro
Hoje de madrugada na hora que tinha ido dormir, quis chorar. Chorar de saudade, de dor. Chorar de colocar tudo para fora. De gritar e espernear que nem uma criança quando não ganha algo. Mas claro, eu não fiz igual ontem.. Semana passada... E nem mês passado.
Não sei o que é pior... Não saber explicar e terminar falando:"Estou bem" ou guardar dentro de si mesma, com um vazio de dor.
Não se ter mais vontade de levantar e fazer algo, enfrentar a sociedade e a família com um sorriso. O que acalma mesmo é os fones e uma boa música enquanto que o mundo fica Off. Lágrimas caem sem motivos enquanto que o cérebro, por pura tortura, trás lembranças nada boas para o momento.
O mais difícil pode ser se socializar, ir trabalhar e estudar. Isso é bem difícil, quando que você não tendo vontade de fazer nada, ficar na cama sem nada. Sem celular e se for, com o wi-fi desligado e o som alto.
Alguns dizem que é coisa de vagabundo que não quer fazer merda nenhuma. Sim, temos casos assim... No entanto, 5 à 10% não são assim. Sabe o nome disso? Depressão. Bem vinda a ela. Talvez esteja e você não saiba... Ou talvez ache que está, mas não.
SAUDADE
Viajando fundo naquele passado
onde meus olhos fugiam dos teus
e minhas palavras eram silentes
à sua tez ...
Eis que ponho a me pedestar
num véu de saudades infindas
a uma espera do
seu talvez .
O tempo passou ...eu sei
Mas o teu sorriso inda faz parte
dos meus planos .
Talvez se eu tivesse cuidado
mais daquelas flores .
Hoje não veria tantos espinhos
nessa tua ausência .
Talvez não veria essa moldura
pálida desse incerto de
não lhe ter .
Talvez não veria esse deserto
em prosas e versos
ansiando lágrimas
escorrer .
Talvez não estaria aqui
nesse momento
desenhando saudades
por não mais te
ver .
Talvez...
Nesse mundo tão estranho, ali, habita os pesares de dor, de saudade, que vamos ter que aprendermos a conviver com eles, não é fácil, mas é possível, apesar da saudade ter um olhar muito triste em nossa direção...Mas, a despeito de tudo, é possível ver a minúscula chama e fazer o viável, para que ela não se apague...
Marilina Baccarat
MIRAGEM
Há uma saudade morando em mim
Uma asa de anjo passeando
Um canto de desejo suspirando
Por um amor menino que um dia perdi .
A madrugada demora e agonia
Não há ventos in meus pulsos
Não há paz in meus sentidos
Não há lua in meus olhos
Apenas o silêncio pulsando gritos , gemidos e euforia.
Uma miragem surge ao vê-lo inutilmente
E o meu peito ardente
aqui sozinha remói in sonhos nossas
juras e outroras fantasias.
Como é triste amor fechar os olhos
e encontrar com espinhos a florir saudades !
Como é triste adormecer com o desenho do teu sorriso
no porta retrato da tua imagem
Ah, como é triste ! ...
Quisera que a lua te despertasse agora
e o vento forte trouxesse de volta o teu azul .
Quisera que o relógio de outrora parasse
e todas as horas que jogamos fora ...
Tecessem agoras
com e-ternas manhãs de amor a dois.
Mas se inda lembras do meu nome ...
Por favor
Deixa-me renascer em tuas auroras .
No meu calendário o domingo tem o nome de saudade:
Lembro que os domingos eram os nossos dias favoritos para não fazermos nada. Ficávamos ali, deitados por horas a fio, na sua cama ou na minha, no seu quarto ou no meu, na minha casa ou na sua... Conversávamos sobre quase tudo, falávamos de um futuro juntos que tava tão distante e que não sabíamos que esse futuro nem ia existir. Fazíamos planos sem nenhum tipo de planejamento... era tudo tão atual e automático que nem percebíamos que poderíamos aproveitar mais um ao outro ao invés de ficar fazendo planos incertos em um terreno ilusório. Não ligávamos para o horário embora o tempo passasse tão depressa quando estávamos juntos. Lembro que sempre assistíamos algo de idiota na televisão, outras vezes só assistíamos o tempo passar... lembro das poucas vezes que te levei café na cama e das muitas que tomamos café juntos... esse era o nosso domingo, repleto de amor, de carinho... Repleto de paz que hoje parece que não existe mais. Lembro que nesse tempo tanta coisa me faltava e mesmo assim eu me sentia tão completa só pelo fato de te ter por perto, era diferente, era o suficiente! No domingo geralmente não fazíamos nada de diferente, seu plano era o meu, meu plano era o seu e o nosso plano quase sempre era não fazer nada, mas não fazer nada para a gente era tudo, pelo menos parecia ser quando estávamos juntos. Enfim... os domingos eram especiais, hoje é só mais um dia repleto de saudade do que fomos e não somos mais, do que poderíamos ser e não fomos... saudade da companhia que preenchia todo o vazio e toda a solidão que hoje briga pelo espaço que você deixou... saudade de quem eu era quando eu tava com você, de quem você era quando tava comigo, de quem éramos quando estávamos juntos... Saudade de um tempo que o tempo não apagou e que eu nem quero que pague.
Saudade e vontade
Choro em frente ao espelho
saudade, vontade e vaidade.
Hora de dormir eu abro a janela
a lua cheia me lembra ela.
Antes de dormir vou escrever
e que onde estiver você possa ler.
A letra esta feia e as mãos tremidas
nas folhas destacam
minhas lagrimas escorridas.
Caminho...
Passos lentos, arrastando as horas, conversando com a lua.
Lua que me fala da saudade que passeia pela casa e permanece em todas as coisas que ficaram...
Na comida predileta, na roupa que ainda guarda o perfume...
“cheiros que me falam de você”
Me pego sorrindo para nossas memórias...
Ouço tua gargalhada fazendo barulho nas minhas lembranças...
E a saudade invadindo os cômodos da minha alma na procura infinda por você.
Ah! A saudade
Independente da minha idade
Por ti eu vou sentir
Saudade
Um sentimento que trás tristeza e felicidade
Nos últimos tempos tenho sentido saudades tua
Teu sorriso
Teu olhar
Teu carinho
Tua companhia
Isso me dá alegria
Alegria incontestável
Você é a amável
E sonho que um dia você consiga me perdoar
Pois não pude com todas minhas forças te amar
Me desculpe
Você ainda é minha fonte de alegria
Minha fonte de tudo
Soube com você o que era amar
E pude sonhar
Sonhar algo que estava ao meu alcance
Eu tive chances
Me desculpe
Fui um tolo e rude
Apenas
Me desculpe
...
INFINITA SAUDADE
Gritos de saudade, o adeus, o desespero…
Ruminam e dilaceram aqui dentro o meu peito.
Algo me diz que você nunca vai volta.
Zumbidos estranhos, alheios me fazem chorar…
Instintivamente eu começo a recordar.
Eu fui um tolo covarde…
Longe de mim hoje está o meu amor de verdade
Louco fui de te perder, por pura vaidade…
Eu clamo a Deus e aos céus que percebas a minha sinceridade.
De ti hoje resta apenas uma lembrança…
Um dia fui teu príncipe e você foi minha criança.
Trago na boca ainda, aquele gosto do beijo teu…
Rapidamente me recordo, que esse corpo já foi meu.
Ah amor, tu não sabes a dor que invade o meu peito… Que saudade!
Dos nossos sonhos de amor…
Eu era o teu rio e você minha flor.
Onde um dia houve amor, hoje tu só tens o ódio…
Longe de mim te odiar, eu te amo e isso é óbvio.
Inseguro sei que sou, instável e talvez insensível…
Vale lembrar que tu me tinhas como um “Romântico Imprevisível”
Eu me lembro de sua cabeça recostada no meu peito.
Inflamando nosso amor, atiçando nossos desejos.
Rosto triste é o meu depois que te perdi…
Ah… Amor, me perdoe porque nossas vidas eu um dia destruí.
http://franklinsousa.com.br/infinita-saudade/
Alimentado de horizonte
Saciado de paz e tranquilidade
A saudade agora é vontade
Respirando presente e o passado ausente
vou seguindo contente
com uma boa expressão e a fé na missão.
O mundo dando sinais
que não soam banais
presto atenção e consigo ouvir
ele pede com força apenas
que eu me entregue.
Aaaah quando perdemos alguem,
O nosso mundo acaba
O nosso coração parte
E a saudade, aumenta...
É tão ruim perder alguem que amamos
que estava com a gente pra tudo
quando ouvia o nosso choro calado
Mas so de estar perto, nos fazia bem
Quando fazia nos sentir amado
Nos protegia desse mundo horrivel
Ahh se saudade matasse
Por que a idade chega?
Porque os problemas chega?
Pooooorque Meu Deus? Porque?
Oque eu faço? cade o meu anjo de quatro patas?
Por que isso acontece?
Aah saudade esta me matando
Eu o amo tanto
Quero ver ele
Quero ele comigo Deus
Ele se foi aos meus braços
Mas eu sei que ele estava sofrendo,
É tão dificil deixar ir quem amamos
Qual é o sentido dessa vida ?
é muito injusta
Porque quando ficamos velhos,
Aparece os problemas
Ohh Meu Deus
Nunca estamos preparados.
Meu bebe descansou.
Meu cachorrinho esta no paraiso.
Maldade!
Dose dobrada é essa saudade que não passa.
Queria saber o tempo que vai ficar.
Oh saudade!
Sei que o tempo passa mas esse não está passando.
Seu falso amor é nisso que penso. O que passou, passou.
Quero todo aquele tempo de mensagens.
Acordar todos os dias e saber de você.
Fecho a sua porta para nunca mais voltar.
Brisa do Vento
Você se foi,
e deixou a saudade.
Isso que digo é a pura verdade.
E é com toda a bondade,
que eu falo com sinceridade.
Que ainda lhe sinto,
Todos os dias.
Pois a brisa do vento me trás
seus encantos,
seus sentimentos e
seus pensamentos.
Assim todo o momento,
eu me lembro de você.
AGRURA
Tanta fumaça!
Nesse quadrado de lembrança...
enquanto a ausência se faz alvo
A saudade chicoteia o presente.
As lagrimas por certo...
Tentam em vão um aclive reto
e, em deslavo dos pensamentos,
o umedecer do incrível deserto.
E, essa flecha de pontiaguda lembrança
mira em tudo que esta longe
transferindo e ferindo tudo que esta perto.
Nesse ínterim...
O oásis é apenas, miragem de sentimentos
e os sonhos vagam por...
trote desgovernado de ferraduras
e por pedregulhos íngreme de pesadelos.
Por mais uma vez, o encharco do ser
é a única maneira de alvorecer
para logo, despencar no esquecido
e ver a cabeça doer sob o amanhecer.
Antonio Montes
Saudade...
É a palavra mais portuguesa, cuja noção é muito difícil de traduzir numa língua estrangeira. Quanto a mim o que a saudade transmite vai muito para lá do que outra expressão consegue dizer. Na saudade, exprimem-se sentimentos de nostalgia e tristeza. Emoções, fruto de recordações e memórias, embrulhadas em papel bonito com um laço a condizer. A saudade deixa marcas, tira o fôlego, fruto da insatisfação e angústia. Mas a saudade também suscita alegrias e acelera o ritmo cardíaco, porque nos remete para aquilo que já se assistiu, já se viveu e já se conheceu: tudo o que se quer ter de volta. A saudade será sempre presença.
