Texto sobre Mulheres
A semiótica, em sua produção de sentidos, de significados, e da criação de uma imagem, que se configura através da análise do observador e do que é observado, nos mostra o quanto a fotografia é uma ferramenta poderosa para a auto percepção do ser humano. Com poderes absurdamente terapêuticos. Enquanto fotógrafos, ajudamos o outro a se descobrir através do nosso olhar. É terapêutico, é sinergético e tem o poder de curar. Se uma imagem se produz no seu cérebro após ver algo, é tudo explicado pela semiótica, esta ciência de todas as formas incríveis da linguagem. Por isso para cada ser humano, o significado de uma imagem produz diferentes percepções. A interpretação de um texto também. Ao fotografar uma mulher que se dedicou uma vida inteira a cuidar do outro, ela me disse, que tinha, certeza, de que não estavam ficando boas as fotos. Era uma externa. Ao pôr do sol. Parei por um instante, mostrei no visor o que eu estava vendo, uma captura que havia acabado de fazer dela. Ela se espantou. Chorou. Me disse, essa sou eu? E nesse momento, nesse exato momento, ela se vendo, ali, crua, sem edição, somente ela ao sol, foi ali, bem ali, que algo mudou, que uma chave virou, para sempre. Ela se ressignificou. Pois se permitiu. A imagem que ela havia formado de si ao longo dos anos, não vinha do olhar dela, e, sim, da falta do olhar do outro que a legitimasse como bela. Como seres sociais que somos, precisamos sim, além do espelho, daquele olhar que acolhe, daquele olhar que não julga, e nos devolve à nossa essência. E ali ela se viu. Solta e bela. Coberta pelo sol e pelo amor.
Adriana Adam
RP 3694
EU DEVIA APRENDER A ME CALAR!
Hoje foi um começo. Sofri, mas creio em algum reflexivo resultado inicial. Por mais de cinco vezes, eu percebi que não deixava a minha sócia de existência encerrar um pensamento. Eu acobertava o pensamento dela com o meu. Ela falava. Eu interrompia. Ela falava; eu interrompia. Ela falava, eu interrompia. Ela falava eu interrompia. Ela falarrompia...
O machismo estrutural afeta o nosso psicológico. E isso é forte em mim. Venho enfrentando esse meu comportamento em prol do respeito humano. Eu achava que respeitava bastante, até porque fui “menino criado com vó”, e ela me ensinou a respeitar as mulheres no sentido de assédio e abuso, sexualmente falando. Porém, com o tempo, aprendi que há outros tipos de assédio e abuso.
Ao interromper uma linha de raciocínio, estou praticando abuso. Ao me achar mais inteligente em detrimento de outrem, estou praticando assédio. Esses comportamentos são tenebrosos, infelizes e não nos fazem evoluir, pois realizam a manutenção de uma pseudoautoridade e um real autoritarismo de um “status quo” machista.
A cultura e as relações com o meio, enquanto linguagem, acabam definindo pontos de vista nocivos, sem que paremos para refletir sobre a coerência dos aprendizados embutidos em nossos campos do conhecimento. Pedrinhas confundem-se com sementes, dado nada vicejar nesses terrenos do discernimento ativo. Apenas aceitamos como verdade e pronto.
“E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.” Isso consta na Bíblia, em 1Tímoteo 2:14. A mulher, pelo que parece, transgrediu, porque foi enganada. Então, se um estelionatário me enganar, eu não sou vítima dele, mas comparsa ou cúmplice na transgressão, na infração, na violação da lei?
Em 1Timóteo 2:11-15, “A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio”. Talvez, em razão de ensinamentos como esse, não tenhamos uma papisa, uma rabina ou uma aiatolá. Ou seja, os líderes máximos das religiões abraâmicas (judaísmo, cristianismo e islamismo) são homens.
Vocês podem rebater imediatamente dizendo que tais sentenças são coisas do passado. Mas o que dizer do que ocorreu em fevereiro deste ano (2021), quando Yoshiro Mori, presidente do comitê olímpico de Tóquio, disse que mulheres “têm dificuldades em ser concisas. (...) Se uma levanta a mão (para falar), as outras acham que também devem se expressar. É por isso que todas acabam falando”. Ele ainda deixou claro que o comportamento das mulheres, nesse sentido, era “irritante”. Com essas declarações, Mori recebeu duras críticas veiculadas na mídia. Ele, então, retratou-se e renunciou ao cargo. Agora é ex.
Nós, homens, em uma parte expressiva, não nos damos conta do que fazemos com as mulheres quando sem perceber lhe cerceamos a fala e nos colocamos num degrau acima.
Aliás, o ato de um homem, de forma desnecessária, interromper a fala de uma mulher tem nome: MANTERRUPTING, neologismo criado pela jornalista Jessica Bennett. Outra situação que passa despercebida ocorre quando uma mulher já explicou algo, e o homem explica de novo, como se ela não tivesse condições de ser clara ou concisa, o que pode criar um embaraço, um mal-estar ou um constrangimento. O nome disso é MANSPLAINING, termo inspirado pela americana Rebecca Solnit.
E é isso, gente!
Eu preciso terminar aqui, porque – que bom! – a minha amada está me chamando e estou ansioso para ouvir tudo o que ela tem a me dizer.
Sem interromper, aprendendo a me calar. Abrir a boca então? Só para amar!
Hoje dia 08 de Março.
Trata-se de uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, hoje e seu dia mulher , vc conquistou tantas coisas, vc hoje é o independente, as leis te protegem, lei do divórcio , lei Maria da Penha e muitas outras, vc é vitoriosa, parabéns!!!
No Genises , quando Deus fez a companheira do Adão.
Era para ela ser chamada de
M e LH o R
e na hora inverteram as vocais e ficou
M u LH e R
Você é assim, melhor, forte como uma leoparda e frágil como um beija flor.
A palavra desistir não faz parte do seu vocabulário.
Você mulher é teimosa, tinhosa e persistente, recuar quando preciso, desistir nunca , é inteligente e estrategista.
Como uma leoa asiática defendendo suas crias , o que ama dos predadores e beija flor quando deixa toda a emoção fluir em forma de carinho afeto e amor!
Feliz dia das mulheres!!🌹🌹🌹💓💓
Autor desconhecido.
Paz e amor !!!
Somos abraços
Quando bebê, abraçamos nosso cheirinho
Quando crianças, nossas bonecas
Quando nos apaixonamos, abraçamos a felicidade
Quando cuidamos da casa e da nossa família, abraçamos uma missão
Quando empreendemos, abraçamos os nossos colaboradores
Durante toda a nossa vida, abraçamos os nossos pais e os nossos filhos
Quando lutamos e mostramos qual é o nosso lugar na sociedade, a nossa força, toda a nossa capacidade e quando acrescentamos aos outros o nosso melhor, então é o mundo que deve nos abraçar.
A mulher que habita em mim, saúda a mulher que habita em você!
Mulher faz o que não se prevê.
Porque no presente ela vive o futuro.
Mulher vive de alegrias, amor, paixão, prazer e carinho.
Mulher num momento é guerreira, em outro é princesa.
Mulher num momento é corajosa e forte, em outro é frágil e delicada.
Mulheres tem a reciprocidade de ser amiga.
Mulheres tem o dom de dar sentido as coisas.
Mulheres são geradoras de vida, dentro e fora de si.
Mulheres conseguem moldar a sua própria essência, com suas escolhas e desejos.
O poder da feminilidade de uma mulher pode alterar o destino de uma pessoa e do mundo.
Mulheres tem energia pata equilibrar o universo.
Ser mulher é compreender o segredo da alma.
Mulher ilumina e dá sentido no caminho da vida.
Ser mulher é SER!
Graça e paz 🙏🙂
"O Homem mata um leão por dia.
A mulher mata, corta, tempera, serve e ainda lava a louça."
"A beleza é enganosa,
e a formosura é passageira;
mas a mulher que teme o Senhor será engrandecida "
Provérbios 31:30
Parabéns a todas mulheres !! Essas que são fonte inesgotáveis de inspiração e que infelizmente nem sempre são reconhecidas ou valorizadas como deveriam , mas aos olhos do Senhor sempre serão como pedras preciosas.
Deus abençoe grandemente
Efígie
Foi-se como um sonho,
Devaneio de prazeres proibidos,
Deusa foragida do paraíso,
Flecha que acertou o mais destemido,
Desbravador de Quimera e Basilisco,
Um lobo temido,
Que sucumbiu nas graças,
De uma predileção,
Agora resta os encantos,
Na caligem das guerras,
Na esbórnia dos lambareiros,
O cavalheiro tornou-se assisado,
De coração ameno e ponderado,
Aflorado de talentos adormecidos,
Um fabro mudado,
Sua obra aos poucos foi-se talhada,
Dotada de formas delicadas,
Fruto de paixão e inspiração,
Efígie que sobreviverá aos tempos,
Viverá aos atentos,
Encantados por seus condões,
Que embeleza, gera e transforma.
Vejam só o que o Homem está fazendo com a Natureza. Quanta fome os animais silvestres estão passando. Vocês não se importam com isso?
Destruir a Natureza é destruir a nós mesmos. Nós só existimos por causa dela, da Natureza, viemos dela. E tudo que temos de bom é ela quem nos dá.
A Natureza é fundamental para a nossa existência. Não sobreviveríamos com uma Natureza artificial. Somos humanos, não somos seres artificiais.
...
Iniciei desencarnado.
E encarnado.
Escolhi uma flor.
És Margarida.
O primeiro elo se fechou.
E o destino começou.
Na conexão de um cordão.
No poder do livre arbítrio.
Prossegui incorporado.
E decidido.
Escolhi mais uma flor.
És Girassol.
O segundo elo se fechou.
E o jardim angariou.
O branco, o amarelo.
E as bênçãos do Astro Rei.
Avancei encorajado.
E despreparado.
Busquei o meu caminho.
Esbarrei com alguns espinhos.
E concebi uma linda Prímula.
És minha primeira rosa.
Mas meu terceiro elo se quebrou.
E o jardim virou saudade
Melancolia e pétalas de lembrança.
Resisti entorpecido.
E aliviado.
Conheci mais uma flor.
És orquídea.
O meu sonho restaurou.
Atravessei o mar com ela.
E o quarto elo se fechou.
És mulher.
Seja ela qual flor.
Uma das crenças limitantes mais alimentada até hoje, é a do pecado de exposição do corpo feminino;
O Sagrado Feminino segue sendo esmagado pelo Patriarcado;
Onde se caminha nos passos da elevação espiritual, e do aprimoramento do Ser, uma foto em redes sociais, no desfrutar em meio a natureza, soa ofensiva demais diante da limitada crença machista, enraizada em mentes mediocres e podres;
O Sagrado Masculino, por sua vez, na exuberância singela de seus trages de banho, passa normalmente aos olhares da condenação;
Vivemos no séc XXI, onde a ignorância ainda tenta esmagar e sucumbir ao nada, o Sagrado Feminino, cujo o corpo é portador do mais terrível pecado, o da luxúria, e por assim decidirem por séculos que é, ainda alimentam a comparação do pudor velado com a liberdade de se ser livre das amarras, que as crenças seguem arrastando em mentes hipócritas e contaminadas, que não sabem simplesmente olhar para uma imagem, com um olhar mais puro, de naturalidade;
À sim, provocações, onde o intuito é o da exposição e oferta do que alí está revelado. Mas se isso não importa ao revelador, porque cada um não olha para dentro de sí, e tenta trabalhar toda a podridão que sua mente ainda carrega?
Observe se, observe o que você carrega aí dentro, pois sua mente pode ser mais suja que o vaso sanitário que você usa todos os dias!
"A sutileza de um abuso"
Engole teu choro;
Para de reclamar;
Cadê o sorriso na cara?
Você já tá enchendo o saco com isso;
Se não vai falar nada de bom, cale se!
Não quero saber;
Não quero ouvir;
Não tenho nada a ver com seus problemas;
Já bastam os meus;
O filho é teu, você que fez;
Resolve você;
Preciso dormir;
Nunca mais me conta nada;
Nunca mais me incomode;
Enquanto não estiver melhor nem adianta;
Não sou obrigado a aguentar você assim;
Se eu te bater pra ver se reage, ainda vão querer me prender;
Você não era assim;
Porque você está assim?
Como você é sensível;
Ahhh não vai chorar agora né?!
Não aconteceu nada;
Você que é sensível demais.
As sutilezas em algumas frases, o abuso escondido atrás de uma falsa boa vontade, uma falsa preocupação, um falso afeto.
Isso é somente o pouco que muitas mulheres suportam em seus dias.
Suportam por acharem que não há outra opção, suportam por jugar amar o agressor, por medo de seguir sozinhas, pelo medo de reagir, mesmo que com palavras e tudo se tornar físico.
A agressão psicológica é tão devastadora quanto a física, ela só é invisível. A pessoa agredida vai se tornando em um nada, se julgando um lixo inútil que só está alí para estorvar, sua autoestima se transforma em "nada", sua Alma sangra calada, com vergonha, com medo.
Os dias e as noites são intermináveis, cada ação para se levantar da cama precisa de uma força descomunal, já que aquele corpo não possui mais Alma.
E isso é somente um pouco do que aquele Ser frágil, e agora doente da Alma precisa suportar além de ter que se manter em pé, sorrindo para que os outros não percebam tudo o que se passa em seu mundo interior.
A manipulação através das palavras é sútil, a vítima só consegui perceber quando o emaranhado já tomou conta, mesmo por que, no início ela até se acha importante na vida do agressor, leva tudo aquilo como um gesto de amor e atenção por parte dele, que aquilo é somente o modo dele pra faze la reagir perante os problemas da vida.
Toma aqui os medicamentos que o médico te receitou;
Você não reage nem com estes remédios;
Você agora só quer ficar jogada nessa cama;
Você não se cuida mais;
Você não se arruma mais;
Parece que não quer mais viver;
Não liga mais pra casa, pras crianças;
Quer matar a gente de fome?
Só eu trabalho nessa casa igual a um condenado pra trazer comida;
Você não liga pra mais nada.
Não serve nem como mulher mais;
Depois quando arrumo outra vai ficar aí chorando.
Parece que nem quer mais viver!
"Sororidade"
O que falta dentro de ti, mulher?
Se você vai julgar, falar, criticar, ridicularizar e invejar outra mulher, primeiro observe quais os motivos reais te levaram a isso;
Observe com o olhar apurado, como você anda se enxergando;
Se você vai julgar outra mulher porque em seu íntimo você não se sente boa o suficiente para o mundo, olhe para dentro do seu mundo; assim você será capaz de encontrar os espaços que precisam de faxina, então poderá iniciar o desafio de se tornar uma pessoa mais agradável para sí mesma, e tudo dentro de você começa a fazer sentido, aproveite a inveja que está sentindo para avançar no seu Ser;
Quanto de cura você quer ter?
Quando você ver uma mulher cuja beleza te cause algum desconforto, comece a se olhar no espelho e se enxergar com mais amabilidade, e o principal, nunca se esqueça que a beleza é algo que independe, pois cada uma carrega sua beleza única;
Os padrões foram criados para nós mesmas nos desmerecer;
Como você quer se ver?
Quando questionar suas aptidões, se lembre de nunca se comparar, cada uma de nós trilhamos caminhos diferentes, e é por isso que cada uma se desenvolve segundo a sua necessidade no mundo;
Como você quer caminhar?
Elogios são bem vindos a todas, mas eles precisam vir de coração e admiração, e pra isso você precisa se conhecer, já vivemos muito em falsidades;
Nunca, jamais, ouse fazer nada no intuito de se mostrar para o mundo, primeiro faça por você, e isso se refletirá em tudo;
Algo te frusta agora?
Quando você deixou de ser?
Auto depreciação, auto piedade, são exatamente o oposto do que você deve fazer, você é luz em cada sorriso, cada gesto, cada querer;
Como você existe no seu mundo?
Brinque, brinque muito, ria, sorria, mas não faça piadas de/com você, sua auto imagem precisa se enaltecer;
Se auto preserve, preserve sua intimidade, eu sei que tem dias que é preciso dividir, mas este partilhar é intimo com quem realmente merece te escutar, então cuide bem do seu sentir;
Não estamos todas aqui como adversárias, inimigas, cada uma de nós vive suas lutas, suas batalhas, suas derrotas e vitórias, do cair e se erguer;
Então o que falta dentro ti?
Podemos ser tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais, carregamos nossas crias, ou não, matamos tantos leões, e seguimos de pé, cada uma se levanta em seu tempo;
Vamos ficar todas de pé?
A vida não nos dá muito tempo pra pensar, mas mesmo assim somos capazes de executar várias coisas simultaneamente, conseguimos cuidar, trabalhar, estudar, teclar, reclamar, se estressar, vivenciar o ciclo, amar...
Qual outro Ser que conhecemos pode ser capaz?
Você espera por um "príncipe encantado", ou já se deparou com um "sapo", sinto em lhes dizer, principes e sapos, vem tudo misturado, você só precisa saber o que deve merecer;
Entenda de um vez por todas, que ninguém é obrigado a preencher os seus buracos, pra você se refazer;
Quanto carregas de amor por você?
E cada vez que você olhar para uma mulher, olhe com olhos de enxergar, lembre se que ali habita outro ser muito parecido com você;
Quando compreendemos umas as outras, conseguirmos compreender a nós mesmas, e acolhemos nosso próprio Ser!
Vamos dar as mãos e crescer?
"Cura-te"
E quando uma mulher se cura, passa a ser curadora;
Quando uma mulher se cura, ela se abre para novos ciclos;
Quando uma mulher cura sua alma, ela domina seu leão interno, chamado "medo";
Quando uma mulher se cura, ela não tem mais receio de atravessar portais;
Quando ela se cura, está totalmente conectada com sua essência, com seu Sagrado;
Quando ela está curada, corrente alguma é mais capaz de a prender, e venda alguma é capaz de ofuscar sua visão;
E a luz do Dívino ilumina cada um de seus passos, cada sonho, e cada decisão;
O que leva benefícios a si, aos seus e a toda a humanidade.
Permita -se!
Ame - se, e todo o restante ressoará com este amor!
quando me calam, eu falo.
quando me falam, eu calo.
até quando seremos vítimas do falo?
quando a realidade é um calo.
klara castanho.
11 anos.
corpos violados.
direito ao aborto negado.
vítimas do patriarcado.
o que escolhemos — errado.
por nós, mulheres
nunca se calem.
tornem a nossa voz
mais alta do que a daqueles
que querem tirá-la de nós.
Bruxona
Meu reflexo em você,
uma mulher de muitas vidas
incapaz de se explicar em prosa.
Enigmática, atrai olhares de lua cheia
reluzindo antigas memórias
em corações de pedra
lapidados por uma cabalística solidão.
Faz da inteligência, vaidade
e amplifica seus condutores de energia
acendendo tudo ao redor.
Intuitiva, Bruxona, sente, arde, sabe!
Carrega uma fogueira no peito,
prestes a acender ou apagar
qualquer incêndio no coração.
O que entristece uma mulher
Não é a obrigação da casa limpa
Do quarto arrumado
Da roupa lavada
Dos filhos bem criados
O que entristece uma mulher
É o julgamento
do cabelo não escovado
Das Unhas não feitas
Das Axilas não depiladas
Dos seios caídos
Da cara cansada cansado
O que entristece uma mulher
É a obrigação de estar sempre bonita
pros outros
Enquanto caminha
Invisível
carregando o que de fato a faz bonita.
Não é o peso de educar
Não é a dificuldade de cuidar
Não é a dupla jornada
O que entristece uma mulher
É a falta de reconhecimento
A ingratidão
A solidão da jornada
A posse, que anula o amor
Ela suporta asmanhas dos filhos
A exigência do chefe
A ausência das amigas
A indiferença do parceiro
O que ela não suporta mais
É ter que correr contra o tempo
Sozinha
Abandonar os seus sonhos pelo sonho dos outros
E ter que provar, o tempo todo,
Que o tempo todo ela é forte.
Seres bastante admiráveis, frutos da providência divina, que têm estruturas lindas, delicadas, mas que no momento certo, tornam-se de aço, quando enfrentam preconceitos, obstáculos, ainda que com lágrimas nos olhos, assim, não desistem fácil.
Graças a Deus, possuem uma grande perseverança que contraria certas circunstâncias, as vezes que choram, que surtam, que estão quase sem forças, por saberem que ninguém irá lutar as suas lutas e que se Deus quiser serão abençoadas alcançando muitas vitórias.
Com um amor tão forte que floresce e faz florescer, dessarte, têm um valor que não se mede, uma sensibilidade evidente, existências motivadoras, indispensáveis, além de terem sorrisos transformadores sendo belos, doces e profundamente amáveis.
Por tudo isso e mais um pouco, graças ao Senhor, reafirmam com eficácia os espaços que lhes são de direito, mostrando sua essência, guiadas por amores, verdades e respeito, cada uma com sua importância, seus aspectos, seu jeito de cativar, então, mulheres são uma benção, uma forma genuína de Deus amar.
Mulher, um alfabeto completo!
-- Advogada, administradora, agricultora, arquiteta, arrumadeira!
-- Bailarina, bióloga, blogueira!
-- Cabeleireira, cantora, coordenadora, cozinheira, cuidadora!
-- Decoradora, delegada, dentista, deputada, desenhista!
-- Economista, ecologista, empresaria, enfermeira, engenheira, escritora, esteticista!
-- Farmacêutica, figurinista, fotografa, flautista, florista!
-- Gari, ginasta, governadora!
-- Harpista, horticultora, humorista!
-- Influencer, instrumentadora!
-- Jardineira, joalheira, jornalista, juíza!
-- Lavadeira, lavradora, locutora!
-- Manicure, mecânica, médica, merendeira, missionária!
-- Nadadora, numerologista!
-- Oleira, ourives!
-- Passadeira, pasteleira, perfumista, pianista, policial, prefeita, presidenta, professora!
-- Química, quiromante!
-- Radiologista, radialista, recepcionista, repórter, restauradora!
-- Salgadeira, secretaria, senadora, surfista!
-- Tatuadora, tesoureira, tradutora, treinadora!
-- Urbanista!
-- Vendedora, verdureira, vereadora, veterinária, vinicultora, violinista!
-- Xadrezista!
-- Youtuber!
-- Zeladora!
E mais uma infinidade de profissões, ocupações!
Diversidade de talentos!
Sim, somos nós mulheres, mulherões! Mães, donas de casa. Seja lá, de salto alto ou rasteirinha, fazemos tudo a tempo e a hora. Não importando se à meia-noite, estamos arrumando a cozinha!
Mulher… Colo que acolhe, abraço que enlaça, mãos que afagam!
Mulher… Borda e transborda! Sim, somos nós, belíssimas, absolutas. Mulheres!
Rosely Meirelles🍃
Poesia Para Elas
Cada mulher tem a sua qualidade
Por isso elas são dignas de igualdade
Tem a doçura no seu jeito
E merecem ser tratadas com respeito
Com carinho faço essa poesia para elas
Enaltecendo a importância que é o dia delas
Nenhuma mulher merece ser agredida
Ela representa a figura de alguém que no parto nos colocou na vida
E merecem respeito todos os dias
Pode ser uma mãe, uma amiga uma irmã
De todas elas eu sou muito fã
Tenho muita admiração por cada uma delas
Por isso escrevo essa poesia para elas
- Neto Coutinho
Entre o caos e a harmonia, ela caminha,
Na trilha dos dias, na pressa que a afina,
Mulher que se equilibra, que sonha e transpira,
Que nos passos de força, a vida inspira.
Desafios surgem como ventos contrários,
Mas ela avança, com olhar visionário,
Seu empoderamento é luz que ilumina,
Cada gesto, cada palavra, cada sina.
Inteligência afiada, farol em meio ao nevoeiro,
Pensamentos que voam, firmes como um luzeiro,
Protagonista da própria história, ela é a ação,
Coração que pulsa forte, em constante evolução.
Coragem é sua marca, tatuada na alma,
Enfrenta tempestades com destemida calma,
Cada queda, uma lição, cada dor, um aprender,
Na jornada incessante de viver e crescer.
Mulher que se ergue, plena, completa,
Que se refaz a cada dia, mais forte, mais certa,
Em um mundo que a desafia, ela é a criação,
Símbolo de poder, inteligência, e renovação.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp