Texto sobre Mentalidade Inteligente
O meu medo era silencioso. Porém, agora grita escancaradamente sobre minhas pupilas e deixa eminente a minha falta de experiência em segurar as pontas, e arcar com as consequências de sentimento tão pavoroso. Acordo receosa ao não te ver, mas sei que ainda está ali, em algum lugar. Por mais que não seja comigo, está em mim. E enquanto eu o manter vivo dentro de mim, nenhuma morte o sucederá. Não aqui, não pra mim.
Andando pela praia em um dia ensolarado de verão, me deparei com um pensamento repentino sobre minha vida. Parei, olhei o mar, vi que estava tudo tranquilo e calmo. Continuei a andar, e a cada passo que que dava percebia minhas pegadas que estavam constantemente sendo apagadas pelas águas do mar. Nesse momento de reflexão imaginava minha vida como sendo aquele par de pegadas que as ondas do mar não cansava de apagar, foi alí que descobri que a vida é como aquele par de pegadas. E eu continuava a caminhar e refletir, e em meio a tantas reflexões me perguntava: Se a vida é como um par de pegadas, quem seria as ondas? essa pergunta tocou_me instantaneamente e parei. Parei e respondi a mim mesmo: A VIDA É COMO UM PAR DE PEGADAS QUE VAMOS DEIXANDO NOSSAS MARCAS POR ONDE PASSAMOS, PORÉM NESSA LONGA CAMINHADA NOS PERCEBEMOS QUE MUITAS VEZES NÃO FAZEMOS A COISA CERTA E VAMOS TRILHANDO NOVOS CAMINHOS. NÓS SOMOS AS ONDAS, SOMOS OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS POR NOSSO DESTINO, CABE A NÓS TRILHARMOS CONSTANTEMENTE OU PARARMOS PELO CAMINHO E APAGAR TUDO QUE CONQUISTAMOS. Somos responsáveis por nossos destinos.
Eu estava sendo arrastada por uma maré nostálgica, ondas furiosas vinham sobre mim querendo me afogar dentro de minhas próprias águas escuras, tentava a qualquer custo submergir-me de mim mesma, das margens que criei. Estava nadando contra a onda enorme de sentimentos sufocados que queriam engolir-me. Estava sendo indo cada vez mais fundo. Os braços já cansados, a vista já embaçada. Tentava alcançar a luz, e fugir dessa fúria que me pregava dores buscava insaciavelmente águas cristalinas e tranquilas. Tentava acalmar meus sentimentos, que assim como o mar estavam em fúria. Procurava fugir do desatino que me tornei. Deixei a maré me levar. Quis mergulhar e entregar-me aquelas ondas mortais que chamavam meu nome cada vez mais alto. As águas puras então lavaram minha alma, pegaram para si todas as minhas dores. Afogaram as minhas melancolias, levaram para o fundo do mar a solidão que me cercava. Comecei então a boiar de volta a terra firme. A leveza da brisa havia me carregado. Os ventos erraram de direção e me cochicharam coisas boas no ouvido, sussurrares rejuvenescedores que me trouxeram esperanças novinhas em folha. Essa brisa que o vento carrega me reacendeu o coração e levou consigo toda dor e desordem que me aplacavam, essa brisa boa me fez acreditar de novo. Submergi-me de meus medos e receios e do toda a escuridão que me agarrava às águas furiosas e me firmei em terra firme. Olho pro mar agora, e ele parece calmo, não, não digo o mar em si próprio, mas aquele que tenho dentro de mim. As ondas agora se formam em meu favor. A tempestade já não me faz tremer. Minhas lágrimas estão cravadas no fundo do mar. Ancoro-me na felicidade, e velejo em outras águas, águas que me levam ao meu melhor. Agora posso debruçar-me inteira no mar, porque não há raso, e se acaso eu me afogar, as águas iram me acolitar.
Não precisa fingir. Ficar dizendo mil coisas sobre mim, ou falando o quanto você odeia a nova eu. Eu não acredito - e sinceramente, idiota quem acredita-. Olhe para você. Nem você acredita. Eu consigo ver exatamente nos seus olhos o quanto sente minha falta, o quanto daria tudo para voltar no tempo. Não me interprete mal, não estou me gabando. Até eu voltaria. Você sabe que sim. Você amava a ideia de ter alguém te amando e idolatrava a sensação de poder estar amando também. Mas deixa eu te contar uma coisa; Desagarra dessa liberdade, eu digo, comprometa-se. Admita que esta amando e não fique com medo - ” E se der medo, vai com medo mesmo”. Não se prenda, não se perca. O tempo custa caro quando você o perde. Tire a armadura e deixe ser atacado. Verá. Confia.
Sobre a morte: não tenho medo, tenho temor. Sabemos que todos têm sua hora, mas nunca se sabe quando é a "hora". A morte é a única certeza da vida, mas é tão incerta que nos surpreende. Morrer é uma palavra forte demais, para se usar quando alguém passa para o "outro plano", entendo que morrer é deixar de existir, e como se faz pra matar alguém dentro de nós? Como se faz pra matar o amor que fica, as lembranças, a poesia, o sorriso, o legado de alguém que amamos e que se foi? Por isso eu temo a morte, porque tenho medo de morrer para as pessoas que amo. Eu não quero "morrer", quero apenas que chegada a "minha hora" eu parta para um "plano melhor".
(...) Talvez você andou lendo sobre mim antes de me conhecer. Acho mesmo que andou ouvindo meus discos, analisando meus gostos, copiando a minha moda, porque não é possível que isso seja real. Penso que é quase um desafio encontrar alguém que sinta a mesma coisa que eu, que veja as mesmas coisas que eu, que planeje as mesmas coisas que eu. É raro encontrar alguém que te ame não pelas coisas que você mostra, mas, por aquelas que você nem percebe que tem.
Nem sobre tudo vale a pena falar com alguém. Se tivermos uma conversa sobre todos os pecados que nós vemos ou sobre toda decisão de uma pessoa com que discordamos, então nós vamos falar com as pessoas sobre isso o tempo todo. E isso não é bom para nós nem para eles. Eu acho que você pode aplicar a Regra de Ouro para cada situação e perguntar: “Se eu estivesse na situação do meu amigo, eu gostaria que ele me falasse sobre essa questão.”
Enquanto caminho, reflito. Sobre tudo que quero, sobre tudo que sou. Por isso não estranhe se me chamar e eu não responder de primeira ou se me encontrar conversando sozinha, eu tenho essas manias de pensar alto. Há quem me chame de louca, e sou confesso, mas prefiro dizer que estou aproveitando minha companhia. Coisa que muita gente não sabe fazer, talvez por falta de personalidade. Bom, por enquanto é tudo que quero fazer, caminhar ao meu lado e seguir além do limite que me foi dado.
Com os erros aprendi mais sobre os acertos. Com as pessoas vivi e revivi o significado de uma bela amizade. Com o trabalho percebi quanto eu amo o que eu faço. Com o amor, ah... com o amor, eu me senti grande, realizada e descobri que é maravilhoso ter alguém do nosso lado para dividir nossos singelos e únicos momentos. Os caminhos às vezes são confusos, dolorosos e questionáveis, porém, nunca sem saída.
Ultimamente venho pensando sobre minhas atitudes, cheguei a conclusão fatal que não sou uma "garota normal" quando quando se trata de você, de nós. Eu poderia está chorando, poderia está mandando milhares de torpedos, poderia está escutando as mais tristes músicas que falam de amor, poderia ver você a todo tempo ao meu redor e achar que todos tem uma característica que me lembra você, poderia ir até o seu melhor amigo e pedir pra ele te dar conselhos, pedir que ele fale o quanto sua partida foi dolorosa pra mim, mas não, eu não sinto a necessidade de nada disso. Eu não chorei quando você se foi, eu não tive vontade de ler seus torpedos antigos pra poder me sentir melhor, nem sequer pensei em querer mandar algum pra você, do tipo, ah me perdoa eu errei e te amo... não, não quis, também não escutei músicas que me fizesse dar replay por tão triste e dolorosa que ela fosse, não vi você em canto algum, eu até tentei, juro pra você que me esforcei, porque por tão coração duro que eu fosse eu achei que te amava, afinal você era o meu amor, o cara que eu achei que iria viver comigo até eu ficar velhinha, o cara que eu iria dizer sim no altar, achei também que o nosso casamento iria ser perfeito, o que seria perfeito pra mim ? Ah... Não cair na rotina sabe ? Ter sempre coisas legais pra fazer no fim de semana ensolarado, te chamar de todos os apelidos fofos, dizer que te amo a cada fim de tarde, te comprar presentes nas datas especiais, e fora das datas também, porque pra mim seria especial cada dia que se passasse... Me dei conta que não quero isso pra mim, e que o fato de eu não querer passar o tempo todo com você não tem haver com o amor que eu sinto por ti, sim, eu amo você, amo com toda força do mundo, apesar de tudo, eu te amo, amo demais, e se você acha que eu não tive vontade de te ligar e tudo mais, não foi por falta de amor, foi pelo simples fato de você não ter ido embora de dentro de mim, você esta aqui comigo, guardado dentro de mim, dentro do meu coração. E pra terminar eu só queria dizer que eu te amo, amo mesmo.
Me preocupo demais com os outros e esqueço de refletir sobre minha vida, preciso parar de querer bem aos outros e esquecer de querer bem pra mim. Mudar, partir, fazer o que sempre quis. Enfim, viver a vida como se quer e deseja, ter a coragem de ir em busca dos sonhos que eu tenho, de viver pra eles e a partir deles, chegou a hora de crescer e lutar por meus ideais, por isso eu digo: Vou levantar daqui e correr atrás.
Apesar das escolhas de hoje moldarem o dia de amanhã, a vida não está sempre sobre controle. Fatos inesperados acontecerão de uma hora para outra e mudará o rumo do seu barco no oceano da vida. Você certamente não irá compreender o porque de tal mudança, vai se sentir perdido, vai julgar e encontrar um culpado, mas, um dia vai entender que está mudança não estava em seus planos, sim nos de Deus. E tudo vai se encaixar, afinal Deus sabe o que faz!
Então, foi bem difícil de acordar hoje. O frio dava-me uma vontade de continuar sobre o calor dos cobertores, acolchoados e principalmente do abraço gostoso do meu homem. Porém sair na rua foi bom. Estava frio com um sol delicioso. O feriado foi tenso de certa forma. Nada como uma conversa não conseguisse resolvesse as tensões, infelizmente temos que entender e aprender que nem tudo nesta vida e flores e amores, passamos por certos "bocados" e isso é inevitável, temos que saber lidar com sabedoria nesta horas de aflições. Estou me adaptando aos poucos com as mudanças radicais e boas de 2010. Afinal, um dia não sei nem fritar um ovo e fazia miojo no microondas e hoje arrisco-me a cozinhar, limpar a casa, lavar a roupa, bordar, costurar, Tudo novo? Não eu já me arriscava a bordar e costurar. Comecei a entender que não sou mais somente eu, que não é o que quero, o que eu tenho vontade. Agora, sei que é eu e ele. Nós dois juntos, eu preciso dele e ele precisa de mim (acredito eu). Não só como namorados, por que a nossa relação passou disso, afinal, agora moramos juntos, vivemos juntos, dormimos e acordamos juntos, ele vai pro banho e berra "Amor, me traz a toalha..." Isso é uma maravilha. Estou fazendo alguns planos para essa nossa vida de "casados".Pena, que algumas coisas fogem dos meus planos. Por exemplo, hoje pretendia começar a bordar umas toalhas de banho, rosto, louças, lençóis e fronhas( minha mãe diz que isso se chama enxoval). Só que não vai dar, por que não tinha como ir no centro comprar essas "coisitas" e também por que hoje a noite tenho que ir lá na Unisul, tinha esquecido. Estou com vontade de comer hot-dog. E estou lutando para manter minha sabedoria em alta. Acho que por hoje é só pessoal.
Hoje recebi um piadinha preconceituosa sobre católicos e santos e a piadinha se resumia em práticas evangélicas e comparava com práticas católicas e cheia de desdém. Pois bem, quem me mandou a piadinha é evangélico fervoroso e pastor e sabe que sou católica não tanto fervorosa, mas “do bem que mal tem”. O meu dia que já não estava muito bom devido a uma maldita insônia ficou pior logo cedo. Imaginei então que eu tinha colado chiclete na cruz ou precisava ajoelhar no milho. Mas o fenomenal ainda estar por vir. A eu de antes ia partir para a briga e para o ataque. A eu de hoje não cansa sua saliva com explicações e argumentos que de nada vão adiantar. Vale a pena falar que respeito é bom e todo mundo gosta? Vale a pena falar do meu entusiasmo pela minha fé e pelos dogmas da igreja? Vale a pena argumentar com quem tem uma visão fechada sobre Deus, religião e salvação? Não, não vale! Mas se nada disso vale a pena, porque o texto? Ah o texto é para amenizar a raiva e evitar úlcera.
CUIDADO!!! Um mal ambiente sempre há de vencer sobre quem acha que pode mudá-lo. Há pessoas realmente más no mundo que só fingem andar do seu lado porque, em algum momento, elas veem que não há mais aderência no tapete em que está pisando e ficam desesperadas por tê-la em seu caminho. Seja a mais firme das fundações no terreno mais firme que encontrar e lembre-se tenha amigos e jamais aliados, amigos sempre estarão contigo em qq momento ...mas aliados só estarão do seu lado se o que ganharem em troca for realmente interessante, e lembre-se o preço de um aliado pode significar a perda de seu maior bem. Cuidado com quem traz para perto de si e da sua família!
Quando falei sobre fanatismo, receio que algumas pessoas entenderam mal e acharam que estavas falando mal de suas religiões. Em momento algum eu discriminei qualquer n religião, ao contrário, coloquei as três no mesmo patamar. Vou rep0etir no que chico Xavier respondeu quando alguém lhe perguntou qual era a melhor religião. Ele, sorrindo, respondeu: A sua. É isso mesmo que sempre pensei. Não importa qual é a religião que sigamos, Acho que, para o nosso aprendizado e evolução, cada um está onde deve estar, conviver com a pessoas que precisa conviver e seguir a religião que deve seguir. Eu estava falando de e para pessoas, independente de religião. Ninguém pode negar que em todas as religiões existe fanatismo. É contra isso que precisamos lutar. Eu penso, posso estar errada, que o fanatismo só atrapalha a nossa caminhada.
Nunca vi ninguém escrever sobre o poder que Deus exerce em nossa vidas. Não é o seu amor juvenil que te proporciona motivos para sorrir, é Deus. Ele é quem te dá tudo o que você tem, ele é quem escuta as suas preces quando tudo parece dar errado, é ele quem enchuga as suas lágrimas quando a dor parece ser mais forte que você… E mesmo asim, você não agradece, mesmo assim, prefere chamar de ‘tudo’ quem não é nada, e tratar como ‘nada’, o criador de tudo.
Falei com o Sr. Tempo sobre tudo isso que me ocorria, e ele me disse apenas: Tenha paciência meu filho, apenas viva cada passo como se a dança não fosse ter fim, mesmo quando a música parar, não pare de dançar, uma nova música logo chegará a seus ouvidos e os passos voltarão a ter sentido...
Pode criticar e julgar, afinal, o que você pensa sobre mim é problema seu, você pode pensar o que sua capacidade cognitiva for capaz, e esta será sua opinião, a qual não me afetará, pois apenas quem me conhece, convive comigo, Deus e eu, sabemos quem eu sou, enquanto você vai ficar tentando adivinhar.
"Decidi me declarar. Parei, comprei umas flores, escrevi um cartão bonito. Falei sobre meu amor, minha confiança de olhos fechados, minha gratidão, admiração. Disse que só assim eu podia ser feliz e que, enfim, encontrei a melhor pessoa do ...mundo, minha outra metade. Me propus a mudar pelo bem da relação sempre que preciso, ceder, entender e perdoar sempre. Teve gente que achou estranho eu falar sozinha no espelho, mas estranho mesmo é falar sozinha com alguém."
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp