Texto para minha Sogra
TEXTO PARA MANDAR PARA MINHA NAMORADA DISTANTE
Boa tarde.
Está bem? Espero que sim!.
Começo esse longo texto, dizendo que amei ficar com você todos esses meses.
Será tudo inesquecível. Passei meus melhores dias ai com você, depois do nosso reencontro.
Mas, andei pensando esses dias, pensei muito, mas muito mesmo, demais. E cheguei à conclusão que será melhor eu me afastar definitivamente.
Fique tranquila, você não fez nada. Eu resolvi isso. E sei que você vai dizer "você sempre resolvendo tudo sozinho". Mas tinha que resolver de qualquer jeito.
E também pode ficar sossegada, não mais nos falamos, nunca mais. Excluirei todos seus contatos. Excluirei e bloquearei, e assim não teremos como nos falar.
Apagarei todas as nossas fotos, tudo que me mandou no whattsapp, excluirei seu whatsapp com tudo que lá tem: nossas mensagens, nossas músicas, nossas fotos, tudo, não deixarei nenhum rastro, apagarei de uma só vez, sem deixar vestígios.
Nem olharei de novo tudo que conversamos, não salvarei nada, nem música, nem fotos e nem mensagem. Apagarei meu Face e meu Instagram, não quero ter recaídas e olhar seu perfil.
Realmente, não foi uma boa ideia essa nossa reaproximação, deveríamos ter ficado apenas como estava, a gente se falando quando dava, de vez em nunca, sem nenhum compromisso, apenas uma pequena amizade ainda nos unia.
Agora você pode seguir sua vida, que eu seguirei a minha exatamente como eu vinha seguindo há 10 anos: sem contato com ninguém, apenas com meu trabalho e familiares. E estava feliz assim. Não sentia falta de amar e nem ser amado.
Com o passar dos anos a gente se acostuma a não ter companhia, que nem faz mais falta. Apenas no começo a gente fica deprimido, abalado, abatido, triste. Mas o tempo cura tudo.
Não nego que no começo, há 10 anos, quando decidi por isso, sofri demais, mas depois me acostumei, me adaptei a viver sozinho, sem ter ninguém, depois de um ou dois anos assim, me acostumei, não queria mais outra vida, e nem queria mais ninguém, estava satisfeito com minha vida, sozinho.
Não sentia falta de contato com ninguém. E assim vivi até nos encontrarmos de novo.
Mas, nos últimos dias e semanas, analisei, pensei, repensei, pensei de novo, duas, três, quatro, cinco, seis, sete, oito vezes. E decidi que nem para mim e nem para você valeria a pena insistir nisso. Iríamos apenas nos desgastar emocionalmente.
Diante dessa situação, não conseguiríamos mais nem sermos amigos.
Então, estou cortando, apagando e bloqueando definitivamente todos os nossos contatos.
E é melhor que seja assim, sem despedidas, sem adeus, sem contato.
E acredite, será melhor para nós. Pode ter a certeza que será melhor.
Daqui algum tempo, você mesma verá que essa foi a melhor decisão para nós.
Talvez o destino quisesse que nos encontrássemos novamente, apenas para por o “ponto final” que não colocamos antes, lá atrás, pois deixamos algo sem terminar.
E o destino “forçou” esse nosso reencontro, para que só assim fosse colocado um ponto final nessa história.
Da minha parte, torço muito por você, demais mesmo, você merece ser feliz, encontrar alguém que te ame, que te complete e te faça 100% feliz. Sua história de vida te habilita a isso.
Apenas entregue seu coração para quem realmente mereça.
A única coisa que lhe peço: desculpe-me por isso, mas não daria para seguir em frente. Temos sonhos e objetivos diferentes, estamos em fases das nossas vidas, totalmente diferentes.
Para você me acompanhar, seria muito difícil para você. Você sabe disso e sabe das dificuldades.
Para eu te acompanhar, também seria muito difícil para mim. E você sabe disso também e das dificuldades.
Nossas vidas tomaram rumos diferentes, e para que cada um se adapte ao rumo e estilo de vida do outro, seria extremamente difícil.
Talvez agora não, mas lá na frente, se insistirmos nisso, com certeza, um ou o outro sofreria, ou os dois sofreriam.
E não seria uma boa ideia alimentar isso agora, para que lá na frente, daqui alguns meses, quando estivermos mais envolvidos, a gente percebesse que não era bem isso que a gente queria. E aí a gente sofreria muito mais.
Por isso é melhor que seja agora, antes que a gente se envolva mais.
Coloco aqui um ponto final na nossa história, o ponto final que a gente não tinha colocado. Foi uma história linda, enquanto durou. E durou enquanto foi bom.
Não sei se para você está tudo "bem", se nosso relacionamento está "bom" para você. Para mim não está tão bom.
São tantas coisas para ajustar, para resolver... Não temos um plano para o futuro, não temos sonhos, não temos projetos. E isso acaba desgastando a relação, pois além de não termos planos para o "nosso" futuro, também não temos para o "nosso" presente.
E a frase "viver um dia por vez", não tem muito sentido para mim. É como se nosso relacionamento não tivesse tanta importância.
"Vamos viver um dia por vez, vamos viver o dia de hoje...". Isso só serve para quem está vivendo apenas um caso sem importância, sem seriedade, sem compromisso, vivendo um caso para tampar buraco, para dizer que tem alguém, para suprir alguma carência, para alimentar o ego e elevar a autoestima.
Se existe compromisso, tem que haver planos para o futuro. E no nosso caso, você sabe muito bem, não temos um plano, não temos projetos.
Um compromisso sem planos e sem projetos, é um compromisso "sem compromisso".
E em um compromisso sem compromisso, tudo pode acontecer, ou nada pode acontecer.
E nessa que tudo ou nada pode acontecer, vamos vivendo algo sem sentido algum.
Em um compromisso sem planos e sem projetos, como fica a lealdade, a fidelidade, a honestidade, a verdade?
Se o compromisso não tem planos e projetos, se é um compromisso sem compromisso, logo dá espaço para a mentira, para a falta de lealdade e fidelidade, para a desonestidade, para a falsidade. E não quero esperar chegar nesse estágio para ver que não poderíamos seguir juntos.
Melhor que seja agora, já, nesse momento, nesse estágio que estamos, essa decisão, antes que um, ou os dois sofram por termos atitudes que são normais em relacionamentos sem compromisso, sem planos e projetos.
E para terminar, te digo que além de ter o fardo de administrar no nosso relacionamento o meu problema de saúde, também tenho que administrar a nossa distância, e algumas atitudes e comportamentos seus, como manter mais de 3.000 homens adicionados no seu face, mais 3.000 no Instagram, fora outros que deve ter em outras tantas redes sociais e aplicativos que você tem, me causando ciúmes e inseguranças, também tenho que conviver com a total falta de planos e projetos que não temos para nosso futuro.
Isso tudo vem me causando um enorme desgaste emocional e psicológico, que já não consigo mais administrar, sem causar danos à minha saúde mental.
O único erro nosso, foi querer, a essa altura das nossas vidas, com todas as dificuldades, diferenças e problemas que temos, mantermos um relacionamento.
E vida que segue.
FIM. (23/02/2023 quinta-feira)
Para minha filha, Luana de Faria.
Lu, este texto traz uma breve reflexão sobre a nossa constante busca pela felicidade. Penso que não existe uma fórmula exata. Estamos constantemente em processo de busca, seja de paz espiritual ou equilíbrio mental. Essa busca faz com que não nos demos conta de que, dia após dia, esquecemos de viver o presente, fazer bom uso da nossa liberdade, livre arbítrio, aprender com os er-ros e acertos, dar prioridade para o que realmente buscamos: a paz de espírito. Esse exercício de habitar o presente faz toda diferença em nossas vidas, e faz com que não entremos em colisão com a infelicidade. Penso que a felicidade está ligada ao autoconhecimento, com a decisões conscientes, sempre pensan-do no bem-estar do coletivo e demonstrando coragem para enfrentar o desco-nhecido.
Luana, o que é necessário para sua felicidade?
Sei que não existe uma definição exata para a felicidade. Talvez ela seja um estado de espírito em harmonia com nosso corpo, alma e organismo. Ima-gino que se contemplarmos o belo diariamente, com uma pitada do ócio, não faria mal a ninguém. Algumas pessoas diriam que felicidade é sinônimo de acumular muito dinheiro, ostentação, ou até mesmo ter um relacionamento com cumplicidade e amor verdadeiro. Na minha opinião, ela existe nos prazeres momentâneos. Não existe uma fórmula mágica que te deixaria feliz o tempo inteiro, uma vez que a vida é repleta de fases, sejam elas boas ou ruins. Quando as pessoas se aproximam umas das outras por algum interesse, a felicidade se torna temporária.
No dia a dia, quando temos um lapso de felicidade, percebo que é impossível um mero mortal viver feliz o tempo todo. Como encaramos os nossos problemas? Todo mundo deseja a felicidade em sua plenitude, estar feliz de-pende de como nós fazemos as nossas escolhas e se estamos acertando no uso do livre arbítrio. Devemos viver intensamente a vida e não se apegar à conta bancária ou riquezas materiais. Devemos pensar que, se nós conseguirmos ad-ministrar bem o presente, vivendo intensamente o hoje e o agora, estaremos livres dos monstros que perturbam a nossa mente. Com perseverança e amor ao próximo, estaremos felizes, passaremos a maior parte da nossa caminhada com a mente livre dos espíritos maus. Ser feliz é um projeto de vida que todos nós almejamos, e não existe ouro nem prata nesse mundo que possa comprá-lo. Podemos ser felizes sem ter alcançado a felicidade plena?
Luana, quando romperam o meu cordão umbilical pela primeira vez, também cortei as amarras da dependência materna, senti o prazer da liberdade e ao mesmo tempo assumi os riscos do livre arbítrio. Trocar o certo pelo duvidoso não é uma tarefa nada fácil, principalmente quando escolhemos trocar de em-prego, iniciar ou terminar um namoro, ir trabalhar em outra cidade (ficando dias e dias longe de quem amamos), fazer uma prova em um vestibular ou um concurso público. Toda decisão rápida exige mudanças significativas em nossas vidas, uma vez que isso requer muita disciplina, muito estudo, busca de novos conhecimentos… Por outro lado, ao tomar uma decisão também atraímos “energias”. Não sei dizer se são só positivas ou negativas. O certo é que um no-vo começo exige cautela, principalmente quando conhecemos novos amigos, por não sabermos com qual grau de “interesse” estaremos lidando. Aventurar-se em uma nova jornada pelo inexplorado não é um exercício fácil, o próprio “novo” traz insegurança para você e para quem se aproxima de você. Quando conhecemos alguém, sempre surgem aquelas dúvidas: “Até onde posso confiar?”, “Devo arriscar todas as fichas nesse novo relacionamento?”. Com o passar do tempo, você vai amadurecendo, buscando mais conhecimento. Daí você percebe que sua luta não se tornou em vão. As diferentes etapas e as pequenas conquistas fortaleceram seu psicológico e te amadureceram como pessoa. Romper e não se conformar com o óbvio te proporciona enxergar um novo rumo no horizonte. Por isso, não é necessário emancipar-se para aprender a desa-fiar e saber lidar com seus próprios medos, considerando que nossas escolhas permitem que adquiramos confiança e fortalecem nosso emocional para enfrentarmos novos desafios. Que esse acampamento simbolize um passo enorme e um olhar reflexivo para o futuro. A palavra de Deus diz: “Tudo posso na-quele que me fortalece”. Façamos a nossa parte que ele estará conosco. Além dEle, sua família sempre estará contigo em todos os momentos da sua vida.
Nós te amamos, filhinha. Deus te abençoe hoje e sempre.
Ass.: Gilson, Izabel, Vinícius e Nicole.
04/10/2025
Texto postado em minha página Frases, textos e citações by Josy Maria
Às vezes, é como se os problemas fossem desabar em cima de você como grandes ondas. E você se sente sem rumo, sem chão... Não adianta correr, as dores vão aonde você for. O que fazer? Sentar e chorar? Talvez ajude um pouco, só não se permita permanecer neste estado. Chore o bastante para aliviar o peso. Mas, está vendo esta onda de problemas e dores que parecem querer lhe afogar? Você vai se sobrepor a ela. Vai respirar acima da superfície. Você pode até se sentir sem rumo e sem chão por um momento, só não se sinta sem Deus, pois Ele é quem vai lhe capacitar a superar obstáculos, por mais que pareçam intransponíveis... Ele é quem vai lhe dar a força necessária para o combate e para a vitória.
Creia. Deixe que a sua fé seja a fagulha acesa que lhe conecta ao Pai quando sua visão e seus pensamentos estiverem turvos.
Minha mãe.
Um texto não precisa exaurir uma ideia, assim como uma iguaria não precisa matar a fome.
A morte é o fim e pode ser também o começo, a religião não foi feita para ser entendida, devemos aprender a ler os sinais do Criador para acreditar que não estamos aqui por acaso.
Depois disso, dá para escrever essas linhas sem a preocupação de que mais de noventa anos de vida possam ser resumidos em algumas palavras.
Minha mãe partiu!
Apesar do o triste e doloroso último ano ela não tinha nenhuma doença e não queria morrer. O brilho nos olhos durou até o último suspiro e espero que ela já tenha encontrado aqueles a quem amou e de quem teve as melhores lembranças.
Muitos vivem, alguns deixam um legado e a saudade é personalíssima, podendo ser dolorosa para uns e gostosa para outros.
O legado deixado pela minha mãe vive dentro de mim como sempre viveu. Sou capaz de lembrar-me dela desde os meus cinco anos de idade, me acompanhando nas lições do colégio, com muito rigor e com doçura.
Lembro-me dela por toda a vida deixando de lado a sua para acompanhar a minha. Lembro-me do seu desespero quando na rebeldia dos meus vinte anos, ameacei deixar a escola e ela me convenceu a continuar.
Lembro-me da mãe guerreira que cuidou da casa sozinha e ainda trabalhou, dando aulas particulares de piano na casa dos alunos, poupando-os do trajeto que ela fazia sem reclamar.
Lembro-me da sua alegria de encontrar um novo companheiro, com quem viajou todo o mundo por várias vezes e de quem falava sempre com muito carinho em vida e depois que ele partiu.
Lembro agora e sempre lembrarei, que a parte boa de quem sou veio dela.
Não estou triste. Com a convicção que ela tinha que ao partir reencontraria seus queridos, breve estaremos juntos novamente.
Eu conto
Cá na minha poesia eu conto contos
Eu conto nas entrelinhas desencontros
Nos sub textos a ficção de reencontros
Eu conto várias buscas de encontros
Conto as dores sem ter descontos
Eu conto os devaneios e confrontos
Faustos atos, reticências e pontos
Os sonhos em forma a serem prontos
Tricotados no amor em prespontos
Cá só não conto segredos de contrapontos
Particulares, os que deixam tontos
Estes só a mim mesmo... Eu conto!
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
11'04", 11 de junho, 2012
Rio de Janeiro
Por razões alheias à minha vontade não me foi possível
repassar este texto no dia adequado, mas, como também é
verdade que os 365 dias do ano podem ser o Dia da Criança,
ou o Dia do Professor, vamos em frente, pois acredito
que certos alertas sempre "valem a pena, quando a alma não é pequena..."
E vamos ao texto.
Finalmente, chegamos ao Dia das Crianças,
e elas adoram ganhar presentes...
Mas... Será que é só de festa e presentes que
elas precisam?
Osculos e amplexos,Marcial
FALANDO ALGO A MAIS SOBRE O DIA DAS CRIANÇAS
Marcial Salaverry
Vamos festejar o Dia das Crianças, mas tambem vamos dar a elas uma boa orientação. Muito se fala sobre educação infantil, sobre como as crianças devem ser orientadas, e geralmente jogando a maior parte das responsabilidade, sobre os ombros dos educadores, e não é bem por aí. Certo que a parte que compete aos professores é importante, principalmente nos primeiros anos escolares, mas é mais certo ainda que a base deve vir do lar, de um ambiente familiar, e nem sempre é isso que acontece. Muitos pais acham que basta suprir a parte material, bancando todas as despesas, e a parte educativa fica a cargo de babás e professores. E geralmente os resultados são nefastos.
Um filósofo chamado Joubert, disse certa vez que
"As crianças precisam mais de exemplos do que de conselhos."
E isso me parece indiscutível, pois não adianta um pai fumante querer dar conselhos (aliás, se conselhos fossem bons, não seriam dados, seriam vendidos), recomendando a seus filhos que não fumem (por exemplo), ou mesmo que não devem beber, se os pais costumam tomar seus pileques. E isso vale para todos os vícios. Não adianta aconselhar a não fazer isto ou aquilo, se não der o exemplo, e não explicar direitinho as causas e os efeitos que tais vícios produzem no organismo, com cobranças sérias ao longo do tempo.
Dizer simplesmente que é proibido, que não pode fazer, vai atiçar mais ainda a curiosidade para experimentar. Não se pode esquecer que os jovens são movidos a desafios, e são bàsicamente questionadores.
Qualquer um pode observar que a tendência natural de uma criança é seguir os exemplos de casa. Então, para se por filhos no mundo, deve-se pensar muito nisso. Nos exemplos que você dará a eles. Já pensaram no que podem se transformar, por exemplo, os filhos de certos politicos... Que coisa feia vai sair daí, não acham ? Possivelmente ao invés de simples mesadas, vão querer receber "Mensalões", e propinas, muitas propinas...
Por vezes acontece um caso esporádico de uma criança ter uma personalidade muito forte, e conseguir olhar o lado errado dos exemplos domésticos, conseguindo, assim, fazer a coisa certa.
Como exemplo, volto a frizar o caso de pais fumantes ou alcoólatras, a tendência natural é seguir o caminho de seus pais, salvo se tiver uma força espiritual muito determinada, e consigam enxergar o lado negativo do vício paterno (ou materno), mudando o rumo de sua vida. Mas, garanto não é fácil. Portanto, o importante é darmos bons exemplos para nossos filhos. Se apesar disso, quiserem seguir outros rumos, o problema será deles, pois assim, usando erradamente o seu livre arbítrio, as consequencias correrão por sua conta e risco, pois foram devidamente orientados sobre o melhor caminho a ser seguido.
E não podemos jamais esquecer, de que proibir, não é evitar. Os jovens precisam saber o porquê de ser-lhes dito que isto ou aquilo vai ser danoso para sua saúde, para sua moral, para sua vida. "Precisam mais de exemplos do que de conselhos, ou de proibições..."
Seguindo essa linha de raciocínio, é que concordo com casais que não querem ter filhos, pois se por força de obrigações profissionais não puderem dar uma educação controlada e adequada a eles, o melhor mesmo é não tê-los pois, com os atuais meios de comunicação, os maus exemplos estão correndo à vontade pela televisão, Internet e etc..., e a ruminante fêmea, tranquilamente vai para a região pantanosa...
Bem, crianças, lembrando um joguinho de minha infância: "Fazerão tudo que seu mestre mandar ? FAZEREMOS..."
Então, para "fazerem", TENHAM UM LINDO DIA, sigam meu exemplo, pois eu garanto que é um bom exemplo...
Minha história é um texto sem resumo
Ora ao lado de alguém, ora sozinho...
Que perder-se também é um caminho
Onde só os mais fortes buscam rumo.
Se você quer ir mesmo? Eu me acostumo!
E prometo sorrir na despedida
Se voltares depois, direi: -''Querida,
Não voltei pra você nem pra ninguém,
Que na vida tirando o 'V' que tem
As três letras restantes são de 'IDA'.
TEXTO::
Cuida de mim.
Dos meus olhos vermelhos
Da minha pele branca
Dos meus castelos decaídos.
Cuida de mim
Da minha paz bagunçada
das minhas letras tortas
dos meus porquês sem sentidos
Cuida de mim
da minha alma que chora
do meu corpo que dói
da minha fala que cala
do meu amor que desfalece
Cuida de mim
do que restou de mim
do que restou de nós
Quando escrevo um texto a primeira beneficiada sou eu mesma.
Escrever é o desabafo da minha alma.
Quando eu mando uma mensagem via Whatsapp ou faço um post para Instagram ou Facebook nasce a possibilidade desta mensagem ajudar alguém.
Porque somos elos da mesma corrente, filhos do mesmo Pai e estamos intimamente conectados.
Escrevo desejando sempre que minhas experiências e impressões da vida lhe poupem dos erros que cometi e lhe inspirem a fazer sempre o melhor pra sua vida, a querer mais, desejar mais, ousar mais e sonhar muito mais.
Meu objetivo maior é muito mais que inspirá-lo a sonhar e sim fazer com que depois de ler um texto que lhe tocou profundamente, faça com que você levante de onde está determinado a fazer o que for necessário pra vencer.
Isso é querer muito? Acredito sinceramente que não.
Se Deus permitiu que este desejo brotasse em meu coração é porque posso realizá-lo.
E eu estou lutando duramente por este sonho todos os dias.
Meu desejo e oração pra sua vida neste dia é para que Deus presenteie sua vida e seu coração com uma explosão de vontade, de seguir e ir muito mais a diante.🙏🕊
Eu estou indo e desejo que siga comigo.
Espero que vcs tenham paciência.com minha falta de corrigir o texto .
Lá vai
As vezes eu não sou fácil.por que eu tenho medos e monstros aqui no meu peito .eles vêem .me seguindo desda infância .não e fácil ser eu .ama de mais.fala de mais .vive de menos .eu sou urso disfarçado de gente .por que moraria numa caverna com forno a lenha um .som e um lugar para eberna .fugiria de.gente.que propaga o amor .mais ataca os doentes.fugiria da sociedade.que se julga correta e
.e coloca os humildes como ladrões e os ladrões como .competente.ser eu não e fácil desejar ter uma ong pra salvar criança.e idosos .e não ter dinheiro .nem pra levar o pão.para o café . enquanto eu sigo.sonhando ... com um mundo de paz e amor .o ódio se alastra .eu não sou facil tenho defeito já menti por amor já fui vilão já fui mocinha .e já passei despercebida.e nesse mundo não e fácil ser eu .sou mãe mulher e filha .tantas tretas internas aqui dentro.que eu lutaria UFC todos os dias.pela igual pela saudade . pra dizer que se vc ama alguém.deve lutar .não abandonar o barco.pensa comigo se jesus Cristo abandonace a humanidade o que seria de nós . não e fácil se eu vim de família pobre .até resto de feira.precisei pegar para não morrer de fome .seis irmãos e a sorte de ter uma mãe que crê no amor .então seja forte .nao tenha vergonha de ser quem vc e se tiver máscara.de bom moço deixa cair ninguém e perfeito ok aprender faz parte .seja humilde pra reconhecer que falhou te entendo .não e fácil ser eu lutando por um emprego.sonhando em ser um escritor .como seria tal escritor se na escola mal estudou .por que sonhava tão alto.que medo e o sistema me paralisou com palavras contrárias a tudo que eu realmente sou.
Quem sou eu 2
Pense na minha vida como um texto. Eu sou a décima sexta palavra.
Esse texto ainda está sendo escrito e eu estou à mercê da vontade do artista de me trocar, de me impor vírgulas, de me separar com hífen, de me dar ênfase com dois pontos e de me apagar se ele quiser. Agora pense, será que vale a pena estar à mercê do que alguém quer para você? Viva. Torne-se o autor do seu próprio texto. (Anne Caroline Barbosa)
A RESPONSABILIDADE DO PODER
Minha primeira psicografia foi aos 9 anos de idade, um texto para mim mesma.
Ele falava da responsabilidade do poder e de se carregar multidões atrás de si.
Dizia o porquê eu havia reencarnado e me alertava para não cometer os mesmo erros. Em varias vidas usei mal o meu poder. Ora servindo a poderosos (muitas lembranças conscientes dessas vidas já me vieram na infância), ora usando meu poder em meu próprio proveito em detrimento do que poderia causar a outros, mas na maioria das vezes, o poder me fascinou por si só.
Se hoje sou uma guerreira da luz e trabalho em dimensões superiores, com seres que talvez nunca tenham encarnado, também já fui Maga ritual ( e as lembranças são claras desde meus primeiros anos de vida onde eu já usava meu poder), já fui uma filha da Deusa a invocar as forças da natureza, já fui monge, bruxa ,mestre, discipula...
Mas desde que aprendi a manejar e entender que eu vivia mais em mundos paralelos do que na realidade que todos vêem, tenho clara a mensagem que me foi enviada: A responsabilidade com o poder.
Mesmo nessa vida já interferi muito...
Mas hoje entendo todo tipo de interferência na vida de outros como um tipo de magia negra (mesmo sendo para ajudar).
Lembro de uma passagem da bíblia em que puseram um aleijado pelo telhado de uma casa e Jesus não quis curá-lo. O povo começou a duvidar do seu poder, dizendo que ele não tinha o poder de curar, por isso ele não o curava. Jesus o tocou e ele se curou. Lendo outros profetas mais adiante, disse que Jesus chorou ao curar o aleijado, e livros apócrifos falam que ele (o aleijado) mais tarde matou uma pessoa, coisa que não faria se ainda estivesse aleijado.
Nem sempre uma ajuda é uma ajuda correta se interferir nas leis da natureza, no livre arbítrio de alguém . Tem ajudas que mesmo parecendo boas (uma cura, uma carona na minha energia [passe], encantamentos para o amor) pode servir mais de atrapalho do que ajuda no crescimento de alguém.
O poder e a responsabilidade sobre ele sempre terão que andar juntos, sob pena de sob a aparente bondade trabalharmos para o nosso atraso e de outros.
Sempre me perguntam em palestras e eventos o porquê de eu não ainda não ter editado meus 12 livros que já estão prontos, e sempre respondo:" Já fui corrigida muitas vezes por ter ensinado as coisas certas as pessoas erradas. Agora quero esperar o tempo em que as pessoas estejam prontas para saber o que me foi ensinado e eu esteja pronta para arcar com as responsabilidades sobre o que digo e faço".
(Trecho de meu livro: ENTRE OS MUNDOS)
Leia mais: http://ooraculodapoesia.blogspot.com/2011/07/responsabilidade-do-poder.html
Faço uso deste belo texto para homenagear à minha querida mãe e a todas as mulheres pelo "Dia Internacional da Mulher!"
08/03/2.014
Dentro de mim já moraram várias mulheres
até chegar à maturidade plena...
armazenei bagagens durante anos,
deletei o que não me servia,
salvei em arquivos o que me era caro,
trabalhei, fui à luta...
perdi, conquistei, sorri, chorei
amei e fui amada.
Desprezei, fui desprezada,
fui venal, integral,
fui casta, perdida, pura, fui bandida.
Fui a bela, fui a fera...
fui constante, inconsequente,
fui louca, fui sana,
fui amada, fui odiada.
Fui responsável, fui infantil,
fui coração, fui razão...
fui romântica, fui prática
me dei, possui,
fui frágil, fui forte,
fui covarde... venci e fui vencida.
Fui confidente, confidenciei...
fui abstrata, fui literal,
encantei, fui encantada
senti e dei prazeres...
menti, fui verdadeira.
Casei, enviuvei,
tive filhos, os criei...
casei de novo, separei,
fui tudo, fui nada
e hoje sou minha verdade.
Sei o quero, porque quero,
quando e como quero...
nesses tempos incluí,
"editei...salvei...exclui...arquivei..."
Dos erros fiz um aprendizado,
dos acertos um legado
e posso dizer...
a vida me fez assim plena,
sem subterfúgios,
sem preconceitos,
sem medos ou rancores,
sem evasivas,
sem falso moralismo,
guerreira...
mas, sobretudo, verdadeira e leal.
Me fiz mulher madura...
Cumprimento a todos, professores, pais, alunos e funcionários com um singelo texto de minha autoria, mas que escrito carinhosamente.
Pássaros viajantes
Certa vez me indagaram:
- O que é o ensino médio?
Eu, com todo espírito poético, olhos de esperança, encerrando um ciclo e dando início outrora, estufei minha alma e disse:
- A última porta de saída para a vida lá fora, sendo essa mesma cheia de mistérios, aventuras e magias que a Nazle nos preparou para enfrentar com progresso e sucesso, assim como expressa o hino da mesma.
É meus caros amigos, digo eu tão jovem, inexperiente, visto que também cheia de sonhos e coragem para enfrentar os bichos papões, lobos, dragões, zumbis e todas aquelas criaturas folclóricas que deixaram os contos de fadas e se rodeiam em nossa própria criação. Que toda pedra seja uma peça para construção do nosso castelo, para suportarmos as chuvas, ventanias, desigualdades, individualismos, injustiças e intolerância. Pois tudo que encontramos no caminho depende das balanças e parâmetros que usamos para medir a importância que a coisa produz.
Camões embarcava em sua nal, e também chegou a hora de destinar-se ao nosso porto. Não estamos aqui para sermos coadjuvantes no teatro da vida, mas sim autores da própria história e colher daquela sementeira frutos positivos.
O importante é somar para dividir. Descobrir a fórmula da compaixão. Compreender biologicamente o sentido da nossa existência. Podemos ser aquarela, flores, saltimbancos, revolucionários, observadores, artistas, luz, doutores, engenheiros, mecânicos, entusiamo, simpátia e poesia. Desde que sentido os avessos que cada matéria carrega em sua alma. Conquanto que nunca deixemos de ser HUMANO. Em virtude que, compomos um conjunto de indivíduis da sociedade que conta com nossa bondade, solidariedade e respeito. Palavrinhas estas que vão além de um verbete de dicionário.
É necessário desvendar as metáforas dos desafios. Viver intensamente antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos, conselho de Charlie Chaplin. Somos pássaros que chegam não se sabe de onde e pousamos nos livros que lemos, alcançamos vôo como de um alçapão, já dizia o ilustre Mário Quintana.
O maravilhado saber deve ser alimentado! Podemos lapidar o que se faz presente, inspirar e espelhar em nossos ideais, conjugar o verbo em ação com propósitos maiores que os olhos possam ver, os ouvidos ouvir e o coração chegar.
Contudo, que todo conhecimento se transforme em sabedoria, gratidão aos nossos mestres, direção, supervisão, cozinheiras, serviçais, companheiros de classe que venceram conosco mais uma etapa e constituem o que se classifica a instituição escolar.
Independentemente de qualquer crença que vos fique a mensagem de paz de São Francisco de Assis;
“ Onde houver ódio, que se leve o amor.
Onde houver ofensa, que se leve o perdão.
Onde houver discórdia, que se leve a união.
Onde houver dúvidas, que se leve a fé.
Onde houver erro, que se leve a verdade.
Onde houver desespero, que se leve a esperança.
Onde houver tristeza, que se leve a alegria.
Onde houver trevas, que se leve a luz.
Fazei que se procure mais:
Consolar, que ser consolado,
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado
E é vivendo que se vive para a vida eterna.”
Acima de tudo, que a paz seja universal e que o amor ocupe o coração de todos. E que despertem-se do fundo do báu para praticá-lo, pois no contexto histórico em que estamos vivendo, somente esse constrói pontes indestrutíveis e toca com carinho e respeito o mundo do outro. Parabéns formandos!
agosto 21, 2015
Pedaço da lua
Hoje o texto não é meu. É uma poesia da minha mãe, Lenir Mota:
Todos os dias, assisto, da varanda, sempre atento,
ela passando…sozinha…seguindo com passos lentos,
olhos vividos, perdidos, carregando suas crenças,
corpo cedendo, tombado ao peso de seu cansaço.
Passa trôpega…e os pés, que pouco a pouco se movem,
arrastados, me comovem…
com a lentidão de seus passos.
Quantas vezes já passou por esses mesmos caminhos!
Quantos passos caminhou, pra chegar devagarinho,
virando na mesma esquina…
Mas chega cedo demais !!
e ali, cansada, espera, encostada nas paredes,
que se abra o portão verde, pra entrar em seu refúgio.
Caminha mais e espia…a porta, ainda fechada !
Para, senta,e,conformada, aguarda a hora de entrar.
Vem de longe, vem andando…
sob chuva, sol ou vento,
vem a procura de alento em sua fé costumeira.
Oito décadas e tanto…
denuncia, sem piedade, seu ralo cabelo branco…
Mas ela passa, vaidosa, retocando-se no espelho
apoiado em sua bolsa, em cima de seu joelho.
E eu fico olhando, com espanto, a força, a garra, a coragem,
de fazer essa viagem parecer tão prazerosa…
Quanto tempo inda lhe resta?
Não sei…mas sinto que a vida
lhe abastece de sonhos, que ativam a esperança
dessa mulher corajosa, que na fé encontra forças
pra esse caminhar diário…
E quando as portas se abrem…
ela entra… resoluta… e abrindo então seu hinário,
senta…descansa…e…canta…!!
No final, revigorada, retorna pra sua luta.
E na varanda, espero, a volta com hora certa
dessa mulher cabisbaixa, que olhares sempre desperta,
quando passa em minha rua.
Quando chega, ainda de dia, com o sol brilhando em seu rosto,
vejo clara a imagem sua…
Quando volta, me enternece…esse rosto renovado,
cintilando toda a rua
e aos meus olhos parece, que seu cabelo de prata
é um pedaço da lua…
como uma musica minha alma
rasgo meus texto
bebo não me agrado
ouço musica continuo calado
vejo a chuva caído
não dou risada
cansado e bêbado
mais um cole será
mais nada pode ser
clamo por um tempo
expressar se jogar fora
um monte de entulho
a mente vazia obscura
de tantos detalhes
absurdos como uma brincadeira
se toma com duplo sentido
me calo para sempre
por gostar talvez
tudo desencontrado
mais organizado
ruim mesmo não falou nada
pois não desculto
rir sim chora deixa para outro dia
não me diga não falei
igual chuva cai igual como diamante
os espelho não demonstra teus sentimentos.
celso roberto nadilo
ILHA DE BELEZA ALÉM DA IMAGINAÇÃO (2ª VERSÃO)
O título deste texto é uma tentativa minha de reproduzir um sonho que tive de uma ilha encravada no meio de um oceano, circundada por montanhas espessas de florestas, vales e desfiladeiros íngremes, de suave atmosfera, onde havia uma cidade em forma de um condomínio de casas luxuosas e habitantes muito ricos. O lugar era de exuberante riqueza e inigualável beleza, cujo título diz, reflete, justifica bem o sonho, que ora descrevo.
Encantador é o adjetivo que se refere a algo que encanta, fascina ou envolve qualquer ser humano pela emoção da magia do caso descrito abaixo. Portanto, esse foi o termo mais apropriado que achei neste momento para classificar o lugar maravilhoso, admirável, arrebatador, atrativo e repleto de beleza exuberante, como a ilha com a qual sonhei.
No sonho, o acesso à ilha era feito exclusivamente por iates de muito luxo, e todo o lugar combinava com os habitantes do local que levavam uma vida suntuosa, opulenta, ostentada, cenário só comparável aos exibidos em filmes de ficção.
Sendo tudo fora do comum naquele lugar, um fato inusitado me chamou a atenção, que merece destaque. Entro numa casa desabitada, parecendo ter sido abandonada pelos seus proprietários, com muitas portas e janelas, todas abertas, os itens do mobiliário eram milionários e muito bem conservados, entre estes um piano de cauda de altíssima qualidade, que reproduzia ininterruptamente uma música que preenchia todos os ambientes, cuja sonoridade era a mais pura pelo encanto de emoções ali existentes. A sensação era de uma cena representada por um concerto mais prestigioso do mundo.
Em outra ocasião, tendo eu retornado ao imóvel, encontrei dois homens furtando tudo o que se encontrava em seu interior, deixando a casa completamente vazia, enquanto ninguém se importava com a ocorrência do fato.
Acordei e o sonho foi interrompido. Quem nunca teve um sonho diferente, que instiga a nossa curiosidade sobre o que ele quis dizer?
De acordo com os psicanalistas, incluindo Freud, os sonhos significam nossos desejos reprimidos, uma espécie de alucinações, uma válvula de escape de ânsias insatisfeitas. Para mim são semelhantes a filmes de engenhosas concepções insólitas, fantásticas, esquisitas, confusas, assustadoras, truncadas, surpreendentes, obscuras, surrealistas e misteriosos que, na manhã seguinte, quando tentamos reproduzi-los, oral ou por escrito, só restam poucas imagens obscuras.
Criei um texto...construí, pensei...e escrevi!
Ele foi extraído,no lugar mais profundo da minha dor...
E ajudando uma amiga,em sua crise de ansiedade 😞
Sendo, que eu não me sentia mais viva,e ou com vontade de viver!
Aí ...foi que percebi o quão especial eu sou....e não só pra mim!
Mas , isso não importa mais..."os outros".
Pois eu existo!
tem tanta coisa que eu queria falar
mas esse texto eu nem sei se eu vou postar
a minha mente esses dias não anda no lugar
e tanta confusão e tristeza mas acho que vou melhorar
a minha mente e independente
na moral odeio ser adolescente.
a tristeza que vem do nada mesmo com tudo estando certo
Lh- ei ana julia
Aj-oi?
Lh- você sabe que não é culpa sua ne? não ta tudo certo para de fingir que ta tudo bem
Aj- quem é voce? isso era pra ser so uma poesia rima.
Lh- sou sua consciência idiota, voce sabe que esta tudo mudando né? eu sei que voce não gosta de mudanças
Aj- mas vai tudo ficar bem não é?
Lh- não te prometo nada só da o seu melhor cara e para de pensar nesse tipo de coisa ok
para de só escrever vai conversar com alguém
Aj- mas as pessoas não me compreendem não sei como explicar o que esta acontecendo
Lh- sinto muito meu tempo acabou então se vira.
Aj- ei! pera, voce não pode me deixar aqui! voce tem que me ajudar eu não aguento mais ser abandonada assim...
essa conversa não teve nada haver mas f@d#-se ela não é para agradar você
na real não é pra agradar a ninguém
ja to cansado de não ser um alguém
to cansado de ficar agradando os outros ao meu redor to cansado pois no final eu sempre acabo só.
saúde fisica não ta legal falta de ar e o tempo todo passado mal sim pareço estar bem mas é a melhor coisa que eu sei fazer
desde pequena assisto muita tv ja pensei em ser atriz mas vou ficar so no jovem aprendiz
uma coisa eu sei na arte e bem melhor com ela eu nunca estou so
na real ja cansei desse tal amor é normal ele causar tanta mais tanta dor ?
sim é normal respondendo a minha própria pergunta
acho que aguento mais um pouco dessa luta.
em silêncio eu espero que vai tudo melhora
na última opção agente se mata
na real msm não posso muitos motivos.
to cansada so durmo n tenho mais energia pra nada nem pra jogar aquela pelada
mano que saudade da escola to louca pra ela voltar pra eu me reencontrar
conhecer pessoas novas mas não ocupar o lugar
pq de vdd n quero deixAr de ser amiga dela
sim so amiga galera
esse tal amor me fez muito mal não quero mais sofrer então prefiro que tenha um ponto final
mas de vdd voce foi a primeira pessoa que eu amei e também me apaixonei
por tudo que a em voce, sim eu tenho medo de te perder
como disse quero ser sua amiga
não ficar naquela ida e vinda ok sla isso foi estranho
mas a vida vai continuar acho que vou me desapegar e me desapaixonar?
não sei eu so queria que com voce desse certo mas ta tudo certo
é isso não era pra ter voce nesse texto acabou sendo um desleixo
voltando a mim eu me perdi no fim
a final meu sonho vai ser sempre igual e no começo dele eu sonho que eu era feliz.
boa noite ja vou indo mas eu volto conta comigo bloco de nota pra te encher todinho
ass anajuz
19/01/23
00:32
oi aqui sou do dia 23/03 enfim eu prefiro ela longe de mim....
Parei para escrever e minha mente não conseguiu juntar as palavras, quando achava um bom texto, me deparava com olhos, sorriso, sonho, apaixonado, incrível… muitas palavras eu acabava escrevendo e retirando do texto.
Todas as palavras me fazem lembrar você, me fazem lembrar de tudo que sou louco em você, de tudo que sinto. Muitos pensamentos entravam e saiam da minha cabeça. Tentei frases prontas e me deparava com essa: “Meu amor, você não é só a pessoa que me completa, mas a pessoa que evidencia a minha melhor metade.” Não tem como não lembrar de você.
Posso dizer que foi bem difícil
Saudade, vontade de estar perto de você
Eu sei que não é fácil e tenho que manter minha mente tranquila, sei do nosso relacionamento e dos limites que temos.
- Relacionados
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Eu sou assim: frases que definem a minha essência
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Feliz Aniversário para Minha Amiga Irmã
- Frases para Minha Irmã
- Texto sobre Mulher
