Textos emocionantes para cerimônia de casamento
No casamento, não existe patronagem, propriedade, ninguém é dono de ninguém, o que existe é uma união abençoada, compartilhada com liberdade e harmonia, em que ambos são cúmplices nos melhores e piores momentos. Sem agressões, verbais, físicas, ofensas, desrespeitos, traições, mentiras etc...
Assim uma relação pode perpetuar-se.
Festa de casamento: afinal, o que estamos celebrando?
Durante uma conversa com uma amiga noiva, em meio a discussão sobre fornecedores, me percebo com o coração acelerado. Acelerado em pensar na emoção de entrar no salão e ver os olhos do meu companheiro? Acelerado por pensar que as pessoas que eu mais amo estarão reunidas para celebrar nosso amor? Acelerado por pensar na vida que começaremos em breve? Não. Acelerado por pensar no que as pessoas vão falar.
Paro. Respiro. Há algo errado.
Para quem entra no universo da festa de casamento logo percebe o mercado comercial que permeia a organização da festa. Preços exorbitantes, futilidades, exageros, concorrência gritante sobre quem será seu Buffet, qual será o salão da festa, o cabeleireiro, a marca do vestido e (pasmo eu) dos doces! Ahn? Doces? Forminha de doces? Tem que comprar?
Em momento algum quero criticar as belas festas banhadas de elegância e capricho dos profissionais envolvidos, muitos desses que tentam colocar o coração em seus trabalhos. Só compartilho algo que senti na última semana.
Afinal, o que estamos celebrando?
O momento do casamento é muito profundo. É quando oficializamos nossa escolha em compartilhar a vida, em toda sua complexidade, com outra pessoa que também irá compartilhar a dela conosco.
A conexão entre os dois é muito mais do que as fotos que serão tiradas. O que essas fotos não podem captar? O que só se capta com o coração aberto e a ressonância com o casal?
Penso que temos todos um caminho para percorrer ao longo da vida, e podemos viver da forma que escolhermos. Assim, escolhemos também a pessoa que gostaríamos de compartilhar nossa existência pelos anos que ainda nos serão dados. A forma com que iremos deixar nossa pequena marca neste planeta. A pessoa que te acompanha nesta jornada é muito importante. Ser a pessoa que acompanha a jornada do outro, é muito especial. Vivenciar a experiência de intimidade cotidiana, compartilhar sonhos, emoções, idéias, planos, filhos, contas, trabalho, dificuldades é algo que vivenciaremos com pouquíssimas pessoas ao longo de nossa existência.
Estamos então diante de um momento a ser celebrado: a escolha da nossa companhia, na companhia daqueles que compartilham da alegria do casal.
Boa comida, bebida, boa música etc alegrarão o ambiente e potencializarão toda a alegria do momento, mas sem conexão com as emoções, uma festa é só uma festa.
Durante a organização do meu casamento tentei fugir da pressão social e das futilidades excessivas. Claro, acabei em alguns momentos caindo no “isso não pode faltar”. OK, tudo certo...
Mas o que com certeza não pode faltar:
União. Amor. Família. Parceria.
Não, não temos fornecedores no mercado para isso.
A exata conjugação do verbo
Eles permaneceram casados por sessenta e dois anos. Um casamento complicado.
Ele era alcoolatra. Gostava de cantar e sempre tinha uma brincadeira, na ponta da língua, que divertia os amigos e conhecidos.
Era uma pessoa maravilhosa para todos, menos para a esposa. Batia nela, até a filha de oito anos começar a se impor e impedir as agressões.
Um dia, ele vendeu a casa onde moravam. Sumiu por uns tempos e, quando retornou, sem nenhum centavo, avisou que a casa deveria ser desocupada em vinte e quatro horas porque o novo proprietário viria tomar posse.
A esposa passou frio porque quase não tinha agasalho. Passou fome pois deixava de comer para que os filhos se alimentassem.
Sofreu traições porque ele, homem bonito, se permitia aventuras. Ameaçava-a de morte e dormia com um punhal embaixo do travesseiro.
Com tanto sofrimento, natural que, no transcorrer dos anos, o tempo a abraçasse com alguns problemas como insônia e depressão.
Os que a conheciam a amavam porque ela ria, brincava, semeando ao seu redor a alegria, que ela mesma não podia fruir.
Portadora de uma grande fé, espalhava o bem para as pessoas, fossem crianças ou adultos.
Perante os doentes, ela ia passando a mão, com delicadeza, na cabeça, nas mãos, enquanto orava com fervor.
Logo, eles afirmavam se sentir bem.
Certa feita, indo a uma consulta e narrando seu drama conjugal, a médica indagou:
Qual seu sentimento para com seu marido? A senhora o ama?
A filha, que a acompanhava, teve certeza de que ela responderia negativamente. A resposta que veio, depois de pensar uns segundos, foi surpreendente:
Como homem, não o amo. Como filho necessitado, sim!
A filha chegou às lágrimas ao reconhecer, uma vez mais, a grandeza daquela mulher.
Certo dia, aquele homem que gozara de tantos prazeres, teve um acidente vascular cerebral e foi hospitalizado. Os filhos se revezaram à sua cabeceira, no seu atendimento.
Mas a senhora também foi ao hospital. Ele estava entubado, incomunicável. Somente os aparelhos bipando, de forma regular, atestavam a sua estabilidade orgânica.
Ela chegou e tomou a mão dele entre as suas. E começou a falar.
Os aparelhos, de imediato, registraram a alteração dos batimentos cardíacos, que dispararam para mais de cem por minuto, a respiração acelerou.
Tudo isso dizia da consciência da presença dela ali. Ela falou das suas limitações como esposa, das suas dificuldades.
E lhe pediu perdão por tudo e de tudo. Depois, disse que ele poderia partir em paz porque ela o perdoava.
Interessante que ela não enumerou nenhuma das deficiências dele. Ao contrário, falou somente das próprias dificuldades.
Naturalmente não enalteceu virtudes que ele não possuía, mas de nada o acusou.
Depois, o convidou a orar com ela. Quando concluiu suas longas preces, deu-lhe um beijo na testa e desejou que ele ficasse com Deus.
Ela saiu. Poucas horas depois, ele partiu.
* * *
Pessoas assim existem muitas, neste imenso mundo de Deus. Anônimas.
Deixam lições inesquecíveis aos filhos, aos familiares, aos amigos, a quem goza a ventura de sua convivência.
Pessoas assim sabem, com certeza absoluta, a exata conjugação do verbo amar.
CASAMENTO É HOMEM E MULHER O RESTO É PAR!
Tenho orgulho de crentes que se posicionam, e não aqueles que ficam se escondendo atras do discurso de que JESUS ESTA VOLTANDO. Que Jesus esta voltando isso é um fato, mas, não vejo na bíblia de que nós como crentes não devemos nos posicionar, me poupe viu!!!....
Viva a constituição que me dar direito como cidadã de falar a minha opinião!!!
E ISSO NÃO É PRÉ-CONCEITO, É UM CONCEITO FORMADO COM BASE NA BÍBLIA SAGRADA, A PALAVRA DE DEUS!
Casamento não é um SIM.
Casamento é conjugado com diversos “nãos” em busca de um SIM.
Não pegue na sua família exemplos para sua estrada, nem em seus amigos, construa sua vida com outra pessoa pensando no que lhe faz bem e no que lhe faz mal.
Amar é opcional, mas respeitar é primordial. Se respeite que o amor estará atrelado.
Ninguém repito ninguém pode sonhar seus sonhos e temer seus medos. Só você.
" [...] minha vida era um lamento até que te pedi em casamento, e a minha vida deixou de ser um tormento.
Vou me ajoelhar e te pedir em casamento quantas vezes eu quiser, só para ter o prazer eu ouvir você dizer que quer ser a minha mulher."
(MOURÃO, Natália Lemos, In Fragmentos Poéticos)
REFLEXÂO SOBRE CASAMENTO
Maria e João são casados há 16 anos. Os dois são professores da rede de ensino do Município do Rio de Janeiro e vivem felizes e apaixonados... Ganham pouco, mas são realizados na profissão que escolheram. A renda familiar, chega em torno de R$ 3000,00 reais mensais e como todos da classe trabalhadora, eles possuem dezenas de contas a pagar todo santo mês.
Um dia, Maria conversando com Mônica, vizinha e amiga de infância, foi questionada sobre seu casamento, Mônica queria saber a receita de tanta reciprocidade, entrosamento nesses 16 anos... “ela estava realmente curiosa, já havia casado três vezes e não conseguia dá certo com ninguém.” Maria olhou no fundo dos olhos da amiga, nem pensou muito para responder:
__Valorizo e respeito os desejos e sonhos de João, muitas vezes sem entender os porquês, mas aceito da mesma forma aconchegante que aceita os meus. Sou uma mulher extremamente vaidosa e boa parte do meu salário, gasto com sapatos, cintos e bolsas. Tem mês que não dá pra eu me proporcionar nenhum desses mimos, mas eu que tenho que ter essa consciência, João nunca precisou me advertir. Ele curte toda sexta feira com os amigos, após o expediente de trabalho, um happy hour e coleciona carros em miniatura. Antes do casamento João já gostava dessas coisas, casei com ele já sabendo, não é porque não gosto de happy hour e não dizimaria meu dinheiro com carros em miniatura, eu tenha o direito de menosprezar ou criar obstáculos, para que ele ñ faça essas coisas que tanto curte, só porque são desnecessárias pra mim... Mônica, passe a valorizar os desejos e sonhos do seu próximo parceiro, porque são seus sentimentos. Se não fizer isso, o casamento passa ser um fardo ruim e em pouco tempo se destrói. Experimente compreender que conseqüentemente será compreendida também!!!
Beijo ou Abraço?
Fico com o Abraço.
Namoro ou casamento?
Namorar é menos complicado.
Qual seria a melhor forma de se declarar à alguém?
Com atitudes e um belo poema de brinde.
Tênis ou salto alto?
Me sinto pé no chão com tênis.
Cabelos compridos ou curtos?
Nem me lembro quando tive madeixas longas.
Comédia ou terror?
Prefiro passar quase duas horas rindo a toa.
18 de outubro de 2014 · Editado ·
Exibida na Linha do tempo
39 ANOS DE CASAMENTO Emoticon heart BODAS DE MÁRMORE
Que a nossa união seja duradoura e que continuemos enfrentando todos os obstáculos juntos e vivendo momentos felizes com a família e amigos.
Que DEUS continue nos abençoando sempre e que a gratidão seja nosso bem maior.
Amém!
Valorize seu/sua namorado/namorada, namorando com objetivo de casamento, não simplesmente para curtir.
Ao mesmo tempo aproveite para resolver os problemas que necessitam serem resolvidos durante o período de namoro, assim caso nada mude, poderá termina-lo sem mais problemas futuros, em relação ao casamento.
Namoro é um estágio para o casamento, o noivado é uma confirmação de que você quer, mas não tendo condições no momento para a concretiza-lo.
Se mantenha firme com seu/sua companheiro(a), não dê corda para possíveis desconfianças/ciúmes, sendo assim honesto(a) e leal.
CASAMENTO
Ela vem, toda de branco,
Molhada em pranto,
Aos pés do altar.
E em mim também,
Não se contém,
E minhas lágrimas, deixo rolar.
Pego em suas mãos,
E vamos nós,
Diante Deus, se ajoelhar.
Para que ele,
Venha a nós dois,
Abençoar.
E que esta união,
Seja pra sempre,
E eternamente, venha a durar.
Reflexão:
Ao meditar no casamento, enxerguei que as pessoas que envelhecem juntas felizes, lembram-se sempre do primeiro amor!
Na memória dos casais idosos, as lembranças do primeiro amor nunca se apagam... por isso, lembre-se sempre do primeiro amor; lembre-se do que lhe motivou a apaixonar-se e a amar seu companheiro(a). Tenha humildade e não durma antes de pedir perdão!
A beleza do primeiro amor pode durar pra sempre, basta você valorizar e mantê-la viva no relacionamento!
Pense nisso! E mantenha essa beleza vida dentro de você e de sua esposa(o)... Dessa forma, cada dia será um dia melhor!
Seja feliz! Evite alegrias e prazeres casuais, isso só destrói o verdadeiro amor... Tudo que é vida permanece, tudo que existe acaba.
Casamento
No decorrer da vida inteira de uma pessoa, há alguns momentos que se tornarão inesquecíveis. O casamento é um deles. E não só isso, ele é um marco, um divisor de águas, independentemente da idade de quem está casando, ele ou ela nunca mais será o mesmo.
Alguns parecem que já nasceram preparados pra este momento, outros, morrem de medo. Mas todo homem ou mulher que se prese, tem que passar por ele, preparados ou não, é um momento que faz parte do ciclo natural da vida do ser humano.
Há pessoas que ficam por esperar a sua metade da laranja, o par perfeito, vive na ilusão. Isso não existe, mulher ou homem perfeito é coisa de outro mundo, casar é aceitar o outro do jeito que ele é e no máximo, tentar lapidá-lo, pois não existe este ser perfeito.
No instante em que um jovem se apaixona por uma garota, sem ele perceber, iniciou o maior projeto de sua história. O casamento é o momento que este projeto se transforma na família, a maior e mais respeitada instituição do planeta, que daí por diante, tudo na vida do casal girará em torno dela e todo homem e mulher que conduzirem bem sua família serão prósperos, abençoados e felizes.
Casar é deixar a sua família de berço e formar outra, é começar de novo, é o maior símbolo do empreendedorismo, da coragem, a maior e mais bonita forma de provar a alguém que o ama.
Casamento é somente para pessoas que acreditam no amor, na vida, na amizade, carinho, respeito e tenha inspiração em Deus, que, aliás, são seus princípios básicos e servirão de esteios e proteção para superar os momentos de tribulações e de bem-estar para os bons.
“Texto dedicado ao casal de amigos recém-casados”.
➖ ENTENDA ➖
Não é porque você se decepcionou no casamento, que todos os outros também irão se decepcionar. Não é porque você foi traída, que significa que todos os outros uma hora também serão traídos. Não é porque mentiram pra você, que todos os outros também serão enganados por seus cônjuges. Não é porque você não foi feliz, que significa que os outros uma hora irão se decepcionar em seus casamentos. Se você não teve um casamento bem sucedido não significa que todos os outros terão o mesmo fim que o seu. Ao invés de desejar isso, ore e deseje o melhor para aqueles que graças a Deus estão mantendo seu casamento, e tem sabedoria e caráter para serem fiéis e honrar seu cônjuge. E mesmo que você tenha tido as piores experiências, tenha se decepcionado, tenha sido traída ou enganada, não significa que Deus não possa escrever uma nova história em sua vida. Creia, ore, espere, e saiba que Deus tem o melhor para seus filhos.Então deseje sempre o melhor para seu próximo, porque Deus também deseja sempre o melhor para você
Casamento
Quando se fala em casamento a primeira coisa que vem a cabeça é festa. Porém o casamento realmente começa pós confraternização. Claro não esquecendo que Deus já abençoou sua união.
Quando te perguntarem porque casou?
Responda pra ser feliz.
Responda que o seu amor foi desenhado, desenhado a giz.
-Mas não é qualquer giz, é giz de cera! Aquele que criança rabisca a parede, a mãe vem logo xingando, o pai acha besteira. E pode até tentar apagar que vai durar a vida inteira.
O casamento é um acontecimento que a única coisa que ele derruba são algumas teorias aprendidas na escola.
Na Matemática um mais um é dois, até antes do casamento porque depois...
Um mais um são três, quatro, cinco..., seis
E lá se foi a teoria mais uma vez, porque na prática muitas vezes dividir é multiplicar, subtrair é somar. E amar vai ser sempre amar.
Na Geografia, pouco importa se é Planalto ou planície, você quer estar na velhice com alguém que te fez bem.
Pode ser planeta ou o continente, pois que importa verdadeiramente é quem está ao seu lado.
Se for o rio ou for mar peça a ele pra carregar tudo que não te faz bem. E quando o rio for embora e a onda do mar voltar lembre-se que amar... Vai ser sempre amar.
Pro Português, amar é verbo transitivo direto. E o que significa VERBO TRANSITIVO DIRETO? VERBO é uma AÇÃO, TRANSITIVO é QUE VAI ALÉM, DIRETO é uma LINHA. Então Verbo Transitivo Direto é UMA AÇÃO QUE VAI ALÉM DAS DELIMITAÇÕES DE UMA LINHA e que é sinônimo de AMAR.
Diferente do que muitos pensam o antônimo de Amar ou seu contrário. Não é Odiar, e sim RAMA, e o que é Rama? Rama é uma planta na qual deve ser cultivada ou morrerá assim como o Amor, porém se for bem cuidada em todos os dias bem tratada ela só tende a crescer. E crescendo a rama vai se espalhar, como uma família a aumentar sem limites pra crescer.
Se a Ciência é exata, qual é a fórmula do Amor? S2 ao quadrado?
O amor não tem receita mas se você aceita que o outro caminhe ao seu lado, isso já é uma demonstração de amor.
O amor não é uma ciência porém não sai da sua consciência quando recebe um afago. É como cair em um fundo lago sem temer a gravidade. Gravidade que na ciência avançada mais precisamente na física é a força que nos prende ao chão que pisamos e não deixa que saíamos voando quando um elogio é recebido.
Se fosse na mitologia o elogio recebido seria a flecha do cupido acertando o coração, e bastaria ser recíproco para que não se tornasse um amor ala Platão.
Na História que você achava estar escrita, que não tinha nada a mudar, as vezes acontece algo, que deixa tudo de pernas pro ar. Aí é hora de desistir, mas desistir com o R no lugar do D tenta pra você ver...
É isso mesmo RESISTIR. Recomeçar, porque?
O amor não nasce adulto,
Ele cresce através de pequenas atitudes.
Que podem tornarlo
Tanto ruína,
Quanto obra de arte.
Cabe a cada um fazer a sua parte.
VIVENDO BEM NO CASAMENTO?
Você deseja viver bem no casamento?
Faça seu dever de casa:
Nunca seja exagerada (o) no ciúme
Nunca esteja pra Ela (e) cansado,
Mesmo que esteja, dê uma boa gargalhada.
Nunca sufocá-la (o), mas sempre amá-la (o)
Faça o possível e o impossível
Pra sempre carinhá-la (o)
Sensível, amável, bondoso e prestativo (a).
Cuidado com inferências
Pra que elas não interfiram;
Elas atrapalham a boa convivência!
Viver bem no casamento,
É necessário sabedoria
Prudência no falar,
Trazendo no rosto, muita alegria!
Trocando olhares de aceitação,
Porque isso fará bem ao coração!
Nunca alimentes uma discussão,
Se a mesma estiver na contra mão.
Preste atenção nos sinais,
Nunca os mesmos ultrapassando,
Por que sempre haverá um guarda apitando.
Não dê credita a qualquer conversa
Porque elas (es) só querem te ver enciumada(o)
Se ouvires dela um elogio ao seu amado (a)
Diga-lhe que você é dele (a) a dona (o)
É a você que ele (a) ama
Diga-lhe, seus olhos não tiram dele (a) pedaços,
É você que ele (a) a tem em seus braços.
Esse é um pouco do dever de casa.
Pratique-o e viva bem em seu casamento.
José Martins Capetine
Muniz Freire, 23.02.2017
A Festa mais esperada !
"Não queira apenas observar a festa de casamento, seja a noiva que após de toda a cerimonia desfrutará da paixão e amor com o Noivo."
Os convidados da festa se vão para suas casas apenas fartos do banquete servido e alguns até não se sentem satisfeitos e reclamam de tudo.
A Noiva se entrega nos braços do Amado...
Quem você é, noiva ou convidado ?
Preta, hoje comemoramos nosso primeiro ano de casamento, uma aliança feita por Deus desde o início, sabemos bem de tudo o que passamos pra estarmos preparados para o exato dia de hoje, não preciso repetir, mas se fosse pra falar uma simples frase pra resumir esse reencontro, diria, nunca foi sorte, sempre foi Deus!
Esse nosso belo amor só tem gerado belos frutos baseados em respeito, reciprocidade e cumplicidade, diria que são inesgotáveis momentos memoráveis ao seu lado nesse tão pouco tempo.
Porém depois de tantos anos distantes eu me sinto como nunca estivesse longe e poderia dizer facilmente que estamos fazendo 10 anos de casados, estou muito feliz em poder dizer que eu a amo mais do que o amava ontem, que eu a admiro mais do que admirava antes, e que essa crescente de admiração não tem fim, quem limitaria o amor verdadeiro?
A cada dia que passa eu conheço melhor você, nós nos conhecemos melhor e a certeza da nossa eternidade se torna sólida como uma rocha.
Nós agora somos uma realidade perpétua da vontade de Deus, e a nossa felicidade já não é mais um projeto. Ela é real: acorda, acontece e adormece conosco todos os dias. Viver um relacionamento assim é algo mágico e o que de mais rico se pode viver na vida; nossas verdadeiras riquezas...
Obrigado por me escolher o seu par e tornar a minha vida tão autêntica e pura.
Impossível falar do nosso Amor e não citar o responsável disso tudo...
Obrigado Deus por nos presentear um com outro e mais ainda pela vitória do Emanuel!
Segura a minha mão e vamos continuar a nossa viagem até o dia que o senhor nos levar ...
Viajar é Preciso...
Minha profissão tem ofício simples:
Juntar, em casamento, alegria e emoção
Mas, que de fácil nada tem... fio que não
Nem todas as sandálias se calçam iguais
Há de se fazer um arranjo aqui, outro ali
Convencer que a não existe o tal desamor
Que viver é compreender sentidos e sinais
Colher aceitações, aceitar: a vida passa mar e amar
Quereres inseguros no desapego cria força
Porque nem tudo é um todo certo, exato
E é no olhar inexato que exploramos o melhor
Entendemos Machado e vendavais “Meirelirantes”
Guimarães, aportou em minha vida, num raro acaso
Trazendo latente, um coração valente, uma roça, batente batido
Ao longo de finita vereda que levava à rangente porteira, odor de café
Sentido já na entrada da casa humilde, num cantinho de Andrequicé
Atravessei à nau, o Cabo da Boa Esperança
Me detive, entre um mar e outro, ali, no Bojador
De onde admirei o céu, a Ursa Maior, as Três Marias
A lua, temente do olhar que dispara flechas de dor
Fui viajante alado em olhos apaixonados
E, não raro, aos avessos, nos mais irados
Jamais disse adeus, porque todo dia um pé de vento
Me leva de volta ao lar, vivo, quieto... em meu tempo
O casamento é um desafio e, e este desafio na maioria das vezes, um processo difícil, mas incrivelmente recompensador. Aceitar esse desafio exige uma mente determinada e decisões firmes.
O seu propósito não é o de ser experimentado ou testado por pouco tempo, e aqueles que desistirem cedo, perderão os maiores benefícios. Se você se comprometer com um dia de cada vez, os resultados poderão mudar a sua vida e o seu casamento
- Relacionados
- 20 anos de casados: mensagens que celebram duas décadas de união
- Poemas de casamento
- Votos de casamento: textos prontos e emocionantes para expressar seu amor
- Textos sobre casamento
- Frases sobre casamento que falam de amor e parceria
- Versos de Felicitações de Casamento
- Dedicatórias de Casamento
