Texto Literario sobre Amizade
O tempo corre sem rumo ou direção
Anda sempre às pressas, ora tropeça
Ora voa como a penagem sobre as árvores
Passado era como criança desleixada
É jovem como as garotas vaidosas
Sabia como a velhice que a todos pega neste presente
Onde se espera um futuro melhor
Tempo que tropeça e espanta
Eu a vi e já não mais o vi parada
Congelada no tempo da era...
[SOBRE O CONCEITO DE LUGAR]
A partir dos anos 1960, o conceito de lugar parece já se libertar da conotação exclusivamente locacional. O vínculo do lugar com uma localidade – isto é, com certa posição no espaço – é ainda inquestionável (embora, mais tarde, mesmo isso vá começar a se alterar com o surpreendente desenvolvimento das realidades virtuais e do ciberespaço). Todavia, o acorde conceitual de “lugar”, a partir de então, já passava a exibir outras notas características importantes, para além da mera ideia de localidade. Todo lugar, começava-se a enfatizar cada vez mais, tem o seu lado de dentro e o seu lado de fora (o seu entorno).
A relação deste lado de dentro (ou deste sítio) com o entorno ou com realidades mais distantes, a experiência humana que no interior desta relação se estabelece, os modos de ver o mundo que afloram quando se está em um lugar e não em outro, os mecanismos de identidade que se impõem de dentro de um lugar ou contra este mesmo lugar – tudo isso começa a compor um sentido mais complexo para esta pequena palavra com a qual estamos tão acostumados na vida cotidiana.
O lugar não é mais apenas um mero local, mas sim um mundo que coloca em jogo as suas próprias regras. Pode-se mesmo dizer que todos os lugares são pequenos mundos. Se o lugar pressupõe uma localização (mesmo o lugar virtual tem um endereço eletrônico), este traço está longe de ser o único relevante quando pensamos nos lugares. Ademais, podemos ter uma localidade – cartografável ou indicável no mapa – mas sem termos ainda um lugar. O local pode ser um mero ponto no mapa definido pelo encontro de um paralelo e um meridiano. Mas um lugar precisa ser nomeado, pressentido por alguém como dotado de uma singularidade. O lugar é o local que adquiriu visibilidade para alguém, porque investido de certos significados.
O lugar, assim, é o espaço ao qual foram agregados novos níveis ou camadas de sentidos.
Conforme nossa própria terminologia, o lugar é o espaço objetivo sobre o qual se ergueu um acorde de subjetividades. De certo modo, o lugar é a quinta dimensão de qualquer poliacorde geográfico.[...] O lugar, sobretudo, implica relações intersubjetivas que se integram a uma determinada objetividade. Em duas palavras, envolve identidade e estabilidade. Ambas as instâncias – a saber, de um lado a identificação, e de outro lado a dupla sensação de estabilidade que é simultaneamente assegurada por um forte sentimento de pertença e pela permanência objetiva do lugar no espaço e através do tempo – parecem produzir nas pessoas sensações diversas de apego ao ambiente construído ou natural.
A sensação de pertença ao lugar, através deste duplo entremeado de subjetividades que envolve simultaneamente a identificação com o lugar e a impressão de sua continuidade no espaço-tempo – pode atingir distintos níveis de amplitude, que vão da vizinhança ou do bairro à pequena localidade, daí à cidade ou à área rural e assim sucessivamente, até atingir lugares maiores como o estado, o país, o continente, o planeta! Todos estes são certamente lugares, os quais são investidos de diferentes tipos e níveis de afetividade, de intimidade, de sentir-se dentro.
[trecho extraído de 'História, Espaço, Geografia'. Petrópolis: Editora Vozes, 2017, p.170-171].
Minha dor
Sobre o vento muito tento
Esquecer os meus sentimentos
E nessa hora eu não me lembro como
Mas por mais que eu não consiga eu tento e tento
E essa dor de cabeça que me incomoda aqui
Me faz chorar
Em vez de sorrir
Não é só mais uma fase
É tudo o que resta da minha dignidade
Que de pouco em pouco acaba,
Pela minha falta de vontade
E toda esta tristeza
Nem consigo entender,
Ela é tão grande que me faz corroe
Será que tudo isso terá um fim?!
Ou morrerei triste
Sem um final feliz.
Qual a minha opinião sobre esse mundo? Lá vai.
- ele nunca deveria existir, viemos para cá só para ver entes queridos partindo, pessoas discriminando a sexualidade, cor, opiniões... chega desse mundo! pra mim... Esse mundo está prestes a acabar, minha jornada tbm.
Com carinho, NUCITA <3 .
A primeira noção à qual precisamos dar forma de modo a refletir sobre o Tempo Histórico é a de que este é um tempo necessariamente humano. O tempo dos historiadores refere-se essencialmente à existência dos homens. O que de fato interessa a um historiador é a passagem do homem sobre a Terra, o que inclui tudo aquilo que, tocado pelo homem, transformou-se, e também aquilo que, vindo de fora, transformou a vida humana. As modificações na vida humana ao longo dos séculos, o confronto entre diversas sociedades, as múltiplas maneiras como se desenvolveu o poder no decorrer da existência das sociedades humanas, o surgimento e a elaboração da cultura, a luta pela sobrevivência com a concomitante edificação de um sistema de práticas que podem ser consideradas como a base da economia, o surgimento e desenvolvimento das mais diversas formas de expressão e criação, as mudanças nos modos de pensar e de sentir ao longo dos séculos, tudo isto, e também as interferências impostas pelos homens no seu meio ambiente, constituem objetos de interesse dos historiadores, sempre considerados sob a perspectiva de suas transformações e permanências no tempo.
O tempo dos historiadores, portanto, é sempre um tempo humano. Ele não é o tempo dos físicos ou dos astrônomos. Tampouco é o tempo dos calendários ou da mera cronologia, ainda que destes modos de situar o tempo objetivamente o historiador precise se valer no decorrer de suas narrativas e análises historiográficas. Ao lado disto, um físico ou um astrônomo que observam os fenômenos celestes, materiais ou geológicos também podem pensar historicamente; mas não se trata aqui, obviamente, da mesma história dos historiadores.
[trecho extraído de 'O Tempo dos Historiadores'. Petrópolis: Editora Vozes, 212, p.20-21].
Uma pitada de solidão
Quando acordo e reflito sobre a vida,
me parece que nada faz sentido mas sim, faz sentido sim!
Até o não fazer sentindo faz sentido para alguém.
Quando muito me entristeço, um rio deságua por entre os caminhos de meu rosto mas uma música me procura animar e quando me sinto em demasiada alegria, me lembro de uma receita fantástica que é uma pitada de solidão para equilibrar minhas emoções lubriantes.
Fazer o quê?!!!
Buscar viver e viver ainda mais, independente dessas coisas.
Consigo sim.
Um empreendedor não busca ganhar sobre os outros.
Ele luta e não barganha porque ele batalha junto com os outros.
Porque se não, quem ganha de quem?
...e oque ganhou, ganhou pra que?
Seríamos meros expectadores de ruínas próprias e do que andou ao meu lado.
O algo que lá na frente teria que ajudá-lo, porque se não, já não haveria de quem barganhar pra supostamente ganhar. Compreende?!.
Bom dia!
Terça-feira
Que Deus espalhe suas bênçãos sobre você, transforme sua vida, ilumine os seus caminhos e traga para o seu dia boas energias.
Que o Senhor lhe abrace bem forte, lhe encha de amor e sustente sua fé.
Hoje, transborde alegrias, se permita viver o dia e sinta muita paz no coração.
Hamlet Cabisbaixo
Segundo Hamlet, o que diria sobre postar fotos no instagram? Ele é o personagem fundador da modernidade, primeiro homem moderno onde a metafísica não possui poder e apesar de por sua peça aparecer 3 aparições de um fantasma, apesar da peça promover discursos religiosos sobre o enterro de Ofélia ser lícito ou não, sobre o príncipe matar ou não o rei Cláudio, com medo de que o matando ele vá para o céu, porquê estava rezando.
Dono de seu destino, ele é o primeiro personagem que vive “O Príncipe”, de Maquiavel, tem a crença no poder do eu e na glória. Estamos diante de quem toma poder através de lógicas e estratégias e a crença no poder do nosso eu, da ação e da liberdade.
Sendo assim, é a glória e a tragédia em nosso tempo e exclusivamente a nossa crença profunda no eu, e o primeiro ser que proclamou o eu como elemento fundante do mundo e a primeira coisa que eu tenho que fazer é consertar a Dinamarca. É dele, e de mais ninguém, o poder de se proclamar e a decisão de não se matar. Ele é, sobretudo, um grande crítico da retórica da etiqueta, dos personagens que interpretam o tempo todo e que sempre dizem apenas o que deve ser dito.
Corrente da Felicidade
Saiba tudo, em poucas palavras, sobre as estrelas e seu destino.
Entenda o Iluminismo mais puro, cujos pensadores nos tiraram das trevas com o mundo racional, lógico e tudo mais acima de nossa cabeça aos pés na Terra, assim como no Céu e o subsolo, solo ou Infinito no Universo pequeno, sem precisar ler nem ir à Universidade!
O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem.
Agora ficou fácil ver o Mundo, seja à noite ou de dia, com a luz que vem da estrela iluminar nosso caminho pleno de pedras, pedaço dela do tamanho de cada um.
Está explicado?
Passe esta mensagem adiante à dez amigos, para fazer o dia e a noite dele ou dela mais alegre e feliz e evitar que uma caia na sua cabeça e a abra literalmente a mente embotada.
Feliz dia da consciência e inconsciência Humana e do espectro da bestialidade que assola o Mundo.
Racionais do mundo uni-vos, nós não temos nada a perder exceto os grilhões da nossa liberdade e da sabedoria, porque o que te preocupa, te escraviza.
Já me conheço, tudo que fores a falar sobre mim, não me ofende.
Conheço os meus limites e sei o que fazer com eles. Por isso, a sua opinião é sua opinião, a sua observação é sua observação. E eu respeito.
Você tem o direito de pensar o que quiser sobre uma pessoa. É um direito constitucional de liberdade de expressão.
Se fores a falar mal de mim, o problema é seu. Se fores falar bem de mim, o problema também é seu. Isso não me encomoda.
Ataque é veneno, só funciona quando eu tomar. Infelizmente a vida é muito curta, para eu perder tempo com babacas cheios de ódio.
Não me traga flores,
flores não dizem nada sobre o amor.
Não me traga flores,
Me traga a leveza da tua companhia
Não me traga flores,
Me traga respeito no dia a dia
Não me traga flores,
Me traga amor, lealdade e parceria
Não me traga flores,
Se não for pra trazer a reciprocidade junto
De falsos românticos já está cheio o mundo.
Há de haver
Logo existe
Nasce no meu ser
A vontade desvendar
Mais sobre Jesus Cristo
Percorro um percurso
Com destino
A procura do paladar
Da palavra
Do cheiro da marisia
Descobri que o sabor
É o fruto da vida
Continua
Um fruto soculento
Doce
Na verdade sopra o vento
Que me alimenta a alma
Dá ânimo ao espírito
Sigo Jesus Cristo
Meu amigo
Rendentor meu porto de abrigo
que suaviza meu fardo e me consola no gemido
Cada instante é um passo
Para o desafio
De entrar no eixo
Não me perder
Ter foco
Seguir em frente
Dizer que
Também sou gente
Caminho em direção
A exaltação
Coligação de todos em um
Pela dádiva de Deus
Série: Minicontos
RACISMO X ETNOCÍDIO
Há séculos. Congoleses e Angolanos sobre mar atlântico despiam-se da vida para a morte. E a história continua. Moïse fugia por léguas tiranas em busca de vida, e de maneira torpe encontra a morte. Havia 300 anos, e nos despimos da sorte de apreender a lição...
UMA PROSA SOBRE FERNANDO PESSOA
Fernando Pessoa foi um lunático, visionário, sem dúvida um esquizofrênico consciente, inofensivo e adorável. Homem subterrâneo, viveu isolado, entre aquilo que ele era e aquilo que desejava ser. Tinha, como eu, todos os sonhos do mundo. Não se achava especial, apenas superior a todos os seus contemporâneos.
Para suportar o peso do mundo inventou outros mundos, outro universo, onde ele podia facilmente se livrar do mundo real, ou pelo menos daquele opressivo em que todos vivem, onde se acham normais, pessoas comuns que se casam, têm filhos, bebem e fornicam, sem muita preocupação com arte ou metafisica.
Fernando não teve um grande amor, pelo menos não foi correspondido, por isso achava que o amor era uma perda de tempo, uma ilusão que causa muito sofrimento e dor.
Eu sou visionário, como ele, mas tenho um amor correspondido, tive filhos, publiquei mais que ele em vida. Tenho bons e maus hábitos, similares aos dele. Gosto de vinho, de café e de solidão para pensar e escrever. Sou músico, ele não foi. Vivo em uma época fascinante com muitas facilidades e distrações que poderiam muito bem me desviar do meu objetivo cósmico-divino, e com isso me diminuir, no que diz respeito ao talento do qual fui dotado. Tenho a obrigação, assim como ele de contribuir com a evolução da humanidade, no que tange ao desenvolvido cultural e espiritual do homem.
Portanto, não isento-me dessa responsabilidade, cada artista deve entender qual é sua missão, seu papel no mundo.
Não se faz necessário ser erudito, estudar em grandes faculdade, coisa que Fernando não fez, ora por não desejar isso, ora por não corresponder aos critérios exigidos na sua época. Ele poderia ter se formado em letras, mas percebeu que sabia muito mais do que seus instrutores, foi isso que lhe permitiu produzir tanto, pois sua formação intelectual era algo incomum pata qualquer mortal, ele já tinha ajuntado todo cabedal de conhecimento suficiente para compor sua obra. Este conhecimento oriundo dos livros, os quais ele lia com uma velocidade espantosa. Chegou ao ponto de dizer que não havia mais nada de interessante para ler, foi quando percebeu que era hora de observar mais a natureza e as atitudes dos homens, para completar sua magistral obra.
Eu penso assim como ele, que já li tudo que valia a pena, rejeitei, como ele a instrução formal de uma faculdade de jornalismo, onde aprendi algo muito significativo, o que é estudar. É saber ler, saber escolher o que ler... Abandonei, como ele a faculdade para me dedicar ao meu oficio, escrever, produzir conhecimento.
Fernando teve muita preocupação com o mito; leia-se Deus, religião, espiritualidade, às vezes ia muito fundo nesta busca, outra hora retrocedia e negava tudo, mesmo que por intermédio de outros, com seus heterônimos. A verdade é que ele mesmo não cria em nada além da vida, e muitas vezes duvidou de que a vida de fato fosse real, se perdia em delírios de que a vida devia ser uma grande ilusão.
De qualquer forma ele foi único a definir o mito, de forma poética e filosófica resumiu o mito e toda metafisica em uma frase: “O Mito é um nada que é tudo.”
Fernando Pessoa, mesmo não crendo em metafísica, nem em vida em outro lugar, continua vivo, e escrevendo com a mente e as mãos de muitos autores em todo o mundo.
Quem mais escreveu com a sapiência e astúcia de Fernando Pessoas, foi José Saramago. Saramago deu sequência à obra dele, boa parte do que produziu teve influência direta da mente criativa de Fernando Pessoa. Se você não sabe do que estou falando, leia este livro do Saramago. O Ano da morte de Ricardo Reis, contudo só vai inferir completamente o que eu afirmo se for capaz de se aprofundar nas obras dos dois autores portugueses geniais.
Evan do Carmo
Tão ela no jeito de ser, tão ela na maneira agir, ela é tão ela que para falar, sobre ela é difícil resumir, pois o resumo limita ela, e ela na magnitude dela,não se deve resumir.
Poderia passar horas elogiando ela, pois mesmo sem a conhecer, quando você conversa com ela, facilmente se encanta por ela, na maneira de agir,falar e conversa. E quanto mais você conhece ela mais você se encanta pois acaba descobrindo o quão especial ela é pras pessoas em volta dela, porque sempre se dedica de coração a quem ela ama, seja você da família,amigo ou até mesmo conhecido! Um ser humano não digo perfeito pois perfeição não existe mas que chega próximo disso pois em tudo ela da o seu melhor! Tão ela menina tão ela mulher, as pode ate ficar confusa mas sempre sabe o que ela quer, ela quer ser feliz, ser amada, ser respeitada, ser o que ela quiser ser! Pois ninguém limita ela! E isso é tão ela!
PENSAMENTO
Estou pensando agora no meu futuro se caminho sobre a corda bamba ou então por cima do muro
Estou pensando agora no meu futuro se na fenda pequena eu aumento o furo ou se por cima da pedra eu dou um pulo
Estou pensando agora no meu futuro Se escuto os trovões de sempre ou canções que me reinvente
Estou pensando agora no meu futuro Se abro os olhos pro horizonte ou se os fecho pra tudo
Estou pensando agora no meu futuro No meu futuro Estou pensando
Pensando agora...
- Johnny Rocha, ao oitavo dia do segundo mês do ano quatorze de dois mil.
Penso muito sobre razões para ações em que realizamos ao longo do dia.
O que de fato me fascina, são as maneiras em que cada um de nós adquirimos para sobrevivência.
Algo que questiono todos os dias é: por que somos tão influenciados a fazer certas decisões?
Poderíamos "ser quem somos ".
Muitas de nossas ações são reflexo da pressão de muitos ou talvez algo dentro de nós que gostaria de se sentir superior e não algo considerado "estúpido".Nos falta sabedoria para ser quem nascemos para ser.
Algo que percebi e que deve ser questionado é que nossos medos e emoções nascem a partir de reflexos de ações.
Idiotas
Eu estava assistindo um documentário
recentemente sobre terraplana.
isso foi fascinante
eu não sei se alguém viu isso
há pessoas que acreditam que a terra é plana.
o documentário é chamado de "idiotas"
mas eu tive que assistir, eu tenho que ver se as pessoas realmente acreditam nisso,
e eles não apenas acreditam nisso
eles são inflexíveis e dizem a pessoas como: você mentiu durante toda a sua vida
eles estão mentindo sobre a forma da terra e tudo o que eu fico pensando é "por que alguém mentiria"?
sobre a forma da terra, quem vence? e quando eles começaram? anos atrás alguém é como:
"olha, eu sei que é plano, você sabe que é plano, mas se podemos convencer as pessoas
Estou morrendo de vontade de conversar com um apartamento
há tantas perguntas. tipo, eu estou tentando concordar.
talvez seja se for plano, o que acontece quando você olha por baixo?
O que você vê? apenas um bando de australianos e chineses pendurados pelos pés como morcegos?
Quero dizer, se fosse plana, a água escorreria e os cavalos cairiam porque os animais são estúpidos
mas eles têm uma resposta para isso, os terrestres planos têm uma resposta. eles dizem que a razão pela qual a água permanece ligada e nada cai é porque somos cercados por uma cordilheira coberta de neve
e eu fiquei tipo: ah, tudo bem, eu estava preocupado que você parecesse estúpido. faz todo o sentido que vivemos em uma travessa cercada por purê de batatas.
mas não é odioso que eu goste ... eu não gostei muito deles, porque muitos teóricos da conspiração me incomodam porque estão negando a dor de outra pessoa. 9/11 conspiração, conspiração de Newtown
eles estão negando que outra pessoa tenha sofrido uma tragédia. mas esses caras não machucam ninguém.
ninguém está bravo que eles estão falando sobre a terra
eles não são como:
- ei, a terra é plana. não há ninguém indo:
- cale a boca
eu não vendo um globo há seis meses, cale a boca!
aqui está o meu princípio com toda a teoria e conspirações em geral
se for verdade, você entende quantas pessoas precisam mentir?
tipo, a terra plana é de longe a maior conspiração já concebida.
porque existem milhões de pessoas, não apenas o governo, não apenas a NSA, não apenas o FBI. as pessoas que você não imaginaria que precisam estar envolvidas. capitães de barcos, todo capitão de barco que já viveu deve ser sentado e isso deve ser explicado a ...
e eu nem quero dizer os almirantes navais, quero dizer, todo capitão de cruzeiro de carnaval de lixo branco, eles têm que sentar e ir embora:
- olhe, você está navegando pelo oceano, você verá montanhas, basta tocar a buzina e voltar, não diga nada
O significado do evento sobre nós e concedido por nós.
Independente do evento o significado é concedido por nós, ou seja, existem pessoas que diante de colossal dor conseguem extrair um conhecimento essencial para sua evolução. Portanto, tudo é aprendizado basta uma mudança interior de cognição sobre os fatos para compreender que eles são imprescindíveis para a nossa evolução. E não existem para nos abater. Nessa caminhada é vital o uso da aceitação, da fé e da perseverança.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Poemas sobre saudade
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado