Texto Filosófico

Cerca de 1061 texto Filosófico

⁠A ironia de Sócrates- V

“Sei que cá nada sei” foi. pois, ironia;
por tal grande filósofo deixada;
não por achar que em nós sabia nada;
mas por tanto aprender, saber que havia!

Havia por bem medir da ignorância;
que em si tinha por tanto pra aprender;
por não passar em nós de um simples ser;
em meio de ensinar, tanta abundância!

Por isso tu se julgas que em tal cabes;
guarda tal e continua a aprender;
neste em de nós viver, tanto ensinar!...

Por mais saber, pra o teu poder estar;
muitas vezes em quem nem saiba ler;
por em tal, ter saber; que em ti não sabes.

Com prudência;

Inserida por manuel_santos_1

⁠A ironia de Sócrates- VI

“Sei que nada sei” foi, pois, ironia;
por tal grande filósofo, deixada;
não por achar que em nós sabia nada;
mas por tanto aprender, saber que havia!

Havia em por de nós parte fazer;
aprender, pra na vida triunfarmos;
porque se muito sábios nos julgarmos;
desse bom perderemos o prazer.

Daí este da retórica mestre;
um dia pra todos nós decidiu;
tal deixar em de si tão pouca escrita;

Inscrito em ironia tão bonita;
todo esse tanto saber que adquiriu;
pra que essa humildade, a todos nós preste.

Inserida por manuel_santos_1

Quando Sócrates disse humildemente:
"Sei que nada sei", tentava mostrar-se
aberto à ideia de que ninguém é dono
da verdade, e que há diferentes
pontos de vista para os mesmos acontecimentos.
Essa consciência faz muita falta nos momentos atuais
onde cada um orgulhosamente se acha o detentor
de uma única verdade absoluta e porta-se
como um semi-deus...talvez se pensássemos isso,
de quando em vez, estaríamos mais aptos a perceber
o quão pouco sabemos.
Cika Parolin

Inserida por CikaParolin

Segundo Sócrates, a essência do homem é ser mál...
Se olharmos ao nosso redor vê.os a maldade do homem nos pequenos gestos, nas pequenas atitudes, vemos a maldade em uma pessoa que nega uma moeda a um morador de rua, pelo simples fato que ele pode ser ou não um usuário de Drogas, vemos a maldade no transito, a onde os homens apressados e atrasados para seus compromissos, chinga, atropela, briga, não para na faixa para o pedestre passar, vemos a maldade nos patrões que esnobam seus funcionários pelos simples fatos deles serem subordinados, vemos a maldade nas autoridades por serem autoridades, mas o pior disso é que vemos a maldade nos amigos, onde já não podemos dizer que temos um amigo, aqueles inseparáveis, os amigos de hoje é de momentos, é de instantes de fazes, quando precisam procuram um ao outro mais quando não precisam, quando estão rodeados de outros companheiros já não tem o melhor amigo, esquecem um do outro, o dinheiro fala mais auto, o status financeiros e sócias, muda as personalidades... É se Sócrates tivesse vivo hoje, ele iria ver que conceteza a essência do homem é sem mal...

Inserida por ThiagoStorone

QUAL O SALÁRIO DE UM PASTOR?
VAMOS APRENDER COM O MESMO MÉTODO UTILIZADO POR SÓCRATES? OU SEJA, PERGUNTANDO? Vejamos: vamos supor que os senhores e senhoras estivessem fazendo uma prova de interpretação de texto. O que responderiam ao término da leitura da seguinte passagem Bíblica? Lucas: 10. 1. Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. 2. E dizia-lhes: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. 3. Ide; eis que vos envio como cordeiros ao meio de lobos. 4. Não leveis bolsa, nem alforge, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho. 5. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz seja com esta casa. 6. E se ali houver um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; e se não, voltará para vós. 7. Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis de casa em casa. - Bíblia JFA Offline. As perguntas serão as seguintes: 1) O divulgador da BOAS NOVAS deverão acumular bens materiais ? 2) Qual o salário admitido para os divulgadores das BOAS NOVAS? Se você acertar é porque sua mente está em consonância com a de Jesus Cristo. Já que o texto são palavras de JESUS. Boa sorte nas respostas. Amém.
RESPOSTA: O suficiente para manter-se vivo. Ou seja, é a sua subsistência.

Inserida por Edmundobotelho

CANTO TRISTE
(Passarinhando a solidão)
(Sócrates Di Lima)

Canta na cumeeira a cotovia,
No para peito da janela, o rouxinol,
Canta minh'alma a tristeza, como nunca se via,
Fazendo do meu coração, um desencontrado caracol.
Canta ao longe dos meus olhos, o sabiá....
Quando amanhece o dia, o bem-te.vi,
Canta a tristeza muda, como em lugar algum se há,
Porque o amor que parte, leva a alegria que muito senti.

Inserida por SocratesDiLima

⁠DEUS É BOM O TEMPO TODO

Quando o "conhece-te a ti mesmo" dito por Sócrates nos esplendores da Grécia me atropela, penso, penso, penso e me chega Santo Agostinho e o próprio João Batista, acompanhado de mais convidados com idêntica querela. Adentra São Francisco abraçando lobos, Buda falando de equilíbrio e eu em pleno descompasso num mundo de traições, crimes e guerras em dor...
Se me deixo conduzir por tais informes das TVs e de jornais, rodo a tramela e tranco o imenso sol ainda oculto na linha do horizonte, ínsito á área de serviço num quarto escuro que se amplia sem esperança, sem otimismo, sem janela.

Inserida por PROJETOTREMDAVIDA

⁠Deve haver uma Grande Razão para que um Grande Sábio, como Sócrates e Jesus Cristo, prefira morrer em defesa da Sabedoria e Virtude!

‎Quiçá, a Grande Razão seja a certeza absoluta da existência de Sociedades Humanas Sábias e Virtuosas em outros Planetas habitáveis das várias Galáxias existentes!

Inserida por Amanciorego

Não procures ser como albert Einstein, nem procures pensar como o Sócrates, mesmo que eles tenham sido um fenômeno. Lembre-se, que diferente deles, você pode vir á ser uma “catástrofe”.
Pois o mundo não dá luz á gênios, mas tarna-os.
Intérprete e entenda, após isso, comece a formar a inspiração do próximo século...

Inserida por AuxilioNunes

"⁠Conheça-te a ti mesmo e conhecerás todo o universo..."
Assim declamou "socrátes" para que o homem
tivesse alguma direção...
Entenda, não são as palavras
que te levarão a qualquer direção
Mas todo o desejo que te faça
ter reação...
Diferente do conforto de estagnar
Queira se mover e nunca parar de lutar
O caminho nem sempre te trará vitórias
mas sempre te dará experiências
para que você tenhas motivo para recomeçar;

Inserida por JULIOAUKAY

*Sócrates*
Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.

Eu te pergunto, qual você prefere:
Superação...
Atitude de confiar em si próprio...
Decisão...
Transparência...
Firmeza...
Posicionamento...
Autoestima...
Objetividade...

Inserida por Alef2023

Sócrates refuta Marx⁠
Cena: Um café filosófico em Atenas, com Sócrates e Marx conversando.

Sócrates: Ah, Karl, você trouxe seu livrão! Esse tal de "Manifesto". Interessante essa sua ideia de "luta de classes." Diga-me, Karl, é algo que posso pegar na mão, ou está mais perdido na sua cabeça do que a rota de uma pomba bêbada?

Marx: (rindo) Sócrates, vamos falar sério! A luta de classes é uma realidade social! São as classes em conflito que movem a história para frente.

Sócrates: Ah, entendo. Então se eu não vejo a classe alta jogando tapas e socos na classe baixa, a culpa é dos meus olhos? Karl, sinceramente, essas classes são feitas de carne e osso ou de fumaça de ideias? Porque eu nunca vi história avançando no grito.

Marx: Ah, Sócrates! A luta não é literal! É sobre quem controla os meios de produção. Quem controla, explora; quem trabalha, é explorado. Fácil de entender.

Sócrates: Então você quer que todo mundo compartilhe os meios de produção. Isso quer dizer que o mundo seria tipo... um grande piquenique? Cada um traz uma coisinha e ninguém briga pelo pãozinho?

Marx: Em essência, sim. Se eliminarmos a propriedade privada, acabamos com a exploração, e voilà! Conflito resolvido!

Sócrates: (fingindo pânico) Espera aí, eliminar a propriedade privada? Onde vou guardar minha toga? E o que você faria com esse seu tijolão do "Manifesto"? Sem propriedade, até meu humilde pedaço de queijo vira “patrimônio público”, certo?

Marx: Sócrates, foque no ponto! Não estou falando da sua toga! A propriedade que quero abolir é aquela que serve para explorar. É a que gera desigualdade!

Sócrates: Ah, entendi! Então viveremos sem propriedades "exploradoras", mas ainda com um cantinho para chamar de meu? E quem decide o que é justo ter? Você, Karl? Vamos nomear juízes para essa "nova ordem" ou confiar nos deuses?

Marx: É a sociedade! Cada um vai contribuir com o que pode e receber conforme sua necessidade. Isso é igualdade!

Sócrates: Que romântico! Mas, digamos que minha “necessidade” seja uma taça de vinho toda noite, e a do meu vizinho seja só um pãozinho seco. Isso não causaria... vamos dizer... “alguma” dificuldade?

Marx: (irritado) Sócrates, eu não estou falando de caprichos! Numa sociedade justa, apenas as necessidades reais são atendidas.

Sócrates: Ah! Agora sim, Karl! Então precisamos de um comitê para decidir o que é real e o que é “fútil.” O vinho é o quê, então? Se for uma comissão de bebedores, acho que estou salvo!

Marx: (suspiro profundo) Você só quer brincar, não é, Sócrates? A questão é que a exploração aliena o trabalhador, fazendo-o esquecer sua verdadeira essência!

Sócrates: Certo, então a solução é eliminar o trabalho? Karl, isso mais parece preguiça organizada! Confesso que é tentador…

Marx: Não se trata de eliminar o trabalho, e sim torná-lo uma fonte de realização!

Sócrates: Sim, compreendo. Mas quem vai realizar o trabalho que ninguém quer? Precisaremos de “voluntários”? E se todo mundo quiser tocar flauta ao invés de plantar batatas?

Marx: Numa sociedade igualitária, todos vão contribuir para o bem comum, e o egoísmo será coisa do passado.

Sócrates: Aham... então você acha que todos vão ignorar o próprio umbigo e trabalhar felizes pelo bem maior? Karl, eu nunca vi isso em Atenas. Quem sabe em outro planeta, com habitantes mais... "evoluídos."

Marx: Esse mundo é possível, Sócrates. Mas, claro, você prefere zombar do que acreditar numa nova ordem.

Sócrates: Eu prefiro questionar, Karl. Afinal, como disse um amigo meu, “a vida sem questionamentos não vale a pena ser vivida.” Agora, imagine o que seria da sua “nova ordem” sem um bom puxão de orelha de vez em quando!

Inserida por slsj2001

PORQUÊ SÓCRATES CONFUNDIU A ALMA HUMANA COM O ESPÍRITO HUMANO?

Porque num Organismo, a Alma e o Espírito são semelhantes quanto ao aspecto, mas diferentes quanto à natureza e origem e função!

A Alma é 'Matriz com Consciência' e o Espírito também é 'Matriz com Consciência'!

Mas,

A Alma Humana é influenciável podendo ser pura quando influenciada apenas pelo Espírito ou impura quando não influenciada pelo Espírito, tem Consciência variável podendo ser límpida e plena ou tenebrosa e limitada, emerge do Espírito Humano e tem a função de gerir o Corpo segundo orientações do Espírito Humano ou orientações alheias ao Espírito Humano!

Enquanto,

O Espírito Humano é ininfluenciável sendo por isso sempre puro, tem Consciência invariável sendo por isso sempre límpida e plena, emana do Espírito Cósmico, tem a função de originar e orientar a Alma Humana e construir e reparar o Corpo Humano!

Inserida por Amanciorego

⁠SEJA E SERÁS UMA PESSOA ABENÇOADA

Sócrates disse: “Conhece a ti mesmo!”. Não que você possa conhecer. Ele estava dizendo: “Tente conhecer a si mesmo e um dia saberá que isso é impossível”.

Um romano, Marco Aurélio, disse: “Seja você mesmo!”. Isso é melhor. Conhecer a si mesmo é impossível, mas ser você mesmo é possível. Não há necessidade de se conhecer. Apenas de ser. O conhecimento é irrelevante; ser é suficiente. Apenas SEJA você mesmo!

Inserida por Paulogabriel

⁠SÓCRATES PLURAL

Demétrio Sena - Magé

Mais do que "o firme fundamento das coisas esperadas e a prova das coisas não vistas", como atestou o apóstolo Paulo, um dos co-autores da Bíblia, creio que a fé (algo íntimo, pessoal e intransferível) seja uma profunda intuição acerca do improvável, que impomos a nós mesmos e muitos querem impor ao outro. No âmbito religioso destes tempos, parece que todo mundo sabe tudo sobre céu, inferno, o provável diabo e O Possível Deus... mas não... não sabe. Eu, que nada sei, posso dizer que o que sei é que ninguém nada sabe para me tornar sabedor do que ninguém tem como saber... só intuir, profundamente. Só ter fé.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

⁠AS TRÊS PENEIRAS - DE OSÉIAS AVELAR COSTA

Sócrates falou sobre as Três Peneiras (Verdade, Bondade e Necessidade). Porém na vida, vamos passar também por três tipos de Peneiras:

1° Peneira da curiosidade;
Acontece na nossa adolescência, aonde queremos aprender tudo, ver tudo, e ter novas sensações.

2° Peneira dos Erros;
Quando adulto, você começa a perceber que a vida é um amontoado de erros, e começa a tentar fugir deles. Mas é inevitável, você ainda quer aproveitar a vida, e acaba cometendo alguns erros, porém consciente dos seus atos.

3° Peneira da Seleção;
Quando mais velho (ou mais maduro), você começa a perceber quem são seus verdadeiros amigos. Quais devem ser suas prioridades, e quais os valores que devem ser preservados. Você não escuta qualquer coisa, você não aceita tudo, você não se joga sem antes pensar bem no que vai fazer, e como vai terminar.

É assim que percebemos o quão a vida nos ensina a crescer. A princípio queremos pressa em tudo, deixamos passar os desejos, e provamos os mais profundos sentimentos. Daí então, percebemos que existe uma seleção a ser feita, a seleção que vai definir o seu futuro, e sua história aqui. Escolha o quanto antes o quê e quem você quer levar consigo. Selecione e separe pessoas que iram te ajudar, independente da sua posição. É uma escolha difícil, dolorida. Mas é uma seleção necessária para o desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual! (02/06/23)

Inserida por Oseias2012

⁠Três coisas após o estágio não me saem da mente, a primeira tem a ver com a filosofia de Sócrates que dizia dele mesmo “só sei que nada sei”, deixando claro que não precisamos pregar verdades. A Segunda é relacionada à polifonia, na qual é forjado o nosso eu. E a terceira estaria ligada ao pensar Freudiano ligado ao saber ouvir e observar, onde Freud apud Dra Waleska Fochesatto diz: (...)Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir fica convencido de que os mortais não conseguem guardar nenhum segredo (IBIDEM,P.78-Caso Dora).
Precisamos sair da ditadura citada na música de Chico Buarque e Gilberto Gil, cálice(cale-se). Ouvir e, a partir dessa ação encontrar a forma adequada para a transmissão de conteúdo e a viabilização da educação, mas também, sair da pretensão de que libertamos, de que ensinamos.
Ninguém precisa de que digam o que fazer, precisamos de educadores que ajudem na leitura das realidades e depois disso, então, o educando estará apto a intervir ou não na situação que por ele foi analisada. Chega de estupros filosóficos, escravização em nome da liberdade.

Inserida por jailton_silva

⁠Saber de tudo não era a primeira questão para Sócrates, mas continua eternamente na estrada do saber porque é isso que nos engrandece diante da vida. Nesse sentido, quanto mais se sabe mais entusiasmado fica por entender que ainda há muita coisa para se aprender. Isso é vida!
O verdadeiro sábio quanto mais se aprofunda no saber conhecer se rende alegremente diante de tudo que ainda tem por aprender.

Inserida por AdmilsonNascSantana

A história do ovo e do bacon fala sobre envolvimento e comprometimento. Quando você come o bacon, o porco está comprometido, já que ele é o próprio. O ovo, você come e o envolvimento da galinha é de menos. Que por sua vez aproveitará o tempo livre para ciscar o chão e continuará a procurar minhocas.

Inserida por mestrearievlis

Há uma frase atribuída a ⁠Sir Francis Bacon que diz: “A verdade é filha do tempo, não da autoridade”. Eu diria que a verdade não é filha de ninguém ela se sustenta por si só. O que o autoritarismo não sabe, é que a verdade nem o tempo pode esconder, não importa o quanto o tempo se esforce. A verdade é sempre ela mesma e permanece intacta independente da ação do tempo.

Inserida por anapaulafanz