Texto Filosófico
O Problema do Mal
O paradoxo de Epicuro:
- Deus, enquanto onisciente e onipotente, tem conhecimento de todo o mal e poder para acabar com ele. Mas não o faz. Então não é onibenevolente.
- Deus, enquanto omnipotente e onibenevolente, então tem poder para extinguir o mal e quer fazê-lo, pois é bom. Mas não o faz, pois não sabe o quanto mal existe e onde o mal está. Então ele não é omnisciente.
- Deus, enquanto omnisciente e omnibenevolente, então sabe de todo o mal que existe e quer mudá-lo. Mas não o faz, pois não é capaz. Então ele não é omnipotente.
Uma resposta ao paradoxo de Epicuro usando a resolução de Agostinho de Hipona baseada na analogia com a sombra:
Assim como a sombra é a ausência ou privação de luz em uma determinada região, o mal é visto como a ausência ou privação do bem.
Agostinho argumentou que Deus é a fonte de todo o bem e, portanto, não pode ser a causa direta do mal, assim como a luz não é a causa direta da sombra.
Quando um objeto bloqueia a luz, cria-se uma sombra na região oposta, onde a luz não pode alcançar. Da mesma forma, quando os seres humanos se afastam do plano divino e fazem escolhas que se desviam do bem, o mal surge como uma consequência dessa privação.
Nessa analogia, o mal não é uma entidade ou substância real em si mesmo, assim como a sombra não possui uma existência independente da luz. Em vez disso, o mal é considerado como a falta ou a ausência do bem, assim como a sombra é a ausência de luz.
Agostinho também relacionou o livre-arbítrio humano ao problema do mal. Assim como os objetos podem bloquear a luz e criar sombras com sua presença física, os seres humanos têm a capacidade de escolher entre o bem e o mal através do livre-arbítrio. Essa escolha pode resultar em ações que causam sofrimento e privação de bem, assim como a sombra é resultado do bloqueio da luz.
Portanto, a Resolução Agostiniana sugere que o mal não é uma entidade independente, mas uma privação ou ausência do bem que surge quando os seres humanos se afastam do plano divino. Essa abordagem busca reconciliar a existência do mal com a crença em um Deus todo-poderoso e todo bondoso, apontando para a importância do livre-arbítrio e das escolhas humanas na manifestação do mal no mundo.
Pense nisso, cuidado com os predestinacionistas e ateus, e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Anaxímenes (585 - 524 a.C.)
Terceiro representante dos Filósofos de Mileto. Foi amigo e seguidor de Anaximandro e conhecia bem as teorias deste filósofo bem como as teorias de Tales, que acreditava que é a água o princípio de todas as coisas. Mas de onde vem à água? Anaxímenes pensava que a água é ar condensado e que o fogo é ar rarefeito e que o principal elemento que constitui as coisas é o ar ou o vapor e a eles as coisas voltam através de um movimento duplo onde o ar se condensa e depois se rarefaz.
O ar é infinito e se identifica também com a alma. Ele anima o corpo do homem e também todo o mundo. O Ar está em movimento eterno e possui vida. O mundo todo pode ser visto como um enorme animal que respira e a respiração é que lhe dá vida. E como a respiração é que lhe dá a vida, ela é a sua alma. É do ar que nascem todas as coisas presentes, todas as coisas do passado e as do futuro. Incluindo os deuses. É no ar que começa o movimento de todas as coisas.
Um dos exemplos que o filósofo encontra para sustentar suas teorias de rarefação e condensação é o de como o ar sai da nossa boca: se assoprarmos com os lábios mais apertados e com força o ar sai frio e se soltamos o ar com a boca bem aberta ele sai quente. O que muda portanto é a quantidade e a pressão que se imprime sobre o ar. Da mudança destas situações é que vão se originar todas as coisas.
Desta forma tudo o que existe são diferentes formas de ar que é o que forma tudo. O ar sob a influência do calor se expande aumentando seu volume e sob a influência do frio se contrai diminuindo seu volume. Tudo vai depender se é o calor ou o frio que vai predominar.
Essa teoria Anaxímenes provavelmente formulou após identificar o ar em movimento incessante. Percebeu também que a vida geralmente precisa do ar para se manter. Respirar é o que dá vida aos seres e dependemos da respiração por toda nossa vida. Ele percebeu ainda que no céu existem nuvens e que a matéria possui vários graus de solidez. O ar para ele é algo divino, ou mais, o ar é o próprio Deus.
Poucas notícias sobre a cosmologia de Anaxímenes chegaram até nós. Para ele a Terra, a Lua e o Sol, bem como todos os demais astros conhecidos na época, são planos e flutuam como se estivessem cavalgando sobre o ar. Todos os astros se movem ao redor da terra como se fosse um chapéu girando ao redor da nossa cabeça. A terra é feita de ar comprimido e o sol, a lua e os outros astros também se originam da terra.
Para ele o sol também é terra que se movimenta mais rápido e por isso gera o calor próprio daquele astro. Foi o primeiro pensador a chegar à conclusão de que a luz da Lua vem do Sol. A Terra foi a primeira a se formar e dela ergueram-se as estrelas. As estrelas são fogo rarefeito. A Terra é plana e flutua no Ar assim como o Sol que é largo como uma folha e se desloca também através do ar.
Anaxímenes acreditava ainda que as estrelas não produziam calor porque estavam bem mais distantes da terra do que o sol.
Consta que ele escreveu uma obra intitulada Sobre a Natureza que foi escrita em prosa. Estudou também meteorologia.
(A filosofia de Anaxímenes)
Hugo de Mileto
De fato somos todos máquinas do tempo. Presos num corpo que avança para o futuro mas sempre, sempre observando o passado acreditando ser presente.
· Responder · 17 min
Odair Flores
Penso que o futuro literalmente não existe! Estamos sempre no passado que convencionou-se chamar de presente pois o amanhã, é apenas um hoje renovado, ou não, Mileto!
1.Tales de Mileto
Tales (c. 624-546 a.C.) nasceu na cidade de Mileto, na Grécia antiga. Tales é considerado o primeiro filósofo. Sua obra tem como objetivo buscar explicações racionais para o universo, dando início à filosofia.
Se dedicou também à matemática, criando o teorema que leva seu nome (Teorema de Tales), no qual demonstra relações de proporcionalidade de um feixe de retas paralelas cortadas por transversais.
Na filosofia, a busca pela essência do universo (physis), fez com que ele definisse a água como elemento primordial que constitui tudo aquilo que existe na natureza.
Saiba mais em Tales de Mileto.
2. Heráclito
Heráclito de Éfeso (540-470 a.C.), o Obscuro, foi um filósofo grego que desenvolveu sua filosofia tomando como base o tempo.
De acordo com Heráclito, todas as coisas estão situadas no tempo e, desse modo, tudo está em movimento, tudo está em constante modificação. O que é novo, envelhece; o que está vivo, morre; a semente vira árvore; o bebê vira um idoso.
Assim, o mundo só pode ser compreendido a partir dessa condição chamada de devir. O devir é a condição de tudo o que existe, de tudo que há na natureza e está em constante transformação.
Assim, diferente de Tales, o filósofo escolheu o fogo como elemento primordial por ser um elemento que transforma tudo aquilo que toca e, para ele, todas as coisas se modificam porque possuem o fogo em sua composição.
Principal obra de Heráclito:Sobre a Natureza.
Leia mais em: Heráclito.
3. Parmênides
Parmênides de Eleia (530-460 a.C.) desenvolveu seu pensamento em oposição ao pensamento de Heráclito. Para ele, o movimento é uma ilusão causada pelos sentidos. Na verdade, nada muda, tudo permanece.
Em outras palavras, a essência das coisas é permanente, não sofre ação do tempo. Parmênides afirma que se as coisas não possuíssem uma permanência e mudassem o tempo todo, nada poderia ser conhecido e o conhecimento seria impossível.
Para Parmênides, tudo o que pode ser pensado existe, já que não se pode pensar no não
Foi a filosofia que fez de Tales de Mileto, O primeiro filósofo, a se tornar o primeiro a ficar rico. Como? Estudando astronomia percebeu que haveria uma super safra de azeitonas, comprou todas moendas baratinho, porque todos não acreditavam; veio a super safra, houve a colheita e na hora de moer, todos tiveram que pagar o preço que ele estipulou.
Filosofia na prática.
DIÁLOGOS DE UM TEMPO ESQUECIDO:
- oi mãe, boa tarde, tudo bem ?
- aham (tec, tec, tec)
- mãe lembra há 10 anos atrás, que você me perguntou, o que eu queria ser quando crescer?
-hum!? (tec, tec, tec)
-quero fazer engenharia naval !!!, e depois fazer navegação fluvial, legal né?
-...
-mãe você me ouviu?
-uhum
-obrigado mãe, por prestar atenção no seu filho.
com o tempo diálogos vem e se vão, como um sopro gelado num oceano de esquecimento.
Era tudo escuro! A ausência da luz me prendia ao medo, e o medo da luz me prendia a mim mesmo.. Eu era obrigado por meu ego a viver isolado de tudo e de todos.. Estava de certa forma impedido! Impedido... Impedido... Impedido! Os meus olhos estavam de algum modo vendados... Enfim, eu nada enxergava!
Depois de muitos anos vivendo naquela situação, eis que a luz bate a porta do meu ser.... Tentava fugir, mais aquele brilho que me fazia arder os olhos me permitia que eu visse quão imensa era a bagunça que me envolvia.... Oh, não! A casa estava mesmo uma verdadeira bagunça. Posso até lhe afirmar que estava um verdadeiro lixão. Quanta poeira... Quanta telha de aranha... Quanta sujeira... Esse cenário todo, essa casa, era o meu coração...A chegada da Divina Luz me permitiu que eu enxergasse quanta maldade, quanto egoísmo, quanta angústia, quanta mentira, quanta dor, quanto medo, quantos traumas eu acumulava dentro de mim, nos recônditos do meu ser....Meu irmão, minha irmã, não sei como se encontra essa casa que é o seu coração neste momento, talvez o pecado tenha cegado os teus olhos e você tenha buscado uma luz nas drogas, no álcool, na prostituição.... E tem feito do seu coração um verdadeiro "guarda-lixos", mas deixa nesse momento a luz do Santo Espírito de Deus invadir o seu ser. Ele, só Ele tem o "novo" que você tanto deseja e almeja alcançar...Deixa Deus curar e fazer uma verdadeira faxina na tua alma... Ele há dias, ou talvez a anos deseja tocar, limpar e purificar profundamente o seu coração! Chegou a hora meu irmão! Chega de lixo! Chega de Escuridão... Chega de escuridão.. Chega de escuridão!!
NOSSO ENCONTRO
Um dia eu estava só neste mundo
De repente, tão linda eu te vi
Por ser bela me despertou um amor profundo
Um amor que igual a este eu nunca senti
Comovido por inteiro então eu fiquei
Que alegria encontrei o meu amor, enfim...
Tristemente confesso que chorei
Tudo porque não acreditavas em mim
Sozinho então, segui o meu destino
Sem te esquecer nunca e jamais
Foi grande a dor no coração deste menino
Que pelo seu amor sofria demais
Tinhas eu no rosto a alma ferida
E nos olhos a vontade de te ver
No coração uma lágrima sentida
Por gostar de ti e você não me querer
O TEMPO PASSOU E...
Um dia nos encontramos frente a frente
Comovido então fiquei por te encontrar
E a emoção foi muito mais ardente
Depois que me deste uma chance de te amar
NOSSO ENCONTRO, foi tudo o que mais quis
Olhei então dentro dos olhos teus
E em pensamentos agradeci a DEUS
Por me fazer feliz
ORIGINAL ESCRITO EM 26/06/1991
DE REPENTE
Como uma luz na escuridão
Você brilhou trazendo contigo
O fogo de uma paixão
DE REPENTE
Viestes cheia de ternura
Espalhando alegria e paz
Como um jardim florido
Encantando este pobre rapaz
DE REPENTE
Olhaste em meus olhos
E eu contemplei os teus
Estavas quase fugindo, tão tristes
Como se estivesses dizendo adeus
DE REPENTE
Parastes diante de mim
E eu ouvi sua voz marcante
Depois fostes embora
Mas mesmo assim ouvia o eco
De suas palavras deslumbrantes
DE REPENTE
Estavas longe, mas sua imagem estava comigo
Mas digo que desde quando a vi
Esperarei encontrar um refúgio
Bem juntinho de ti
ORIGINAL ESCRITO EM 01/12/1988
SAUDADES
Saiba que eu sempre penso em você, quando você está longe de mim
Sendo esta a maior maneira de te sentir mais próxima de mim
Eu penso em você, toda vez que estou triste
Pois trazer-te na lembrança é a melhor maneira de desapertar a felicidade
Penso em você quando estou só
Pois o teu amor, afasta do meu peito a solidão
Tem hora que fica difícil eu dizer que te amo
Mas quando a gente se aproxima...
Quando nossos olhares se cruzam...
Quando as nossa mãos se unem...
Nossos corações se encontram..
Os nossos corpos se aquecem em um longo abraço...
E na hora em que os lábios se tocam...
Não é preciso dizer mais nada
Pois tudo já está comprovado
Eu te amo.
E quando DEUS nos unir eternamente...
Nós já teremos a certeza de que não precisaremos ser ricos
Pois já temos a nossa maior riqueza
Que é o nosso amor, TE AMO.
ORIGINAL ESCRITO EM 05/08/1991
MEU PENSAMENTO
As vezes nós pensamos que amor é só uma aventura
Que hoje vem depois passa, e aí vem outra, etc...
E de repente você começa a sentir falta da pessoa amada
E aí o mundo se torna vazio dentro de si mesmo
E aí começa o sofrimento, e um sentimento de culpa toma conta da mente
Aí você para pra pensar se fez algo errado
Pois eu sei que tenho medo de perder alguém que eu amo
Pois eu sei o que é solidão, e sempre trouxe essas marcas tristes dentro de mim
Apesar que isto é um ontem, que um amanhã jamais verá
Hoje amo outra vez, só que é um amor mais forte
Tenho mil perguntas na mente, mas tenho medo de fazê-las
Pois tenho medo de magoar esta mulher
Em pensar que nos lábios ainda restam, o doce gosto do primeiro beijo
E eu ainda sinto o calor ardente do seu corpo encostado ao meu
Nos ouvidos ainda soam as lindas palavras dedicadas com muito carinho
E na mente o grande amor, que as palavras não dizem
Mas que o coração sente
A mente se confunde, os olhos ficam úmidos
Porque eu amo, mas não sei se estou conseguindo fazer esta mulher feliz
Mas tenho certeza de uma coisa
QUE NO MUNDO
Um homem sem uma mulher
Ele não consegue ser feliz
E um grande amor sem a verdade
Nunca traz felicidade
ORIGINAL ESCRITO EM 14/07/1991
TEMPO PRA SE AMAR
Era uma vez uma garota
Muito sensível e linda
Sobre a qual me apaixonei
E uma paixão infinda
Sempre ao entrar em sua casa
Sentia meu coração ardente
Pois era só olhar para o seu rosto
Que você sorria alegremente
Talvez você não entenda
O que eu quero lhe mostrar
Queria ter só um pouco de tempo
Pra poder te amar
Pra poder te ver
Pra poder te expor
Uma história linda
A nossa história de amor
ORIGINAL ESCRITO EM 06/04/1987
RECORDAÇÃO (4)
Não consigo dormir pensando
Em alguém que marcou a minha vida
Penso nela em todos os instantes
No trabalho, em casa, nas ruas, etc...
Em todos os lugares aonde estou
Todos nós, temos uma fraqueza na mente
Mas o amor no coração é mais forte
Principalmente quando a gente ama
E não consegue esquecer a pessoa amada
Aí o coração bate mais forte
De repente a cabeça queima com o calor da alma
Os olhos começam a brilhar muito
Parecendo as estrelas do universo
A fraqueza que há na mente
Faz esquecermos muitas coisas
Mas as grandes saudades e as doces lembranças
Ficam trancadas no coração pra sempre
Onde há saudade
Há uma lembrança
Onde há amor
Há uma esperança
AMOR (3)
Que vontade de te abraçar loucamente, e de te fazer acreditar na ternura que vale por uma vida inteira.
Na hora do abandono, e que pode suavizar todos os seus momentos de solidão e angústia.
Que vontade de te amar sem perguntas.
De fechar os olhos para o tempo, sem que as nossas mãos se procurem.
sem que as palavras sejam ditas, repetidas, vividas e sentidas na pele.
Que vontade de ficar perto calado, pressentindo que a qualquer minuto...
O desencontro do tempo, poderá se tornar definido para nós dois.
Que vontade de sentir o teu perfume, de acariciar o teu rosto.
De me perder inteiro no teu carinho.
Que vontade de ser o que não fomos, e de juntar a beleza do somos devagar.
Juntando cada gesto e cada caricia, devagar e a cada certeza.
Que vontade de esquecer todos os momento de medo.
Passar por cima de todas as dúvidas,e deixar que o encontro seja tranquilo e sereno.
Esquecer o que não pode e o que não deve ser esquecido.
O que é bom ou o que é ruim, e viver as emoções mais puras que existem.
descansar o cansaço do amor vivido, em um braço de uma saudade.
Sem tréguas, A verdadeira entrega e o diálogo sem censura.
Que vontade de abraçar loucamente e não dizer mais nada.
-E pra que dizer?
Fechar os ouvidos para todos os sons.
E te sentir no caminho de espera.
E assim vai ser...
Quero-te com exclusividade, não te quero diferente.
Quero-te exatamente como és hoje.
Cheia de temores...
Comodada>>>
Calada...
E perdida em perguntas.
tranquila para não agredir, sem rumo para definir.
de sorriso fácil e triste, de voz pausada e sem emoção.
De adjetivação constante, e sem esperança em busca de paz.
Assim eu te quero para me revelar o contrário.
Para abrir um sorriso aberto e sonoro.
Para me entristecer, por que me sinto humano.
Para poder glorificar o nosso amor, que não se acabará nunca.
Para poder gravar em beijos, a certeza desta espera longa.
Assim eu a quero.
Que vontade de estar ao seu lado.
Que vontade de ficar a sós com você,e lhe dizer:
-MEU AMOR, EU AMO VOCÊ.
"NADA NO MUNDO SUPERA O IMENSO VALOR
DE ALGUNS MINUTOS DE ESPERA
POR UM MOMENTO DE AMOR
ORIGINAL ESCRITO EM 29/09/1988 02;33 DA MADRUGADA
AMOR (2)
Que nasce de um olhar
Floresce com um desejo
Que faz a gente se aproximar
Completando-se com um beijo
AMOR
Sentimento tão lindo
Que transforma a ilusão
De um sonho infindo
Em uma verdadeira paixão
AMOR
Que trás a felicidade
Aos corações amordaçados
Demonstrando sensibilidade
Em poemas retratados
AMOR
Palavra que representa sentimento
Que soa como o toque de um sino
Que vem junto com o vento
Para refrescar o meu destino
AMOR
Com amor todos vivem
E mesmo que a vida seja dura
Saiba que é com amor
Que se faz muita loucura.
ORIGINAL ESCRITO EM 01/11/1988
AMOR (4)
Querida, você tem toda razão quando me disse que eu existia.
Talvez quem sabe eu não estivesse notado.
Acho que notei quando te conheci.
Perdi meu medo, e tento mostrar a você na verdade o que sou.
Pois eu já não me escondo mais atras do meu sorriso.
Pois com meu sorriso estou realizando vários sonhos
Principalmente o de tentar, tentando ter você ao meu lado
E compartilhar com você toda minha felicidade
Dividindo com você minha preciosa vida
E meu imenso mundo de amor e paz
Querendo te fazer feliz do meu lado, sem te enganar em nenhum momento
Procurando em você a bondade e a razão de viver
Sem esquecer os que ficaram para trás
E sendo mais humano com tudo, e com todos que vivem do meu lado
Fazendo com que cada palavra, aumente a esperança de amar e viver
Bem, eu penso desta forma e sou do jeito que você me viu
Um pouco envergonhado, mas isso é comum
Gostaria de lhe dizer mais do que eu posso
E tentar fazer o impossível por você
Deixando que a leve brisa refresque o nosso destino
Tudo porque somos humanos e felizes
Tudo porque estou apaixonado por alguém
E este alguém é você
Eu te amo
ALGUÉM QUE ESCREVEU, QUANDO NÃO TINHA PALAVRAS
PRA PODER DIZER O QUE SENTIA
ORIGINAL ESCRITO EM 28/12/1988 04:55 DA MADRUGADA DE QUARTA-FEIRA
MEU AMOR (7)
Hoje eu estou aqui de novo , pensando em você
E imaginei tudo aquilo que no dia de hoje, não posso mais fazer ao seu lado
Olhei o céu na tentativa de contar as estrelas
Ao passo que o vento acariciava meu rosto
Eu aguardava a chuva, para poder banhar minha alma
E lavar de meu íntimo, esta solidão que me acompanha
Mas nunca deixei de acreditar na felicidade
Afinal, nunca me esqueci de você
pois nossa vida é como o céu, um mundo ocupado por corpos brilhantes
Onde a luz maior sou eu
E a segunda claridade mais forte que vejo é você
Somos o sol e a lua juntos, que tanto de dia ou de noite
Despertamos inspirações nos corações apaixonados
Eu e você separados, não somos nada, mas juntos somos tudo
por isso estarei sempre perto de você
E o vento representará todos os momentos
Ao passo que o céu e a chuva, são o complemento da história de uma vida
A de um sonhador que segue seu rumo
Carregando no peito toda sua emoção, que aumenta a cada dia
Quando sente a presença marcante,de uma pessoa que é importante em sua vida
Que faz brilhar em seu peito, a maior felicidade da existência humana
Que sonha a todo instante e delira com seus sentimentos
Que grita a todos o quanto te ama
Que espera te encontrar de braços abertos
E com um lindo sorriso nesta sua face tão bela
Para tocar a fundo em teu coração
E ensinar a humanidade que com seu amor
Eu posso conhecer o céu sem precisar morrer
Pois viver sem você, não é viver
É somente vagar pela imensidão como um corpo sem vida
E nada mais do que isto.
ORIGINAL ESCRITO EM 18/05/1992 22:33 DA NOITE DE SEGUNDA-FEIRA
QUERIDA
O tempo se passou tão rápido
E parece que eu já me acostumei a viver sem você
Mas não, o que mais faço é viver pensando em você
E mesmo estando separados, eu te amo loucamente
E as cicatrizes até ontem abertas em meu coração, já sumiram
Os sentimentos que eram tristes, eu já os esqueci
Ao passo que os sentimentos felizes crescem em minha alma
E eu me lembro do seu beijo
E hoje só o que faço é viver de saudades, relembrando o nosso passado
Pois vale a pena lembrar quem me fez tanto amar
E quando você me deixou, eu pensei que ia morrer
Eu não esqueço os momentos que passei ao teu lado
O sabor do teu beijo não me sai da boca
O calor de tuas mãos ainda queima em minha pele
E eu te amo, com todas as vibrações positivas
E com todas as mais fortes energias de minha alma
E minha vida agora se dividiu em duas partes
E foi com você, que descobri, o quanto existe de amor dentro de mim
E notei que o verdadeiro amor é aquele
Que com a distância, provoca uma imensa mudança no coração e na vida de um ser humano
Levando a crer que nem de longe o amor diminui
E se faz cada vez mais vivo dentro da gente
Fazendo demonstrar o quanto você é importante pra mim
E eu queria dar o mundo inteiro pra você
E que tudo que você nesse mundo fosse eu
Transformando cada gota de água da chuva que cai, em pétalas de flores
Para florir nosso caminho
Pois o amor que eu sinto por você, me faz cada vez mais eterno
E embora eu não esteja ao seu lado agora
O que me consola é saber que eu te amo
ORIGINAL ESCRITO EM 18/01/1992 00:15 DA MADRUGADA DE SÁBADO
ENFIM VOLTOU
Você voltou meu amor, enfim voltou
Fez tanto frio sem teu carinho
E eu já me sentia tão sozinho
Que por instantes esqueci até quem sou
Pois sem você, vivi dias horríveis
E a saudade passou a me incomodar
E eu sem saber onde estava a doçura daquele olhar
E onde estavam aqueles olhos inesquecíveis
Você voltou e isto muito me satisfaz
Pois meu coração feliz palpita
E contente minha alma grita
Para que não me deixes só nunca mais
Você voltou, minha princesa inesquecível
E a saudade só não me matou por muito pouco
E mesmo que eu ficasse louco
O importante é que você voltou pra minha vida
Pura e Simplesmente Mulher
És a simplicidade da vida,
és a pureza da flor,
és tudo em meio ao nada,
és a expressão do amor.
És a beleza da criança,
com seu jeito infante,
és o olhar do futuro,
firme e confiante.
És a mão vigorosa que embala o berço,
Sua voz carinhosa é consolo e apresso.
És um sorriso da vida,
espalhando fé,
és aquilo que é,
pura e simplesmente mulher.
Autor: Cícero Macros
Feliz dia Internacional da mulher!
À esposa,mãe ,sogra e a todas as mulheres.
