Texto em verso

Cerca de 2757 texto verso Texto em

⁠Na poesia, há presunção
Que nasce ao criar um verso
É a busca pela expressão
De um talento que é perverso

A alma do poeta voa
Em palavras que vão e vêm
Sem destino ou direção
Em um devaneio além

Mas onde há loucura há brilho
E a genialidade nasce
Do caos e do emaranhado

E é assim que a poesia se espelha
Nas palavras que se encaixam
Para mostrar o mundo ao nosso redor.

Inserida por EvandoCarmo

⁠Sou verso sem rima
Que tenta se expressar
Sou música e melodia
Tentando te encantar

Sou estrada sem destino
Que percorre sem saber
Um sonho a realizar
Lutando para acontecer

Sou alma solitária
Em busca de um abrigo
Sou coração que procura
Um abraço de um amigo

Sou pequena em imensidão
Destemido em força e voz
Sou a poeira que dança no caos
Facho de luz, aquarela azul-lilás

Inserida por EvandoCarmo

⁠Que nossas palavras sejam poderosas,
E que em cada verso haja uma verdade,
Que nos conduza por estradas gloriosas,
E nos inspire a viver com mais intensidade.

Assim, ó mundo, te exaltaremos,
E transformaremos tua dor em poesia,
Criando uma nova era de amores,
E deixando para trás a tirania.

E quando o sol se pôr no horizonte,
E as estrelas brilharem no firmamento,
Um novo mundo então surgirá no monte,
Cheio de luz, de paz e de alento.

E neste novo mundo, enfim, florescerá
A esperança, a fé e a fraternidade,
E todos irão juntos caminhar,
Rumo a uma vida de plena liberdade.

Ó mundo, este é meu poema de amor,
Que desperta em ti a mais profunda emoção,
E nos leva a um futuro melhor,
Com alegria, harmonia e compaixão.

Inserida por EvandoCarmo

⁠Recíproco

Eu sei, você não sabe viver,
mas encontrou em mim
a poesia que faltava,
o verso que acalma,
o rastro de luz na sombra do querer.

Quem de nós sentiu primeiro
o pulsar mútuo, o laço inteiro?
Foi no toque das almas,
na vibe de um amor recíproco,
que o tempo parou, e o mundo,
por um segundo, cedeu à existência.

Amor, você é meu sol incessante,
verão que dissipa o frio cético do amante,
minha costela, minha essência,
o calor que desfaz a distância
entre o medo e a entrega.

Você é o poema que respiro,
a razão pela qual não apenas existo,
mas amo e vivo.

Inserida por EvandoCarmo

⁠Ecos da Eternidade

Nas brumas do tempo, ouço um canto,
um sussurro antigo, um verso santo.
Há segredos na aurora e nas marés,
há promessas tatuadas nos pés.

Caminho entre sombras e luzes veladas,
minha alma é chama, em fogo bordada.
Busco no vento respostas silentes,
na dança das folhas, verdades latentes.

O que é o destino, senão um esboço?
Traços de sonhos num céu de alvoroço.
Sou rastro de estrela, sou poeira em dança,
sou lágrima e riso, sou fé e esperança.

Se o tempo me leva, deixo raízes,
palavras gravadas em almas felizes.
Pois sei que na brisa, nos cantos do dia,
meus versos renascem — pura poesia.

Inserida por pensadorposmoderno

⁠Cicatrizes em Verso
Na sombra do quarto, o silêncio gritou,
Teu beijo traía o que o olhar negou.
Mentiras dançavam na ponta da língua,
Enquanto meu peito, em pedaços, se extinguia.
Promessas lançadas ao vento, ao acaso,
Toque que feriu mais que o próprio descaso.
Fui chão partido, fui lágrima fria,
Fui noite sem lua, perdida em agonia.
Mas da dor se ergueu minha voz em sussurro,
Juntei cada caco, fugi do escuro.
Descobri na queda a força esquecida,
A luz escondida no fundo da vida.
Renasci da decepção mais profunda,
Feita de aço, de alma fecunda.
Me refiz sem pressa, com calma e razão,
Deixando o passado virar solidão.
E então, sem aviso, um novo calor,
Um toque sincero, um novo amor.
Sem promessas vazias, só verdade nua,
Um brilho nos olhos que a alma flutua.
Paixão que não fere, mas cura e acolhe,
Que beija as feridas, que afaga e recolhe.
Amor que não prende, mas faz florescer,
Que nasce do recomeço, do saber viver.
E hoje eu caminho, firme e serena,
Com o coração leve, sem mais algema.
Pois sei que a dor me ensinou a lição:
Só ama de verdade quem ama com o coração.

Inserida por ZANUTE

⁠🎵 “Lado a Lado” 🎵
(letra original)
[Verso 1]
Comecei de novo, sem me apressar
Era só um passo, mas já dava pra sonhar
Teu silêncio dizia
mais que mil palavras podiam falar
[Verso 2]
Não era fuga, nem era ilusão
Era o teu cuidado que fez sentido então
Você chegou devagar
e eu quis ficar
[Pré-Refrão]
Tinha algo no jeito que me ouvia
Como quem fica sem pedir guarida
[Refrão]
E eu vi amor no teu olhar
Interesse em me decifrar
Era sincero, era de verdade
Não tinha jogo, só vontade
E quando eu dei a mão, você ficou
Não prometeu, só mostrou quem sou
Era recomeço, mas parecia lar
Com você, é fácil acreditar
[Verso 3]
Tudo tão simples, tão real
Nada ensaiado, nada igual
Você lembrava até o que eu escondia
como se minha dor fosse tua poesia
[Pré-Refrão]
Foi leve, mas inteiro o que senti
E o mais bonito foi te ver em mim
[Refrão]
E eu vi amor no teu olhar
Interesse em me decifrar
Era sincero, era de verdade
Não tinha jogo, só vontade
E quando eu dei a mão, você ficou
Não prometeu, só mostrou quem sou
Era recomeço, mas parecia lar
Com você, é fácil acreditar
[Ponte]
Agora andamos lado a lado
Sem mapa, mas com rumo exato
Não é sorte, é reciprocidade
É amar com liberdade
[Último refrão – suave]
E eu vi amor no teu olhar…
Um recomeço feito pra durar…

Inserida por ZANUTE

Rap: Viajantes das telas das ilusões

⁠Verso 1
Na tela do seu celular, parece tudo perfeito,
Fotos filtradas, vidas com um só defeito.
Sorriso forçado, pose ensaiada,
Na timeline, ninguém mostra a caminhada.

Likes e follows, o novo padrão,
Medindo seu valor com aprovação.
Mas a verdade, ninguém quer ver,
É tudo uma farsa, só pra se esconder.

Refrão
A falsa ilusão das redes sociais,
Todo mundo feliz, mas ninguém é real.
Mostrando uma vida que não é capaz,
A verdade escondida atrás do digital.

Verso 2
No feed é só glamour, festas e viagens,
Mas por trás da tela, é só miragem.
Comparação constante, é a nova prisão,
Ansiedade cresce, destrói o coração.

Fotos manipuladas, beleza artificial,
Escondendo a tristeza, o vazio existencial.
Comentários falsos, amizade superficial,
Desconexão humana no mundo virtual.

(Refrão)
A falsa ilusão das redes sociais,
Todo mundo feliz, mas ninguém é real.
Mostrando uma vida que não é capaz,
A verdade escondida atrás do digital.

(Voz feminina) ou cantor em outro tom
Likes comprados, seguidores de mentira,
Tudo pelo hype, nessa eterna corrida.
Mas a paz de espírito, não se pode comprar,
Desliga essa tela, venha se encontrar.

Verso 3
Na vida real, há mais do que se vê,
Momentos simples que você pode viver.
Desconecte um pouco, respire o ar,
Encontre o sentido fora do avatar.


A ilusão desmorona, a verdade aparece,
A vida é mais que um post, mais que uma prece.
Desperte desse sonho, dessa fantasia,
A realidade é dura, mas também é poesia.

Refrão
A falsa ilusão das redes sociais,
Todo mundo feliz, mas ninguém é real.
Mostrando uma vida que não é capaz,
A verdade escondida atrás do digital.

Inserida por jottaandrade11

⁠No meu universo reverso
Te fiz um verso do avesso
Que Comecei pelo fim
E terminei no começo
Só Pra fingir que eu nem me lembro
Mas pra dizer que não te esqueço

Nesse universo complexo
De versos que nunca foram ditos
Tu és o verso mais bonito
E no momento propício
Fiz esse verso ,adverso
Que não revela o remetente
Mas que tem destinatário certo

Pra te encontrar no fim
Eu tive que me perder no começo
Eu encontrei você em mim
Mas já nem me reconheço
Ainda sinto você aqui
mesmo virado do avesso
Não sei onde começou o fim
Mas era pra ser infinito

Inserida por Marcossilva1988

Olinda é rima no meu verso em prosa

⁠Carnaval das cores, brilho e magia. É pura a alegria da liberdade que fantasia os dias de folia. É lindo o festival do povo no passo do frevo, um convite para o mundo inteiro dançar e tirar os pés do chão. O ritmo que leva a multidão a cantar em cada ladeira de Olinda num cortejo repleto de glitter e emoção.

É bloco de rua, é agremiação, é troça que une cada personagem na mesma canção. É o desfile popular da felicidade que invade como um arrastão o íntimo de todo folião. Olinda é tradição. Do alto da Sé a Pitombeira, do Bonfim a Guadalupe, dos Quatro Cantos ao Mercado da Ribeira, é para quem sabe brincar de dia e a noite inteira. Além das prévias, seis dias de alegoria.

Abertura na sexta, sábado de Zé Pereira, domingo de momo, segunda e terça gorda até quarta-feira de cinzas. O patrimônio vivo do misto lírico carnavalesco rural e urbano. É o canto da felicidade a entoar a beleza da vida como se não houvesse amanhã. É para quem tem a manha e o molho, subir e descer, pular e se arrepiar com os shows, apresentações até os blocos de samba.

É a mulher do dia, o menino da tarde, o homem da meia-noite. A troça mais antiga do mascate Cariri, o ato político do dragão vermelho e amarelo do Eu Acho é Pouco (é bom demais), o folguedo do mítico e brincante Boi da Macuca, o samba verde e rosa da Mangueira Entra, o Elefante exaltando sua tradição, o encontro dos bois, maracatus, do coco, dos caboclinhos e dos passinhos.

É o maior evento multicultural, irreverente, político e social. É a raiz de todos os estandartes e baluartes da manifestação cultural popular pernambucana. Oxe, é massa demais essa festança.

Inserida por DaniLeao

Dá-me uma flor

-Dá-me uma flor!
Pode ser uma rosa
em verso ou em prosa
com rubor de alegria
mesmo sem poesia
mas, dá-me uma flor
Colhe-a no jardim da verdade
no campo ou na cidade
mas que seja só para mim...
Quero-a banhada de orvalho
sem máculas nem feridas
assim como as almas perdidas
num mar de cor onde o perfume é o amor
Não me dês mais nada
mas, dá-me uma flor!
☆Haredita Angel

Inserida por HareditaAngel

⁠No momento sou
o eco da voz
da venezuelana,
mesmo sendo
verso e memória,
não tão distante
quanto aparento,
mas próxima
o suficiente
para implorar
que corrijam
essa História.

Por mais que tentem
ocultar a imagem,
calar a voz
e lançar no limbo
do esquecimento,
ele está no coração
do povo e nem
o tempo tem
a condição
de apagar
que o General
pertence
ao Movimento.

Porque eu sou
aquela que na
lembrança dança
com o Comandante,
e o calendário só
reconhece o dia
quatro de fevereiro.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Do condão
do destino
Cresce
forte como
O verso mirandino
Da derrota
da tirania
E da liberdade
o elogio.
Sim, eu gostaria
Bem antes
ter escrito...
Há flores
no calabouço
Em resistência profética,
O quê aqui se escreve
Não alcança a beleza
Da tamanha fortaleza.
Sim, eu gostaria
Ter essa grandeza...

Da vontade dessas letras
Era de ter o poder de levar
O abraço, a vitória e o pão
Merecidos à todas as mesas,
Nem o tempo há de apagar
O quê está escrito nas estrelas.

Inserida por anna_flavia_schmitt

O Único Verso Conspira a Nosso Favor

Rabisquei dezenas de papéis,
Sem me conformar com a frase certa.
Na vitrine busquei centenas de anéis
E não me interessei por nenhuma oferta.
Cessou em um verso a minha procura,
Um único verso que parece loucura.

Na poesia que eu te escrevi por amor,
O único verso conspira a nosso favor.

Juro que nada corresponderia,
A minha plena admiração,
Um juramento efervesceria,
A altura de nossa conexão,
Há uma oração que descreveria,
A indescritível sensação.

Na poesia que eu te escrevi por amor,
O único verso conspira a nosso favor.

É Absurda nossa sintonia,
É incontável em proporção,
De um único verso nossa poesia,
E já preenche a imensidão.

Na poesia que eu te escrevi por amor,
O único verso conspira a nosso favor.

“Meu amar é você, nós formamos o amor.”

Inserida por michelfm

ao meu amor
do pretérito imperfeito,
faço desse poema, e
seu sincero verso
sua eterna memoria,
hoje estou a caminhar
por esquinas e becos
onde existia amor
agora existe medo
não digo o que sou,
mas digo o que eu era
um eterno admirador
das suas artes, poeta
dos seus olhares,e
de tudo que restou.
e do que irei reciclar
ficara guardado
no lado esquerdo
do meu peito para
o amor do pretérito perfeito.

Inserida por Ancelmobento

Verso Corrido: Do que têm não falta nada

Na rampa ela me acurrala,
Chamando pra brincadeira,
Desvia, faz volta e meia,
Corro dela, ela é corredeira.

Na arena baila quadrilha,
Escorrega rega a soleira,
Foi quem inventou a cartilha,
Dengo ela, ela se zangueia.

Aprecio com dever cumprido,
A mensagem imortalizada,
Quando solto esse verso corrido,
Do que têm não falta nada.

A primeira puxa a fileira,
Calada me arma cilada,
Saltitante esquenta a chaleira,
Do que têm não falta nada.

Debate de pura bobeira,
De meiguice a rabugice,
Corro dela, ela é corredeira,
Dengo ela, ela se zangueia.

Aprecio com dever cumprido,
A mensagem imortalizada,
Quando solto esse verso corrido,
Do que têm não falta nada.

Inserida por michelfm

⁠Dos versos, das pausas
e das consequências,
Me ocupo mais das consequências
do que com os versos,
Falar de amor só combina
mesmo é com a pausas
feitas olhos nos olhos,
e não com pausas literais.

Onde umas se preocupam
em se autoamaldiçoar
tornando-se Princesas-Cobras
e para virar gente sugar
o sangue do outro
para existir testando os limites.

Prefiro ser Janaína flutuando
no oceano do teu amor,
Em vez de erguer uma
cidade encantada,
Sou mais é erguer fortalezas
que nos abriguem
com poesia e tranquilidade
para ver a tempestade
dançar o seu baile e passar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Um pedaço de sanidade,

E outro de insanidade,

Tens um pedaço de verso,

E outro que é só saudade;

Uma boa estrofe descrita,

Para dizer o quê me atina,

Porque somos uma mistura,

Que até ao Universo fascina.



A terra sempre precisa da água,

Você precisa da minha calma,

Quando você me dá o teu sorriso,

Jamais resisto,

Eu te entrego a minh'alma.



Não sei escrever, e nem recitar,

Quero nos viver, vivo a inventar,

Você é o meu mais lindo luminar,

Porque a tua potência provoca,

A tua ausência sempre me sufoca,

Perco até o meu respirar,

Amor, volta logo!... porque és o meu ar.


Sinto muito não saber falar direito,

E também não escrever com o português

Correito - os meus versos são na realidade:

Um por um - todos 'escorreitos'...



A água que sempre ginga na terra,

Exatamente, como a água eu sou;

Basta que você me peça,

Logo, me dou.



Escrevo do meu jeito,

Escrevo para você imaginar tudo,

E do jeito que deve ser imaginado.

É verdade, que mesmo sem saber escrever,

Arrisco-me escrevendo

Para cair na boca do povo,

E deixar esses meus versos falados,

Antes escrever poesia para alguém,

Do que ser inteiramente só

Ou andar mal acompanhado.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Surrealismo Poético

Cada verso meu é escrito
com o tom de mil vozes,
Isso define o Surrealismo Poético
para quem sabe ouvir enquanto
lê sem compromisso com o rigor
e o quê é convencionado estético,
De mim só sai o quê realmente
conecta com o galático
sem subjetivismo do hábito.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠⁠Araranguá

Cada verso feito de areia
preta segue o curso do Rio
e a tranquilidade das lagoas,
Para que não se esqueça
da beleza do Vale das Araras.

Pássaro bonito eu vôo contigo
porque em ti é o meu lugar;
Este poema de cerâmica
que nem o tempo irá quebrar,
Araranguá você é meu lugar.

Na Lagoa dos Bichos a gente
marcou para se encontrar,
na Lagoa do Cortado a gente
de uma vez vai se declarar.

Na Lagoa Dourada a gente
com ternura irá se abraçar,
Na Lagoa da Mãe Luzia
de mãos dadas vamos namorar.

Na Lagoa do Caverá a gente
vai marcar para se casar,
Quando Rio Araranguá cantar
sem medo vamos atravessar.

Porque o amor da gente
é urgente e não pode
mais esperar pela Lua de Mel
que virá para nós na beira do mar.

Inserida por anna_flavia_schmitt