Texto em verso
SONETO INDIGNADO
Estes do profundo da indignação
Escritos com o verso suado
Saem dos gemidos do coração
Em tosco lamento articulado
A quem, senão a ti, oh emoção
Objeto do sentido privado
Pode escorrer pela devoção
Dum amor para ti devotado
E se notares são tão rebuscado
Aqui perfilado num certo cuidado
Do afeto que foi centro dos pesares
Saiba que neste indgnado soneto
A ânsia, a lágrima aqui no cerrado
Jamais será reza em teus altares
Luciano Spagnol
Julho de 2016
Cerrado goiano
TOLERÂNCIA (soneto)
Não venho aqui me desculpar com perdão
e nem tão pouco desfiar verso plangente.
Aqui declamo o que o coração deverás sente
onde há mais que tesa regra ou justificação
Não façamos ouvidos surdos a toda gente
no cada qual com a sua escolha ou razão.
Gratuita é a liberdade ofertada na emoção
tal qual cor na aquarela se faz diferente
Se amar é gesto que nos traz comunhão
porque assombra o fluxo contracorrente?
Pois na sombra não se erigi plena visão
É aflitivo crer que desafeto seja recorrente
da intransigência na diversidade de opinião.
Pois, a quem ama, a tolerância é presente...
Luciano Spagnol
Agosto, de 2017
Cerrado goiano
Pensamento ,poesia,verso e prosa ...........
Eu sou o grito da poesia , sou a rima da canção , sou a voz q ecoa os sonoros e vibrantes sons q chegam ao coração .
Sou fagulha ascendente do seu desejo, sou a alegria,sou o gracejo ...
Sou a simplicidade da vida,sou a vida,sou a vida !
Sou amor q se esconde,q tem medo de aparecer ,
Sou este amor,amor q faz viver .
Sou de fácil aceitação,porém, difícil de descrever ...
Sou o sol q brilha, q traz luz ao dia , q reluz alegria,
Sou aquilo q traduz tudo q se aplica ,sou sinergia .
Sou a vida,sou o amor,eu sou a verdadeira poesia !
VERSO É VIDA
Trilhar o caminho do amor, do bem, e da caridade é viver com moralidade... Em que fazendo o bem, nos dá referencia, o acesso à luz, a vida de regeneração que se aproxima... Se restaure, cumpra a sua tarefa, busque em Jesus a força que te falta, tenha o querer em seu coração, lute sempre há uma saída, nunca é tarde para mudar. Deus abençoe.
Genial
Genialidade nas linhas que escrevias,
Que se perpetuam por gerações.
Genialidade nos versos que compunha,
Para entalhar nos corações.
Genial para exaltar um povo,
Uma nação, um país.
Genial para buscar o novo,
E uma forma de ser feliz.
Gênio triste... Talvez!
Que também viveu alegrias,
Poeta de enorme altivez.
Genial GONÇALVES DIAS.
Ela escreve.
Eu escravo.
Ela tem métrica
Eu só faço em verso
porque acho bonito.
Ela deve conhecer uns cinco países.
Eu conheço o bar com a cerveja mais barata do bairro,
e cá pra nós,
já nem está tão barata.
Ela faculdade.
Eu facultativo.
Ela fala três idiomas.
Eu acho que nem português sei falar direito,
porque às vezes o dono do bar não entende o que eu falo.
Ela escreve no quarto.
Eu depois do quarto copo,
escrevo no guardanapo,
usando o balcão do bar de apoio.
Ela breve.
Eu bravo.
Ela clama
Eu reclamo
Pra ela amor acaba
pra mim amor é escambo.
Ela diz que caibo no seu canto.
Eu de canto, canto. Me aproximo aos tantos e no entanto
Ela tem pressa de ser feliz
Eu tenho um peito que não é pressa, é presa fácil.
Ela se lembra.
Eu silêncio.
Ela se queixa
Eu me encaixo
Ela excede
Eu escasso
Ela merece
Eu marasmo.
Ela tem modos,
Eu tenho medos.
Ela tão tarde
Eu tão cedo.
Ela já sabe.
Eu já disse:
Ela escreve
Eu escravo.
Ela com suas palavras
Eu com as minhas.
Ela só não sabe que
Eu sou quase seu inverso,
e mesmo controverso, confesso:
Eu gosto mesmo é quando a gente
U N I V E R S O S
Eu sou
Eu sou o que vivencio a todo tempo
Eu sou o meu mundo no universo de verso a verso
Eu sou amor e os erros e acertos
Eu sou a natureza que vive em mim
Eu sou a luz que ilumina o meu caminho
Eu sou um mistério que nem todos tem a capacidade de desvendar
Eu sou a vida enfim a minha morte um dia desse ai.
Ao espelho de um outro alguém que se diz ser tão eu.
No verso do espelho te encontro, mesma imagem que construi lá atrás. Não percebi, que com o tempo, o que deveria ver estava na minha frente, não naquele espaço cinza que cisma em criar.
Do que vinha pelos ouvidos destinava o mesmo sentimento que tinha ao arrecadado com os olhos no espelho; o desprezo.Preferi ignorar a realidade, as opiniões, inicialmente pode parecer ótimo isso, mas eu me depreciava, rebaixava minha autoestima e alimentava um distúrbio da minha própria imagem.
O máximo que consegui absorver e permitir, por afeto, era aceitar os elogios com que me relacionava. Acho que por educação e por ver que lhe fazia feliz deflagrar aqueles adjetivos que pra mim não eram cabíveis. Eu que sempre fui tão fechado, nunca entendi o amor, passei mesmo a não acreditar, achava aquelas palavras baboseiras. Continuava a ignorar as qualidades físicas que eram a mim atribuídas. Me restava ser bonito por dentro nas atitudes e, paradoxalmente, com raiva, negar que eu também era uma embalagem. Sobre o amor, acho que me faltava um amor próprio. Mesmo me fazendo forte, independente, com o grande foda-se para o mundo, me auto ignorava.
Passei tantos anos erguendo essa imagem deturpada que um afeto se torna uma ofensa. Sou elogiado na rua, nos bares, por homens, mulheres, amigos familiares e pelos minhas paixões. Preferi não sair da minha zona de conforto que me protegia, não me permitia me amar e nem amar os outros.
No mesmo verso do espelho me deparei com a meu reflexo. Tudo que eu ia dizer... ela me dizia antes. Era como se eu me visse nela e a reciproca verdadeira. Com ela o coração batia mais, pensei na ironia do amor próprio. Afinal ela era eu, então estava me amando. Nem tanto, eu queria elogiar, ela respondia como sempre fiz. Ela me elogiava e eu sentia o que sempre senti.
Pela primeira vez, olhei o espelho e não o verso, um olho de cada vez. Decidi tentar apenas me aceitar, não pelo avesso e sim pelos seus olhos que no fim eram os meus. Decidi me ver por você, acredite.
Bela manhã
De manhã meu verso é parnasiano,
Cheio de coisa lá e coisa cá
E se sou, agora sou mais humano
Tão raso e supérfluo, que amadurece sem amar.
Escrevo até assim, pra mensagem chegar
Essa manhã cinza-azulada é bela de natureza!
E me apaixono pela cor mística desse lugar
Idolatro minha obra construída em fortaleza
Não me interessam na verdade os motivos,
Se vejo na composição da manhã
De imediato os julgo bonitos.
Aqui só mesmo sacio minhas vaidades e anseios
Poder construir algo belo, distante do verso que melo.
E reabastecer o corpo de clássico receio.
Nasci poema.
Entre minha vida
Linha não é linha
Verso e poema
Porque nasci assim
Não procuro tristeza
Ah, mais se ela me acha
Me mata
Não procuro solidão mais se ela me encontra
Vamos uma madrugada no chão
Não procuro ser neutra
E não sou, não gosto de ser despercebida
Gosto de exageros , gosto de explodir
E ter intensidade
E sentir que o outro tem
Gosto de morrer em vida
E me sentir viva
Permito me sentir
Porque um poeta sem sentimento não existe
Gosto de ser notada
Gosto de ser reparada
Gosto de ser vista
Gosto de poesia
Sou feita poesia
Não consigo passar um dia sem fazê-la
Eu morro de amor
E amo estar vivendo
Gosto de expressar cada gota de sangue que sinto aqui dentro em verso
Gosto de universos
E eu sou mais um.
Nasci poema e não me faço igual
Odeio física , mais poesia é genial
Odeio matemática mais amo contar às vezes que te vi
Odeio história, mais amo a data que te conheci
Amo as datas
Porque nelas há tanta poesia
Amo as datas
Porque nelas há uma simpatia
Já tive depressao, e ela não se faz romântica
Salvei me dela graças a poesia
Nasci poema, morrerei assim
Plantando versos
E se eu morrer que me façam um jardim deles.
Nasci poema daquele que não se define de maneira alguma
Nasci poema como quem nasce de boa
Nasci poema como qualquer pessoa
Escondo em
verso
diverso,
desconexo.
Atolo no copo,
entrego.
Carrego aqui
sentimento profundo,
devasso.
Encurto o passo.
Adiante o abraço,
entrelaço.
Trago,
cigarro,
sarro,
farto!
Sonho,
deliro,
respiro.
Outro verso,
outro copo.
Sentimento,
passo encurtado,
abraço entrelaçado.
Mais um trago,
um cigarro
e um sarro!
Atravesso a noite com um verso
Que não se resolve
Na outra mão as flores
Como se flores bastassem
Eu espero
E espero
Não funcionam luzes, telefones
Nada se resolve
Trens parados, carros enguiçados
Aviões no pátio esperam
E esperam
A chave que abre o céu
D´aonde caem as palavras
A palavra certa
Que faça o mundo andar
"MERECEDOR"
Não minto em verso e prosa, pois
apenas sei o quanto falar
Aceno com minha mão sem naufragar
Meus lábios sedentos retocam a alegria
O que me destina este exato momento
Não penso, mas sou como o vento
Vagas lembranças tenho de criança
Sou o merecedor do meu pensamento
Não choro em meu eterno tormento,
mas viajo nas águas que agora lamento
Mesmo que o monte se afaste não descansarei
Vejo que as minhas palavras o mundo irá alcançar
Minha fidelidade é real e permanente
Tudo é exatamente assim, mas isso faz parte de mim.
Justiça!!!
Soa como um verso na voz de um ser humano confesso, que não sabe onde encontrar; se perde dentre as matas hostis, enfrenta leões, javalis... Em buscar de algo que se sabe estar la... Nas selvas há um mato sem fim, que rumo terei que seguir aonde será que ela estar....Correndo persigo enfrento, mas tudo parece tão lento, parado em um so lugar. Ferido não paro e as vezes reparo não estou sozinha a procurar. Freei para dar um passo sensato, no entanto o chão tende a desabar...Enfrento tempestade, tormento morro de frio, entretanto a meta sempre volta a me guiar...prossigo; uma luz a vejo não minto a sigo e enlouqueço quando a mesma vem a apagar.Levanto e a terra das maravilhas encontro La tudo parece tão manso e penso que era eu quem não deveria estar; sigo enfrento e vejo um abrigo no tempo onde as vozes tendem a se calar, corro, de susto... suspiro e no esquecimento morro de justiça procurar...Pseudônimo: Vitima, da parte ofendida!!!
Na ausência de um rio, faço de ti meu oceano.
Na ausência de um verso, faço de ti o meu poema.
Na ausência de uma nota, faço de ti minha canção.
Não havendo oceano, poema ou canção eu mergulho em ti, decoro-te e posso te entoar.
Ou mesmo só havendo uma gota, uma palavra ou uma letra, o resto eu crio. Pois sua simples respiração me faz juntar tudo o que parece ser nada e recriar, te recriar, me recriar.
SARAU
De todos os poemas que compus!
Uns se fez verso, outros canção
Nesse universo suspenso
Lagrimas, são para os lenços
Só temos motivos pra sorrir
Mas quando se vem da alma e acalanta
Não se espanta,
Algo lindo ou sobrenatural
Traga todas inspirações
Pra recitar hoje no nosso SARAU
Divida conosco a sua alegria
Faça parte dessa historia
Do nosso dia a dia
viva o amor e esqueça os problemas
Faça sempre a vida valer a pena.
No verso de minha boca
Aquela noite nunca esquecerei
Dançando contigo como nunca imaginei
Dois pra lá
E dois pra cá
E o coração a palpitar.
Engasgado sem saber
O que falar
Já arquitetou em te apunhalar
Não no meio das costas
Porque quem ama de verdade
Não trai nem de brincadeira
Mas sim, te apunhalar
Com intermináveis golpes de beijos
Bem no meio de tua boca
Até te fazer soluçar em versos
Rimando com mais um verso
No verso de minha boca.
DENTRO DO VERSO
Eu quis uma frase bonita pra colocar em meus versos
Um cheiro de saudade
Uma pitada de desejo
Uma pele molhada
Um gosto de quero mais
Um querer dolorido daqueles que nunca terminam
Acho que eu quis dentro do verso colocar você
Só não soube entender.
Elis Barroso
Minha estrela
Na parte interna do verso
Seu apego e seus gestos
Me envolveram
Como quem nada quer
Uma atitude sensata
Arrancou serenatas
Inundou a minh'alma
A esta carne afobou
O desejo, o calor
Morou em meu ser
E agora de tu eu sou
Nesse laço de amor.
Dançando contigo vou
Nas melodias românticas
Que a vida tocou.
Êxtase
Escrever mexe comigo,sinto que fervo
a cada gota de verso que cai
nas páginas do livro que escrevo.
Suo,me inspiro,transpiro
para dentro de mim mesmo me retiro
com as palavras luto uma luta vã
trabalho penoso,árduo e afã
fico em estado de auto exílio profundo
dentro de mim,o sentimento do mundo
em êxtase entre o eu lírico
entre o mundo real e o onírico.
- Relacionados
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Texto de feliz aniversário para melhor amiga chorar de emoção
- Texto sobre Mulher
- Textos sobre família que inspiram carinho, amor e gratidão
- Texto para Família
