Texto em verso
O pergaminho do amor.
Tu és…
Um verso perfeito.
No pergaminho do amor.
A essência verdadeira.
De um coração.
Do mestre do amor.
Único…
Sim, pois, em seus escritos.
O seu amor vivido.
Para a sua amada.
A mais linda.
Das mulheres desse mundo.
Que o seu coração entregou.
O seu verdadeiro amor.
Amor esse que em seu coração.
A cada batida um ato de amar.
Em sua essência de amor.
Que por si registrou cada momento.
Em versos no pergaminho do amor.
O amor pela sua amada.
Que tanto ele a ama.
E que em sua vida.
Ele carrega todo esse amor.
Tudo que ele sentir a sua amada.
Em sua vida amar.
No pergaminho do amor.
I write the songs...
Nelas o sentimento mais bonito...
Cada verso é um remédio cura(dor)...
Falam eles do mais puro amor.
Tudo brilha ao sol.
As nuvens no céu as formas mais bonitas a formar...
e cada um vê o que sua vista consegue alegrar.
No elevador ninguém finge que não há ninguém lá...
Nas ruas eles sorriem.
Nos ônibus cedem o lugar.
Todos foram libertos do silêncio e das amarras.
Não há passagens frias e obscuras...
Pra tristeza, nos meus versos, encontraram a cura.
Vestem jeans desbotados.
Sonham com tantas variáveis.
Entram no pôr do sol...
Não escondem palavras de ninguém.
Todo alguém é alguém.
Finalmente entenderam o que é amar...
Amar é um verbo.
I write the songs ✍️💗🎼
O invisível age pelo visível.
A metafísica do Uno se revela na física do Verso.
A aparente passividade da alma se manifesta pela atividade do corpo.
A causa eterna subjaz a todos os efeitos temporários.
A essência se revela em todas as existências.
Quando o Todo, que é, age pelo Nada, que não é – então Algo começa a existir.
Os fatos não criam valores, mas o valor produz os fatos.
(Aforismo 11 - Tao Te Ching - segundo Huberto Rohden)
491. Um verso...
Um verso quero fazer do amor
Com palavras lindas recitar
Do seu amor quero seu calor
No momento em que mim abraçar
Apertar.te quero sentir seu corpo
Quero sentir seu corpo abrasar
E te possuir do amor sem ser louco
Nesse instante quero te amar
Vou continuando te fazendo versos
Mas com palavras lindas te agradar
Te falar do amor e do universo
E das mil palavras, uma te conquistar
Que farei então pra ter esse amor
Se de mim tu se põe tão distante
Venhas para eu ser mais conquistador
Recitar lua, estrelas, amores intrigantes
E como pode o amor está nas luzes dos olhos
Se foi sua luz que me iluminou
Entrou nos meus olhos, foi pro coração
Nesse mesmo instante me apaixonou.
Elvando santoscerqueira
210618
491
Fui teu…
(Nilo Ribeiro)
Fui teu,
como a luz pro dia,
a Julieta pro Romeu,
o verso pra poesia
fui poesia,
fui verso,
fui dia,
fui universo
fui romance,
fui senhor,
mesmo que não te alcance,
fui amor
fui ponte,
para passar a água,
fui fonte,
para purificar tua mágoa
fui mar,
fui montanha,
fui altar,
fui entranha
fui santo,
fui pecador,
fui encanto,
fui amor
fui ferida,
fui cura,
fui vida,
fui ternura
fui sincero,
fui guardião,
fui eterno,
fui paixão
fui negro,
fui cor,
mesmo no meu degredo
fui amor
fui tudo,
hoje sou outro,
hoje sou mudo,
hoje sou louco…
Élcio José Martins
GUARANÉSIA
Essa cidade já foi contada em verso, prosa e canção,
Sua semente já colheu muitos frutos pra nação.
Sempre foi um marco na cultura e educação,
Tem teatro de alto nível e carnaval para o povão.
O rio canoas beijou a sua face,
Pássaro da ilha disse me abrace.
Sua história é rica como ouro,
Seus filhos a beleza do beija-flor-besouro.
Rio canoas já foi capivaras,
Tinham pássaros em revoadas, sabiás, canarinhos e araras.
Animais os mais diversos e espécimes raras,
Todos vivendo livremente, sem gaiolas, sem currais, quem dera haras.
O seu primeiro nome que até hoje ecoa,
Tem referência ao emigrante José Maria Ulhoa.
À margem do Rio canoas seu nome entoas,
Batizado em suas águas como Santa Bárbara das Canoas.
Próximo à sua moradia uma capela construiu,
Por devoção à Santa Bárbara seu nome atribuiu.
Por desígnios da divina providência um fato ocorreu,
Um milagre de Santa Bárbara um homem protegeu.
Na derrubada da mata um grande tronco cairia,
Um pobre homem que ali estava certamente atingiria.
Santa Bárbara protetora esse homem salvaria,
As raízes de uma árvore desse tronco, livraria,
Seus companheiros murmuraram Milagre! Milagre! Milagre!...,
Santa Bárbara o salvou. Isso foi Milagre!...,
Num instante tudo silenciou, e, trêmulos de emoção,
Escolheram Santa Bárbara como a Santa do coração.
José Martins e Manoel Fernandes Varanda, impressionados, resolveram doar,
O terreno à capela para nele um povoado edificar.
Viajantes e mascates eram seus visitantes,
De joias a escravos eram eles comerciantes.
Em 1838, como prêmio, distrito se tornou,
Distrito de Paz de Santa Bárbara das Canoas denominou.
Subordinou-se ao termo de São Carlos de Jacui,
Foi jurisdicionado à comarca de Sapucaí.
Em 16 de setembro de 1901 o município foi criado,
Denominado Guaranésia pra criar o seu legado.
Significa pássaro da ilha um pássaro encantado,
Da tríade de escolha ele foi o selecionado.
Gardênia e Tavarésia foram os outros relacionados,
São nomes especiais que até hoje são lembrados.
Santa Bárbara das Canoas, Gardênia e Tavarésia,
Marcaram a linda história da querida Guaranésia.
Já foi estrada real, já teve trem de ferro e até avião,
Tinha casa bancária, comércio de arroz, milho e feijão.
Chora a velha estação sem locomotiva e sem vagão,
Que embarcou amores e riquezas para toda região.
Cidade de famílias nobres de muita tradição,
Grandes comerciantes desde a sua criação.
Professores renomados percorreram a nação,
Levando conhecimentos na cidade e no sertão.
Tem a cana, o álcool e o algodão,
Café é a maior exploração.
Tem panos de prato, cabines e mangueiras,
Secos e molhados, tijolos e madeiras.
Santa Margarida marca a história da cidade,
Fez parte do progresso desde a sua mocidade.
Foi a mãe da indústria têxtil tecendo a humildade,
Teceu o cidadão, deu guarida, deu o pão e muita dignidade.
As casas bancárias se multiplicaram,
As indústrias se transformaram.
As escolas recebem o reconhecimento,
Pelo alimento do intelecto e a costura do conhecimento.
Aqui se faz justiça, abre caminho,
Nossos velhinhos afeto e carinho,
Os especiais sonhos e esperança,
Nossas crianças cidadania e confiança.
Esta cidade tem portas abertas,
Não tem demandas, exagera nas ofertas.
Recebe seus novos cidadãos com a alma e o coração,
Aqui não tem origem, não tem cor, não tem separação.
Guaranésia tem sua história,
Seu povo boa memória.
Não perde o trem da saudade, pois sabe quem faz a hora,
Já foi mocinha hoje é uma grande e bela senhora.
Viva Guaranésia das manhãs orvalhadas,
De estradas de terra que hoje foram asfaltadas.
Do menino de pé no chão, sem agasalho e sem tostão,
Do cinema, do jardim, e do namoro, pegar na mão.
Do Lions Clube a Fernando Osório,
Da igreja, Monsenhor Grella e o santuário.
Santa Casa a equipe de prontidão,
Dos atletas campeões da famosa geração.
Fica um pouco de saudade,
Mas firme na realidade.
Nossa cidade se tornou,
Tudo aquilo que seu povo um dia semeou.
Élcio José Martins
Vou colorir de cor diferente
cada verso que lhe represente
Seja rosa ou vermelha
amarela ou turquesa
Tanto faz contanto que tenha
representado sua personalidade serena
De modo triste venho notando
como andamos nos afastando
já quase não nos falamos
e nem nos encontramos
mas não pretendo deixar
nossa amizade acabar
Então venha cá,comigo falar
caso contrario nada mudará
pois meu orgulho não permitirá
eu contigo falar
É pra você
Que eu escrevo,
É pra você
Que eu verso.
Nesses versos bobos,
Deixo tudo bem certo!
Um dia entenderá,
Meu jeito louco de pensar,
Um dia entenderá,
Minha maneira de versar!
E,em cada verso
Eu tento expressar,
Pra que você,
Possa enxergar,
Meu jeito bobo,
De te amar!
Criei canções e melodias pra te conquistar,
Em cada verso, poesia pra me declarar.
Mas só palavras não vão traduzir o que é
Te olhar nos olhos e te ver sorrir.
E se eu parecer um bobo você pode rir,
É que esse seu jeito manhoso me deixou assim,
Completamente louco por você,
Fazendo minhas rimas só pra te dizer.
Você é o primeiro pensamento do meu dia,
Se eu não te vejo quase morro de agonia.
Sou dependente desse amor, seu beijo vicia,
Eu quero todo dia!
A noite cai, o meu sonho é você,
Dizer te amo já tá virando clichê.
Mas eu tô repetindo pra você saber,
Que eu adoro amar você! :'(
O AMOR
O amor é uma mentira
Bem contada em verso e prosa
Por poetas, loucos e bêbados
Tolos inventores de estórias.
O amor é ilusão da escória
Que da sarjeta espera ter notado
Seu sonho de receber uma rosa
De quem só espinhos lhe atira.
Por isso é que o ódio impera
Pois é sentimento de verdade
Tendo a todos como arautos
Que vivem a fazer guerra
Por dinheiro, honra ou vaidade
E venerando Marte em seus autos.
“Quero ficar na tua sala de estar.
Que sala maravilhosa, cheia de verso e prosa,
A janela imensa, sempre aberta, dá para todo lugar...
E venta... As cortinas translúcidas, se abraçam, se enlaçam.
O perfume...de cravo, canela e limão, abre a porta pra memória entrar.
Ah... como eu amo essa sala, a tua sala de estar.”
― Gianna Cardoso
Verso a Deus
Se eu pudesse está com Deus,
sentado no banco da praça.
Batendo uma bela prosa,
das loucuras dessa vida,
que vida louca sem graça.
Eu diria ao nosso Deus:
por que o mundo esfriou?
As pessoas não se amam,
não buscam mais seu louvor,
passam o dia tentando,
derrubar o seu feitor.
Eu não consigo entender,
a tamanha ingratidão,
que o ser humano tem,
de achar que lhe convém,
chamar o senhor bom Deus,
de homem sem coração.
Se todo dia pedimos,
com fé em nosso coração.
Uma graça em nossas vidas,
para cumprir a missão.
Seja dinheiro ou sucesso,
nessa vida tão corrida,
de tamanha rejeição.
Não existe mais respeito,
somos seres duvidosos.
Falamos de qualquer jeito,
tetanto colocar defeitos,
das coisas que desaprova.
As pessoas hoje em dia,
não conhecem vosso amor.
Casam de manhã cedinho,
vive como um passarinho,
no final de cada dia,
vão dormir sem seu amor.
Não foi isso que ensinou,
O nosso criador.
A família é construção,
de uma nova união,
Abençoada por Deus,
Para se multiplicar,
e trazer a nova vida,
na paz de nosso senhor.
Sua casa é seu alta,
abençoada por Deus.
Não permita que o mal,
gere dúvida em vocês.
Acredite no milagre,
que tudo vai restaurar,
no dia lindo mais belo,
mais belo o dia será.
A pergunta que eu fiz,
no início deste verso.
Um dia terei resposta,
de quando me confessar,
diante da sua face,
Com prazer irei contar.
Autor: Chagas Piter!
31/05/2024
ROMÂNTICA TEXTURA
Exaltarei, o amorável verso que esmera
o amor. Vem com o tempo que não para
já a paixão que a suave emoção espera
é desejada, e o bom sentimento prepara
Tem uma poética de toada da primavera
eu, só, não tornarei o desencanto apara
e, do meu sonho, quero toda a quimera
versejando aquela seduzida poesia rara
Em nome desta prosa de amor, o amor
e na sintonia, assim, sentimental e pura
aquele toque, versado com todo o ardor
Estima-se, a sensação cheia de ternura
mais vida, o poema prosado com sabor
e em cada trama uma romântica textura.
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
27 junho 2024, 15’44” – Araguari, MG
“prego”
Talvez que um dia no verso meu chorado
sob a luz da saudade, num versar falando
tu ouças nas rimas o meu ser apaixonado
em um grito de padecimento te saudando
Está lágrima que fez o papel ficar borrado
não se atenha. É meu prosar lacrimejando
quando vaza do coração pra ser escutado
e que na dor da solidão vai transbordando
Não é simples sofrer, ou, que nada valeu
é aperto no peito e, que ainda não passou
e cá no soneto, um suspirar cruciante meu
O grito, se ouviste, por favor, é sentimento
que vai corroendo a súplica, assim, te dou
um canto: com choro, gemido e sofrimento.
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
28 junho 2024, 15’04” – Araguari, MG
Se foi, foi cumprindo o verso
literalmente como um adeus que nem se deu
com esse teu jeito perverso
conseguiu com glória arruinar meu universo
Não digo que te odeio
não, não
porque se eu disser isso à alguém
para mim mesma, eu mentiria
só estou de saco cheio
Se foi, foi largando tudo para trás
deixando comigo dúvidas más resolvidas
por quê que eu achei que você não era capaz?
mas não se acanhe, eu encontrei minha paz
Ainda digo que te amo
mesmo com mãos manchadas de sangue
e hoje finalmente também lhe digo
eu me amo, eu me amo.
AUTO SONETO
Rima soneto, o meu eu sem detrimento
Diz ao verso a perfeita e a real melodia
Se de sintonia, alegria ou de nostalgia
Traz à flor da pele o capricho do talento
Revela que sou sensações em categoria
Da alma, da emoção e do pensamento
Na dor, amor, que eu sou toada e alento
Anatomize o meu eu poético com eufonia
Vai soneto, me revelando a cada tento
Em loas de aprazimento duma parceria
De que na prosa eu vivo de sentimento
E neste último terceto, desta biografia
Deixo a minha paixão pelo letramento
No meu encruzar, imortal, só a poesia!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
22, agosto, 2016 - cerrado goiano
quero um relógio deste
pra contar a minha história
num pequeno verso
de uma vida de outrora
que caiba dentro de uma hora
com as batidas do coracao
em um minuto
como o sopro de um vulcão
com a velocidade
de um segundo
respirarei bem fundo
e daqui partirei
saudades deixarei
pra perto do meu anjo voltarei
e assim darei
a volta ao mundo
nas lembranças que guardo
com saudades contarei
para os que eu encontrar
e no coracao pousar
com um sorriso que darei
"só sei que nada sei"
tanto que aprender terei
e nesta existência
não dará tempo
porque o tempo voa
e não me espera
então fica pra amanhã
a minha história!!!
vivo, logo escrevo
poesia, poema ou verso
porque se for dizer tudo
o que realmente penso
nem tudo faz sentido
nada está esclarecido
nada tem cores
nem morro de amores
nem tudo são flores
posso dizer que são
algumas dores
bate forte no peito
quando não tem perdão
quando permito a ilusão
transbordo confusão
tem algo fora do lugar
chega de me enganar
só tenho amor pra doar
com quem entende
meu defeito mais profundo
que será sempre amar
ou vão me encontrar
do outro lado do mundo!!!
escrevendo no livro da vida
sou poesia e não prosa
sou verso e não estrofe
sou ponto e não acento
sou palavra e não frase
sou assim sem crase
sou eu sem gramática
sou narração enfática
sou assim bem dramática
sou eu sem paixão
sou assim bem histérica
sou eu sem coração
sou eu bem eclética
sou eu sem perdão
totalmente sem noção!!!
SONETO 08
Eu queria somente encontrar um verso
E um outro poema acabou achando
Nessas lágrimas que soltei chorando
Nesse meu contentamento submerso.
Solto os meus soluços arquejando
E o meu espírito fica espesso
Na áurea mais profunda do universo
Que a minha mão o fez traçando.
Abro os olhos num passado de amor
E nele não mais acho a sua dor
Hoje só me resta ter alegrias.
A sua sombra extrema de venturas
Pode ter sido longos dias de loucuras
Como também os únicos maus dias.
26/10/1993
- Relacionados
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Texto de feliz aniversário para melhor amiga chorar de emoção
- Texto sobre Mulher
- Textos sobre família que inspiram carinho, amor e gratidão
- Texto para Família
