Texto de Opiniao de Lia Luft
Circulando entres as mesmas questões inflamáveis, a dor parece ser simplesmente um suspiro desesperado. As batidas insanas embargadas em meu proprio sangue marcam a vida da morte crescente. Fungindo aterrorizada dos marcadores do relogio, que fazem tornar vivo aquilo esquecido pela loucura solida no meu coração, esbarro em um inimigo pior. Encaro-o ferozmente tentando faze-lo recuar, porém a cada ato, sinto-me menor. Vendo as pessoas amadas passarem pela minha frente, sem poder toca-las. Apenas lembranças. Lembranças que estam se apagando rapidamente. O desconforto insuportavelmente grande e agonizante vai se tornando maior, diminuindo o tamanho meu. Porém, não deixarei o inimigo perto dos amados. Junto com a minha destruição, ele vai regridindo também. Olho para o meu rosto marcado de furor intenso e a realidade derrama-se sobre minhas veias como gelo, petrificando qualquer coisa ativa dentro de mim. O inimigo sente o mesmo que eu. Apenas porque, somos a mesma pessoa. Sou o meu pior inimigo.
Minhas unhas arranham minha pele em busca de respostas. Meus dentes rangem enquanto todas as questões circulam em minha mente. Olho para caneta em cima da mesa e não encontro palavras para descrever. As vezes sinto que estou ficando mais clara, quase translúcida. Parece que estou desaparecendo aos poucos.
o que sao palavras?Emaranhado de letras?Apenas o que identifica algo, que so é possivel identificar por causa da conjuntura de vogais e consoantes dispostas harmonicamentes de tal maneira que seus sons levassem a ativar lembranças em nossas faculdades mentais?ou simplesmente o nicho onde poetas e poetisas destilam seus don's transcrevendo em palavras o que sente o coraçao, vagando pelo ínvio recanto das redomas poeticas.
Quando eu acho que sou crescido para certas coisas, ou para algumas opiniões de algumas pessoas, não é porque eu sou crescido demais pra elas. E que esse tempo que eu perderia me preocupando com coisas ou pessoas que eu acho que não tem nada a ver ou que não me acrescentam nada, eu quero crescer mais ainda.
No toque da viola, eu conto os passos e lembro que outrora havia um homem barbudo que diziiia -Cuidado meu patraao, do jeito que ta indo o mundo num guenta naaooo!. Num intendia o que dizia... ate outro dia eu perceber o friio que faziia.. eu disse - Ita soo, o homi tava certo, e agora? sera q o fim ta perto?.Mas logo olhei pro ceu vi aquele SOL, olhei pro lado e vi a lata de SKOL, eu disse - Rapa vou larga de bestagem, pq eu sou cabra de coragem, essa coisa de se acaba o planeta ta mais pra la do que pra ka, eu vou cuidar logo e de me sentar, ooo garcon traga logo uma dose de cachaca se nao o dia num vai ter graca!
“ A justiça humana jamais poderá equiparar-se a justiça divina, porque é falha, pois segue as regras humanas que são falhas de um ponto de vista amplo. Contudo, o homem pode minimizar as injustiças, praticando a verdadeira justiça, guiado pela sua consciencia e sabedoria, trazendo ao menos favorecido a alegria de saber que alguém olhou para o seu pleito, e viu a sua necessidade, e assim, esse homem terá a sua consciencia livre, e o retorno não material, mais de uma vida feliz.
Quando o amor que se fez ágape, Vimos Deus em sua presença Mas ousou matar em seu nome, Cometeu a maior imprudência.
Minha fé e minha firmeza em quase 50 anos de vida estão solidificadas no aprendizado constante, nas experiencias positivas ou não, no calor de braços sempre abertos que sempre tive por parte de varias pessoas, estão na certeza de que minhas ações se aproximam cada vez mais daquilo que ou é correto, ou é justo ou é necessário, estão concretizadas no passado presente e futuro independente do papel que a vida me colocou para representar ( filho, pai, profissional, amante, amigo, ouvinte ... são muitos papéis que assumimos em nossa trajetória ) ... minha segurança esta no poder de dialogo ( sempre ), esta no poder de argumentar, baseado em minha maneira de interagir com os outros, como me trato e como trato os demais. Minha consciência pode ter pregado alguma peça em mim mesmo, mas eu a perdoo, mesmo porque o perdão é uma característica dos fortes, contudo, apesar de ter tentado acertar sempre, devo ter cometido alguma desobediência a qualquer norma ou preceito. Enfim ... continuarei escalando minha montanha sem precisar derrubar ninguém.
A volúpia do sentimento de outrora que até então se camuflava no imutável jazem no mutável. O anjo da flecha errônea anda cego por aí ou simplesmente está tentando banalizar a cegueira. Acredita-se em veracidade, pulsação mútua com eloquência no tempo e no momento certo. O tempo dissipa-se aos poucos e nele é possível analisar a linha tênue entre o estar e o não estar. O não estar estava lá... o cego errôneo também. Letras ditas que soam aos tímpanos como bálsamo, agora soam como navalhas. Vamos falar do futuro? Sente-se aí e me acompanhe!
É... A vida é um eco de nossas ações. Mas é preciso usar as oportunidades pra encarar a vida, digo, ficar relembrando o passado não é bom, e é, se esse passado for digno de ser lembrado. É como a história que eu sempre costumo falar: "qual é o peso do copo de água que eu seguro em minha mão?". Pois é, o peso desse copo vai depender do tempo que você vai levar esse passado consigo. Lembrei da parte da letra da música da Florece: "É tão difícil dançar com o demônio nas costas, então sacuda e derrube-o e liberte-se, liberte-se, ou simplesmente: shak it out!
Enquanto a tua alma, indecisa, vagava pelo tempo atrás de caminhos incertos, eu só pensava andar por um caminho já feito, em pensamento, contigo de mãos dadas. Como um sonho passageiro, daqueles que nascem de manhã e morre a tarde, você não percebeu que a noite chegava e a escuridão tapou seus olhos, não deixando que você visse além. Você via apenas vultos de si mesma, vagando na neblina da memória sofrida, atormentada pelo medo, e alguns poucos raios de luz, trazidos por um coração de viajante até venceu a frieza das trevas, mas não aqueceu nem despertou o coração que se acostumou a tatear no desconhecido confiando apenas na própria intuição.
Apenas quando sofro, quando amo, quando rio, quando choro, quando me entristeço, quando me alegro, quando perco, quando ganho, quando conheço, quando desconheço, quando contemplo a vida, quando penso no que vem além dela, quando acerto, quando erro, quando aprendo, quando ensino... apenas nesses momentos é que me torno poeta.
O futuro pertence àqueles que respeitam o direito individual e cumprem seus deveres como ato contínuo, pois, respeitar o próximo vai muito além de aceitar ou pouco se importar, mas sim, corresponder aos fatos do seu conhecimento com empatia a própria liberdade. É nosso dever respeitar o direito do outro, assim como é dever dele respeitar o nosso direito.
"Pregamos uma ideologia, defendemos-a com a força de nossos corações, mas não abandonamos o senso científico de que a verdade é mais importante do que nosso orgulho. Ao ser provado que nossa ideologia está incorreta ou que há outra melhor, fazemos-a como VP(verdade de ponta). Abandonamos a velha ideia recentemente provada incorreta ou incompleta e abraçamos a verdade nova ou o complemento justo. Até que esta nova verdade também seja provada incorreta ou que haja algo ainda melhor para se abraçar. Isto é Filosofia; amor a sabedoria."
" Não há certezas de como viver e conviver, os valores são muito complicados. Junto com essa incerteza vem um sentimento típico de quem é livre para escolher a própria forma de viver, este sentimento nós chamamos de angústia. E a angústia te acompanhará ! Nesta hora você deve estar se perguntando onde está o texto motivacional ? Essa é a realidade do mundo, mas se você quiser a gente canta no final..."
Nossas lembranças podem nos remeter, as pedras da beira de um rio calmo, as areias quentes do deserto ou para debaixo de uma arvore com a copa grande que nos oferece a sombra ... enfim ... nossa lembrança vai ser precisa não só daquilo que deixou nosso coração em euforia mas também daquilo que o deixou desgostoso, cabe a nós escolher aquilo que sua mente quer evocar.
O tempo passa assim como um sonho, bonito ou não, tudo é muito rápido. Não vejo diferença entre o tempo, seja este por anos ou milésimos de segundo. Ser verdadeiro ou falso é uma questão de personalidade e esta é ÚNICA para cada um de nós. Erros e acertos fazem parte da imperfeição na busca de algo perfeito em nossas histórias. Prefiro a proposta da verdade e viver meu tempo com a consciência tranquila e consciente de que meus atos foram, são e sempre serão verídicos e sinceros.
A alma humana é expectativa e desejo. A alma humana é tender para algo que ela não é. Nenhuma alma encontra plena satisfação em si mesma. A alma foi feita para a satisfação ilimitada, não limitada. Toda satisfação limitada implica necessariamente num elemento de insatisfação. Apreciar uma coisa qualquer significa naquele momento deixar de apreciar todas as demais. Embora uma satisfação limitada qualquer seja um símbolo da satisfação ilimitada em Deus, o próprio ato de satisfação é uma limitação. O indivíduo precisa perceber que subjacente a qualquer desejo humano há um elemento incalculavelmente maior que o objeto da satisfação. Há um elemento em sua alma que não pode ser exaurido pelo objeto limitado. O objeto da satisfação sempre termina antes de sua alma. O desejo da alma humana é ilimitado. Então apenas um objeto ilimitado pode satisfazer o desejo ilimitado da alma. A plena consciência dessa ilimitação da alma humana aliada à ausência de disposições para satisfazer essa mesma ilimitação é o que caracteriza a Santíssima Virgem. Para a Santíssima Virgem, a alma só se satisfazia com Deus, então ela não quis mais nada que não fosse Deus.
A essência do cristianismo é a seguinte: Deus é invisível, mas Ele tornou-se visível numa Pessoa. Mas você está no século XXI. Onde está essa pessoa aqui? Essa Pessoa não está andando ao teu lado como já esteve andando ao lado de outras pessoas milênios atrás. Então essa Pessoa deve ter providenciado meios que prolongassem a Sua Encarnação no decorrer dos séculos. Para isso, a ideia presente no cristianismo desde o seu início é 'Eu sou a videira, vós os ramos'. Com isso Cristo quis dizer que os santos recebem a vida divina que Nele existe essencialmente. O que o tronco e os ramos têm em comum? Justamente a seiva vital que irradia do tronco para os ramos. A vida interna dos ramos é exatamente a mesma vida interna do tronco. Entre os ramos e o tronco existe, por um lado, uma descontinuidade exterior: tronco não é ramo e ramo não é tronco. Mas, por outro lado, e numa dimensão interior, os ramos e o tronco são a mesma coisa. Na dimensão vital e essencial eles têm a mesma vida. Desde o começo, os grandes teólogos e místicos já diziam que essa vida é a própria vida divina que em si mesma é invisível, mas tornou-se visível através das ações e pensamentos do Cristo. Então, quando você reproduz um ícone de um santo, ou venera alguma relíquia de um santo ou o próprio santo, você está buscando com isso a seiva espiritual que vai do tronco para os ramos.
As hagiografias e os clássicos da literatura nos informam sobre distintas dimensões da existência. A leitura das vidas dos santos enfatiza a dimensão vertical da existência humana, ou seja, o homem existe para Deus, e amá-Lo, aproximar-se Dele é todo o sentido da existência. Essa dimensão vertical é o centro da existência humana. Já os clássicos da literatura tratam da dimensão horizontal, isto é, da diversidade da condição humana. Eles informam ao leitor sobre inúmeros tipos e circunstâncias humanas, oferecendo, assim, uma ideia do quanto a alma humana pode variar segundo as mais diversas circunstâncias. Ter uma ideia razoável da amplitude da condição humana é muito importante, mas essa amplitude torna-se, por vezes, um pouco virtualizada nas vidas dos santos, porque elas enfatizam não a diversidade da condição humana, mas o seu sentido essencial. As vidas dos santos dizem que a vida humana tem um centro e este centro deve voltar-se para cima para encontrar-se com o centro da realidade total, que é Deus. Então ambos os tipos de literatura são indispensáveis para que possamos tirar o máximo proveito de nossa inteligência; para sabermos que não basta sermos inteligentes, mas é preciso que estejamos informados acerca da nossa situação, de quem nós somos, do que é um ser humano, do que é a vida humana.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
