Texto de Carlos Drumond de Andrade - Antiguidades

Cerca de 35546 frases e pensamentos: Texto de Carlos Drumond de Andrade - Antiguidades

COMBINEI COM O TEMPO.

Fiz um acordo com o tempo, combinei com ele, pois vai fazer frio por esses dias. Pedi para que ele passe bem devagar e me deixe ver os ipês, que ainda estão floridos, neste final de outono. Que ele me deixe admirar as flores de maio, retardatárias, tão cheias de botões, que só agora, quase em junho, resolveram florir.
Combinei com o tempo para que ele espere um pouco mais, que eu possa sorrir mais, antes que o frio venha. E que as mil tarefas, que tenho a fazer, todos os dias, não sejam tão cansativas.
Fiz um trato com os relógios da casa, pedi mais tempo para mim, tempo para sentir o silêncio e para curtir mais este finalzinho de outono.
Andei ouvindo a voz do tempo, contando-me coisas antigas, como se ele tivesse retrocedido. E eu, buscando lá atrás, dentro dos sonhos, o que realmente me interessa...
Esse acordo foi firmado, sem assinatura ou cartório. Pedi ao tempo um momento, para eu poder olhar o céu e a chuva, sentindo, na alma, o sopro do vento, de um século, que não mais existe!
Saboreando um chá, que ganhei de terras distantes, tem sabor de amizade e carinho. Tem um que é bem adocicado.
Meus pés estão frios, mas as mãos aquecidas pela escrita e pela memória. Já sinto saudades da estação, que está prestes a terminar, como se esvaziasse de mim mesma, os sonhos, que foram colocados em minha memória.
Lá fora, a chuva cai, enquanto escrevo as últimas linhas...
Faz frio la fora,mas, como combinei com o tempo, queria que fosse assim. O ar gelado me é agradável e o meu coração mantêm-se aquecido, pelo prazer de ter feito o tempo retroceder...
De tê-lo colocado lá, no passado, para sempre, em letras, bem grandes, meu legado, uma estória dentro da história.
Que o tempo, este senhor que tudo pode, me permita, não me prender ao tempo, para não confundir, achando que a felicidade ficou para trás. Quero ver o tempo impresso e dando, a outros, o prazer que me deu, de voltar no tempo e escrever sobre o que senti em meus sonhos...
Combinei com o tempo, cumpri meu trato. E ele, o seu. Agora é só esperar!

Marilina Baccarat de Almeida Leão no livro "Em Busca dos Sonhos" página 55

Inserida por MarilinaBaccarat

Quando as lembranças não são boas, preferimos tapar os olhos, fechar as cortinas e viver no nosso mundinho irretocável. Mas, o que ganhamos com isso? Claro que, às vezes, elas surgem como um veneno, envenenando nossa mente e nos deixando tristes... Mas, quem não tem lembranças, sejam elas tristes ou alegres, é sinal de que não teve passado...

Marilina Baccarat de Almeida Leão no livro
"Viajando nas Lembranças"

Inserida por MarilinaBaccarat

Conselhos para novos escritores, que desejam participar dessa estrada maravilhosa, que é a literatura.

1) Marilina Baccarat de Almeida Leão, escritora brasileira, escreve pela madrugada adentro, até as 4h00... Quando o sol desponta no horizonte, ela já escreveu e, dorme até ao meio dia. Escrever pela madrugada, ou, pela manhã o rendimento é melhor...

2) As redes sociais e o celular, são os maiores aliados da procrastinação, por isso, Marilina Baccarat desconecta-se de todas as suas redes sociais durante as horas em que se dedica a escrita.... É claro que, a vontade de checar as novidades do facebook, do twitter, do Instagram, as fotos de nossos amigos é uma vontade, mas, se o escritor quiser realmente ser um escritor de sucesso, o autocontrole, a disciplina e o compromisso com o trabalho, devem vir em primeiro lugar.

3) Cobrir-se de doses diárias de novas ideias, este é um dos segredos da escritora brasileira Marilina Baccarat, manter um fluxo constante de pensamentos...

4) A escritora aconselha que todos os escritores iniciantes, separem alguns minutos do dia para um relaxamento, antes de começar o trabalho. Uns minutos de reflexão, onde devemos rever tudo o que está a nossa volta e, aliado à sua criatividade e imaginação. Construir um universo que será posteriormente materializado pelas suas palavras...

5) Escrever todos os dias, mesmo quando não tiver veleidade para escrever.... Não deixe de exercitar constantemente a sua escrita.... Pois, a cada escrita, surgem novas nuances, novas perspectivas e passamos a enxergar com os olhos da alma...

Pensamento do escritor Russo Tolstói:
“Devo escrever a cada dia sem falhas, não tanto pelo sucesso do meu trabalho, mas para não sair da minha rotina”
Tolstói (escritor Russo, que distribuía seus livros de graça para o povo Russo)

Inserida por MarilinaBaccarat

"O CAVALEIRO, A CAMPONESA e A GRAÇA DE DEUS"

A Graça de Deus é como um cavaleiro, impetuoso e elegante, que, montado num grande corcel de guerra, durante sua jornada, decide parar em frente a uma propriedade de camponeses.

Ele contempla todo o território e avista uma camponesa, com uma beleza escondida pelo árduo trabalho no campo.

Então o cavaleiro toma a decisão de descer de seu cavalo, ir até a moça e convidá-la a juntar-se a ele em sua jornada.

Como ela negaria um pedido assim?

Ela fora com o cavaleiro, ele cuidou dela e a tornou bela e instruída, mudando sua vida.

Bem... O cavaleiro é Deus, e a mulher singela do campo somos nós...

DEUS desceu de Sua glória e nos resgatou com Sua Graça! Mudando para sempre nossas vidas!

Não desperdice a sua vida! Faça o sacrifício de Cristo valer! Viva para a glória de DEUS! E lembre-se:

"Onde abundou o pecado, super-abundou a graça de DEUS!" (Romanos 5.20)

Inserida por matheuserafimazevedo

DEUS sempre nos protege! Se deleitem nos cuidados dEle! Nenhum mal pode nos tocar, sem a permissão do SENHOR!
Nós fomos comprados por alto preço na cruz, pertencemos a DEUS! Por isto, o mal não pode nos ferir!
Creia! Como no tempo do egito, povo de israel escravizado, e em meio às pragas, DEUS enviou o anjo da morte, mas as casas que tinham a marca do sangue do cordeiro não foram atingidas! A morte passava direto!
Da mesma forma, acontece conosco, nós estamos marcados pelo sangue de Jesus Cristo, e o exército do mal passa e é OBRIGADO a seguir adiante, pois as nossas vidas estão firmadas e fincadas como propriedade eterna de DEUS!

ELE é o nosso escudo! Nossa fortaleza! Nosso castelo forte (como citou Lutero em seu hino!) Uma torre impenetrável e absolutamente segura!
Estamos firmes e protegidos, pois estamos dentro do "esconderijo do ALTÍSSIMO!" Alegrem-se, na perfeita proteção que vem dos céus!

Glória DEUS!

Inserida por matheuserafimazevedo

Éramos crianças felizes, apesar de tudo!
Não havia presentes caros, mas certamente
nada nos faltava para realizarmos nossas travessuras.
Havia o terreiro enorme, o campo,
o riacho, as frutas verdes,
os animais e o mais importante,
éramos livres para usufruí-los da manhã até o anoitecer.
Papai cuidava da mercearia e mamãe dos afazeres de casa,
de modo que tínhamos os dias ao nosso inteiro dispor para inventarmos mil brincadeiras, algumas um tanto arriscadas, como quando Ciro me "instruiu" a pegar uma lata de ameixas pretas da mercearia, enquanto ele providenciaria um abridor de latas na cozinha. Lá fui eu, disfarçadamente, aproveitando da distração de papai com a freguesia, peguei uma lata das grandes e corri com ela até meu irmão. Mais do que depressa fomos até as proximidades de casa, onde havia árvores enormes de eucaliptos; nos acomodamos à sombra e com dificuldade abrimos nossa preciosa lata de ameixas secas.
Comemos delas até não mais poder e tratamos de ocultar a lata e as sobras. Voltamos para casa com a cara mais inocente desse mundo, excessivamente calados e sem graça. Mamãe matutava, tentando descobrir o que teríamos aprontado. Mal sabia que estávamos com uma tremenda dor de barriga que tentávamos em vão esconder, porém horas depois, começara uma disenteria das grandes. Mamãe acudiu-nos rogando a Deus por seus gêmeos que estavam evacuando algo parecido com sangue, o que a fez temer por alguma doença extremamente grave. Nós dois, como todos os peraltas que se prezam, permanecemos calados quanto à origem daquele "acidente intestinal".
Tempos depois, mamãe providenciando gravetos para acender o fogo pela manhã, passou pelos tais eucaliptos e encontrou meia lata, das grandes, de ameixas pretas, muito mal ocultada entre alguns arbustos. Não é preciso nem dizer que ela desvendou no ato o que tinha causado a "enfermidade" de suas crianças. Como era praxe na época, fomos chamados à ordem e advertidos quanto à furtar, mentir, trapacear...e para encerrar o caso, levamos os dois, o castigo de varrer, durante duas semanas, o quintal da casa, o que, naturalmente, foi feito aos "trancos e barrancos".
Cika Parolin

Inserida por ParolinCika

⁠Doce são os sonhos

Doce são os sonhos
Bonito é o mar
Colorida são as flores
A lua tão ímpar
E lindas e belas são as estrelas a piscar

O verde das matas me encanta
Me enalteço se um passarinho canta
E no sorriso de uma criança
Tão bonito é a inocência

Me enlevo numa prece
A natureza me enriquece
Tudo enche os olhos meus
Porque tudo vem de Deus

Respiro puro o ar
Na chuva posso até me molhar
Depois vem sol sempre alegre a brilhar
Essa liberdade é de cativar

A terra meus pés podem tocar
Sobre ela, podemos caminhar...
Colher um fruto doce e degustar
Neste aroma de encanto
Em cada canto
Só encontro mais motivos pra sonhar

Depois de tudo um dia após o outro
Há sempre mais tesouro
Lá naquele arco íris,
Com brilho em minha íris
Posso buscar até um pote de ouro

Inserida por marialu_t_snishimura

E, DE REPENTE, CINQUENTA!

E, de repente,
Um susto!
A idade,
Sem avisar,
Veio
Chegando
Pra ficar,
Trazendo,
Em sua bagagem,
A fadiga
De uma viagem,
Mas trazendo,
Também, a alegria
De viver bem
Cada dia.

E, de repente,
Chegou!
A idade
Em mim
Se instalou,
Tentou fazer
De refém
Quem viveu
Plena
E além,
Além do que foi
Combinado
Ou do que era
Esperado.

Sem aviso,
Ou retardo,
A idade
Me alcançou,
Chegou-me
Bem,
Sutilmente
E invadiu
Minha mente,
Fazendo-me
Refletir
Na vida
Que eu vivi,
Vivendo
Intensamente
Tudo o que quis
Corpo e mente.

E, de repente,
Cinquenta!

Nem tudo
Primavera,
Também
Nem tudo
Quimera.
Cinquenta
Anos chegados
Com histórias
De assombro
E de agrado.
Cinquenta
Tons
Diferentes
Me tornaram
Quem sou
Realmente:
Uma mulher
Que é de fibra
E que aceita
O que lhe traz
A vida!

Agora
Já não é mais,
Já não é
Mais
De repente!
Agora são
Cinquenta anos
De espírito,
De corpo
E de mente!

Cinquenta anos
Chegou!
Os cinquenta
A mim
Me alcançou.
Domou
Por inteiro,
Completo
Este meu
Corpo inquieto.

Seja bem vindo,
Cinquenta!
Chegue e
Fique à vontade!
Te recebo
Com toda
A alegria
Que bem
Me trouxe
A idade.
Faça de mim
Tua casa
E me habite,
Como deve ser.
Te dei a
Prerrogativa
De fazer bem
Meu viver!

Saiba, porém,
De antemão,
Que sei bem
Como a ti
Receber,
Que também,
Nesta idade
Que chega,
Vou fazer
E acontecer,
E te aviso,
Com antecedência,
Pra não te pegar
De surpresa,
Que por mais
Cinquenta
Eu espero,
Pra viver
Com toda
A grandeza 🙏🏻🙏🏻🙏🏻!

Nara Minervino

Inserida por NaraMinervino

⁠As pessoas sempre dizem:"amar é deixar ir"
e realmente é,mas elas não te contam o quanto vai doer você ver a pessoa que você ama com outra,ou saber que o motivo dela acordar todas as manhãs não é para falar com você,e isso machuca,e muito,eu sei como é,e acho que o melhor conselho que eu poderia dar é,não tente ser amigo dela ou dele,isso só vai te machucar,porque mesmo você dizendo "eu não gosto dele",você gosta,pelo simples fato de ter pensado nele(a),quando leu essa frase,e pode parecer bobo,mas o tempo cura,existem várias pessoas no mundo,coisas novas a experimentar,então em vez de ficar triste,saia faça as coisas que te derem vontade,viva o momento,e depois volte a cuidar de você.E eu não vou dizer que ele não vai voltar,porque eu disse isso par mim mesma antes,e ele voltou,então eu só digo que,caso ele volte,não entre de cabeça,vá aos poucos,porque aprendi por experiência própria que você beijar outras bocas,não vai mudar o fato de você saber exatamente qual queria estar beijando, o sentimento continua ali e só você pode mudar isso.

Inserida por debinha_0000

Todos nós já tivemos momentos,que gostaríamos de mudar,mas será que seríamos os mesmos?
Por mais que as pessoas continuem lembrando do passado,e jogando ele em você,e mesmo que você tente compensar?
Todos cometemos erros, e as pessoas vão lembrar deles antes do que você fez para compensar,na maioria das vezes sabe no que dá? Em nada,nada, é nisso que dá.Então você que fala os meus defeitos tenho uma coisa para te falar: Como vi uma vez em um livro a palavra tanto faz pode significar foda-se,então tanto faz você

Inserida por debinha_0000

⁠Uma vez li na sinopse de um livro a frase “ todo homem tem seu motivo para viver e sua culpa para morrer” na época achei só mais uma frase,hoje vejo que não é apenas mais uma pois traz e emiti um significado muito grande,porque tem vezes que pensamos que somos só mais um no mundo tentamos entender qual é o nosso objetivo nessa vida, o que uma força divina espera ou planejou para nós.
Eu sendo bem sincera acredito e não acredito no destino, tenho meus motivos mas também não acredito que ele não exista, sou meio contraditória a minha própria opinião

Inserida por debinha_0000

⁠⁠Poema aos pais de todos os dias

Pai, tão belo nome se assim te chamo
não importa o nome que tem registro
Pai ...será sempre assim que te amo
pois, nome Pai, não há para mim outro!

Bilhões de nomes de pai pelo mundo
mas, todos os filhos chamam de pai
pelo seu nome chamam outros do tudo
os filhos será sempre a chamar pai!

Pai, paizão, pai amigo, camarada legal,
se tem intimidade de ser pai presente...
e pai protetor, pai que ama , pai fenomenal!

Pai assim não deixa nenhum filho carente,
pois também é aquele amigo sensacional
que também ficam bravos de repente...

II

Porque pai que ama educa, dá o exemplo;
não deixa nunca os filhos desamparados;
não abandonam o filho a mercê do tempo
mesmo que da mãe, sejam eles separados!

Pai também não é só aquele que gerou,
porque pai é aquele que cria os filhos,
por pai dos filhos que alguém abandonou...
os que isso fazem não são pais espelhos!

Porque tudo o quanto os filhos querem
é se espelhar num pai generoso e bom
para serem na vida aquilo que querem,

pois, para desenvolverem como ser bom
precisam de um pai que os eduquem...
porque Deus feito um Pai só dá o dom!

Inserida por marialu_t_snishimura

⁠⁠⁠Um poema a banana

Um verso num cacho de banana
pode até ser muito interessante,
mas comer é muito mais bacana
pois está fruta é muito importante:

- O potássio é bom pra câimbra...
Está é a fama dela bem amarela,
mas faça pesquisa e descubra
outras vitaminas que há nela!

Existem mitos que a desqualifica,
só pra quem acredita em bobagens,
porque banana na verdade fortifica!

Sem contar as inúmeras vantagens
do consumo de frutas no dia a dia,
as frutas protegem até

Inserida por marialu_t_snishimura

⁠Poema do fogo

Queimo todo o mal contra quem for!
Queimo forte, vivo, impiedosamente;
Determino ao mal escondido a morte!
Queimo o ódio, a inveja e o rancor!

Sou o fogo em labaredas justiceira
A interromper qualquer barreira
Que carrega o ímpeto da inveja,
Ou qualquer mal que caleja!

Queimo os covardes daqui e dali
Que se escondem feito um verme
Com falsidade que nunca engoli!

Que assim o fogo tudo transforme
Queimo todo o mal que paira sobre ti
Porque sou fogo de bem incólume!

Inserida por marialu_t_snishimura

⁠Um poema para Deus

Já ouvi que Deus não é um nome,
mas mesmo que há quem não ache,
e que estes muitos não o proclame,
á mim Ele é nome e é Supremo Chefe!

Não que há em Deus o ego de mandar,
nem essa coisa terrena de liderança.
Em Deus há somente o dom de amar,
e espalhar o bem em toda esperança!

Pois, seu nome Deus é o mais eleito
porque o universo inteiro o chama,
em cada suspiro que há no peito...

ou ainda que sucumba à morte,
à Ti óh Deus, a vida é toda alma
e viver é sim nossa grande sorte!

Inserida por marialu_t_snishimura

⁠ Lilás

Uma cor do arco-ires é o lilás
Nesta cor sinto alegria e paz
Senhora de luz engrinaldada
coração de brilho, seu reflexo.

Se a ti pareço ser complexa
Pluralidade de realidade sou
Nestes versos, minha inspiração
Se sou meu arquétipo ideal!

Se me faço em um leque de cores
Decifro mesmo enigmas de mim,
Nesta minha lucidez subterrânea?

Teu olho cegamente na luz vaga
Buscando compreender - me a'ma
Cálido rubor que te consagra!

Inserida por marialu_t_snishimura

⁠Rosa azul

Azul brilha em ti linda rosa
Augusta, impar sua cor ardil
Trono de beleza sua realeza
Inviolável signo régio em ti anil.

Perfume de matéria etérea
Fascínio na penumbra servil
Suave movimento se faz urgir
Sem espinho de mácula ou dor.

Aurora do tempo do Criador
Rompe universo de malícia
Faz aliança do novo homem

Mulher Maria no ventre Jesus
Da pura flor desabrochou
Desígnios do mistérios da Cruz!

Inserida por marialu_t_snishimura

Quero tentar diferente...
Emergir das correntezas da vida...
Pisar na margem desse rio de emoção
Quero tocar a areia úmida
E sentir o vento com aroma de solidão.

Quero renascer fora de mim
Assistir-me com olhar de platéia
Imaginar o que eu faria se eu fosse eu
E saber se de mim mesma, eu faço alguma idéia.

Dos julgamentos que fazemos, sem ter direito algum...
Quero saber se daquilo que sou, faço ao menos um.

E sendo eu a única ser capaz de julgar se valeu a pena chegar onde tudo isso me levou
Declaro que....

Apenas eu, posso entender a beleza e a dor de ser o que sou.

Inserida por arremedos_poeticos

⁠Um Sul procurando sorrisos do Norte....
Em direções opostas expostas de um ontem não acontecido....

O sonho acordou
E se perdeu em horizontes inertes
enquanto o cinza pintava-se de verde....

Lá onde o sol mais aquece
é que se procura uma forma de chegar mais cedo....

E os sorrisos do Norte choram a tristeza do Sul....

Perguntando-se porque das lágrimas em meio a tanta beleza....

Se quando a noite chega e as luzes se apagam
é que se pode perceber melhor o céu estrelado
e só atravessando o rio
é que se nota que o lado de cá também é belo....

E o Sul procura sorrisos do Norte...
Enquanto o Norte chora as tristezas do Sul...

Inserida por arremedos_poeticos

Histórias, grandes sonhos....
Quantas vezes mudamos de rumo e nem sequer percebemos, por quantos obstáculos passamos sem notar...

Sem saber de que somos vitoriosos pelo simples fato de continuarmos vivos, por sorrir, por continuar tentando....

E quantas vezes deixamos de tentar por medo de errar, quantos universos deixamos de conhecer...

A saudade tem fim?

Quando nos sentimos sozinhos um abraço é capaz de curar a solidão e acabar com a dor que habita no peito?

E as palavras que saem do fundo da alma, que foram lidas por alguém em alguma tarde cinzenta...

Publicadas em um sonho que se chama História, adoradas por todos aqueles que um dia pensaram não se dedicar a velhas página de um livro apagado...

E do fundo do inconsciente desperta a lembrança de um sorriso, escreve alguns paragrafos e se sente tão bem..

Inserida por arremedos_poeticos

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp