Texto de Arnaldo Jabor sobre Traicao

Cerca de 38737 frases e pensamentos: Texto de Arnaldo Jabor sobre Traicao

Perguntaram-me uma vez, num debate, como definia a honestidade intelectual. Sem pestanejar, respondi: é você não fingir que sabe aquilo que não sabe, nem que não sabe aquilo que sabe perfeitamente bem. Se sei, sei que sei. Se não sei, sei que não sei. Isto é tudo. Saber que sabe é saber; saber que não sabe é também saber. A inteligência não é, no fundo, senão o comprometimento da pessoa inteira no exercício do conhecer, mediante uma livre decisão da responsabilidade moral.

"O que é a morte, senão a lembrança que você é feito de carbono, avisando-lhe que você é composto por células e que um dia elas param de se regenerar, tendo em vista tal fato, o medo de enfrentar a complexa e obscura realidade do desconhecido, cega boa parte da humanidade fazendo-os se apegarem a fantasias e falsas promessas, se iludindo por toda a vida com algo que não vai acontecer".

A comida no estômago é como o combustível nas máquinas. Passei a trabalhar mais depressa. O meu corpo deixou de pesar. Comecei a andar mais depressa. Eu tinha a impressão que eu deslizava no espaço. Comecei a sorrir como se estivesse presenciando um lindo espetáculo. E haverá espetáculo mais lindo do que ter o que comer? Parece que eu estava comendo pela primeira vez na minha vida.

Eu estava pagando o sapateiro e conversando com um preto que estava lendo um jornal. Ele estava revoltado com um guarda civil que espancou um preto e amarrou numa árvore. O guarda civil é branco. E há certos brancos que transforma preto em bode expiatório. Quem sabe se guarda civil ignora que já foi extinta a escravidão e ainda estamos no regime da chibata?

Fomos nos habituando, de tal modo que passamos a pactuar com a tragédia, aceitando-a como cotidiano. Me espanta essa capacidade de acomodação da mentalidade, sua adaptação ao horror. Acredito que a gente possua um componente de perversidade que nos leva a encarar como normal esse pavor, a desejá-lo, às vezes, desde que não nos toque.

As palavras, às vezes podem ser duras, magoam, ferem... Mas quando ditas com verdade, elas são necessárias, salvadoras, pois nos situam, nos mostram a realidade, nos libertam da cegueira intelectual, geralmente quem pronuncia, é atacado e apontado, mas este mesmo proclamador, livre estará, pois cumpriu uma valorosa missão, informar!

Eu sempre falei para as pessoas que sofreram por amor, "não fica triste, porque algumas pessoas passam pelas nossas vidas, para deixar alguma lição, as vezes nos dar uma guinada na vida, ou abrir nossos olhos para uma visão mais real da vida, e simplesmente vão embora porque não são para permanecer" e hoje eu vejo que sempre fui a pessoa que passa para abrir os olhos de alguém, ou usar minhas experiências como exemplo, e devo aceitar meu destino de ajudar, servir como um exemplo, sabendo que jamais terei alguem que apareça e fique, e seja a minha mudança que tanto preciso.

Meninos e meninas comprados e vendidos por notas na escola, para agradar professores manipuladores; ensinados assim, se venderão facilmente por coisas piores, no mercado de trabalho, para agradar patrões exploradores. '... Assim também podereis vós fazer o bem, estando tão habituados à prática do mal?' — Jr. 13:23.

Os funerais não são para os mortos, mas sim para os vivos. Os vivos é que precisam desse dia, eles é que precisam de se despedir, de honrar/homenagear a alma e a vida da pessoa que morreu, eles é que "carregam" todos os sentimentos e os arrependimentos de uma vida. Então valorize quem você ama, enquanto ele ainda está vivo ao seu lado, porque quando ele se for inesperadamente, não verá suas lágrimas, pedido de desculpas e nem seu EU TE AMO.

Quando podemos saber, quando devemos mostrar o que sentimos no nosso íntimo? A verdade é que nunca saberemos o momento certo, sempre haverá surpresas... Sejam elas boas ou ruins, podemos viver intensamente um amor, sabendo que ele pode acabar a qualquer momento? Porque existe algo mais forte acima da pessoa que você escolheu, Um primeiro amor que ainda mexe em todos os sentidos da pessoa, causando confusão e até mesmo dúvidas, o que fazer? Será que posso lutar contra sentimentos tão antigos, e que jamais serão esquecidos na visão dela? O que você faria? Tudo é um plano de Deus, mas o mesmo Deus pode tirar ela se você, e devolver a outro? Onde está o plano dele comigo? Eu sinceramente não sei o que realmente fazer, tudo pode ir pelos ares a qualquer momento, e quando isso acontecer eu deveria explodir junto, e tudo viraria pó. Talvez devesse aceitar o fato de que jamais serei feliz ao lado de ninguém, e nunca receberei na mesma intensidade todo amor, sentimento que ainda vive guardado, no obscuro mais profundo do meu coração.

Durante mais de uma década só tive, na intelectualidade, amigos entre quinze e trinta anos mais velhos, como o Paulo Mercadante, o Meira Penna, o Roberto Campos, o Romano Galeffi, o Vamireh Chacon, o Antonio Olinto, o Miguel Reale, o Paulo Francis e outros sobreviventes da época áurea da cultura brasileira. Da minha geração, só tive o Bruno Tolentino (quando voltou da Inglaterra), o José Mário Pereira, o Ângelo Monteiro e, quando mudei para o Paraná, o José Monir Nasser.

As cicatrizes de relações que deram errado, sempre vão estar como uma cicatriz física em nosso corpo, aconteceu, sangrou, demorou a cicatrizar e parar de doer, mais sempre vai estar la quando olharmos para ela, e vamos lembrar de tudo que aconteceu sim! Sei que não podemos culpar o novo por um erro do passado, mas vai depender dessa nova pessoa que deixamos entrar na nossa vida, não permitir que olhemos para nossas feridas e não nos causar novas.

Todas nós temos uma amiga de infância com quem compartilhamos nossos primeiros sonhos, com quem dividimos sorrisos, com quem trilhamos nossas primeiras aventuras, com quem aprendemos o verdadeiro sentido da amizade... Todas nós temos aquela amiga com quem partilhamos momentos, dividimos a família e com a qual pincelamos sonhos... Todos nós temos lembranças sublimes dos abraços sinceros, das brincadeiras engraçadas e dos tombos que levamos... Encontramo-nos não por acaso, mas por um propósito de Deus para que fossemos um pouco mais felizes e, por escolha, não nos separamos nos trajetos partilhados, nos quais insistimos em permanecer de mãos dadas e com o coração em sintonia... Todas nós temos uma amiga de infância que, mesmo distante, Insiste em estar presente em nossa memória e eternamente em nosso coração...

Senhor, sei que não posso te pedir nada, mas me dê o tempo? O tempo para poder acordar, sentir o frio da madrugada e me embrulhar de novo no meu cobertor. Para voltar a ser criança peneirando areia, construindo meus castelos, sonhando com o amor. Para lembrar de novo de cada fim de tarde alegre que terminava com a gente tirando as roupas sujas pelas brincadeiras do dia, um banho quente e o sono embalado por um beijo na testa com amor. Para viver a euforia dos dias de glória. Para lembrar dos tempos de escola. E, ouvir mais uma vez cada história contada sob as estrelas e a lua quando colocávamos as cadeiras para fora e dávamos risadas na noite toda. Para sentir o gosto bom da comida da minha mãe. Para caminhar pela praia juntando conchinhas. Para a sensação do primeiro arrepio, e a expectativa do primeiro beijo. Para colocar aquela música que tanto gosto para tocar a noite toda e ser tocada por cada nota. Para voltar no dia do qual eu não gostaria de ter saído. Para um dia de pôr do sol bonito. Para abraços apertados, beijos demorados, apertos de mãos sinceros e toques na alma. Para caminhar livremente pelo futuro tendo as escolhas na minha mão. Senhor, eu quero o tempo enrolado em papel de seda amarrado em laço de fita mesmo não sendo merecedor.

⁠Bom dia, com imensa alegria! Não deixe que o cansaço, o desânimo e os fracassos te impeçam de seguir em frente. A cada manhã, você pode mudar a sua história. Transforme os fracassos em aprendizado, o desânimo em boas energias e o cansaço em força para nunca desistir. Faça você mesmo a sua diferença, com foco, fé e determinação!

⁠"A vida vale a pena em qualquer tempo... por mais que a vida te apresente surpresas ruins, espera, pois a partir disso tu poderás ter certezas maravilhosas, disse a senhora ao nobre... ele continuou não tendo certeza de muita coisa mas viveu aquele momento e se sentiu muito bem e percebeu que seu coração não precisava de certezas, precisava viver..."

⁠Tente organizar a casa, colocar cada coisa em seu devido lugar, fazer o correto naquilo que estava organizado errado. Quando se conserta equívocos ou se propõe uma nova ordem mais saudável, inevitavelmente você vai mexer na zona de conforto de muitas pessoas e é exatamente neste ponto que você ganha inimigos.

⁠Quando Aristóteles dizia que a forma superior de vida é a forma contemplativa, era isto o que ele queria dizer. É entender o que está acontecendo. Se ao invés de procurar entender, busca-se apenas defender-se da situação, procurando o prazer e evitando a dor, faz-se exatamente o que um bichinho faz.

⁠"Faça elogios sinceros, as MULHERES gostam e sabem se são sinceros ou não: --- Na academia do condomínio há uma jovem (40 anos), com às pernas e coxas muito bonitas; fiz um elogio; --- Você pode participar de um concurso da mulher que tem às pernas e coxas mais bonitas do Brasil e vai ser finalista, o que ela respondeu; o que me disse, é melhor do que às três palavras mais nobres do amor e que toda mulher gostaria de ouvir de um homem; EU TE AMO"

⁠"Devemos aproveitar a vida familiar, porque se o dia MAL, ainda não chegou, ele está a caminho pra todos. É a perda de um antequerido; a falta de dinheiro, a despedida do trabalho, a falência, parente nas drogas (prisão), entre outros. Não podemos avaliar o grau de sofrimento; mas podemos nos preparar para enfrenta-los. Tudo que fazemos na terra, fica registrado no céu"

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp