Texto com a Palavra Ouse Ousar Ousadia Alma

Cerca de 19696 frases e pensamentos: Texto com a Palavra Ouse Ousar Ousadia Alma

⁠A ESPIRITUALIDADE COMO RAMO DA PSICOLOGIA

O Organismo Humano é constituído por Espírito, Alma, Consciência, Mente e Corpo.

O Espírito e a Alma são Entidades porque agem, o Espírito age na construção e administração do Corpo e na orientação da Alma, enquanto a Alma age na gestão do Corpo.

O Espírito Humano origina-se pela emanação do Espírito Cósmico ou Deus e, por isso, é seu representante no Organismo Humano.
A Alma Humana origina-se pela emersão do Espírito Humano e, por isso, é seu ajudante no Organismo Humano.

A Consciência, a Mente e o Corpo são Conteúdos porque não agem mas apenas determinam o contexto da ação das Entidades.

A Consciência, relativa a reminiscência, é o conjunto de Informações oriundas do Espírito e da Mente que se impregnam na própria Alma, como uma tintura que se impregna numa água qualificando-a quanto a cor.
A Mente é o conjunto de Informações oriundas da Educação e Aculturação que se gravam no Cérebro.
O Corpo é o conjunto padronizado de Informações genómicas materializadas.

O grau de orientação da Alma pelo Espírito constitui o nível de Consciência da Alma; quanto maior for o grau de orientação maior será o nível de Consciência; um Homem ou Alma Humana com grau de orientação acima da média é considerado Espiritual, enquanto um Homem com grau de orientação abaixo da média é considerado Corporal ou Carnal.

Entretanto, pelo livre-arbítrio, a Alma pode preferir orientação externa contrária a do seu Espírito e que a torna péssima ajudante, como as Almas Humanas do Planeta Terra, cujo grau de orientação pelo seu Espírito é mínimo e consequentemente o seu nível de Consciência é baixo, por isso, os Homens ou Almas Humanas do Planeta Terra têm tendências autodestrutivas e de destruição do seu próximo e do Planeta.

O grau de orientação da Alma ou Homem pelo seu Espírito determina o seu grau de Afetividade; assim, um Homem com alto grau de orientação é mais Afetivo ou Espiritual manifestando genuíno Amor e Compaixão aos outros, enquanto um Homem com baixo grau de orientação é menos Afetivo manifestando sobretudo egoísmo; deste modo, a Espiritualidade corresponde à Afetividade.

Portanto, a Espiritualidade é um ramo da Psicologia que estuda a Consciência como qualidade de ser Espiritual ou Afetivo; a Espiritualidade é um ramo da Psicologia que estuda a Consciência como qualidade da Alma ou qualidade de ser e estar do Homem.

A Espiritualidade, como ramo da Psicologia, trata de questões relacionadas com a qualidade da Alma; dentre as questões destacam-se:

1. Quais são os vários níveis de qualidade da Alma Humana?

2. Como são os vários níveis de qualidade da Alma Humana?

3. Em que se apega a Alma Humana nos vários níveis de sua qualidade?

4. Quais são as estratégias de aperfeiçoamento da qualidade da Alma Humana?

Inserida por Amanciorego

⁠ESPIRITUALIDADE NA PSICOLOGIA

A Espiritualidade é um ramo da Psicologia que se preocupa com o aperfeiçoamento da qualidade da Alma Humana.

Pois, cabe a Espiritualidade tornar a Alma Humana amorosa, compassiva, tolerante, altruísta, autodominante, cooperante, atenta, serena, compreensiva, consciente, inteligente e sábia.

Inserida por Amanciorego

⁠COMO PROVAR A EXISTÊNCIA DO ESPÍRITO E DA ALMA NO ORGANISMO HUMANO?

A existência do Espírito pode ser provada através da Observação de sinais de Respiração Pulmonar e Celular no Corpo, pois Espírito significa Pneuma ou Vida.

Assim, a falta de sinais de Respiração no Corpo evidencia a inexistência do Espírito no Corpo, enquanto a presença de sinais de Respiração evidencia a existência do Espírito.

A existência da Alma pode ser provada através da Experimentação baseada no movimento reativo do Corpo como variável dependente e existência da Alma no Corpo como variável independente, pois Alma significa Psique ou Animação.

A Experimentação pode ser feita por administração de estímulo em três estados do Organismo, nomeadamente, acordado, adormecido e morto.

A existência do movimento reativo do Corpo após um estímulo na presença de sinais de Respiração evidencia a existência da Alma em funcionamento no seu Corpo em estado acordado.

A falta de movimento reativo do Corpo após um estímulo na presença de sinais de Respiração evidencia a existência da Alma em recolhimento no centro do seu Espírito em estado adormecido.

A falta de movimento reativo do Corpo após um estímulo na ausência de sinais de Respiração evidencia a inexistência da Alma e do Espírito no Corpo em estado morto.

Portanto, a existência do Espírito ou Vida e da Alma ou Animação num Organismo Humano pode ser provada através de métodos de Observação e de Experimentação.

Um Corpo sem Vida é um Corpo sem Espírito, enquanto um Corpo sem Animação ou Movimento é um Corpo sem Alma.

Sem Alma no Corpo o Corpo não se move ou não reage nem age, o mover-se do Corpo é o mover-se da sua Alma; deste modo, não é o Corpo que se move, é a Alma que se move e o seu mover-se vê-se através do seu Corpo.

Inserida por Amanciorego

EXISTÊNCIA DO ESPÍRITO NO ORGANISMO HUMANO

CONTEXTO:
Segundo Paulo de Tarso, no Organismo Humano existe Espírito ou Vida que constrói e mantém o Corpo vivo e em que a Alma vive, a existência do Espírito pode ser apenas detectada ou tateada por Observação atenciosa dos principais sinais de Vida e não comprovada por Experimentação.

OBJETIVO GERAL:
Explicar a razão de se poder afirmar que no Organismo Humano existe Espírito.

PROBLEMA:
Porquê se pode afirmar que no Organismo Humano existe Espírito?

CONCLUSÃO OPERACIONAL:
No Organismo Humano existe Espírito, visto que quando se fez a Observação atenciosa do Corpo constataram-se os sinais de Respiração e de Metabolismo.

CONCLUSÃO GERAL:
Portanto, pode-se afirmar que no Organismo Humano existe Espírito porque se constatam sinais de Respiração e de Metabolismo durante a Observação atenciosa do Corpo.

Inserida por Amanciorego

EXISTÊNCIA DA ALMA NO ORGANISMO HUMANO

CONTEXTO:
De acordo com Aristóteles, a Alma é o que dá animação ou movimento ao Corpo e, segundo Paulo de Tarso, no Organismo Humano existe Alma.

OBJETIVO GERAL:
Explicar a razão de se poder afirmar que no Organismo Humano existe Alma.

PROBLEMA:
Porquê se pode afirmar que no Organismo Humano existe Alma?

HIPÓTESE GERAL:
No Organismo Humano existe Alma porque há movimento do Corpo ante estímulo.

HIPÓTESE E ARGUMENTAÇÃO OPERACIONAL BÁSICA:
Se existe Alma no Corpo Humano que tem sinais de Respiração, então há movimento reativo do Corpo no momento em que se dá algum estímulo.
Ora, não houve nenhum movimento reativo do Corpo no momento em que se deu o estímulo.
Então, não existe Alma no Corpo Humano que tem sinais de Respiração.

Se existir Alma num Corpo Humano que tenha sinais de Respiração, então haverá movimento reativo do Corpo no momento em que se der algum estímulo.
Ora, existe Alma num Corpo Humano que tem sinais de Respiração.
Então, haverá algum movimento reativo do Corpo no momento em que se der um estímulo.

CONCLUSÃO OPERACIONAL:
No Organismo Humano existe Alma, visto que no momento em que se deu o estímulo verificou-se o movimento reativo do Corpo.

CONCLUSÃO GERAL:
Portanto, pode-se afirmar que no Organismo Humano existe Alma porque se verifica algum movimento reativo do Corpo no momento em que se dá um estímulo.

Inserida por Amanciorego

⁠O QUE É A VERDADE NUM ORGANISMO HUMANO?

A Verdade é o que liberta, pois o que prende é a Mentira!

Num Organismo Humano a Verdade, ou a Vida que mantém o Corpo vivo, é o Cristo ou o Espírito Humano; enquanto a Mentira é o Véu-da-Ignorância.

Portanto, num Organismo Humano o Homem ou Alma Humana deve desapegar-se da Mentira e apegar-se à Verdade seguindo suas orientações ou seu Caminho para ter Felicidade e Vida.

Inserida por Amanciorego

⁠O QUE TORNA AS PESSOAS DIFERENTES UMA DAS OUTRAS?

Uma Pessoa é um Organismo Humano.

Um Organismo Humano é constituído por Espírito, Alma, Consciência, Corpo e Mente.

O Espírito e a Alma são Entidades porque agem, a ação do Espírito é de orientar a Alma bem como construir e manter o Corpo vivo, enquanto a ação da Alma é de gerir o Corpo.

A Consciência, o Corpo e a Mente são Conteúdos porque não agem, mas apenas determinam a ação contextualizada do Espírito e da Alma.

O Espírito e a Alma são iguais em todas as Pessoas; o que torna as Pessoas diferentes uma das outras é a Consciência da Alma, o Genoma do Corpo e a Mente do Cérebro de cada Pessoa.

Inserida por Amanciorego

⁠O QUE PODE SER A MORTE NO ORGANISMO HUMANO?

A Morte pode ser:

1. O fim do estado de união da Alma com seu Espírito.

2. O fim temporário do funcionamento da Alma no Corpo.

3. O fim do Corpo ou o fim definitivo do funcionamento da Alma no Corpo.

4. O fim do estado de desunião da Alma com seu Espírito.

Inserida por Amanciorego

⁠A ALMA É IMUTÁVEL E INFLUENCIÁVEL!
Porque não deixa de ser Alma sob alguma influência, mas pode mudar a sua atitude e o seu comportamento sob determinada influência.

O ESPÍRITO É IMUTÁVEL E ININFLUENCIÁVEL!
Porque não deixa de ser Espírito sob alguma influência, nem muda a sua atitude e o seu comportamento sob alguma influência.

Inserida por Amanciorego

⁠OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA

O objeto de estudo da Psicologia:
1. Não pode ser o comportamento, pois este é inerente às reações.
2. Não pode ser a subjetividade, pois esta é inerente às atitudes.

O estudo do comportamento e da subjetividade do Homem apenas compõe o rol dos ramos da Psicologia.

O objeto de estudo da Psicologia:
É o próprio Homem como parte do Organismo Humano cuja função é gerir o Corpo.
Ou seja, é a Alma que no Organismo Humano tem a função de gerir o Corpo.

Portanto:
Psicologia é o estudo das características, do funcionamento e das relações da Alma Humana.
Psicologia é o estudo da Alma Humana em todos os seus aspectos.

Inserida por Amanciorego

⁠OS 3 SERES NO ORGANISMO VIVO E O CONCEITO DE BIOLOGIA E PSICOLOGIA

Um Organismo Vivo contém 3 Seres:
O Ser que é a Vida chama-se Espírito.
O Ser que é o Vivente chama-se Alma.
O Ser que tem Vida chama-se Corpo.

Um Corpo com Vida está vivo e é um Ser vivo, mas um Corpo sem Vida está morto e é um Ser não vivo.

Ser vivo é aquele que tem Vida ou é o Corpo que tem Vida, enquanto Ser não vivo é aquele que não tem Vida ou é o Corpo que não tem Vida.

Diferentemente do Espírito que é a Vida e da Alma que é o Vivente; o Corpo que tem Vida foi nascido, respira, alimenta-se, cresce, reproduz-se e vai morrer.

O estudo dos vários Corpos que tem Vida chama-se Biologia e o estudo do Vivente no Corpo Humano chama-se Psicologia.

Por isso,
Biologia é a ciência que estuda os Seres vivos, enquanto Psicologia é a ciência que estuda a Alma Humana!

Inserida por Amanciorego

⁠AUTOCONHECIMENTO, AUTOCONSCIÊNCIA E ILUMINAÇÃO DA ALMA HUMANA

Autoconhecimento é o conhecimento das características corporais, cognitivas, afetivas e biográficas do seu próprio Organismo por si mesma.

Autoconsciência é a percepção ou visão de si mesma como uma entidade diferente do corpo, dos pensamentos, da personalidade e dos fenômenos vitais no seu próprio Organismo.

Iluminação é a recepção de intuição ou lampejo de informação especial que causa alguma admiração a si mesma.

Inserida por Amanciorego

INFLUENCIABILIDADE DA ALMA HUMANA

A Vida Humana ou o Espírito Humano é o que mantém um Corpo Humano vivo; enquanto a Alma Humana é o que fala, ouve, vê, sente, pensa, ri ou chora no Organismo Humano.

A Alma Humana é influenciável!

A Alma é influenciada por fatores do ambiente interno e externo do seu Organismo.

Exemplos da influenciabilidade da Alma por fatores do ambiente interno do seu Organismo:
1. O recolhimento da Alma no centro da sua Vida sob influência da Melatonina.
2. O afloramento da Alma no seu Corpo ou na superfície da sua Vida sob influência da Adrenalina.

A Melatonina é o fator que causa o recolhimento da Alma, enquanto a Adrenalina é o fator que causa o afloramento da Alma.

O recolhimento corresponde ao estado de sono da Alma, verificável por baixa frequência das ondas cerebrais.
O afloramento corresponde ao estado de alerta da Alma, verificável por alta frequência das ondas cerebrais.

Cabe à Alma ou Sujeito Homem gerir os fatores que a influenciam desenvolvendo a autoconsciência e o autodomínio.

A Atenção Focada da Alma é a principal estratégia para equilibrar os níveis de Melatonina e de Adrenalina no seu Organismo.

Inserida por Amanciorego

COMO EXPLICAR O APEGO DA ALMA À SUA MENTE E AOS FENÔMENOS DO SEU CORPO?

O conjunto dos impulsos nervosos que ocorrem no Corpo Humano produzem campo eletromagnético geral que exerce força de atração que causa o apego da Alma Humana ao Corpo e à Mente e à Consciência e aos fenômenos do Corpo.

O posicionamento da Alma em relação aos seus pensamentos determina o seu estado de apego ou desapego aos seus pensamentos.

Alma posicionada em desatenção aos seus pensamentos torna-se apegada aos seus pensamentos e é governada pelos seus pensamentos, enquanto Alma posicionada em atenção aos seus pensamentos torna-se desapegada aos seus pensamentos e é capaz de governa-los com autodomínio.

Quando a Alma toma consciência dos seus pensamentos, estes desaparecem; mas quando não toma consciência, os pensamentos dominam a Alma.

A atividade da Alma de pensar e refletir aumenta a frequência dos impulsos nervosos no Cérebro, e consequentemente do campo eletromagnético e sua força atrativa, originando maior apego ou centramento da Alma no Cérebro.

Uma Alma desatenta é atraída pela força de atração do campo eletromagnético originado pelos impulsos nervosos dos pensamentos no Cérebro do seu Organismo, resultando no apego aos seus pensamentos.
A Alma desatenta não tem norte e, deste modo, é atraída pelo norte correspondente à força do campo eletromagnético do fluxo dos seus pensamentos, tal como uma atração entre polos diferentes.

O apego congestiona a eletricidade no Cérebro e isso aumenta a tensão nervosa e causa a contração desnatural dos órgãos e a consequente obstrução do fluxo da energia criadora do Espírito, essa obstrução do fluxo origina a mortalidade do Corpo.

Por outro lado, a prática da atenção focada pela Alma reduz a frequência dos impulsos nervosos, e consequentemente do campo eletromagnético e sua força atrativa, originando o desapego.

Uma Alma atenta observa até os fenômenos do seu Corpo incluindo os seus pensamentos, a observação dos pensamentos possibilita à Alma emitir um campo eletromagnético de força repulsiva que faz os pensamentos desaparecerem resultando no desapego.
A Alma atenta tem norte e, deste modo, repele o norte correspondente à força do campo eletromagnético do fluxo dos seus pensamentos, tal como uma repulsão entre polos iguais.

O desapego descongestiona a eletricidade no Cérebro e isso reduz a tensão nervosa e causa o relaxamento dos órgãos e o consequente fluxo normal da energia criadora do Espírito, esse fluxo normal origina a vitalidade do Corpo.

Inserida por Amanciorego

⁠O QUE É DEIXAR DE PENSAR?

Quais são os Poderes da Alma Humana que mais impactam a sua tranquilidade?

Os Poderes são: o Pensar e a Atenção.
O Pensar promove a inquietude.
A Atenção promove a quietude.

As pressões sócioeconómicas na Alma ao longo das suas interações sociais habilitam o Corpo, ou criam no Cérebro do seu Corpo e no seu Corpo em geral um padrão de ligação dos neurónios favorável, à automaticidade do estado do Pensar da Alma.

A Alma nasce com o estado da Atenção, porém, devido à pressões que sofre ao longo da existência corporal, o estado da Atenção perde-se e forma-se o estado do Pensar que se torna automático pelo Poder de Apego.

Cabe à Alma Despertar, tomar consciência do estado em que se encontra, corrigir o seu estado, habilitar o seu Corpo ou criar um novo padrão de ligação dos neurónios no Cérebro do seu Corpo e consequentemente no seu Corpo em geral favorável à automaticidade do estado da Atenção.

Cabe à Alma praticar frequentemente o sair do estado do Pensar e o entrar no estado da Atenção.

Estar no estado da Atenção chama-se Meditação.

Deixar de Pensar é entrar no estado da Atenção.

Inserida por Amanciorego

A ANESTESIA E O PODER DO SENTIR DA ALMA

Os neurónios possibilitam à Alma sentir os estímulos.

Mas, com a Anestesia os neurónios perdem a sua propriedade de possibilitar à Alma sentir os estímulos.

Num Corpo anestesiado a Alma não consegue sentir os estímulos porque os neurónios perderam temporariamente a sua propriedade de possibilitar à Alma sentir os estímulos.

Inserida por Amanciorego

⁠NUM ORGANISMO HUMANO PODEM EXISTIR DUAS ALMAS HUMANAS?

Sim.

Há duas situações em que isso ocorre, situação de Incorporação e situação de Gêmeos Siameses, mas em ambas situações há um só Espírito Humano que constrói e mantém o Corpo vivo.

Na situação de Incorporação, como acontece com os curandeiros, a Alma que é dona do Corpo é suplantada pela Alma que se incorpora.

Na situação de Gêmeos Siameses, em que o Espírito Humano inicia a construção do Corpo na fecundação contendo duas Almas, as Almas coexistem.

Inserida por Amanciorego

⁠Meditação não é algo místico! Meditação é Atenção!

Atenção é função natural da Alma Humana e de muitos outros Animais!

Acontece que, devido à falta de Fé ou às preocupações com a vida, a Alma Humana perdeu o poder da Atenção e ganhou o poder do Pensar!

Do mesmo modo que precisou de tempo e prática para ganhar o poder do Pensar, também precisa de tempo e prática para recuperar o poder da Atenção!

O bom da recuperação do poder da Atenção é que a Atenção exclui o Pensar!

Inserida por Amanciorego

CONSCIÊNCIA NÃO É LUZ!

Consciência são Informações, enquanto Luz é o que possibilita à Alma ver as Informações!

Para a Alma ver Informações é necessário que haja Luz nessas Informações!

O grau de Consciência da Alma equivale ao grau de Luz que recebe do seu Espírito!

Por isso, Intuição é Lampejo de Informação!

Inserida por Amanciorego

CONSCIÊNCIA NÃO É PERCEPÇÃO NEM VIGÍLIA!

1. CONSCIÊNCIA NÃO É PERCEPÇÃO!

Consciência são Informações que significam a visão de mundo ou a compreensão ou a sabedoria ou o modo de ser ou a qualidade da Alma!

Enquanto, Percepção é uma das ações ou um dos poderes ou uma das faculdades ou uma das capacidades da Alma que a possibilita ter Consciência!

Assim, a Consciência é o resultado de uma sequência de 4 ações ou poderes ou faculdades ou capacidades da Alma, nomeadamente, 1°Sensação, 2°Atenção, 3°Percepção e 4°Reflexão!

Portanto, a Consciência ou a Compreensão resulta da Reflexão sobre a Percepção que, por sua vez, resulta da Atenção na Sensação!

2. CONSCIÊNCIA NÃO É VIGÍLIA!

A Consciência está relacionada com o modo de ser ou com a personalidade da Alma e, deste modo, localiza-se na própria Alma; diferentemente da Mente que se localiza no Cérebro!

Por isso, a Consciência são Informações impregnadas na própria Alma que determinam a personalidade com a qual a Alma nasce, enquanto a Mente são Informações gravadas e fluentes no Cérebro que determinam o comportamento cotidiano da Alma!

A Consciência, que se traduz no modo de ser ou na personalidade da Alma, não varia com a variação do estado da Alma em estado de Sono ou estado de Vigília!

A Consciência continua sendo a mesma tanto quando a Alma está a dormir num Sono profundo como quando a Alma está plenamente acordada!

A Alma pode estar no Sono ou na Vigília, isto é, pode estar dormindo ou acordada; pelo que, Sono é o poder que a Alma tem de não estar em funcionamento no Corpo, enquanto Vigília é o poder que a Alma tem de estar em funcionamento no Corpo!

Portanto, Vigília também é um dos poderes ou uma das faculdades ou uma das capacidades da Alma, enquanto Consciência se traduz no modo de ser da Alma durante a Vigília!

Estado da Consciência não é precisamente estado da Alma, porque estado da Consciência relaciona-se com qualidades da Alma, enquanto estado da Alma relaciona-se com poderes da Alma!

Os exemplos dos estados da Consciência são: Estado Ignorante ou Inconsciente, estado Sábio ou Consciente, estado Corporal, estado Emocional, estado Racional, estado Espiritual, estado Feminino, estado Masculino, estado Jovem, estado Velho.

Os exemplos dos estados da Alma são: Estado de Sono, estado de Vigília, estado de Pensamento, estado de Percepção, estado de Silêncio, estado de Sonho, estado de Coma, estado de Obnubilação!

Assim, os estados considerados como sendo estados da Consciência, pelos Médicos Convencionais, são estados da Alma e não da Consciência!

Estar Alerta ou Acordado não é precisamente estar Consciente!

Uma Alma ou um Sujeito ou um Paciente que está Alerta ou Acordado pode estar Inconsciente ou Consciente!

Desse modo, podem derivar-se dois tipos de Pacientes, 1° Paciente Acordado e Inconsciente, 2° Paciente Acordado e Consciente; esta visão é apropriada na abordagem da Medicina Integrativa!

Inserida por Amanciorego

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp