Tartaruga
O Coelho e a Tartaruga
Uma crônica de julho de 2006 - Copa da Alemanha
O coelho desfrutava da fama de ser o mais veloz entre todos os animais. Todos diziam que não havia quem pudesse vencê-lo em uma corrida. Um dia, como acontecia de tempos em tempos, apresentou-se um desafiante: a tartaruga, é claro. Marcada a data do desafio, todos voltaram sua atenção para o coelho, que fazia apresentações públicas, executando piruetas e outras peripécias diante de multidões. Na tartaruga poucos apostavam; na verdade, só as tartarugas mesmo.
Chegado o momento da competição, a tartaruga, careca, como são as melhores tartarugas, posicionou-se na linha de largada, ajeitando-se dentro do seu pesado casco. Ao lado dela, o coelho, dentuço, como são os melhores coelhos, usando a sua tradicional e temida camisa amarelo-pamonha e uma tiara no cabelo. A tartaruga saiu na frente. Os comentaristas diziam que o coelho precisava de 10 ou 15 minutos para atingir o seu melhor desempenho.
Passados os 15 minutos, a tartaruga continuava na frente e ganhando distância, dando o melhor de si. Alguns diziam que o coelho, cinco vezes campeão mundial, não era atleta de se preocupar com os adversários e que sua vitória viria naturalmente, dada a sua superioridade sobre o oponente. Um comentarista de uma floresta hermana dizia que “cuando comenzar a correr, no habrá quien lo detenga”. O público assistia a tudo em suspense, aguardando o momento em que o coelho mostraria o seu verdadeiro potencial e tomaria a frente da tartaruga rumo à linha de chegada. Mas, inexplicavelmente, o dentuço não parecia páreo para o seu adversário. No futuro, alguns animais diriam que ele estivera dormindo na pista.
Chegando à metade da prova, ponto que a tartaruga já tinha há muito ultrapassado, o coelho fez uma rápida (não muito) parada para trocar os tênis prateados pelos dourados, mas o seu desempenho não melhorou absolutamente nada. A tartaruga já se aproximava da linha de chegada quando os comentaristas lembravam que ainda havia tempo para que o coelho vencesse a prova. Segundo eles, a alegria, a ginga, a irreverência... coisas assim do coelho, poderiam colocá-lo à frente da tartaruga, sabe-se lá de que maneira.
Nos últimos instantes, quando a tartaruga já se aproximava dos metros finais da prova, e o público, em silêncio, constatava a última oportunidade para uma reação espetacular, o coelho parou para ajeitar as meias e nem viu quando o seu adversário cruzou a linha de chegada, triunfante, conquistando para o reino das tartarugas o título de “animais mais velozes do planeta”. Mais tarde, na entrevista coletiva, o dentuço diria que se sentia muito triste por não ter dado aos coelhos a alegria que eles tanto esperavam – o título de campeões naquilo que eles sabem fazer melhor –, mas que desde que comprara uma Ferrari, perdera o hábito de correr com as próprias pernas.
Se quiser que o tempo movimente-se a passos de tartaruga, basta não gostar do que faz; entregue-se de corpo e alma à atividade e os segundos criarão asas, os minutos alçarão voo e as horas voarão.
Com certeza vai se chamar "Valéria"! E aí, com todo respeito, será a tartaruga mais linda do mar Atlântico!!! Beijos.
Pensamento do dia
Se hoje tenho o discernimento que a tartaruga tem seu tempo em alcançar seus objetivos e o coelho outro. Porque vou tentar alterar a ordem natural das coisas se ambos vão chegar independente do tempo que leve?
Tartaruga foguete é uma famosa posição inventada por um jovem muito sábio, que duas jovens ficaram curiosas pra saber!
O tempo não é feito à lebre que aguardou a tartaruga, ele passa e não te espera, ele não precisa se recompor com uma “sonequinha”, se você for a tartaruga hoje o tempo vai continuar se distanciando mais e mais de você, deixando seu futuro cada vez mais longe e seu passado ainda mais pesado. Eu já fui tartaruga por muito tempo e hoje já não quero depender da lebre me esperar para que eu possa vencer mais um dia, eu me transformei em lebre depois de entrar em meu “casulo” de lembranças e lá dentro vi que não precisava ser simplesmente uma tartaruga que sofre e se esconde dentro de um casco duro pensando estar seguro, quando seu maior inimigo esta lá dentro junto com você seu PASSADO. Então se já se escondeu neste “casulo” saia e mostre que esta descansado para correr feito uma lebre sem parar para descansar porque este casulo já lhe deu força suficiente para vencer.
Podemos caminhar a passos de tartaruga rumo um mundo melhor, ao menos não estamos sentados, de braços cruzados e esperando simplesmente cair dos céus.
Meu sono à noite vem num envelope amarrado no casco de uma tartaruga carregada por cem lesmas. Meu sono de manhã vem no bico de um falcão peregrino mesmo. =/
Se não consegue ser rápido como um coelho, então seja como a tartaruga e não perde a esperança e mesmo assim entra na corrida
Verdade ou mentira:-Eu e minha filhinha de 6 anos, choramos uma semana quando sumiu nossa tartaruga, de um cercado de alambrados, super fechado sem nenhuma passagem!- era de 6 metros de comprimento e 3 de largura.acreditamos que estava super seguro e protegida e nenhum predador chegava. dormia em uma casinha bem feita e caminha de espuma. tinha lagoa e sauna, nenhum predador pegou!? até hoje vivo a recordar e como sumiu? Ninguém acreditou na resposta...?
Quando queremos que o dia passe rapidamente,ele anda mas lento do que a tartaruga, mas no caso do senhor jesus e totalmente diferente,quando ele quer algo,ele sempre cossegue por que ele e o supremo senhor!!!!
Se o homem vive até um século, como pode garantir que a tartaruga viva trezentos anos, já que ela não tem certidão de nascimento?
Não parei a caminhada, estou desanimada, mas sigo em frente com aqueles passos de tartaruga, mas eu não perdi o foco. Sei que um dia alcançarei o que eu almejo. As pessoas matam meus sonhos, mas não o retiraram de mim por completo, estou caminhando para o alvo, estou chegando. Cuidado para não precisar de mim, porque quando minha vitória chegar, em nenhum momento dividirei ela com você.
TARTARUGA
cada vez ligeiro
eu me pego mais
num desejo besta
de ser tartaruga...
jabuti
ter mosaico em
meu casco
mastigar sem pressa
sentir chão frio
um tal colchão quente
y carregar o peso
da minha fleuma
deixar que lebres
seam libres
como
vos
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Me Sinto Presa em uma Teia de Aranha
- Tartarugas
- Formiga
- Formigas
