Tag poesia
Poesia é a insinuação do querer em versos e avessos, que expande os sentidos apontado nas direções do alento, que sopra em vento passeando no corpo e beijando o todo causando o arrepiar da leitura, de todo olhar que exacerbam o amor em perfeita ação que é atemporal há intuição.
Márcio Souza
26 de abril 17·
"A poesia é a música da alma, e sobretudo das almas grandes e sentimentais". ( Voltaire).
POESIA E ALMA.
Márcio Souza,
A poesia é a canção da Alma do poeta.
É a inspiração romântica que brota na fonte do coração, para que ele possa cantar em versos e prosas os teus sonhos de amor e esperanças.
Concentrado em teus sonhos e utopias, fecha-se os olhos e vagueia em pensamentos.
E nesse estado de êxtase deixa-se transportar para o mundo das fantasias e cada palavra torna-se um pedaço de sentimentos, para compor a tua poesia.
Mesmo não sentindo, finge que sente e vive disfarçando para ele mesmo a dor que, na verdade, sente.
Eis o poeta, um romântico e sonhador!
Márcio Souza.
(Direitos autorais reservados)
CÉLULAS
Vamos, vamos células minhas...
Vocês que todavia são eternas
encha a minha taça de vida
eu quero brindar, a terra o sol o ar
permeia-me sob o tempo...
E veja ate aonde o viver,
poderá me levar.
Vamos, vamos células minhas...
Vocês que foram o inicio
o big-bem do mal e do bem
dá alegria e agonia de todos os trens
... Me transcenda essa fenda do futuro
assim com essa forma esculpida
no núcleo de um, universo seguro.
Não me deixe nessa fagulha estomacal
... Aonde tudo é comível e perecível
nesse mundo oriundo e defecal.
Antonio Montes
A ALMA DO CERRADO
De alma pacata
De sol encarnado
O plural desata
A vida do cerrado
Suspiro e gemido
Folha aveludada
Horizonte comprido
A alma ressecada
Buriti ofegante
Olhar empanado
O céu delirante
O cerrado sagrado
Sertão e berrante
Estrada cascalhada
Marcha o caminhante
Na alma talhada
Emas no pasto
Ipês em cascata
No cerrado vasto
O fascínio dilata
Silêncio e mistério
O cerrado diverso
Vento em puerpério
Que poetam no verso
© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
01 de maio, 2017
Cerrado goiano
Teu aniversário...
(Nilo Ribeiro)
Uma poesia mágica,
era a minha pretensão,
dizer uma coisa fantástica,
saída do coração
o presente mais divino,
era isso que queria,
mas seria sonho de menino,
retratado em poesia
há muito com ela estava vivendo,
estava até perdendo a paciência,
apagava tudo que estava escrevendo,
decretei que era a minha decadência
mas Deus é Pai da poesia,
Ele nos dá na hora certa,
e hoje com muita alegria,
Ele deixou a porta aberta
no reino da poesia eu pude entrar,
posso escrever o que quiser,
toda verdade eu posso falar
para homenagear esta linda mulher
a poesia se manifestou,
e não estou com muita pressa,
minha cabeça que muito delirou,
hoje escreve de forma modesta
do presente imaginário,
para a verdade crua,
hoje é teu aniversário,
mas a vida continua
vou escrever para a tua vida,
sei que esta data é importante,
parabéns minha querida,
mas a vida segue adiante
comemore muito este feito,
não deixe de fazer registro,
mas nunca perca o teu jeito,
não perca o amor em Cristo
hoje é um dia especial,
mas também de aprendizado,
apure o teu lado maternal,
apure teu lado determinado
convide toda família,
uma oração de agradecimento,
agradeça pela tua luz que brilha,
agradeça a Deus por este momento
tire um segundo deste dia,
para fazer uma reflexão,
aproveite que está lendo esta poesia,
e mergulhe em teu coração
faça um agradecimento bem baixinho,
para Deus Teu Pai e Protetor,
para Deus que é teu caminho,
para Deus que é todo amor
segue o meu presente,
ele vai com toda alegria,
é tudo que meu coração sente,
expressado nesta poesia
hoje tem festa no Olimpo,
é o dia mais lindo do calendário,
com as palavras eu não brinco,
uma deusa faz aniversário...
A vida é para quem vive.
A morte é para quem morre.
Deixe a vida ser música.
E a morte uma nota por dizer.
Parei atento para entender cada uma de suas formas, observando seus contornos e movimentos. E percebi que meu corpo ficou estático, querendo mergulhar em cada canto, como se formasse as peças de um quebra-cabeça. Mas depois de um tempo, mais importante do que encaixar-me nas curvas de seu corpo, eu precisava - e estava pronto - para deixar minha alma e meu coração ganhar as mesmas formas de suas paixões e espiritualidade. (Alma Gêmea - Victor Bhering Drummond)
"E fecho a porta do escritório, relembro memórias, folheio aquele livro que ainda estou para finalizar. E é nas páginas em branco dos meus pensamentos e nas folhas arquivadas em meu coração que descobri o que fui fazer ali: alimentar minha sede de viver e amar você." Victor Bhering Drummond.
MUVUCA DA VIDA
Meus deus acuda!
Te peguei com suas rugas
jogadas em mim como fuga
dando-me, idade sinuca.
Um marco na pele, muvuca
me saldam n'essa vida infunda
nossa senhora, nossa senhora...
que seja minha a sua hora
e minha hora seja agora.
Não chegue em meu chegar
o chegar é terra do nunca
um dia chega para grande vida
em outro dia caduca.
Antonio Montes
A mais bela de todas as histórias já
contada,
só você sabe o que passou nessa vida,
só você sabe o final dessa historia,
Uma historia vasta de romance e terror,
Cheia de poesias e encantos,
A cada pagina virada,
sinto que ainda não sei nada sobre você,
sinto que ainda falta algo sobre você,
Pois eu sou o leitor dessa história,
E vou ler até o fim.
Mulheres quando roubam nossos corações, nos machucam, mulheres que tomam nossos corações, nos deixam com saudades
A poesia de uma mulher se encontra em lugares estreitos, uns se encontra na foda, e outros, num beijo
Minha poesia nasceu para o silêncio, para o sepulcro, para o cadáver que apodrece, para os vermes que beijam os lábios frios da amada sepultada, para o inferno e seus anjos caídos,para os cemitérios, para as covas com suas bocas abertas ao céu cinza e chuvoso, para tudo que fenece e para aquele que nunca, jamais esquece.
“Entrada e Saída”
“O Amor é: Entrada e Saída,
Que nos Anima a Buscar um Amanhecer,
É a Etéria Poesia que Cativa,
Que o Amor faz
Despertar em nosso Ser.”
“Sopa no Mel”
“Você me pegou de surpresa e me deu,
Um Beijo na Boca que me Arrepiou,
Depois olhou nos meus Olhos e falou
Que o nome desse beijo é simplesmente Amor.”
“Exaltação Quilombola”
“Sequelas que deixaram profundas arestas,
A marca vil da escravidão,
Na resistência o afro faz a festa
Com toda forma de insubmissão,
Malê reage da ponta da Pedra,
A gana, exclusão e ao desamor,
Exalta toda forma de insubsistência,
Que o povo quilombola adotou.”
Vejo o Mundo imerso em ninharia,
fome, desemprego e ambição.
Na base de tudo tem a coisa do racismo,
Que faz da violência uma tradição.
"Na calada da noite, amor,
Quando tudo está calmo,
Vou chamar por você, pois estou:
Afim do seu calor.
Você sabe porquê? É que você deixou
Com seu jeito de "Anjo"
O meu coração transbordando de amor"
"Deusa do Amor
Tudo fica mais bonito
Você estando perto
Você me levou ao delírio
Por isso eu confesso
Os seus beijos são ardentes
Quando você se aproxima
O meu corpo sente
Os seus beijos são ardentes."
DESIGUAL (soneto)
No passo, tateio a loucura que figa
Vagando na rígida profundidade
Duma lucidez de só ver a metade
Onde se díspar e muito se intriga
Não há ilusão sem a tal suavidade
Que agora me traga n'alma fadiga
Ou tão pouco no horizonte ortiga
Amargando o hoje de infelicidade
E, não mais me escondo pela vida
Nem abandono mais a dor rapariga
Quero apenas, precioso, poder ser
Sem o normal, abismal, sem ferida
Afinal, ter harmonia na ação parida
É ser desigual, mas o amor, haver!
© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Mês de maio, 2017
Cerrado goiano
Tentei, tentando...
(Nilo Ribeiro)
Tentei sorrindo,
tentei chorando,
não conseguindo,
continuo te amando
vida que segue,
destino que avança,
espero que não me negue
que eu tenha esperança
não é desespero,
mas tenho as duas opções,
de ser teu companheiro,
de unirmos os corações
mas tento também esquecer,
ser feliz o meu dia,
voltar de novo a escrever,
fazer para você uma poesia
tento,
busco,
penso,
soluço
está no coração,
não sai da cabeça,
se não achar solução,
talvez eu enlouqueça
um escritor louco,
ou um louco escritor,
sei que não é por pouco,
pois é tudo por amor...
